Vous êtes sur la page 1sur 38

UNIVERSIDADE PAULISTA Instituto de Ci encias Exatas e Tecnologia (ICET)

Conceitos B asicos, Bipolos e Quadripolos: Aula 1


Alexandre B. de Lima

Diret orio
Tabela de Conte udo Inicie o Artigo

Copyright c 2009 Atualizado em: 5 de janeiro de 2009

ablima@ablima.pro.br Vers ao 1.0

Tabela de Conte udo


1. 2. 3. 4. 5. Introdu c ao Carga e Corrente El etricas Bipolos el etricos, tens ao e Pot encia Pot encia El etrica e Energia num Bipolo Os Bipolos Elementares Passivos 5.1. Os Resistores 5.2. Os Capacitores 5.3. Os indutores

1. Introdu c ao A Engenharia El etrica est a fundamentada em duas teorias1 : Eletromagnetismo e Circuitos El etricos. As leis b asicas da Teoria das Redes El etricas (ou dos Circuitos El etricos) podem ser deduzidas da Teoria Eletromagn etica, mediante a introdu c ao de simplica c oes adequadas, como ser a mostrado no curso de eletromagnetismo. Aqui adotaremos um caminho mais simples, postulando diretamente um conjunto de rela c oes e leis que permitir ao a constru c ao da Teoria de Circuitos.
1 Uma teoria e uma s ntese aceita de um vasto campo do conhecimento, consistindo de hip oteses que foram devidamente testadas, atrav es de leis e fatos ci uma id ent cos que descrevem os fen omenos naturais (mas refut avel). E eia que tenta prever com alto grau de exatid ao os fen omenos da natureza. Sempre que observamos algum fato, que contraria a teoria, devemos abandonar ou modicar a teoria, muito embora isso demore a acontecer na pr atica. As teorias s ao constru das sobre modelos (entes abstratos) dos sistemas reais. As teorias devem ser logicamente consistentes e devem levar a uma descri c ao precisa e simples dos fen omenos reais.

Se c ao 1: Introdu c ao

Na Engenharia El etrica, n os estamos comumente interessados em transferir energia de um ponto para outro. Isto requer uma interconex ao dos dispositivos el etricos. Tal interconex ao e conhecida como circuito el etrico; cada componente do circuito e um elemento. Temos a seguir 2 guras que ilustram circuitos el etricos pr aticos.

Se c ao 1: Introdu c ao

Alguns pioneiros da engenharia el etrica: Alessandro Antonio Volta (1796): inventou a bateria. Hans Christian Oersted (1820): demonstrou experimentalmente que uma corrente el etrica deete a agulha de uma b ussola (eletromagnetismo).

Se c ao 1: Introdu c ao

Andre-Marie Ampere (1820): deniu o conceito de corrente el etrica e desenvolveu uma maneira de medi-la. Michael Faraday (1831): descobriu a indu c ao eletromagn etica, o princ pio por tr as do gerador el etrico e do transformador el etrico. James Clerk Maxwell (1864): prop os a teoria do eletromagnetismo cl assico, que descreve o comportamento dos campos el etrico e magn etico, bem como suas intera c oes com a mat eria. Previu que a luz e uma perturba c ao eletromagn etica. Heinrich Rudolph Hertz (1888): demonstrou a exist encia da radia c ao eletromagn etica. Oliver Heaviside (a partir de 1880): c alculo operacional e v arias contribui c oes para a engenharia el etrica. Guglielmo Marconi (1901): inventor da telegraa sem o, conseguiu que sinais radiotelegr acos (a letra S do c odigo Morse) emitidos da Inglaterra, fossem escutados claramente em St. Johns, no Labrador, atravessando o Atl antico Norte. Principal crit erio de validade da Teoria dos Circuitos El etricos:

Se c ao 1: Introdu c ao

A Teoria de Circuitos El etricos s o pode ser aplicada a sistemas el etricos cuja maior dimens ao seja muito inferior a m /4, em que m , e o comprimento de onda, no v acuo, da onda eletromagn etica de maior frequ encia a ser considerada no sistema. Lembre que = c/f, em que c 3 10 m/s e a velocidade da luz no v acuo.
8

(1)

