Vous êtes sur la page 1sur 31

PEP-R

Aplicao e Interpretao de Resultados Prof Dayse Serra

O que ?
Uma avaliao do perfil psicoeducacional da criana autista e baseado no PEP de Schopler & Reichler (1979). A reviso se baseia na incluso de dados que permitem avaliar crianas com problemas de desenvolvimento antes dos dois anos de idade.

Validade
Oferece uma medida clnica vlida das habilidades de crianas com problemas de desenvolvimento porque: A maioria dos itens no dependem de habilidades de linguagem. A aplicao flexvel permite o ajuste aos problemas da criana

No tempo determinado para a aplicao dos itens. Os materiais so concretos e atraem o interesse mesmo de crianas severamente comprometidas. Contempla uma gama de nveis de desenvolvimento. Os itens de linguagem so separados das outras reas funcionais.

Elimina a noo obsoleta da intestvel criana autista.

Avalia o funcionamento do desenvolvimento nas reas:


Imitao Percepo Coordenao motora fina Coordenao motora ampla Coordenao olho-mo. Desempenho cognitivo e cognitivo verbal. Relacionamento e afeto.

Brincar e interesse por materiais. Respostas sensoriais e linguagem.

Escores
Passou No passou Emergente (representa a presena de algum conhecimento para realizar a tarefa mas no a compreenso total para execut-la.)

vantagens
O programa se concentra nas dificuldades de aprendizagem que a criana apresenta. O treinamento comea no nvel adequado, pois as tarefas selecionadas no so nem complexas nem simples demais. As frustraes so minimizadas e a a interao ensino-aprendizagem aumentada.

IMITAO
Manipula um caleidoscpio? Toca duas vezes uma campainha? Enrola argila? Manipula marionete? Imita sons de animais? Imitaes com objetos? Imita movimentos motores amplos?

Faz jogo social de beb? Repete de 2 a 3 dgitos? Repete de 4 a 5 dgitos? Imita com objetos sonoros? Repete sons? Repete palavras? Reage imitao de suas prprias aes?

D adeus com a mo?

PERCEPO
Acompanha visualmente movimento? Busca visualmente ao longo da linha mdia? Apresenta dominncia ocular? Completa quadro de formas geomtricas? Pareia blocos coloridos com discos? Reage a som de castanhola? Reage a som de apito?

Reage a gestos Encontra bala sob xcara? Ouve e se orienta pelo som de sino? Demonstra interesse pelo livro de figuras?

COORDENAO MOTORA FINA


Desenrosca a tampa de um pote? Faz bolinhas de sabo? Pressiona com o dedo? Segura um palito? Modela uma tigela com argila? Toca com o polegar os outros dedos da mo na mesma sequncia?

Enfia as contas no barbante? Retira contas de um eixo? Coloca as contas em um eixo? Usa as mos cooperativamente? Desenha uma pessoa? Corta com tesoura? Identifica e entrega objetos?

Joga objetos na cesta? Consegue pegar pinando? Aciona interruptor de luz?

COORDENAO MOTORA AMPLA


Cruza linha para pegar objetos? Anda sozinho? Bate palmas? Fica sobre um p s? Pula usando ambos os ps? Pega a bola? Joga a bola?

Chuta a bola? Apresenta dominncia de membros inferiores? Carrega a bola? Empurra a bola? Sobe escadas usando alternadamente os ps? Sobe na cadeira?

Empurra-se sobre plataforma? Toma suco no copo? Balana as contas no barbante? Transfere objetos de uma mo para a outra? Apresenta dominncia manual?

COORDENAO OLHO-MO
Ajusta as formas nos locais corretos? Encaixa as peas nos locais pelo tamanho? Encaixa as peas do quebra-cabea? Escreve espontaneamente? Copia linha vertical? Copia crculo?

Copia quadrado? Copia tringulo? Copia forma de diamante? Consegue colorir um desenho? Traa formas? Pareia letras? Copia letras?

Empilha blocos? Coloca blocos na caixa?

DESEMPENHO COGNITIVO
Aponta para partes do corpo da marionete? Aponta para as prprias partes do corpo? Apresenta interao complexa com marionetes? Identifica formas receptivamente? Identifica receptivamente grande e pequeno?

Indica a posio das peas do quebracabea? Completa o quebra-cabea? Nomeia cores receptivamente? Encontra objeto escondido? Identifica letras? Escreve o primeiro nome?

Identifica objetos pelo tato? Faz um menino das peas de feltro? Conta receptivamente? Atende 2 instrues sequenciais. Seleo de 2 opes Simula o uso de objetos. Seleciona cartes por cor ou forma.

Pareia objetos a figuras. Entrega objetos sob pedido. Demonstra as funes dos objetos. Identifica figuras receptivamente. Responde a instrues verbais. Responde a comandos simples. L e acompanha instrues. Antecipa rotinas.

COGNITIVO VERBAL
Identifica formas expressivamente? Identifica expressivamente grande e pequeno? Nomeia cores expressivamente? Gestos pedindo ajuda? Responde o prprio nome? Voc um menino ou uma menina?

Identifica letras expressivamente? Conta 2 a 6 blocos? Repete 2 a 3 dgitos? Repete de 4 a 5 dgitos? Conta em voz alta? Identifica nmeros expressivamente? Resolve problemas de adio e subtrao?

Nomeia objetos? Identifica figuras? Repete frases ou sentenas curtas? Repete sentenas simples? Repete sentenas complexas? Usa frases de 2 palavras? Usa frases de 4 ou 5 palavras?

Usa plurais? Usa pronomes? L palavras curtas? L com poucos erros? L com compreenso?

Vous aimerez peut-être aussi