Vous êtes sur la page 1sur 7

Pindas Chinesas

Pouco se sabem sobre as pindas, ainda no encontramos uma bibliografia que nos fala sobre essa tcnica milenar, que nos foi legada, e que no decorrer do tempo foi esquecida. Hoje em dia moda falar das pindas chinesas, mas a maioria das pessoas ainda no sabem como manuse-la. Na verdade no existe apenas as pindas chinesas, existem outros tipo de pindas que foram resgatadas principalmente pela medicina Ayurveda. Falaremos um pouco de cada uma delas e principalmente das pindas chinesas.

Pindas chinesas So saquinhos de linho, que no seu interior contm ervas aromticas e sal marinho. Quais so as ervas aromticas que existem dento das pindas chinesas? Lavanda: erva medicinal para acalmar pessoas estressadas, no emocional trabalha a insnia e estados nervosos, altamente hidratante, atua como cicatrizante e regenerado celular. Camomila: erva medicinal que trabalha principalmente dores musculares, queimadura, ajuda a regular o aparelho digestivo, trabalha a impulsividade, calmante e principalmente poucas pessoas sabem, mas a camomila altamente bactericida. Jasmim: esta erva tem como um dos seus maiores benefcios trabalhar a ronquido peitoral, principalmente pessoas gripadas ou com bronquite, auxilia nas dores do parto, alivia clicas, no emocional podemos trabalhar depresso, nervosismo e perturbaes. Flor de laranjeira: tambm conhecido como nroli, tem como sua principal funo desintoxicao, diarria e cibras, no emocional trabalhamos a depresso, apatia, fobia, estresse, medo e teno. Dentro da esttica podemos contar com os leos essenciais ctricos que nos ajudam muito na desintoxicao, queima de gordura localizada e nos auxilia na preveno de celulite. Capim Limo: Erva medicinal que muito utilizada para enxaqueca, relaxante, trabalha pessoas que tem dificuldade de concentrao, esgotamento mental. Canela: anti-sptico, artrite, reumatismo, tnico cardaco, e trabalha a circulao do sangue no corpo, estimulante mental e antidepressivo. Alecrim: dores de cabea, dores musculares, cansao mental, timo para trabalhar dermatite seborrica. Artemsia: erva medicinal que tem o poder de aliviar clicas menstruais e dores abdominais. Eucalipto: Trabalha principalmente o sistema respiratrio, anti-sptico, estimula a concentrao, limpa a mente e conseguimos fazer trabalhos relacionados com a obesidade. Sal marinho: indicado principalmente para tratamentos de flacidez e celulite na esttica, fazendo a talassoterapia. No caso das pindas utilizamos pelo fato do sal ser um elemento condutor de calor para aliviar does musculares, fadiga para recuperarmos a vitalidade da pessoa em tratamento.

Essas so as principais ervas que contm dentro de uma pinda chinesa, essa terapia constitui uma forma saudvel e natural para equilibrarmos o sistema respiratrio, mas no poderemos esquecer do relaxamento profundo que nos proporciona. Como se trata de uma terapia que lida com o calor, no poderemos esquecer de falar sobre um dos seus principais objetivos: Fortificar o Yang enfraquecido pessoas desanimadas, deprimidas, gripadas, com renite, bronquite, so pessoas que esto em desequilbrio, na verdade o Yin esta prevalecendo e a tornando mais mida, por esse motivo as pindas chinesas tem um trabalho maravilho, para fortificar o Yang enfraquecido, expelir o frio e a umidade e aumentar a energia defensiva. Como todas as outras terapias tambm temos contra indicaes:Cistite na fase aguda, gravidez, infeces agudas, ferimentos na pele e cncer.

Pindas Chinesas X Estresse O estresse e a teno tem efeitos acumulativos no organismo humano e podem provocar mais problemas de que se imagina. O desequilbrio energtico evolui de forma gradativa, e isso no nada bom. O primeiro reflexo o cansao mental e fsico, depois surgem sutilmente dores no corpo todo. O ponto de tenso do paciente determina o local da dor, as regies mais problemticas so os ombros (cervical) pescoo, trax e lombar. Nessas reas podem at aparecer ndulos,

resultado de energia bloqueada.As pindas chinesas vem para nos auxiliar, traz o alvio das dores musculares, relaxamento profundo e diminuio do estresse. importante ressaltar que como a tenso e a ansiedade acentuam o ritmo respiratrio, aumentam tambm a produo de radicais livres, contribuindo para o envelhecimento precoce, ou seja, o surgimento de rugas, a flacidez e a falta de tnus da pele.

