Vous êtes sur la page 1sur 6

http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/biologia/0026.html http://pt.wikipedia.

org/wiki/Fixa%C3%A7%C3%A3o_do_carbono

Nos microorganismos particularmente importante o chamado Ciclo de Krebs Reverso, a verso redutora ou anablica deste importante ciclo, que tambm chamado de ciclo do cido ctrico ou ciclo dos cidos tricarboxlicos. extensamente utilizado por organismos litoautotrficos e fotoautotrficos. Sua distribuio filogentica e suas caractersticas qumicas sugerem que este ciclo tenha sido um dos processos metablicos mais primitivos na histria da vida na Terra. Outros processos utilizados por microorganismos so o ciclo redutivo da Acetil CoA comum em Archaea de hbito metanognico, e as vias do hidroxipropionato, hidroxibutirato e da serina

- Crescimento de Rhizobium nos meios MA e MYEA A fixao de azoto ocorre apenas no ndulo, na situao de simbiose entre a planta e Rhizobium . Uma vez isoladas a partir dos ndulos, as bactrias perdem a sua capacidade de fixar azoto atmosfrico, e cr escem apenas em meios de cultura com uma fonte de azoto apropriada, como o extracto de levedura que faz parte dos constituintes do meio MYEA. As colnias de Rhizobium so brancas, apresentando uma superfcie lisa e brilhante (Figura 4.3-A). As colnias com outras morfologias no so consideradas como pertencendo a este gnero, tratando-se de cont aminantes intracelulares do ndulo ou de outros microrganismos do solo que no fora m removidos pelo tratamento de desinfeco e de lavagem.

2.0 A biorremediao
Uma das tcnicas usadas na recuperao de ambientes contaminados por leo a chamada biorremediao. Ela utiliza micro-organismos capazes de degradar esse poluente, transformando suas molculas em outras mais simples, que possam ser aproveitadas em seu metabolismo, gerando biomassa e energia (ver 'Biorremediao: tratamento para derrames de petrleo', em CH n 179). Esse processo pode ser reforado com o emprego de plantas associadas a comunidades de bactrias que apresentem metabolismo especifico para remover, capturar ou degradar substncias txicas do ambiente. Nesse caso, a tcnica denominada fitobiorremediao. O uso de plantas para auxiliar a limpeza de ambientes impactados baseia-se na existncia de micro-organismos capazes de consumir os poluentes e de se associar s razes desses vegetais. Desse modo, a remoo e/ou degradao dos contaminantes pode ocorrer tanto na superfcie quanto em reas mais profundas do solo. Aplicada no local poludo pelo petrleo, essa estratgia no perturba o ambiente, mas, ao contrario, ajuda a recuperar a cobertura vegetal, o que tambm contribui para o controle da eroso.

Alem da atuao dos micro-organismos, as plantas tm mecanismos para remover e modificar contaminantes presentes nos solos (Figura 2). Elas podem degradar poluentes orgnicos por meio de sua atividade enzimtica, em um processo conhecido como fitodegradao. Outro mecanismo e a fitovolatilizao, que acontece quando os poluentes so absorvidos pelas razes (com a ajuda de bactrias), convertidos metabolicamente em compostos no txicos e liberados na atmosfera. Os contaminantes tambm podem ser transformados quimicamente e incorporados lignina, substncia que compe a parede vegetal, o que evita sua mobilizao no ambiente esse processo, do qual bactrias simbiontes tambm participam, a fitoestabilizao. As plantas podem ainda extrair o poluente do solo e acumul-lo (em sua conformao original) em seus tecidos, no mecanismo chamado de fitoextrao.

Figura 2. A interao entre plantas e micro-organismos permite diversos mecanismos de limpeza de poluentes orgnicos em sedimentos, na chamada fitobiorremediao

A fitoestimulao, que envolve a rizosfera, a biodegradao de poluentes orgnicos pelos micro-organismos aderidos s razes das plantas. conhecida tambm como rizodegradao. Isso significa que a comunidade de micro-organismos que pode se desenvolver no solo graas presena dessas razes pode, com suas enzimas, degradar e consumir os contaminantes. Assim, a fitoestimulao pode ser considerada um dos melhores mecanismos de recuperao de reas impactadas.

