Vous êtes sur la page 1sur 42

Mdulo 1 - Texto e Inteno

Apresentao do mdulo

Neste mdulo, voc estudar sobre a importncia de se desenvolver uma atitude decisiva ao redigir um texto, salientando quais so os aspectos favorveis a uma boa deciso lingustica. Fique atento! Ao escrever textos seja capaz de identificar-se como decisor lingustico, reconhecendo as implicaes de tal postura na produo de textos tcnicos, a partir do conhecimento dos elementos que os constituem e que os diferenciam de outros gneros.

Objetivos do Mdulo Ao final do estudo deste mdulo, voc ser capaz de:

Identificar-se como decisor lingustico, reconhecendo implicaes de tal postura na produo de textos tcnicos;

as

Diferenciar tipos de gneros textuais;

Reconhecer a importncia das orientaes contidas no Manual de Redao da Presidncia da Repblica;

Compreender que a mesma palavra, empregada em contextos diferenciados, capaz de ganhar novos sentidos, que podem ser figurados e carregados de valores.

Estrutura do Mdulo Este mdulo compreende as seguintes aulas:

Aula 1 Decisor Lingustico

Aula 2 Gneros Textuais

Aula 3 Redao Oficial: aspectos gerais

Aula 1 - Decisor Lingustico Ser um bom decisor implica bom senso, capacidade crtica e conhecimento da lngua. Voc estudar agora a importncia de se agir intencionalmente ao escrever um texto e como tomar as melhores decises...

com Z ou com S?

com G ou com J?

com X ou CH?

Decidir como se escreve uma palavra no hoje um grande problema! Existe o dicionrio e o corretor ortogrfico dos editores de texto para ajudar. Mas ser essa a nica deciso a ser tomada quando se escreve um texto, especialmente o texto tcnico?

Tomar uma deciso sob o ponto de vista lingustico , acima de tudo, tornar-se capaz de fazer as melhores opes ao produzir um texto, qualquer que seja ele. Nesse sentido, preciso considerar a adequao do texto a ser produzido ao contexto especfico da comunicao.

Da a diferena entre escrever um bilhete para um colega de trabalho, deixando um recado ou enviar um e-mail a uma chefia, por exemplo. Veja:

Carlos,

Prezado Eduardo,

Chegarei tarde hj. Estou em diligncia. Abs.

Informo que as ocorrncias do dia de ontem j foram lanadas no sistema. Se houver alguma pendncia ou dvida, por favor, entre em contato. Atenciosamente.

Em relao comunicao, preciso, portanto, fazer escolhas as mais diversas, como a adequao ou a inadequao de uma dada forma lingustica que se quer utilizar; a melhor forma de apresentar uma ideia; o vocabulrio a ser utilizado; que estrutura gramatical deve ser usada ou as informaes a serem dadas. O decisor deve ser capaz de refletir criticamente sobre sua produo textual e realizar substituies quando for necessrio, inclusive quando tiver dvidas. Ele deve conhecer a lngua e seus princpios lingusticos, o que no pode ser confundido com o conhecimento superficial de regras gramaticais. No tocante a esse respeito, preciso compreender que as regras s passam a ter valor quando aplicadas em nossa produo. O decisor lingustico reconhece e utiliza intencionalmente seu estilo pessoal de escrever. capaz de criar, aplicando tal potencial de maneira diversa e leva em considerao as possibilidades que a lngua lhe d de compreender, analisar, sintetizar e posicionar-se criticamente, seja como leitor ou escritor de textos. A convivncia com textos variados cria condies para que voc se torne um decisor na medida em que servem de modelos de escrita, bem como de diversos gneros textuais disponveis em nosso cotidiano. uma necessidade, portanto, diversificar as leituras em prol de nosso capital cultural. Reconhecer os diferentes gneros e suas caractersticas ajuda a perceber,

fundamentalmente, quais so os seus espaos de uso e, assim, se sentir mais vontade para fazer as suas escolhas. Neste curso, espera-se que voc se sinta como decisor lingustico capaz de perceber que comunicar uma ideia, principalmente ao escrever textos tcnicos, no significa reproduzir modelos apenas. Mais do que isso, toda e qualquer forma de comunicao uma atividade cognitiva complexa que nos leva a criar. Mas criar qualquer coisa? Na redao tcnica, em definitivo, a resposta no. Criar aqui implica conhecer profundamente a lngua portuguesa e saber como utiliz-la. Por isso, mos obra. A seguir, voc ver como poder tomar as decises de que precisa.

O que deve ser considerado na deciso lingustica? Ao emitir mensagens escritas, fundamental definir:

a informao que se quer transmitir;

a quem se dirige a informao ou solicitao;

o canal de comunicao a ser utilizado;

quais so os objetivos do texto, levando em conta o contexto;

quais os recursos disponveis que podem contribuir para essa deciso;

que atitude deve-se ter ante a necessidade da deciso.

Sempre que voc der incio produo de um texto, inclusive textos tcnicos, tenha em mente que voc transmite informaes e, por isso, deve planej-las e organiz-las de maneira a alcanar seu intento. Dentre as possibilidades comunicativas dos textos tcnicos existentes, voc estudar neste curso:

Ata;

Requerimento;

Ofcio;

Exposio de motivos;

Relatrio;

Memorando;

Circular;

Despacho.

