Vous êtes sur la page 1sur 30

REVISTA DE DIREITO DA UNIGRANRIO

http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/rdugr

O DIREITO FUNDAMENTAL INTIMIDADE E VIDA PRIVADA


Cristina de Mello Ramos RESUMO O presente artigo resultado de uma pesquisa bibliogrfica e jurisprudencial realizada com o escopo de desenvolver temas que tm sido considerados doutrinariamente como sendo sinnimos. Objetivando demonstrar que ambos constituem direitos diferentes e autnomos que o presente trabalho foi desenvolvido. Primeiramente foi abordado o aspecto da dignidade da pessoa humana como ncleo fundamentador do direito constitucional brasileiro. Aps, se apresentou o direito privacidade, constante do art. 5, X da Constituio Federal, que se desdobra em honra, imagem, intimidade e vida privada, os dois ltimos objetos do presente estudo. Em decorrncia abordou-se o tema propriamente dito, conceituando-os e evidenciando-se suas diferenas. E finalmente, a questo da violao a estes direitos encerra o referido estudo, inclusive com a observao de julgados, esclarecendo que aqueles que por ventura vierem a lesionar tais direitos ficam obrigados a repar-los. Palavras-chave: Privacidade. Intimidade. Vida Privada. Informao. Indenizao. ABSTRACT The present article is resulted of a bibliographical and jurisprudence research accomplished with the scope of develop two points in doctrines that has been considered as being synonymous. Having a scope demonstrating that both rights are different and autonomous the present job was developed. Firstly the aspect of the human person's dignity was approached as established nucleus of the brazilian constitutional right. After that comes the right to the privacy, showed on the art 5th, incised 10th of the Brazilian Constitution, that is unfolded in honor, image, intimacy and private life, the last two subjects of the present study. In consequence the theme was approached as stated, being considered each one of them and being evidenced its differences. Finally, the subject of the violation to these rights contains this referred study, including the observation from judged, clarifying that the ones who for luck comes to hurt these right will be forced to repair them. Key words: Privacy. Intimacy. Private Life. Information. Compensation.

Advogada, ps-graduanda em Direito Civil, Direito Processual Civil e Direito Empresarial pela Fundao Escola Superior da Defensoria Pblica do Estado do Rio de Janeiro, chancela UVA.

1.

INTRODUO

O direito intimidade e vida privada constantes do art. 5, X da Constituio Federal de 1988, recebem a nomenclatura, incluindo-se os demais direitos constantes do mesmo inciso quais sejam: honra e imagem, de direito privacidade. Somente com o advento da Constituio de 1988 passou a existir expressa referncia intimidade e vida privada. E esta proteo constitucional deve ser observada face ao Estado, e igualmente aos demais particulares, isto , tanto o Estado como os particulares devem observncia ao mencionado dispositivo, sob pena de responsabilizao por sua violao. O presente estudo tem por objetivo demonstrar a diferena existente entre os mencionados institutos. Esclarecer que no se trata de direitos sinnimos, mas autnomos. o que se pode constatar quando da leitura do inciso X, do art. 5, que expressamente faz meno aos quatro institutos (intimidade, vida privada, honra e imagem) distintamente. Percebe-se que se torna difcil uma definio precisa de tais institutos, uma vez que, a sociedade apresenta-se em constante mudana. Os valores modificam-se no tempo e no espao, desse modo o contedo de tais direitos sofrem oscilaes constantemente. Primeiramente foi abordado o aspecto da dignidade humana como princpio fundamental do direito constitucional brasileiro, inserido no art. 1, III da Carta Maior. Por este princpio tem-se que a dignidade da pessoa humana uma qualidade inerente a cada ser humano, e que na qualidade de princpio fundamental possui como principal caracterstica o fato de ser elemento e medida dos direitos fundamentais. Deste modo, observa-se que em regra a violao a um dos direitos fundamentais privacidade estar sempre vinculada a uma ofensa dignidade da pessoa humana. O principio da dignidade da pessoa impe limites ao poder estatal, visando impedir que o poder pblico venha a violar a dignidade pessoal, mas igualmente implica em que este mesmo Estado venha a promover a proteo e promoo de uma vida com dignidade para todos. Posteriormente, analisou-se o direito privacidade como um todo. Ou seja, observaram-se tambm os demais institutos constantes do inciso X, do art. 5 da Constituio Federal. Como anteriormente mencionado, o direito privacidade desdobra-se no direito intimidade, vida privada, honra e imagem. Abordou-se, ainda, a proteo internacional de tais direitos, destacando-se inclusive alguns dispositivos legais para melhor compreenso do tema.

Outrossim, analisou-se o conceito dos institutos, objeto do estudo, conjuntamente, de forma a melhor verificar a distino entre ambos. Destaca-se desde j a dificuldade de distino, uma vez que, os institutos so considerados por grande parte da doutrina como sendo sinnimos. Neste nterim, os institutos foram apresentados de forma autnoma, o que corrobora o pensamento de que se trata de direitos diversos. Na seqncia no se poderia deixar de mencionar os demais direitos elencados no inciso X do art. 5, pela importncia destes para o direito privacidade. Os direitos honra e imagem, so igualmente considerados distintamente. Aquele est relacionado aos valores da pessoa, como a moral, o bom nome, a reputao. Est intimamente relacionado aos valores mais importantes da pessoa. Este se manifesta atravs da reproduo da imagem humana, por exemplo, em publicidade. O direito imagem no abrange somente a face, mas alcana tambm qualquer parte distinta do corpo. Assevera-se, em observao a parte final do inciso X, do art. 5 da CRFB /88 que o direito privacidade pode vir a sofrer violaes, e que por tal motivo assegurado quele que vier a sofrer danos, seja material ou moral, o direito reparao. Ao adentrar no estudo da indenizao decorrente da violao a tais direitos, percebe-se que os meios de comunicao so os principais causadores de leso privacidade alheia vale ressaltar, no entanto, no serem estes os nicos. Observa-se, a partir desta afirmao o surgimento de conflito entre direitos fundamentais, ou seja, de um lado tem-se o direito privacidade e, de outro, o direito liberdade de informao. No se pode deixar de reconhecer que este ltimo vem desempenhando na sociedade um importante papel de agente informador. E por tal razo, a proteo a tal direito torna-se necessria. No entanto, nenhum direito por mais que desenvolva um importante papel na sociedade, pode ser considerado como absoluto. Assim, quando tais direitos vierem a colidir, a deciso em prol de um ou de outro somente ser possvel quando da anlise do caso em concreto. Em consideraes finais, destacam-se decises de alguns dos nossos tribunais quando da aplicao no caso em concreto de um princpio em detrimento do outro, e isso no significa dizer que h hierarquia entre ambos. Mas que um poder ser aplicado em determinado caso concreto, enquanto o outro ser mais bem observado quando da deciso em outro caso.

2. A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA COMO NCLEO FUNDAMENTADOR DO DIREITO CONSTITUCIONAL BRASILEIRO 2.1 Dignidade da pessoa humana na Constituio Federal de 1988

A Constituio brasileira vigente foi a primeira na histria do constitucionalismo ptrio a prever um ttulo prprio destinado aos princpios fundamentais. O constituinte deixou transparecer de forma clara e inequvoca a sua inteno de outorgar aos princpios fundamentais a qualidade de normas embasadoras e informativas de toda ordem constitucional, inclusive das normas definidoras de direitos e garantias fundamentais, que igualmente integram (juntamente com os princpios fundamentais) aquilo que se pode denominar de ncleo essencial da nossa Constituio.1 A dignidade da pessoa humana objeto de previso legal, como fundamento de nosso Estado Democrtico de Direito, art. 1, III da Constituio Federal de 1998. Ao longo do sc. XX, ressalvada uma ou outra exceo, to somente a partir da Segunda Guerra Mundial a dignidade da pessoa humana passou a ser reconhecida expressamente nas Constituies, aps ter sido consagrada pela Declarao Universal da ONU de 1948. A dignidade da pessoa humana, como mencionado anteriormente, encontra-se no rol dos Princpios Fundamentais, mais especificamente no art. 1, III da CRFB/ 88, constitui um dos fundamentos da repblica, e como tal constitui norma jurdica positiva dotada, de status constitucional formal e material e como tal inequivocamente carregado de eficcia, alcanando a condio de valor jurdico fundamental da comunidade. Na qualidade de princpio fundamental a dignidade da pessoa humana constitui valor-guia no apenas dos direitos fundamentais, mas de toda ordem jurdica (constitucional e infraconstitucional), razo pela qual, para muitos, se justifica plenamente sua caracterizao como princpio constitucional de maior hierarquia axiolgico-valorativa.2 O princpio da dignidade da pessoa humana, por sua vez, pode ser entendido como o pilar, o ponto de inspirao para o surgimento de novos princpios fundamentais, por constar logo no incio de nossa Carta Magna, confirmando a sua importncia e relevncia. Pode-se definir, dignidade da pessoa humana como a qualidade intrnseca e distintiva de cada ser humano que o faz merecedor do mesmo respeito e considerao por parte do Estado e da comunidade, implicando, neste sentido, um complexo de direitos e
1

