Vous êtes sur la page 1sur 7

Sociologia do Trabalho

01- As opes abaixo do seguimento coerente e lgico ao trecho citado, exceto uma delas. Aponte-a. "Na interpretao de Max Weber acerca da doutrina calvinista em "A tica Protestante e o Esprito do Capitalismo", publicado inicialmente em 1905, o conceito de trabalho no sentido ascese, operou uma ruptura com a tradio crist que separava a vida espiritual do mercado. A recompensa pelo trabalho passou a ser entendida como sinal de cumprimento do dever espiritual e da escolha divina." (Kumar, 1985) a) Resta aos homens submeterem-se ao seu destino e no exerccio do seu trabalho, gozar dos bens deste mundo. b) Na "tica Protestante e o Esprito do Capitalismo" mostra-se que se criou um ethos novo que conduz, na modalidade de um imperativo moral, uma elite protestante a investir-se no trabalho e na indstria. c) O fundamento da sociedade capitalista caracterizado pela tica social e divina do dever. d) Em virtude da doutrina protestante, o xito no mundo terreno atravs de uma atividade profissional , antes de tudo, um meio de glorificar a Deus. e) Comportamentos individuais e de grupo voltados para uma vida dedicada ao trabalho so considerados absolutamente adequados vida espiritual.

02- A partir do contedo do texto abaixo considerar a incoerncia de uma das opes que dele se deduz. O trabalho dos assalariados no remunerado medida de seu resultado. Os detentores dos meios de produo apropriam-se da mais-valia, ento, concluiu Marx, existe explorao. Esta apropriao est no corao dos conflitos de classe. O princpio desta condio que o trabalhador seja livre para vender seu trabalho a quem quiser. O que regula esta venda o contrato de trabalho. a) O valor de troca do trabalhador sempre inferior ao seu valor de uso. Isso oferece as bases para a existncia da explorao capitalista. b) Entre o trabalho livre e a explorao, nos termos de Marx, est sempre presente a dificuldade do trabalhador em barganhar seu valor real na assinatura do contrato de trabalho. c) Pelo fato de o trabalhador livre ser destitudo de todo meio de produo, ele se submete condio de explorao quando vende a sua fora de trabalho no mercado. d) Marx desmascara a armadilha da economia "vulgar", aquela que consiste em acreditar nas aparncias do jogo da oferta e da demanda para analisar os fenmenos de troca no mercado.

e) O trabalho livre oferece ao trabalhador elementos de barganha na assinatura do contrato de trabalho fazendo desaparecer a explorao no processo de trabalho.

03- H uma incompatibilidade de contedo entre o sentido do texto abaixo e uma das opes que seguem. Assinale-a. "O trabalho pode existir segundo formas sociais diferentes. A anlise de suas relaes com a famlia revela a estreita imbricao das esferas do profissional e do domstico. O movimento que se instaurou atravs do assalariamento conduziu a uma pulverizao da forma famlia, o trabalho profissional se exteriorizando em relao a ela. Entretanto a relao de articulao entre os dois se manteve: a famlia participando ao mesmo tempo de uma atividade produtiva e do sustento domstico para assegurar a reproduo do conjunto de seus membros. O trabalho profissional e o trabalho domstico tm, entre si, relao de justaposio quando realizados juntos num s lugar. Entretanto, essas relaes de imbricao persistem da mesma forma, quando eles so aparentemente dissociados." (De Coster e Pichault, 1994) a) A passagem do artesanato manufatura exigiu novo perfil profissional dos trabalhadores. Nesse sentido o trabalho exigido na manufatura era qualitativamente incompatvel com o trabalho domstico. b) A transferncia de qualificao "s vezes se opera no sentido inverso" do profissional ao domstico; por exemplo, o exerccio profissional de trabalho manual pelos homens torna-se atividade de reparos domsticos nas suas famlias. c) A famlia a unidade, a instncia social que permite a regulao do trabalho entendido como o conjunto do profissional e do domstico, sendo, portanto, o lugar da regulao do trabalho. d) A ocorrncia simultnea no mesmo espao dos dois tipos de atividade profissional e domstico conduz no s a dificuldade de separar claramente o que diz respeito a uma ou outra atividade, mas tambm a uma intensificao da produo domstica. e) A qualificao exigida no trabalho profissional feminino guarda estreita relao com aquelas qualidades exigidas no trabalho domstico.