Protocolo de relaxamento profundo: Quando seu paciente entra em seu consultrio, ou cabine de tratamentos, tente receb-lo sempre um sorriso, oferea a ele um ch, de preferncia relaxante, escalda ps para aliviar as tenes nos ps e tambm no corpo pelos pontos reflexos nos ps.

Escalda ps relaxante para homens: gua morna; Folhas de slvia e hortel; 5 gotas de leo essencial de manjerona; 5 gotas de leo essencial de hortel; 5 gotas de leo essencial de lavanda; Escalda ps para mulheres: gua morna; Folhas de colnia e ptalas de rosas brancas;

5 gostas de leo essencial de gernio; 5 gotas de leo essencial de lavanda: 5 gotas de leo essencial de alecrim; Massagem realizada com as pindas chinesas: Primeiro: Deveremos aquec-las Segundo: O toque com seu paciente/cliente muito importante, por isso passaremos leo vegetal em seu corpo para realizarmos a massagem. Qual leo essencial deveremos utilizar para a massagem com as pindas chinesas? Vamos induzir o paciente ou cliente a um relaxamento profundo, no caso de mulher poderemos utilizar: leo essencial de gernio e lavanda. Gernio: trabalhar o lado feminino, a mulher, por se tratar de um leo essencial que alm de fazer regenerao celular, trabalha tambm os hormnios, reequilibrando todo fisiolgico feminino.

Lavanda: j contm nas pindas chinesas, mas em forma de flores, associando mais o leo essencial podermos induzir nossa paciente / cliente ao relaxamento. Para homens: leos essencial de manjerona e lavanda. Manjerona: trabalha o masculino, relaxamento de todo corpo do homem. Terceiro: A massagem propriamente, poderemos fazer movimentos superficiais, profundos, sempre obedecendo o sentido das linfa, poderemos inclusive acionar os lifondos para realizarmos uma massagem relaxante com uma pequena drenagem linftica. Opcional: Podemos harmonizar os chakras com as pindas, trabalhar pontos de acupuntura, ndulos de tenso e dores musculares. Como disse antes as pindas nos foram legadas pelos nossos ancestrais, traz para ns todos os ensinamentos de como trabalhar com o ser humano como um todo. Hoje em dia mais do que nunca temos a necessidade de trabalharmos o ser humano, para alivi-lo de dores, ressentimentos, medos, culpas, traz-los de volta para a realidade com um pouco mais de tranqilidade e paz interior. O milagre do cuidado energizante, relaxante, mimoso e terno do bem-estar baseado na medicina asitica e ayurveda. Na prxima edio falaremos um pouco mais sobre as pindas de caf. Muita luz para todas...

Com muito carinho... Luciana Marques

Pindas de ptalas bancas: Indicado para promover uma esfoliao perifrica, diminui a camada crnea estimnula a circulao local, aumenta a nutrio celular, deixa a pele com aspcto saudvel. Podemos aquece-las com gua do mar dessalinizada ou gua de rosas.

Pinda calmante e descongestionante facial - com camomila e erva doc - Indicada para pele sensivel e delicada, sua ao refrescante estabiliza o reitema e melhora as funes da pele. Podemos aquece-las em ch de camomila e leo essencial de lavanda. Pinda anti acne - com calendua e hamamelis - Pelo fato de ser bactericida e cicatriznte, promoveremos limpeza da pele e aceleraremos o processo de cura, nos casos de acne mais graves deve-se usar um cataplasma (mscara facial) de folhas de couve com farinha de gergelin e gua do mar dessalinizada, promover uma mscara e aplicar na regio afetada. Podemos aquece-las com gua do mar dessalinizada e leo essencial de melaleuca (Tea Tree). Pinda anti celulite - com extrato de hera, centela asitica, cavalinha e sal marinho -

Estimula a circulao local, ativa o sistema linftico. Alm de nutrir a pele. Aquece-las com leo vegetal de semente de uva com leo essencial de gernio.

Vous aimerez peut-être aussi