SARLET, Ingo Wolfgang. Dignidade da pessoa humana e direitos fundamentais na Constituio Federal de 1988. Rio Grande do Sul: Livraria do Advogado, 2001. 2 Ibid., 2001. p. 72.

deveres fundamentais que assegurem a pessoa tanto contra todo e qualquer ato de cunho degradante e desumano, como venham a lhe garantir as condies existenciais mnimas para uma vida saudvel, alm de propiciar e promover sua participao ativa e co-responsvel nos destinos da prpria existncia e da vida em comunho com os demais seres humanos. Percebe-se, assim, que onde no houver respeito pela vida e pela integridade fsica e moral do ser humano, onde as condies mnimas para uma existncia digna no forem asseguradas, onde no houver limitao do poder, enfim, onde a liberdade e a autonomia, a igualdade (em direitos e dignidade) e os direitos fundamentais no forem reconhecidos e minimamente assegurados, no haver espao para a dignidade da pessoa humana e esta, por sua vez, poder no passar de mero objeto de arbtrio e injustias. Assim, tem-se que os princpios fundamentais carecem de reconhecimento e obedincia, para ser possvel garantir a dignidade humana. Ingo Sarlet citando Kant, afirma que:
A dignidade da pessoa humana poderia ser considerada atingida sempre que a pessoa concreta fosse rebaixada a objeto, a mero instrumento, tratada como uma coisa, em outras palavras, sempre que a pessoa venha a ser descaracterizada e desconsiderada como sujeito de direito.3

Para Jos Afonso da Silva4, dignidade da pessoa humana um valor supremo que atrai o contedo de todos os direitos fundamentais do homem, desde o direito vida. Comentando Gomes Canotilho e Vital Moreira, destaca que:
Concebido como referncia constitucional unificadora de todos os direitos fundamentais, o conceito de dignidade da pessoa humana obriga a uma densificao valorativa que tenha em conta o seu amplo sentido normativoconstitucional e no uma qualquer idia apriorstica do homem, no podendo reduzir-se o sentido da dignidade humana defesa dos direitos pessoais tradicionais, esquecendo-as nos casos de direitos sociais, ou invoc-la para construir teoria do ncleo da personalidade individual, ignorando-a quando se trate de garantir as bases da existncia humana.

Da decorre que a ordem econmica h de ter por fim assegurar a todos a existncia digna (art. 170 da CF), a ordem social visar realizao da justia social (art. 193 da CF), a educao, o desenvolvimento da pessoa e seu preparo para o exerccio da cidadania (art.205 da CF) etc., no como meros enunciados formais, mas como indicadores do contedo normativo eficaz da dignidade da pessoa humana.

3 4

KANT, 1998 apud SARLET, 2001, op. cit., p.73. SILVA, Jos Afonso da. Curso de direito constitucional positivo. 19. ed. So Paulo: Malheiros, 2001.

A dignidade da pessoa humana, em sua condio de valor e princpio fundamental atrai todos os direitos fundamentais, exige e pressupe o reconhecimento e proteo dos direitos fundamentais de todas as dimenses. Assim, sem que se reconheam pessoa humana os direitos fundamentais que lhe so inerentes, em verdade estar-se- lhe negando a prpria dignidade.

2.2 Princpio fundamental da dignidade da pessoa humana O princpio fundamental da dignidade da pessoa humana cumpre um relevante papel na arquitetura constitucional: o de fonte jurdico positiva dos direitos fundamentais. Aquele princpio o valor que d unidade e coerncia ao conjunto de direitos fundamentais. Os direitos fundamentais so uma primeira e importante concretizao do princpio fundamental da dignidade da pessoa humana, quer se trate dos direitos e deveres individuais e coletivos (art. 5), dos direitos sociais (arts. 6 a 11), ou dos direitos polticos (arts. 14 a 17).5 O princpio fundamental da dignidade, ainda, pode ser entendido como clusula aberta, no sentido de respaldar direitos no expressos na Carta Magna, mas que estejam nela implcitos, de acordo com o disposto no art. 5, 2 da Constituio Federal que estabelece:
Art. 5 ............................................................................................................................ ................................................................................................................. ...................... 2 Os direitos e garantias expressos nesta Constituio no excluem outros decorrentes do regime e dos princpios por ela adotados, ou de tratados internacionais em que a Repblica Federal do Brasil seja parte.

Isto quer dizer que para alm dos direitos expressamente reconhecidos como tais pelo constituinte, existem direitos fundamentais assegurados em outras partes do texto constitucional, sendo tambm acolhidos os direitos positivados nos tratados internacionais em matria de direitos humanos. No se pode deixar de mencionar, que o princpio da dignidade da pessoa humana impe limites atuao estatal, objetivando impedir que o poder pblico venha a violar a dignidade pessoal, mas tambm implica que o Estado dever ter como meta permanente, proteo, promoo e realizao concreta de uma vida com dignidade para todos, podendo sustentar a necessidade de uma poltica da dignidade da pessoa humana e dos direitos

FARIAS, Edilsom Pereira de. Coliso de direitos: a honra, a intimidade, a vida privada e a imagem versus a liberdade de expresso e informao. Porto Alegre: S. A. Fabris, 1996.

fundamentais. Os rgos, funes e atividades estatais encontram-se vinculados ao princpio da dignidade da pessoa humana, impondo-lhes um dever de respeito e proteo, que se exprime tanto na obrigao por parte do Estado de abster-se de ingerncias na esfera individual que sejam contrrias dignidade pessoal, quanto no dever de proteg-la contra agresses oriundas de terceiros, seja qual for a procedncia.6 Neste contexto, temos que o princpio da dignidade da pessoa humana impe ao Estado e coletividade o dever de respeito e a no violao da esfera individual. O princpio da dignidade da pessoa humana possui como caracterstica fundamental e que o sobreleva em importncia e significado o fato de que ele assegura um respeito mnimo ao homem unicamente pelo fato de ser homem, pois todo ser humano dotado de dignidade, independente do grupo ou classe social do qual ele faa parte. Como leciona Castanheira Neves:
A dignidade pessoal postula o valor da pessoa humana e exige o respeito incondicional da sua dignidade. Dignidade da pessoa a considerar em si e por si, que o mesmo dizer a respeitar para alm e independentemente dos contextos integrantes e das situaes sociais em que ela concretamente se insira. Assim, se o homem sempre membro de uma comunidade, de um grupo, de uma classe, o que ele em dignidade e valor no se reduz a esses modos de existncia comunitria ou social. Ser por isso invlido, e inadmissvel, o sacrifcio desse seu valor e dignidade pessoal a benefcio simplesmente da comunidade, do grupo, da classe. Por outras palavras, o sujeito portador do valor absoluto no a comunidade ou a classe, mas o homem pessoal, embora existencial e socialmente em comunidade e na classe.7

Ainda que o homem faa parte de um grupo, sua dignidade individual, ainda que tenha adotado as caractersticas, que tenha imitado as condutas, sua dignidade lhe singular e lhe deve ser assegurada enquanto indivduo. Jorge Miranda citado por Edilsom de Farias8 sobre a dignidade da pessoa humana prescreve que todos os homens so dotados de razo e conscincia, independentemente de suas diferenciaes econmicas e sociais. A partir desta anlise, formula algumas diretrizes bsicas:
a) a dignidade da pessoa humana reporta-se a todas e a cada uma das pessoas e a dignidade da pessoa individual e concreta; b) cada pessoa vive em relao comunitria, mas a dignidade que possui dela mesma, e no da situao em si; c) o primado da pessoa o do ser, no o do ter; a liberdade prevalece sobre a propriedade;

6 7

SARLET, 200, op. cit., p.97. NEVES, apud FARIAS, 1996, op. cit., p. 49. 8 Ibid., 1996. p. 51.

d) a proteo da dignidade das pessoas est para alm da cidadania portuguesa e postula uma viso universalista da atribuio dos direitos; e) a dignidade da pessoa pressupe a autonomia vital da pessoa, a sua autodeterminao relativamente ao Estado, s demais entidades pblicas e s outras pessoas.

Embora seja a dignidade um valor inerente a cada pessoa, o princpio da dignidade da pessoa no um princpio absoluto no sentido de que dever sempre prevalecer sobre princpios opostos em qualquer situao. Ele est sujeito tambm lei de coliso, isto quer dizer que quando dois princpios entram em coliso, um deles prevalecer sobre o outro, isso no significa, portanto, que o princpio preterido deva ser declarado invlido, determinadas condies que definem quando um ou outro ter mais importncia ou peso. Poder haver a aplicao do princpio inverso quando as circunstncias assim o exigirem. So, portanto, as condies do caso concreto que iro indicar a precedncia ou no do princpio da dignidade da pessoa humana. Feitas as consideraes sobre a dignidade da pessoa humana, passa-se, ento, a anlise do direito fundamental privacidade como direito e garantias fundamentais estabelecidos no art. 5, X da nossa Carta Magna.