04- A reflexo abaixo permite vrios desdobramentos sobre a "diviso sexual do trabalho". Uma das apresentadas falsa; assinale-a. "A diviso sexual do trabalho, um fato persistente na histria humana, foi muitas vezes tratado como um fenmeno invarivel no tempo. Contrariando esta tendncia, abordagens mais amplas passaram a sublinhar o carter especfico da subordinao por sexo entendido como assimetria nas relaes de gnero. Desse modo pretendiam salientar o carter socialmente constitudo destas diferenas, enfatizando as dimenses sociais e culturais da subordinao." (Bandeira, 1997) a) A assertiva segundo a qual no Brasil o "trabalho tem um sexo" mostra o quanto a legislao trabalhista tem dificuldade em incorporar a especificidade de gnero na questo da eqidade.

b) Do ponto de vista internacional, historicamente as polticas sociais foram dirigidas a fixar a mode-obra feminina no mbito familiar, reforando desta forma a menor presena da mulher no mercado de trabalho, devido diviso sexual do trabalho. c) Mesmo nas camadas de renda mais desfavorecidas, o trabalho feminino submetido a uma maior precarizao, pois nestas a mulher vista com ressalvas pelos empregadores devido sua prpria condio de mulher. d) Do pondo de vista histrico, o processo de diferenciao entre os sexos, em termos de relaes de hierarquia e subordinao, aprofundam-se com as complexidades crescentes da sociedade capitalista, com sua especializao e com o aumento da produtividade. e) A generalizao de uma diviso do trabalho sexualmente ordenada estaria baseada no controle exercido sobre o trabalho da mulher e dos filhos, construdo como base no poder masculino.

05- Assinale a nica opo falsa que pode decorrer da reflexo abaixo. "A manufatura padro na transio do artesanato para a manufatura a txtil. nesse setor de produo que ocorreram as transformaes mais significativas. A produo baseada na cooperao desaparece quando se instalam as manufaturas nas cidades europias e so elas que respondero pela separao entre capital e trabalho, acelerando a diviso do trabalho complexo nas grandes indstrias no capitalismo". (C.R. Oliveira, 95) a) Sem dvida a diviso do trabalho e a produo de mercadorias so fundamentais para explicar o papel das manufaturas na transio mesmo se vrios fatores so imbricados sem poder dizer que um dominante. b) A partir do sculo XVI o trabalho artesanal comea a modificar-se. O aumento da demanda exige a expanso das oficinas e a melhoria qualitativa dos tecidos o algodo e a seda convivem com a l. Neste momento, altera-se a condio do trabalhador. c) A transio do artesanato para a manufatura significou a urbanizao da produo de mercadorias. As oficinas expandem-se e instalam-se nos subrbios das cidades, livrando-se gradativamente das regulamentaes feudais. d) A diviso do trabalho organizada para atender ao aumento da demanda com maior produtividade. Nesses casos, a diviso profissional do trabalho substituda pela diviso tcnica do trabalho. e) A lgica das corporaes era suficientemente slida para se adaptar com agilidade s novas condies da economia europia de ento. Mesmo reagindo contra a diviso do trabalho, as corporaes sobreviveram diante da nova realidade econmica.