Em cada caso, a finalidade do texto determinar o tipo de informao requerida, bem como o formato prprio, devendo sempre ter como registro lingustico adequado o padro culto da lngua portuguesa. preciso ainda conhecer seu interlocutor. Um especialista, por exemplo, necessitar de informaes mais especficas e pormenorizadas, ao contrrio do leigo, que dever assimilar o contedo da mensagem de forma genrica, apesar da imprescindvel clareza textual. Ao escrever textos, o redator dirige-se a pblicos diversos, constitudos por interlocutores de diferentes nveis cognitivos, culturais e sociais. Pelo exposto, convm que o texto tcnico seja produzido numa linguagem o mais neutra possvel, visando a atingir a totalidade dos indivduos, adequandose realidade comunicativa do momento. No caso especfico da redao tcnica, na maior parte das vezes, prevalece relaes comunicativas simtricas, em que os interlocutores apresentam as mesmas condies culturais ao se comunicarem e, por isso, as dificuldades so minimizadas. A partir das decises iniciais sobre o que e a quem se vai falar preciso refletir sobre detalhes do que vai ser dito. Essa estruturao do texto pode ser mental ou escrita, como um esquema. Escolha a que melhor se ajusta ao seu jeito de se organizar. Com esses elementos bem definidos, est na hora de escrever o texto. O esquema um dos melhores recursos para a produo de textos, em especial, para aqueles que exigem maior elaborao, por constituir-se em um instrumento de controle para o desenvolvimento de ideias, evitando a desconexo das partes do texto, a incoerncia do todo e a inconsistncia das partes em si mesmas. Quando evitamos tais problemas, alcanamos o que chamamos de textualidade (coeso e coerncia) e as diversas partes do texto se intercomplementam formando uma rede de sentidos.

Uma das opes para esquematizao das ideias em um texto se relaciona diretamente com sua paragrafao, por meio da qual se identificam ideias principais, secundrias e pormenores (detalhes, exemplos, descries, etc.) daquilo que se quer afirmar, conforme o exemplo a seguir que se repete a cada pargrafo:
Ideia Secundria Ideia principal Ideia Secundria Ideia Secundria Pormenores Pormenores Pormenores

So inmeras as dvidas que surgem quando se escreve e isso acontece at com os mais experimentados escritores. necessrio, assim, ter mo fontes de consulta que nos ajudem a solucionar tais questes, as quais no so s suas, mas de todos aqueles que se propem a trabalhar com as palavras. Dentre os materiais para consulta, destacamos os seguintes:

dicionrios1;

gramticas2;

manuais de redao e estilo3;

Convencionais (de significados), etimolgicos, enciclopdicos e ortogrficos. Normativas, descritivas, pedaggicas, so fontes de consulta de aprofundamento.

Governamentais, jornalsticos, empresariais, so instrumentos de homogeneizao da redao institucional.

Lembre-se, ainda, de que o corretor ortogrfico do editor de texto bastante til, mas tem limitaes prprias. Por isso, na dvida, recorra s possveis fontes de pesquisa e garanta a produo de um texto claro e correto. Os textos mostram quem voc e o quanto sabe, por isso capriche ao escrever. No se deixe levar pela enganadora viso de que os textos ficam prontos e bem escritos logo em sua primeira verso. Kanitz (2010)4, assim escreve a esse respeito:

Reescrevo cada artigo, em mdia, 40 vezes. Releio 40 vezes, seria a frase mais correta porque na maioria das vezes s mudo uma ou outra palavra, troco a ordem de um pargrafo ou elimino uma frase, processo que leva praticamente um ms. No fundo, meus artigos so mais esculpidos do que escritos. Quarenta vezes desnecessrio para quem escreve numa revista menos abrangente, 20 das minhas releituras so devido a Veja, com seu pblico heterogneo onde no posso ofender ningum. (KANITZ, 2010)

Calma! No uma sugesto que voc reescreva documentos e outros textos quarenta vezes, mas que voc os releia quantas vezes forem necessrias at ter a certeza de que sua produo est realmente boa. Outro hbito muito comum no ambiente de trabalho recorrer aos colegas quando se tem dvidas, mas submeter o texto a outro olhar no deve ser a nica fonte a ser consultada, pois eles tambm podem estar errados e, como todas as pessoas, carregam suas dvidas, limitaes e vcios de linguagem. Antes de terminar esta aula realize o exerccio.

consultor de empresas, conferencista, colunista da Revista Veja no perodo de 1999 a 2009

Hora da Prtica Exerccio 1 - Joo necessita redigir um relatrio sobre a viagem de trabalho que realizou. Com base nas definies a serem seguidas na emisso da mensagem escrita, cite pelo menos trs, que devero ser definidas por Joo na elaborao do relatrio.

Orientao para resposta 5

a informao que se quer transmitir;

a quem se dirige a informao ou solicitao;

o canal de comunicao a ser utilizado;

quais so os objetivos do texto, levando em conta o contexto;

quais os recursos disponveis que podem contribuir para essa deciso;

que atitude deve-se ter ante a necessidade da deciso.

A resposta do exerccio pessoal, mas para estar correta, voc dever ter selecionado trs definies dentre as seguintes:

Exerccio 2 - Faa uma lista dos principais vcios ou aquelas dvidas que voc sempre identifica em seus textos e pesquise em dicionrios e gramticas qual o seu uso correto. Refletir sobre o percurso de escrita contribuir muito para a melhoria de seus textos.

