Vous êtes sur la page 1sur 8

PERSPECTIVAS SOBRE VERDADE E SUJEITO NOS ROMANCES A CORTE DO NORTE E O MOSTEIRO DE AGUSTINA BESSA-LUS

Marcelo Brando Mattos Mestrando em Literatura Portuguesa e Literaturas Africanas de Lngua Portuguesa Universidade Federal Fluminense (UFF).

RESUMO: A narrao como um discurso de muitas vozes, cada uma delas atrelada a um sujeito que aposta em determinada verdade. esse o substrato de defesa deste artigo, que traz dois romances de Agustina Bessa-Lus para representar a literatura contempornea portuguesa e seus procedimentos de dissipao e fragmentao narrativas.

PALAVRAS-CHAVE: Sujeito, verdade, plurivocalismo.

ABSTRACT: The narration like a speech of many voices, each one of them harnessed to a subject that bets on determined truth. This is the substrate of defense of this article, which brings two novels of Agustina Bessa-Lus to represent the contemporary Portuguese narrative literature and his proceedings of waste and fragmentation.

KEY WORDS: Subject, truth, multi-vocalism.

2 A literatura contempornea tem incrementado discusses acerca dos elementos romanescos descritos h tempos pela teoria literria, que passam a ser repensados em textos que rompem com fronteiras delimitadoras de gneros, de constituintes narrativos ou de quaisquer outros referentes literrios. Se o romance, em sua gnese, j era () definido como um fenmeno plurilingstico, pluriestilstico e plurivocal (BAKHTIN, 1990, p.73), hoje suas muitas linguagens, estilos e vozes ainda se multiplicam e se imbricam, quando os autores eliminam as transferncias que alternam o discurso de uma voz para outra, de um estilo para outro, de um gnero para outro. H, nesse sentido, um olhar multifacetado para as categorias sujeito e verdade que atravessam os romances que hoje se produzem. O sujeito-autor, o sujeito-narrador, os sujeitos-personagens (e os sujeitos-leitores), por exemplo, passam a ser categorias movedias (ou menos rgidas), esbarrando-se em suas funes, mesclando informaes antes exclusivas a uns e outros. Da mesma forma, a linearidade que conduz a narrativa (e que se presta inteligibilidade do leitor) substituda por um mosaico textual a se costurar na leitura, abolindo a passividade da recepo da obra e, na outra extremidade, desarticulando a autoridade do emissor: a verdade no texto se dissipa. A vida no para os que a compreendem, para os que a praticam" (BESSA-LUS, 1996, p.200). Estamos em um ambiente dizem as entrelinhas desse recorte aforstico de A Corte do Norte onde no se pretendem objetos prontos e acabados, mas processos. A linearidade, fio mestre e condutor da compreenso, cede lugar disperso proposta por muitos caminhos possveis. A objetividade mergulha no vazio da incompletude, vazio com infinitos preenchimentos. A previsibilidade substituda pela instabilidade. A geometrizao racional depara-se com a mutabilidade das formas. assim o mundo que escreve (de onde escreve) Agustina Bessa-Lus e por onde quer conduzir o leitor. assim o universo escrito e descrito pelo autor contemporneo. A Corte do Norte uma obra exemplar para ilustrar essa discusso acerca do sujeito e da verdade na contemporaneidade. A comear pela construo das personagens. A idia personalstica de um algum constitudo como representante humano (ou de pessoa especfica, ou de categoria subjetiva), prpria tradio romanesca da construo de personagens, no se d neste texto de Agustina Bessa-Lus. Rosalina, supostamente sua personagem principal apresentada de modo poliforme: possui muitos nomes (Boal, Rosalina, Baronesa do Mar), tem a identidade questionada (teria sido ela a atriz Emlia, ou a imperatriz Sissi?), teve origens discrepantes (ora foi pobre, ora nasceu em famlia nobre), teve diversos fins (atirou-se das falsias, caiu acidentalmente, foi assassinada pelo marido, voou como uma deusa, fugiu para a Europa, sofreu de doena fatal, enlouqueceu?). As verses discrepantes sobre a vida da personagem so apresentadas com um tom __________________________
1. Na verdade, a narrativa vagueia pelas inmeras personagens que entrecortam o fio da meada, mas a memria de Rosalina sempre resgatada por suposies sucessivas a respeito de sua morte, da a possibilidade de eleg-la como protagonista do livro.