3.

O DIREITO PRIVACIDADE

3.1 Antecedentes histricos A privacidade uma preocupao que faz parte da Histria. Havia a ela uma consistente proteo nos primrdios das culturas hebraica e grega e na China antiga. Essa proteo, quase sempre, era focalizada no "direito a estar s". Os antigos tinham uma menor ou quase nula necessidade de proteger sua intimidade, pois sua vida transcorria em espaos pblicos. No Imprio Romano, a vida privada era delimitada de forma "negativa", ou seja, era um resduo daquilo que uma pessoa poderia fazer sem atentar contra seus deveres e funes pblicas. At o fim da Idade Mdia no havia uma clara noo de indivduo e as atitudes e relaes tinham carter coletivista.9 no Direito Romano que surgem as primeiras medidas protetivas do direito honra (sendo os demais direitos a ela inerentes), este encerrava a plena posse dos direitos civis (dignitatis illaesae status, legibus ac moribus comprobatus o estado de dignidade ilesa
9

SCHEMKEL, Rodrigo Zasso. Violao do direito privacidade pelos bancos de dados informatizados. Jus Navigandi, Teresina, a. 9, n. 812, 23 set. 2005. Disponvel m:http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=7309>. Acesso em: 23 mai. 2006.

comprovado pelas leis e pelos costumes), tutelada inicialmente pela Acto Injuriariarum (Ao Privada), que durante o imprio passou a ser objeto de proteo criminal, em decorrncia do interesse pblico que assim o exigia. A idia de honra para os romanos interligava trs conceitos, observado como objeto do crime de injria: a) o sentido da prpria dignidade; b) a estima ou boa opinio; c) as vantagens inerentes boa reputao.10 Como se pode constatar, a honra abarcava os demais direitos privacidade, estes, portanto, no eram considerados individualmente, mas como sendo pertencentes ao direito honra. No que concerne vida privada e intimidade que sero mais bem explorados em captulo prprio, o que se pode antecipar que somente a partir dos anos 50 ambos foram considerados com direitos autnomos. Tendo com principal impulsionador a Declarao Universal dos Direitos do Homem de 1948.11 No h dvidas, pelo exposto, que o direito honra foi o nascedouro, o alicerce dos demais direitos privacidade, hoje concebidos autonomamente pela Constituio Federal de 1988.

3.2 Proteo internacional O direito privacidade goza no somente de proteo interna, como ser demonstrado, mas tambm de grande proteo e reconhecimento internacional. Conforme leciona Manoel Gonalves Ferreira Filho:
Os direitos fundamentais so, hoje em dia, plenamente reconhecidos na esfera internacional. Disso faz f a Declarao Universal dos Direitos do Homem, entre outros documentos. Mais do que isso, os direitos de solidariedade foram primeiro apontados em documentos e reunies internacionais.12

A proteo internacional do direito privacidade surgiu em 1948, atravs em primeiro lugar da Declarao Americana dos Direitos e Deveres do Homem aprovada pela XI Conferncia Internacional em Bogot. A referida Declarao mencionava em seu art.5 que toda pessoa tem direito proteo da lei contra os ataques abusivos a sua honra, a sua reputao e a sua vida privada e familiar.13

10

GUERRA, Sidney Csar Silva. Hermenutica, ponderao e coliso de direitos fundamentais. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2007. 11 PIOVESAN, apud GUERRA, 2007, op. cit. 12 FERREIRA FILHO, Manoel Gonalves. Direitos humanos fundamentais. So Paulo: Saraiva, 1999. 13 SAMPAIO, Jos Adrcio Leite. Direito intimidade e vida privada. Belo Horizonte: Del Rey, 1998.

Ainda no mesmo ano, foi aprovada pela Assemblia Geral das Naes Unidas em 10 de dezembro, a Declarao Universal de Direitos do Homem, que enunciava em seu art. 12 que ningum ser objeto de ingerncias arbitrrias em sua vida privada, sua famlia, seu domiclio ou sua correspondncia, nem de ataques a sua honra ou a sua reputao. Toda pessoa tem direito proteo da lei contra tais ingerncias ou ataques.14 Nesse sentido percebe-se que o ano de 1948 tornou-se o marco inicial da proteo internacional do direito privacidade. Inaugurando uma srie de grandes acontecimentos que se seguiram. No ano de 1950, a Conveno Europia dos Direitos do Homem e das Liberdades Fundamentais declarava, em seu art. 6, o direito intimidade:
Art. 6............................................................................................................................. ................................................................................................................. ....................... o acesso sala de audincia poder ser proibido imprensa e ao pblico durante a totalidade ou uma parte do processo, em interesse da moralidade, da ordem pblica ou da segurana nacional em uma sociedade democrtica, quando os interesses dos menores ou a proteo vida privada das partes do processo assim o exijam.

O mesmo diploma legal faz novamente meno a proteo vida privada:


Art. 8 - Qualquer pessoa tem direito ao respeito da sua vida privada e familiar, do seu domiclio e da sua correspondncia. No pode haver ingerncia de autoridade pblica no exerccio deste direito seno quando esta ingerncia estiver prevista na lei e construir uma providncia que, numa sociedade democrtica, seja necessria para a segurana nacional, para a segurana pblica, para o bem-estar econmico do pas, a defesa da ordem e a preveno das infraes penais, a proteo da sade ou da moral, ou a proteo dos direitos e das liberdades de terceiros.

Por este artigo percebe-se uma limitao ao poder do Estado, que no poder interferir na vida privada das pessoas, a menos que esta ingerncia seja autorizada por lei, e que esteja pautada em casos de extrema necessidade, como nos casos de segurana pblica, nacional, defesa da ordem etc. Anos mais tarde, em 1966, especificamente em 16 de dezembro, surge o Pacto Internacional de Direitos Civis e Polticos, onde os artigos 14 e 17, respectivamente, declaravam:
Art. 14 - Todas as pessoas so iguais perante os tribunais e as cortes de justia. Toda pessoa ter o direito de ser ouvida publicamente e com as devidas garantias por um tribunal competente, independente e imparcial, estabelecido por lei, na apurao de qualquer acusao de carter penal formulada contra ela ou na
14

GUERRA, 2007, op. cit.

10

determinao de seus direitos e obrigaes de carter civil. A imprensa e o pblico podero ser excludos de parte ou de totalidade de um julgamento, quer por motivo de moral pblica, de ordem pblica ou de segurana nacional em uma sociedade democrtica, quer quando o interesse da vida privada das Partes o exija, em circunstncias especficas, nas quais a publicidade venha a prejudicar os interesses da justia; entretanto, qualquer sentena proferida em matria penal ou civil dever tornar-se pblica, a menos que o interesse de menores exija o procedimento oposto ou o processo diga respeito a controvrsias matrimoniais ou tutela de menores.

Estabelece este artigo que quando for necessrio para se garantir a privacidade das partes, no se permitir participao da imprensa e do pblico em julgamentos que demonstrarem haver uma invaso da vida das pessoas. Demonstra-se com isso, que o fato de a sentena vir a tornar-se pblica posteriormente, resguarda-se de incio o direito das partes em resguardarem suas particularidades, sem a exposio de suas vidas particulares. Ainda no que diz respeito proteo da vida privada estabelece o artigo 17 que:
Art. 17 Ningum poder ser objeto de ingerncias arbitrrias ou legais em sua vida privada, em sua famlia, em seu domiclio ou em sua correspondncia, nem de ofensas ilegais sua honra e reputao. Toda pessoa ter direito proteo da lei contra essas ingerncias ou ofensas.

No ano seguinte a questo relacionada intimidade vai ganhando impulso em nvel internacional. Em Estocolmo, no ms maio de 1967 a questo discutida na Conferncia Nrdica sobre o Direito Intimidade. Posteriormente, em 31 de janeiro de 1968, surge a Recomendao n 509 da 19 Sesso Ordinria da Assemblia Consultiva do Conselho da Europa que igualmente Conferncia Internacional de Direitos Humanos, celebrada no mesmo ano, em Teer, que tiveram como preocupao assegurar a vida privada das pessoas em relao ao emprego de dispositivos eletrnicos modernos e aos perigos da interceptao e captao de escuta telefnica clandestina. A Conveno Americana sobre Direitos Humanos, assinada em So Jos da Costa Rica, em 1969, leciona em seu artigo 11 a proteo vida privada:
Art. 11 Proteo da honra e da dignidade. 1 - Toda pessoa tem direito ao respeito de sua honra e ao reconhecimento de sua dignidade. 2 - Ningum pode ser objeto de ingerncias arbitrrias ou abusivas em sua vida privada, na de sua famlia, em seu domiclio ou em sua correspondncia, nem de ofensas ilegais sua honra ou reputao.15

Por todos os tratados, assemblias, acordos e declaraes celebrados percebe-se que o direito privacidade fora ganhando maior amplitude com o passar dos anos.
15

MELLO; PFEIFER, apud GUERRA, 2007, op. cit.