Aula 2 - Gneros Textuais Uma das habilidades relacionadas produo textual refere-se ao conhecimento do gnero textual. Nesta aula, voc ser convidado a refletir sobre a natureza dos textos que circulam socialmente e que se constituem como gneros, o que os distingue de outros textos e, inclusive, se na oralidade, ou seja, quando se fala, tambm se est, ou no, produzindo textos. Existe uma pluralidade de discursos e de possibilidades para a organizao de um texto. Antes essas possibilidades eram limitadas considerao de que textos eram apenas aqueles que seguiam as caracte rsticas da narrao, descrio, dissertao, injuno e argumentao (era o que a escola ensinava, lembra?). Esses so tipos textuais que dizem respeito ao contedo e ao formato do texto. S existem os cinco tipos textuais indicados. Vejam que, em um relatrio (que se constitui um gnero textual), por exemplo, podem aparecer dois ou trs tipos textuais ao mesmo tempo: a narrao de um fato, a descrio de um objeto e a argumentao em defesa de uma atitude adotada. Para Marcuschi (2002), gneros textuais so os textos que encontramos em nossa vida diria e que apresentam caractersticas sociocomunicativas definidas por contedos, propriedades funcionais, estilo e composio caracterstica.

Exemplos de Gneros Textuais:

Ata, relatrio, carta, ocorrncia, ofcio, boletim, bilhete, carto-postal, horscopo, bula de remdio, manual de instruo, edital, piada, cardpio, blog, lista de compras, receita culinria, charge, texto cientfico, resenha, notcia jornalstica, artigo, ensaio, crnica, poema, conto, etc. Como se pode notar, a formao de um escritor crtico envolve outras prticas que passam pelo conhecimento das relaes sociais e suas implicaes na percepo e interpretao de textos veiculados por meio de diferentes situaes de interao. Assim, pense em um enunciado comum como escrevi uma carta e leia os textos a seguir:

TEXTO 1

Este texto uma carta escrita pela escritora Clarice Lispector ao tambm escritor Lcio Cardoso, em 1947.

Berna, 23 de junho de 1947. Lcio, Fiquei to contente em receber seu livro e a cartinha. Li o livro imediatamente, e voc bem sabe que alegria me d ler coisas suas. Acho o livro lindo, e as mulheres de seus livros so as pecadoras mais violentas e inocentes... Durante toda a leitura espera-se que alguma coisa mortal suceda e que de repente, fique tranquilo, pastoral, e ainda assim perigoso gosto tanto disso. A cena no anfiteatro to plstica e visvel, na minha opinio um dos pedaos melhores do livro. Vejo, Lcio, que voc est cada vez melhor, e isso me alegra tanto na admirao e na amizade. Estou esperando a professora Hilda. Irmgard no me deu logo o livro, s trouxe quando veio passar uns dias na Sua. E depois no respondi logo, porque vrias coisas pequenas e maiores sucederam. Aqui nada de novo. Eu com o desejo permanente de voltar para o Brasil no sei quando vamos. Ou ento de viajar sem cessar, mas sobretudo no ficar parada gratuitamente num lugar. No meio disso tudo felizmente veio a primavera e voc no pode imaginar que boa notcia a primavera depois de um inverno longussimo. Logo que ela chegou passei uns dias meio boba, tomando qualquer sol que aparecia, farejando flor onde tivesse nascido. Uma das coisas que fao na Europa mudar de estao... (...) Se voc quiser me mandar A professora Hilda, ficarei muito contente. Maury manda lembranas. Eu desejo muitas felicidades para voc. Clarice. (LISPECTOR, 2002, p. 134)

TEXTO 2

Este texto tambm uma carta e foi escrita por uma leitora do Jornal Folha de So Paulo seo Painel do Leitor.

(Ao editor) So Paulo, 23/10/2007. Gostaria de elogiar a reportagem do Folhateen sobre o filme Tropa de Elite. Talvez tenha sido a nica entre as que li que trato u o filme com a seriedade que o assunto merece. Jovens que viram e amaram o filme dizem que ele mostra a realidade. Mas fica claro na entrevista com Rodrigo Pimentel que o filme mostra s uma parte editada e maquiada da realidade, com a funo de entretenimento, coisa que a maioria das pessoas que assiste ao filme no se d conta. Acho complicado, no nosso pas, de tantas diferenas sociais, um filme apresentar a guerra como soluo para a violncia, estigmatizar ONGs como amigos de traficantes e mostrar aes sociais como algo banal. Sou professora na comunidade de Paraispolis a segunda maior e menos violenta de So Paulo e acredito sinceramente nas aes sociais das instituies ali presentes. No seria ingnua de acreditar que a luta contra o trfico prescinde das tropas de elite, mas acho que seria importante destacar que essas aes so apenas paliativas, e no a soluo para esse problema. Andria Morais (MORAIS, 2007)

Voc acabou de ler dois textos cuja classificao, como gnero textual, seria: carta. Repare, ento, que, como prticas comunicativas, possvel a variao de um mesmo gnero quando se modificam as intenes dos participantes, os objetivos do locutor, a linguagem. Alm disso, um gnero pode sofrer uma transmutao. Veja o texto a seguir:

Como possvel perceber, o texto um e-mail enviado de Ana para Maria. O e-mail, gnero atualmente muito utilizado, no deixa de ser uma variao da carta. Assim, alm do contedo temtico e do estilo, um gnero se distingue tambm pela forma de sua composio. Ento, possvel constatar, sem esforo, que no fcil demarcar um nmero que limite os gneros textuais na atualidade. Enfim, so textos que circulam pelo mundo e que vo apresentar caractersticas e funes especficas e, logicamente, um pblico prprio. Diante dessa diversidade de gneros textuais, a redao tcnica exige uma ateno maior a aspectos como textualidade, coeso e coerncia, tcnicas de elaborao e argumentao, e impessoalidade no discurso.

