Vous êtes sur la page 1sur 117

Prof. Wagner - Leciono aulas da rea de instrumentao na Escola Fortec desde 2000.

- Formao Tcnica - Senai (Santos) e Engenharia Eltrica UNICEB. - Hoje atuo na rea de fiscalizao de projeto na Petrobras RPBC, ingressei na RPBC em 1993 sempre na rea de Instrumentao, antes trabalhei na Fbrica de Cimento - Votoran por 5 anos na rea de eltrica. A inteno desta apresentao mostrar um pouco sobre o uso de Diagramas Ladder aplicados ao software Zelio2 e tambm o contedo do CD (com informaes de outras reas). O contedo deste CD a coletnea de informaes adquiridas ao longo do tempo, na internet e revistas de eletrnica. A divulgao desta coletnea no tem fins lucrativos sua venda esta proibida, porm a sua cpia recomendada.

Bom estudo
REV.: 2 (08/2007)

Apresentao do CD

FUGIR PARA MENU

Arquivos sobre amplificadores operacionais Interessante tabela peridica de elementos qumicos, completa.

Diversos arquivos sobre assuntos tcnicos

Excelente programa para converter diversas unidades Acessar o SICON.EXE ou Setup.exe para instal-lo Programa de circuitos pneumticos Arquivos com diversas informaes sobrepara este tipo de equipamento que vem Masster uma empresa quesimulao representa muitos fabricantes, Nesta pasta temos arquivos com cursos, na programas de simulao de PLC e dicas de sendo muito utilizado, com apresentaes em de 3D so especializados rea vlvulas, eis alguns programas Programa para ser instalado, onde mostrado detalhes de um sistema com manuteno. Software de instalao do EWB ( simulao de circuitos utilizados para dimensionamento de vlvulas, os programas inversores de frequncia para controle de rotao de motores, equipamento de se Dois arquivos interessantes, o primeiro O ideal que oeletrnicos Zelio2 seja instalado, h o uma pasta com programa a ser instalado, ) verso 5.12 e verso 4, escolher um deles e Muito interessante no necessrio instalar Artigos sobre Indusoft e os programas de instalao devem ser instalados. Programa utilizado para simular um controle automtico de grande aplicao nos dias atuais. (ingls) pelo nome j ( possvel saber qual o no conseguir copie direto da outra pasta do zelio2 copiar para drive ) usado instalar para podendo as verses 3.0 e 4.1. Este programa para www.masster.com processo alterar dados de controle PID e verificar Programa para fazer grficos a partir de uma funo seu assunto. Actsip Utilizado para editar programa para o CLP HITACHI, semo ooperador CLP no e as construo de interfaces grficas entre em uma tela grfica o efeito Programa paradeve simulao de diagramas lgicos, QuickII, desejada, ser instalado. O segundo est relacionado rea de Programas para simulao Programa de para circuitos clculo hidrulicos elementos ea pneumticos geradores de possvel visualizar a execuo do programa. estaes controle (IHM). deve ser instalado sede voc acionar o arquivo autorun ele automao industrial muito de presso diferencial para vazo, copiar PLC SCL84 Muito bom, simula um CLP semelhante aomedio HITACHI, tem um curso o ajudar na instalao. interessante e super atual. a pasta e ativar programa. embutido com perguntas, a formas de acessar: setup.exe,program.exe ou SCL84_11.exe (deve ser copiado para seu PC). FUGIR p/ PRXIMA TELA

CLP O controlador lgico Programvel um aparelho eletrnico digital programvel capaz de executar diversas funes pr-programadas, tais como, sequenciamento lgico, funes booleanas, temporizao, contagem de evento e muitas outras funes analgicas . Os CLPs geram sadas a partir de sensores interligados nos mdulos de entrada e o programa do usurio.

Para programar um CLP podemos fazer uso de diversas linguagens de programao, as mais utilizadas so: Diagrama Ladder, Diagrama Lgico, Lista de Instrues, Texto estruturado e Grfico de sequenciamento de funes. A Norma IEC61131-3 determina estas cinco formas de programao, normalmente o fabricante escolhe duas linguagens, poucos fabricantes utilizam todas no mesmo equipamento. Destas linguagens o Diagrama Ladder ainda muito utilizado por ser semelhante aos circuitos eltricos, uma linguagem tem muita aceitao a de Diagrama lgico. O primeiro CLP entrou em funcionamento em 1969, atendendo as necessidades da indstria automobilstica sua programao era de baixo nvel feita em Assembler. * Diagrama Lgico - a aplicao de lgica digital em um CLP utilizando funes E, OU, NO, etc. * Diagrama Ladder uma verso dos circuitos eltricos para aplicao em um CLP. As linguagens podem ser convertidas, h equivalncia entre elas:

Os circuitos eltricos so representados com duas linhas horizontais (representando a alimentao eltrica) e as linha de comando por linhas verticais, no incio (parte superior) esto os contatos e sempre na parte inferior esto representadas as sadas.

Os diagramas ladder so representados com linhas verticais (representando a Alimentao eltrica) e as linhas de comando por horizontais, no incio da linha (lado esquerdo) esto os contatos e sempre a direita as sadas. Em um circuito eltrico os contatos referentes a botes de entrada ou contato auxiliar de contator devem ser representados com circuito desenergisado.
A grande diferena entre os circuitos eltricos e os diagramas ladder :

Em um circuito eltrico durante o funcionamento os contatos se movem fechando o contato e permitindo a passagem da corrente eltrica ou se movem abrindo o contato cessando a passagem de corrente eltrica, esta passagem de corrente eltrica vai para um dispositivo de sada, como uma lmpada ou rel.
Em um diagrama ladder nada se altera nos contatos representados na verdade eles apenas passam a ser verdadeiro ou falso, no h fluxo de corrente eltrica no ladder, no campo os contatos realmente se movimentam e permitem a passagem de corrente eltrica entre o sensor e o carto de entrada do CLP, mas isto s percebido por lgica ou nos indicadores de estado de entradas e sadas.

AS TELAS SEGUINTES FORAM OBTIDAS COPIANDO A IMAGEM DA TELA NO MOMENTO DE USO DO SOFTWARE ZELIO, DESTA FORMA NO POSSVEL MINIMIZAR, RESTAURAR, MAXIMIZAR

OU MESMO FECHAR. TODAS FUNES DO SOFTWARE ZELIO NA


APRESENTAO ESTO DESABILITADAS, PARA PARAR A APRESENTAO BASTA APERTAR A TECLA ESC.

Selecionar um tpico ou um click para continuar

Apresentao do ZELIO 2

Diagramas Ladder

Passo a Passo
Diagramas Ladder

Temporizadores
Diagramas Ladder

Passo a Passo
Diagramas Ladder Tipos de sadas Diagramas Ladder Comando: motor partida direta

Contadores
Converso de Diagr. Ladder Para Diagrama Lgico EXERCCIOS Diagrama Ladder

Incio

Apresentao do Zelio 2

1- Escolher este cone para iniciar um programa novo

2- Escolher este modelo de mdulo

3- Escolher um tipo de mdulo para iniciar

5- OBS.: Pode ser escolhido qualquer um dos tipos ou modelos para efeito de teste utilizaremos apenas este nas aulas

4- Clicar em avanar aps escolha

6- Clicar em avanar, no selecionar mdulo adicional.

