Vous êtes sur la page 1sur 81

CLIMA (Elementos e factores)

Radiao solar e atmosfrica. Temperatura do ar.


JOS ANDRADE

Clima e Estado do tempo

CLIMA
o conjunto das condies meteorolgicas predominantes durante um determinado intervalo de tempo ( caracterizado pelos valores mdios dos diferentes fenmenos meteorolgicos, pela variabilidade destes e pelo conhecimento da ocorrncia de eventos extremos).

O ESTADO DO TEMPO
refere-se s condies meteorolgicas instantneas e evoluo diria dos sistemas sinpticos individuais

FACTORES CLIMTICOS
so os elementos naturais e humanos capazes de influenciar e alterar as caractersticas ou a dinmica do clima, em escalas temporais e espaciais diversas. (O clima e a sua variabilidade so o resultado da aco conjunta de FACTORES que podem ser EXTERNOS ao sistema climtico, ou INTERNOS, de origem terrestre)

(Foramentos normalmente associados a processos de interaco com um ou mais componentes do sistema climtico)

FAC TORES EXTERNOS


Fa ctores csmicos: variao orbital, activida de solar, meteoritos) Processos tectnicos, erupes vu lcn icas

Foramentos radiativos: composio a tmosfrica, albedoheteogeneidade da superfcie (fisografia, vegeta o) Intercmbio de Energia: hidrosferaatmosfera, hidrosfera-litosfera (proximidade d o mar )

Clima Terrestre

Interveno human a

Correntes planetrias: circula o geral da atmosfera, correntes ma rtimas, fisiografia e vegetao

FACTORES INTER NOS

Foramentos internos associados em grau diverso a processos de interaco (no lineares) entre os diferentes

OS CICLOS DE Milankovitch
existem variaes cclicas normais da rbita terrestre que fazem variar ao longo do tempo a energia solar recebida superfcie da Terra e que, deste modo, podem explicar mudanas climticas peridicas do passado. 1 - excentricidade da eclptica: 2 - inclinao do eixo da Terra 3 - precesso do eixo da Terra

VARIAES DA RBITA TERRESTRE

Ciclos de Milankovitch
(Variabilidade climtica)

Excentricidade da rbita elptica metade da distncia entre os focos, dividida pelo semi-eixo menor, e varia entre 0 (crculo) e 1(parbola)
H uma mudana gradual da forma elptica da rbita para quase circular, e vice-versa, sendo a durao deste ciclo aproximadamente de 100.000 anos.

SOL

Variao da excentricidade da rbita elptica da Terra em torno do Solo


Actualmente, a Terra encontra-se numa situao de pouca excentricidade, com uma diferena na distncia entre aflio e perilio de apenas 3%, o que corresponde a uma variao da energia solar recebida de cerca de 7%. No ponto mximo da excentricidade, as diferenas na distncia e na quantidade de energia recebida so de 9% e entre 20-30%, respectivamente.

UMA CONSEQUNCIA IMPORTANTE:

Quanto maior for a excentricidade da rbita (mais elptica), maior a diferena da energia solar recebida pela Terra. ALTERAES CLIMTICAS

Inclinao do eixo da TERRA

Alterao na inclinao do eixo da Terra em relao ao plano da sua rbita


A inclinao oscila em torno de um cone todos os 41 000 anos

A inclinao varia entre 218 e 244 (actualmente de 2326)

Precesso da TERRA
Movimento cnico do eixo da Terra, no sentido do movimento de rotao (perodo de 26 000 anos)

Fenmeno comparvel com o movimento de um pio, devido s foras gravitacionais do Sol e da Lua e ao facto da Terra no ser uma esfera perfeita (distncia centro-plos < centro-equador), com distribuio igual da sua massa.

