Vous êtes sur la page 1sur 10

55 Congresso Anual da ABM

ANLISE DE FALHA EM SEGMENTOS DE TRILHO FERROVIRIO (1)

Antonio Augusto Monaco da Silva (2) Incio da Fontoura Limberger (3) Afonso Reguly (4) Telmo Roberto Strohaecker (5) RESUMO A Estrada de Ferro Carajs (EFC) da Companhia Vale do Rio Doce liga a Serra do Carajs ao Terminal da Ponta da Madeira possuindo aproximadamente 900 quilmetros de extenso e sobre ela trafegam 176.000 toneladas/dia, sendo assim considerada uma das maiores ferrovias no mundo em extenso e em tonelagem bruta trafegada. Devido a estas caractersticas toda e qualquer tipo de falha pode acarretar srios prejuzos, assim a identificao dos motivos pelos quais as falhas ocorrem de suma importncia pois possibilita a tomada de medidas preventivas para evitar a ocorrncia de futuras falhas. Neste trabalho so analisados dois casos de falhas em trilhos ferrovirios, sendo um em uma juno soldada por aluminotermia e o outro em uma juno mecnica por tala. As falhas foram analisadas utilizando-se Microscopia tica, Microscopia Eletrnica de Varredura (MEV), Microssonda EDAX e tcnicas de metalografia. Em ambos os casos ocorreu o aparecimento de trincas horizontais na regio da alma prximas linha neutra vertical do trilho. O motivo pelo qual as mesmas nuclearam bastante distinto, sendo provocado, no caso da junta soldada, pela associao de um defeito metalrgico proveniente do processo de solidificao da solda e por tenses trativas verticais devido a flambagem lateral do trilho ocorrida pela exagerada excentricidade da aplicao da carga. No caso da unio parafusada a trinca nucleou devido a existncia de uma zona com microestrutura martenstica no revenida que formou-se na seo transversal do trilho por ocasio do processo de corte e/ou acabamento da superfcie associada a picos de tenso causado pelo impacto da roda sobre a junta. Palavras-chave: falha, trilho ferrovirio, trinca horizontal.
(1)

Trabalho a ser apresentado no 550 Congresso da Associao Brasileira de Metalurgia e Materiais 24/07/00 a 28/07/00 Rio de Janeiro RJ Brasil Mestrando, Programa de Ps-Graduao em Engenharia de Minas, Metalrgica e dos Materiais (PPGEM) UFRGS. Doutorando, Programa de Ps-Graduao em Engenharia de Minas, Metalrgica e dos Materiais (PPGEM) UFRGS.
(4) (3) (2)

Professor, Programa de Ps-Graduao em Engenharia de Minas, Metalrgica e dos Materiais (PPGEM) UFRGS.
(5)

Professor, Programa de Ps-Graduao em Engenharia de Minas, Metalrgica e dos Materiais (PPGEM) UFRGS.
1263

55 Congresso Anual da ABM

1. INTRODUO Nos dias atuais, o transporte ferrovirio apresenta-se como alternativa para o transporte de minrio de ferro. A Estrada de Ferro Carajs (EFC) pertencente a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) a principal delas, destacando-se mundialmente por sua extenso (900 quilmetros) e por sua alta tonelagem bruta trafegada, sobre ela transitam 176.000 toneladas/dia[1,2]. A montagem da EFC realizada com segmentos de trilho (8 a 24 metros) de perfil 136 RE (68 Kg/m) que so soldados via centelhamento eltrico em barras com 180 a 300 metros de extenso. Estas so posicionadas na via e unidas atravs de duas maneiras: soldagem aluminotrmica e tala mecnica. Os trilhos ferrovirios so os componentes frreos mais suscetveis falhas devido as altas presses de contato das rodas em regime de carregamento cclico. Aliado a isso, existem tenses residuais, causadas pela deformao plstica superficial, pelo processo de soldagem, mais a tenso causada pela variao trmica na linha e ainda a tenso de projeto, que a necessria para manter os trilhos alinhados contribuindo para a elevao da amplitude de carregamento para o regime de tenses trativas no interior do boleto. As falhas catastrficas em trilhos podem trazer como conseqncia, desde grandes perdas econmicas e graves prejuzos ambientais at perdas humanas. Por isso a importncia da determinao das causas das falhas dos trilhos para, eventualmente poder-se interagir na produo de um material de melhor qualidade, mas, principalmente poder atacar o problema atravs de inspees peridicas e controle de defeitos na linha. Neste trabalho so apresentados dois casos de falhas em segmentos de trilho ferrovirio, sendo um em uma junta soldada por aluminotermia e outro em uma juno mecnica por tala. 2. PROCEDIMENTOS E RESULTADOS EXPERIMENTAIS Para o primeiro caso de anlise de falha (junta soldada por aluminotermia), a partir de uma anlise visual preliminar, pde-se observar-se que a forma da trinca que propiciou a fratura do segmento bastante comum e caracterstica quando envolve ruptura em zonas soldadas, como visto na figura 01.