Importante! O texto resultado de uma interao entre sujeitos. O texto escrito por voc ter sempre um destino, portanto, alm das formas da lngua, preciso entender as condies de produo e todo o processo mental envolvido nessa construo. Assim, mais do que uma aprendizagem meramente conceitual e informativa, ao escrev-lo, voc ter a oportunidade de pensar o texto a partir de seu funcionamento, de seu uso, o que, claramente, reflete um contexto social (no caso da redao tcnica, um contexto profissional) e histrico.

Hora da Prtica Exerccio 3 - As cartas listadas a seguir so diferentes das j apresentadas anteriormente. Observe que todas elas so classificadas e nomeadas apenas como cartas, ou seja, todas obedecem a certa ordem, exibem os elementos mais bsicos, como o remetente e o destinatrio, embora apresentem estilos, contedos e objetivos bastante diferenciados. Analise cada uma delas e escolha a alternativa que melhor define o objetivo da mensagem.

Carta 1

Belo Horizonte, 13 de novembro de 2012.

Senhor xxxxxxxxx,

No consta, em nossos controles, o envio dos relatrios referentes s aes de formao de sua equipe no primeiro semestre de 2012. Entre em contato com o grupo de controle do Projeto de Formao dos Policiais pelo telefone (31) 3333.9999 para que possamos solucionar essa pendncia. Caso j tenha enviado o pagamento, favor comunique-nos o perodo e o nmero de protocolo da referida correspondncia.

Atenciosamente, xxxxxxxxxxx Diretor da Academia de Polcia xxxxxx

( ) Carta convite ( ) Carta recomendao ( ) Carta advertncia (X) Carta cobrana

Carta 2

So Paulo, 20 de novembro de 2012. Senhor xxxxxxxxxxx, O senhor vem apresentando-se recorrentemente atrasado ao servio, sem nenhuma justificativa satisfatria. Ademais, foi advertido anteriormente por seu encarregado e continua reincidindo nessa falta. Esperando a sua colaborao nesse assunto, evitando a adoo de medidas administrativas. Atenciosamente, xxxxxxxxxxxxxxxxxxx Chefe de Departamento

( ) Carta convite ( ) Carta recomendao (X) Carta advertncia ( ) Carta cobrana

Carta 3

Belo Horizonte, 15 de Agosto de 2012

Senhor xxxxxxxxxxxxxx,

A ASPC/xx Associao dos Servidores da Polcia Civil em xxxxxxxxx tem a honra de convidar a sua Escola ou Equipe de futebol para participar da COPA ASPC DE ESCOLAS DE FUTEBOL DE SALO 2012, a ser disputada, em outubro de 2012, visando o estreitamento das relaes de amizade e o esprito de grupo entre os atletas participantes.

xxxxxxxxxxxx Diretor do Clube ASPC/xx

Anexo: Tabela de Jogos e perodos de realizao

(X) Carta convite ( ) Carta recomendao ( ) Carta advertncia ( ) Carta cobrana

Carta 4

Belo Horizonte, 13 de novembro de 2012 Prezados Senhores, Temos a satisfao de recomendar Fulano de Tal, servidor deste setor desde 2005 para o cargo de chefia ora em aberto. Ressaltamos que se trata de um excelente profissional, tendo desempenhado sua funo com eficincia e lealdade durante o perodo em que trabalhou conosco. Atenciosamente, xxxxxxxxxxxxxx Delegado Chefe

( ) Carta convite (X) Carta recomendao ( ) Carta advertncia ( ) Carta cobrana

Assim, para executar um trabalho qualquer ou estabelecer uma situao de comunicao eficiente (entender e ser entendido), preciso determinar qual o gnero e o tipo de discurso so efetivamente necessrios. Por exemplo, na universidade determinados gneros tais como o resumo, a resenha e o artigo so muito importantes para a produo do texto cientfico. Em determinadas profisses, como as executadas na rea de segurana pblica, imprescindvel o conhecimento dos elementos que estruturam o texto tcnico. Para aprender a produzir um texto que apresente caractersticas peculiares ao seu gnero (toda carta, por exemplo, apresenta data, remetente, corpo da informao, despedida e assinatura do emitente), necessrio entrar em contato com o corpus textual6 deste gnero para que, em situaes definidas, sirva sempre como referncia. Neste curso, voc entrar em contato com algumas proposies apresentando passos para a produo especfica de um gnero: o texto tcnico. Antes disso, no entanto, pense um pouco sobre os elementos construtores desse gnero, realizando os exerccios.

