Vous êtes sur la page 1sur 18

Catlogo de Produtos

ndice
Apresentao Fios Sintticos
Polipropileno Polietileno Poliamida Polietileno de Alto Peso Molecular Polister Aramida Propriedades Gerais das Matrias-primas 06 06 07 07 08 08 09 04

Cabo Tranado Pescador


Polietileno Polipropileno 10 11

Cabo Torcido 3 e 4 Pernas Marinheiro


Polietileno Polipropileno Poliamida (Nylon) Polister 12 13 14 15

Cabo Nutico de Dupla Trana


Poliamida (Nylon) Polipropileno MFP Polister Pr-estirado 16 16 17

Polister na Cobertura e UHMW-PE na Alma 17 Polister na Cobertura e Aramida na Alma 18 Caractersticas do Cabo Nutico de Dupla Trana CSL 2 em 1 18

03

A presena da Marca CSL


Fundada em 1929, a Cordoaria So Leopoldo internacionalmente reconhecida como fabricante de cordas, cabos nuticos, cabos navais e de uso geral produzidos com fibra sinttica de elevada qualidade e segurana comprovada. Atualmente, a marca CSL est presente nos principais portos estrangeiros, plataformas petrolferas na costa brasileira e no exterior, bem como nas principais monobias de petrleo. Seu empreendedorismo e sua longa experincia qualificaram a CSL para expandir suas atividades a outros nichos do mercado, produzindo tambm cordas para pesca, atividades nuticas, montanhismo e outras aplicaes. Qualidade e segurana no mar, no ar e na terra. originadas de anteprojetos da prpria empresa. Passados 14 anos, a CSL foi autora do projeto de reviso destas mesmas normas nacionalmente aplicadas. Todo este processo est de acordo com a poltica de qualidade praticada desde o incio do funcionamento da CSL . Hoje a marca est presente em quase todos os portos do mundo, inclusive em terminais ocenicos e plataformas que operam na costa do Brasil, oeste da frica, no Mar do Norte, no Mxico, na ndia, no Golfo Prsico, no Extremo Oriente e, principalmente, na Amrica do Sul, sendo reconhecida como um dos principais fornecedores de cordas e cabos destes mercados. Alm disso, a Cordoaria So Leopoldo cultiva o princpio de que a qualidade e sua garantia so redutores de custos e promotores da imagem da empresa, tanto que, na sua marca, est institucionalizada a mxima: qualidade que transforma clientes em amigos.

Uma histria de sucesso


Instalada em uma rea de 14 mil metros quadrados, a CSL tem hoje capacidade de produo superior a 700 toneladas/ms. Sua histria e processo de trabalho sempre foram pautados pelo estudo e pesquisa para aperfeioamento e desenvolvimento de novos projetos de grande sucesso. Este empenho e dedicao ao trabalho fizeram com que, em 1987, fossem publicadas as primeiras normas tcnicas da ABNT relativas a cabos navais,

Tecnologia de ponta, arte na fabricao


Alm de cabos de atracao, ancoragem e outros para fins gerais, a Cordoaria So Leopoldo tambm fabrica acessrios, tais como flutuadores, olhais, anis (pear rings), sapatilhos e manilhas. Auxiliados por uma tecnologia

A vanguarda em ensaios de segurana e confiabilidade


de ponta em equipamentos e dedicados s atividades de pesquisa, projeto e fabricao, os engenheiros e tcnicos da empresa transformam fibras sintticas em cabos fortes, fazendo de sua craftmanship uma verdadeira arte. Especificaes de Desempenho As principais especificaes da mquina CSL 17MN so as seguintes: Carga mxima para ensaios de ruptura Carga mxima para ensaios de fadiga Comprimento do prottipo do cabo Curso 17 MN 12 MN at 17 m 2,5 m

Controle e verificao
A qualidade dos produtos CSL verificada em cada detalhe ao longo do processo de fabricao. Todas as fibras utilizadas para a produo tambm so submetidas a testes padronizados de qualidade. Para avaliar o desempenho dos cabos, so realizados ensaios de resistncia e fadiga que determinam as tolerncias de ruptura trao, atendendo s mais rigorosas especificaes. Desta forma, so obtidos dados exatos da capacidade de carga, assegurando aplicaes completamente seguras.

uma mquina de testes moderna e atualizada para esta finalidade e foi reconhecida pelos principais institutos certificadores do mundo. Tem uma estrutura de ao de 120 toneladas e acionada hidraulicamente por um potente sistema que permite realizar testes cclicos, fadiga e ruptura, de acordo com as normas e especificaes tcnicas para cabos sintticos. Tudo para oferecer sempre os melhores produtos ao mercado. Alm deste equipamento de teste, a CSL dispe de dinammetros menores para testar e qualificar toda sua linha de produtos. So equipamentos de menor porte que esto disposio do departamento de engenharia da empresa para qualificar desde as matrias-primas recebidas at o produto final.