11

Na dcada de 80 em continuao a ampliao da proteo do direito privacidade, foi celebrado o convnio entre os membros do Conselho da Europa, em 29 de janeiro de 1981, e apresentado para ratificao em 27 de janeiro de 1984, que estabelece a proteo das pessoas com respeito ao tratamento autorizado dos dados de carter pessoal.

3.3 A previso constitucional no ordenamento jurdico brasileiro No ordenamento jurdico do Brasil, embora houvesse previses sobre a proteo aos direitos fundamentais em Constituies anteriores, que incidiam indiretamente na privacidade, tais como a inviolabilidade de domiclio, sigilo das correspondncias e das comunicaes, somente a partir da Constituio Federal de 1988 passou a existir expressa referncia vida privada e intimidade. A proteo constitucional deferida no apenas em face do Estado, mas igualmente dos demais particulares. O Brasil declarou precisamente no artigo 5, inciso X da CRFB/ 88 a proteo ao direito privacidade quando estabelece que: So inviolveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito indenizao pelo dano material ou moral decorrente de sua violao. Referida previso faz-se importante face as constantes exposies da vida alheia por parte da imprensa, que deixando de observar preceitos ticos e/ou legais, expe de forma nefasta a vida das pessoas provocando danos irreparveis s prprias ou at mesmo s respectivas
famlias.16

Segundo Alexandre Rodrigues17 o direito privacidade tem consistido em objeto de estudo de inmeros juristas ao longo dos anos. Privacidade, segundo o referido autor, significa: fora do Estado, pertencente pessoa ou ao indivduo mesmo. Conceitua a privacidade como uma faculdade inerente a todo e qualquer indivduo de manter fora do alcance de terceiros o conhecimento sobre fatos inerentes a sua prpria pessoa ou atividades particulares. A privacidade concebida em seu sentido lato ainda pode ser entendida como:
O conjunto de informao acerca do indivduo que ele pode decidir manter sob seu exclusivo controle, ou comunicar, decidindo a quem, quando, onde e em que condies, sem a isso poder ser legalmente sujeito. Embarca todas as manifestaes das esferas ntimas, privadas e da personalidade, que o texto constitucional consagrou. A esfera de inviolabilidade, assim, ampla, abrange o modo de vida domstico, nas relaes familiares e afetivas em geral, fatos, hbitos,

16

GUERRA, Sidney Csar Silva. A liberdade de imprensa e o direito imagem. Biblioteca das teses. Rio de Janeiro: Renovar, 1999. 17 RODRIGUES, Alexandre. A privacidade na ICP-Brasil. Disponvel em: <http://www.migalhas.com.br/mostra_noticia_articuladas.aspx?cod=8233>. Acesso em: 17 nov. 2005.

12

local, nome, imagem, pensamentos, segredos, e, bem assim, as origens e planos futuros do indivduo.18

Diante de tais consideraes, verifica-se que a privacidade luz da Constituio Federal de 1998, o conjunto de modo de ser e viver, como direito de o indivduo viver sua prpria vida. Consiste ainda na faculdade que cada indivduo tem de obstar intromisso de estranhos na sua vida privada e familiar, assim como de impedir-lhes o acesso a informaes sobre a privacidade de cada um, e tambm que sejam divulgadas informaes sobre esta rea de manifestao existencial do ser humano Para Celso Ribeiro Bastos:
A evoluo tecnolgica torna possvel uma devassa na vida ntima das pessoas. ... Nada obstante, na poca atual, as teleobjetivas, assim como os aparelhos eletrnicos de ausculta, tornam muito facilmente devassvel a vida intima das pessoas. ...Sem embargo, disso, sentiu-se a necessidade de proteger especificamente a imagem das pessoas, a sua vida privada, a sua intimidade.19

comum ver-se o aparecimento de pessoas annimas em fotos ou filmes veiculados pelos meios de informao obtidos, uns e outros, em atos pblicos, como solenidades de posse, eventos abertos da alta sociedade, shows, diligncias policiais, acontecimentos desportivos etc. Com efeito, a Constituio Brasileira de 1988 foi extremamente rica na expanso de uma nova conscincia jurdica dos cidados, como constatou Leonardo Greco:
Os dez primeiros anos de vigncia da Constituio de 1988 foram extremamente fecundos na expanso e consolidao de uma nova conscincia jurdica dos cidados, calcada primordialmente na efetividade dos direitos e garantias fundamentais constitucionalmente assegurados.20

4.

DIREITO INTIMIDADE E VIDA PRIVADA

4.1 Conceito dos institutos A dificuldade de conceituao do direito intimidade e vida privada, deve-se primeiramente ao fato de que estes direitos podem ser considerados como de carter eminentemente subjetivos, variveis de pessoa para pessoa. Esta dificuldade fica evidenciada nas tentativas dos autores em definir tais direitos. Torna-se difcil uma definio precisa do que vem a ser intimidade e vida privada, visto que, a sociedade est em constante mudana,
18 19 20

SILVA, 2001. op. cit. BASTOS, apud GUERRA , 1999, op. cit. p. 48. GRECO, 1989 apud GUERRA , 1999, op. cit.

13

seja cultural ou local. Percebe-se uma grande influncia dos valores sociais sobre o comportamento dos seres humanos, influenciando sobremaneira os seus atos. As reaes, positivas ou negativas, das pessoas que so responsveis por atitudes tomadas, atos praticados, levando a uma maior ou menor exposio a censuras ou crticas alheias. Cada sociedade, em determinada poca ou local, aprova ou reprova determinados atos de acordo com seus valores. No dizer de Sonia Aguiar21 se observa que a dificuldade encontrada pelos autores em estabelecer definies a respeito da intimidade e vida privada encontra-se no fato de que os valores existentes na sociedade se modificam no tempo e no espao, por tal razo, o contedo do direito vida privada e intimidade igualmente sofrem oscilaes. Diversas so as expresses utilizadas por diferentes pases para identificar o direito intimidade e vida privada. Nos Estados Unidos utilizada a denominao, right of privacy ou right to be let alone. Na Frana, droit a la vie prive ou droit a lintimit. Na Itlia, estabelecida uma distino entre diritto All riservatezza e rispetto della vita privata, sendo esta ltima expresso o direito de impedir que terceiros conheam ou descubram a intimidade da vida privada da pessoa e o direito all segretezza em momento posterior, como direito de impedir a divulgao de aspectos de intimidade, depois de licitamente conhecida pelo divulgador.22 Na Espanha a expresso usada derecho a la intimidade e derecho a la vida privada. Em Portugal, direito proteo da intimidade da vida privada e tambm direito zona de intimidade da esfera privada. A doutrina alem, por sua vez, introduziu a teoria das esferas. Por esta teoria, as esferas individual e privada integram a vida privada. A esfera individual, responsvel pela proteo honra, tem como manifestaes mais importantes o direito ao nome e reputao. A esfera privada tem por objetivo a proteo contra a indiscrio. Na esfera individual o cidado do mundo acha-se relacionado com os seus semelhantes; na esfera privada, ao contrrio, o cidado acha-se na intimidade ou no recato, em seu isolamento moral, convivendo com a prpria individualidade.23

21

VIEIRA, Snia Aguiar do Amaral. Inviolabilidade da vida privada e da intimidade pelos meios de comunicao. So Paulo: Juarez de Oliveira, 2002. 22 DOTTI, apud VIEIRA, 2002, op. cit., p. 16 23 Ibid., 2002. p. 17.

14

O Dicionrio da Real Academia Espanhola, 1939, concebe a intimidade como sendo:


Parte personalssima, comumente reservada dos assuntos, desejos ou afeies de um sujeito ou de uma famlia definindo o ntimo como o mais interior ou interno. J na edio de 1970 a definio alterada para zona espiritual ntima e reservada de uma pessoa ou de um grupo, especialmente de uma famlia.24

Os conceitos, at aqui enfocados demonstram que so utilizados pela doutrina, ora como sinnimos, ora como expresses que exprimem conceitos diversos, as expresses como direito vida privada, direito intimidade e direito ao resguardo. Pela anlise do art. 5, X da CRFB /88 que declarou a inviolabilidade honra, imagem, intimidade e vida privada constata-se que os institutos so considerados como distintos. So direitos tutelados de forma expressa, se assim no o fosse, no constariam separadamente na Carta Magna. Para Elimar Szaniawski25 a Constituio Brasileira ao incluir em seu texto a proteo dos direitos intimidade e vida privada como dois institutos ou tipificaes distintas, manteve corretamente as distines doutrinrias entre proteo vida privada e proteo intimidade. Jos Cretella Jnior26 comentando o artigo constitucional, afirma que intimidade o status ou situao daquilo que ntimo, isolado, s. Segundo o autor h um direito ou liberdade pblica de estar s, de no ser importunado, devassado, visto por olhos de estranhos.
A noo de intimidade ou vida privada vinculada noo relativa e subjetiva de espao e tempo, o que explica a dificuldade do tema. Novamente aqui o legislador constituinte distinguiu a mesma situao com dois nomes distintos, quando se sabe que intimidade do cidado sua vida privada, no recesso do lar.