Conjunto de textos selecionados que serviro de base para anlise terminolgica

Hora da Prtica Exerccio 4 - Leia os textos a seguir e responda as questes solicitadas: TEXTO 4

(Fonte: http://www.matutando.com/charge-violencia-publica/)

TEXTO 5

Secretaria de Segurana Pblica anuncia novos chefes das polcias em So Paulo Coronel Benedito Roberto Meira assume Comando Geral da PM e Luiz Maurcio Souza Blazeck ser o novo delegado-geral da Polcia Civil 26 de novembro de 2012 | 10h 46 SO PAULO - Os novos chefes das polcias Civil e Militar do Estado de So Paulo foram anunciados na manh desta segunda-feira, 26, pela Secretaria de Segurana Pblica, quatro dias depois de o ex-procurador-geral de Justia Fernando Grella assumir a pasta. O Comando Geral da PM ficar com o coronel Benedito Roberto Meira, atual chefe da Casa Militar do Governo, e o cargo de delegado-geral da Polcia Civil ser ocupado por Luiz Maurcio Souza Blazeck. A Superintendncia de Polcia tcnico-cientfica continua com o perito criminal Celso Perioli, na funo desde 1998. Os nomes dos dois novos responsveis pelas polcias sero publicados no Dirio Oficial do Estado nesta tera-feira, 27. Eles substituem o coronel Roberval Ferreira Frana, ex-comandante da PM, e o delegado Marcos Carneiro Lima, ex-delegado geral. A troca na cpula da segurana pblica ocorre em meio a um onda de violncia no Estado, com alta no assassinato de PMs e na execues de civis. A capital paulista registrou elevao de 114,6% nos homicdios em outubro, na comparao com o mesmo ms do ano passado - foram 82 casos no ms em 2011, contra 176 no mesmo perodo em 2012. Ao menos 94 policiais militares morreram no Estado at domingo, parte deles alvos de aes do Primeiro Comando da Capital (PCC).

(Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,secretaria-de-segurancapublica-anuncia-novos-chefes-das-policias-em-sao-paulo,965371,0.htm)

TEXTO 6 A grande comadre Carlos Heitor Cony No havia mdia naquela poca: nem rdio, TV ou internet. Os poucos jornais eram oficiais ou oficiosos, malfeitos, de circulao simblica. As notcias eram poucas, nada acontecia de importante alm do expediente funcional. Afinal, "era no tempo do rei" - a frase que inicia as "Memrias de um Sargento de Milcias". No havia mdia, mas havia as comadres, sobretudo a "comadre", a personagem mais importante da literatura brasileira depois de Capitu. Ela tudo sabia, todos a procuravam para abastec-la ou para se abastecer. Tinha acesso aos quartis, copa e cozinha das autoridades, s alcovas do poder e da plebe. As coisas s aconteciam se passadas por ela, na mo ou na contramo, sempre acrescidas pelo conhecimento da sociedade em geral. Alm de noticiosa, era o arquivo, a pesquisa e a memria ambulante de seu tempo. Evidente que no poderia concorrer com a eficincia miditica de hoje, mas fazia o mesmo efeito. primeira vista, poderia ser considerada uma fofoqueira que bisbilhotava a vida alheia. Apurava muito, mas s "editava" o que julgava interessar queles que nela procuravam informaes e opinies. Era honesta. Como famoso dono de um jornal do sculo 20, s se vendia por um almoo que ela mesma pagava. Se a comadre ainda estivesse em atividade, teramos material mais suculento sobre os dois casos que esto emocionando a nossa mdia: as trapalhadas do presidente do Senado e as confidncias e inconfidncias do Supremo Tribunal Federal a propsito do mensalo. Apesar de desprovida de recursos tecnolgicos, a comadre tinha a vantagem de ser amiga do major Vidigal, a suprema autoridade policial da poca. Ela podia mandar prender ou soltar suspeitos e insuspeitos. (Fonte: http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?from_info_index=9 6&infoid=6026&sid=577)

TEXTO 7

Resenha

Resenha do livro Buracos Negros, Universos-Bebs e outros ensaios, de Stephen Hawking, traduo de Maria Luiza X. de A. Borges. Editora Rocco. Publicada no Jornal Zero Hora: Caderno Cultura, Porto Alegre, 1995 Stephen Hawking, um dos mais carismticos entre os fsicos contemporneos, brilhante cientista da Universidade de Cambridge, faz parte desse reduzido grupo de cientistas que, preocupados em transmitir seus conhecimentos ao pblico leigo, contribuem qualificadamente para a literatura de divulgao cientfica. Nos treze ensaios do seu mais recente livro, Buracos negros, universos-bebs e outros ensaios, Hawking retoma alguns dos temas abordados no seu primeiro best-seller, Uma breve histria do tempo, e enfoca com singeleza questes pertinentes sua vida pessoal. Os trs primeiros captulos do livro so breves ensaios autobiogrficos sobre sua infncia, seu perodo de estudos nas Universidades de Oxford e de Cambridge e sobre sua experincia com a ELA, esclerose lateral amiotrfica, a doena que vem minando sua vida h mais de trinta anos. Dados pessoais tambm esto presentes no ltimo captulo, onde se reproduz uma entrevista dada ao programa Desert Island Discs da BBC, no Natal de 1992. Alm do festejo pelo lanamento de mais um ttulo, sempre convm questionar: para que serve a divulgao cientfica? Abordando essa questo em um dos ensaios do livro, Hawking defende o princpio de que numa sociedade democrtica "o pblico precisa ter uma compreenso bsica da cincia, de modo a poder tomar decises com conhecimento de causa em vez de deix-las nas mos dos especialistas", e d como exemplo o caso das armas nucleares; para Hawking, esta a mais importante questo sobre a qual o pblico ter de tomar decises num futuro prximo. (Fonte: http://www.if.ufrgs.br/~cas/resenhas/resenhas.html)

