Vous êtes sur la page 1sur 3

Estrutura - Avaliao Bimestral

Nome do Acadmico: (a):


Curso

Data:

Bimestre

Curso/Turma

Geografia
Professora (a): Disciplina

ESTRUTURA E FUNC. DO ENSINO

1.

ASSINALE (X) NA ALTERNATIVA CORRETA:

1. O Estatuto da Criana e do Adolescente, no Captulo IV, que trata do direito educao, cultura, ao esporte e ao lazer, reafirma os deveres do Estado, definidos na Constituio Brasileira de 1988, e acrescenta, no Artigo 56, que a direo das escolas do Ensino Fundamental tem o dever de comunicar ao Conselho Tutelar o seguinte fato em relao aos seus alunos: A) maus-tratos provocados por familiares. B) falta s aulas por mais de cinco dias em um ms. C) separao dos pais. D) ocorrncia de brigas entre grupos. 2. Hoje, no Brasil, tendo em vista as Polticas Pblicas, as crianas tm um maior acesso ao sistema educacional. No entanto, so indicadores preocupantes o baixo rendimento e a repetncia dos alunos. A fim de se obter informaes sobre o desempenho dos alunos e o fluxo escolar, foi desenvolvido um indicador de qualidade da educao chamado: A) ENEM B) ENADE C) IDEB D) PDE 2. Em uma escola onde a gesto democrtica realidade, o Conselho de Classe um momento de encontro de professores e equipe tcnico-pedaggica para reflexo do desenvolvimento de sua proposta pedaggica. So objetivos do Conselho de Classe, EXCETO: A) realizar a avaliao dos alunos. B) analisar as despesas da Escola. C) avaliar a execuo do planejamento de ensino. D) identificar dificuldades de alunos, turmas e professores. 3. A Prova Brasil e o SAEB (Sistema Nacional de Avaliao da Educao Bsica) so avaliaes para diagnstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira (Inep/MEC). Tm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionrios socioeconmicos. A diferena entre as duas avaliaes est na populao em que aplicada e na abrangncia regional. - Sobre a Prova Brasil, considere as afirmativas a seguir: I uma avaliao realizada por amostragem das redes pblica e privada. II Como resultado, fornece as mdias de desempenho para o Brasil, regies e unidades da Federao, para cada um dos municpios e escolas participantes.

III So aplicadas provas de Lngua Portuguesa, Matemtica e ainda, os estudantes respondem a um questionrio scio-econmico e cultural. IV uma avaliao de alunos da 4a e 8a sries (5 e 9 anos) do Ensino Fundamental. V uma avaliao de alunos da 4a e 8a sries (5 e 9 anos) do Ensino Fundamental e do 3 ano do Ensino Mdio. Est correto APENAS o que se afirma em: A) I e IV. B) II e V. C) I, III e IV. D) II, III e IV. 4. A organizao e os processos de gesto, incluindo a direo, assumem diferentes significados conforme a concepo que se tenha dos objetivos da educao em relao sociedade. Numa concepo democrtico-participativa, a direo: A) centralizada numa pessoa, as decises vm de cima para baixo; B) ocorre sem a participao dos professores; C) est centrada no indivduo; D) est centrada no coletivo, promovendo o dilogo e a participao de todos. 5. Baseando-se nos estudos existentes no Brasil sobre a organizao e gesto escolar, sabe-se que ela se desenvolve em 3 grandes reas de atuao interligadas e integradas. Relacione a 1 coluna com a 2 e depois assinale a alternativa que corresponde sequncia CORRETA. I. Gesto pedaggica II. Gesto financeira III. Gesto administrativa ( ) focada na administrao dos recursos financeiros da escola. ( ) Est relacionada a assegurar o funcionamento das atividades de administrao de pessoal, tambm responsvel pela manuteno da parte fsica e dos recursos materiais da escola. ( ) responsvel pelo acompanhamento e gerenciamento do trabalho educativo desenvolvido na escola. A) I, II, III B) II, III, I C) III, I, II D) I, III, II 6. A Lei 8.069, de 13 de julho de 1990, que dispe sobre o Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA), considera-se criana, para os efeitos desta Lei, a pessoa at: A) Dezesseis anos de idade. B) Seis anos de idade incompletos. C) Doze anos de idade incompletos. D) Trs anos e onze meses de idade. 7. Na Creche Recanto Feliz houve uma palestra para os responsveis com um membro do Conselho Tutelar. Nessa oportunidade, esclareceu-se que dever do Estado dar atendimento em creches e pr-escolas s crianas de zero a: A) seis anos de idade. B) cinco anos de idade. C) trs anos e onze meses de idade. D) quatro anos e onze meses de idade.

8. Como diretor de estabelecimento de ensino, Leila sabe que, nos casos de maus tratos que envolvam seus alunos, dever comunicar o ocorrido ao seguinte rgo: A) Conselho Tutelar. B) Delegacia Policial. C) Juizado de Menores. D) Secretaria de Educao. 9. O seu municpio j implantou o Ensino Fundamental de 09 anos? Sobre o Ensino Fundamental de 09 anos marque verdadeiro (V) ou falso (F). ( ) Os municpios, os estados e o Distrito Federal tero prazo at 2015 para implementar a obrigatoriedade do Ensino Fundamental. ( ) A idade para a matrcula obrigatria no Ensino Fundamental de 6 anos de idade. ( ) O Ensino Fundamental com durao de 9 anos estrutura-se em cinco anos iniciais e quatro anos finais, dos seis aos 14 anos de idade. ( ) Podero ser matriculados no 1 ano do Ensino Fundamental todas as crianas que tiverem 6 anos incompletos ou vir a completar somente at o incio de fevereiro. ( ) Seu principal objetivo assegurar a todas as crianas um tempo mais longo de convvio escolar, maiores oportunidades de aprender e, com isso, uma aprendizagem com qualidade. - A sequncia correta : A) F, V, V, F, V. B) F, F, V, V, V. C) V, V, F, F, F. D) V, F, V, V, V. 10. O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), que integra o Sistema Nacional de Avaliao da Educao Superior (SINAES), tem o objetivo de aferir o rendimento dos estudantes dos cursos de graduao em relao aos contedos programticos, suas habilidades e competncias. Sobre o ENADE, considere as afirmativas a seguir, EXCETO: I - Avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduao, ingressantes e concluintes, dos cursos em que esto matriculados. II - O exame obrigatrio para os alunos selecionados e condio indispensvel para a emisso do histrico escolar. III - A primeira prova do ENADE ocorreu em 2010 e, foi implantada pelo Ministrio da Educao em substituio ao extinto Provo. IV - O INEP/MEC o rgo responsvel por definir os estudantes de cada instituio de ensino para fazer a prova.

Vous aimerez peut-être aussi