Percebe-se em sua definio que o autor entende como sinnimos ambos os institutos. Diferentemente, afirma Manoel Gonalves Ferreira Filho27 para quem vida privada a que se desenvolve fora das vistas do pblico perante, eventualmente, um pequeno grupo de ntimos. A intimidade entende o autor, como sendo a vida em ambiente de convvio, no interior de um grupo fechado e reduzido, normalmente, ao grupo familiar.

24 25

M; MATONI, apud VIEIRA, 2002. p. 18. SZANIAWSKI, apud VIEIRA, 2002. p. 22. 26 JUNIOR, Jos Cretella. Comentrios Constituio Brasileira de 1988. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1989. 27 FERREIRA FILHO, 1999, op. cit. p. 90.

15

No comunga da mesma opinio Celso Ribeiro Bastos e Ives Gandra Martins que conceituam os institutos de forma unvoca, de acordo com tais autores a tutela da vida privada e da intimidade:
Consiste na faculdade que tem cada indivduo de obstar a intromisso de estranhos na sua vida privada e familiar, assim como de impedir-lhes o acesso a informaes sobre a privacidade de cada um, e tambm impedir que sejam divulgadas informaes sobre esta rea de manifestao existencial do ser humano.28

A expresso direito privacidade, em sentido amplo adotada por Jos Afonso da Silva29 abarcando todas as manifestaes da esfera ntima, privada e da personalidade consagradas pelo texto constitucional, define a Privacidade como sendo:
O conjunto de informao a cerca do indivduo, que ele pode decidir manter sob seu exclusivo controle, ou comunicar, decidindo a quem, quando, onde e em que condies, sem a isso poder ser legalmente sujeito.

No Vocabulrio Jurdico de Plcido e Silva, encontra-se tambm a definio dos institutos de forma distinta como se observa:
Vida privada ou vida particular designa aquela afastada do convvio ou da observao de estranhos. A intimidade deriva do latim Intimus, indica a qualidade ou o carter das coisas e dos fatos que se mostram estreitamente ligados, ou das pessoas, que se mostram afetuosamente unidas pela estima.30

Mesmo que para alguns autores a distino entre o direito intimidade e vida privada seja um tanto quanto sutil, visvel que o primeiro apresenta carter mais restrito que o segundo. o que se pode constatar no dizer de Vidal Serrano que define intimidade como:
O ncleo mais restrito da vida privada, uma privacidade qualificada, na qual se resguarda a vida individual de intromisses da prpria vida privada, reconhecendo-se que no s o poder pblico ou a sociedade podem interferir na vida individual, mas a prpria vida em famlia, por vezes, pode vir a violar um espao que o titular deseja manter impenetrvel, mesmo aos mais prximos, que compartilha consigo a vida cotidiana.31

Diante de todas as definies expostas, chega-se a concluso de que os institutos a serem abordados no desenvolver deste trabalho, so direitos garantidos constitucionalmente e distintos entre si. A intimidade pode ser entendida como uma esfera mais ntima, mais particular, mais reservada do ser humano. J a vida privada, seria uma esfera menos ntima, mas no muito abrangente. A primeira corresponderia ao prprio eu, ao interior de cada indivduo.
BASTOS; MARTINS; apud VIEIRA, 2002, op. cit. p.23. SILVA, 2001, op. cit 30 DE PLCIDO E SILVA, apud VIEIRA, 2002, op. cit. p. 25. 31 SERRANO, Vidal. A proteo constitucional da informao e o direito a crtica jornalstica. So Paulo: FTD, 1997.
29 28

16

Os pensamentos, as sensaes, aquilo que o indivduo no exporia ou dividiria nem mesmo para com as pessoas com quem convive em seu ncleo familiar. A vida privada pode-se dizer que o relacionamento entre familiares. Caracteriza-se por ser menos privado, menos ntimo, partilhado com um nmero reduzido de pessoas como filhos, esposo (a), pais e at mesmo com amigos mais ntimos.32 Vale ressaltar que a Constituio Federal confere ao indivduo que vier a sofrer qualquer tipo de violao ao direito intimidade, vida privada, imagem ou honra, uma reparao pelos danos sofridos.

4.2

Direito intimidade

De um modo geral, o direito intimidade e vida privada antes dos anos 50, no despertava o interesse e a simpatia de um nmero considervel de juristas, a ponto de se firmar como um direito autnomo. O estgio de sua elaborao se mostra bastante heterognea de um pas para outro; e mesmo naquele onde parecia ter fincado mais profundamente suas razes, os Estados Unidos, seu reconhecimento se mostrava ainda fragmentrio. Todavia, o seu reconhecimento pela Declarao Universal dos Direitos do Homem, adotada em 10 de dezembro de 1948, pela Assemblia Geral das Naes Unidas, serviu de combustvel necessrio para que as preocupaes de estudiosos do Direito se voltassem mais detidamente para a elaborao de uma doutrina da intimidade e da vida privada que, expressa em um direito autnomo, fornecesse a tutela necessria ao homem, presentes os riscos do acelerado avano tcnico.33 Registra-se a posio do direito intimidade em pases onde a preocupao com o problema surge com mais intensidade. O direito constitucional anterior em nada tratou especificamente sobre a privacidade, em especial, a Constituio Poltica do Imprio do Brasil, em 1824 e as Constituies de 1891, 1934, 1937, 1946 e 1967. Foi exatamente na Constituio de 1988 que surgiu, expressamente, a proteo ao direito intimidade, mais precisamente no art. 5, X da CRFB:
Art. 5............................................................................................................................. ................................................................................................................. .......................

32 33

Ibid. SAMPAIO, Jos Adrcio Leite. Direito intimidade e vida privada. Belo Horizonte: Del Rey, 1998.

17

X so inviolveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito indenizao pelo dano material ou moral decorrente de sua violao.

Nestes termos, tem-se a vedao expressa da utilizao de dados ou imagens pessoais para o menosprezo pblico, para atividades polticas ou mesmo para fins sociais no expressamente previstos pelo ordenamento jurdico e sem a competente autorizao judicial, quando necessria. O direito intimidade quase sempre considerado como sinnimo do direito privacidade. Esta a terminologia do direito anglo-americano. A nossa recente Carta Constitucional distinguiu a mesma situao com dois nomes distintos, quando se sabe que a intimidade do cidado sua vida privada, no recesso do lar. A tutela constitucional, assim, visa proteger as pessoas de dois atentados particulares, ou seja, ao segredo da vida privada (direito intimidade) e liberdade da vida privada (direito vida privada).34 Edilsom de Farias citando De Cupis35 assinala que o direito intimidade oferece uma maior proteo aos cidados comuns do que aos homens pblicos ou pessoas clebres, porquanto estes voluntariamente se expem ao pblico, tendo que abdicar em parte de sua intimidade como preo da fama ou prestgio granjeados. Todavia, ressalta o autor que as pessoas pblicas sofrem uma limitao e no uma supresso de sua intimidade. Esta subsiste naquelas hipteses em que sua divulgao adentra na esfera ntima da intimidade. Alm da tutela constitucional, a intimidade pode ser resguardada no mbito do direito penal e do direito civil. Na legislao penal, embora no haja uma proteo expressa da intimidade, h a possibilidade de se vislumbrar no cdigo penal mesmo que de forma indireta o amparo da intimidade em alguns delitos: violao de domiclio; violao de correspondncia; sonegao ou destruio de correspondncia; violao de comunicao telegrfica, radioeltrica ou telefnica e violao de correspondncia comercial. Acrescentem-se ainda os crimes de violao dos segredos. Na esfera civil, de mesma forma no dispomos de uma adequada garantia da intimidade. O novo cdigo civil de 2002, em seu Captulo II, que trata dos Direitos da Personalidade, art. 11 ao 21, estabelece algumas regras garantidoras do direito personalidade. Somente o art. 21 faz expressa meno inviolabilidade do direito vida

34

NEGRO, Sonia Regina. Direitos da Personalidade. <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=6829>. Acesso em: 17 jul. 2006. 35 DE CUPIS, apud FARIAS, 1996, op. cit. p. 116.

Disponvel

em:

18

privada remetendo, por sua vez, ao artigo 5, X da Constituio Federal. Assim, constata-se que o direito privacidade (vida privada), faz parte da categoria dos direitos da personalidade. Com a proteo da intimidade, pretende-se assegurar uma parcela da personalidade que se reserva da indiscrio alheia para satisfazer exigncias de isolamento moral do sujeito. Os direitos da personalidade, segundo Orlando Gomes36, tomam a feio de serem direitos ligados diretamente projeo da pessoa ante a sociedade a qual est ligada. Esses direitos, na verdade so inatos, porque nascem com o prprio homem. Da a concepo naturalista que relaciona os direitos da personalidade com atributos inerentes condio da pessoa humana, como por exemplo: a vida, a intimidade, a honra, a privacidade, a intelectualidade e a liberdade.

