Vous êtes sur la page 1sur 6

Editorao Eletrnica no Design Grco

renata.prado@estacio.br

Apresentao da disciplina

Ementa
- Histria da Editorao Eletrnica e sua relao com o Design Grco no mercado atual atravs da utilizao de recursos tecnolgicos tais quais software de editorao, sendo o mais popular o Adobe InDesign. - Alm da tcnica e prtica, conceitos bsicos sobre editorao, pgina mestra, layout de pgina e utilizao de grades estruturais para composio.
3

Objetivos gerais
Apresentar a editorao eletrnica aos alunos de Design Grco, permitindo, ao nal do curso, o domnio dos principais recursos relacionados sua prtica.

Objetivos especcos
- Conhecer os termos tcnicos relacionados editorao eletrnica. - Analisar a histria da editorao eletrnica como processo de evoluo tecnolgica. - Dominar o uso do software Adobe InDesign, principal ferramenta deste mercado. - Dominar os princpios do layout de pgina impressa. - Praticar a composio de layout utilizando grades estruturais. - Conhecer as oportunidades de mercado relacionadas editorao eletrnica.

Avaliaes
AV1: Prova terica (4 pontos) + Tutoriais (4 pontos) + Prova prtica (2 pontos). AV2: Prova terica (10 pontos) + Tutoriais (4 pontos) + Trabalho (6 pontos). O total ser dividido por 2. AV3: Prova terica (10 pontos).

Provas tericas
Contemplam todo o contedo terico (contedo dado em sala, material didtico, biblioteca virtual e slides). Contemplam todo o contedo prtico apresentado em sala via tutoriais (utilizao dos softwares).

Provas prticas
Sero feitas individualmente com a separao da turma em dois grupos (cada grupo far a prova em uma data). Ser permitida a consulta ao material didtico, aos tutoriais do professor e ao caderno. No ser permitida a comunicao entre alunos.
8

Tutoriais
Fornecidos pelo professor, os alunos devem realizar o tutorial nas datas determinadas do cronograma. Pontuao: ao nal da aula, aps a checagem do professor, ser atribuda a pontuao prevista. Os tutoriais podem ser realizados individualmente ou em dupla.
9

Biblioteca Virtual Estcio

10

Bibliograa
HURLBURT, Allen. Layout: o Design da pgina Impressa. So Paulo: Nobel, 2002. SAMARA, Timothy. Grid: construo e desconstruo. Editora Cosac Naify, 2008. FIDALGO, Joo Carlos de Carvalho. Diagramao com InDesign CS3. 1.ed. So Paulo: rica, 2007.
11

Unidade I
Conceitos bsicos

12

O que Editorao Eletrnica?

A Editorao Eletrnica, tambm conhecida como Desktop Publishing, trata da composio de pginas impressas ou digitais. Depende da utilizao de computador e software para edio e composio de texto e imagens. A rea desenvolveu-se junto com a computao grca e a capacidade de processamento de informaes dos computadores pessoais, desde o lanamento da interface grca do Macintosh at o advento do Adobe InDesign, software mais utilizado no mercado de Editorao Eletrnica.

13

O bule de Utah um cone do desenvolvimento precoce da computao grca 3D, tendo sido desenvolvido por Martin Newell e modicado por seu colega de trabalho, Jim Blinn em 1975.

Bule de Utah, por Martin Newell e Jim Blinn, 1975.

A Editorao Eletrnica tambm conhecida como Desktop Publishing. O MS Word , por exemplo, um software para editorao eletrnica.

Editorao Eletrnica na prtica

16

Apresentao do InDesing

18

Vous aimerez peut-être aussi