7- Clicar em avanar aps selecionar tipo de programao

8- Linhas para insero de contatos 9rea para insero de bobinas, contadores, temporizadores (sada)

10- Entrada digital: Ativa no cone clicar na entrada desejada com o boto da esquerda do mouse

arrastar para a linha desejada .

11- Sada digital: Ativa no cone Usar contato de uma sada: clicar na parte amarela da sada desejada arrastar para as linhas na rea de contato amarela,
Usar uma sada: clicar no tipo de bobina desejada arrastar para a linha desejada na rea azul (bobina)

14 - Aps edio, para iniciar a simulao devese clicar S...

11- Ao clicar sobre o contato inserido com o boto da direita do mouse podemos inverter de Examina ON para Examina OFF e vice-versa.

12- Para completar a linha deve-se clicar com o mouse na parte tracejada, vertical ou horizontal.

13- Alterar a forma de Visualizao: Visualizao + smbolo ladder, Visualizao + comentrios + todos

17- Aps clicar em Run. O smbolo da Schneider Eletric, gira para simbolizar que o programa est rodando. 16- Clicar em Run para iniciar o processamento lgico. 15- Na tabela de entrada os contatos que so NF no campo devem ser fechados, clicando com o boto do mouse sobre eles (neste caso os contatos I2 e I3 j esto alterados). (ver abaixo)
cones para ativar caixas de entrada e sada

18- Durante os testes com o programa em Run * O boto da direita do mouse se comporta como um boto Push-Buttom, com um click ele muda de estado e retorna sozinho como um pulso. * O boto da esquerda se comporta como uma chave, com um click ele muda de estado para retornar necessrio mais um click.
19- Simulao e funcionamento: Com apenas um click direita no boto I1 (sempre na TABELA DE ENTRADAS DIGITAIS), o motor liga, para desligar basta apenas um click em I2, Visualizar na tabela de sadas o funcionamento. O boto I3 ser comentado mais tarde....

Voltar Continuar

Diagramas Ladder Passo a Passo

Sempre que um contato do campo interligado ao mdulo de entrada estiver Fechado, o CLP deve armazenar 1 em sua tabela imagem de entrada na posio de memria referente a esta entrada. Sempre que um contato do campo interligado ao mdulo de entrada estiver Aberto, o CLP deve armazenar 0 em sua tabela imagem de entrada na posio de memria referente a esta entrada.

Contatos Examina ON (lgico)


Estes contatos ficaro verdadeiros ou ligados, sempre que o contato de campo estiver fechado. Outra possibilidade quando o dispositivo de sada que est associado ao contato estiver ligado . Os contatos ficaro em falsos ou desligados, sempre que o contato de campo estiver aberto. Outra possibilidade quando o dispositivo de sada que est associado ao contato estiver desligado .

como se a lgica perguntasse se o contato est Fechado ou Ligado. Quando o retorno sim o estado do contato no diagrama torna-se verdadeiro.

Contatos Examina OFF (lgico)


Estes contatos ficaro verdadeiros ou ligados, sempre que o contato de campo estiver Aberto. Outra possibilidade quando o dispositivo de sada que est associado ao contato estiver desligado . Os contatos ficaro em falsos ou desligados, sempre que o contato de campo estiver Fechado. Outra possibilidade quando o dispositivo de sada que est associado ao contato estiver ligado .

como se a lgica perguntasse se o contato est Aberto ou Desligado. Quando o retorno sim o estado do contato no diagrama torna-se verdadeiro.

No podemos chamar um contato EXAMINA ON de contato NOMAL ABERTO e tambm no podemos chamar um contato EXAMINA OFF de NORMAL FECHADO. Os contatos que esto no campo podem ser de Normalmente Aberto ou Normalmente Fechado e a posio dos contatos so alteradas assim que as chaves ou botes so acionados, de forma manual ou por sensores. Chave x Push-Buttom: As chaves so como interruptores ao acionar uma vez ele muda de estado e para retornar necessrio acion-lo novamente, os botes push-buttom so interruptores com retorno por mola um exemplo clssico um boto de campainha, a mesma ficar ligada somente o tempo em que estivermos acionando este boto. No diagrama ladder os contatos no alteram de posio eles apenas passam a ser verdadeiros ou falsos, dependendo da posio dos contatos de campo, que alteram de abertos ou fechados conforme seu acionamento.

Breve explicao sobre a sada : Ativo no estado

Este diagrama muito simples e este tipo de sada o mais utilizado poderamos dizer que o mais tradicional. A sada ser verdadeira sempre que o resultado da lgica dos contatos associados for verdadeiro (linha vermelha). A sada ser falsa sempre que o resultado da lgica dos contatos associados for falso (algum contato azul ou linha parcialmente vermelha). No diagrama acima a sada falsa porque a lgica de entrada est falsa

Contatos srie

Dois botes em srie, comportam-se como uma porta lgica E, a sada Somente ser verdadeira quando as entradas estiverem verdadeiras ao mesmo tempo. Neste momento as entradas no campo esto abertas. Ento, desta forma o valor armazenado na tabela imagem de entrada referente a estas entradas est em zero, como foram utilizados dois contatos EXAMINA ON, na lgica acima os mesmos esto falsos, em uma associao E ou srie a sada deve estar desligada.

Todas as simulaes de contato de campo abrir e fechar devem ser Simulados na caixa de entradas digitais, nunca nas linhas do diagrama ladder. Ao clicar com o boto da esquerda do mouse sobre o contato I1, sua representao indica que o contato fechou no campo. Neste momento a cor do contato no diagrama ladder passa da cor azul desligado ou falso para vermelho indicando que o este contato agora est ligado ou verdadeiro. A sada Q1 permanece desligada, pois apenas um contato est verdadeiro de dois contatos em srie.

Ao clicar com o boto da esquerda do mouse sobre o contato I2, sua representao indica que o contato fechou no campo. Neste momento a cor do contato no diagrama ladder passa da cor azul desligado ou falso para bege indicando que o este contato agora est ligado ou verdadeiro, como o contato anterior est falso ele assume esta cor e no o vermelho. A sada Q1 permanece desligada, pois apenas um contato est verdadeiro de dois contatos em srie.

Ao clicar com o boto da esquerda do mouse sobre os contatos I1 e I2, suas representaes indicam que os contatos fecharam no campo. Neste momento a cor dos contatos no diagrama ladder passam da cor azul desligado ou falso para vermelho indicando que o estes contatos agora esto ligados ou verdadeiros. A sada Q1 passa da cor azul desligado ou falso para vermelho indicando que esta sada agora est ligada ou verdadeira, sinalizando tambm na caixa de sadas digitais, em uma associao de dois contatos em srie, a sada ser verdadeira somente quando os mesmos forem verdadeiros.