Exemplo. Considere o receptor de Frequ encia Modulada (FM) operando na frequ encia de 100 MHz. 108 Solu c a o : = 3 = 3 m /4 = 75 cm. Logo as dimens oes do 108 circuito devem ser << 75 cm. Exemplo. Rede de distribui c ao el etrica operando na frequ encia de 60 Hz, em que a 5a harm onica (300 Hz) e signicativa. 108 6 Solu c a o : = 3 300 = 10 m /4 = 250 km. Portanto, a Teoria de Circuitos El etricos pode ser aplicada para sistemas el etricos contidos

Se c ao 1: Introdu c ao

num raio de 10 km. Para evitar a prolifera c ao de pot encias de dez nos c alculos de circuitos, muitas vezes conv em abandonar o Sistema Internacional (SI) e usar um sistema consistente, conforme a faixa de frequ encia de interesse. A Tabela 1 indica dois sistemas de unidades u teis para circuitos nas faixas de AudioFrequ encia (AF) e R adioFrequ encia (RF).

Se c ao 1: Introdu c ao

Tabela 1: TABELA DE UNIDADES CONSISTENTES. Grandeza S. I. A. F. R. F. Tens ao V V V Corrente A mA mA Resist encia k k Condut ancia S mS mS Capacit ancia F F nF Indut ancia H H mH Tempo s ms s Freq. angular rad/s krad/s Mrad/s Freq. c clica Hz kHz MHz

10

2. Carga e Corrente El etricas A carga el etrica pode ser positiva ou negativa. A menor carga el etrica que se pode isolar e igual ` a carga do el etron, ou seja, 1, 602 1019 coulombs. Seja uma superf cie orientada (por exemplo, a se c ao transversal de um condutor, com um sentido positivo de refer encia). O deslocamento etrica . de cargas atrav es de uma superf cie constitui uma corrente el O valor da corrente el etrica ser a determinado contando como positivas as cargas positivas que se deslocam no sentido de refer encia e as cargas negativas que se deslocam no sentido oposto.

A corrente m edia im que atravessa a superf cie durante o intervalo

Se c ao 2: Carga e Corrente El etricas

11

de tempo t pode ser denida por q (t) im (t) = t A corrente instant anea e dada por i(t) =

amp` eres.

(2)

dq (t) . (3) dt O sentido da corrente e indicado gracamente por uma echa ao lado do condutor.

As correntes podem ser classicadas de acordo com o tipo de varia c ao temporal: correntes cont nuas, que n ao variam com o tempo; correntes alternadas, descritas por fun c oes peri odicas no tempo, satisfazendo ainda a condi c ao de valor m edio nulo;

Se c ao 2: Carga e Corrente El etricas

12

correntes pulsadas, tamb em peri odicas, mas com valor m edio n ao nulo num per odo. Tamb em podemos classicar as correntes de acordo com a sua forma de onda, isto e, com o tipo particular da varia c ao da corrente i(t) com o tempo. Falaremos ent ao de correntes senoidais, quadradas, triangulares, em dente de serra, etc.

A corrente pode ser medida por meio de um amper metro inserido

13

no condutor. A gura a seguir ilustra um amper metro ideal, cuja inser c ao n ao perturba a opera c ao do circuito. O amper metro deve ser intercalado no condutor de modo que a echa do sentido de refer encia positiva do condutor o atravesse do terminal + para o terminal -.

A carga el etrica transportada pela corrente entre o instante inicial t0 e o instante atual t e dada por
t

q (t) =
t0

i( ) d + q (t0 ).

(4)

3. Bipolos el etricos, tens ao e Pot encia Um bipolo el etrico e um dispositivo com dois terminais acess veis, atrav es dos quais pode uir uma corrente el etrica. Em qualquer instante a corrente que entra por um dos terminais deve ser igual ` a que

Se c ao 3: Bipolos el etricos, tens ao e Pot encia

14

sai pelo outro terminal.