Figura 01 Vista da fratura do segmento de trilho.

1264

55 Congresso Anual da ABM

A trinca apresenta duas regies distintas, sendo uma delas horizontal, que engloba o metal de adio de solda, e outra inclinada, que propaga no metal base do trilho. A trinca inclinada une a ponta da trinca horizontal s superfcies do boleto e patim, provocando o seccionamento do trilho. Atravs de uma anlise via lupa metalogrfica pde-se observar na superfcie do boleto marcas de usinagem do processo de reperfilamento efetuados para remover o excesso de material proveniente do processo de soldagem. Analisando a superfcie do boleto, constatouse que a zona de contato roda trilho, nesta regio, estava sendo feita em uma regio muito estreita e localizada na borda interna do boleto. A morfologia da superfcie de fratura indica que esta ocorreu de maneira abrupta, tendo seu incio na parte horizontal. Em uma anlise mais detalhada foi possvel identificar que o incio da trinca ocorreu junto a um defeito de solidificao na lateral externa da alma no metal de adio. A figuras 02 mostra em maior aumento a regio com o defeito, onde nota-se uma estrutura dendrtica.

Figura 02 Vista do defeito na superfcie externa. Aumento: 30x Com o auxlio do Microscpio Eletrnico de Varredura foi possvel identificar ramos dendrticos no interior do metal em situao idntica s encontradas na superfcie externa, ou seja, com ramos arredondados, evidenciando falta de caldeamento com as dendritas vizinhas, conforme mostrado na figuras 03.

Figura 03 Ramos dendrticos na superfcie externa e no interior do metal. Aumento: 160X. MEV.

1265

55 Congresso Anual da ABM

No processo de soldagem por aluminotermia inevitvel o surgimento de tenses residuais, mesmo que todos os cuidados tcnicos sejam tomados (pr aquecimento, temperatura do metal lquido e o controle do resfriamento, entre outros), haver o surgimento de tenses residuais trativas verticais na alma, alm disso as condies de utilizao so dificultadas em virtude do tipo de aplicao. Este tipo de tenses justifica o aparecimento de trincas horizontais na alma, como a encontrada no segmento de trilho analisado. Analisando-se a superfcie do boleto observou-se que a regio de contato roda trilho estava sendo feita somente na borda interna do boleto. Sabe-se que cargas excntricas ao eixo de simetria vertical do trilho causam tenses trativas na superfcie da alma, oposta ao carregamento. Nos trilhos, esta regio atinge seu valor mximo na superfcie da alma, na regio que vai da linha neutra da seo transversal at a parte inferior do boleto. Devido a efeitos dinmicos, estas tenses podem alcanar valores elevados, dependendo da velocidade da composio, de defeitos superficiais no trilho ou roda, problemas de desbalanceamento de roda, entre outros. A presena de uma estrutura grosseira de solidificao e vazios prximos a superfcie, na lateral da alma, agem como concentradores de tenses quando associada a tenses residuais verticais trativas e tenses trativas devido a excentricidade da aplicao da carga. Aps a realizao da anlise superficial da falha, partiu-se para o estudo metalogrfico a fim de avaliar o comportamento metalrgico do material do metal de solda do trilho. O segmento de trilho foi seccionado, tanto no sentido longitudinal como no sentido transversal, e preparado de acordo com procedimento padro de metalografia (lixamento e polimento com pasta de diamante). Para revelar a microestrutura existente do material foi utilizado o reagente Nital 2%. Em ambos os sentidos analisados foram encontrados microrrechupes, como mostra a figura 04, provenientes do processo de solidificao. A presena destes muito prejudicial para o comportamento mecnico do trilho pois funcionam como concentradores de tenses e potenciais iniciadores de trincas quando este solicitado em servio.

(A) (B) Figura 04 Microrrechupe encontrado no metal de adio. (A) Sentido longitudinal ; (B) Sentido transversal. Sem ataque qumico.

1266

55 Congresso Anual da ABM

Foram observadas, na regio central do metal de adio e prximas aos microrrechupes, ilhas de martensita, devido a microssegregao de Vandio e Mangans contido no metal de solda, como observado no espectro realizado nesta regio (figura 05).