Segurana e confiabilidade.
A pesquisa e o desenvolvimento tm determinado o sucesso da CSL. Em 1998, a empresa concluiu a atualizao de seu equipamento de teste para uma capacidade de at 1.700 toneladas-fora. Esta mquina, desenvolvida em parceria com a Petrobras, foi especialmente projetada e construda pela CSL para testar cabos de fibras sintticas e outros produtos.

Qualidade reconhecida
O rigoroso cumprimento das orientaes internacionais e Normas Tcnicas no seu processo industrial levou os produtos da CSL a serem reconhecidos e classificados pelas principais instituies mundiais, tais como a ABS - American Bureau of Shipping, BV Bureau Veritas, DNV - Det Norske Veritas e Lloyds Register. Ancorada na sua tradio e orientada pelas novas tecnologias, a CSL caminha para o futuro, investindo na contnua melhoria de sua linha de produo, assim como em novos servios para atender a crescente demanda do mercado nacional e internacional.

05

Fios sintticos
Os fios sintticos de alta tenacidade introduzidos na indstria de cordoaria apresentam inmeras vantagens, entre elas: Menor peso por metro e menor dimenso dos cabos para a mesma carga de ruptura; Maior resistncia ao choque e abraso; Resistncia a agentes qumicos, umicidade, mofos, microorganismos, insetos, roedores e imputrescibilidade. Os fios sintticos mais empregados em cordoaria so os poliamidas (nylon), polister e poliolefinas (polipropileno e polietileno).

Polipropileno

O Polipropileno, utilizado sob forma de monofilamento e multifilamento, apresenta como propriedade principal o seu baixo peso especfico (excelente flutuabilidade positiva). Possui alta resistncia trao com tenacidade mdia de 8 gramas por denier, podendo chegar a 14 gr/De. Alm disso, os cabos fabricados com Polipropileno apresentam vantagens como: fcil no deslocamento bordo, no absorvem umidade, doce no manuseio das atraes, suas costuras de mo e emenda apresentam excelente performance, sendo resistentes ao choque, fadiga e abraso. Uma outra excelente vantagem do cabo de Polipropileno o preo. No entanto, no se deve compr-lo sem antes confirmar que o produto esteja ativado com protetor UV.

Polietileno

A grande aceitao do Polietileno no mercado consumidor deve-se a uma combinao de propriedades qumicas e fsicas excelentes quando esta fibra se apresenta em alta densidade, tais como a grande permeabilidade, a alta resistncia ao fissuramento e a alta resistncia a um grande nmero de produtos qumicos (lcalis, cidos, hidrocarbonetos e outros). O Polietileno conserva bons e razoveis indicadores de desempenho que, dependendo do tipo de utilizao, devem ser considerados. Possui boa resistncia fadiga, abraso e flutuao. Sua resistncia trao positiva, assim como sua resistncia ao choque e sua capacidade de exposio aos raios UV. O Polietileno tambm apresenta o fenmeno de escoamento, que resulta numa baixa recuperao elstica.

06

Poliamida

Apresenta auto-suficincia contra intempries, excepcional resistncia a sucessivos carregamentos e tima recuperao elstica. Juntamente com o seu bom alongamento, determinam uma extraordinria resistncia ao choque (capacidade de absorver energia), garantindo o equilbrio e a segurana desejada nas mais exigentes e perigosas aplicaes com cabos fabricados com a Poliamida. Essa fibra possui resistncia superior sobre outros produtos feitos com resinas termoplsticas com propriedades similares, mas de composies qumicas diferentes, o que lhe d uma vida til superior s outras fibras do grupo das sintticas. A Poliamida (nylon) apresenta boa resistncia ao de cidos orgnicos como frmico e actico, porm sua resistncia sob ao de cidos minerais (sulfrico, clordrico, ntrico) pequena. Sua resistncia aos alcalis excelente, assim como aos s o l ve n t e s o r g n i c o s c o m o l c o o i s , a l d e d o s , hidrocarbonatos simples e halogenados, teres, cetonas e sulfato de carbono, aos detergentes de sntese e ao sabo. atacado por oxidantes como permanganatos, gua oxigenada e por produtos fenlicos que temperaturas elevadas tm ao de dissolvente do Poliamida (nylon).