Movimentos de Precesso (a) e Nutao (b) do eixo da Terra

O eixo da Terra descreve um crculo imaginrio no cu celeste, estando orientado, actualmente, para a Estrela Polar, e daqui a cerca de 13.000 anos, percorrida metade do seu crculo, para a constelao de Vega. Sobreposto a esta variao do eixo a longo prazo, verifica-se uma oscilao de curto prazo, provocada pela precesso da Lua, denominada nutao (N), que tem um ciclo de 18,6 anos.

ACTIVIDADE SOLAR
A actividade do sol e a consequente emisso de radiao a partir dele no so constantes. A observao de manchas solares data de 800 a.C. e o seu registo contnuo j tem 400 anos.

Devido a diferenas na velocidade de rotao entre os plos e o equador, com consequncias para o campo magntico, formam-se manchas mais escuras (e frias) cuja maior ocorrncia, no entanto, est correlacionada com uma radiao mais intensa emitida pelo sol.

Actividade Solar
O CICLO DE SCHWALBE, com uma durao entre 9 a 12 anos implica um aumento gradual do nmero de manchas, seguido de um decrscimo abrupto.

Variaes cclicas da actividade solar com duraes mais longas (22 anos ciclo de Hale; ~87 anos ciclo de Gleissberg; 210 anos ciclo de Suess; 2300 anos ciclo de Hallstatt), explicam variaes da temperatura superfcie terrestre, (ex: pequena Idade do Gelo entre 1650 e 1700 (Mnimo de Maunder)

Deriva dos continentes e a tectnica de placas


Os efeitos dos movimentos das placas tectnicas e da deriva dos continentes sobre as alteraes climticas, em termos de tempo geolgico, prendem-se,
com o impacto sobre a distribuio das terras firmes e das massas de gua pelo globo e a consequente alterao nos fluxos energticos. com movimentos orogenticos de formao de montanhas, que podem influenciar de forma significativa a circulao da atmosfera.

Actividade vulcnica
A causa principal para o arrefecimento a seguir a este tipo de eventos no parece ser devida diminuio na transmisso da radiao atravs das poeiras, pois estas sedimentam quase na totalidade dentro de um prazo de 6 meses. Assume-se que a causa sejam as enormes quantidades de dixido de enxofre libertadas para a atmosfera que permanecem na estratosfera at trs anos, formando uma densa neblina brilhante que reduz a transmisso da radiao solar (por ex., os investigadores acreditam que as 20 Mt de dixido de enxofre libertadas pela erupo do Pinatubo em 1991 tenham sido o principal responsvel pela diminuio em 0,8 C da temperatura mdia global em 1992).

Erupo do Tambora na Indonsia, em 1815

FACTORES INTERNOS (Albedo)


A. INCLINAO DOS RAIOS SOLARES
Inverno 0Latitude 30Latitude 60Latitude 0Latitude Vero 30Latitude 60Latitude 0,06 0,09 0,21 0,06 0,06 0,07

C. OCUPAO DO SOLO
Savana (estao seca) Savana (estao hmida) Chaparral Prado Floresta de folha caduca Floresta de folha conferas Tundra Cultura agrcola 0,25-0,30 0,15-0,20 0,15-0,20 0,10-0,20 0,10-0,21 0,05-0,15 0,15-0,20 0,15-0,25

B. SUPERFCIES AQUTICAS E DE SOLOS


Neve fresca Neve, alguns dias depois Lago gelado Lago gelado com neve Superfcie do mar, calmo Superfcie do mar, encrespado Duna de areia, seca Duna de areia, hmida Solo escuro Solo argiloso seco Solo turfoso 0,75-0,95 0,40-0,70 0,1 0,46 0,07-0,08 0,12-0,14 0,35-0,45 0,20-0,30 0,05-0,15 0,20-0,35 0,05-0,15

D. NUVENS
Cumuliformes Estratos Altoestratos Cirroestratos E. HOMEM Pele clara Pele morena Pele escura 0,43-0,45 0,35 0,16-0,22 0,70-0,90 0,59-0,84 0,39-0,59 0,44-0,50