3 afirmativo e assertivo, no h vacilo na voz narradora, nem correes aos ditos anteriores: so hipteses, apostas de verdade expresso de Badiou (1994) narradas com a fora necessria para adquirirem status de realidade. O primeiro enigma que se apresenta na obra o da morte da personagem principal. Quem matou e como morreu Rosalina? Como em um arranjo de quebra-cabeas, o narrador assim vai fornecendo as pistas para um proposto (e suposto) mistrio, como se o enigma estivesse sendo reconstitudo a partir da elucidao de fatos passados. Note-se o percurso (i)lgico por que passa o leitor enquanto colhe as pistas sobre o fim de Rosalina. Inicialmente, a verso apresentada revela de modo insuspeito a morte acidental da personagem, que despenhou das falsias. No haveria, ento, enigma algum, no fossem as verses dspares e aparentemente incoerentes sobre o fato, que acabam por criar alternativas ao que j se havia tomado por verdade. Haveria Rosalina sado da ilha, secretamente, passa assumir outra identidade? Ou fora arrancada das falsias pela mgica fora dos ventos africanos? Ou morrera de doena epidmica e, secretamente, fora enterrada pelo marido? As hipteses comeam a se multiplicar sem que haja por parte do narrador qualquer definio ou mesmo a aceitao do desconhecimento sobre os fatos. O leitor aguarda pela oniscincia narrativa e trado por um narrador que assertivo na dvida, que embarca em todas as verses sobre Boal e as defende com a veemncia de quem afinal descobria a razo. Passeando pelos pensamentos das personagens, o narrador dissipa a histria de Rosalina em mltiplas verdades. As histrias dos filhos, netos, bisnetos, tataranetos vo entrecortando a narrativa, espaando a produo de hipteses sobre a vida e a morte da matriarca da linhagem Barros, e quanto mais distante vai se tornando o mistrio de Boal, em relao ao tempo narrado, mais embaada e desfocada vai sendo construda a sua imagem. Rosalina vai se desfigurando, perdendo a sua estrutura corprea, lana-se ao ar imaginando que pode voar, desafia a lei da gravidade, desprende-se do ser e torna-se linguagem. A personagem, sem a persona, transforma-se em smbolo no como alegoria de um papel social, mas como joguete da criao literria:
Uma imagem pode ser afogada por outra imagem, e o retrato mais fielmente traado sofre da falta do essencial que capta o objeto no mais fundo da sua relao com os outros (BESSA-LUS, 1996, p.146).

E essa forma de construo do personagem se reproduz nos demais tipos criados por Agustina. As personagens de A Corte do Norte entram e saem de cena como fantoches nas mos autorais. No h a proposta de acompanhar a trajetria de algum, dar sentido a uma existncia plena, esmiuar as relaes de causa-e-efeito, que sustentam as aes humanas assumidas como componentes de um sujeito. A humanicidade se fragmenta em mosaico: h vrias histrias, vrias personagens e nenhuma delas se completa ou se articula em profundidade. Um leitor interessado em

4 vasculhar os meandros da trama e costurar uma teia lgica de ao e reao, de temporalidade, de causalidade, certamente encontrar o que entender como furos de edio, problemas de continuidade (usando uma linguagem cinematogrfica). Na verdade, os vcuos (crono) lgicos so intencionais. A Corte do Norte rompe com o logos absoluto, na medida em que apresenta uma histria aberta, sem as amarras da causalidade ou o fornecimento de evidncias que comprovem os fatos narrados. Seu saber pulverizado, dissipa-se nas incertezas autorais e transborda incompleto, impreciso ao leitor. Com um discurso fragmentado, segue um percurso labirntico procura de respostas, de preenchimentos lgicos que numa busca ao infinito vo em direo a uma suposta relao lgica linear, que nunca se faz. na ausncia (e sobre a ausncia) que se constri o romance de Agustina. Ausncia de uma verso autoral sobre os fatos narrados, ausncia do narrador como centralizador da verdade, oniscincia suprema sobre o destino e a origem. O narrador de A Corte do Norte admite desconhecer os elementos que supostamente montariam de modo ordenado e racional a sua histria, que elucidariam os fatos e organizariam as relaes de causa-e-efeito propostas no enredo. Uma impreciso que meticulosamente arranjada por Agustina para representar o vazio da compreenso neste e por que no dizer em todo texto, vazio que permite a multiplicidade na apreenso da realidade. No h certezas e nem garantias. H, em contrapartida, uma cumplicidade entre autora e leitores na revelao dos bastidores da criao. O prazer na leitura de A Corte do Norte est em participar da maquinaria do texto, entender seus desvios e descaminhos, desvendar o ilusionismo que a cenografia do palco teatral proporciona a quem no conhece a coxia. Cai o pano. Rosalina se despersonaliza a cada verso sobre a sua origem/existncia/morte. Deixa de ser algum em si e vira smbolo portanto linguagem. Despersonalizar suas personagens um projeto esttico desta obra de Agustina. Retirar-lhes, como diz Nietzsche (1983), a arrogncia humana para transform-los em discurso (ou atribuir-lhes tal funo). Como instrumentos de linguagem, esto sujeitos reformulao, ao esquecimento, dvida, incompletude. Rosalina, Lopo, Francisco e os demais Barros esto inacabados,