Considere um bipolo que e atravessado por uma corrente i(t). Durante o intervalo de tempo dt o bipolo e atravessado pela carga el etrica dq (t) = i(t) dt . (5)

A passagem desta carga transfere para o bipolo uma energia dw, relacionada ` a carga por dw(t) = v (t) dq (t) . (6)

Se c ao 3: Bipolos el etricos, tens ao e Pot encia

15

A grandeza v (t) e a tens ao el etrica ou voltagem entre os terminais do bipolo: dw(t) v (t) = volts. (7) dq (t) A Eq. (7) mostra que 1 volt = 1 joule/coulomb . Ent ao a voltagem ou diferen ca de potencial e a energia necess aria para mover uma carga unit aria em um percurso, medida em volts (V). A tens ao2 e medida por meio de volt metros , constitu do por um aparelho indicador e dois os condutores (pontas de prova) que o interligam aos terminais do bipolo. Os terminais do volt metro n ao s ao intercambi aveis, devendo ser distinguidos pelas marcas + e -.
2 Que tamb em pode ser denida como o trabalho necess ario para mover uma carga unit aria ao longo de um percurso.

Se c ao 3: Bipolos el etricos, tens ao e Pot encia

16

Se num dado instante a indica c ao do aparelho for positiva, podemos armar que o terminal + est a a um potencial mais elevado que o terminal -. metro ideal n ao altera o comportamento dos circuitos em Um volt que for ligado. Por outro lado, os volt metros reais sempre modicam o circuito em que forem ligados. Cabe ao usu ario certicar-se que essa modica c ao e desprez vel. Duas vari aveis el etricas foram associadas aos dipolos: tens ao e corrente. Ao medir essas grandezas podemos associar o amper metro e o volt metro de duas maneiras distintas, como indicado pelas guras a seguir.

Se c ao 3: Bipolos el etricos, tens ao e Pot encia

17

18

4. Pot encia El etrica e Energia num Bipolo A pot encia instant anea fornecida ou recebida por um bipolo e dada por dw(t) watts . dt Como dw = v. dq = v.i.dt, ent ao tem-se que p(t) = (8)

p(t) = v (t). i(t) . (9) E importante saber se a pot encia est a sendo absorvida ou fornecida por um bipolo. Essa determina c ao e feita pelo sinal do produto v. i e da conven c ao dos sentidos de refer encia do bipolo (conven c ao do f gerador ou do receptor). E acil vericar que essa determina c ao pode ser feita conforme se segue. v. i > 0 bipolo fornece pot encia v. i < 0 bipolo recebe pot encia

Conven c ao do gerador

(10)

Se c ao 4: Pot encia El etrica e Energia num Bipolo

19

Conven c ao do receptor

v. i > 0 bipolo recebe pot encia v. i < 0 bipolo fornece pot encia
t2

(11)

A pot encia m edia num intervalo [t1 , t2 ], t2 > t1 , e denida como P = 1 t2 t 1 p(t) dt .
t1

(12)

Tem especial interesse o caso em que a corrente e a tens ao s ao fun c oes peri odicas do tempo. Se T e o per odo destas fun c oes, dene-se a pot encia m edia (num per odo) por P = ou P = 1 T
0 T

1 T

t0 +T

p(t) dt ,
t0

(13)

p(t) dt =

1 T

T /2

p(t) dt .
T /2

(14)

20

A energia el etrica recebida ou fornecida por um bipolo num intervalo [t0 , t] e determinada pela f ormula
t t

W (t, t0 ) =
t0

p() d =
t0

v () i() d .

(15)

Na pr atica, mede-se a energia el etrica em quilowatts-hora (kWh). Um kWh e a energia correspondente a 1 kW agindo durante uma hora. Logo, 1 kWh = 3, 6 106 joules. 5. Os Bipolos Elementares Passivos 5.1. Os Resistores O resistor e um bipolo passivo, pois absorve ou dissipa energia. Os resistores xos ser ao descritos por uma das rela c oes v = r(i) i = g (v ) resistor controlado por corrente, resistor controlado tens ao, (16) (17)

onde admitimos que v e i foram medidos com a conven c ao do receptor. A gura a seguir mostra a curva caracter stica de um resistor n ao

Se c ao 5: Os Bipolos Elementares Passivos

21

linear.