Composio atmosfrica e variao da concentrao dos seus componentes


Gs constituinte
Azoto Oxignio Argon Vapor de gua Dixido de carbono Non Hlio Kripton Hidrognio Ozono (p.p.m. = partes por milho) (1) % calculadas para o ar seco (2) 370 p.p.m. em 2001 (Barry & Chorley, 2003) (N2) (O2) (Ar) (H2O) (CO2) (Ne) (He) (Kr) (H) (O3)

Concentrao Molecular
78,08%(1) 20,94% 0,93% 0-4 325 (p.p.m.) 5 (p.p.m.) 1 (p.p.m.) 0,5 (p.p.m.) 0-12
(2) (1) (1)

Peso M olecular
28,02 32,00 39,44 18,02 44,01 20,18 4,00 83,7 2,02 48,00

18 (p.p.m.)

ESPECTRO DE ABSORO DA RADIAO SOLAR PARA OS VRIOS COMPRIMENTOS DE ONDA SUPERFCIE DA TERRA E A 11 KM DE ALTITUDE E ESPECTROS DE ABSORO DOS PRINCIPAIS GASES ABSORVENTES DA ATMOSFERA

EFEITO DE ESTUFA

AUSNCIA DE EFEITO DE ESTUFA

EFEITO DE ESTUFA

Intercmbio de energia entre massas de gua e atmosfera

As massas de gua so responsveis pelo armazenamento de enormes quantidades de calor (1000 vezes a armazenada pela atmosfera) e de dixido de carbono (1/4 das emisses de CO2 nas ltimas dcadas). Pelo facto de haver regies (sub-trpicos) sobre os oceanos onde a evaporao excede, em muito, a precipitao (regies mais quentes e mais secas), as guas apresentam uma maior salinidade. Por sua vez, o derretimento de grandes quantidades de gelo contribui para a diminuio da salinidade. Como a densidade da gua varia com o seu teor em sais e com a temperatura, existem correntes ascendentes e descendentes nos oceanos, formando o chamado Cinturo Termohalino Mundial (The Great Ocean Conveyor Belt).

Intercmbio de energia entre massas de gua e atmosfera

O Cinturo Termohalino Mundial - a Corrente Norte-Atlntica

Intercmbio de energia entre massas de gua e atmosfera


Embora as guas dos oceanos consigam exercer um efeito tampo sobre as mudanas da temperatura da atmosfera e da radiao, elas prprias reagem em funo destas mudanas (feedback) com efeitos sobre a redistribuio do calor entre as latitudes baixas e altas. Devido profundidade dos oceanos estas mudanas e os seus efeitos sobre o clima e sobre as condies meteorolgicas podem durar milhares de anos, mas podem ocorrer tambm no curto prazo, como demonstrado pelos fenmenos de El Nio e La Nia, sendo estes o resultado de anomalias na temperatura da gua e das consequentes diferenas na presso atmosfrica entre regies (ndice de Oscilao Sul)

Intercmbio de energia entre massas de gua e atmosfera

ndice de Oscilao Sul e ocorrncias de El Nio e La Nia

Circulao da atmosfera/massas de ar
600 500 Radiao (cal/cm .dia)

EXCESSO

400

300

DFICE

200

100

10

20

30

40

50 Latitude ()

60

70

80

Balano de radiao de pequeno comprimento de onda Balano de radiao de grande comprimento de onda

O aquecimento do globo muito maior na zona do equador quando comparado com o que ocorre nas zonas polares

CLULA DE HADLEY
PRESSUPOSTOS: - Superfcie terrestre uniforme (por ex., no h
aquecimento diferencial entre os continentes e os oceanos);

- Plano da eclptica coincidente com o do equador terrestre (o Sol est sempre sobre o equador); - No h rotao terrestre.

