Vous êtes sur la page 1sur 76

Organizaes

Prof. Leonardo Ferreira Turma 01 - BACEN Aula 06

Contedo Programtico
T4. Gesto do conhecimento e aprendizagem organizacionais. 4.1. O conhecimento como ativo estratgico. 4.2. Conhecimento pessoal e organizacional. 4.3. Principais prticas de gesto do conhecimento. 4.4. Gesto por competncias.

Gesto do conhecimento e aprendizagem organizacionais (P1)

Organizaes que enfrentam condies de incerteza, ambientes em mudana e intensa competio devem ser capazes de aprender e, ao faz-lo, desenvolver novos conhecimentos.J tornouse lugar-comum afirmar que o recurso mais valioso das organizaes em um cenrio de mudanas e crescente complexidade so as pessoas.

Gesto do conhecimento e aprendizagem organizacionais (P2)


Esses temas tornam-se cada vez mais importantes em razo do ambiente competitivo em que se inserem as organizaes. Do ponto de vista da competitividade das empresas, a perspectiva dominante anlise da indstria, que tem Porter (1986) seu principal representante vem sendo confrontada com a chamada viso da empresa baseada em recursos, que afirma que os recursos e as competncias da empresa so os principais determinantes de sua vantagem competitiva.
4

Gesto do conhecimento e aprendizagem organizacionais (P3)


Tal viso tem duas implicaes relevantes para os estudos de aprendizagem e gesto do conhecimento.
Primeira, o reconhecimento de que recursos implicam ativos tangveis e intangveis. Conjuntos de habilidades e conhecimentos, desenvolvidos atravs de processos de aprendizagem, so ativos que desempenham um papel estratgico na economia do conhecimento.

Gesto do conhecimento e aprendizagem organizacionais (P4)


Tal viso tem duas implicaes relevantes para os estudos de aprendizagem e gesto do conhecimento.

Segunda, medida que os recursos especficos da empresa recebem maior ateno,questes relacionadas a como eles podem ser desenvolvidos tornam-se cada vez mais relevantes e decorrem de processos de aprendizagem.

Gesto do conhecimento e aprendizagem organizacionais (P5)

O conhecimento desempenha um papel central e estratgico nos processos econmicos, e os investimentos nos ativos intangveis crescem mais rpido do que investimentos nos ativos fsicos ou tangveis. Pases, empresas, pessoas com mais conhecimento so mais bem-sucedidos, produtivos e reconhecidos.

Conceito de aprendizagem...
Aprendizagem pode ser entendida como um processo de mudana provocado por estmulos diversos e mediado por emoes que podem ou no produzir mudana no comportamento.

Modelos de aprendizagem apresentam duas vises:


Modelo Behaviorista. Modelo Cognitivo.

Conceitos de aprendizagem organizacional....


Aprendizagem organizacional um processo de identificao e correo de erros. Aprendizagem organizacional significa um processo de aperfeioar as aes pelo melhor conhecimento e compreenso. Organizaes que aprendem so organizaes capazes de criar, adquirir e transferir conhecimentos e modificar comportamentos para refletir esses novos conhecimentos e insights.
9

Conceitos de aprendizagem organizacional....


A aprendizagem um processo psicolgico que ocorre no nvel do indivduo. Mais recentemente, este termo passou a ser s vezes usado, em livros de administrao, para fazer referncia a processos que ocorriam no mbito das equipes de trabalho ou das organizaes, tendo surgido as denominaes aprendizagem organizacional e organizaes que aprendem. BORGES- ANDRADE.

10

Os 3 nveis de aprendizagem organizacional....


Nvel do indivduo: o primeiro nvel do processo de aprendizagem. Est carregado de emoes positivas ou negativas, por meios de caminhos diversos. Nvel do grupo: a aprendizagem pode vir a constituir um processo social partilhado pelas pessoas do grupo. Nvel da organizao: o processo de aprendizagem individual, de compreenso e interpretao partilhados pelo grupo, torna-se institucionalizado e se expressa em diversos artefatos organizacionais, como estrutura, regras, procedimentos e elementos simblicos. As organizaes desenvolvem memrias que retm e recuperam informaes.
11

Conceitos de aprendizagem organizacional....