Figura 05 - Anlise de microsonda na regio microssegregada. Observa-se no espectro, alm dos picos de Ferro e Carbono, os picos de Mangans e Vandio. Alm disso foi observada uma grande quantidade de incluses no metlicas alinhadas (figura 06). O alinhamento de incluses muito prejudicial para o comportamento mecnico do material, pois estas funcionam como pontos concentradores de tenso e iniciadores de trincas.

(A) (B) Figura 06 Incluses no metlicas alinhadas. (A) Aumento: 100X. (B) Aumento: 200X. Ataque: Nital 2%. Para o caso da juno mecnica por tala foi analisada a falha um segmento de trilho com aproximadamente 230 mm de comprimento, contendo um furo para montagem de uma tala e uma trinca inclinada com 180 mm, que vai da superfcie transversal usinada at a superfcie de rolamento no boleto, conforme visto na figura 07.

1267

55 Congresso Anual da ABM

Figura 07 Vista do segmento de trilho conforme recebido. Analisando o trilho notou-se a existncia de marcas de deformao bastante profundas no boleto, na regio de contato roda - trilho, principalmente junto a zona de contato com o aro evidenciando problemas no alinhamento do trilho ou solicitao do segmento aps a ruptura. Atravs de uma anlise na lupa metalogrfica observa-se as marcas de sargento na superfcie de fratura, figura 08, indicando o incio da trinca na alma junto ao canto formado pela superfcie lateral e a superfcie transversal usinada para fazer a unio. A trinca teve incio a 90 mm da superfcie inferior do patim 5 mm acima da linha neutra.

Figura 08 Marcas de sargento na superfcie de fratura indicando o local de incio. A posio de incio da trinca indica que esta nucleou e propagou sem a influncia de tenses de flexo associado ao carregamento provocado pela roda nem por tenses longitudinais existentes na linha. Trincas com incio na alma, prximas a linha neutra da seo transversal, geralmente so incentivadas por tenses residuais trativas superficiais, oriundas do processo de soldagem e/ou por tenses verticais trativas, devido ao carregamento excntrico da roda em relao ao eixo vertical de simetria da seo transversal do trilho. Uma observao mais criteriosa na regio de incio da trinca mostrou a existncia de uma pequena deformao neste local, ocorrida provavelmente depois da ruptura. Abaixo deste local, na superfcie usinada observa-se uma sequncia de pequenas trincas com morfologia e distribuio caractersticas de materiais frgeis, as quais podem ser vistas na figura 09.

1268

55 Congresso Anual da ABM

Figura 09 Pequenas trincas observadas na superfcie usinada. Com o intuito de obter mais subsdios, a superfcie lateral da alma e a seo transversal foram atacadas com Nital 5% para verificar se ocorreu ou no alguma alterao no material durante o processo de corte e preparao da face do trilho para a montagem da unio parafusada. Normalmente regies onde ocorre elevado aquecimento localizado (doravante denominado queima ou queima de retfica) tem-se a formao de uma microestrutura martenstica no revenida, a qual bastante frgil e, em virtude de sua formao, surgem tenses residuais nestas regies. O canto onde iniciou a trinca e, onde existem pequenas trincas, coincide com uma das zonas que no foi atacada pelo Nital indicando a ocorrncia de queima. Isto est associada severidade nos parmetros de corte usados para preparao da superfcie. A alterao localizada na microestrutura alm de induzir tenses residuais na regio, age tambm como concentrador de tenses em virtude da diferena de propriedades mecnicas entre os materiais. A partir desta constatao foram realizados dois pontos de rplica metalogrfica. Nas superfcies onde existia queima foi encontrada uma microestrutura martenstica no revenida, e nas regies adjacentes a microestrutura perltica, conforme pode ser visto na figura 10.

(A) (B) Figura 10(A)Martensita no revenida; (B)Perlita. Aumento: 100X. Ataque: Nital 5%.

1269

55 Congresso Anual da ABM

Aps a realizao deste ensaio no destrutivo, partiu-se para o seccionamento no sentido longitudinal e transversal desta regio a fim de avaliar mais profundamente esta zona. Foram observadas diversas trincas na superfcie. Estas encontram-se no interior da regio de queima evidenciando o comportamento frgil devido a presena de uma microestrutura martenstica no revenida. No corte longitudinal da superfcie onde existiam as mesmas pode-se verificar a profundidade e a abrangncia da rea transformada. A figura 11 (A) mostra esta regio onde aparecem duas trincas que so paralelas trinca que provocou o rompimento do segmento e a figura 11 (B) mostra outras trincas contidas no segmento de trilho e a abrangncia da rea transformada.

