Vous êtes sur la page 1sur 9

Sempre que chove

[ Menu ]

Sempre que chove Tudo faz tanto tempo... E qualquer poema que acaso eu escreva Vem sempre datado de 1779! (Preparativos de Viagem)

O Mapa

[ Menu ]

Olho o mapa da cidade Como quem examinasse A anatomia de um corpo... ( nem que fosse o meu corpo!) Sinto uma dor infinita Das ruas de Porto Alegre Onde jamais passarei... H tanta esquina esquisita, Tanta nuana de paredes, H tanta moa bonita Nas ruas que no andei (E h uma rua encantada Que nem em sonhos sonhei...) Quando eu for, um dia desses, Poeira ou folha levada No vento da madrugada, Serei um pouco do nada Invisvel, delicioso Que faz com que o teu ar Parea mais um olhar, Suave mistrio amoroso, Cidade de meu andar (Deste j to longo andar!) E talvez de meu repouso... (Apontamentos de Histria Sobrenatural)

Os poemas

[ Menu ]

Os poemas so pssaros que chegam no se sabe de onde e pousam

no livro que ls. Quando fechas o livro, eles alam vo como de um alapo. Eles no tm pouso nem porto alimentam-se um instante em cada par de mos e partem. E olhas, ento, essas tuas mos vazias, no maravilhado espanto de saberes que o alimento deles j estava em ti... (Esconderijos do Tempo)

Gestos

[ Menu ]

A mo que parte o po a mo que semeia a mo que o recebe - como seria belo tudo isso se no fosse os intermedirios!

Obsesso do mar oceano

[ Menu ]

Vou andando feliz pelas ruas sem nome... Que vento bom sopra do Mar Oceano! Meu amor eu nem sei como se chama, Nem sei se muito longe o Mar Oceano... Mas h vasos cobertos de conchinhas Sobre as mesas... e moas na janelas Com brincos e pulseiras de coral... Bzios calando portas... caravelas Sonhando imveis sobre velhos pianos... Nisto, Na vitrina do bric o teu sorriso, Antnous, E eu me lembrei do pobre imperador Adriano, De su'alma perdida e vaga na neblina... Mas como sopra o vento sobre o Mar Oceano! Se eu morresse amanh, s deixaria, s, Uma caixa de msica Uma bssola Um mapa figurado Uns poemas cheios de beleza nica De estarem inconclusos... Mas como sopra o vento nestas ruas de outono! E eu nem sei, eu nem sei como te chamas... Mas nos encontramos sobre o Mar Oceano, Quando eu tambm j no tiver mais nome. (O Aprendiz de Feiticeiro)

Das utopias

[ Menu ]

Se as coisas so inatingveis... ora! No motivo para no quer-las... Que tristes os caminhos, se no fora A presena distante das estrelas! (Espelho Mgico)

Hai-Kais

[ Menu ]

Entre o olhar respeitoso da tia E o olhar confiante do co O menino inventava a poesia... Em meio da ossaria Uma caveira piscava-me... Havia um vaga-lume dentro dela

Dos milagres

[ Menu ]

O milagre no dar vida ao corpo extinto, Ou luz ao cego, ou eloqncia ao mudo... Nem mudar gua pura em vinho tinto... Milagre acreditarem nisso tudo! (Espelho Mgico)

Do amoroso esquecimento Eu, agora - que desfecho! J nem penso mais em ti... Mas ser que nunca deixo De lembrar que te esqueci? (Espelho Mgico)

[ Menu ]

A oferenda

[ Menu ]

Eu queria trazer-te uns versos muito lindos...

Trago-te estas mos vazias Que vo tomando a forma do teu seio.

Cano de barco e de olvido (Para Augusto Meyer) No quero a negra desnuda. No quero o ba do morto. Eu quero o mapa das nuvens E um barco bem vagaroso. Ai esquinas esquecidas... Ai lampies de fins de linha... Quem me abana das antigas Janelas de guilhotina? Que eu vou passando e passando, Como em busca de outros ares... Sempre de barco passando, Cantando os meus quintanares... No mesmo instante olvidando Tudo o de que te lembrares.

[ Menu ]

Dos mundos

[ Menu ]

Deus criou este mundo. O homem, todavia, Entrou a desconfiar, cogitabundo... Decerto no gostou l muito do que via... E foi logo inventando o outro mundo. (Espelho Mgico)

Bilo-Bilo

[ Menu ]

O idiota estilo bilo-bilo com que os adultos se dirigem s crianas, isso deve chate-las enormemente, como a um poeta quando abordado com assuntos "poticos".