Pesquisas no Brasil
A fitobiorremediao ainda pouco explorada no Brasil, e em geral as pesquisas existentes descrevem experincias realizadas em laboratrio. Em 2000, porm, consrcios de bactrias capazes de degradar componentes do petrleo foram

identificados no solo de manguezal da Baia da Guanabara (Figura 3) e estudou-se sua aplicao nas reas onde vivem para ajudar na limpeza de derramamentos de leo, um feito indito na Amrica Latina. A identificao dos consrcios e os estudos foram feitos, com financiamento da Agncia Nacional do Petrleo, pelo Laboratrio de Microbiologia Marinha da Universidade Federal Fluminense, coordenado por uma das autoras (Crapez). O uso, para a limpeza de derramamentos de petrleo, de consrcios bacterianos do prprio ambiente impactado ecologicamente correto, pois no coloca nesse ambiente organismos exticos ou invasores.

Figura 3. Estudos sobre bactrias que consomem petrleo e sobre seu uso na limpeza de reas atingidas por derramamentos vm sendo feitos nos manguezais da rea de Proteo Ambiental de Guapimirim no Rio de Janeiro.

Outro estudo, desenvolvido em 2004 (tambm por Crapez e colaboradores), avaliou o uso da fitobiorremediao em sistemas vegetais de manguezal, concluindo que a rvore conhecida como mangue-vermelho (Rhizophora mangle) a mais adequada para o reflorestamento de ambiente impactado por leo. Os resultados revelaram que, em suas razes, ocorreu adeso e manuteno de biofilme de bactrias capazes de degradar os componentes do petrleo. Assim, a rizosfera possibilitou a essas plantas superar os efeitos da contaminao do solo e obter nutrientes para o crescimento do caule e o aumento do nmero de folhas. Em 2006, mais uma pesquisa, tambm realizada em manguezal, na Baa da Guanabara, pela biloga e geoqumica Elcia M. S. Brito, avaliou a atuao de consrcios bacterianos na degradao de leo. Esse trabalho determinou, em experimentos de campo, que a aplicao direta das bactrias na superfcie, nas reas onde ocorreu derramamento de petrleo, no a opo mais adequada, j que a disperso destas no solo no significante e a recuperao ambiental extremamente baixa. A alternativa mais eficaz, segundo os resultados obtidos, a inoculao dos consrcios bacterianos diretamente nas rizosferas das plantas (o que pode ser feito pela amplificao dos con-

srcios bacterianos em laboratrio e posterior aplicao dentro do solo, na rea das razes, ou pelo plantio de mudas j com bactrias aderidas s suas razes). Trabalho recente (2008), realizado por outra autora deste artigo (Chequer), tambm investigou a tcnica de fitobiorremediao para recuperao de manguezal impactado por petrleo, usando trs espcies vegetais que vivem nesses ambientes: manguevermelho (R. mangle), mangue-branco (Laguncularia racemosa) e mangue-preto ou siriba (Avicennia schaueriana). Mudas dessas espcies germinadas em viveiro construdo prximo ao manguezal (Figura 4) receberam a adio de consrcios bacterianos (10 milhes de clulas por cm3) capazes de usar hidrocarbonetos de petrleo como fonte de carbono e energia.

Figura 4. Nos experimentos realizados na baa da Guanabara, vm sendo utilizadas mudas de plantas de manguezal produzidas j com consrcios de bactrias que degradam petrleo associadas s suas razes.

Durante o experimento, foram analisados aspectos das plantas em crescimento (tamanho do caule e nmero de folhas), alm de taxas de mortalidade das mudas e nmero de bactrias na rizosfera. Constatou-se que a biomassa bacteriana no variou durante o experimento. As espcies de manguezal apresentaram diferentes taxas de crescimento e mortalidade, mas R. mangle mostrou melhor desenvolvimento para a fitobiorremediao. O estudo revelou que fatores ambientais como tipo de solo, teor de matria orgnica, quantidade de gua, disponibilidade de oxignio e nutrientes, radiao solar e salinidade podem influenciar na fitobiorremediao de solos contaminados por leo. Os estudos realizados sobre a utilizao de consrcios de bactrias associados a espcies vegetais de manguezais para auxiliar a recuperao desses ecossistemas em caso de derramamentos de petrleo tm indicado que essa tcnica promissora. Ela pode ser uma alternativa a outros mtodos empregados hoje em acidentes desse tipo, apresentando vantagens ecolgicas (por utilizar tanto plantas quanto bactrias j existentes em manguezais) e econmicas (em razo do baixo custo). Derramamentos de petrleo atingem com certa frequncia ambientes costeiros, apesar das medidas de preveno adotadas por empresas do setor petrolfero, o que justifica a busca por mtodos de limpeza de reas contaminadas que combinem maior eficcia e menor perturbao possvel do ambiente natural.