Seguindo o que foi explicado anteriormente, qual ser a nica combinao dos cinco contatos de entrada em uma associao srie para que a sada Q1 seja verdadeira? I1 Ligado, I2 Ligado e as demais desligadas ( ) I1 Desligado, I2 Ligado e as demais ligadas ( ) Todas entradas Ligadas ( ) Todas entradas Desligadas ( )

Analise e escolha uma resposta, quando acertar continuamos.

Tente de novo

voltar

Em uma associao de contatos em srie, a sada ser verdadeira somente quando todos contatos forem verdadeiros. Ento a resposta :
I1 Ligado, I2 Ligado e as demais desligadas ( ) I1 Desligado, I2 Ligado e as demais ligadas ( ) Todas entradas Ligadas ( x ) Todas entradas Desligadas ( )

Contatos paralelo

Dois botes em paralelo, comportam-se como uma porta lgica OU, a sada ser verdadeira quando pelo menos uma das entradas estiverem verdadeiras. Neste momento as entradas no campo esto abertas. Ento, desta forma, o valor armazenado na tabela imagem de entrada referente a estas entradas zero, como foram utilizados dois contatos EXAMINA ON, na lgica acima os mesmos esto falsos, em uma associao OU ou paralelo a sada deve estar desligada.

Dois botes em paralelo, comportam-se como uma porta lgica OU, a sada ser verdadeira quando pelo menos uma das entradas estiverem verdadeiras. Neste momento a entrada I1 est fechada e I2 est aberta no campo, como os contatos utilizados no diagrama ladder so contatos EXAMINA ON, ento somente o contato referente a entrada I1 ser verdadeiro(cor vermelha) e o contato referente a entrada I2 ser falso (cor azul). Desta forma em uma associao OU ou paralelo a sada deve estar ligada, devido a entrada I1 ser verdadeira ou ligada

Dois botes em paralelo, comportam-se como uma porta lgica OU, a sada ser verdadeira quando pelo menos uma das entradas estiverem verdadeiras. Neste momento a entrada I1 est aberta e I2 est fechada no campo, como os contatos utilizados no diagrama ladder so contatos EXAMINA ON, ento somente o contato referente a entrada I2 ser verdadeiro(cor vermelha) e o contato referente a entrada I1 ser falso (cor azul). Desta forma em uma associao OU ou paralelo a sada deve estar ligada, devido a entrada I2 ser verdadeira ou ligada

Seguindo o que foi explicado anteriormente, das combinaes abaixo qual delas a sada ser falsa em uma associao paralelo? I3 Ligado, I2 Ligado e as demais desligadas ( ) I3 Desligado, I2 Ligado e as demais ligadas ( ) Todas entradas Ligadas ( ) Todas entradas Desligadas ( ) Verifique a resposta na prxima pgina

Tente de novo

voltar

Em uma associao de contatos em paralelo, a sada ser verdadeira quando qualquer um dos contatos estiver verdadeiros, ou seja, pelo menos um deles deve ser verdadeiro.
I3 Ligado, I2 Ligado e as demais desligadas ( ) I3 Desligado, I2 Ligado e as demais ligadas ( ) Todas entradas Ligadas ( ) Sada desligada, no h Todas entradas Desligadas ( X ) entrada verdadeira

Este novo exemplo curioso, pois temos cinco contatos EXAMINA ON, associados em paralelo, no campo todos os contatos esto ligados, desta forma no diagrama ladder os contatos esto verdadeiros (cor vermelha), Como h um contato (I6) em srie e o mesmo est aberto no campo, no diagrama ladder ele est falso (cor azul) ento a sada Q1 estar desligada.

Agora comeam os problemas surgem os contatos EXAMINA OFF

No podemos chamar um contato EXAMINA ON de contato NOMAL ABERTO e tambm no podemos chamar um contato EXAMINA OFF de NORMAL FECHADO Os contatos que esto no campo podem ser de Normalmente Aberto ou Normalmente Fechado e suas posies so alteradas quando as chaves ou botes so acionados
No diagrama ladder os contatos no alteram de posio eles apenas passam a ser verdadeiros ou falsos, dependendo do contato do campo

Contatos Examina ON (lgico) Estes contatos ficaro verdadeiros ou ligados, sempre que o contato de campo estiver fechado. Outra possibilidade quando o dispositivo de sada que est associado ao contato estiver ligado . Os contatos ficaro em falsos ou desligados, sempre que o contato de campo estiver aberto. Outra possibilidade quando o dispositivo de sada que est associado ao contato estiver desligado . como se a lgica perguntasse se o contato est Fechado ou Ligado. Quando o retorno sim o estado do contato no diagrama torna-se verdadeiro.

Contatos Examina OFF (lgico)

Estes contatos ficaro verdadeiros ou ligados, sempre que o contato de campo estiver Aberto. Outra possibilidade quando o dispositivo de sada que est associado ao contato estiver desligado .
Os contatos ficaro em falsos ou desligados, sempre que o contato de campo estiver Fechado. Outra possibilidade quando o dispositivo de sada que est associado ao contato estiver ligado . como se a lgica perguntasse se o contato est Aberto ou Desligado. Quando o retorno sim o estado do contato no diagrama torna-se verdadeiro.

Associao srie

Neste caso temos os dois contatos no campo abertos, no diagrama o contato i2 (exam off) est verdadeiro e o contato referente ao I1 est falso, como so dois contatos em srie a sada Q1, deve permanecer desligada.

J podemos perguntar, qual ser a combinao para ativarmos a sada Q1? Veremos a seguir todas combinaes possveis para duas entradas.

Agora temos o contato de I1 aberto no campo e o contato de I2 fechado, no diagrama o contato i2 (exam off) est falso e o contato referente ao I1 est falso tambm, como so dois contatos em srie a sada Q1, deve permanecer desligada.

Agora temos o contato de I1 fechado no campo e o contato de I2 fechado, no diagrama o contato i2 (exam off) est falso e o contato referente ao I1 est verdadeiro , como so dois contatos em srie a sada Q1, deve permanecer desligada.

Agora temos o contato de I1 fechado no campo e o contato de I2 aberto, no diagrama o contato i2 (exam off) est verdadeiro e o contato referente ao I1 est verdadeiro tambm, como so dois contatos em srie a sada Q1, deve ligar.

Esta a nica combinao de entradas para que neste diagrama ladder a sada Q1 seja ativada ?

Associao em paralelo

Dois botes em paralelo, comportam-se como uma porta lgica OU, a sada ser verdadeira quando pelo menos uma das entradas estiverem verdadeiras. Neste momento as entradas no campo esto abertas Desta forma ento os valores armazenados na tabela imagem de entrada referente a estas entradas esto em zero, para o contato I1 (examina ON) este est falso e o contato I2 (examina OFF) este est verdadeiro, em uma associao OU ou paralelo a sada deve estar ligada

Dois botes em paralelo: Contato I1 est fechado no campo e est verdadeiro no diagrama Contato I2 est aberto no campo e est verdadeiro no diagrama Resultado: dois contatos em paralelo e verdadeiros ento a sada verdadeira ou ligada.