Polietileno de Alto Peso Molecular

Relativamente ainda novo no mercado de fibras, mas solidamente testado pelas mais criteriosas Normas e Especificaes Tcnicas, o Polietileno de Alto Peso Molecular tem demonstrado - atravs de pesquisas de campo - seu alto grau de eficincia e notvel qualificao tcnica. Entre suas principais caractersticas, podemos destacar sua excelente resistncia ruptura e abraso, sua alta flexibilidade e seu elevado mdulo dinmico. Com uma tenacidade excepcionalmente alta, o cabo fabricado com HMWPE tem uma resistncia maior e o mesmo dimetro - quando comparado com outro produto de matria-prima distinta e construo idntica.

07

Polister

O Polister largamente utilizado onde necessrio um baixo alongamento. A fibra de Polister apresenta boa resistncia aos cidos orgnicos, oxidantes, redutores, solues salinas e aos solventes orgnicos e detergentes de sntese. Essa fibra possui boas caractersticas termoplsticas e alto ponto de fuso (260C), conservando sua rigidez mesmo acima de 150C. Apresenta higroscopia (capacidade de absoro de umidade) praticamente nula. Os cabos construdos com estas fibras possuem excelente performance fadiga, alta resistncia, alto mdulo elstico, boa capacidade de recuperao elstica, alongamento reduzido e tima resistncia contra radiao UV. Assim como as Poliamidas, o Polister pode ser tratado com lubrificantes especiais, a fim de aumentar sua resistncia abraso, quando em trabalho cclico. Desde a ltima dcada, os cabos de Polister, construdos com fios de alta tenacidade, so desenvolvidos e amplamente utilizados como a melhor alternativa na ancoragem de plataformas e monobias que trabalham na explorao e prospeco de leo e gs em guas profundas e ultra-profundas.

Aramida

A fibra de Aramida uma das mais resistentes que existe, sendo 5 vezes mais forte do que o ao para uma mesma base de peso. Outra caracterstica extraordinria seu altssimo mdulo especfico de tenso. resistente chama, no se funde e opera em ampla faixa de temperatura (-196C at 204C), suportando contatos, por tempo limitado, com materiais a temperaturas superiores a 550C. O ao substitudo por Aramida nos cabos para ancoragem martima, nas amarraes e reboque de plataformas e nos navios de apoio s atividades Offshore. Os cabos construdos com fibras de Aramida possuem as seguintes caractersticas: resistncia elevada, baixo peso linear, alta resistncia a ataques qumicos, muito boa estabilidade dimensional, no condutor eltrico e no condutor magntico. Com a densidade equivalente a 1/5 do ao no ar e 1/20 na gua, a fibra de Aramida tem substituido a de ao sempre que baixo peso, alta resistncia fadiga, resistncia corroso e no condutibilidade sejam caractersticas importantes.