(A) (B) Figura 14 (A) Regio longitudinal apresentando queima e duas trincas na superfcie. Aumento: 50X. (B) Detalhe de uma das trincas. Aumento: 100x. Ataque: Nital 2%. Foram efetuados 10 pontos de microdureza, sendo 5 na regio perltica e 5 na regio martenstica no revenida. A carga utilizada foi de 50gf e a escala utilizada foi Vickers. Como pode ser visto atravs dos resultados da tabela 01, a regio martenstica apresenta uma dureza bastante superior da regio perltica, confirmando o seu comportamento frgil. Pela ocorrncia deste gradiente de durezas, tenses residuais so associadas a estas regies, funcionando como concentradores de tenses e pontos iniciadores de trincas. Tabela 01 - Resultados do ensaio de Microdureza no segmento de trilho fraturado. Regio Martenstica (HV0.05) 644 795 810 752.5 825 765.3 Regio Perltica (HV0.05) 313.4 324.6 336.4 344.7 366.7 337.1

1 2 3 4 5 Mdia

1270

55 Congresso Anual da ABM

3. CONCLUSES Para o caso da junta soldada por aluminotermia, a partir das evidncias levantadas na anlise da fratura e microestrutural pode-se concluir que a falha teve seu incio em um defeito de solidificao no metal de adio da solda aluminotrmica junto a uma das faces externa na alma. A ruptura ocorreu devido a associao de fatos, tais como, presena de defeitos na solda, tenses residuais trativas devido a solda e excentricidade exagerada na aplicao da carga. J para o caso da junta por tala mecnica a partir dos fatos observados na anlise da superfcie da fratura e metalogrfica pode-se concluir que a trinca que provocou a ruptura do segmento de trilho teve seu incio em uma regio que foi submetida aquecimento localizado no material. Esta proveniente do processo de corte e/ou operao de faceamento feitos na superfcie transversal quando do preparo desta para a montagem da juno por tala. A trinca propagou em funo do carregamento excntrico em relao ao eixo vertical de simetria do trilho, que provoca flexo lateral da alma. Esta agravada pelo efeito do impacto das rodas sobre a juno e pela existncia de tenses residuais localizadas que surgem a partir da mudana de fase ocasionada pela queima no processo de usinagem. 4. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS [1] Silva, A.A.M., Caracterizao Mecnica e Metalrgica de Segmentos de Trilho Soldados pelo Processo THERMIT SOWOS, Trabalho de Concluso, DEMET UFRGS, Porto Alegre, 1997. [2] Silva, A.A.M., Limberger, I.F. e Strohaecker, T.R., Caracterizao Metalrgica e Anlise em Fadiga de Trilhos Ferrovirios, Anais do V Iberomet, Rosrio Argentina, outubro de 1997.

1271

55 Congresso Anual da ABM

RAILROAD RAIL FAILURE ANALYSIS (1)

Antonio Augusto Monaco da Silva (2) Incio da Fontoura Limberger (3) Afonso Reguly (4) Telmo Roberto Strohaecker (5) ABSTRACT The Estrada de Ferro Carajas (EFC) pertaining to Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) is considered one of the largest railways in the world running about 900 kilometers in length and an average of 176.000 tons pass through its rails daily. Due to these characteristics any kind of failure can result in serious damage. The identification of the failure reasons are very important because it enable preventive corrective actions to avoid future failures. In this work, two railroad rails failures are analised. The first one occured in a aluminothermic welding joint and the other one in a mechanic joint (bolted joint). The failures were analised using the following techniques: Optical and Scanning Electron Microscopy, Energy Dispersive X-Ray Spectrometer (EDS) and metallographic techniques. In both cases horizontal cracks were detected in the web region next to the vertical neutral line of the rail. In the aluminothermic welding joint the failure was caused by the association of a metallurgical deffect originated from the welding solidification process and by vertical tensile stresses due to lateral buckling of the rail caused by exagerated eccentricity in the load application. In the mechanical joint the failure occurred due to the existence of a non-tempered martensitic zone formed during cutting and/or finishing of the surface associated to stress peaks due to wheel impact on the joint.1 Key-words: failure, horizontal cracks, railroad rail.

(1)

Paper to be presented in the 55th ABM Congress 24/07/00 a 28/07/00 Rio de Janeiro RJ Brasil
(2) (3) (4) (5)

Master Student, PPGEM UFRGS. PhD Student, PPGEM UFRGS. Professor, PPGEM UFRGS. Professor, PPGEM UFRGS.

1272

Vous aimerez peut-être aussi