Dois botes em paralelo: Contato I1 est fechado no campo e est verdadeiro no diagrama Contato I2 est fechado no campo e est falso no diagrama Resultado: dois contatos em paralelo e um deles est verdadeiro ento a sada verdadeira ou ligada.

Dois botes em paralelo: Contato I1 est aberto no campo e est falso no diagrama Contato I2 est fechado no campo e est falso no diagrama Resultado: dois contatos em paralelo e falsos ento a sada falsa, ou desligada.

Voltar ao menu Continuar

Antes tarde, porm em tempo, vamos explicar os quatro tipos de sadas disponveis: Ativa no estado - Ativa na frente - SET - RESET

Tipos de sadas

Ativo no estado Este diagrama muito simples e este tipo de sada o mais utilizado poderamos dizer que o mais tradicional. A sada ser verdadeira sempre que o resultado da lgica dos contatos associados for verdadeiro (linha vermelha). A sada ser falsa sempre que o resultado da lgica dos contatos associados for falso (algum contato azul ou linha parcialmente vermelha). No diagrama acima a sada falsa porque a lgica de entrada est falsa

Ativo no estado Agora: A entrada I1 est fechada e o contato de I1 no diagrama ladder est verdadeiro, como o contato I1 est ligado a sada, esta ficar verdadeira, enquanto a entrada I1 estiver fechada a sada Q1 estar ligada. No mesmo estado da Lgica: Ativo no estado

Ativo na frente Este tipo de sada funciona como um flip-flop JK na configurao toggle (lembram-se?), quando a lgica de comando ficar ativa pela primeira vez (pode ser apenas um pulso) a sada ficar verdadeira, mesmo que a lgica de comando volte a ser falsa, a sada voltar a ser falsa quando a lgica de comando for verdadeira novamente. Na verdade este tipo de sada detecta a transio de lgica falsa para lgica verdadeira e a sada assume o estado oposto ao anterior. Agora a sada est desligada (falsa) e a entrada I1 tambm est falsa (contato aberto)

Ativo na frente Vamos acompanhar passo a passo os efeitos na entrada e na sada. Observe atentamente para simular depois no programa. O contato de I1 est fechado (caixa de entradas), o contato I1 no diagrama est verdadeiro, com a transio de falso para verdadeiro a sada Q1 passa a ser verdadeira (observar na caixa de sadas).

Ativo na frente O contato de I1 abriu e no diagrama o contato est falso, observe tambm que a sada Q1 no diagrama est com sua cor azul o que significa que a sada est falsa. H um porm, se observarmos na caixa de sadas, notaremos que sada Q1 ainda est ativa, ou seja, continua ligada. A sada continuar ligada at que a lgica de Q1 volte a ser verdadeira.

Ativo na frente O contato de I1 fechou e no diagrama o contato est verdadeiro, observe tambm que a sada Q1 no diagrama est com sua cor vermelha o que significa que a sada est verdadeira. H um porm, se observarmos na caixa de sadas, notaremos que sada Q1 ainda est desativada, ou seja, desligou mesmo que a linha inteira represente o contrrio.

A sada continuar desligada at que a lgica de Q1 fique falsa e depois volte a ser verdadeira.(estas transies podem ser por pulso)

Ativo na frente

E para finalizar, o contato de I1 abriu e no diagrama o contato est falso, observe tambm que a sada Q1 no diagrama est com sua cor azul o que significa que a sada est falsa. (final do ciclo) A sada continuar desligada at que a lgica de Q1 fique volte a ser verdadeira. Faa as simulaes utilizando o boto da direita do mouse (funo pushbuttom), isto facilitar muito o entendimento.
Com apenas um toque ligamos uma sada e com o segundo toque desligamos.

Ativo na frente

verdadeiro
Estado lgico de I1 falso

Transio de falso para verdadeiro


Estado da sada 0

Sada

0 Resultado de forma grfica

As sadas Set e Reset, geralmente so usadas em conjunto, usando o mesmo endereo, funcionam como um flip-flop RS. Relembrando. quando a entrada Set (bobina SET) estiver verdadeira a sada estar verdadeira (ligada), aps ativar a sada mesmo que a entrada volte a ser falsa a sada continua verdadeira. quando a entrada Reset (bobina RESET) estiver verdadeira a sada estar falsa (desligada). enquanto a entrada de Reset (bobina RESET) estiver verdadeira a sada permanecer falsa (desligada), mesmo que a entrada Set esteja verdadeira. Poderamos dizer que : LIGA o SET e DESLIGA o RESET.

Entrada I2 est com o contato aberto, no ladder est falso por ter usado um Examina ON. Entrada I1 est com o contato fechado, no ladder est verdadeiro e a sada SQ1 (SET Q1) est verdadeira, desta forma a sada Q1 estar verdadeira.

Neste momento. Entrada I2 est com o contato aberto, no ladder est falso por ter usado um Examina ON. Entrada I1 est com o contato aberto, no ladder est falso e a sada SQ1 (SET Q1) est falsa, desta forma a sada Q1 estar memorizando o estado anterior verdadeiro, ou seja, sada ativa.

Poderamos nomear os contatos de entrada como:


BL BD Neste momento. Entrada I1 est com o contato aberto, no ladder est falso por ter usado um Examina ON. Entrada I2 est com o contato fechado, no ladder est verdadeiro e a sada RQ1 (RESET Q1) est verdadeira, desta forma a sada Q1 estar falsa, ou seja, desligada. Mesmo que a entrada I1 esteja verdadeira a sada continuar desligada devido ao contato I2 estar resetando a sada Q1

BL BD Para correto funcionamento os botes BL e BD devem ser Push-buttom Normalmente Aberto, ou seja, esto abertos quando no estiverem acionados e fechados quando acionados.

Voltar ao menu Continuar

Comando de motor

Descrio do projeto:
Desenvolva um diagrama ladder para acionar um motor atravs de uma sada (Q1) Ao acionar o boto liga o motor dever partir e permanecer ligado; Ao acionar o boto desliga o motor deve parar; Implementar um contato referente a um rel trmico para proteo do motor quando o mesmo estiver em sobrecarga. O motor dever parar quando atuar o rel trmico; Quando o comando for desligado, o mesmo poder partir novamente, somente quando for acionado o boto liga. Convenes: I1 boto push-buttom NA (boto normalmente aberto) I2 boto push-buttom NF (boto normalmente fechado)

Para desenvolver um comando para partida direta de um motor, vamos utilizar dois botes push-buttom : I1 boto push-buttom NA (boto normalmente aberto) I2 boto push-buttom NF (boto normalmente fechado) Neste momento, j puderam perceber na caixa de entradas (abaixo), os dois botes esto abertos no campo, o que contradiz o pargrafo anterior, ento este problema deve ser corrigido para podermos simular o funcionamento normal do circuito. S para adiantar com esta combinao a sada Q1 est falsa ou desligada

Agora sim aps um clique com o boto da esquerda do mouse sobre a chave I2 na caixa de entradas digitais, acertamos a condio de projeto, boto I2 NF (no campo).
Notem que a cor do contato no diagrama mudou para bege, indicando que o mesmo est verdadeiro e o contato anterior est falso.