TEXTO 8

TERMO DE ABERTURA

Aos seis (10) dias do ms de Agosto (08) do ano de dois mil e doze (2012), na sede da Penitenciria do xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx, torna-se aberto o presente livro destinado ao Registro de Ordens de Servio e Trmite de Apuratrios, contendo 50 folhas mecanicamente numeradas. Fulano de Tal Chefe de Expediente Penitenciria xxxxxxxxxxxxxxx

TEXTO 9

A SEGURANA PBLICA NO BRASIL

Na ltima dcada, a questo da segurana pblica passou a ser considerada problema fundamental e principal desafio ao estado de direito no Brasil. A segurana ganhou enorme visibilidade pblica e jamais, em nossa histria recente, esteve to presente nos debates tanto de especialistas como do pblico em geral. Os problemas relacionados com o aumento das taxas de criminalidade, o aumento da sensao de insegurana, sobretudo nos grandes centros urbanos, a degradao do espao pblico, as dificuldades relacionadas reforma das instituies da administrao da justia criminal, a violncia policial, a ineficincia preventiva de nossas instituies, a superpopulao nos presdios, rebelies, fugas, degradao das condies de internao de jovens em conflito com a lei, corrupo, aumento dos custos operacionais do sistema, problema relacionados eficincia da investigao criminal e das percias policiais e morosidade judicial, entre tantos outros, representam desafios para o sucesso do processo de consolidao poltica da democracia no Brasil. (Fonte: http://www.observatoriodeseguranca.org/seguranca)

TEXTO 10

Orientaes para celebrao de convnios - SENASP

Em suma, para propor a celebrao de convnio, o interessado deve atentar para as seguintes medidas:

Elaborar plano de trabalho (planejamento) de forma detalhada, precisa e completa, descrevendo suficientemente, de forma quantitativa e qualitativa, o objeto proposto, suas metas, etapas e/ou fases. Estruturar oramento realista do objeto programado. Certificar-se da existncia dos recursos de contrapartida. Realizar previso factvel das fases do projeto e do prazo necessrio para sua concluso. (SENASP, 2012)

TEXTO 11

1. Explique como o autor, no texto 4, associa linguagem verbal (o texto construdo com o uso de palavras) e no verbal (o texto construdo com o uso de imagens).7 2. O texto 5 adota a linguagem jornalstica. Que caractersticas do texto apresentado so tambm comuns aos textos tcnicos?8 3. O texto 6 uma crnica, gnero textual que oscila entre a literatura e o jornalismo. Cite dois aspectos deste texto que o distinguem fundamentalmente de um texto tcnico.9

Resposta - O autor trata na linguagem verbal das 900 mortes ocorridas no ano e na imagem usa o tema morte para tratar da queda da segurana pblica
8

Resposta - A linguagem culta; a objetividade; a informatividade

Resposta - A linguagem, apesar de culta, no mantm objetividade, apresentando a viso subjetiva do autor sobre quem a comadre e seu papel social. O autor cria uma personagem antiga a comadre que tudo sabe, tudo descobre, e amiga da suprema autoridade policial, e a compara com a mdia atual, o que implica a apresentao de um texto literrio criativo e ficcional, diferente do texto tcnico.

4. O texto 7 uma resenha, um gnero de natureza crtica que tem como objetivo informar o leitor de forma argumentativa, sobre, neste caso, um livro.10 a. Voc julgaria que o texto tem alguma qualidade persuasiva? b. A persuaso uma qualidade importante em textos oficiais? Justifique. c. Compare o texto 7 e o texto 8 e verifique se os dois se sustentam na persuaso do leitor, explicando em que se assemelham e se distinguem.

10

- Resposta a. Sim, aborda o livro resenhado e seu autor de forma positiva, o que pode levar aos interessados pelo tema a ler o livro. b. A persuaso importante em textos oficiais que trazem instrues e solicitaes, como ofcios e comunicaes. c. O texto 7 notadamente persuasivo e o texto 8 no: trata-se de um texto de abertura de um livro de registro, sem qualquer inteno persuasiva, mas apenas informativa.

5. Os textos 9 e 10 se distinguem por seu carter opinativo e instrutivo. Que elementos podemos evidenciar como decorrentes das escolhas realizadas pelos autores para as decises lingusticas que tomaram? 11

6. O texto 11 um e-mail. 12 a. H alguma relao entre este gnero e uma carta? b. Qual o tipo de linguagem empregada no texto? Como se justifica?

11

- Resposta - a informao que se quer transmitir e os objetivos a alcanar: o texto 9 conceitual e opinativo e o texto 10 instrutivo. - o canal de comunicao a ser utilizado: o texto 9 destinado a um portal da internet e o texto 10 um Manual. - como apresentar as ideias: um necessariamente formal. 12 Resposta a. Sim. Os elementos de composio bsica: remetente, destinatrio, etc. b. Normalmente utiliza-se de uma linguagem pouco formal. preciso ter cuidado, no entanto, pois atualmente o e-mail utilizado em mltiplas situaes, algumas mais formais.