08

Propriedades Gerais das Matrias-primas


As caractersticas de desempenho dos cabos funo tanto das propriedades da matria-prima, como do tipo de construo e da tecnologia de fabricao. Resistncia, alongamento ruptura e recuperao elstica: Essas trs propriedades combinadas definem a resistncia ao choque ou capacidade de absoro de energia mecnica. Os fios de Poliamida (nylon) so um dos mais resistentes utilizados em cabos, apresentando, ainda, boa recuperao elstica e alongamento, o que lhes confere propriedades de alta resistncia ao choque. Mdulo de Elasticidade: Indica a propriedade dos materiais em se deformar; isto , a extensibilidade do material sob carga. Materiais de alto mdulo de elasticidade so duros (inflexveis) e tm baixa deformao. Materiais de baixo mdulo de elasticidade so extensveis e tm alta deformao sob carga. Resistncia Abraso: Ensaios de resistncia abraso e flexo indicam ser os fios de Polister os mais resistentes abraso. Esta propriedade importante devido ao atrito do cabo com outras superfcies. A maior resistncia diminui o rompimento dos filamentos. Fluagem: Representa o escoamento do material sob carga constante em funo do tempo de exposio da carga. A Poliamida apresenta estabilidade muito superior sob a ao de cargas constantes. Resistncia aos Agentes Qumicos e Microorganismos: Os sintticos so completamente imputrescveis e inatacveis por microorganismos marinhos e outros fungos, bem como por bactrias do solo, podendo ser estocados sem necessidade de cuidados especiais alm dos normais. Histerese: Atravs de ensaios, demonstra-se o comportamento dos materiais sintticos sob condies de carga e descarga. Nenhum dos materiais disponveis realmente elstico, conforme mostram as curvas. Todos apresentam uma recuperao atrasada com alguma deformao permanente. A deformao permanente a deformao irreversvel, que permanece depois que a recuperao atrasada teve tempo para alcanar equilbrio. Tenacidade: Para o cordoeiro, a tenacidade uma expresso de tenso unitria, e quando se refere a fios, significa a resistncia ruptura do fio (em grama-fora) dividida pelo denier. Carga de Ruptura: , de todas, a mais conhecida medio e refere-se carga necessria para causar a ruptura por trao simples. expressa em daN (decanewton) ou em kgf (quilograma-fora) ou ainda em tonelada (1 ton = 1000 kgf). Comprimento de Ruptura: um mtodo para avaliar o valor da resistncia de um cabo em relao ao seu peso por unidade de comprimento. expresso em termos de comprimento do cabo em metros (ou quilmetros), que teria um peso igual carga de ruptura, e um guia til quando se comparam cabos feitos do mesmo material. Ponto de Amolecimento: a temperatura na qual o material sinttico se torna pegajoso superfcie. Ponto de Fuso: a temperatura na qual o material sinttico flui (se liquefaz).

09

Cabo Tranado Pescador


Oferecendo o melhor em termos de segurana, resistncia, manuseio e durabilidade, a CSL introduziu no mercado uma linha de produtos voltada para atividades pesqueiras, que batizamos com o nome de Cabo Tranado Pescador. A simetria e uniformidade das tranas, aliadas flexibilidade da matria-prima de alta tenacidade utilizada na fabricao, traz inmeras vantagens e economia na montagem de equipamentos pesqueiros.

Polietileno
Principais caractersticas de cordas/cabos tranados de polietileno monofilamentado.
Nmero de referncia (dimetro)
mm

Embalagem padro CSL sob pr-tenso


m kg

Tenso para determinar o permetro e a densidade linear (tolerncia +- 5%)

Peso linear sob tenso prvia


kg/100m Tolerncia

Carga de ruptura mnima


daN kgf

kgf

6 8 10 12 14 16 18 20 22 24

220 220 220 220 220 220 220 220 220 220

3,50 6,20 9,70 13,60 18,50 23,70 29,70 36,30 43,30 51,00

4 8 13 18 25 30 40 50 60 70

1,60 2,80 4,40 6,20 8,40 10,80 13,50 16,50 19,70 23,20

+/-10% +/-10% +/-5% +/-5% +/-5% +/-5% +/-5% +/-5% +/-5% +/-5%

230 397 620 880 1180 1520 1900 2320 2790 2990

234 405 630 900 1200 1550 1940 2370 2840 3330

1. A densidade linear (massa lquida por metro) medida com o cabo submetido tenso de referncia, conforme especificado na Norma NBR 9790:2001. 2. Mediante solicitao do cliente, os cabos podero ser fornecidos com olhais nas extremidades, revestidos com material sinttico para melhor proteg-los contra o desgaste abraso. 3. Densidade do polietileno: 0,95 kg/dm3 - Flutuabilidade Positiva.

10

Cabo Tranado Pescador

Polipropileno
Principais caractersticas de cordas/cabos tranados de polipropileno monofilamentado.
Nmero de referncia (dimetro)
mm

Embalagem padro CSL sob pr-tenso


m kg

Tenso para determinar o permetro e a densidade linear (tolerncia +- 5%)

Peso linear sob tenso prvia


kg/100m Tolerncia

Carga de ruptura mnima


daN kgf

kgf

6 8 10 12 14 16 18 20 22 24

220 220 220 220 220 220 220 220 220 220

3,40 5,90 9,20 13,20 17,80 22,90 28,80 35,00 42,00 49,30

4 8 13 18 25 30 40 50 60 70

1,50 2,70 4,20 6,00 8,10 10,40 13,10 15,90 19,10 22,40

+/-10% +/-10% +/-5% +/-5% +/-5% +/-5% +/-5% +/-5% +/-5% +/-5%

420 735 1150 1620 2170 2800 3480 4240 5050 5915

430 750 1170 1650 2210 2850 3550 4320 5150 6030

1. A densidade linear (massa lquida por metro) medida com o cabo submetido tenso de referncia, conforme especificado na Norma NBR 9790:2001. 2. Mediante solicitao do cliente, os cabos podero ser fornecidos com olhais nas extremidades, revestidos com material sinttico para melhor proteg-los contra o desgaste abraso. 3. Densidade do polipropileno: 0,91 kg/dm3 - Flutuabilidade Positiva.

