Vous êtes sur la page 1sur 10

0 Relatoria da Oficina de Acompanhamento dos Cursos de Graduao em Sade Coletiva.

Tema A Graduao em Sade Coletiva e a Sade Coletiva na Graduao

Relatoras
Cintia Clara Guimares UFBA Fernanda Scher UFBA Gisele Antoniaconi - UFPR Karina Cordeiro - UFBA

Salvador, Novembro de 2011

O GT de Trabalho e Educao da ABRASCO se reuniu mediante uma oficina nos dias 17 e 18 de novembro em Salvador-Ba com o intuito de realizar o acompanhamento dos cursos de Graduao em Sade Coletiva. Dessa forma o nome dado a oficina foi A Graduao em Sade Coletiva e a Sade Coletiva na Graduao. O programa da oficina pode ser verificado em anexo. DIA 17 DE NOVEMBRO No primeiro dia, estiveram presentes coordenadores das seguintes Instituies de Ensino Superior (IES): UFBA (Marcelo Castellanos), UNB/Ceilndia (Antonio Cardoso), UFMG (Soraya), UFRN (Isa Maria Hetzel) , UFPR (Suzane Oliveira.), UFMT ( Haya) , UFAC (Maria Lenita), UFPE (Paulo e Ceclia), USP (Ana Cristina), Universidade Veiga de Almeida (Marcio), UFU (Winston Bacelar). Alm dos coordenadores supracitados, estiveram presentes: Isabela Cardoso (Coordenadora do GT de Trabalho e Educao na Sade da ABRASCO e Coordenadora da Oficina); Tnia Celeste (Coordenadora da Pesquisa sobre o Acompanhamento dos Cursos de Graduao em Sade Coletiva); Eduardo Mota (Diretor do ISC/UFBA); membros do GT - Soraya Belisrio e Terezinha de Lisieux; alguns professores da UFBA - Guilherme Ribeiro, Clarice Mota, Monique Esperidio, Luis Eugnio, Sheila Alvim, Carmen Teixeira e Liliana Santos; Janete Castro (UFRN); representantes discentes membros da Conesc Gisele Antoniaconi (UFPR), Karina Cordeiro (UFBA) e Fernanda Scher (UFBA); representante do CASCO/UFBA Cintia Clara Guimares; e, discente da UFBA, Vincio Oliveira. Num primeiro momento foi realizada uma apresentao dos membros que compunham a mesa (Isabela Cardoso, Tnia Celeste, Eduardo Mota e Marcelo Castellanos). A fala de Eduardo Mota trouxe um panorama geral acerca da importncia da presente oficina e rememorou os primeiros seminrios que pensaram a Graduao e Sade Coletiva, at os atuais

momentos da reunio do Frum de Graduao em Sade Coletiva que ocorreu em So Paulo no dia 12 de novembro de 2011. Desta forma, contou que nesta ocasio foi debatida a estrutura e representao do Frum e que foi feito um convite para que o Frum de Graduao e o Frum de PsGraduao estivessem juntos numa reunio que ocorrer em Fortaleza. A fala de Tnia Celeste, dentre outros aspectos salientou a importncia da participao dos presentes naquele momento e introduziu a fala sobre a pesquisa (de carter multicntrico) que vem sendo realizada pelo GT no que tange a anlise de implantao dos cursos de graduao em Sade Coletiva. Isabela Cardoso salientou que o GT e o Frum de Graduao em Sade Coletiva tem carter distinto entre si que acredita que os dados da pesquisa realizada pelo GT poder munir o Frum de mais informaes que possam possibilitar a tomada de deciso, tendo em vista que o GT no tem um carter deliberativo. Levantou ainda a importncia de GT e Frum manterem o dilogo para somar foras. Por fim, o professor Marcelo Castellanos, representando o Frum de Graduo reforou a fala dos demais, mencionou a tenso que ocorreu na reunio do Frum de Graduao e Oficina, salientou a importncia do dilogo entre os dois espaos, que tem funes diferentes, e podem estar se complementando. Em continuidade atividade, Soraya Belisrio realizou a apresentao de alguns dados obtidos pela pesquisa. As IES investigadas foram 12, algumas delas so: UFAC, UFBA, UFMG, UFMT, UFRN, UFRJ, etc..Em primeiro lugar, descreveu algumas caractersticas dos cursos quando da coleta de dados 2009. Dessa maneira, os cursos em sua maioria tinham nfase em gesto, pautavam-se nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Sade, tinham um formato centrado no aluno e com atividades de tutoria.

