Vous êtes sur la page 1sur 3

O Problema da Filosofia do Direito

MORRISON, Wayne. Filosofia do Direito: dos gregos aos ps-modernistas. So Paulo: Martins fontes, 2006. 1 - O campo de interesse da filosofia do direito ou o que significa perguntar o que o direito? Ideia Principal: Em resumo, a filosofia do direito pode ser definida como a resposta pergunta o que direito? Na verdade a concepo mais ampla da filosofia do direito no deve ficar restrita a uma ou outra ideia sobre o direito, mas sim perguntar-se como possvel haver tanta diversidade, jamais deixou de ser uma aliada do ser humano em sua busca de conhecimento e em sua compreenso reflexiva da humanidade. 2 A necessidade de reflexividade? Ideia Principal: O texto aponta vrios pontos importantes ressaltando um que PE a questo independente, apresentando a natureza do positivismo jurdico, como forma dominante na jurisprudncia. O direito reflexivo analisado, como uma sntese superadora dos limites do Direito formalmente racional e da racionalidade jurdica material, respeitando a dinmica prpria dos outros subsistemas sociais, mas impondo-lhes restries possibilitadoras da combinao de todas as partes. 3 O positivismo jurdico como tradio dominante na jurisprudncia moderna. Ideia Principal: Positivismo jurdico fiel aos princpios do positivismo filosfico. O direito pode ser estudado e bem compreendido mediante a adoo da metodologia desenvolvida pelas cincias naturais ou fsicas. O positivismo despreza os juzos de valor para se apegar apenas aos fenmenos observveis, pois o direito no algum fenmeno estvel ou essencialmente transistrico, mas sim fenmenos empricos diferentemente constitudos em contextos socioistricos variveis. 4 Embora o positivismo jurdico dominado as perspectivas modernas, existe atualmente uma pluralidade de perspectivas ps-positivas: na ps-modernidade, esse o problema de se fazer a pergunta sobre o direito.

Ideia Principal: O positivismo jurdico como ideologia apresentaria uma verso extremista e uma moderada. A verso extremista carateriza-se por afirmar o dever absoluto de obedincia lei, enquanto tal. Tal afirmao no se situa no plano terico, mas no plano ideolgico, pois no se insere na problemtica cognoscitiva referente definio do direito, mas numa valorativa relativa determinao do dever das pessoas. 5 Confrontando a modernidade de Dworkin a Blade Runner. Ideia Principal: Dworkin nos apresenta como produto do direito, atravs de uma cincia de direito filosfica e interpretativa, podemos encontrar respostas a questes de identidade, satisfazer nossa necessidade de identificao com nossas principais instituies social e estimular o desenvolvimento progressivo de nossa histrica jurdica sociopoltica. Blade Runner apresenta uma mensagem de que os elementos centrais de nosso perodo moderno tinham por base, equvocos e desacerto. 6 possvel acreditar numa filosofia do direito capaz de contar uma historia verdadeira do imprio do direito na ps-modernidade? Ou ser a ps-modernidade uma perda de f nas narrativas coerentes, no progresso e na possibilidade de justia? Ideia Principal: Na verdade parece difcil apresentar uma exposio da filosofia jurdica que possa conter os dois conjuntos de posies de tal modo que se possa estabelecer qualquer dialogo entre eles. 7 O problema de oferecer narrativas coerentes nas condies pluralistas e multiformes da modernidade tardia ou da ps-modernidade. Ideia Principal: A humanidade vai analisar o mundo, adquirir um conhecimento seguro e utiliz-lo para criar uma sociedade justa. Com freqncia cada vez maior, conflitos de perspectivas, imagens, redes de comunicao e capacitao tecnolgica essa exploso de imagens saberes complica todas as formas de identidade social e cria duvidas existenciais que dificultam a ao coerente, trazem consigo o medo da falta de sentido das coisas e intensificam a exigncia de infalibilidade tcnica; o enfrentamento desse caos aparente o dilema ps-moderno.

8 A problemtica especifica de se analisar o direito no contexto da psmodernidade. Ideia Principal: Inversamente, contudo, aceitar que estamos destinados a oferecer interpretaes e reinterpretaes tambm implica que o ser humano tem a ver com a transformao continua, com eventos e projetos, com o dialogo e a interpretao. E com a necessidade de criar estruturas de orientaes; da o direito.

Vous aimerez peut-être aussi