Vous êtes sur la page 1sur 5

1.

EES (Engineering Equation Solver)

1.1.

O QUE SERIA

O EES (Engineering Equation Solver) um software desenvolvido pela empresa F-Chart Software voltado para a rea de Cincias Trmicas. Seu grande diferencial em relao a outros softwares utilizados nessa rea seu banco de dados com propriedades termodinmicas para diversos fluidos. Seu banco de dados contm as propriedades termodinmicas de diversos fluidos que, para definio do estado fsico e das demais propriedades do fluido, necessita de duas propriedades termodinmicas independentes. Essa automatizao de grande utilidade quando se trata de transformaes termodinmicas, pois normalmente necessria a utilizao de diversas tabelas e bacos, o que consome tempo e algum trabalho. A programao no software permite a realizao de balanos de massa e energia dos sistemas, alm da possibilidade de resoluo de equaes que contenham at mesmo variveis implcitas, no importando a sequncia de entrada de dados. Possui uma interface grfica amigvel. A vantagem do uso de tabelas automatizadas mostra-se importante quando se pretende realizar diferentes simulaes a partir da mesma configurao

1.2.

PARA QUE USAR

O uso de informtica no ensino se apresenta como uma ferramenta cada vez mais presente principalmente na rea de engenharia. A partir das dificuldades observadas no ensino de termodinmica, que muitas vezes apresentam anlises com atividades morosas e repetitivas, julga-se importante buscar formas de amenizar essa tarefa em busca do conhecimento, deixando o assunto mais atraente e acessvel. Com base nestas constataes, a busca por softwares que apresentem potencial de automatizao de uma sequncia de clculos uma tarefa de relevncia considervel, pois est diretamente relacionada ao bom entendimento e fixao dos assuntos abordados.

1.3.

ONDE DEVE SER USADO

Esse programa tem sua maior aplicao em 3 grandes reas que seria: Auxiliar professores: este programa agiliza e possibilita que o professor possam corrigir e criar diversos exemplos e questes apenas alterando valores como presso e temperatura. Tambm podendo crias grficas para sua melhor visualizao. Auxiliar Alunos: este programa facilita o aprendizado e tambm faz com que no seja necessria a utilizao de diversas tabelas para a resoluo de um problema, pois o programa tem essas tabelas incorporadas nele facilitando e agilizando o trabalho do aluno. Dando mais tempo para se observar detalhes mais importantes Auxilio Profissional: esse programa tambm pode ser comprado para utilizao de empresas para ter mais agilidade e preciso em seu clculos termodinmicos para melhor aplicao de seu tempo e evitando erros de converso ou arredondamentos alm de mostrar esquemas e grficos

1.4.

VANTAGENS DO EES

O programa tem tabela de materiais internamente dentro dele eliminando o uso de tabelas termodinmicas alm de possuir diversas outras facilidades entre elas construir grficos que ajudam no entendimento dos problemas sugerido e a transferncia das informaes desejadas que so bem prxima do que os alunos aprendem nos cursos de termodinmica.

2. CICLO BRAYTON

O ciclo Brayton um ciclo termodinmico no qual a adio de calor ocorre a presso constante, utilizado no estudo das turbinas a gs. Ele um ciclo ideal, uma aproximao dos processos trmicos que ocorrem nas turbinas a gs, descrevendo variaes de estado (presso e temperatura) dos gases. O conceito utilizado como base didtica e para anlise dos ciclos reais, que se desviam do modelo ideal, devido a limitaes tecnolgicas e fenmenos de irreversibilidade, como o atrito.

2.1. CICLO BAYTON FECHADO

Os gases de escape saindo da turbina e sendo diretamente excludos deforma no reciclada, fazem com que o ciclo deva ser classificado como um ciclo aberto. No ciclo fechado, os processos de compresso e expanso continuamos mesmos, no entanto o processo de combusto substitudo por processos de troca de calor, para aproveitamento de parte da energia que seria perdida no ciclo em forma de calor. O arranjo fsico de uma turbina a gs operando em ciclo fechado apresento na figura abaixo:

Figura : Ciclo fechado

Resumidamente, o ciclo de Brayton fechado utiliza o calor perdido para gerar mais trabalho. Para se construir o ciclo Brayton fechado necessrio que a cmara de combusto seja removida e que o caminho do fludo de trabalho seja quase que integralmente refeito. Um trocador de calor deve ser acrescentado ao sistema. A finalidade deste equipamento preservar uma parte do calor gerado dentro do circuito, visando manter as temperaturas de operao do ciclo em valores altos de maneira a tirar vantagens da boa eficincia de converso do ciclo Brayton operando em altas temperaturas.

CICLO DE REFRIGERAO (GS) O ciclo de gs consiste num ciclo de refrigerao que utiliza um gs que comprimido e expandido, mas que no muda de fase. O fluido mais utilizado o ar. Como no existe condensao e evaporao num ciclo de gs, os componentes correspondentes ao condensador e ao evaporador num ciclo de compresso de vapor so os permutadores de calor de gs quente para gs frio. O ciclo de gs menos eficiente que o ciclo de compresso de vapor, uma vez que trabalha com base num ciclo Brayton inverso em vez de sobre um ciclo Rankine inverso. Como tal, o fluido no recebe nem rejeita calor a um temperatura constante. No ciclo de gs, o efeito de refrigerao igual ao produto do calor especfico do gs e subida de temperatura do gs no lado de baixa temperatura.

Figura 2: grfico de ciclo de refrigerao Brayton

3. TRABALHO PROPOSTO

O trabalho proposto para nos foi que utilizando nosso numero de matricula construssemos um ciclo de Brayton utilizando o EES com as seguintes regras: 1- Utilizando os 7 nmeros de matricula seria retirados os valores de presso e direo do ciclo. Onde os 3 primeiros e os 3 ltimos seriam as presses e o numero meio definiria o sentido ( numero impar anti-horrio e numero par horrio ) onde o sentido diria se o ciclo de potencia ( horrio ) ou refrigerao ( anti-horrio ). Numero de matricula: 101 5 917

2- Tambm foi proposto que a potencia do ciclo teria de ser a seguinte: Para ciclo de potencia = 1 W Para ciclo de refrigerao = 100W

3- E por ultimo teramos que achar a maior eficincia possvel do ciclo.

Vous aimerez peut-être aussi