Se a curva caracter stica de um resistor e uma reta que passa pela origem, ent ao diz-se que o mesmo e um resistor linear xo ou ideal. Formalmente, o resistor ideal e denido pelas seguintes rela c oes entre tens ao e corrente: v = Ri i = Gv (18) (19)

Se c ao 5: Os Bipolos Elementares Passivos

22

em que R e G denotam, respectivamente, a resist encia (medida em ohms ()) e a condut ancia (medida em siemens (S)) do resistor. As Eqs. (18) e (19) correspondem ` a Lei de Ohm .

A pot encia instant anea consumida num resistor e dada por p = vi = Ri2 = Gv 2 . (20)

Se c ao 5: Os Bipolos Elementares Passivos

23

Merecem tamb em destaque os bipolos em que a rela c ao tens aocorrente e linear, mas com os coecientes de proporcionalidade variantes com o tempo. Esses bipolos s ao conhecidos como resistores vari aveis no tempo, sendo caracterizados por: v (t) = r(t)i(t) , i(t) = g (t)v (t) . (21) (22)

Exemplo. Um microfone de carv ao, usado no telefone, consta de uma resist encia realizada por gr anulos de carv ao comprimidos entre uma placa met alica e um diafragma, tamb em met alico, que vibra com a incid encia de uma onda sonora. A resist encia varia linearmente com press ao sonora. Suponha que uma onda sonora cossenoidal incida sobre o diafragma. Ent ao a condut ancia do microfone ser a g (t) = G0 (1 + cos w0 t) Se aplicarmos uma tens ao cont nua V resultar a uma corrente i(t) = g (t)V = G0 V + G0 cos w0 t

Se c ao 5: Os Bipolos Elementares Passivos

24

Portanto, a corrente no microfone ter a uma componente cont nua e uma componente alternada. Tipicamente, G0 = 0, 001S e V = 24 V. O diodo ideal e um bipolo n ao linear e com terminais n ao intercambi aveis.

O diodo se comporta um curto-circuito para tens oes positivas e como um circuito aberto para tens oes negativas. O diodo ideal n ao

Se c ao 5: Os Bipolos Elementares Passivos

25

permite a passagem de correntes negativas nem o aparecimento de tens oes positivas entre os seus terminais. Os diodos s ao u teis na constru c ao de modelos de circuitos eletr onicos, como veremos mais tarde neste curso. Finalmente, note que o curto-circuito corresponde a um bipolo com resist encia nula ou condut ancia innita. O circuito aberto e denido por um bipolo de resist encia innita ou condut ancia nula. 5.2. Os Capacitores Um capacitor e um bipolo capaz de armazenar cargas el etricas, de modo que a carga q (t) armazenada no instante t depende apenas da tens ao v (t) aplicada nos terminais do bipolo. e caracterizado pela rela c ao O capacitor ideal q (t) = Cv (t) C > 0, (23)

ancia , medida em farads (F). em que C e a capacit

Se c ao 5: Os Bipolos Elementares Passivos

26

Derivando (23), obtemos dv (t) . (24) dt Resolvendo (24) para dv e integrando o resultado entre os instantes i(t) = C

Se c ao 5: Os Bipolos Elementares Passivos

27

inicial t0 e o atual t, temos que v (t) = 1 C


t

i( ) d( ) + v (t0 ) ,
t0

(25)

onde v (t0 ) e a tens ao inicial no capacitor. A Eq. (25) mostra que a tens ao num capacitor e proporcional ` a integral da corrente que o atravessou, a menos de uma constante ar por isso que se diz que os capacitores t bitr aria. E em in ercia de tens ao (a tens ao nos terminais de um capacitor do mundo real n ao pode mudar instantaneamente). Voltaremos a este ponto mais ` a frente no curso. A pot encia instant anea recebida por um capacitor e dv (t) 1 dv 2 (t) = C . (26) dt 2 dt A Eq. (26) mostra que a pot encia poder a ser positiva ou negativa. Isto quer dizer que o capacitor pode receber ou fornecer energia. De fato, um capacitor e um dispositivo que armazena energia no campo el etrico presente no seu diel etrico (vide o curso de Eletromagnetismo) p(t) = v (t)i(t) = Cv (t)