Quanto ao perfil dos estudantes de SC na graduao, identificaram-se a predominncia do sexo feminino, em sua maioria jovens, provenientes de escola pblica e com baixa renda familiar. No que tange ao que foi apresentado sobre o perfil, foi questionado pelos participantes se a varivel Cotas foi considerada no questionrio e/ou na anlise dos dados. Sendo informado que no havia sido contemplada, mas que possvel fazer em novas anlises esse aspecto. Um aspecto trazido pelos cursos na pesquisa foi o contexto favorvel a criao dos cursos por conta do REUNI. Dentre os aspectos negativos, foi citada a falta de infra-estrutura e de docentes. Marcelo Castellanos e Terezinha de Lisieux apresentaram o que motivou os alunos a buscarem o curso de Graduao em Sade Coletiva. Dentre os achados, notou-se (sem ordem de prioridade) aspectos como interesse em algum curso de sade, afinidade com a rea da Sade Coletiva (por j estar cursando algum curso de sade ou por conhecer algum da rea), desejo de ingressar na universidade pblica, dentre outros motivos. Neste momento, a coordenadora do Acre, Lenita, falou sobre grande evaso sentida em seu curso, quer seja por alunos que desejavam cursar outras reas da sade ou da universidade em geral e que passaram no vestibular no primeiro ano, ou porque so pessoas que trabalham e no podem dar continuidade ao curso. Foi mencionado que houve, na primeira turma, um mal entendido acerca do turno do curso que estava previsto para ser integral/noturno. Aspectos que pareceram ter surtido efeito no curso. No perpetuando a evaso para as outras turmas. A prof Carmem Teixeira ministrou uma palestra sobre o tema do dia da Oficina: A Graduao em Sade Coletiva e a Sade Coletiva na Graduao. Trouxe como um dos aspectos o projeto poltico da Sade Coletiva: a importncia do ensino de graduao, recuperou aspectos

histricos, falou da graduao em Sade Coletiva que era vista como formao de sujeitos (dirigentes e tcnicos) capazes de desencadear processos de mudanas nas polticas e prticas de sade. Falou ainda sobre o ensino de componentes curriculares de Sade Coletiva em outros cursos de Sade e que a criao do curso no enfraqueceria este processo de carter distinto. Logo aps, os coordenadores da UFBA, UFRN, UNB e UFMT apresentaram a realidade dos seus respectivos cursos, trazendo um breve histrico, infraestrutura, perfil de aluno, componentes curriculares, desafios, metodologias, etc.. Ao longo do debate foram elencadas algumas sugestes metodolgicas para a continuidade da pesquisa, alm de ter sido sugerida a aplicao de uma pesquisa similar a que est ocorrendo em nvel nacional em nvel local, de modo que se possa comparar os resultados obtidos em cada IES. Algumas falas dos discentes presentes problematizaram a importncia de identificar o cenrio geral, atores, foras e potencialidades para se pensar o fortalecimento do curso.

DIA 18 DE NOVEMBRO No segundo dia, estiveram presentes coordenadores supracitados no dia 17 de novembro, acrescentando-se a participao do Prof Naomar Almeida Filho(UFBA). As atividades foram iniciadas com a reunio dos coordenadores que esquematizaram os desafios dos seus cursos, seus aspectos em comum, e propostas de solues. Em seguida, iniciou-se a apresentao do Prof Naomar com o tema: O sanitarista que se quer: desafios da docncia e das prticas da graduao em Sade Coletiva.

A explanao foi construda problematizando o modelo brasileiro das universidades, como surgiu, quando, e as interferncias que sofre dos outros setores do sistema como a economia, e que faz perpetuar relaes de poder, das classes privilegiadas, falou sobre as funes da educao superior, os modos de formao, a relao entre as universidades e o SUS. Debateu-se ainda a criao do curso de Graduao em Sade Coletiva e a necessidade de se pensar em estratgias inovadoras para um projeto de educao distinto do tradicional. A partir da foi aberto a perguntas, opinies, dentre elas foi falado que a universidade brasileira reflete pouco sobre ela prpria. O segundo momento reiniciado com a apresentao do Painel: O Curso que temos e o que queremos: desafios metodolgicos, pedaggicos, tecnolgicos e organizativos dos Cursos de Graduao em Sade Coletiva. Este painel foi pautado na reunio entre os coordenadores do incio da manh, sendo apresentado por eles, e acrescentado pelos colegas. Antes deles iniciarem, a estudante Karina Cordeiro, em companhia dos seus colegas, Gisele Antoniaconi, Cintia Clara Guimares, Fernanda Scher e Vinicio Oliveira agradeceram a oportunidade de participao e a

necessidade da presena discente nos prximos encontros, sobre a necessidade de mais articulao entre os coordenadores dos diferentes cursos, para que tenhamos melhores construes sobre a Graduao em Sade Coletiva, uma divulgao maior dos resultados, e o papel do estudante de Sade Coletiva, que busca contribuir na construo de um SUS melhor sem excluirmos os diferentes profissionais da sade, como tambm aptos a fazerem. A articulao estudantil a nvel nacional tambm foi citada e reforada nesta fala.