11

Cabo Torcido 3 e 4 Pernas Marinheiro


Completando sua linha, a CSL oferee os Cabos Torcidos Marinheiro, nas diferentes matrias-primas e com graduao nas verses branda, guana e normal. O Cabo Marinheiro um recordista em elogios pela sua homogeneidade, facilidade de manuseio e pelo excelente desempenho em aplicaes de responsabilidade.

Polietileno
Principais caractersticas de cordas/cabos de polietileno de 3 e 4 pernas.
Nmero de referncia (dimetro)
mm

Embalagem padro CSL sob pr-tenso


m kg

Tenso para determinar o permetro e a densidade linear (tolerncia +- 5%)

Peso linear sob tenso prvia


kg/100m Tolerncia

Carga de ruptura mnima


daN kgf

kgf

2,7 3 3,5 4 6 8 10 12 14 16 18 20 22 24 26 28 30 32 36 40 44 48 52

512 400 330 230 220 220 220 220 220 220 220 220 220 220 220 220 220 220 220 220 220 220 220

2 2 2 1,80 4 7,30 10,80 16 21 28 35,40 44 53,50 65 72,20 86,50 105,60 115,50 149,60 173 209 253 295

1,7 1,8 2 2,5 4 8 12 18 24 33 41 51 61 71 87 102 117 133 163 204 245 296 347

0,41 0,50 0,60 0,80 1,80 3,30 4,90 7,30 9,50 12,80 16,10 20 24,30 29,50 32,80 39,30 48 52,50 68 78,60 95 115 135 +/-5% +/-8% 10%

108 127 162 196 392 686 1070 1510 2050 2750 3400 4190 4980 5980 6800 8050 9300 10500 13200 16000 19250 22400 25900

110 130 165 200 400 700 1090 1540 2090 2800 3470 4270 5080 6100 6940 8210 9480 10710 13460 16320 19635 22850 26420

1. A densidade linear (massa lquida por metro) medida com o cabo submetido tenso de referncia, conforme especificado na Norma NBR 9790:2001. 2. Mediante solicitao do cliente, os cabos podero ser fornecidos com olhais nas extremidades, revestidos com material sinttico para melhor proteg-los contra o desgaste abraso. 3. Densidade do polietileno: 0,95 kg/dm3 - Flutuabilidade Positiva. 4. Especificao normatizada conforme ISO 1969:1990.

12

Cabo Torcido 3 Pernas MARINHEIRO

Cabo Torcido 4 Pernas MARINHEIRO

toro S

S Z

toro Z (normal em todas cordas)

Polipropileno
Principais caractersticas de cordas/cabos de polipropileno torcido de 3 e 4 pernas.
Nmero de referncia (dimetro)
mm

Embalagem padro CSL sob pr-tenso


m kg

Tenso para determinar o permetro e a densidade linear (tolerncia +- 5%)

Peso linear sob tenso prvia


kg/100m Tolerncia

Carga de ruptura mnima


daN kgf

kgf

2,7 3 3,5 4 6 8 10 12 14 16 18 20 22 24 26 28 30 32 36 40 44 48 52

512 400 330 230 220 220 220 220 220 220 220 220 220 220 220 220 220 220 220 220 220 220 220

2,00 2,00 2,00 1,60 3,70 6,6 10 14 20 25 33 40 48 57 67 78 89 101 129 158 194 229 268

1,7 1,8 2 2,5 4 8 12 18 24 33 41 51 61 71 87 102 117 133 163 204 245 296 347

0,39 0,50 0,60 0,70 1,70 3 4,50 6,50 9,10 11,5 15 18,20 22 26 30,50 35,50 40,50 46 59 72 88 104 122 +/-5% +/-8% 10%

140 160 190 210 590 1040 1530 2170 2940 3700 4720 5690 6820 7970 9220 10490 11980 13230 16590 20100 24150 28040 32450

143 165 195 215 600 1060 1560 2210 3050 3770 4810 5800 6950 8130 9400 10700 12200 13490 16920 20500 24630 28600 33100

1. A densidade linear (massa lquida por metro) medida com o cabo submetido tenso de referncia, conforme especificado na Norma NBR 9790:2001. 2. Mediante solicitao do cliente, os cabos podero ser fornecidos com olhais nas extremidades, revestidos com material sinttico para melhor proteg-los contra o desgaste abraso. 3. Densidade do polipropileno: 0,91 kg/dm3 - Flutuabilidade Positiva. 4. Especificao normatizada conforme ISO 1346:1990.