Se tivssemos implementado chaves ao invs de boto push-buttom teramos o resultado acima quando os contatos na entrada estivessem fechados e a sada Q1 ligada. Na verdade se a simulao for feita clicando o boto da direita do mouse sobre a entrada I1, por um pequeno instante teremos este situao descrita acima como o contato abre rapidamente aps seu acionamento no possvel visualizar este efeito. No possvel implementar um comando de partida solicitado, utilizando botes push-buttom e sada do tipo estado.

Implementao de selo: O selo uma tcnica que faz um comando ficar retido assim que um evento ocorre. Um contato referente a sada foi colocado em paralelo com o comando Liga, que o comando a ser retido, quando for acionado o boto liga pela primeira vez.

Para iniciar a simulao vamos fazer com que a chave I2 na caixa de entradas digitais, fique na condio de projeto, boto I2 NF.

Ao clicar uma nica vez com o boto da direita do mouse sobre o contato I1, na caixa de entradas digitais o contato fecha no campo. * como os contatos I1 e I2 esto verdadeiros neste momento a sada Q1 ficar verdadeira. * ento o contato de Q1 na linha 2 passa a ser verdadeiro.

Ao clicar uma nica vez com o boto da direita do mouse sobre o contato I1, na caixa de entradas digitais o contato fecha no campo e abre em seguida apenas um pulso.
* os contatos I1 e o contato de Q1 (linha 2) esto em paralelo (OU), como a sada Q1 est verdadeira o contato de Q1 est verdadeiro (EXAM ON). * ento com o contato de Q1 na linha 2 verdadeiro e o contato de I2 fechado, a sada se mantm ligada, mesmo com o boto I1 aberto, comando retido.

Ao clicar uma nica vez com o boto da direita do mouse sobre o contato I2, na caixa de entradas digitais o contato abre no campo. * Como o boto I2 est em srie com os outros durante o tempo do pulso o contato no diagrama estar falso. * A sada Q1 desliga * O contato da linha 2 passa a ser falso. Enfim, com um clique ou pulso no boto Liga (I1) o motor parte e com um pulso no boto Desliga (I2) o motor pra.

R S T

C1

Rel trmico: Dispositivo de proteo do motor contra sobrecarga, a corrente do motor passa pelo rel trmico com o aumento da corrente aumenta a temperatura interna em um par bimetlico que abre um contato dependendo do valor de ajuste e do tempo em que o motor est exposto a esta sobrecarga, para o diagrama ladder apenas um contato que se abre quando ocorre a sobrecarga, independente da alimentao eltrica do motor. Rel trmico

C1 contator de potncia responsvel por entregar ao motor, tenso ou energia eltrica.

Rel trmico um contato normal fechado que se abre quando ocorre a sobrecarga, dependendo do modelo e fabricante tambm pode conter um contato normal aberto que se fecha quando ocorre a sobrecarga. Como j de nosso conhecimento para podermos fazer a simulao correta devemos fechar o contato I2 (desliga - PB NF), como o contato do rel trmico NF devemos fech-lo tambm. Pode-se perceber que, para o motor partir necessitamos apenas que seja acionado o boto I1 (liga PB NA).

Esto verdadeiros

Esto falsos
Para funcionar basta que um dos dois seja acionado. O nico que pode ser manipulado boto liga.

Analisando as condies de projeto temos:

Est verdadeiro

Nota importante

Muitos no conseguem entender e passam todo curso confundindo quem o campo, ou porque agora diferente. Para ligar um motor devo pressionar apenas o boto LIGA, se h outros botes associados em srie ou paralelo, estes devem estar verdadeiros aguardando apenas que o boto LIGA seja pressionado (se tudo estiver correto).
*Por outro lado o motor somente poder partir se o Rele trmico estiver normal (sem sobrecarga) e o boto desliga estiver fechado no campo.

Ao ser acionado o contato de I1: 1 - o contato de I1 no diagrama ladder ficar verdadeiro; 2 - a sada Q1 ficar ativa; 3 - o contato de Q1 na linha 2 tambm ficar verdadeiro selando o contato I1

Aps o pulso em I1, o comando ficou selado pelo contato de Q1 na linha 2:


O desligamento pode ocorrer em duas situaes: Acionamento do boto I2, boto desliga. Abertura do contato I3 (RT), em caso de sobrecarga do motor.

O boto I2 abriu, o contato no diagrama ladder est falso, o motor parou, no ser possvel partir o motor com o boto acionado desta forma. O boto deve fechar novamente na rea para que o contato de I2, torne-se verdadeiro na lgica.

O boto I3 abriu, indicando que ocorreu uma sobrecarga no motor ou h problemas na fiao, o contato no diagrama ladder est falso,o motor est parado e no ser possvel partir o motor com o boto acionado desta forma. O rel trmico dever ser rearmado.

Voltar ao menu Continuar

Ao iniciar, a execuo do programa o temporizador est com seu status desligado. Desta forma: T1 (contato do temporizador Examina ON) estar falso e a sada Q1 estar falsa, ou seja, desligada. t1 (contato do temporizador Examina OFF) estar verdadeiro e a sada Q2 estar verdadeira, ou seja, ligada.

O temporizador tem um valor de tempo pr-ajustado (set-point), quando a temporizador estiver com sua bobina (TT1) verdadeira (energisada, ligada) o acumulador inicia contagem de tempo, quando o valor do acumulador for maior ou igual ao valor prajustado o temporizador passa a estar com seu status ligado. Neste momento o contato de I1 est fechado, no diagrama ele est verdadeiro, TT1 est verdadeiro tambm e o acumulador est somando o tempo, o acumulador ainda menor que o valor pr-ajustado.

Ao ativar o binculo podemos observar a evoluo do tempo no acumulador (actual), podemos verificar qual o tipo de temporizador e qual o seu status em Etiqueta. Neste momento o valor acumulado est em 0.9 s (actual) e o pr-ajustado 2.0 s (prseleco) e o tipo de temporizador o A (comando mantido).

Agora o tempo acumulado igual ao valor pr-ajustado ento a etiqueta mostra que o temporizador T1 est com seu status ligado, ento: T1 (contato do temporizador Examina ON) estar verdadeiro e a sada Q1 estar verdadeira, ou seja, ligada. t1 (contato do temporizador Examina OFF) estar falso e a sada Q2 estar falsa, ou seja, desligada

Quando a bobina de TT1 ficar falsa (mesmo que rapidamente) o tempo do acumulador ZERA, desta forma o temporizador tem seu status como desligado, para que ele fique verdadeiro novamente ser necessrio que TT1 seja verdadeiro e esperar o acumulador ficar maior ou igual ao tempo pr-ajustado: T1 (contato do temporizador Examina ON) estar falso e a sada Q1 estar falsa, ou seja, desligada. t1 (contato do temporizador Examina OFF) estar verdadeiro e a sada Q2 estar verdadeira, ou seja, ligada.