A nica fora actuante a fora do GRADIENTE DE PRESSO

Circulao da atmosfera/massas de ar
Em 1735, Hadley sugeriu a existncia de uma grande clula de circulao em cada hemisfrio, com um movimento ascendente do ar sobre o equador, o seu transporte em altitude at aos plos, e a consequente descida do ar e o seu regresso ao equador junto da superfcie.

Devido aos efeitos da rotao da Terra, do eixo de rotao estar


inclinado sobre o plano da rbita, e da heterogeneidade da superfcie terrestre (continentes/oceanos, percentagem da superfcie coberta por continentes diferente entre os dois hemisfrios,) este modelo inicial da circulao atmosfrica foi melhorado mais tarde por Ferrel, Bergeron e Rossby que apontaram para a existncia de trs clulas convectivas: clula de Hadley, clula de Ferrel e clula Polar.

CLULA POLAR CLULA DE FERREL

MODELO TRICELULAR
PRESSUPOSTO: - Com rotao terrestre (FC desvia o vento para a direita no HN e para a esquerda no HS, produzindo ventos de leste superfcie) - Superfcie terrestre homognea

CLULA DE HADLEY

Circulao da atmosfera/massas de ar
Enquanto as correntes ocenicas (processo mais lento) contribuem com cerca de 40% na redistribuio da energia entre as duas regies, a circulao atmosfrica (mais rpida) responsvel pelos restantes 60%.

Circulao da atmosfera/massas de ar
Uma vez que a) a superfcie terrestre no uniforme (aquecimento diferenciado da gua e do solo) nem plana b) a circulao poder desenvolver vrtices e c) o sol no incidir verticalmente sobre o equador todo mas entre 23.5N e 23.5S ao longo do ano.

forma m-se sistemas de baixas e altas presses semiperman entes e no paralelos ao equador pois variam em intensidade e localizao ao longo do ano.

CORRENTES MARTIMAS

Correntes martimas complementares circulao principal, movidas pela prpria rotao da Terra e pelos ventos. Pelo movimento circular (no sentido dos ponteiros do relgio no hemisfrio norte, e no sentido directo no hemisfrio sul) fcil de identificar o efeito de Coriolis tambm sobre as massas de gua, ajudando a entender o grande contributo das correntes martimas (40%), para o intercmbio de energia trmica entre as zonas equatoriais e polares. No que respeita influncia destas correntes sobre o clima em determinadas regies, merece especial destaque a Corrente do Golfo cujas ramificaes atingem latitudes elevadas no Noroeste da Europa, contribuindo, assim, para a ocorrncia de climas aparentemente pouco expectveis nestas latitudes, s explicveis atravs deste fenmeno.

Continentalidade / Maritimidade
Tem peratura m dia m ensal 30 Temperatura (C) 25 20 15 10 5 0 jan fev m ar abr m ai jun jul ago set out nov dez Tem po (m eses) Angra do Herosm o Lisboa vora Madrid

As massas de gua apresentam maior calor especfico que as massas slidas dos continentes. Da resultam condies trmicas diferentes para locais prximos (maior maritimidade) ou distantes (maior continentalidade) do mar, mesmo quando localizados em latitudes similares.

Fisiografia
EFEITO ALTITUDE: O efeito da altitude traduz-se normalmente em climas mais frios e mais chuvosos que em regies de cota menos elevada. O perfil trmico na troposfera (gradiente mdio de -0,65C/100m) elucida este efeito, e a prpria designao de climas de altitude, presente em diversas classificaes climticas, demonstra a sua relevncia. CIRCULAO DOS VENTOS: Cordilheiras obrigam ou facilitam a deslocao das massas de ar para destinos improvveis, como acontece com as denominadas friagens no continente sul-americano (a orientao sul-norte da cordilheira dos Andes facilita a penetrao de massas de ar frio vindas do sul at Amaznia). CHUVAS OROGRFICAS (efeito no clima local e regional), resulta da ocorrncia de chuvas orogrficas (arrefecimento e condensao do ar forado a subir) do lado do barlavento de zonas montanhosas, tornando as regies situadas a sotavento menos expostas precipitao e, por isso, mais secas.