indefinidos, como as noes do pensamento no ato de toda criao. Nas mesmas condies se encontra o narrador, dividido entre hipteses, incompleto em sua noo onisciente. E nas lacunas que h na histria de cada personagem e no mosaico das histrias aproximadas em uma pretensa unidade textual que o leitor convidado a adentrar e explorar: O que trata este livro o sentimento insular que se instaura no uso da saudade, como algo que tudo invade e imobiliza. Como uma forma civilizadora e, no entanto, precria (BESSA-LUS, 1996, pp. 14-15). O sabor do texto, da fecundao ao nascimento, da escrita leitura, um tema que interessa a essa autora. E esse o ponto que alinhava as duas obras abertas neste artigo: A Corte do Norte e O

5 Mosteiro so textos sobre textos, histrias que se constroem sobre um tecido espelhado, onde o tecelo busca o entendimento daquilo que tece. Em A Corte do Norte, conforme analisamos, a engrenagem escondida dentro do jogo de cena , em detrimento a tudo que se apresenta em primeiro plano, aquilo que de fato se pretende mostrar. Toda a encenao do palco mero pretexto para justificar a mensagem principal a ser comunicada ao leitor: isso s um falseamento do real que, como tal, no segue as exigncias lgicas e factuais do plano fsico, liberdade que a pena d quele que escreve. Em O Mosteiro, o jogo ldico de composio textual segue outros parmetros, diferentes da proposta metalingstica de A Corte do Norte. O Mosteiro um romance que respeita a lgica ficcional dos entes narrativos: narrador, personagens, tempo, espao e enredo. Esto todos definidos, delimitados, de modo que se tem uma encenao da vida que respeita os limites da realidade. O filme que passa na tela (que retina de todo leitor) um recorte da realidade, pertinente ao conceito de imitatio que os gregos definiram para a teoria da arte. A ficcionalidade no posta em cheque, como em A Corte do Norte. A verdade ficcional de O Mosteiro , por sinal, pea chave para o jogo que a autora engendrou na narrativa e que se revela na virada do penltimo para o ltimo captulo, quando a biografia de Dom Sebastio, escrita por Belchior personagem do (primeiro) texto , invade a narrativa principal, surpreendendo a seqncia lgica que vinha sendo acompanhada pelo leitor. O mote que permite a compreenso de que se est diante de um novo texto, o texto no texto, est numa pista cuidadosamente deixada ao final do penltimo captulo. As sobrinhas de Belche (o livro comea na infncia da personagem-escritor e termina em sua fase madura), vasculhando o quarto do tio-av Bento procura de antigos guardados que pudessem revelar algum mistrio do passado, curiosidades de duas estudantes extremamente competentes, encontram o caderno de Belche, a sua histria sebstica:
Estava ainda na gaveta do quarto de Bento, de mistura com uma publicao dos contos de Sherlock Holmes, ilustrada aparatosamente com desenhos Gibson, o que encantou as jovens muito mais do que os manuscritos de Belche. - Que queria ele dizer? falou Noemi, a mais nova, a que chamavam a Pequenina.[...] Leu as primeiras palavras: No fcil dizer como as coisas se passaram. Elas riam-se. Tio Belche era tido como uma pessoa resvaladia e sensual. (BESSA-LUS, 1995, p.212)