Peter Senge (1990), em seus textos sobre aprendizagem organizacional, comenta que o ser humano vem ao mundo motivado a aprender, explorar e experimentar. Infelizmente, a maioria da instituies sociais orientada mais para controlar o indivduo do que para propiciar-lhe condies de aprendizagem; recompensa o desempenho das pessoas pela obedincia padres estabelecidos, e no por seu desejo de aprender.
12

Conceitos de aprendizagem organizacional....


Utilizando a ideia de modelos mentais de Senge, Daniel Kim (1993) analisou a passagem da aprendizagem individual para coletiva.O autor divide o processo de aprendizagem em dois nveis: Aprendizagem operacional: consistem na aquisio e no desenvolvimento de habilidades fsicas para produzir aes. Aprendizagem conceitual: ocorre com a aquisio e o desenvolvimento da capacidade de articular conhecimentos conceituais sobre uma experincia.
13

O ciclo de aprendizagem proposto por Senge....

14

O ciclo de aprendizagem proposto por Senge....


A partir do desenvolvimento de novas habilidades e aptides, altera-se a compreenso dos indivduos sobre a realidade. Novos conhecimentos e sensibilidades so ento incorporados, modificando seus modelos mentais, compostos de ideias profundamente arraigadas, generalizaes ou mesmo imagens que influenciam nosso modo de encarar o mundo e nossas atitudes. Novas crenas e atitudes, baseadas na interpretao da realidade, podero surgir, enriquecendo esse mecanismo e estimulando o desenvolvimento contnuo de habilidades e aptides, retroalimentando o sistema, que se transforma em um ciclo reforador.
15

Os circuitos de aprendizagem.... (P1)


Chris Argyris e Donald Schn, em parceria, so responsveis por alguns dos temas seminais sobre aprendizagem organizacional. A contribuio mais disseminada de Argyris e Schen (1974-1978) diz respeito ao conceito de circuitos de aprendizagem, que trata de como os pressupostos que orientam o comportamento dos indivduos e grupos nas organizaes podem ser alterados em um processo de aprendizagem organizacional.

16

Os circuitos de aprendizagem....(P2)
Um aspecto fundamental para a melhoria de desempenho e para o sucesso das organizaes a forma como tratam suas experincias, positivas ou negativas, e como mantm ou mudam suas diretrizes para ao organizacional, incorporando essas experincias. As organizaes podem utilizar a abordagem de circuito simples ou duplos.

17

Os circuitos de aprendizagem....(P3)
Schn(1983) empresta de Ashby (1940) o conceito de circuito simples e duplo no sentido de distinguir o grau de profundidade e extenso em que as mudanas organizacionais incursas se constituem em aprendizagem. No circuito simples, um feedback conecta o erro/problema detectado sua estratgia de ao, enquanto as normas que sustentam a ao so mantidas inalteradas.

18

Os circuitos de aprendizagem....(P4)

J na aprendizagem que ocorre no circuito duplo liga o erro ou problema detectado s estratgias de ao e s normas pelas as quais as aes so avaliadas.Uma aprendizagem em circuito duplo implica uma profundidade e amplitude de mudanas bem superior quela que pode ocorrer em circuito simples.

19

Os circuitos de aprendizagem....(P4)

20

Aprendizagem e gesto do conhecimento


As organizaes podem no ter crebros, mas possuem sistemas cognitivos e memrias e desenvolvem rotinas, ou seja, procedimentos relativamente padronizados para lidar com problemas internos e externas. Tais rotinas vo sendo incorporados na memria organizacional. As mudanas em processos, estruturas ou comportamentos no seriam, por si ss, indicadores de que a aprendizagem realmente aconteceu: necessrio tambm que esse conhecimento seja recuperado pelos membros da organizao.
21

Dados, Informao e Conhecimento (P1)

22

Dados, Informao e Conhecimento (P1)

23

Dados, Informao e Conhecimento (P1)

24

Aprendizagem e gesto do conhecimento


O conhecimento um recurso que pode e deve ser gerenciado para melhorar o desempenho da empresa. Ela, portanto, precisa descobrir as formas pelas quais o processo de aprendizagem organizacional pode ser estimulado e investigar como o conhecimento organizacional pode ser administrado para atender s necessidades estratgicas, disseminado e aplicado por todos como uma ferramenta para o sucesso da empresa.