(exerce efeitos no clima escala local, global e regional, atravs da altitude, do relevo e da sua direco

Vegetao
1 PROCESSO: o albedo da vegetao determina em boa medida a absoro de radiao solar na superfcie que ocupa e depende da sua densidade, do ndice da rea foliar e da altura, enquanto a dos solos depende da cor e da humidade. Assim, solos hmidos tm um menor albedo do que a vegetao, enquanto solos secos apresentam maior ou igual albedo. Culturas agrcolas e pastagens reflectem mais radiao do que as florestas. 2 PROCESSO: influncia da vegetao sobre o ciclo hdrico (existe um feedback positivo entre a quantidade de gua evapotranspirada e a precipitao). A vegetao no s aumenta esta quantidade (embora reduza a parte da evaporao) como contribui, assim, para um arrefecimento da atmosfera, consequncia da evapotranspirao ser um processo endotrmico. 3 PROCESSO: reduo do efeito de estufa por absoro de CO2 (variao cclica de acordo com os perodos de forte crescimento e de repouso vegetativos).

Impactes antropognicos
Alteraes na explorao e uso da terra (desflorestao, urbanizao, desertificao, irrigao) implica alterao da natureza da cobertura da superfcie o que afecta o seu albedo e a radiao por ela emitida (efeito regional), a sua rugosidade e, consequentemente, os regimes do vento, assim como os componentes do ciclo hidrolgico (efeitos, sobretudo, escala local e regional);
As mudanas na cobertura do solo podem exercer sobre as forantes radiativas efeito negativo (arrefecimento) desflorestao (alteraes do albedo, principalmente em regies temperadas, onde a ausncia da floresta permite a cobertura com neve durante o inverno) efeito positivo (aquecimento) urbanizaes e a construo de estradas (asfalto),

Impactes antropognicos
EFEITOS DA DESFLORESTAO: aumento do albedo da superfcie, reduo enorme da evapotranspirao reduo no efeito de arrefecimento da passagem da gua do estado lquido para o gasoso. reduo da humidade atmosfrica, da precipitao local e da intercepo, aumentando, por outro lado, o escoamento superficial e a sazonalidade da precipitao; reduo na assimilao de CO2, bem como a mineralizao da matria orgnica acumulada sob a floresta, diminuem o sequestro e aumentam as emisses de CO2. reduo da espessura efectiva dos solos e da rugosidade da superfcie, com aumento da sua eroso, principalmente da eroso elica, e para um reforo da sazonalidade da precipitao.

NOTA: efeito negativo (arrefecimento) da alterao na ocupao do solo que inclui ainda grandes desflorestaes no passado (desde 1750) nas latitudes mdias, poder no ser aplicvel s desflorestaes recentes nas regies tropicais.

Impactes antropognicos (urbanizao)


A (intensa) urbanizao em vastas zonas do planeta apresenta em boa medida os efeitos visveis da desflorestao, acrescidas de um aumento de temperatura (ilha de calor urbano) derivado das alteraes significativas da rugosidade da superfcie e radiativas dessa mesma superfcie.

Impactes antropognicos
(emisso de gases com efeito de estufa)
[Crescente combusto de combustveis fsseis (libertao de aerossis e gases de estufa), com consequncias directas nos equilbrios radiativo e energtico terrestres, s escalas local, regional e global]

A actividade humana tem vindo a aumentar drasticamente as emisses dos gases com efeito de estufa (GEE) nos ltimos 150 anos

Impactes antropognicos
(emisso de gases com efeito de estufa)
Para alm destes GEE, que contribuem com 56%, 16% e 5% para o efeito de estufa acelerado, h os halocarbonetos e o ozono com uma quota de 11% e 12%, cada um (Bureau of Meteorology, 2003).