13

Cabo Torcido 3 e 4 Pernas Marinheiro

Poliamida (Nylon)
Principais caractersticas de cordas/cabos de poliamida torcidos de 3 e 4 pernas.
Nmero de referncia (dimetro)
mm

Embalagem padro CSL sob pr-tenso


m kg

Tenso para determinar o permetro e a densidade linear (tolerncia +- 5%)

Peso linear sob tenso prvia


kg/100m Tolerncia

Carga de ruptura mnima


daN kgf

kgf

6 8 10 12 14 16 18 20 22 24 26 28 30 32 36 40 44 48 52

220 220 220 220 220 220 220 220 220 220 220 220 220 220 220 220 220 220 220

5,10 8,80 13,70 19,60 26,90 34,80 44 53,90 66 78,10 92,40 106,70 122,10 138,60 176 217,80 264 312,40 365,20

4 8 12 18 24 33 41 51 61 71 87 102 117 133 163 204 245 296 347

2,30 4 6,20 8,90 12,20 15,80 20 24,50 30 35,50 42 48,50 55,50 63 80 99 120 142 166

10%

735 1320 2040 2940 4020 5200 6570 8140 9800 11800 13700 15500

750 1350 2080 3000 4100 5300 6700 8300 9990 12030 13960 15800 17740 19980 24870 29970 35780 42000 48830

+/-8%

+/-5%

17400 19600 24400 29400 35100 41200 47900

1. A densidade linear (massa lquida por metro) medida com o cabo submetido tenso de referncia, conforme especificado na Norma NBR 9790:2001. 2. Mediante solicitao do cliente, os cabos podero ser fornecidos com olhais nas extremidades, revestidos com material sinttico para melhor proteg-los contra o desgaste abraso. 3. Densidade do poliamida: 1,14 kg/dm3 - Flutuabilidade Negativa. 4. Especificao normatizada conforme ISO 1140:1990.

14

Cabo Torcido 3 Pernas MARINHEIRO

Cabo Torcido 4 Pernas MARINHEIRO

Polister
Principais caractersticas de cordas/cabos de polister torcido de 3 e 4 pernas.
Nmero de referncia (dimetro)
mm

Embalagem padro CSL sob pr-tenso


m kg

Tenso para determinar o permetro e a densidade linear (tolerncia +- 5%)

Peso linear sob tenso prvia


kg/100m Tolerncia

Carga de ruptura mnima


daN kgf

kgf

6 8 10 12 14 16 18 20 22 24 26 28 30 32 36 40 44 48 52

220 220 220 220 220 220 220 220 220 220 220 220 220 220 220 220 220 220 220

5,90 10,60 17 24 33 43 54 67 81 96 113 131 150 171 216 267 323 385 451

4 8 12 18 24 33 41 51 61 71 87 102 117 133 163 204 245 296 347

2,70 4,80 7,70 11 15 19,50 24,50 30,30 36,70 43,70 51,20 59,40 68,20 77,80 98,20 121,50 147 175 205

10%

550 1000 1560 2230 3120 3980 4980 6230 7470 8960 10500 12000 13400 15400 19000 23500 27900 32900 38400

560 1020 1590 2270 3180 4060 5080 6050 7610 9130 10700 12230 13660 15700 19370 23950 28440 33540 39140

+/-8%

+/-5%

1. A densidade linear (massa lquida por metro) medida com o cabo submetido tenso de referncia, conforme especificado na Norma NBR 9790:2001. 2. Mediante solicitao do cliente, os cabos podero ser fornecidos com olhais nas extremidades, revestidos com material sinttico para melhor proteg-los contra o desgaste abraso. 3. Densidade do poliamida: 1,38 kg/dm3 - Flutuabilidade Negativa. 4. Especificao normatizada conforme ISO 1141:1990.

