Vous êtes sur la page 1sur 9

Instituto Geral de Percias IGP/SC Concurso Pblico Edital 001/2008 Perito Criminal Engenharia Mecnica

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

PROVA TIPO 1

Hoje, no Brasil, constatamos que existe uma grande diferena entre o modelo clssico de fazer percia e aquele preconizado pela Instituio Criminalstica Brasileira. Pelo modelo desta, o perito oficial goza igualmente de todas as prerrogativas dadas pelo Direito, exceto de livre-arbtrio, o qual substitudo pelos ditames dela. Nem sempre encontramos essa doutrina escrita, mas ela transmitida de perito para perito; rene uma srie de normas e princpios que condicionam o perito oficial a agir segundo a viso daquela doutrina e no conforme sua conscincia individual. A Doutrina em si, isolada, timo modelo para ser aplicado em percias de qualquer rea cientfica, por qualquer indivduo ou entidade, seja ela pblica ou privada; porm observa-se que somente ser obedecida se o perito estiver comprometido, obrigado, em forma da lei, pela Instituio Criminalstica Brasileira, que em si a materializao do Instituto do Corpo de Delito (Corpus Delicti), previsto formalmente no Cdigo de Processo Penal. As instituies de polcia nos demais pases ocidentais trazem um ramo de Polcia Cientfica, tambm denominada Polcia Tcnica, que desenvolve os trabalhos da criminalstica. Nesses pases, esse ramo se identifica com os valores abrangidos pela Instituio de Polcia, porque o perito atua quase como uma testemunha tcnica; livre para agir conforme sua conscincia, em prol dessa Instituio. (Adapt. de A criminalstica brasileira sua doutrina. In: http://www.igp.sc.gov.br ) 5. Assinale a alternativa ERRADA. a) Em como uma testemunha tcnica (19) h idia de comparao. b) Em no Brasil (1) e Nesses pases (16) h circunstncia de lugar. c) No texto, a expresso pases ocidentais (15) engloba o Brasil. d) O advrbio somente (11) equivale a apenas. 6. Assinale a alternativa ERRADA. a) Existiam vrios candidatos ansiosos por um emprego. b) Nesta cidade devem existir menos pessoas preocupadas com o ter e mais com o ser. c) Em O texto faz referncia a Instituio Criminalstica Brasileira h erro quanto regncia, no tocante ausncia do sinal indicador de crase. d) Em Aspiro a uma vaga no IGP a regncia do verbo a mesma de Na praia aspiro ao ar saudvel.

Observao: Nas questes de nmero 01 a 08, quando houver um nmero indicado entre parnteses, este refere-se linha, no texto, em que se encontra a palavra ou expresso apresentada. 1. Assinale a alternativa em que a substituio do primeiro termo pelo segundo implica alterao no sentido da frase em que ele se encontra. a) b) c) d) abrangidos (18) = abarcados prerrogativas (4) = direitos, poderes ditames (5) = regras, doutrinas preconizado (2) = louvado

2. Na expresso Pelo modelo desta (3) o pronome atua como referente de Instituio da Criminalstica Brasileira (2-3). Assinale a alternativa em que o pronome indicado diz respeito a essa Instituio. a) b) c) d) esse (17) Nesses (17) sua (19) dela (5)

7. Considere as afirmaes I. O acento grfico em cientfica, indivduo e tcnica obedece mesma regra de acentuao. As palavras no e viso so acentuadas graficamente por serem oxtonas. Vossa Excelncia ireis acompanhar este concurso? Depois que me abandonaste, no curso preparatrio, nada mais pode haver entre mim e ti. Ficaremos felizes se virmos a Polcia Tcnica sendo respeitada devidamente. O perito a cujo irmo te referiste excelente profissional.

3. Assinale a alternativa ERRADA, quanto pontuao. a) Em comprometido e obrigado (12) as aspas acentuam o valor significativo das palavras. b) Em testemunha tcnica (19) houve duplo reforo de linguagem. c) A vrgula da linha 3 pode ser substituda por ponto e vrgula, sem prejuzo para a estrutura da frase em que se encontra. d) Os parnteses das linhas 13-14 intercalam uma explicao.

II. III. IV. V. VI.

Est correto o que se afirma em: a) b) c) d) I II III e V. II IV V e VI. I IV V e VI. II III IV e V.

4. O significado de uma palavra depende da frase em que ela se encontra. O mesmo se aplica ao valor do que. No texto acima (linhas 13 e 16), o que pronome relativo; em ambos os casos equivale a a qual. Assinale com V ou F, conforme as afirmativas forem verdadeiras ou falsas. ( ) Para mim, este concurso tem um qu de esperana. = substantivo ( ) Voc tem que ler mais os bons autores brasileiros! = preposio ( ) Qu! Voc tambm sempre aspirou carreira de perito criminal? = advrbio ( ) Estudou tanto que ser aprovado. = conjuno ( ) Quase que Franz e Susane no conseguem naturalizao alem. = partcula de realce. ( ) Que longe o local destas provas! = interjeio Assinale a alternativa correta, de cima para baixo. a) b) c) d) VVFVVF FVFVFV FFVVVF VFFVVV

8. Assinale a alternativa ERRADA. a) Porque o gerndio indica fato verbal enquanto ele ocorre, j so aceitveis pela norma culta da lngua frases como Logo vou estar recebendo o resultado deste concurso. b) Est incorreto o emprego da forma verbal vim, em frases como para eu vim aqui conhecer o IGP? c) A palavra geminada significa duplicada, como em Meus irmos residem em casas geminadas, e germinada, que foi gerada, como em Um arbusto germinou no terreiro de minha casa. d) As palavras que e onde sempre atraem o pronome oblquo tono, como em Minha me a quem abrao com carinho e Nesta sala onde se encontram os candidatos mais bem preparados para o concurso.