Esta tela mostra os 11 tipos de temporizadores, ao selecionar o tipo ele mostra o grfico de funcionamento. Para chegar a esta tela dar duplo click sobre a bobina do temporizador TTx.

voltar

Contadores

- O contador tem seu funcionamento semelhante ao temporizador, porm, o contador conta pulso ou evento e o temporizador conta tempo. Ao iniciar, a execuo do programa o contador est com seu status desligado. -Acumulador: O contador tem um acumulador que soma as transies de falso para verdadeiro, na bobina do contador, no incio da execuo o
acumulador est zerado.

-Pre-set: H necessidade de declarar um valor pr-ajustado (set-point). -O contador tem tambm uma bobina de RESET, quando ela estiver verdadeira o contador est desligado resetado, no possvel contagem de evento com o contador resetado. - Funcionamento: Com a lgica de reset falsa, toda vez que a lgica de contagem alterar de falso para verdadeiro o acumulador soma uma unidade ao acumulador, quando o valor do acumulador for maior ou igual ao valor pr-ajustado o contador passa para status Ligado.

Acumulador (actual) est menor que o pr-ajuste (pr-seleco), contador CC1 est com status desligado, ento: Linha 2- C1 (contato do contador CC1 Examina ON) est falso, sada Q1 estar falsa (desligada) Linha 1- c1 (contato do contador CC1 Examina OFF) est verdadeiro, sada Q2 estar verdadeira (ligada)

Acumulador (actual) est em 3 e menor que o pr-ajuste (pr-seleco) em 5, contador CC1 ainda est com status desligado, as sadas continuam inalteradas.
Para o acumulador chegar a 3 foi necessrio que o contato I1 altera-se de aberto para fechado trs vezes.

Acumulador (actual) est igual que o pr-ajuste (pr-seleco), contador CC1 est com status ligado, pode-se observar na etiqueta, ento: Linha 2- C1 (contato do contador CC1 Examina ON) est verdadeiro, sada Q1 estar verdadeira (ligada) Linha 1- c1 (contato do contador CC1 Examina OFF) est falso, sada Q2 estar falsa (desligada)

Nas telas anteriores a lgica de reset na linha 4 estava falsa, agora o contato I2 est fechado a lgica de reset est verdadeira, o acumulador Zerou e permanecer assim enquanto a lgica de reset for verdadeira. Como o acumulador (actual) est menor que o pr-ajuste (pr-seleco), contador CC1 est com status desligado, Q1 est desligado e Q2 ligada.

Voltar ao menu Continuar

Converso de diagrama ladder para diagrama lgico

Dois contatos em srie - Q1 = I1 . I2


Diagrama Ladder I1 I2 E E Q1 Diagrama Lgico

Dois contatos em paralelo - Q1 = I1 + I2

Diagrama Ladder
I1 I2

Diagrama Lgico OU
Q1

Converso de diagrama ladder para diagrama lgico Misto: Dois contatos paralelo em srie com o terceiro Diagrama Ladder I1 Diagrama Lgico

I3

OU

(Q2)

I2

E E

Q1

Converso de diagrama ladder para diagrama lgico Misto: Dois contatos paralelo em srie com o terceiro

Diagrama Ladder
I2 I1 OU

Diagrama Lgico

E E

Q1

Q1

EXERCCIOS PROPOSTOS
Complete as frases a seguir: (pense primeiro e responda as questes, ao clicar com o mouse as respostas aparecero)
A- Quando um boto push-buttom NA, estiver acionado no campo o contato estar ___________. (aberto/fechado) fechado B- Quando um boto push-buttom NF, estiver acionado no campo o contato estar ___________. (aberto/fechado) aberto C- Quando um contato interligado na entrada de um CLP estiver aberto. Qual ser o valor 0 lgico armazenado na tabela imagem de entrada do CLP _____________? (1 ou 0). D- Quando um contato interligado na entrada de um CLP estiver fechado. Qual ser o valor lgico armazenado na tabela imagem de entrada do CLP_____________ ? (1 / 0). 1 E- Para um contato lgico examina ON ser verdadeiro o contato de campo deve estar ____________? (aberto / fechado) fechado F- Para um contato lgico examina OFF ser verdadeiro o contato de campo deve estar ____________? (aberto / fechado) aberto G- Quando um boto push-buttom NA associado a um contato lgico examina ON , estiver acionado no campo o contato estar ___________ fechado (aberto / fechado), ento o CLP armazenar o valor lgico _____, na tabela imagem de entrada e este contato 1 lgico estar ___________(verdadeiro / falso) no diagrama ladder. Verdadeiro

Consideraes: para apenas um boto com contato NA ou NF associado a um contato lgico examina ON ou examina OFF so 4 combinaes possveis o item G apenas um deles.

EXERCCIOS PROPOSTOS
Exerccio HPreencha a tabela abaixo para as diversas combinaes para duas entradas (BL e BD) associados a dois contatos I1 e I2 do tipo examina ON. A= contato aberto B= contato fechado T.I.E = valor armazenado na tabela imagem de entrada.

campo BL A A F F BD A F A F

T.I.E I1 I2

sada Q1

A sada Q1 ser verdadeira somente quando os contatos I1 e I2 forem verdadeiros ao mesmo tempo, na pgina seguinte o resultado.

EXERCCIOS PROPOSTOS
Resultado da exerccio H, para as diversas combinaes para duas entradas (BL e BD) associados a dois contatos I1 e I2 do tipo examina ON. A= contato aberto B= contato fechado T.I.E = valor armazenado na tabela imagem de entrada.

campo BL A A F F BD A F A F

T.I.E I1 I2

sada Q1 desligada desligada desligada ligada

0 0 1 1

0 1 0 1

I1 est falso, I2 est falso, ento a sada ser falsa I1 est falso, I2 est verdadeiro, ento a sada ser falsa I1 est verdadeiro, I2 est falso, ento a sada ser falsa I1 est verdadeiro, I2 est verdadeiro, ento a sada ser verdadeira

EXERCCIOS PROPOSTOS
Resultado para as diversas combinaes para duas entradas (BL e BD) associados a dois contatos I1 do tipo examina ON e I2 do tipo examina OFF. A= contato aberto B= contato fechado T.I.E = valor armazenado na tabela imagem de entrada
Observar que somente haver mudanas na coluna SADA, pois a coluna campo so as combinaes possveis e a coluna T.I.E. o valor lgico armazenado na tabela referente a situao dos contatos no campo

campo

T.I.E

sada

BL
A A F F

BD
A F A F

I1

I2

Q1
desligada desligada ligada desligada

0 0 1 1

0 1 0 1

I1 est falso e I2 est verdadeiro, ento a sada ser falsa I1 est falso e I2 est falso, ento a sada ser falsa I1 est verdadeiro e I2 est verdadeiro, ento a sada ser verdadeira I1 est verdadeiro e I2 est falso, ento a sada ser falsa