15

Cabo Nutico de Dupla Trana

Poliamida (Nylon)
Principais caractersticas do cabo de nylon.
Dimenso nominal do cabo
dimetro mm circunferncia polegada

Peso linear do cabo sob tenso prvia


kg/100 m kg/200 m Tolerncia

Carga mnima de ruptura trao


daN kgf

6 8 10 12 14 16

3/4 1 1 1 1
1/8 1/2 3/4

2,40 4,00 7,10 9,50 11,90 15,90

4,80 8,00 14,20 19,00 23,80 31,80

+/-5% +/-5% +/-5% +/-5% +/-5% +/-5%

940 1422 2668 3120 4238 5396

960 1450 2720 3180 4320 5500

1. Peso Especfico: Nylon 1,14 Kg/dm3. 2. Especificao normatizada conforme BS 7648:1993 + MIL-DTL-24050E:1999. 3. De acordo com a Norma ISO 2307:1990, ensaios de densidade linear e resistncia ruptura foram realizados para comprovao das propriedades mecnicas e estruturais do cabo.

O cabo Nutico de Dupla Trana CSL 2 em 1 com Poliamida (nylon), alm de ser indicado para aplicaes de responsabilidade, tambm o mais resistente de todos os cabos de poliamida (nylon). Sua construo desenvolve alongamento excelente, aliviando os choques em todo o tipo de aplicao. Atende todas as exigncias quando necessrio alta resistncia trao, estiramento controlado e uma grande capacidade de absoro de carga.

Polipropileno MFP
Principais caractersticas do cabo de polipropileno.
Dimenso nominal do cabo
dimetro mm circunferncia polegada

Peso linear do cabo sob tenso prvia


kg/100 m kg/200 m Tolerncia

Carga mnima de ruptura trao


daN kgf

6 8 10 12 14 16

3/4 1 1 1 1
1/8 1/2 3/4

1,70 3,00 4,50 6,50 9,00 11,00

3,40 6,00 9,00 13,00 18,00 22,00

+/-5% +/-5% +/-5% +/-5% +/-5% +/-5%

590 1040 1530 2170 2990 3700

600 1060 1560 2210 3050 3770

1. Peso Especfico: Polipropileno 0,91 Kg/dm3. 2. Especificao normatizada conforme ISO 1346:1990. 3. De acordo com a Norma ISO 2307:1990, ensaios de densidade linear e resistncia ruptura foram realizados para comprovao das propriedades mecnicas e estruturais do cabo.

O cabo Nutico de Dupla Trana CSL 2 em 1 com Polipropileno Multifilamentado (MFP) 100% produzido com as fibras no sentido paralelo ao eixo do cabo. A utilizao do multifilamento de polipropileno na alma e na capa do Cabo Nutico vem proporcionar dupla vantagem, pois combina sua resistncia elevada com a flutuabilidade da fibra.

16

Cabo Natico de Dupla Trana

Polister Pr-estirado
Principais caractersticas do cabo de polister.
O cabo Nutico de Dupla Trana CSL 2 em 1 com Polister 100% pr-estirado apresenta combinao excelente entre resistncia trao, alongamento reduzido e firmeza abraso. Utilizados normalmente como cabos de escota e adria, vem suprir a demanda do mercado, apresentando baixo alongamento e flexibilidade total. Dimenso nominal do cabo
dimetro mm circunferncia polegada

Peso linear do cabo sob tenso prvia


kg/100 m kg/200 m Tolerncia

Carga mnima de ruptura trao


daN kgf

6 8 10 12 14 16

3/4 1 1 1 1
1/8 1/2 3/4

2,50 4,80 7,70 10,90 14,30 19,50

5,00 9,60 15,40 21,80 28,60 39,00

+/-5% +/-5% +/-5% +/-5% +/-5% +/-5%

690 1200 1883 2727 3728 4856

703 1225 1920 2780 3800 4950

1. Peso Especfico: Polister 1,38 Kg/dm3. 2. Especificao normatizada conforme BS 7648:1993 + CI 1307:1996. 3. De acordo com a Norma ISO 2307:1990, ensaios de densidade linear e resistncia ruptura foram realizados para comprovao das propriedades mecnicas e estruturais do cabo.

Polister na cobertura e UHMW-PE na alma


Dyneema* ou Spectra*
O cabo Nutico de Dupla Trana CSL 2 em 1 com Polister na cobertura e UHMW-PE** na alma combina a alta tenacidade e elevada resistncia abraso do polister com as mais especiais caractersticas do UHMW-PE. Flutuabilidade positiva, alta flexibilidade, elevada resistncia contra raios UV, alongamento reduzido e alta tenacidade que permite uma maior resistncia ruptura, quando se compara com outro cabo de mesmo dimetro e material distinto.