Planejamento e Execuowww.pciconcursos.com.br GPG Concursos

Pgina 1 de 9

Instituto Geral de Percias IGP/SC Concurso Pblico Edital 001/2008 Perito Criminal Engenharia Mecnica
9. Considere as afirmativas apresentadas a seguir em relao aos recursos do MS-Word 2003: I. O recurso Controle de Alteraes permite que vrias pessoas, no simultaneamente, alteram um mesmo documento de forma no definitiva, sendo que estas podero ou no ser aceitas no futuro. II. O recurso tabela do MS-Word, embora de forma no to sofisticada quanto o disponvel no MS-Excel, permite a utilizao de frmulas, como o SUM(ABOVE) III. Por padro, o recurso Classificar, quando utilizado em uma coluna de uma tabela do MS-Word, ordena apenas os dados daquela coluna. Em relao a estas afirmativas, correto afirmar que a) b) c) d) As afirmativas I, II e III esto corretas. Apenas as afirmativas II e III esto corretas. Apenas as afirmativas I e III esto corretas. Apenas as afirmativas I e II esto corretas.

PROVA TIPO 1

13. Com relao aos componentes de um computador assinale a alternativa correta: a) A tecnologia Multi-core (mltiplos ncleos) consiste na utilizao de duas ou mais unidades de execuo (cores) no interior de um nico circuito integrado (chip). Como exemplos de processadores que utilizam a tecnologia multi-core temos a famlia Core 2 da Intel com os processadores Core 2 Extreme, Core 2 Quad e Core 2 Duo. b) O padro USB e o FireWire so os mais utilizados atualmente e proporcionam a conexo de dispositivos variados ao computador utilizando um barramento paralelo de alta velocidade. c) A memria CACHE um tipo de memria RAM, mais barata e lenta que a memria RAM principal, servindo como suporte memria secundria que tem como exemplo os discos rgidos. d) A memria RAM (Random Access Memory), memria primria do computador, uma memria de leitura e escrita (read/write) de rpido acesso e no voltil (no perde os dados quando o sistema desligado). 14. No sistema operacional Windows XP, a extenso de um arquivo indica seu formato, permitindo que Sistema Operacional escolha em qual programa ele ser automaticamente aberto. Com relao a este assunto INCORRETO afirmar que: a) Para permitir a visualizao de extenses de arquivos no Windows Explorer devemos utilizar o menu Ferramentas, Opes de Pastas, Modos de Exibio desmarcando a opo Ocultar Extenses dos Tipos de Arquivos Conhecidos. b) Arquivos com extenso .bat, podem ser executados diretamente no prompt MS-DOS do Windows. c) Arquivos com extenso .ZIP e .RAR so arquivos que contm um ou mais arquivos ou pastas comprimidas. d) Os arquivos com extenso .PDF so abertos diretamente pelo MS-Word 2003 em sua configurao padro.

10. Empresas de todos os portes utilizam o correio eletrnico no ambiente da Internet em larga escala. O correio eletrnico uma das principais fontes de ameaas, tais como vrus, o phishing e spywares. Com relao a estas ferramentas, so realizadas as seguintes afirmaes: I. O Outlook Express, do Windows XP, apresenta suporte a certificados digitais, permitido assinatura digital de mensagens. II. Para permitir a verificao da autenticidade de mensagens de correio eletrnico, o Microsoft Outlook Express, do Windows XP, pode utilizar assinaturas digitais no padro S/MIME. III. Os usurios do Outlook Express, do Windows XP, esto protegidos das ameaas citadas por este no executar scripts contidos nos e-mails recebidos e possuir um antivrus incorporado. Assinale a opo apresentada a seguir que liste TODAS as afirmativas corretas citadas anteriormente: a) b) c) d) II e III I e III I, II e III I e II

15. Suplementos so programas que adicionam comandos ou recursos personalizados ao Microsoft Excel. Com relao a esta funcionalidade no MS-Excel 2003 INCORRETO afirmar que: a) O Solver um suplemento disponvel no Microsoft Excel para auxiliar o usurio a resolver problemas encontrados durante a operao do programa. b) Alguns suplementos j esto disponveis quando o Excel instalado e outros podem ser criados ou comprados pelo usurio e colocados em operao. c) Um suplemento pode ser carregado ou descarregado no Excel atravs do menu Ferramentas, na opo Suplementos. A janela Suplementos apresentar a lista dos suplementos disponveis, sendo que os suplementos selecionados esto a disposio do usurio. d) Ferramentas de Anlise um suplemento disponvel no Microsoft Excel que permite desenvolver anlises estatsticas.

11. Em qualquer sistema operacional importante a instalao das ltimas atualizaes de segurana para proteo do sistema. Com relao a esta funcionalidade no sistema operacional Windows XP INCORRETO afirmar que: a) O Windows Update e o Microsoft Update so ferramentas que facilitam a tarefa de manter o sistema atualizado. b) Atravs do Painel de controle, clicando-se na opo Opes de Internet, abre-se uma janela atravs da qual, na opo Segurana, possvel configurar as notificaes das atualizaes a serem instaladas, podendo-se agend-las para download nos dias e horas desejados. c) O Windows Update pode fazer download e instalar automaticamente atualizaes importantes e recomendadas, sem a interveno do usurio, mediante configurao. d) O Windows Update uma ferramenta online do Windows que ajuda a manter o computador atualizado.

12. Ao conjunto de pginas hierarquicamente distribudas que tenham em comum a mesma designao de domnio, como por exemplo www.igp.sc.gov.br, d o nome de: a) b) c) d) URL Domain Name Server Website Homepage

16. Uma fabricante japonesa de equipamentos eletrnicos anunciou o desenvolvimento de um disco ptico laminado de 16 camadas cujo padro de gravao de dados segue o dos modelos de leitores Blu-Ray. Sabendo da capacidade padro de volume de dados por camada do padro Blu-ray, qual ser a capacidade mxima de armazenamento por disco desta nova mdia: a) b) c) d) 400 GB 68 GB 800 GB 1 TB