Aula 3 - Redao Oficial: aspectos gerais O principal documento que norteia a redao oficial no Brasil o Manual de Redao da Presidncia da Repblica, que normatiza como devem ser escritos os documentos oficiais dos rgos pblicos, mais especificamente os do Poder Executivo. Na apresentao dos aspectos gerais desse manual, enfatiza-se a necessidade de se manter determinadas qualidades textuais necessrias adequada prestao de servios pblicos. Dentre as importantes recomendaes gerais do referido Manual, destacamos a que trata do estilo a ser adotado quando da escritura de textos oficiais: "Acrescente-se, por fim, que a identificao que se buscou fazer das caractersticas especficas da forma oficial de redigir no deve ensejar o entendimento de que se proponha a criao ou se aceite a existncia de uma forma especfica de linguagem administrativa, o que coloquialmente e pejorativamente se chama burocrats. Este antes uma distoro do que deve ser a redao oficial, e se caracteriza pelo abuso de expresses e clichs do jargo burocrtico e de formas arcaicas de construo de frases." (BRASIL, 2002) Alm de se evitar uma linguagem rebuscada e desatualizada, destacam-se ainda outras qualidades como, por exemplo, a impessoalidade, que decorre dos seguintes aspectos: a) da ausncia de impresses individuais de quem comunica (...) que permite que comunicaes elaboradas em diferentes setores da Administrao guardem entre si certa uniformidade; b) da impessoalidade de quem recebe a comunicao, com duas possibilidades: ela pode ser dirigida a um cidado, sempre concebido como pblico, ou a outro rgo pblico;

c) do carter impessoal do prprio assunto tratado: se o universo temtico das comunicaes oficiais se restringe a questes que dizem respeito ao interesse pblico, natural que no cabe qualquer tom particular ou pessoal. (BRASIL, 2002) Ratificamos, em nosso curso, qualidades inerentes aos textos tcnicos em geral e que so destaques no Manual da Presidncia, quais sejam a formalidade, a padronizao, a clareza, a coeso e o padro culto da linguagem.

Acesse o Manual da Presidncia na ntegra. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm

Aula 4 - Os Diferentes Sentidos Um dos elementos diferenciadores dos gneros textuais, alm do estilo, da forma, do objetivo etc., o entendimento da significao das palavras e suas possveis construes, pois nem sempre a linguagem apresenta um nico sentido. A mesma palavra, empregada em contextos diferenciados, capaz de ganhar novos sentidos, que podem ser figurados e carregados de valores. Criar condies para que voc possa pensar sobre a significao das palavras e suas possveis construes o propsito desta aula, especialmente se levarmos em considerao que textos tcnicos no podem deixar margem a duplas interpretaes ou a qualquer subjetividade. As escolhas que voc faz ao empregar determinadas palavras ou expresses tm, portanto, impacto direto no s no que diz respeito ao estilo do texto, mas tambm na transmisso da mensagem que se quer manifestar.

Observe o emprego da palavra corao nos textos abaixo. TEXTO 12

Anatomia do corao

O corao localiza-se na cavidade torcica, no mediastino. Dois teros do seu volume esto situados esquerda da linha sagital mediana. Esta posio, chamada de levocrdica, a mais frequente. Variaes na posio do corao em relao ao trax podem ocorrer. A posio mesocrdica ocorre quando a maior parte do seu volume est situada na poro mediana do trax. A posio dextrocrdica ocorre quando grande parte de sua massa localiza-se no hemitrax direito. Estes termos so utilizados com frequncia ao descrevermos as ms formaes congnitas. A forma do corao aproximadamente cnica, com a base voltada para trs e para a direita e o pice para a frente e para a esquerda. H trs faces no corao: a anterior ou esternocostal, sobre a qual os pulmes direito e esquerdo se sobrepem, deixando exposta apenas uma pequena poro; a face inferior que repousa sobre o diafragma, recebendo tambm o nome de face diafragmtica; e a face lateral esquerda, formada principalmente pelo ventrculo esquerdo, que produz a impresso cardaca na face medial do pulmo esquerdo. Estas faces so delimitadas pelas margens cardacas. A direita bem definida, sendo chamada de aguda, enquanto que a esquerda ou obtusa pouco definida. Anteriormente, alm dos pulmes, o corao relaciona-se tambm com o esterno, costelas e msculos intercostais; posteriormente com a aorta descendente, esfago e veia zigos; e lateralmente com os pulmes, hilos pulmonares, nervos frnicos e vagos.
(UNIVERSIDADE METODISTA DE SO PAULO, 2012)

Repare que no plano do contedo (a abordagem do tema propriamente dito), assim como no plano de expresso (a forma como apresentamos as ideias), a palavra corao, no TEXTO 12, aparece no seu sentido denotativo, ou seja, tomada em seu sentido mais usual e sempre literal, com valor objetivo e constante. No entanto, leia o TEXTO 13, letra de uma msica de Ivan Lins e, mais uma vez, observe o emprego da palavra corao.

TEXTO 13
Amor

(Ivan Lins / Vitor Martins) (...) Vem me encantar Me tirar dos confins Fazer festa pra mim

Vem corao Acender meus bales Minhas paixes

Vem afastar as assombraes Arejar meus pores Vem acalmar os meus vendavais

Perceba que, ao significado de corao, so acrescidos outros significados que so resultantes de valores sociais, outras impresses e sentimentos, novas reaes afetivas ou psicolgicas que a palavra capaz de evocar. Corao tem, no texto, o sentido de uma pessoa querida e, claro, como este sentido subjetivo, conotativo, capaz de mudar de uma poca para outra e, tambm, de uma cultura para outra. Observe a seguir, de que forma a palavra corao utilizada, em uma propaganda do Hospital Beneficncia Portuguesa de So Paulo.