25

Aprendizagem e gesto do conhecimento


possvel distinguir dois tipos de conhecimentos: o explcito e o tcito. O conhecimento explicito, ou codificado, refere-se ao conhecimento transmissvel em linguagem formal, sistemtica, enquanto o conhecimento tcito possui uma qualidade pessoal, tornando-se mais difcil de ser formalizado e comunicado.

26

Aprendizagem e gesto do conhecimento

27

Aprendizagem e gesto do conhecimento

28

Modelo de converso do conhecimento

29

Modelo de converso do conhecimento

30

Modelo de converso do conhecimento

31

Modelo de converso do conhecimento

32

Gesto do Conhecimento ... (P1)

33

Gesto do Conhecimento ... (P2)

34

Gesto do Conhecimento ... (P3)

35

Gesto do Conhecimento ... (P4)

36

Carter Estratgico do Conhecimento (P1)

37

Carter Estratgico do Conhecimento (P2)

38

Carter Estratgico do Conhecimento (P3)

39

Carter Estratgico do Conhecimento (P4)

40

Carter Estratgico do Conhecimento (P5)

41

Carter Estratgico do Conhecimento (P6)

42

Carter Estratgico do Conhecimento (P7)

43

Aquisio e Desenvolvimento de Conhecimentos (P1)

44

Aquisio e Desenvolvimento de Conhecimentos (P2)

45

Disseminao do Conhecimento

46

Construo da Memria (P1)

47

Construo da Memria (P2)

48

Construo da Memria (P3)

49

Competncia... Conceitos...

50

Competncia... Conceitos...

51

Competncia... Conceitos...

52

Competncia... Conceitos...

53

GPC PONTOS COMUNS!

54

CHA CONHECIMENTO
Conhecimento (1)
De acordo com Durand (2000), o conhecimento corresponde a uma srie de informaes assimiladas e estruturadas pelo indivduo, que lhe permitem entender o mundo. Refere-se ao saber que a pessoa acumulou ao longo da vida. Davenport e Prusak (1998) e Davis e Botkin (1994) explicam que o conhecimento deriva da informao, que, por sua vez, deriva de conjuntos de dados.

55

CHA CONHECIMENTO
Conhecimento (2)
Segundo esses autores, dados so sries de fatos ou eventos isolados. As informaes so dados que, percebidos pelo indivduo, tm significado e relevncia. Por fim, os conhecimentos so conjuntos de informaes reconhecidas e integradas pelo indivduo dentro de um esquema preexistente, causando impacto sobre seu julgamento ou comportamento.

56

CHA HABILIDADES
Habilidades (1)
A habilidade, por sua vez, est relacionada ao saber como fazer algo (GAGN et al., 1988) ou capacidade de fazer uso produtivo do conhecimento, ou seja, de instaurar conhecimentos e utiliz-los em uma ao (DURAND, 2000).

57

CHA HABILIDADES
Habilidades (2)
As habilidades podem ser classificadas como intelectuais, quando abrangem essencialmente processos mentais de organizao e reorganizao de informaes por exemplo, em uma conversao ou na realizao de uma operao matemtica , e como motoras ou manipulativas, quando exigem fundamentalmente uma coordenao neuromuscular, como na realizao de um desenho ou na escrita a lpis, por exemplo.
58

CHA HABILIDADES
Ateno!
Ao abordar as duas primeiras dimenses da competncia (conhecimentos e habilidades), Durand (2000) utiliza a estrutura de anlise do conhecimento sugerida por Sanchez (1997), explicando que habilidade refere-se ao saber como fazer algo dentro de determinado processo (know-how), enquanto conhecimento diz respeito ao saber o que e por que fazer, ou seja, compreenso do princpio terico que rege esse processo e seu propsito.
59

CHA ATITUDES
Atitudes (1)
A atitude, terceira dimenso da competncia, referese a aspectos sociais e afetivos relacionados ao trabalho (DURAND, 2000). Gagn e outros (1988) comentam que atitudes so estados complexos do ser humano que afetam o comportamento em relao a pessoas, coisas e eventos, determinando a escolha de curso de ao pessoal.