Planejamento e Execuo GPG Concursos www.pciconcursos.com.br

Pgina 2 de 9

Instituto Geral de Percias IGP/SC Concurso Pblico Edital 001/2008 Perito Criminal Engenharia Mecnica
17. Choose the alternative which best completes the text below. My name is Peter. I live in London with my parents. My father ________ in an office and my mother is a baker. She ________ delicious cakes and bread. My father ________ work at 2 pm and my mother ________ until 1:30. Then she often ________ shopping on her way home, and she ________ at about 2:15. We have lunch together, then my father ________ the washing-up and my mother ________ the rest of the kitchen. a) work make finish work go arrive do clean b) worked made finished worked went arrived did cleaned c) working making finishing working going arriving doing cleaning d) works makes finishes works goes arrives does cleans Read the article from the New York Times called DNA Evidence and answer the questions 18, 19 and 20. More than 200 prisoners have been exonerated since 1989 by DNA evidence almost all of whom had been incarcerated for murder or rape. DNA probe analysis grew out of basic genetic research, with far different aims. A kind of serendipitous gift to police science, it takes advantage of a peculiarity within the human genetic code. Along the three feet of the double helix in each complete DNA molecule there exists, in addition to the tens of thousands of proteincoding genes, a so-far indecipherable wilderness called the intron. The intron, although it seems mostly chaotic, nevertheless contains certain repetitive sequences of the genetic alphabet, which geneticists sometimes call "stutters" or "burps." To exploit these stutters for identification purposes, scientists use a technique that forms this genetic material into a distinctive pattern, similar to the universal bar codes on retail merchandise. The degree of certainty that can be attained depends on a number of factors, one of which is the number of probes applied. A single probe might produce a pattern unique to one person in a hundred. The application of a second probe with the same discriminating power then produces a combined pattern unique to one person in ten thousand. After several more probes, the final pattern might be unique to one person in a trillion, two hundred times as many people as exist on earth today. If this pattern matches the bar code for the suspect's DNA, the test has produced an identification every bit as reliable as a human fingerprint.

PROVA TIPO 1

Read a fragment of the article from the New York Times called Introduction to Florianpolis and answer the questions 21 and 22. The Ilha de Santa Catarina, aka Florianpolis, is known throughout Brazil for its miles and miles of gorgeous beaches, excellent seafood, and traditional Azorean fishing villages. Figuring out the names may be the only complicated part of a visit to this most laid-back of Brazilian beach destinations. Florianpolis, the city, is the capital of the state of Santa Catarina. Florianpolis is also located on the island of Santa Catarina. Island and city together are usually just referred to as Florianpolis, which people often then shorten to Floripa. Confused? Don't worry, it's the beaches that matter. 21. The word aka means: a) b) c) d) As known as. Also known as. Also know as. Also knew as.

22. The adjective laid-back, used to describe the Ilha de Santa Catarina, means: a) b) c) d) Confused and complicated. Having beautiful landscapes. Having a relaxed style or character. Located on the coast.

Read the extract from the New York Times calles To Catch a Criminal and answer the questions 23 and 24. Forensic science is so popular that schools use it to get students interested in chemistry and biology, and new college programs seem to pop up every semester. Educated first by "C.S.I." and "Law and Order," students go on to appreciate the procedures and precision of the science as much as figuring out whodunit. Consider all the exacting specialties in which a forensic scientist can be certified: footwear, DNA, hair and fibers, drug chemistry, fire debris, to name a few.

23. Which of the alternatives below is represented on the text by the expression whodunit? a) b) c) d) Who has done it. Who is it. Who dont it. Who hasnt.

24. According to the text, the popularity of forensic science has been used by school to get students interested in a) Figuring out ways to solve a crime. b) Television shows such as C.S.I. and Law and Order. c) Chemistry and Biology. d) College programs about forensic science.

18. The word exonerated means. a) b) c) d) Forced removal from ones native country. Sent to prison. Declared innocent. Convicted of a crime.

25. certo afirmar: 19. According to the text it is correct to say that a) DNA tests can only be used for investigations of rape and murder. b) DNA tests are not used for identification purposes. c) DNA tests produce an identification as reliable as a human fingerprint. d) DNA tests cannot be trusted. I. No Direito Penal Brasileiro a co-autoria sempre dolosa, nunca culposa. II. A pessoa jurdica pode ser autora ou vtima de ilcito penal. III. O crime de contraveno delito penal apenado com priso simples. IV. O erro de tipo exclui sempre o dolo, seja inevitvel ou evitvel. Analisando as proposies, pode-se afirmar: a) b) c) d) Somente as proposies II e IV esto corretas. Somente as proposies I e III esto corretas. Somente as proposies II e III esto corretas. Somente as proposies I e IV esto corretas.

20. In this context, DNA stands for a) b) c) d) Deoxyribonucleic Acid. Data Not Available. Designated National Authority. Defense Nuclear Agency.

Planejamento e Execuowww.pciconcursos.com.br GPG Concursos

Pgina 3 de 9

Instituto Geral de Percias IGP/SC Concurso Pblico Edital 001/2008 Perito Criminal Engenharia Mecnica
26. certo afirmar: I. A autoridade policial ou a judiciria e as partes podero formular quesitos at o ato da diligncia a ser realizada pela percia. II. O Interrogatrio da vtima realizado no inqurito policial deve obedecer as mesmas regras processuais daquele realizado no processo penal. III. Os peritos e intrpretes so considerados auxiliares do juzo, podendo serem classificados como sujeitos secundrios do processo. IV. A autoridade policial ao realizar o reconhecimento de pessoas, obrigatoriamente dever colocar a pessoa, cujo reconhecimento se pretender, ao lado de outras que com ela tiverem qualquer semelhana, convidando-se quem tiver de fazer o reconhecimento a apont-la. Analisando as proposies, pode-se afirmar: a) b) c) d) Somente as proposies I e IV esto corretas. Somente as proposies II e IV esto corretas. Somente as proposies I e III esto corretas. Somente as proposies II e III esto corretas.

PROVA TIPO 1

29. Assinale a alternativa correta: a) So atributos do ato administrativo a presuno de legalidade, a inexistncia de auto-executoriedade e a absoluta imperatividade. Por essa razo, ilegal Administrao Pblica, por exemplo, embargar administrativamente, isto , sem ordem judicial especfica e expressa, construo de imvel que seja irregular em face da lei ambiental. b) O ato administrativo anulvel pode ser convalidado pela Administrao Pblica, mas apenas se disser respeito sua competncia e forma. c) So requisitos de validade do ato administrativo a legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia. d) Pode-se classificar o ato administrativo, quanto formao, em simples, composto e ordinatrio.