06- Assinale a nica deduo incorreta entre aquelas apresentadas a partir do texto. "Economistas clssicos (Ricardo) destacavam o fato de que a incorporao de mquinas nos processos produtivos poderia ser poupador de mo-de-obra, o que os levou a concluir que o desemprego tecnolgico resulta do impacto da tecnologia sobre o mercado de trabalho. Nesse sentido, do ponto de vista macroeconmico, sempre que houver crescimento sistemtico da

produtividade do trabalho superior ao do produto, face incorporao de algum tipo de inovao, estar-se- diante de um processo poupador de mo-de-obra". (Catami, 1997) a) Ao nvel das firmas, existe sempre uma tendncia inovao tcnica da produo sem maiores cuidados com os impactos que esta vocao possa provocar no mercado de trabalho total. b) O principal impasse das polticas pblicas de emprego adequar decises macroeconmicas lgica das empresas vistas isoladamente. Nestas, a evoluo tecnolgica para aumentar a produtividade parte constitutiva da sua lgica de existncia e vem antes da funo social de gerar novos postos de trabalho. c) A inovao tecnolgica da produo gera desemprego crescente na indstria, mas no conjunto geral do total de emprego ofertado na economia o resultado um saldo de soma zero entre emprego e desemprego. d) Com o progresso tcnico incorporado ao processo produtivo, a produtividade do trabalho aumenta substancialmente. Assim as empresas tendem a priorizar investimentos em tecnologias modernas que lhes garantem maior produtividade e menor problema na relao empregador/empregado. e) Todas as anlises sobre a relao progresso tcnico/trabalho desenvolvidas a partir dos economistas clssicos apontam na direo de comprovao das teses ento elaboradas. Entretanto, o mundo atinge um estgio no desenvolvimento de novas tcnicas de produo e de suas funes sociais que se torna urgente rever a sua adequao s necessidades sociais do emprego.

07- Assinale a nica opo que contraria os elementos dados na afirmao abaixo. "Kets de Uries desenvolve o exemplo de Iacocca, executivo da Crysler, destacando que, alm de seu agudo senso pelo teatro que lhe permitiu obter uma ajuda financeira do Estado, ganhar os sindicatos para uma reduo dos salrios e convencer o pblico de comprar seus veculos, ele possua um estrito conhecimento da indstria automobilstica, de seus princpios e de seus objetivos. Ele sabia o que significava fabricar um automvel e como se articulam as diversas fases do processo de produo... justamente um saber assim preciso que deu sua viso as condies para redefinir os rumos da empresa. A partir do caso Iacocca, percebe-se que o poder de deciso na grande empresa no se confunde, necessariamente, com a propriedade da empresa". (De Coster, F. Pichault, 1994) a) Para uma eficaz administrao da empresa necessria a coincidncia entre a capacidade de liderana e a propriedade dos meios de produo. Esta seria a condio perfeita para o aparecimento do Leadership e o sucesso empresarial. b) Para ser um Leadership trs elementos devem funcionar juntos: a convico do lder, a competncia do lder, que o deixa mais ou menos apto para fazer frente s dificuldades do grupo e a situao na qual o lder tem que assumir o exerccio de suas qualidades e competncias.

c) Podemos classificar a capacidade interior do lder segundo trs pontos: a capacidade visionria, a capacidade comunicativa e uma imagem de si, forte e coerente. d) Na grande empresa moderna a classe dirigente mescla simultaneamente a dominao carismtica (capacidade de convico) e a dominao legal (poder oriundo de um direito abstrato e impessoal), sobretudo porque no interior da classe existem diferentes posies de classe. e) As capacidades prprias do lder lhe do os elementos necessrios para que ele se diferencie dos outros, dando ao grupo o que necessrio para a situao no momento certo. Nesse sentido, os lderes so aqueles que so colocados no lugar para fazer a gesto de uma crise e so dispensados quando esta se resolve.