4.3

Direito vida privada

4.3.1 Contedo do direito vida privada Com o intuito de melhor se observar os componentes definidores do direito vida privada, e no se pretendendo exaurir todo o contedo, apresentam-se alguns elementos componentes de tal direito. Tais como: liberdade sexual; liberdade da vida familiar; e liberdade de domiclio.

4.3.2 Liberdade sexual Conforme os ensinamentos de Jos Adrcio Leite Sampaio,37 integra a liberdade sexual a faculdade de o indivduo definir a sua orientao sexual, bem assim de extern-la no s de seu comportamento, mas de sua aparncia e biotipia. Esse componente da liberdade refora a proteo de outros bens da personalidade como o direito identidade, o direito imagem e, em grande escala, o direito ao corpo. No ano de 1977, a Comisso Europia de Direitos do Homem declarou a propsito que o direito ao respeito da vida privada, reconhecido pelo art. 8 da Conveno, asseguraria aos indivduos a liberdade de perseguir o desenvolvimento de sua personalidade e de estabelecer relaes com as pessoas, notadamente depreende-se, aquelas de cunho sexual. Mais tarde, em 1980, essa mesma Comisso admitiu que aquele direito englobaria um outro: o

36 37

GOMES, 1989 apud GUERRA, 1999, p. 11. SAMPAIO, 1998, op. cit. p. 277.

19

direito integridade sexual, protegendo particularmente os indivduos mais vulnerveis e incapazes de se defenderem.38 A liberdade sexual a liberdade de cada pessoa viver a sua prpria sexualidade, englobando-se nessa liberdade a temtica do homossexualismo, intersexualismo e do transexualismo, bem como a livre escolha de seus parceiros.

4.3.3 Liberdade da vida familiar Como definida pela Conveno Europia, liberdade da vida familiar ou das relaes familiares significa:
A autonomia dos membros de uma comunidade familiar de viver uma vida normal sobre o mesmo teto, impondo uma obrigao positiva ao Estado de respeitar e promover essa autonomia, englobando a os dos direitos s relaes entre seus membros.

A comunidade familiar engloba um ncleo formado pelos cnjuges, pelos pais casados ou no, assim como avs, filhos e netos. o que se depreende da leitura do dispositivo constitucional brasileiro: a sociedade conjugal formada pelo homem e pela mulher, enlaados matrimonialmente ou no, desde que estvel o relacionamento; bem como a comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes. (arts. 226, 1 ao 6 da CRFB/ 88). No dizer de Sampaio citando Timothy OHagan:
A liberdade da vida familiar envolve uma srie de faculdades e situaes de diversos atores, s vezes conflitantes, porm assentadas numa autonomia de sua constituio ou formao, atravs, em geral, mas no sempre, do estabelecimento de um vnculo conjugal, a partir do qual se edifica o lar, ensejando relaes as mais complexas entre os cnjuges; a seguir ampliada com o nascimento da prole.39

Por conseguinte, pode-se apresentar a liberdade da vida familiar como o poder de organizar e desenvolver a vida em uma comunidade formada pelos cnjuges, assim como por estes e por seus descendentes.

4.3.4 Liberdade de domiclio Domiclio o asilo inviolvel do indivduo (inciso XI do art. 5 da CRFB /88), espao natural para o convvio reservado entre as pessoas.

38 39

Ibid., p. 279. OHAGAN, apud SAMPAIO, 1998, op. cit. p. 283.

20

Jos Afonso da Silva40 afirma que a Constituio ao estatuir que a casa asilo inviolvel do indivduo est reconhecendo que o homem tem direito fundamental a um lugar e que, s ou com sua famlia, gozar de uma esfera jurdica privada ntima, que ter que ser respeitada como sagrada manifestao da pessoa humana. Assim, todo recinto que a pessoa eleja para custodiar e desenvolver seus segredos e os de sua famlia, todo lugar privativo, ocupado por algum, com direito prprio e de maneira exclusiva, mesmo sem carter definitivo ou habitual, deve ser protegido pelo direito inviolabilidade do domiclio. Domiclio, ou como chamado no direito brasileiro, a casa, o lugar onde as liberdades assumem uma dimenso mxima, em qualquer de suas modalidades: liberdade de pessoas fsicas, de expresso do pensamento, do trabalho ou do lazer; mas antes se constitui num objeto de escolha por uma pessoa de nela morar, permanecer ou de se mudar, segundo a sua convenincia e condies materiais, garantidor do livre desenvolvimento da personalidade em suas cerradas fronteiras, com especial destaque para a intimidade e vida privada, em seus respectivos aspectos de segredo e de liberdade de viver junto sob o mesmo teto. Contempla ainda a organizao e seu desfrute, no limite da postura municipal, e das regras de vizinhana.41 5. 5.1 Honra A honra considerada como um bem inerente ao prprio homem. Na viso de Adriano De Cupis42 a honra a dignidade pessoal refletida na considerao dos outros e no sentimento da prpria pessoa. Considera, o autor, que a honra se revela como valor moral e ntimo do homem, como estima e considerao votadas por terceiros, e, ainda, como conscincia da prpria dignidade Para Capelo de Sousa a honra considerada como precioso bem da personalidade enquanto projeo na conscincia social do conjunto dos valores pessoais de cada indivduo, desde os emergentes da sua mera pertena ao gnero humano at aqueloutros que cada indivduo vai adquirindo atravs do seu esforo pessoal.43 DIREITO HONRA E IMAGEM

40 41

SILVA, 2003, op. cit. p. 206. SAMPAIO, 1998, op. cit. p. 354. 42 DE CUPIS, apud CALDAS, 1997., op. cit. p. 26. 43 SOUSA, apud CALDAS, loc. cit.

21

Reconhece a existncia de uma honra interna (subjetiva), e de outra externa (objetiva), embora reconhecendo a conexo entre ambas, considera conveniente tratar autonomamente esses dois bens jurdicos. Como os demais direitos da personalidade, o direito honra no absoluto. As legislaes tm prescrito como limite honra exceptio veritatis, isto , la excepcin concerniente a la verdad o la notoriedad del hecho atribudo a la persona ofendida.44 Miguel Reale escreveu sobre conduta moral que os homens no se vinculam em seu agir apenas por valores de transcendncia, mas tambm se ligam por algo que est neles mesmos ou, ento nos outros homens.45 Pode-se depreender do exposto que a honra est relacionada ao aspecto da moral, um bem inerente prpria pessoa. No dizer de Sidney Guerra:
O direito honra est intimamente relacionado aos valores mais importantes da pessoa, de poder andar de cabea erguida, de ter um nome, das pessoas terem uma boa referncia desta pessoa, enfim de poder se olhar no espelho e verificar que, de fato, trata-se de um homem honrado. No direito honra, a pessoa tomada, frente sociedade, em funo do valor que possui dentro daquele contexto social. Ocorrendo ento a leso da honra, de imediato a pessoa cujo direito foi violado se sente diminuda, desprestigiada, humilhada, constrangida, tendo perdas enormes tanto no aspecto financeiro, como no aspecto moral, pois a leso se reflete de imediato na opinio pblica, que logo adota uma postura negativa contra a pessoa implicando nestas perdas mencionadas.46

5.2

Imagem

No h, hoje, o que se questionar no que diz respeito autonomia e independncia do direito imagem em face dos demais direitos privacidade, como o direito intimidade, honra e vida privada. O direito imagem no se confunde com o direito honra. Uma vez que, uma pessoa pode vir a ter sua imagem violada e no sofrer leso a sua honra e vice-versa. Imaginese, como exemplo, que uma pessoa estabelea um contrato para a realizao de um comercial de televiso onde, consentidamente ter sua imagem divulgada no referido comercial, neste caso o fato ser considerado normal. Porm, se esta mesma imagem for utilizada por uma empresa sem que tenha sido estabelecido um contrato, ou seja, sem que haja autorizao, estar sendo violado o direito que a pessoa tem de resguardar sua prpria imagem. Em outra situao hipottica, atentemos para o fato de a mesma imagem, sem autorizao, ser divulgada por determinada empresa, atribuindo a pessoa qualidades pejorativas, com
44 45

TOBEAS, apud FARIAS, 1996, op. cit. p. 109. REALE, apud GUERRA, 1999, op. cit. p. 48 46 GUERRA, 1999, op. cit. p. 49-50.