30. Assinale a alternativa correta: a) As pessoas jurdicas de direito pblico e as de direito privado prestadoras de servios pblicos respondero pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsvel somente se este tiver agido com dolo, assegurada a ampla defesa. b) Os cargos, empregos e funes pblicas so acessveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, mas expressamente vedados aos estrangeiros, exceto se naturalizados brasileiros ou se portugueses, em razo do princpio da reciprocidade internacional. c) dispensvel a licitao nos casos de guerra ou grave perturbao da ordem. d) Conforme o disposto na Constituio Federal, o servidor pblico estvel s perder o cargo em duas hipteses, a saber: I - em virtude de sentena judicial transitada em julgado e II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa.

27. certo afirmar: I. No pode exercer a funo de perito, aqueles que estiverem cumprindo pena restritiva de direitos, impeditiva do exerccio de cargo, funo ou atividade pblica, bem como de profisso, atividade ou ofcio que dependa de habilidade especial, de licena ou autorizao do poder pblico. II. Tratando-se de crimes que deixam vestgios (ex: leso corporal), o laudo pode ser, conforme o caso, direto ou indireto. Direto quando realizado por testemunhas que diretamente viram o crime e, indireto quando feito por peritos. III. Apesar de serem auxiliares do juzo os peritos no podem sofrer excees de impedimento ou de incompatibilidade, sendo essas, restritas ao magistrado e ao Ministrio Pblico, mas, podem sofrer exceo de suspeio. IV. O exame de corpo de delito poder ser feito em qualquer dia e qualquer hora, ou seja, inclusive aos domingos e feriados e noite. Analisando as proposies, pode-se afirmar: a) b) c) d) Somente as proposies II e IV esto corretas. Somente as proposies I e IV esto corretas. Somente as proposies I e III esto corretas. Somente as proposies II e III esto corretas.

31. Assinale a alternativa correta: a) A observncia da lei de licitao (Lei n 8.666/1993) no obrigatria s sociedades de economia mista, pois nestas o interesse pblico secundrio. b) inexigvel a licitao quando houver inviabilidade de competio. c) Consoante a lei de licitaes (Lei n 8.666/1993), a inexecuo total ou parcial do contrato somente enseja sua resciso se ficar comprovada fraude cometida pela empresa contratada. d) Prego modalidade licitatria para escolha de trabalho tcnico, cientfico ou artstico, havendo ampla liberdade de escolha pelo administrador.

28. Assinale a alternativa correta a) De acordo com o disposto na Constituio Federal, o prazo de validade do concurso pblico ser de at trs anos, prorrogvel uma vez, por igual perodo. b) De acordo com o disposto na Constituio Federal, as normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais tm aplicao imediata, exceto se oriundas de tratados internacionais. Neste caso, tero aplicao no primeiro dia til do ano seguinte a sua publicao no Dirio Oficial da Unio. c) De acordo com o disposto na Constituio Federal, o civilmente identificado no ser submetido a identificao criminal, e tal garantia constitucional no possui qualquer exceo, pois se trata de direito fundamental. d) De acordo com o disposto na Constituio Federal, ningum ser levado priso ou nela mantido, quando a lei admitir a liberdade provisria, com ou sem fiana.

32. Assinale a alternativa correta: a) Conforme o disposto na Constituio Estadual de Santa Catarina, a direo do IGP - Instituto Geral de Percia e das suas diversas reas de especializao sero exercidas por policial civil de carreira, nomeado pelo Governador do Estado. b) Conforme o disposto na Constituio Estadual de Santa Catarina, o IGP - Instituto Geral de Percia - o rgo permanente de percia oficial, competindo-lhe a realizao de investigaes criminais, em carter subsidirio, sempre que houver pedido fundamentado do Chefe da Polcia Civil, desde que expressamente autorizado pela comisso de direitos humanos da Assemblia Legislativa do Estado de Santa Catarina. c) Conforme o disposto na Constituio Estadual de Santa Catarina, a segurana pblica, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, exercida para a preservao da ordem pblica e da incolumidade das pessoas e do patrimnio, sendo o IGP Instituto Geral de Percia um dos rgos atravs do qual ela exercida. d) A realizao de exames papiloscpicos e a produo dos respectivos laudos papiloscpicos so de competncia privativa do Perito Criminal.

Planejamento e Execuo GPG Concursos www.pciconcursos.com.br

Pgina 4 de 9

Instituto Geral de Percias IGP/SC Concurso Pblico Edital 001/2008 Perito Criminal Engenharia Mecnica
33. Qual dos ttulos (obras de fico) no esteve entre os livros mais vendidos neste ano de 2008: a) b) c) d) O Caador de Pipas. A Casa de Rssia. A Menina que Roubava Livros. A Cidade do Sol.

PROVA TIPO 1

39. Com base nas seguintes informaes: Se um homem no ansioso, ento baixo e que se ansioso, ento esbelto, pode-se concluir que: a) b) c) d) Homens que no so baixos so esbeltos. Homens que no so baixos no so ansiosos. Homens baixos no so ansiosos. Homens baixos so esbeltos.

40. Com base nas seguintes afirmaes: 34. A empresa IMPSA, com sede na Argentina e filial em Pernambuco, a responsvel pelo processo de instalao e operao de parque elico em Santa Catarina. Indique o Municpio onde ser instalado este parque: a) b) c) d) Ponte Alta. Urupema. So Jos do Cerrito. Bom Jardim da Serra. I. Todas as pessoas que gostam de ler livros so inteligentes. II. H pessoas inteligentes que assistem televiso. Pode-se concluir que: a) possvel que existam pessoas que gostam de ler livros e que assistem televiso. b) Nenhuma pessoa inteligente assiste televiso. c) Todas as pessoas que gostam de ler livros assistem televiso. d) Todas as pessoas que assistem televiso so inteligentes. 41. Calcule a energia liberada quando uma garrafa plstica de 2 litros, que contm ar a 300 K e 11,5 bar de presso manomtrica, explode. Despreze efeitos de atrito e a energia necessria para romper o plstico. Considere o ar como um gs ideal com as seguintes propriedades: cv = 0,7 kJ/kg.K e R = 0,29 kJ/kg.K. a) b) c) d) 8378 J 6300 J 1609 J 3205 J

35. No recente conflito internacional entre Rssia e Georgia, indique dentre as alternativas a seguir, aquela que uma das provncias separatistas: a) b) c) d) Kereli Abkhsia Tbilisi Senaki

36. Assinale a alternativa correta, dentre as apresentadas a seguir: a) A ANATEL autorizou mais uma vez a prorrogao da implantao da portabilidade numrica entre empresas telefnicas. b) O traficante Juan Carlos Ramirez Abadia, extraditado do Brasil para os Estados Unidos, poder ser condenado morte naquele pas, j que l acusado de vrios homicdios. c) O Supremo Tribunal Federal decidiu sobre o uso de algemas pela polcia, a partir da anlise de recurso da priso do banqueiro Daniel Dantas. d) A taxa de desemprego no ms de julho superou as taxas de maio e junho deste ano, porm no foi a maior de 2008.