Departamento de Geologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro

2.1 A regio do solo onde as razes das plantas se desenvolvem, pouco abaixo da superfcie, chamada rizosfera. uma rea rica em micro-organismos, dentre eles diversas bactrias, que utilizam substncias orgnicas (acares, cidos orgnicos e outras) liberadas pelas razes como fontes de carbono e energia para seu crescimento e sua reproduo. A estimulao do crescimento microbiano pelas razes conhecida como 'efeito rizosfera'. O estudo dessa relao de simbiose entre bactrias e plantas revelou mecanismos capazes de degradar poluentes presentes no sedimento, com menor prejuzo ao meio ambiente e custo mais baixo. A rizosfera a regio do solo onde as razes das plantas crescem e conseguem gua, sais minerais e nutrientes e tambm estabelecem relaes com as razes de outros vegetais e micro-organismos, como bactrias e fungos. Essas interaes so influenciadas tanto pelas caractersticas fsico-qumicas do solo quanto pela produo e liberao de substncias qumicas pelas razes. Algumas substncias, por exemplo, inibem o crescimento de outras plantas, ajudando as espcies que as produzem na competio por espao, em um mecanismo denominado alelopatia. A rizosfera, portanto, tem grande importncia para o desenvolvimento da planta. Um fenmeno caracterstico da rizosfera a associao de bactrias e fungos com as razes das plantas. Muitos micro-organismos existentes nessa parte do solo aderem s razes e estabelecem com as plantas uma relao mutuamente vantajosa (uma simbiose). Como as bactrias so extremamente pequenas, com dimetro geralmente medido em micrmetros (um equivale bilionsima parte do metro), as razes servem como suportes eficazes para a vida desses seres diminutos. Uma simbiose importante para a agronomia mundial a associao de bactrias fixadoras de nitrognio (principalmente dos gneros Rhizobium, Bradyrhizobium e Azorhizobium) com as razes de leguminosas, famlia de plantas que inclui algumas das espcies mais utilizadas como alimento, como soja, feijes, lentilha e outras. Essas bactrias transformam o nitrognio gasoso presente no ar (que penetra nos poros do solo) em compostos assimilveis pelas plantas e pelos demais seres vivos. O processo, chamado de fixao biolgica do nitrognio, pode inclusive suprir todas as necessidades das plantas quanto a esse nutriente, como foi constatado na cultura da soja, permitindo dispensar a aplicao de fertilizantes qumicos (ver Parceiras verdes, em CH n 220). A importncia desse processo no desenvolvimento de leguminosas pode ser confirmada, por exemplo, em iniciativas como a realizada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria (Embrapa) no Estado do Rio de Janeiro para o controle da eroso. Na

regio entre os municpios de Barra Mansa e Japeri, constatou-se, no inicio dos anos 2000, a existncia de cerca de mil voorocas, enormes valas produzidas pela eroso de reas onde a vegetao original foi destruda (pela retirada de florestas, por queimadas ou pela ocupao desordenada do terreno). Calculou-se que cada vooroca equivalia perda de cerca de 20 mil toneladas de solo, levadas para o Rio Paraba do Sul. O impacto ambiental ao longo de toda a regio era imenso: algo como o lanamento de dois milhes de caminhes de aterro no rio. Para recuperar as reas afetadas, a Embrapa instalou obstculos com materiais alternativos nas voorocas e plantou mudas de leguminosas j com bactrias fixadoras de nitrognio associadas s suas razes. Como resultado, a reduo da emisso de sedimentos pelas voorocas foi de 90% no primeiro ano e prxima de 98% aps cinco anos. As interaes entre razes e micro-organismos o efeito rizosfera permite no apenas um aumento da biomassa e da atividade bacteriana no solo, mas tambm uma ao seletiva sobre o desenvolvimento de bactrias. Isso significa que possvel utilizar esse efeito para alterar a diversidade dos grupos bacterianos, favorecendo um ou mais grupos com finalidades especficas, como combater os efeitos de episdios de poluio ambiental (derramamentos de petrleo, por exemplo).

Vous aimerez peut-être aussi