Texto 14

(Fonte: Hospital Beneficncia Portuguesa de SP, 2012)

Repare que, agora, a palavra corao exibe um duplo significado. Pode apresentar o sentido denotativo - colocamos o corao em tudo o que fazemos: reporta-se ao corao como rgo, pois o hospital uma referncia mundial em cardiologia; ou o sentido conotativo, curiosamente na mesma frase colocamos o corao em tudo o que fazemos, pois alude atitude de dedicao profunda de todos aqueles que trabalham no hospital. Qual seria a analogia possvel neste caso? O fato de o corao representar, socialmente, os sentimentos humanos. Se formos ao dicionrio encontraremos (muitas vezes de forma no to abrangente) essa distino. Observe a seguir.

Acepes substantivo masculino 1 Rubrica: anatomia geral. rgo muscular oco, na cavidade torcica, que recebe o sangue das veias e o impulsiona para dentro das artrias; dividido em duas partes (direito ou venoso, e esquerdo ou arterial) por um septo musculomembranoso, e cada metade contm uma cmara receptora (aurcula) e uma cmara ejetora (ventrculo) 2 Derivao: por extenso de sentido. a parte anterior do trax, onde se sente pulsar o corao; peito Ex.: levar a mo ao c. (...) 6 Derivao: sentido figurado. a parte mais central ou mais profunda de algo; mago Ex.: <o c. da floresta> <cresceu no c. de Ipanema> <o c. da alcachofra> (...)

Derivao: sentido figurado. a parte mais ntima de um ser; o bero dos sentimentos, das emoes, do afeto, do nimo, da coragem etc. Ex.: <as razes do c. escapam lgica> <a novata conquistou o c. de todos> 10 Derivao: por extenso de sentido, sentido figurado. lembrana, memria Ex.: aquelas frias ficaram no c. do menino 11 Derivao: sentido figurado. pessoa a quem se ama 12 Derivao: sentido figurado. qualidade de bom, generoso; bondade Ex.: mulher sem c. 13 Derivao: sentido figurado. feitio moral; carter, ndole, temperamento Ex.: tem o c. obstinado dos fortes

(HOUAISS, 2010)

Nos textos tcnicos, a linguagem a ser utilizada a denotativa, que privilegia o sentido literal, real e dicionarizado das palavras e frases, evitando mal entendidos ou dubiedades. A denotao contribui diretamente para a concretizao de outras caractersticas como a imparcialidade e objetividade. A duplicidade de sentido chamada ambiguidade. Muitas vezes, a ambiguidade gerada pela m colocao dos termos, expresses e palavras nas frases. Deve-se, portanto, cuidar mais atentamente das construes frasais de maneira a garantir a clareza em nossos textos. Veja o exemplo a seguir: Exemplo: "Secretarias de Segurana Pblica que recebem apoio do Estado frequentemente so mais eficazes na preveno violncia." As Secretarias de Segurana Pblica so mais eficazes porque

frequentemente recebem apoio do Estado ou so frequentemente mais eficazes na preveno violncia porque recebem apoio do Estado? Observe que pode-se eliminar a ambiguidade com a colocao correta do adjunto adverbial (frequentemente): 1. Secretarias de Segurana Pblica que recebem frequentemente apoio do Estado so mais eficazes na preveno violncia.

2. Secretarias de Segurana Pblica que recebem apoio do Estado so frequentemente mais eficazes na preveno violncia.

Em outros casos, comparaes feitas de maneira indevida so fontes de ambiguidade: Exemplo: "Em 2012, So Paulo no solicitou imediatamente ajuda da Federao para conter a violncia, como aconteceu no Rio de Janeiro." O autor quis salientar a similitude na ao dos Estados de So Paulo ou Rio de Janeiro ou, ao contrrio, quis salientar a dessemelhana, afirmando que o Estado do Rio de Janeiro solicitou de imediato a ajuda da Federao, diferentemente do Estado de So Paulo? Como se pode verificar, a ambiguidade gerada pelo mau uso de algum termo e, por isso, considerada vcio de linguagem. O cuidado com a correo e a clareza, garantidas por uma reviso criteriosa de nossos textos, pode, com certeza, ajudar a evitar tais equvocos.

Hora da Pratica Exerccio 5 - Compare os textos a seguir e indique o que os assemelha e diferencia, considerando forma, estrutura, inteno e contedo.

Texto 15

Texto 16

Texto 17

Resposta13

13

Ver Anexos Texto 15, Texto 16, Texto 17 e Resposta

Finalizando... Neste mdulo, voc aprendeu que:

Tomar uma deciso sob o ponto de vista lingustico , acima de tudo, tornar-se capaz de fazer as melhores opes ao produzir um texto, qualquer que seja ele. Nesse sentido, preciso considerar a adequao do texto a ser produzido ao contexto especfico da comunicao.

Para Marcuschi (2002), gneros textuais so os textos que encontramos em nossa vida diria e que apresentam caractersticas

sociocomunicativas definidas por contedos, propriedades funcionais, estilo e composio caracterstica.

O principal documento que norteia a redao oficial no Brasil o Manual de Redao da Presidncia da Repblica que normatiza como devem ser escritos os documentos oficiais dos rgos pblicos, mais especificamente os do Poder Executivo.

Nos textos tcnicos, a linguagem a ser utilizada a denotativa, que privilegia o sentido literal, real e dicionarizado das palavras e frases, evitando mal entendidos ou dubiedades. A denotao contribui diretamente para a concretizao de outras caractersticas como a imparcialidade e objetividade.

Vous aimerez peut-être aussi