42. Joo colocou 1 litro de gua a 20oC numa chaleira eltrica e ligou-a. Quanto tempo ter de esperar at o incio da fervura? Admita que a superfcie externa da chaleira seja isolada termicamente da vizinhana e que a capacidade calorfica do metal da chaleira equivalha a 200 cm3 de gua. A potncia de aquecimento da resistncia eltrica de 1250 W. a) b) c) d) 15 min e 12 s 5 min e 23 s 2 min e 45 s 1 min e 17 s

37. Com base na proposio: Joaquim magro, ou Joaquim ruivo e inteligente. Como Joaquim no magro, ento, conclui-se que: a) b) c) d) Joaquim Joaquim Joaquim Joaquim ruivo e inteligente. ruivo ou inteligente. no ruivo ou inteligente. no ruivo e no inteligente.

43. Uma pistola de calibre 9 mm, de cano curto, disparada e os gases provenientes da exploso impulsionam o projtil at o fim do cano (de comprimento igual a 8 cm). A presso absoluta na cmara foi cuidadosamente monitorada medida que o projtil acelerava em direo sada. Calcule o trabalho realizado sobre o projtil. Despreze o atrito. Eis os dados coletados: Distncia percorrida pela bala (cm) Presso na cmara, atrs do projtil (bar) a) b) c) d) 0,5 N.m 8,5 N.m 15 N.m 9,0 N.m

38. Trs amigos, Andr, Jlio e Rogrio tm carro prprio. Dos trs carros, um compacto, outro de luxo e o terceiro um sedan mdio. As cores desses carros, no necessariamente nessa ordem, so: azul, vermelho e verde. Sabe-se que: I. Andr o dono do carro verde. II. O carro de Rogrio um sedan mdio. III. O carro de Jlio no Compacto, nem azul. Pode-se concluir que: a) Rogrio o dono do carro sedan mdio e o carro de luxo verde. b) Jlio dono do carro de luxo e o carro sedan mdio azul. c) Andr o dono do carro compacto e o carro sedan mdio vermelho. d) Rogrio o dono do carro sedan mdio e o carro compacto vermelho.

23

25

24

22

17

10

44. Uma casa necessita de 5,4 MJ por dia para manter sua temperatura a 24oC quando a temperatura do ambiente externo de 10oC. Se uma bomba de calor for utilizada para fornecer esta energia, determine o trabalho terico mnimo necessrio para realizar a operao. a) b) c) d) 0,02 MJ por dia 20 MJ por dia 2 MJ por dia 0,2 MJ por dia

Planejamento e Execuowww.pciconcursos.com.br GPG Concursos

Pgina 5 de 9

Instituto Geral de Percias IGP/SC Concurso Pblico Edital 001/2008 Perito Criminal Engenharia Mecnica
45. O teste de um modelo em escala 1:5 de uma bomba de grande porte est para ser realizado. O rotor da bomba tem dimetro de 40 cm e a vazo de projeto de 1,5 m3/s de gua. Calcule a vazo de gua no teste do modelo. a) b) c) d) 0,3 m3/s 0,5 m3/s 7,5 m3/s 3,0 m3/s

PROVA TIPO 1

50. gua entra em um tubo de cobre de 2,5 cm de dimetro interno e parede fina a 15oC, com uma vazo de 0,3 kg/s. A gua aquecida por vapor que se condensa a 120oC no lado externo do tubo. Se o coeficiente global de transferncia de calor, U, for igual a 800 W/m2.K, determine o comprimento de tubo necessrio para aquecer a gua at 115oC. a) b) c) d) 6,1 m 0,61 m 61 m 12,2 m

46. Duas esferas de mesmo raio esto presas uma outra por um fio curto de massa desprezvel. A de cima, de cortia, flutua sobre uma camada de leo de densidade 900 kg/m3, com a metade superior exposta ao ar atmosfrico. A de baixo, 6 vezes mais densa que a cortia, est imersa metade no leo e metade na gua. Calcule a densidade da cortia.

51. Uma chapa plana de cobre de 3 mm de espessura (k = 300 W/m.K) protegida contra corroso pela colocao de chapas de ao inox de 2 mm de espessura (k = 20 W/m.K) em ambos os lados. As temperaturas nas faces externas das placas de ao inox so de 415oC e 100oC, respectivamente. Determine o fluxo de calor pela parede composta. a) b) c) d) 200 kW/m2 300 kW/m2 20 kW/m2 1500 kW/m2

LEO

GUA

52. Ar a 15oC e 2 m/s escoa sobre um painel plano aquecido de 0,9 m de comprimento. O superfcie do painel exposta ao ar mantida a uma temperatura constante de 100oC. Se o nmero de Nusselt local for dado pela expresso: Nu(x) = 180 x(-1/2) onde x a distncia desde o incio do painel, determine a taxa com que calor dissipado para o ar por unidade de largura da placa. As condutividades trmicas do ar e da placa so iguais a 0,027 W/m.K e 40 W/m.K, respectivamente. a) b) c) d) 1289 kW/m 322 kW/m 8,7 kW/m 29,5 kW/m

a) b) c) d)

1050 kg/m3 900 kg/m3 950 kg/m3 200 kg/m3

47. Uma mangueira de jardim de 15 mm de dimetro interno utilizada para esvaziar a piscina mostrada na figura. Determine a vazo mssica de gua atravs da mangueira, no instante mostrado na figura. Despreze o atrito.

0,35 m

0,25 m

53. Um corpo sob carregamento apresenta dois estados bem definidos associados s tenses e s deformaes, chamados respectivamente de estado de tenses e estado de deformaes. A relao entre estes eles foi definida por Hooke atravs da sua lei geral. Com base nela correto afirmar que: a) O estado plano de tenses pode gerar um estado geral de deformaes. b) A associao das tenses normais em um estado plano de tenso gera deformaes angulares. c) Em um estado plano de tenses s existem tenses normais. d) Um estado plano de tenses somente gera um estado plano de deformao.