60

CHA ATITUDES
Atitudes (2)
O efeito da atitude justamente ampliar a reao positiva ou negativa de uma pessoa, ou seja, sua predisposio em relao adoo de uma ao especfica. Essa ltima dimenso est relacionada a um sentimento, a uma emoo ou a um grau de aceitao ou rejeio da pessoa em relao aos outros, a objetos ou a situaes. Portanto, por analogia, a atitude referese ao querer fazer.
61

CHA MEMORIZE!

62

CHA MEMORIZE!
Conhecimento Saber (aprender a aprender, aprender continuamente, aumentar o conhecimento, aumentar o capital intelectual). Habilidades - Saber fazer (Aplicar o conhecimento, saber pensar e agregar valor, transformar o conhecimento em algo concreto e produtivo). Atitudes Saber Fazer Acontecer Aplicar a habilidade, alcanar metas e objetivos, transformar a habilidade em resultado.
63

CHA MEMORIZE!

64

COMPETNCIAS ORGANIZACIONAIS (1)

As competncias organizacionais podem ser entendidas como os atributos especficos de uma organizao que lhe permitem atingir seus objetivos estratgicos. No seriam a simples soma das competncias individuais de cada funcionrio, pois incluiriam aspectos de gesto organizacional e de conformidade com a misso.
65

COMPETNCIAS ORGANIZACIONAIS (2)

Modelo Gesto por Competncias


A gesto por competncias um programa sistematizado e desenvolvido no sentido de definir perfis profissionais que proporcionem maior produtividade e adequao ao negcio, identificando os pontos de excelncia e os pontos de carncia, suprindo lacunas e agregando conhecimento, tendo por base certos critrios objetivamente mensurveis.
67

Modelo Gesto por Competncias

68

Modelo Gesto por Competncias


A gesto por competncias, a gesto da capacitao orientada para o desenvolvimento do conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessrias ao desempenho das funes dos colaboradores, visando ao alcance dos objetivos da organizao.

69

Modelo Gesto Competncias

70

Modelo Gesto por Competncias


Use o modelo para a prova discursiva! Pode-se afirmar que a gesto de competncias se configura no processo que, com base na estratgia da organizao, identifica s competncias necessrias para o alcance dos objetivos e busca desenvolv-las na organizao.
71

Modelo Gesto por Competncias


Em uma primeira etapa, temos a definio da estratgia, oportunidade em que so definidos sua misso, sua viso de futuro e seus objetivos estratgicos. Definindo-se quais so os objetivos da organizao, possvel identificar as competncias que sero essenciais para concretizar o desempenho esperado, as competncias que sero imprescindveis para a organizao.

72

Modelo Gesto por Competncias


Numa segunda etapa, realiza-se o diagnstico ou mapeamento das competncias, ou seja, identifica-se o chamado gap, traduzido por lacuna existente entre as competncias necessrias ao alcance do desempenho esperado e as competncias j disponveis na organizao.

Quais as tcnicas de mapeamento ?


73

Modelo Gesto por Competncias


Na terceira etapa, vamos preencher esta lacuna, ou seja, adquirir as competncias que esto faltando, a organizao pode realizar a captao, que diz respeito seleo de competncias externas e sua integrao ao ambiente organizacional, ou ento desenvolver as competncias internamente, por meio da aprendizagem no nvel individual e por intermdio de investimentos no nvel organizacional.

74

Modelo Gesto por Competncias

Na quarta etapa, temos a formulao dos planos operacionais de trabalho e gesto, bem como definio de indicadores de desempenho e remunerao de equipes e indivduos.

75

Modelo Gesto por Competncias

Na ltima etapa, temos o acompanhamento e avaliao, que funciona como um mecanismo de feedback, medida que os resultados alcanados so comparados com aqueles que eram esperados.

76

Vous aimerez peut-être aussi