Evoluo

[ Menu ]

O que me impressiona, vista de um macaco, no que ele tenha sido

nosso passado: este pressentimento de que ele venha a ser nosso futuro. (Caderno H)

Da observao

[ Menu ]

No te irrites, por mais que te fizerem... Estuda, a frio, o corao alheio. Fars, assim, do mal que eles te querem, Teu mais amvel e sutil recreio... (Espelho Mgico)

Eu escrevi um poema triste Eu escrevi um poema triste E belo, apenas da sua tristeza. No vem de ti essa tristeza Mas das mudanas do Tempo, Que ora nos traz esperanas Ora nos d incerteza... Nem importa, ao velho Tempo, Que sejas fiel ou infiel... Eu fico, junto correnteza, Olhando as horas to breves... E das cartas que me escreves Fao barcos de papel! (A Cor do Invisvel)

[ Menu ]

O auto-retrato

[ Menu ]

No retrato que me fao - trao a trao s vezes me pinto nuvem, s vezes me pinto rvore... s vezes me pinto coisas de que nem h mais lembrana... ou coisas que no existem mas que um dia existiro... e, desta lida, em que busco - pouco a pouco minha eterna semelhana,

no final, que restar? Um desenho de criana... Corrigido por um louco! (Apontamentos de Histria Sobrenatural)

A cano da vida

[ Menu ]

A vida louca a vida uma sarabanda um corrupio... A vida mltipla d-se as mos como um bando de raparigas em flor e est cantando em torno a ti: Como eu sou bela amor! Entra em mim, como em uma tela de Renoir enquanto primavera, enquanto o mundo no poluir o azul do ar! No vs ficar no vs ficar a... como um salso chorando na beira do rio... (Como a vida bela! como a vida louca!) (Esconderijos do Tempo)

Os degraus

[ Menu ]

No desas os degraus do sonho Para no despertar os monstros. No subas aos stos - onde Os deuses, por trs das suas mscaras, Ocultam o prprio enigma. No desas, no subas, fica. O mistrio est na tua vida! E um sonho louco este nosso mundo... (Ba de Espantos)

Ah! Os relgios

[ Menu ]

Amigos, no consultem os relgios quando um dia eu me for de vossas vidas em seus fteis problemas to perdidas que at parecem mais uns necrolgios... Porque o tempo uma inveno da morte: no o conhece a vida - a verdadeira em que basta um momento de poesia para nos dar a eternidade inteira. Inteira, sim, porque essa vida eterna somente por si mesma dividida: no cabe, a cada qual, uma poro. E os Anjos entreolham-se espantados quando algum - ao voltar a si da vida acaso lhes indaga que horas so... (A Cor do Invisvel)

A grande surpresa

[ Menu ]

Mas que susto no iro levar essas velhas carolas se Deus existe mesmo... (Caderno H)

Exame de coscincia

[ Menu ]

Se eu amo o meu semelhante? Sim. Mas onde encontrar o meu semelhante? (Caderno H)

Confessional

[ Menu ]

Eu fui um menino por trs de uma vidraa. - um menino de aqurio. Vi o mundo passar como numa tela cinematogrfica, mas que repetia sempre as mesmas cenas, as mesmas personagens. Tudo to chato que o desenrolar da rua acaba me parecendo apenas em preto e branco, como nos filmes daquele tempo. (...)

Da discrio

[ Menu ]

No te abras com teu amigo Que ele um outro amigo tem. E o amigo do teu amigo Possui amigos tambm... (Espelho Mgico)

Os arroios

[ Menu ]

Os arroios so rios guris... Vo pulando e cantando dentre as pedras. Fazem borbulhas d'gua no caminho: bonito! Do vau aos burricos, s belas morenas, curiosos das pernas das belas morenas. E s vezes vo to devagar que conhecem o cheiro e a cor das flores que se debruam sobre eles nos matos que atravessam e onde parece quererem sestear. s vezes uma asa branca roa-os, sbita emoo como a nossa se recebssemos o miraculoso encontro de um Anjo... Mas nem ns nem os rios sabemos nada disso. Os rios tresandam leo e alcatro e refletem, em vez de estrelas, os letreiros das firmas que transportam utilidades. Que pena me do os arroios, os inocentes arroios... (Ba de Espantos)

O pior

[ Menu ]

O pior dos problemas da gente que ningum tem nada com isso. (Caderno H)

Libertao

[ Menu ]

A morte a libertao total: A morte quando a gente pode, afinal, estar deitado de sapato

Poeminha sentimental

[ Menu ]

O meu amor, o meu amor, Maria como um fio telegrfico da estrada Aonde vm pousar as andorinhas... De vez em quando chega uma E canta (No sei se as andorinhas cantam, mas v l!) Canta e vai-se embora Outra, nem isso, Mal chega, vai-se embora. A ltima que passou Limitou-se a fazer coc No meu pobre fio de vida! No entanto, Maria, o meu amor sempre o mesmo: As andorinhas que mudam. (Preparativos de Viagem)

Inscrio para um porto de cemitrio Na mesma pedra se encontram, Conforme o povo traduz, Quando se nasce - uma estrela, Quando se morre - uma cruz. Mas quantos que aqui repousam Ho de emendar-nos assim: "Ponham-me a cruz no princpio... E a luz da estrela no fim!" (A Cor do Invisvel)

[ Menu ]

O morto

[ Menu ]

Eu estava dormindo e me acordaram E me encontrei, assim, num mundo estranho e louco... E quando eu comeava a compreend-lo Um pouco, J eram horas de dormir de novo! (Apontamentos de Histria Sobrenatural)

Vous aimerez peut-être aussi