 M
a) b) c) d) 0,0006 kg/s 0,61 kg/s 2,45 kg/s 0,0024 kg/s

48. A velocidade terminal de uma esfera lisa de 30 cm de dimetro e densidade 1020 kg/m3, caindo na gua a 20oC, igual a 0,4 m/s. Determine o coeficiente de arrasto da esfera. a) b) c) d) 4 2 0,5 1

54. Dadas duas sees transversais abaixo S1 e S2, o valor do momento de inrcia em relao ao eixo Z, respectivamente I1 e I2, podem ser relacionados como:

y z S1 b z S2 a a=2b
a) b) c) d) I1/I2 = 1 I2/I1 = 4 I1/I2 = 4 I1/I2 = 2

49. Uma esfera de 20 cm de dimetro a 800 K encontra-se suspensa no ar por um fio fino. Determine a emisso total de energia por radiao trmica pela esfera, num intervalo de 5 min, se a mesma se comportar como um corpo negro. a) b) c) d) 789 kJ 2190 kJ 219 kJ 875 kJ

Planejamento e Execuo GPG Concursos www.pciconcursos.com.br

Pgina 6 de 9

Instituto Geral de Percias IGP/SC Concurso Pblico Edital 001/2008 Perito Criminal Engenharia Mecnica
55. O ensaio de trao um ensaio destrutivo de qualificao de material, responsvel por determinar as suas caractersticas mecnicas, atravs do qual possvel traar um grfico entre tenso e deformao especfica. Nesta curva um dos pontos mais importantes : a) A tenso limite ao escoamento, que de difcil definio, sendo portanto muitas vezes determinado pela regra dos 2%, ou seja, dada uma deformao de 2%, encontra-se na curva o seu valor. b) A tenso limite ao escoamento, ponto a partir do qual o material apresenta deformao plstica, no mais voltando a sua dimenso original. c) A tenso limite de ruptura, ponto onde o material passa a ter apenas deformao plstica, aumentando sua resistncia devido estrico, ou formao do pescoo. d) O limite elstico do material, ponto a partir do qual o material apresenta deformao plstica, no mais voltando a sua dimenso original. 56. Dado o problema abaixo, admitindo o sentido positivo do eixo de coordenadas, no ponto A momento fletor e a reao no apoio so respectivamente:

PROVA TIPO 1

59. Uma bomba centrfuga trabalha em uma instalao onde as alturas estticas de suco e recalque so, respectivamente, 2,8 m e 40 m e os reservatrios podem ser considerados de nvel constante. A tubulao que conduz gua entre estes reservatrios possui uma perda de carga proporcional a vazo e que obedece as equaes abaixo.

Ja Jr = 0,20.Q 2 , = 0,60.Q 2 g g
Um manmetro situado na sada da mquina acusa uma presso de 47 mca enquanto o vacumetro do lado de suco percebe uma presso de -3 mca, estando os dois relgios no mesmo nvel. Desprezando a variao de energia cintica sofrida pelo fluido, determine a potncia de eixo consumida pela bomba e a vazo bombeada, sabendo que o rendimento global de 75%. Assumir g de 10 m/s2 e densidade da gua de 1000 kg/m3. Considerar valores aproximados.

H = ha + hr +

J a + J r V1 2 - V2 2 J V1 2 - V2 2 + =h+ + g 2.g g 2.g

y
100 N/m 100 N/m

H - altura manomtrica total, m ha, hr - altura esttica de aspirao e recalque,


respectivamente, m

Ja, Jr - perda de carga no percurso de aspirao e

A
2m 2m

B
1m 1m

descarga, respectivamente, J/kg

V1, V2 - velocidade a montante e a jusante da bomba,


m/s g - acelerao da gravidade, m/s2 Q - vazo volumtrica, l/s a) b) c) d) 200 W e 3,0 l/s 2000 W e 3,0 l/s 200 W e 2,0 l/s 1000 W e 2,0 l/s

a) b) c) d)

150 Nm e 375 N 200 Nm e -375 N -200 Nm e -375 N -150 Nm e 275 N

57. De acordo com a conceituao clssica de cavitao, pode-se dizer: a) A cavitao inicia quando em qualquer ponto do sistema a presso elevada ao valor da presso de vapor do lquido na temperatura de operao. b) A cavitao inicia quando em qualquer ponto do sistema a presso reduzida ao valor da presso de vapor do lquido na temperatura de operao. c) A cavitao inicia quando em qualquer ponto do sistema a presso elevada acima da presso de ruptura do rotor, independente da formao ou no de molculas do fluido na fase vapor. d) A cavitao inicia quando em qualquer ponto do sistema a presso reduzida ao valor da presso de vapor do lquido na temperatura de sublimao do lquido. 58. A instalao de uma bomba centrfuga deve vencer um desnvel geodsico de 30 m entre os reservatrios de aspirao e descarga. Desprezando a variao de energia cintica sofrida pelo fluido, determine a perda de carga imposta pelas tubulaes, se a mquina entrega um trabalho especfico interno de 600 J/kg ao fluido de trabalho. Considerar g de 10 m/s2.