Os professores reforaram a nossa participao, e disseram que no precisamos pedir licena para entrar, tendo em vista que j compomos essa realidade. Logo aps a apresentao dos professores, onde foi reforada a importncia desse momento, e como foi importante para alguns deles perceber que suas dificuldades tambm acontecem em outros locais. No caso

da UFPE, a professora Ceclia falou do momento de construo do projeto poltico pedaggico da graduao, que provavelmente iniciar no segundo semestre de 2012 as discusses ocorridas nos dois dias da oficina, e na possibilidade de alguns coordenadores contriburem no aperfeioamento.

Debateu-se ainda no dia 18, acerca das distines e similaridades dos cursos presentes.

Ao final da oficina, os presentes se comprometeram em agilizar e operacionalizar a divulgao dos resultados da pesquisa, estreitar a relao com o Frum de Graduao em Sade Coletiva no sentido de reforar a complementaridade entre ambos, construir as atas das oficinas, fomentar mais debates e pensar numa pesquisa que contemple o acompanhamento dos egressos do curso.

ANEXO 1 Oficina de Acompanhamento dos Cursos de Graduao em Sade Coletiva, Tema A Graduao em Sade Coletiva e a Sade Coletiva na Graduao Local: Hotel Sol Vitria Marina Endereo: Av. Sete de Setembro. Corredor da Vitria 17 e 18 de novembro de 2011 - Salvador, Bahia

PROGRAMA

PRIMEIRO DIA 17/11/2011 QUINTA FEIRA

9:00h Abertura e boas vindas Diretor do ISC / UFBA: Prof. Dr. Eduardo Mota Representante da Diretoria da ABRASCO Prof. Dr.Luis Eugnio Souza Coordenadora do GT de Trabalho e Educao na Sade da ABRASCO e Coordenadora da Oficina: Profa. Dra. Isabela Cardoso Matos Pinto (ISC/UFBA) Coordenadora da Pesquisa sobre o Acompanhamento dos Cursos de Graduao em Sade Coletiva: Profa. Dra.Tnia Celeste Nunes 9:30h - Apresentao dos participantes 9:40 h - Os cursos de graduao em Sade Coletiva: avanos e desafios uma viso panormica Tnia Celeste Nunes (ENSP/ FIOCRUZ) breve histrico da pesquisa A fala dos coordenadores: Soraya Belisrio e Isabela Pinto Perfil dos alunos: Marcelo Castellanos e Terezinha de Lisieux Fagundes

10: 20 h - Conferncia A Graduao em Sade Coletiva e a Sade Coletiva na Graduao Conferencista: Carmen Teixeira (ISC/UFBA) 10:50 h - Intervalo 11:15h s 13:00h - Plenria / Debate 13:0h s 14:00h Almoo 14:00h s 15:30h Primeiro Painel O Curso que temos e o que queremos: desafios metodolgicos, pedaggicos, tecnolgicos e organizativos dos Cursos de Graduao em Sade Coletiva.

Coordenao: Janete Castro (UFRN) Panelistas: Marcelo Castelhanos (ISC/UFBA) Antonio Cardoso (UNB) Isa Macedo (UFRN)

15:30h s 15:40h intervalo 15:40h s 17:00h Primeiro trabalho de grupo sobre as questes levantadas no painel 1 17:00h s 18:30h Plenria do primeiro painel SEGUNDO DIA

9:00h s 11:00h O sanitarista que se quer: desafios da docncia e das prticas da graduao em Sade Coletiva. Palestrante: Naomar de Almeida Filho (ISC/UFBA) Debatedora: Tnia Celeste Matos Nunes

11:00h s 13:00h- Trabalho de grupo sobre o tema do Painel 2, com foco nas proposies.

13:00h Almoo 14:00h Plenria do segundo painel 15:00h Debates, Recomendaes e desdobramentos 17:00 h - Encerramento

Vous aimerez peut-être aussi