EXERCCIOS PROPOSTOS
Monte as tabelas os dois exerccios abaixo I e J, para as duas combinaes abaixo:
campo BL A A F F BD A F A F I1 T.I.E I2 sada Q1

Ex. I
I1 est __________ e I2 est ______________, ento a sada ser _____________

0 0 1 1

0 1 0 1

I1 est __________ e I2 est ______________, ento a sada ser _____________


I1 est __________ e I2 est ______________, ento a sada ser _____________ I1 est __________ e I2 est ______________, ento a sada ser _____________

Ex. J
campo BL A A F F BD A F A F I1 T.I.E I2 sada Q1

0 0 1 1

0 1 0 1

I1 est __________ e I2 est ______________, ento a sada ser _____________

I1 est __________ e I2 est ______________, ento a sada ser _____________


I1 est __________ e I2 est ______________, ento a sada ser _____________ I1 est __________ e I2 est ______________, ento a sada ser _____________

EXERCCIOS PROPOSTOS
Exerccio KPreencha a tabela abaixo para as diversas combinaes para duas entradas (BL e BD) associados a dois contatos I1 e I2 do tipo examina ON. A= contato aberto B= contato fechado T.I.E = valor armazenado na tabela imagem de entrada.

campo BL A A F F BD A F A F

T.I.E I1 I2

sada Q1

A sada Q1 ser verdadeira quando um dos contatos I1 e I2 forem verdadeiros, na pgina seguinte o resultado.

EXERCCIOS PROPOSTOS
Resultado da exerccio K, para as diversas combinaes para duas entradas (BL e BD) associados a dois contatos I1 e I2 do tipo examina ON. A= contato aberto B= contato fechado T.I.E = valor armazenado na tabela imagem de entrada.

campo

T.I.E

sada

BL
A A F F

BD
A F A F

I1

I2

Q1
desligada ligada ligada ligada

0 0 1 1

0 1 0 1

I1 est falso, I2 est falso, ento a sada ser falsa I1 est falso, I2 est verdadeiro, ento a sada ser verdadeira I1 est verdadeiro, I2 est falso, ento a sada ser verdadeira I1 est verdadeiro, I2 est verdadeiro, ento a sada ser verdadeira

EXERCCIOS PROPOSTOS
Resultado para as diversas combinaes para duas entradas (BL e BD) associados a dois contatos I1 do tipo examina ON e I2 do tipo examina OFF. A= contato aberto B= contato fechado T.I.E = valor armazenado na tabela imagem de entrada
Observar que somente haver mudanas na coluna SADA, pois a coluna campo so as combinaes possveis e a coluna T.I.E. o valor lgico armazenado na tabela referente a situao dos contatos no campo

campo BL A A F F BD A F A F

T.I.E I1 I2

sada Q1 ligada desligada ligada ligada

0 0 1 1

0 1 0 1

I1 est falso e I2 est verdadeiro, ento a sada ser falsa


I1 est falso e I2 est falso, ento a sada ser falsa I1 est verdadeiro e I2 est verdadeiro, ento a sada ser verdadeira I1 est verdadeiro e I2 est falso, ento a sada ser falsa

EXERCCIOS PROPOSTOS
Monte as tabelas os dois exerccios abaixo L e M, para as duas combinaes abaixo:
campo BL A A F F BD A F A F I1 T.I.E I2 sada Q1

Ex. L
I1 est __________ e I2 est ______________, ento a sada ser _____________

0 0 1 1

0 1 0 1

I1 est __________ e I2 est ______________, ento a sada ser _____________


I1 est __________ e I2 est ______________, ento a sada ser _____________ I1 est __________ e I2 est ______________, ento a sada ser _____________

Ex. M
campo BL A A F F BD A F A F I1 T.I.E I2 sada Q1

0 0 1 1

0 1 0 1

I1 est __________ e I2 est ______________, ento a sada ser _____________

I1 est __________ e I2 est ______________, ento a sada ser _____________


I1 est __________ e I2 est ______________, ento a sada ser _____________ I1 est __________ e I2 est ______________, ento a sada ser _____________

EXERCCIOS PROPOSTOS
LADDER 1: Partida direta de motor trifsico com rel trmico.

Descritivo: Ao pressionar o boto liga (BL) o motor dever partir e deve parar quando for pressionado o boto desliga (BD), se o rel trmico atuar (abrir) o motor dever parar e no poder voltar a funcionar enquanto no for rearmado (fechar). Sinalizar que o motor est funcionando quando o rel trmico desarmar. Conveno: I1 - Boto liga - Push buttom - NA I2 - Boto desliga Push buttom - NF I3 - Rel trmico - NF Q1 - Sada p/ motor Q2 - Sinalizao motor funcionando Q3 - rel trmico desarmado

TAREFA: Modifique o diagrama para funcionar com boto liga PB NF, boto desliga PB NA e Rel trmico - NF

EXERCCIOS PROPOSTOS
LADDER 2: Uso de temporizadores.

Elabore um diagrama ladder para acionar uma lmpada 15 segundos aps um boto liga (BL) ser pressionado, a lmpada dever apagar quando o boto desliga (BD) for pressionado. Conveno: I1 - Boto liga - Push buttom - NA I2 - Boto desliga Push buttom - NF Q1 - Sada p/ lmpada

TAREFA: Altere o diagrama para que a lmpada fique acesa somente aps o boto (BL) ser pressionado durante 5 segundos e desligue
aps pressionar o boto (BD)

EXERCCIOS PROPOSTOS
LADDER 3: Uso de contadores.

Elabore um diagrama ladder para acionar (acender) uma lmpada aps um boto (pulso) ser pressionado por 5 vezes, a lmpada dever apagar quando o boto desliga (BD) for pressionado. Conveno: I1 - Boto pulso - Push buttom - NA I2 - Boto desliga - Push buttom - NF Q1 - Sada p/ lmpada

TAREFA 1: Altere o diagrama para que a lmpada apague aps contagem. TAREFA 2: Altere o diagrama original para que aps a contagem a lmpada

fique acesa por 10 segundos e apague automaticamente (sem o uso do boto I2), para acender novamente o boto (pulso) dever ser pressionado 5 vezes, novamente.

EXERCCIOS PROPOSTOS
LADDER 4: Semforo simples.