No fcil dizer como as coisas se passaram a nica citao do texto de Belche qual ns, at ento, temos acesso ns: leitores da histria que narra a vida de Belchior, sua famlia e sua escrita sebstica. Findo o penltimo captulo, tudo o que pudemos conhecer dos manuscritos esquecidos em uma gaveta foi essa frase introdutria, que nada diz alm da dificuldade de se (re)contar o passado. Uma frase que se sobrepe ao texto na forma de apreenso das leitorassobrinhas que pouco se interessaram e mal compreenderam os escritos de seu tio, mas que se

6 apegaram frase criada por ele como uma mxima, desgastada pela semntica para ser como um suspiro, uma interjeio qualquer. Quando as meninas queriam dizer que se aborreciam nesse Vero pacato, [...] elas usavam as primeiras palavras do livro de Belche: No fcil dizer como as coisas se passaram (BESSA-LUS, 1995, p.212). Ponto final e a leitura segue virando-se a pgina para o ltimo captulo: V PARTE O MEDO: No fcil dizer como as coisas se passaram. Quase tudo jaz debaixo do peso encoberto, na profundidade da Histria (BESSA-LUS, 1995, p.215). Deparamo-nos com os escritos de Belche: a biografia de D. Sebastio foi infiltrada na histria que vnhamos acompanhando. O leitor trado em sua cumplicidade com o narrador que contava uma histria com o compromisso (de todo romance) de conduzi-lo a um desfecho. H que se pensar: se uma outra histria se abre sem licena dentro desse livro j aberto, para onde foi o fio narrativo inicial? Aquela histria acabou? Para onde fui conduzido e por que me trouxeram at aqui? A leitura suspensa pela perplexidade. Em A Corte do Norte, desde o incio (e at o final) h um pacto de incompletude e dissipao narrativa que prepara o leitor para seguir por um caminho labirntico que no satisfaz a quem espera por racionalidade e por aquilo que costumamos chamar coerncia (a palavra no muito prpria para o texto, j que a quebra da relao de causa-eefeito na histria intencional). Em O Mosteiro, a ruptura abrupta e interrompe um tecido narrativo que se apresentava linear e bem costurado em suas relaes de causalidade. como se um filme fosse interrompido por outro, sem que o espectador soubesse o final da primeira histria (obviamente, h um sentido lgico para esta quebra narrativa, que discutiremos a seguir). Se o labirinto a melhor imagem para descrever o caminho de leitura em A Corte do Norte, em O Mosteiro uma imagem possvel seria a de um abismo. O leitor pra extasiado diante um novo espao que o fim de um caminho que se seguia e, ao mesmo tempo, o mirante para uma nova estrada possvel. Um abismo: preciso que um leitor lgico busque o sentido para a leitura que o entretm, caminho pelo qual vem sendo intelectualmente conduzido. Em O Mosteiro, a costura entre os fios narrativos aparentemente rompidos a da biografia: quem conta a histria de quem. Ou seja, autor e personagem so sujeitos em exposio na histria proposta por Agustina Bessa-Lus. Belchior uma personagem e um autor (ficcional). Sua histria, contada nos quatro primeiros captulos, a histria de um autor em formao. Quando se chega histria escrita por Belche, j se conheceu o homem que segura a pena, ou que conduz a caneta. H uma mensagem nisso: uma proposta ousada (ousada, porque contraria a teoria clssica estruturalista da morte do autor) de relacionar a obra a seu autor, aquilo que se conta em parte, acrescentaramos fruto das vivncias de quem conta, afinal toda histria, sobretudo biogrfica, sempre uma verso possvel,