22

comentrios ofensivos, neste caso, ocorrem violaes aos dois direitos em questo, imagem que foi utilizada sem o prvio consentimento e honra da pessoa, que foi atingida pelas ofensas que lhe foram dirigidas.47 O direito imagem destaca-se dos demais pelo fato de a imagem humana estar sendo utilizada largamente em diversos tipos de publicidade. Como destaca Edilsom Pereira:
A proteo constitucional no se limita ao semblante ou a rosto, estende-se a qualquer parte do corpo humano, como a reproduo de um p, de um brao, de uma mo, de um busto. Em suma, o direito imagem abrange no s a face da pessoa alcana tambm a qualquer parte distinta do corpo.48

Para o autor, a imagem humana pode ser reproduzida pelos mais diversos meios e instrumentos, alm das formas estticas de representao, como fotografias, pintura, escultura, tambm as dinmicas so muito utilizadas, cinema, vdeo etc. O direito imagem e o direito intimidade tambm no se confundem. H autores, como De Cupis, por exemplo, que defendem que o direito imagem um aspecto do direito intimidade. Podem ocorrer situaes onde se verifica a disposio da imagem sem, contudo ser atingida a intimidade ou vida privada da pessoa. Como o caso em que uma pessoa autoriza a publicao e exposio, por uma revista especfica, de imagens suas dentro de sua casa, no recanto do seu lar, ou at mesmo com sua famlia. Houve desta forma a exposio da imagem e intimidade da pessoa. Caso, estas mesmas fotos sejam publicadas posteriormente sem prvia autorizao no haver violao a intimidade, mas imagem, uma vez que a intimidade j fora exposta quando da divulgao das primeiras fotos autorizadas previamente. A republicao das imagens no configurar exposio intimidade, pois esta j ocorrera. O direito imagem considerado um bem inviolvel voltado para a defesa da pessoa, impedindo que algum possa utilizar indevidamente a imagem de outra pessoa sem que haja um prvio consentimento.

47 48

FARIAS, 1996, op. cit. p. 120. FARIAS, loc. cit.

23

6.

PRIVACIDADE VERSUS INFORMAO

Intuindo as possibilidades de mau uso da liberdade de expresso, constitui este direito uma dplice garantia destinada a no interferir na esfera da liberdade, mas tambm, vocacionada proteo da sociedade contra os abusos no exerccio do mesmo direito. Toda e qualquer manifestao do pensamento que agrida a liberdade alheia, e que, naturalmente, deve ser contida e reprimida, no constitui parte integrante da liberdade de expresso, mas sim uma ameaa a este direito constitucional. justamente para propiciar a responsabilizao que o texto constitucional veda o anonimato.49 Quando o exerccio de um direito fundamental por parte de um titular conflita com o exerccio de um direito fundamental por parte de outro titular ocorre o que se denomina de coliso de direitos fundamentais. Direitos, ainda que fundamentais, no so absolutos. Significa dizer que a liberdade de expresso ou informao sofre limitaes, no podendo ser exercida de maneira abusiva, ferindo outros direitos. A soluo do conflito no se trata, contudo, de avaliar as duas garantias para determinar qual seria a de maior valor. O juzo de ponderao ou harmonizao deve voltar-se forma como aqueles direitos esto sendo exercidos, no atribuindo primazia absoluta a qualquer um dos dois.50 o que se depreende da anlise da deciso proferida pela 2 Cmara Cvel do Tribunal de Justia do Estado do Rio de Janeiro, nos autos da Apelao Cvel n 2005.001.1796851, em julgamento no dia 13 de julho de 2005, sob a relatoria do Desembargador Antonio Saldanha Palheiro. Trata-se de pedido de danos morais por parte da vtima onde a mesma teve a exibio de sua imagem adormecida em uma mesa em feira
49

VERGUEIRO, Luiz Fabrcio Thaumaturgo. Direito privacidade: o direito fundamental da modernidade. Disponvel em: <http://www.alfa-redi.com/rdi-articulo.shtml>. Acesso em 14 set. 2005.
50 51

SCHEMKEL, 2003, op. cit. p. 02. IMAGENS VEICULADAS POR RGO DE DIVULGAO (TV) DE CONTEDO OFENSIVO A HONRA DA AUTORA. DEVER DE EXIGIR PRVIA AUTORIZAO A RESPECTIVA DIVULGAO. POSSVEL COLIDNCIA DE DIREITOS FUNDAMENTAIS ESTABELECIDOS NO ARTIGO 5 DA CONSTITUIO FEDERAL. 1. O direito a informao, liberdade de expresso e honra, privacidade e imagem. 2. Harmonizao para preservao da unidade da constituio. Processo de ponderao de bens com sacrifcio mnimo dos direitos questionados. 3. Responsabilidade do rgo de imprensa pela notcia veiculada. Divulgao ofensiva e comprovadamente vexatria. 4. Inexistncia de coliso de direitos fundamentais, posto que no inserida no mbito de proteo da liberdade de expresso a prtica de ilcitos contra a honra. 5. Dever de indenizar os danos morais decorrentes. A indenizao deve representar compensao razovel pelo constrangimento experimentado, cuja intensidade aliada a outras circunstncias peculiares de cada conflito de interesses, deve ser considerada para fixao do valor. 6. Majorao do valor indenizatrio para que guarde compatibilidade com a extenso do dano. Negado provimento ao recurso autnomo e provimento parcial do recurso subordinado.

24

pblica. O juiz a quo julgou procedente o seu pedido, condenando a empresa de televiso a uma indenizao pelo dano moral ofensivo honra da autora. Apela a empresa da deciso, alegando que as imagens foram feitas em local pblico, podendo ser livremente gravadas e exibidas. A autora interps recurso adesivo no intuito de majorar o valor indenizatrio. A apelante deu ensejo exibio de imagens que dizem respeito to somente vida particular da autora, no havendo qualquer interesse pblico em jogo que justifique tal atitude abusiva. A dimenso do impacto social dos veculos de comunicao na sociedade moderna acarretalhes, paralelamente a um grande poder, o dever de zelar pela intimidade das pessoas, s atuando de forma contrria quando haja interesse maior que justifique ou expressa autorizao da pessoa exibida. Da anlise da ementa do aresto em comento, tem-se que a harmonizao e a ponderao devem ser as justificativas utilizadas para se chegar a uma deciso, inclusive a de onde os bens devem ser resguardados e minimamente sacrificados. A coliso de direitos fundamentais hoje, um dos problemas nucleares da dogmtica constitucional. As circunstncias que envolvem cada caso e suas particularidades devem ser analisadas. Devem-se ponderar os bens envolvidos, com o sacrifcio mnimo dos direitos em jogo. O mtodo de interpretao chamado de princpio da proporcionalidade tem se mostrado eficiente, ao fazer um balizamento entre princpios e direitos fundamentais: a ponderao dos bens orienta-se pela proporcionalidade. Essa ponderao ocorrer no caso concreto, onde ser declarada a ordem de primazia, pois no existe uma ordem hierrquica de direitos fundamentais in abstrato. 52 Assim, em no havendo hierarquia entre os direitos fundamentais e na hiptese de coliso entre eles, a regra ou tcnica a ser aplicada ser a da ponderao, quando da anlise do caso concreto, observando-se o mtodo de interpretao que tem se demonstrado eficiente, denominado de princpio da proporcionalidade.53 Outro acrdo que merece destaque por confirmar a ponderao como regra na aplicao de uma deciso, foi a proferida na Apelao Cvel n 700.119.54583 da 9 Cmara Cvel do Tribunal de Justia do Estado do Rio Grande do Sul, onde foi relator o Desembargador Odone Sanguin, em julgamento no dia 24 de agosto de 2005. Neste aresto colhe-se da ementa54 que diante do conflito entre a livre manifestao do pensamento e a
52 53

SCHEMKEL, 2003, op. cit. p. 03 BARCELLOS apud SCHEMKEL, 2003, op. cit. , p. 04. 54 RESPONSABILIDADE CIVIL. 1. Comentrios fotografia de jornal que ilustrara anterior reportagem jornalstica ofensivos honra de policial militar no exerccio da funo. 2. Conflito entre a livre manifestao do pensamento (inc. v, do art. 5, cf) e a inviolabilidade da honra e da imagem (inciso x art. 5, cf). 3. Ponderao

25

inviolabilidade da honra e da imagem, no caso concreto, e aplicando-se a regra da ponderao, esta conferiu prevalncia inviolabilidade da honra e imagem da pessoa, no caso em questo, do policial. A emisso de qualificativos formalmente injuriosos em qualquer contexto, desnecessrios para o labor informativo ou de formao da opinio que se realize, implica um dano injustificado dignidade das pessoas ou ao prestgio das instituies, lesionando direitos constitucionalmente protegidos. Manoel Gonalves55 prope como critrio para prevalncia de uma ou outra garantia, no caso concreto, a anlise teleolgica da finalidade perseguida pela investigao ou pesquisa jornalstica. Afirma o autor que se a busca concerne a personalidades pblicas, poder-se-ia aceitar a prevalncia do direito de informar a coletividade frente ao segredo. Sobre o pensamento do mencionado autor, Schemkel56 acrescenta que isto somente seria legtimo enquanto se tratar de fato significativo para a opinio pblica, em seus mais nobres objetivos, excluindo-se totalmente o que disser respeito vida ntima do alvo, sem relao com o fim visado, ou, pelo contrrio, quando se dirigir especificamente a denegrir a honra ou a moral subjetivas das personalidades avaliadas. Neste aspecto, tem-se que somente se justificaria uma invaso privacidade de algum se houvesse um motivo bastante significativo para a coletividade, de interesse pblico, de tamanha importncia que justificasse tal violao. No seria, portanto, o direito de informar, por si s, um nobre objetivo. A respeito da soluo dos conflitos surgidos entre os direitos fundamentais, Edilsom Pereira conclui com propriedade:
Na soluo da coliso entre direitos honra, intimidade, vida privada e imagem, de um lado, e a liberdade de expresso informao, de outro, os tribunais constitucionais tm partido da preferred position em abstrato dessa liberdade em razo de sua valorao com condio indispensvel para o funcionamento de uma sociedade aberta [estabelecendo-se certos requisitos em sua aplicao]: [...] (a) o pblico (assuntos ou sujeitos pblicos) deve ser separado do privado (assuntos ou sujeitos privados), pois no se justifica a valorao preferente da liberdade de expresso e informao quando essa liberdade se referir ao mbito inter privado dos assuntos ou sujeitos; (b) o cumprimento do limite interno da veracidade (atitude diligente do comunicador no sentido de produzir uma notcia correta e honesta), pois a informao que revele manifesto desprezo pela verdade, ou seja, falsa perde a presuno de preferncia que tem a seu favor.57