Descritivo: Ao pressionar o boto liga (BL), ligamos o comando do SEMFORO, inicialmente a lmpada vermelha deve estar acesa 15 segundos, depois acende a lmpada verde durante 12 segundos, acende a lmpada amarela por 3 segundos e depois voltamos para a vermelha ao pressionar o boto desliga (BD) o comando dever ser desligado com todas lmpadas apagadas. Conveno: I1 - Boto I2 - Boto M1 - COM Q1 - LVM Q2 - LAM Q3 - LVD liga - Push buttom - NA desliga - Push buttom - NF - Rele auxiliar de comando ligado - Sada p/ lmpada vermelha - Sada p/ lmpada amarela - Sada p/ lmpada verde

TAREFA 1 : Altere o diagrama, Insira um boto ( I3 - Push buttom - NA ) para que 2

segundos aps o seu acionamento (manual) o semforo v para a condio amarelo, ou seja, lmpada amarela acesa continuando a sequncia normal. TAREFA 2 : Quando o sistema estiver parado a lmpada amarela dever piscar com freqncia de 1 Hz, para advertncia que o sistema est inoperante.

EXERCCIOS PROPOSTOS
LADDER 5: Semforo Duplo.

Descritivo: No utilizar botes para Ligar e Desligar, deve funcionar conforme sequncia ... Conveno:

Q1 Q2 Q3 Q7 Q8 Q9

LVM1 LAM1 LVD1 LVM2 LAM2 LVD2

Sada p/ lmpada vermelha 1 Sada p/ lmpada amarela 1 Sada p/ lmpada verde 1 Sada p/ lmpada vermelha 2 Sada p/ lmpada amarela 2 Sada p/ lmpada verde 2

TAREFA 1 : Altere o diagrama, Insira um boto ( I1 - Push buttom - NA ) para que 2

segundos aps o seu acionamento (manual), o semforo 1 deve passar para a condio amarelo, ou seja, lmpada amarela acesa, continuando a seqncia. TAREFA 2 : Implementar um relgio para que durante um tempo (madrugada de 1h as 5 h) as lmpadas amarelas fiquem piscando com freqncia de 1 Hz, para advertncia.

EXERCCIOS PROPOSTOS
LADDER 6: Reverso de motores. Instruo Inicial: Um motor trifsico pode ter o seu sentido de rotao invertido, simplesmente, invertendo dois fios alimentadores dos trs que so utilizados para seu funcionamento, para faz-lo de forma automtica utiliza-se dois contatores (C1 e C2), cada um dos contatores vai ligar o motor com uma seqncia de fase diferente, cada um dos contatores devem possuir um contato auxiliar onde ser feito um intertravamento no CLP, para que quando um deles estiver atracado o outro no consiga atracar se por algum erro os dois contatores atracarem juntos, ocorrer um curtocircuito entre duas fases. O rele trmico deve proteger, o mortor contra sobrecarga, nos dois sentidos de rotao.

R S T

C1

C2

Rel trmico

EXERCCIOS PROPOSTOS
LADDER 6: Reverso de motores. Descritivo: Para ligar o motor temos dois botes liga (BL1 e BL2), ao pressionar o boto liga (BL1) o motor dever partir e deve parar quando for pressionado o boto desliga (BD), ao pressionar o boto liga (BL2) o motor dever partir com rotao no sentido contrrio e deve parar quando for pressionado o boto desliga (BD), se o rel trmico atuar (abrir) o motor dever parar independentemente do sentido que estiver rodando e no poder voltar a funcionar enquanto no for rearmado (fechar). Sinalizar que o motor est funcionando e quando o rel trmico desarmar.

Conveno:

I1 - BL1 - Boto liga horrio - Push buttom - NA I2 - BL2 - Boto liga anti-horrio - Push buttom - NA I3 - BD - Boto desliga - Push buttom - NF I4 - RT - Rele trmico - NF Q1 - Mot H - Sada p/ ligar contator sentido horrio Q2 - Mot AH - Sada p/ ligar contator sentido anti-horrio Q3 - RT - Sada sinalizao de rele trmico atuado Q4 - L1 - Sada sinalizao de motor funcionando

TAREFA : Inclua um sensor de rotao ( I5 SSL motor rodando contato aberto), o


motor deste exercicio um motor de media potncia, ento, no podemos fazer a reverso antes que ele PARE, com o motor parado SSL=contato fechado.

EXERCCIOS PROPOSTOSxxxx
LADDER 7: Acionamento de uma correia transportadora com contagem de peas 3.8. Descritivo: Para ligar o motor temos dois botes liga (BL1 e BL2), ao pressionar o boto liga (BL1) o motor dever partir e deve parar quando for pressionado o boto desliga (BD), ao pressionar o boto liga (BL2) o motor dever partir com rotao no sentido contrrio e deve parar quando for pressionado o boto desliga (BD), se o rel trmico atuar (abrir) o motor dever parar independentemente do sentido que estiver rodando e no poder voltar a funcionar enquanto no for rearmado (fechar). Sinalizar que o motor est funcionando e quando o rel trmico desarmar.

Conveno:

I1 - BL1 - Boto liga horrio - Push buttom - NA I2 - BL2 - Boto liga anti-horrio - Push buttom - NA I3 - BD - Boto desliga - Push buttom - NF Q1 - Mot H - Sada p/ ligar contator sentido horrio Q2 - Mot AH - Sada p/ ligar contator sentido anti-horrio Q3 - RT - Sada sinalizao de rele trmico atuado Q4 - L1 - Sada sinalizao de motor funcionando

TAREFA : Inclua um sensor de rotao ( I4 SSL motor rodando contato aberto), o

motor da tarefa um motor de media potncia, ento, no podemos fazer a reverso antes que ele pare com o motor parado SSL=contato aberto.

EXERCCIOS PROPOSTOSxxxx
LADDER 8: Acionamento de uma correia transportadora Descritivo: Para ligar o motor temos dois botes liga (BL1 e BL2), ao pressionar o boto liga (BL1) o motor dever partir e deve parar quando for pressionado o boto desliga (BD), ao pressionar o boto liga (BL2) o motor dever partir com rotao no sentido contrrio e deve parar quando for pressionado o boto desliga (BD), se o rel trmico atuar (abrir) o motor dever parar independentemente do sentido que estiver rodando e no poder voltar a funcionar enquanto no for rearmado (fechar). Sinalizar que o motor est funcionando e quando o rel trmico desarmar.

Conveno:

I1 - BL1 - Boto liga horrio - Push buttom - NA I2 - BL2 - Boto liga anti-horrio - Push buttom - NA I3 - BD - Boto desliga - Push buttom - NF Q1 - Mot H - Sada p/ ligar contator sentido horrio Q2 - Mot AH - Sada p/ ligar contator sentido anti-horrio Q3 - RT - Sada sinalizao de rele trmico atuado Q4 - L1 - Sada sinalizao de motor funcionando

TAREFA : Inclua um sensor de rotao ( I4 SSL motor rodando contato aberto), o

motor da tarefa um motor de media potncia, ento, no podemos fazer a reverso antes que ele pare com o motor parado SSL=contato aberto.

Parabns, voc chegou ao fim dos Slides, espero que as suas dvidas sejam menores do que a quantidade de slides deste arquivo.

Voltar ao incio

Voltar ao menu

Vous aimerez peut-être aussi