60. Um ventilador helicoidal trabalha em uma instalao sob as condies de operao mostradas abaixo. Devido queima de seu motor original, instalou-se um novo motor capaz de fornecer 3,53 kW (P2). Com a instalao do novo motor quais sero as novas condies de operao do ventilador? Considere as regras de semelhana. H1 = 1002,5 N/m2, Q1 = 0,54 m3/s, n1 = 45 rpm, P1 = 1,14 kW

Q1 n = 1 Q2 n 2

n1 H1 = ( )2 H2 n2

n1 P1 = ( )3 P2 n2

H - altura manomtrica total, N/m2 n - rotao, rpm Q - vazo volumtrica, m3/s P - potncia, kW
a) n2 = 45,6 rpm, P2 = 3,53 kW b) n2 = 65,6 rpm, P2 = 3,53 kW c) n2 = 85,6 rpm, P2 = 3,53 kW d) n2 = 75,6 rpm, P2 = 3,53 kW H2 = 829,8 N/m2, Q2 = 0,59 m3/s, H2 = 2129,8 N/m2, Q2 = 0,79 m3/s, H2 = 3129,8 N/m2, Q2 = 1,79 m3/s, H2 = 1129,8 N/m2, Q2 = 0,79 m3/s,

J a + J r V12 - V2 2 J V 2 - V2 2 H = ha + hr + + =h+ + 1 g 2.g g 2.g

61. Entende-se por escorva: a) Um processo de preparao da bomba para funcionamento, no qual ar ou gases, contidos no seu interior e na tubulao de suco so extrados pelo fluido a ser bombeado. b) Um processo de limpeza do rotor da bomba de possveis incrustaes, caracterizando-se como manuteno preventiva. c) Um processo de limpeza do rotor da bomba de possveis incrustaes, caracterizando-se como manuteno preditiva. d) Um processo de limpeza do rotor da bomba de possveis incrustaes, caracterizando-se como manuteno corretiva.

H - altura manomtrica total, m ha, hr - altura esttica de aspirao e recalque,


respectivamente, m

Ja, Jr - Perda de carga no percurso de aspirao e


descarga, respectivamente, J/kg

V1, V2 - Velocidade a montante e a jusante da bomba,


m/s g - acelerao da gravidade, m/s2 a) b) c) d) 300 J/kg 60 J/kg 30 J/kg 600 J/kg

Planejamento e Execuowww.pciconcursos.com.br GPG Concursos

Pgina 7 de 9

Instituto Geral de Percias IGP/SC Concurso Pblico Edital 001/2008 Perito Criminal Engenharia Mecnica
62. Uma bomba deve elevar gua sobre um desnvel geodsico de 30 m, fazendo uso de uma rede de dutos cuja perda de carga, J/g, proporcional 6.Q2. A bomba instalada possui uma curva caracterstica dada por H = 34 + 8.Q - 6.Q2. Determine os pontos fundamentais da instalao se forem usadas uma bomba ou duas bombas em srie. Desprezar as variaes de energia cintica.

PROVA TIPO 1

H=h+

J V12 - V2 2 + g 2.g

66. De acordo com o meio corrosivo e o material podem ser apresentados diferentes mecanismos para os processos corrosivos. O mecanismo eletroqumico, por exemplo, caracteriza-se por reaes qumicas que envolvem transferncia de carga ou eltrons atravs de uma interface ou eletrlito: so os casos de corroso observados em materiais metlicos quando em presena de eletrlitos, podendo o eletrlito estar solubilizado em gua ou fundido. Assinale a alternativa que caracteriza somente mecanismo eletroqumico. a) Corroso atmosfrica, corroso no solo, corroso de material no-metlico, em temperaturas elevadas, por gases ou vapores e em ausncia de umidade. b) Corroso em sais fundidos, corroso de materiais no-metlicos, corroso no solo. c) Corroso em gua ou soluo aquosa, corroso atmosfrica, corroso no solo, corroso em sais fundidos. d) Corroso em gua ou soluo aquosa, corroso em solventes orgnicos isentos de gua, corroso de materiais no-metlicos. 67. Tem-se 3 barras aparentemente iguais, uma feita de metal, uma feita de polmero e a outra de cermica. Ao se aquecer uma extremidade das barras observa-se que: a) A barra de metal apresenta uma maior homogeneidade de temperatura ao longo da barra, pois o metal bom condutor de calor. b) A barra de polmero apresenta uma maior homogeneidade de temperatura ao longo da barra, pois polmero bom condutor de calor. c) A barra de cermica apresenta uma maior homogeneidade de temperatura ao longo da barra, pois a cermica boa condutora de calor. d) O metal o que apresenta um maior gradiente de temperatura ao longo da barra, pois o metal um mau condutor de calor. 68. Usa-se ligas a base de titnio como bio-materiais, em prteses humanas, devido: a) A alta resistncia mecnica e a baixa resistncia a corroso. b) A baixa resistncia mecnica e a baixa resistncia a corroso. c) A baixa resistncia mecnica e a boa resistncia a corroso. d) A alta resistncia mecnica destas ligas e a sua boa resistncia a corroso. 69. Os aos inoxidveis devem a sua boa resistncia a corroso ao: a) Seu alto teor de cromo. O alto teor de cromo destes aos forma um xido estvel na superfcie que evita a difuso de oxignio para o interior do material. b) Seu alto teor de carbono. O alto teor de carbono forma um xido superficial estvel que evita a corroso do ao. c) Seu alto teor de carbono e cromo. O alto teor de cromo e carbono favorece a formao de carbonetos que melhoram a resistncia a corroso destes aos. d) Seu baixo teor de cromo. O baixo teor de cromo estabiliza o xido superficial formado e evita a oxidao do ao. 70. Os aos para estampagem profunda normalmente tem: a) Alto teor de carbono e baixo anisotropia normal. b) Baixo teor de carbono e elevado anisotropia normal. c) Alto teor de carbono e elevado anisotropia normal. d) Baixo teor de carbono e baixo anisotropia normal. coeficiente de coeficiente de coeficiente de coeficiente de

g - acelerao da gravidade, m/s2 J - perda de carga, J/kg V1, V2-velocidade a montante e a jusante da bomba, m/s Q - vazo volumtrica, l/s a) b) c) d) Uma bomba Q = 0,10 l/s, duas bombas Q = 0,26 l/s Uma bomba Q = 2,00 l/s, duas bombas Q = 3,96 l/s Uma bomba Q = 1,00 l/s, duas bombas Q = 2,96 l/s Uma bomba Q = 1,00 l/s, duas bombas Q = 1,96 l/s

H - altura manomtrica total, m h - altura esttica, m

63. A semelhana aplicada as mquinas de fluxo permite de uma maneira geral que os estudos desenvolvidos para uma determinada mquina sejam estendidos a mquinas de diferentes dimenses, porm semelhantes em sua geometria. Sendo assim, dois sistemas so ditos semelhantes se, no mnimo, as seguintes condies bsicas so atendidas: a) b) c) d) semelhanas geomtrica, dinmica e quntica. semelhanas geomtrica e dinmica. semelhanas geomtrica, cinemtica e dinmica. semelhanas geomtrica e cinemtica.