que, no caso concreto, confere prevalncia inviolabilidade da honra. 4. Dano moral devido. Quantum indenizatrio. Apelao provida. 55 FERREIRA FILHO, 1999, op. cit. p. 300. 56 SCHEMKEL, 2006, op. cit. p. 05. 57 FARIAS, 1996, op. cit. p. 130.

26

Pelo exposto, tem-se que a liberdade de informao indispensvel ao desenvolvimento da sociedade, no entanto, esta liberdade deve observncia a determinados requisitos para o seu bom desempenho. importante que aja uma separao entre o pblico e o privado, no se podendo permitir a preferncia do direito informao quando este vier a violar questes de interesse privado que no tenham relevncia social. No se pode esquecer de que a veracidade das informaes divulgadas primordial para que o direito a informao no perca a presuno de preferncia, que pode ter em seu favor, quando da anlise do caso em concreto. 7. CONCLUSO

O princpio da dignidade da pessoa humana como ncleo fundamentador do Estado Democrtico Brasileiro impe coletividade e principalmente ao Estado o respeito esfera individual do ser humano e a sua no violao. Independe, pois ser esta pessoa integrante de determinado grupo ou classe social, uma vez que, a dignidade um valor inerente a todo ser humano. No se pode deixar de mencionar que os princpios constantes da Constituio Federal de 1988 no so absolutos. Assim, o principio da dignidade humana no se apresenta hierarquicamente superior a nenhum dos demais princpios constitucionais. O direito privacidade encontra-se disposto no art. 5, X da CRFB /88 e incluem nesta nomenclatura os direitos intimidade, vida privada, honra e imagem, direitos distintos e autonomamente considerados. Alm da proteo constitucional, por ser um direito fundamental, o direito privacidade goza ainda de proteo infraconstitucional, visto que este igualmente um dos direitos da personalidade constante do Cdigo Civil de 2002, nos artigos 11 a 21. O direito intimidade considerado como uma esfera mais restrita do que o direito vida privada. Aquele pode ser considerado como o ntimo do ser humano, particularidades do prprio eu, do ser isolado. Este, em uma perspectiva um pouco mais ampla, mas no ilimitada, fundamenta-se no relacionamento familiar. O direito intimidade pode ser percebido no fato de a pessoa no expor seus pensamentos e sentimentos, nem para os seus familiares, com aqueles que convivem dentro de sua prpria casa. o resguardo absoluto.

27

J o direito vida privada caracterizado pelo fato de a pessoa manter distante do alcance de terceiros sua vida familiar. Pode-se dizer que o espao menos ntimo da vida de uma pessoa engloba um nmero maior de sujeitos. compartilhado somente com pessoas como esposo (a), filhos, amigos ntimos. Desse modo temos que os direitos intimidade e vida privada no se confundem. A forma como so dispostos no texto constitucional corrobora com o pensamento de que tais direitos so autnomos e que podem vier a serem violados individualmente. No entanto, a pessoa que vier a sofrer qualquer tipo de violao a sua intimidade e/ou a sua vida privada far jus a uma indenizao pelo dano material ou moralmente lhe causado, e esta indenizao encontra-se expressamente garantida no art. 5, inciso X, in fine da Constituio Federal. No que diz respeito violao dos direitos mencionados, esta pode ser mais bem observada na esfera do direito informao, ou seja, percebe-se atravs de anlise jurisprudencial que os meios de comunicao so os principais responsveis pela invaso da privacidade alheia. No entanto, importante destacar que estes no so os nicos causadores de tais violaes. Vislumbra-se pelo exposto tratar-se de direitos constitucionalmente protegidos e que se apresentam em coliso. De um lado tem-se o direito privacidade, onde o indivduo goza de inteira proteo no seu direito de estar s ou com sua famlia, sem que terceiros possam interferir de forma a no constrang-lo. De outro, o direito liberdade de manifestao do pensamento, de expresso, criao e informao, que da mesma forma so garantidos constitucionalmente. No se pode questionar o grande papel que os meios de comunicao desempenham na sociedade. Atravs destes sabe-se o que acontece em nosso bairro, cidade e no mundo. A cada dia as notcias chegam com mais rapidez as nossas casas. Com o avano da tecnologia alcanamos um grande nmero de informao em pouqussimo espao de tempo. No entanto, isto no quer dizer que a liberdade de informao deva ser utilizada de forma ilimitada, e que no deva ter o compromisso com a verdade. No havendo veracidade quando da divulgao dos fatos envolvendo pessoas que surge o direito de indenizar. A notcia deve ser de grande interesse social para que se justifiquem violaes vida alheia. Ocorrendo tais conflitos entre direitos fundamentais aplicar-se- o juzo de ponderao, quando da anlise do caso em concreto, uma vez que no h hierarquia entre os

28

princpios fundamentais e estes no se apresentam de forma absoluta. Assim, ora haver preponderncia de um princpio em detrimento do outro e vice-versa. 8. REFERNCIAS

BRASIL. Tribunal de Justia. Apelao Cvel n 2005.001.17968, da 2 Cmara Cvel do Tribunal de Justia do Estado do Rio de Janeiro. Relator: Desembargador Antonio Saldanha Palheiro, 13 de julho de 2005. BRASIL. Tribunal de Justia. Apelao Cvel n 700.119.54583, da 9 Cmara Cvel do Tribunal de Justia do Estado do Rio Grande do Sul. Relatora: Desembargador Odone Sanguin. Rio Grande do Sul, 24 de agosto de 2005. CALDAS, Pedro Frederico. Vida privada, liberdade de imprensa e dano moral. So Paulo: Saraiva, 1997. FARIAS, Edilsom Pereira de. Coliso de direitos: a honra, a intimidade, a vida privada e a imagem versus a liberdade de expresso e informao. Porto Alegre: S. A. Fabris, 1996. FERREIRA FILHO, Manoel Gonalves. Direitos humanos fundamentais. So Paulo: Saraiva, 1999. GUERRA, Sidney Csar Silva. A liberdade de imprensa e o direito imagem. Biblioteca das teses. Rio de Janeiro: Renovar, 1999. GUERRA, Sidney Csar Silva. Hermenutica, ponderao e coliso de direitos fundamentais. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2007. JUNIOR, Jos Cretella. Comentrios Constituio Brasileira de 1988. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1989. NEGRO, Sonia Regina. Direitos da personalidade. Disponvel <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=6829>. Acesso em: 17 jul. 2006. em:

RODRIGUES, Alexandre. A privacidade na ICP-Brasil. Disponvel em: <http://www.migalhas.com.br/mostra_noticia_articuladas.aspx?cod=8233>. Acesso em: 17 nov. 2005. SAMPAIO, Jos Adrcio Leite. Direito intimidade e vida privada. Belo Horizonte: Del Rey, 1998. SARLET, Ingo Wolfgang. Dignidade da pessoa humana e direitos fundamentais na Constituio Federal de 1988. Rio Grande do Sul: Livraria do Advogado, 2001. SCHEMKEL, Rodrigo Zasso. Violao do direito privacidade pelos bancos de dados informatizados. Jus Navigandi, Teresina, a. 9. n. 812, 23 set. 2005. Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=7309>. Acesso em: 23 mai. 2006.

29

SERRANO, Vidal. A proteo constitucional da informao e o direito a crtica jornalstica. So Paulo: FTD, 1997. SILVA, Jos Afonso da. Curso de direito constitucional positivo. 22. ed. So Paulo: Malheiros, 2003. VERGUEIRO, Luiz Fabrcio Thaumaturgo. Direito privacidade: o direito fundamental da modernidade. Disponvel em: <http://www.alfa-redi.com/rdi-articulo.shtml>. Acesso em 14 set. 2005. VIEIRA, Snia Aguiar do Amaral. Inviolabilidade da vida privada e da intimidade pelos meios de comunicao. So Paulo: Juarez de Oliveira, 2002.

30

Vous aimerez peut-être aussi