7 j que a realidade inapreensvel e toda verdade uma proposta de linguagem: um texto coerente que se escreve. O desfecho de O Mosteiro o fim de toda obra literria: a morte do texto. Vou deixar esse caderno no quarto de Tio Bento; parece um lugar privilegiado para ser esquecido. (BESSA-LUS, 1995, p.288) E o texto se revela (ficcionalmente) pelos olhos das jovens sobrinhas procura de aventura e transborda aos nossos olhos ns, leitores reais a partir da descoberta empoeirada dos escritos. H uma mensagem embutida nisso: o texto de Belchior s existe na medida em que sai da gaveta do esquecimento e penetra, pelos olhos, naquele(s) que o desvenda(m). na leitura que se faz a obra, (re)nasce pelos olhos do leitor, toma a forma da linguagem, sempre atravessada pela subjetividade de quem a apreende. O autor no controla o destino de seus escritos e isso Agustina Bessa-Lus parece dizer com maestria nas sublinhas de seus textos. Toda obra aberta, sujeita apreenso do leitor (guardadas as limitaes que as amarras da lngua impem a todo texto). Tanto em A Corte do Norte quanto em O Mosteiro, a autora produz textos inacabados, cuja materialidade dos papis impressos no esgota a mensagem, eterno dilogo do autor com seus leitores. Aos admiradores de Agustina no h garantias de respostas ou acesso a um jogo lgico que se costure internamente na trama. Qualquer concluso sobre suas obras est para alm do texto. Quem matou Rosalina? Quem foi D. Sebastio? Quem pode contar a verdadeira histria de Rosalina? Quem conta a verdade sobre D. Sebastio? Ningum diria um leitor ingnuo. Todos ns podemos dizer, se entendemos o caminho ldico proposto pela autora em ambas as narrativas. A verdade um discurso: uma leitura. [...] Os santos so os nicos que, amando a essncia, acham a verdade. (BESSA-LUS, 1995, p.289) escreve Belchior ao final de seu livro. L-se: A busca da verdade no trajetria do artista, consciente da transitoriedade do discurso. A pretenso da verdade um constructo: simples retrica do discurso religioso (por exemplo). O texto literrio reconhece-se imperfeito e inacabado, cuja essncia s se apreende como hiptese: evento em uma mar de possibilidades. O que em Agustina Bessa-Lus vai ser colocado
em causa:
[...] a ausncia de um princpio e fim estruturais. o que afirma explicitamente o narrador de As Pessoas Felizes: Mas uma histria nunca principia. Ela permanece incubada ou precipita-se, e na realidade vive mais nas suas hipteses do que na sua evoluo concreta (LOPES, 1992, p.12).

8 Referncias bibliogrficas BADIOU, Alain. Verdade e Sujeito.In: Estudos Avanados, vol.8, n21 So Paulo: May/Aug. 1994. BAKHTIN, Mikail. Questes de literatura e de esttica: a teoria do romance. Trad. Aurora Fornoni Bernadini et alii. So Paulo: Editora UNESP, 1990. BARTHES, Roland. O rumor da lngua. Trad. Mario Laranjeira. So Paulo: Brasiliense, 1988. BENJAMIN, Walter. Magia e tcnica, arte e poltica - Obras Escolhidas - vol.I. So Paulo: Brasiliense, 1987. BESSA-LUS, Agustina, & PORTELA, Arthur. Agustina por Agustina. Lisboa: Publicaes Dom Quixote, 1986. ______ A Corte do Norte. 2 ed. Lisboa: Guimares Editora, 1996. ______ O Mosteiro. 4 ed. Lisboa: Guimares Editora, 1995. BLANCHOT, Maurice. O Livro por Vir. So Paulo: Martins Fontes, 2005. _____ O espao literrio. Rio de Janeiro: Rocco, 1987. CARNEIRO LEO, Emanuel. A Hermenutica do Mito. In: Revista Brasileira de Filosofia. So Paulo: 18 (72): 391-450, Out-Dez. 1968. FOUCAULT, Michel. As Palavras e as Coisas Uma arqueologia das cincias humanas. 3 ed. So Paulo: Martins Fontes, 1985. ______O que um autor?. 3 ed. s.l. Vega/ Passagens, 1992, pp.93-96. LOPES, Silvina Rodrigues. Agustina Bessa-Lus: as hipteses do romance. Rio Tinto: Edies Asa, 1992. MACHADO, lvaro Manuel, Agustina Bessa-Lus: O Imaginrio Total. Lisboa: Publicaes Dom Quixote, 1983. (Coleo Estudos Portugueses). MENDES, Jos Mannuel Oliveira. A identidade narrativa. In: SANTOS, Boaventura de Sousa (org.) A Globalizao e as cincias sociais. 3 ed. So Paulo: Editora Cortez, 2002. NIETZSCHE, F. Sobre verdade e mentira no sentido extra-moral. In: Obras incompletas. 3 ed. So Paulo: Abril Cultural, 1983. pp.43-52. (Coleo Os Pensadores)

Vous aimerez peut-être aussi