Principais caractersticas do cabo de polister e UHMW-PE**


Dimenso nominal do cabo
dimetro mm circunferncia polegada

Peso linear do cabo sob tenso prvia


kg/100 m kg/200 m Tolerncia

Carga mnima de ruptura trao


daN kgf

6 8 10 12

3/4 1 1 1
1/8 1/2

2,20 3,50 5,60 8,90


3

4,40 7,00 11,20 17,80

+/-5% +/-5% +/-5% +/-5%

1310 1950 3020 4010

1335 1990 3078 4088

1. Peso Especfico: UHMW-PE 0,97 kg/dm . 2. Especificao prpria CSL. 3. De acordo com a Norma ISO 2307:1990, ensaios de densidade linear e resistncia ruptura foram realizados para comprovao das propriedades mecnicas e estruturais do cabo.
* Dyneema: Marca Registrada da DSM-Holanda * Spectra: Marca Registrada da Honeywell-USA ** UHMW-PE - Ultra High Molecular Weight

17

Cabo Nutico de Dupla Trana


Polister na cobertura e Aramida na alma
Twaron* ou Kevlar*
Principais caractersticas do cabo de polister na cobertura e fibra aramida na alma.
Dimenso nominal do cabo
dimetro mm circunferncia polegada

Peso linear do cabo sob tenso prvia


kg/100 m kg/200 m Tolerncia

Carga mnima de ruptura trao


daN kgf

6 8 10 12

3/4 1 1 1
1/8 1/2

2,60 4,90 7,90 11,20


3

5,20 9,80 15,80 22,40

+/-5% +/-5% +/-5% +/-5%

1450 3120 4480 6750

1480 3180 4568 6880

1. Peso Especfico: Aramida 1,44 kg/dm . 2. Especificao prpria CSL. 3. De acordo com a Norma ISO 2307:1990, ensaios de densidade linear e resistncia ruptura foram realizados para comprovao das propriedades mecnicas e estruturais do cabo.
* Twaron: Marca Registrada da TeijinTwaron BV-Holanda * Kevlar: Marca Registrada da DuPont-USA

O Cabo Nutico de Dupla Trana CSL 2 em 1 com Polister na cobertura e Aramida na alma combina a alta tenacidade e elevada resistncia abraso do polister com as destacadas caractersticas do Aramida. Alta resistncia trao, alta resistncia ataques qumicos, muito boa estabilidade dimensional, no condutor eltrico e no condutor magntico.

Caractersticas do Cabo Nutico de Dupla Trana CSL 2 em 1


A construo com filamentos em paralelo orienta todas as fibras do ncleo no sentido do eixo do cabo; Nas operaes em mar revolto e ventos fortes o repuxo diminui devido menor elasticidade da combinao quase em paralelo de pernas do ncleo; Devido variao possvel dos passos da alma, se pode modificar o alongamento sob a carga, face a cada aplicao em particular; No se enroscam nem se desfazem em qualquer aplicao; Possuem excelente aperto e mxima superfcie de contato em molinetes, guinchos e cabeos de amarrao, pois sua seo circular totalmente concordante com o perfil dos molinetes; Elevada resistncia abraso; Fceis de serem emendados quando novos ou usados; Resistentes deteriorao e imunes ao apodrecimento, mofo ou corroso; Mantm-se flexveis no estado mido ou seco; Comprimento ilimitado; Nos molinetes, os cabos Nuticos tendem autonivelao, sem possibilidades de distoro; Confortveis ao manuseio e livres de fragmentos ou rebarbas; Sob consulta, possvel fazer combinaes variadas na construo para adapt-las s mais sofisticadas condies de uso; Excelente capacidade de absoro de choque; Elevada reteno das propriedades fsicas aps esforos cclicos, por longo tempo; incorporado a cada tipo de cabo Nutico, o respectivo fio de identificao e de qualidade do produto So Leopoldo. maro /2004 Fotografia: Digenes Antnio Alvares

18

QUALIDADE QUE TRANSFORMA CLIENTES EM AMIGOS

Av. So Borja, 372 Bairro Rio Branco CEP 93032-000 So Leopoldo RS Brasil Fone (51) 5884411 Fax (51) 5884101 csl@csl.com.br www.csl.com.br

Vous aimerez peut-être aussi