Vous êtes sur la page 1sur 4

Gesto Pblica A gesto pblica sempre voltada para o interesse coletivo, dentro deste benefcio de coletividade ela se despe

e de duas formas: Administrao Pblica Direta e Indireta. Administrao direta: composta pelas suas entidades estatais (Unio, Estados, e Distrito Federal) que no possuem personalidade jurdica prpria. Administrao indireta: composta por entidades autrquicas, fundacionais e paraestatais. Seu principal objetivo a defesa do interesse pblico se apoiando, para tanto,nos princpios constitucionais da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade e da eficincia. AGNCIAS REGULADORAS E EXECUTIVAS Agncias Executivas e Reguladoras fazem parte da Administrao Indireta e so responsveis por controlar pessoas privadas que prestam servios pblicos. As Agncias Reguladoras regulam, organizam e fiscalizam a prestao de servios pblicos feitos por concessionrias ou permissionrias para garantir o servio pblico de qualidade. As Agncias Executivas so pessoas jurdicas de direito pblico que fazem contratos para reduzir custos, otimizar e aperfeioar os servios pblicos.

ENTIDADES, RGOS E AGENTES Entidades so todas as pessoas jurdicas pblicas ou privadas. As Entidades podem ser: Estatais, Autrquicas, Fundacionais, Paraestatais ou Paraestatais de Cooperao. Os rgos Pblicos so divises das Entidades Estatais e desempenham funes estatais por meio de seus agentes. Os rgos Pblicos podem ser classificados quanto : Estrutura (simples ou compostos) Funo (singulares ou colegiados) posio estatal (independentes, autnomos, superiores ou subalternos). Agentes Pblicos so todas as pessoas, vinculadas ou no ao Estado, que prestam servio ao mesmo de forma permanente ou ocasional. AGENTES POLTICOS - So os que ocupam os cargos principais do Estado. Polticos em geral AGENTES ADMINISTRATIVOS - So todos aqueles que se vinculam ao Estado, representam a grande massa dos prestadores de servio Administrao. So os servidores pblicos (civis e militares) e os servidores temporrios. AGENTES POR COLABORAO OU DELEGADOS - Colaboram com o poder pblico voluntria ou compulsoriamente, ou, ainda, por delegao.Os concessionrios e permissionrios de obras e servios pblicos; os serventurios de ofcios ou cartrios no estatizados, os leiloeiros, os tradutores e intrpretes pblicos, alm de outros.

AGENTES HONORFICOS: So cidados convocados, mas sem qualquer vnculo empregatcio ou estatutrio e, normalmente, sem remunerao. Os jurados, mesrios eleitorais. AGENTES CREDENCIADOS: So os que recebem a incumbncia da administrao para represent-la em determinado ato ou praticar certa atividade especfica, mediante remunerao do Poder Pblico Credenciante. A ATIVIDADE ADMINISTRATIVA Atividade Administrativa aquela que o Estado desenvolve atravs de seus rgos para atender aos interesses da sociedade. Regimes Jurdicos so conjuntos de regras que regem as instituies pblicas e privadas Regimes Jurdicos Administrativos tm como objetivo garantir os interesses pblicos. Princpios da Administrao Pblica: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade, Eficincia, Finalidade, Indisponibilidade, Continuidade, Probidade e Prestao de Contas. USO E ABUSO DO PODER O uso do poder um direito das autoridades pblicas, mas deve ser feito adequadamente. O abuso do poder acontece quando a autoridade extrapola o uso de seus direitos e faz uso de seu poder de forma inadequada. O abuso de poder pode ser de dois tipos: excesso de poder quando extrapola sua funo legal. desvio de finalidade quando faz sua funo por motivos alheios a lei e ao interesse pblico. O abuso do poder crime e pode ser combatido atravs do mandado de segurana. ADMNISTRAO DIRETA E INDIRETA Administrao Direta exercida pelos prprios rgos do Estado. Administrao Indireta exercida por pessoas pblicas ou privadas que agem em nome do Estado desempenhando servios pblicos. A Administrao Indireta composta pelas Autarquias, Empresas Pblicas, Sociedades de Economia Mista e Fundaes Governamentais. PODERES DA ADMINISTRAO PBLICA O poder dado ao administrador pblico deve ser usado apenas no exerccio de sua funo. dever do administrador pblico usar o seu poder diante de uma situao que exija sua atuao. So poderes administrativos: Poder Vinculado - o administrador, s pode fazer o que est na lei. Nem mais nem menos. um poder vinculado regrado por uma lei.

Poder Discricionrio O administrador detem o poder da deciso, dentro dos limites da lei. Poder Hierrquico - encontrado sempre na mesma pessoa jurdica, subordinao dos agentes pblicos perante seus rgos respectivos. Poder Disciplinar poder que esta relacioando empregado e empregador, sustentado pela subornizao. Advertncia verbal o ato de chamar a ateno do empregado das faltas disciplinares ou insubordinaes que o mesmo cometeu. Advertncia escrita de natureza similar a verbal, porm documentada; a descrio do ato faltoso. Recusando-se o empregado a assinar, a advertncia pode ser lida na presena do empregado e de duas testemunhas e em seguida solicitar que as testemunhas assinem. Suspenso dada quando se acredita que o ato tem gravidade suficiente para prejudicar o empregador. H limite de 30 (trinta) dias, podendo ser concedido 1, 2, 5 ou 30 dias alternadamente. A suspenso descontada do salrio mensal. Poder Regulamentar - atribuio conferida pela Constituio aos Chefes do Poder Executivo para produzir regulamentos e decretos. AUTORIDADE E PODER: DIFERENAS E IMPLICAES Autoridade o direito de se fazer obedecer e constitui algo legitimado. a forma bruta. Poder a capacidade de fazer ou executar algo. algo que se conquista STAKEHOLDERS No mbito da Gesto Pblica, Stakeholders so todos aqueles que influenciam ou so influenciados pelos processos administrativos. CODIFICAO DE PAPIS DE TRABALHO Quando ocorrem auditorias na Administrao Pblica, necessrio que se tenha todos os documentos organizados para que o processo seja facilitado. A organizao dos documentos pode ser chamada de Codificao dos Papis de Trabalho. A Codificao dos Papis de Trabalho dividida em dois grupos: Papel de trabalho mestre so resumos dos documentos. Papis de trabalho subsidirios So os documentos que subisidio os resumos e complemetam os detalhes. O ndice dos Papis de Trabalho deve conter elementos como: Introduo, Documentos Bsicos, Limitao do Escopo, Anlise do Processo, Estrutura Operacional, Oramento, Licitaes, entre outras. Auditorias so processos de controle que tem como objetivo verificar se o trabalho da Administrao Pblica auditada est sendo executado de maneira adequada. SINAIS CONVENCIONAIS

Alm dos papis de trabalho, existem outros elementos que tambm ajudam em processos de auditoria atravs de uma melhor organizao e compreenso dos documentos que sero analisados. Tambm auxiliam no processo de auditoria Tiques Explicativos so sinais geralmente colocados em vermelho que indicam a fonte de obteno de um valor ou conferncias com a documentao que comprova. Letras Explicativas utilizao de letras minsculas do alfabeto e circunferncias em vermelho para explicar uma informao recebida. Notas Explicativas so usadas para chamada de ordem geral como a definio de um escopo de trabalho ou a concluso de um exame.

Vous aimerez peut-être aussi