64. O ciclo-padro de Brayton o ciclo ideal para a turbina a gs simples. Sendo o rendimento do ciclo (K) definido pela seguinte equao:

T2 P2 T1 , onde: = 1= ( ) T2 T1 P1

k k -1

Determine o rendimento do ciclo assumindo que a presso do ar na entrada do compressor 1 atm e na sada 5 atm. Assumir k de 1,4 e que 50,286 = 1,584.

a) b) c) d)

0,37 ou 37%. 0,25 ou 25%. 0,50 ou 50%. 0,63 ou 63%.

65. Considerando-se como oxidao-reduo todas as reaes qumicas que consistem em ceder ou receber eltrons, pode-se considerar os processos de corroso como reaes: a) De reduo dos metais, isto , o metal age como oxidante, cedendo eltrons que so recebidos por uma substncia, o redutor, existente no meio corrosivo. b) De oxidao dos metais, isto , o metal age como redutor, cedendo eltrons que so recebidos por uma substncia, o oxidante, existente no meio corrosivo. c) De oxidao dos metais, isto , o metal age como oxidante, recebendo eltrons que so cedidos por uma substncia, o redutor, existente no meio corrosivo. d) De reduo dos metais, isto , o metal age como redutor, cedendo eltrons que so recebidos por uma substncia, o oxidante, existente no meio corrosivo.

71. Com relao ao motor de induo, pode-se afirmar que: a) Tambm chamado de motor sncrono. b) Normalmente alimentado com corrente contnua. c) o motor preferido na indstria, pela sua relativa simplicidade, robustez e baixo custo. d) Sempre apresenta-se com potncias inferiores 10 hp.

Planejamento e Execuo GPG Concursos www.pciconcursos.com.br

Pgina 8 de 9

Instituto Geral de Percias IGP/SC Concurso Pblico Edital 001/2008 Perito Criminal Engenharia Mecnica
72. Dado o circuito da figura abaixo, assinale a alternativa que corresponde potncia dissipada pelo resistor R4.

PROVA TIPO 1

76. A figura abaixo representa os diagramas de equilbrio ferro-carbono estvel e metaestvel sobrepostos. Pelos diagramas pode-se afirmar que:

a) b) c) d)

10W. 10mW. 1W. 1mW. a) Se obtm ferro fundido cinzento com resfriamento relativamente rpido, pois a solidificao ocorre segundo o diagrama Fe-C estvel. b) Se obtm ferro fundido branco com resfriamento relativamente rpido, pois a solidificao ocorre segundo o diagrama Fe-C estvel. c) Se obtm ferro fundido branco com resfriamento relativamente rpido, pois a solidificao ocorre segundo o diagrama Fe-C metaestvel. d) Se obtm ferro fundido cinzento com resfriamento relativamente rpido, pois a solidificao ocorre segundo o diagrama Fe-C metaestvel.

73. As alternativas abaixo so caractersticas de um conjunto de Tenses Trifsicas Equilibradas. Assinale a alternativa INCORRETA. a) As trs tenses senoidais so desafasadas entre si em 180. b) As trs tenses senoidais possuem mesma freqncia. c) As trs tenses senoidais possuem mesma amplitude. d) A soma das trs tenses senoidais igual a zero.

74. Uma fonte de tenso senoidal produz uma tenso que varia com o tempo, tal como a tenso fornecida nas residncias brasileiras. De acordo com os circuitos de tenso alternada, NO correto afirmar que: a) O valor rms de uma funo senoidal depende apenas da amplitude da funo. b) O perodo de uma funo senoidal o tempo necessrio para que a funo passe por um ciclo. c) Alterar o ngulo de fase da funo senoidal no afeta nem a amplitude nem a freqncia angular. d) O valor da amplitude da funo senoidal depende da freqncia e do ngulo de fase da funo. 75. A figura abaixo representa um diagrama de equilbrio hipottico dos metais A e B. Pelo diagrama pode-se afirmar que:

77. Os aos com menor teor de carbono so menos resistentes e mais tenazes que os aos com maior teor de carbono devido: a) A maior porcentagem de perlita destes aos, pois a perlita dctil e muito resistente. b) A menor porcentagem de ferrita destes aos, pois a ferrita uma fase frgil e muito resistente. c) A maior porcentagem de cementita destes aos, pois a cementita uma fase dctil e com baixa resistncia. d) A menor porcentagem de cementita destes aos, pois a cementita uma fase frgil e muito resistente.

78. A deformao a frio dos metais aumenta a resistncia mecnica e diminui a tenacidade, devido: a) A maior quantidade de discordncias que so geradas durante a deformao a frio. b) A recuperao que ocorre durante a deformao a frio. c) A menor quantidade de discordncias devido a sua eliminao durante a deformao a frio. d) A recristalizao que ocorre durante a deformao a frio.

79. O tratamento trmico de tmpera aumenta a resistncia mecnica dos aos devido: a) A formao de ferrita que uma fase muito dura e resistente. b) A formao de martensita que uma fase tetragonal, cuja tetragonalidade determinada pelo teor de carbono. c) Ao resfriamento lento a partir da temperatura de austenitizao deste tratamento trmico, que favorece a formao de perlita. d) A formao de martensita que uma fase ortorrmbica, determinada pelo teor de carbono. 80. O requisito de projeto que NO garantido quando se utiliza um controlador Proporcional Integral (PI) em uma planta de primeira ordem com atraso no dominante, : a) b) c) d) Seguimento de referncia tipo rampa com erro nulo. Rejeio de perturbao de carga do tipo degrau. Mximo valor de overshooting. Tempo de resposta em malha fechada.

a) A liga 3 a nica com possibilidade de endurecimento por precipitao pois, a que apresenta euttico. b) A liga 4 a nica com possibilidade de endurecimento por precipitao pois, a solubilidade decrescente com a reduo da temperatura. c) A liga 2 a nica com possibilidade de endurecimento por precipitao pois, a que possui matriz formada por composto intermetlico. d) A liga 1 a nica com possibilidade de endurecimento por precipitao pois, a que apresenta solubilidade crescente com a reduo de temperatura.

Planejamento e Execuowww.pciconcursos.com.br GPG Concursos

Pgina 9 de 9

Vous aimerez peut-être aussi