08- Assinale a nica opo que no corresponde ao contedo do texto abaixo. "A experincia clnica nos ensina que, fundamentadamente, o sujeito, em sua relao com o trabalho, espera que a organizao do trabalho lhe oferea uma possibilidade de contribuio, e no, como se diz com tanta freqncia, que ela lhe oferece unicamente uma retribuio. Por trs dessa expectativa de poder fornecer uma contribuio no campo do trabalho, h sem dvida uma busca de identidade." (C. Defours, 1993) a) A expectativa de contribuio no trabalho exige certos fatores como o de confiana nas relaes de trabalho. b) A condio da "contribuio" exige que se diminua a coero e a fiscalizao sobre os trabalhadores. c) O exerccio da criatividade tem a ver com a esfera do sofrimento e permite a construo de identidade no trabalho, aliviando tambm o sofrimento. d) Uma excelente retribuio monetria condio necessria e suficiente para se situar no interior do mundo do trabalho. e) A contribuio no trabalho exige que seja convocada a inteligncia prtica e a mobilizao do corpo.

09- Assinale a nica reflexo falsa entre as cinco opes apresentadas a partir do texto abaixo. O irrompimento do movimento grevista em 1978, por meio do sindicato dos metalrgicos do ABC paulista, impe uma nova fase na ao sindical em todo o pas. O termo "novo sindicalismo" passou a ser utilizado como expresso da atuao dos sindicatos identificados com lutas mais amplas como o fim da ditadura militar, a ao poltica contra as polticas econmicas recessivas e de arrocho salarial, o apelo negociao coletiva e greve. (C. E. B. Oliveira e L.Mattoso, 1996) a) O movimento grevista de 1978 se coloca no bojo de um conjunto de movimentos sociais que eclodiram no Brasil durante aquela dcada e fez, a partir de ento, aparecer um ato renovado na cena poltica do pas.

b) A poltica econmica em vigor no pas, a partir do momento em que eclodem as greves do ABC paulista, passa a considerar as propostas apresentadas durante o movimento, modificando assim parte de suas prioridades. c) A partir do aparecimento do novo sindicalismo no Brasil, a poltica salarial passou a ser definida levando em conta as variaes no PIB, terminando assim o arrocho salarial. d) A cultura do dissdio coletivo que caracterizava a forma de atuao sindical no perodo anterior aos anos 70 foi, de certa forma, alterada pela ampla prtica da negociao coletiva. e) Com o novo sindicalismo pode-se afirmar que ocorreram mudanas na articulao dos setores estatais, empresariais e trabalhistas.

10- Assinale a nica opo falsa a partir do contedo do texto abaixo. "O abismo social no interior da prpria classe trabalhadora reduz fortemente o poder sindical, historicamente vinculado aos trabalhadores estveis e, at agora, tem sido incapaz de aglutinar os trabalhadores, parciais, temporrios, precrios da economia informal, etc. Com isso comea a desmoronar o "sindicalismo vertical", herana do fordismo, mais vinculado categoria profissional mais corporativa. (Antunes, 1995) a) Na sociedade brasileira a presena de formas precrias de trabalho um fenmeno inquestionvel. Isso vem provocando uma enorme dificuldade na organizao dos sindicatos no pas, provocando srios limites constituio de um sindicalismo horizontalizado que consolida a identidade de classe dos trabalhadores. b) Os trabalhadores a domiclio e os trabalhadores de pequena empresa so marcados por formas de controle que misturam relaes familiares com relaes de trabalho e reproduzem a situao clssica de controle direto sobre os trabalhadores. c) H uma dificuldade estrutural em se passar de um sindicalismo vertical para outro horizontal, em funo da fraca mobilizao dos trabalhadores do setor informal que encontram barreiras estruturais, em se transformarem em classes para si. d) A identidade operria na conjuntura atual tem-se fortalecido sobretudo pela expanso do sindicalismo horizontal, agregando o coletivo de trabalhadores dos diferentes setores do pas. e) Os sindicatos podem se organizar por ramos, por categoria e por empresa e a estrutura sindical pode fundamentar-se num sindicato nico (no caso do Brasil) ou no pluralismo sindical (modelo europeu).

GABARITO:

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

Vous aimerez peut-être aussi