Se c ao 5: Os Bipolos Elementares Passivos

28

de maneira revers vel: quando o campo no diel etrico diminui o capacitor devolve energia ao circuito. em-se a energia recebida Integrando-se (26) no intervalo [t0 , t] obt pelo capacitor
t

W (t, t0 ) =
t0

Cv ( )

dv ( ) d( ) = C d
v (t)

v (t)

v ( )dv ( ) =
v (t0 )

=C
v (t0 )

vdv =

C 2 [v (t) v 2 (t0 )] . (27) 2

Supondo que v (t0 ) = 0 (capacitor inicialmente descarregado ou sem energia armazenada), ent ao (27) indica que a energia armazenada em qualquer instante de tempo arbitr ario ser a dada por W = ou W = Cv 2 2 q2 . 2C (28) (29)

Se c ao 5: Os Bipolos Elementares Passivos

29

Se a rela c ao carga-tens ao no capacitor for linear com um coeciente dependente do tempo q (t) = C (t)v (t) (30) o capacitor e dito linear vari avel no tempo; sua capacit ancia C (t) ser a agora uma fun c ao do tempo. A corrente nesse capacitor e dada por i(t) = dq (t) = q (t) = [C (t)v (t)] = C (t)v (t) + C (t)v (t) . dt (31)

Se c ao 5: Os Bipolos Elementares Passivos

30

Se c ao 5: Os Bipolos Elementares Passivos

31

Se c ao 5: Os Bipolos Elementares Passivos

32

Se c ao 5: Os Bipolos Elementares Passivos

33

5.3. Os indutores Um indutor e um bipolo que pode armazenar energia no campo magn etico existente no seu interior. O campo magn etico e produzido pela corrente que o atravessa3 . Podemos implementar um indutor construindo uma bobina com um o condutor.
3 Voc e

aprender a a f sica do indutor em detalhes no curso de Eletromagnetismo.

Se c ao 5: Os Bipolos Elementares Passivos

34

Se c ao 5: Os Bipolos Elementares Passivos

35

Quando uma corrente atravessa um indutor ideal, a sua tens ao e dada por (conven c ao do receptor) di(t) , (32) dt em que L e a indut ancia, medida em henrys (H). A indut ancia mede o grau de oposi c ao oferecido pelo indutor ` a varia c ao de corrente nos e imposta, obviamente por um agente externo). seus terminais4 (que por isso que se diz que os indutores apresentam in E ercia de corrente (a corrente que ui por um indutor pr atico n ao pode mudar instantaneamente). v (t) = L
4 Lei

de Lenz, vide curso de Eletromagnetismo.

Se c ao 5: Os Bipolos Elementares Passivos

36

Se c ao 5: Os Bipolos Elementares Passivos

37

Resolvendo (32) em rela c ao a di e integrando de t0 a t obtemos i(t) = 1 L


t

v ( )d( ) + i(t0 ) .
t0

(33)

A pot encia recebida pelo indutor e di(t) L di2 (t) = . dt 2 dt A energia recebida no intervalo [t0 , t] e p(t) = v (t)i(t) = Li
t t

(34)

W (t, t0 ) =
t0

v (t)i(t)dt =
t0

L =L

di(t) i(t) dt = dt
i(t)

i di =
i(t0 )

L 2 [i (t) i2 (t0 )] . (35) 2

Quando i(t0 ) = 0 (condi c oes iniciais quiescentes), a energia armazenada num indutor atravessado por uma corrente i, qualquer que seja o tempo, e Li2 W = . (36) 2

Se c ao 5: Os Bipolos Elementares Passivos

38

Portanto, a energia armazenada pelo indutor e fun c ao exclusiva da corrente que o atravessa. Esta energia armazenada no campo magn etico vel, sendo entregue ao circuito quando o campo diminui. e revers

NOTA: ALGUMAS FIGURAS DESTA AULA FORAM RETIRADAS DO LIVRO [2] (vide Refer encias). Refer encias [1] L. Q. Orsini, D. Consoni, Curso de Circuitos El etricos - Volume 1. 2a ed., Editora Edgard Bl ucher Ltda, 2002. [2] C. K. Alexander, M. N. O. Sadiku, Fundamentos de Circuitos El etricos. Bookman, 2003. 38

Vous aimerez peut-être aussi