O caso do OZONO
Algum decrscimo da concentrao de ozono estratosfrico potenciado pela libertao de CFC (Clorofluorcarbonetos) um aumento de radiao de curto comprimento de onda entrada na baixa atmosfera que ser posteriormente absorvido na superfcie terrestre.

Impactes antropognicos
(emisses poluentes)
As emisses de aerossis (matria particulada em suspenso) para a troposfera, muitas vezes associadas a processos poluentes, aumentam o albedo atmosfrico pelo aumento dos processos de condensao que do origem s nuvens. tm efeito de sentido contrrio na radiao infra-vermelha.

O RESULTADO LQUIDO depende, sobretudo, do albedo da superfcie (sobre neve ou gelo e sobre a maior parte das coberturas superficiais, h um aquecimento lquido;sobre os oceanos, com albedo menor, h um arrefecimento lquido)

Impactes antropognicos

ELEMENTOS CLIMTICOS

OS ELEMENTOS CLIMTICOS OU METEOROLGICOS so os parmetros, variveis no tempo e no espao que descrevem o clima e o estado do tempo Exemplos: Elementos simples (so elementos observados)A temperatura, a precipitao, a humidade, o vento, a nebulosidade e a insolao, a presso atmosfrica, a radiao, o nevoeiro, a trovoada e a evaporao. Elementos complexos (so definidos a partir de dois ou mais
elementos e pretendem descrever o efeito climtico de causas que esto relacionadas entre si ou que actuam conjuntamente para produzir certos aspectos particulares da paisagem fisiogrfica e biolgica do globo) aridez do solo, continentalidade,

conforto humano, rendimento das culturas

N U M R IC O S

N O

N U M R IC O S

B IN R IO S

N O

B IN R IO S

C O N T N U O S

D IS C R E T O S

L IM IT A D A S

IL IM IT A D A S

E S C A L A R E S

V E C T O R IA IS

A L E A T R IA S

N O

A L E A T R IA S

INSTRUMENTOS METEOROLGICOS
O que medem?
- Elementos climticos ou meteorolgicos

Como medem?
Instrumentos INDICADORES Instrumentos REGISTADORES

Como so compostos?
Cada instrumento tem 3 unidades: Receptor (parte sensvel que transforma a grandeza a medir numa outra geralmente com dimenses diferentes) Indicador (transforma a grandeza dada pelo receptor noutro tipo de grandeza) Escala (onde se l a grandeza dada pelo indicador)

TODOS OS INSTRUMENTOS DEVEM SER CALIBRADOS E AFERIDOS

INSTRUMENTOS METEOROLGICOS
ATRIBUTOS Rigor (leitura feita na escala o valor real da grandeza a medir) Fidelidade (fornece as mesmas leituras para os mesmos valores da grandeza a medir) Sensibilidade (a resposta na escala depende apenas de um pequeno estmulo)

INSTRUMENTOS METEOROLGICOS
ERROS
Observador de leitura de paralaxe Deficincias na construo do instrumento de leitura de sensibilidade de influncia de histerese de inrcia devidos ao uso Princpio de observao

ELEMENTOS METEOROLGICOS
TEMPERATURA do ar e do solo HUMIDADE do ar RADIAO solar, terrestre e atmosfrica Velocidade e direco do VENTO EVAPORAO e EVAPOTRANSPIRAO PRECIPITAO PRESSO ATMOSFRICA INSOLAO

IMPORTNCIA DA

TEMPERATURA (do ar e do solo)

Da temperatura dependem vrias propriedades do ar e da gua (densidade, calor latente de vaporizao, calor especfico,) assim como a tenso de vapor de saturao do ar atmosfrico; A temperatura - influencia fortemente as taxas de reaces bioqumicas num organismo; - regula o ritmo de crescimento vegetal - determinante nos nveis de conforto humano e animal A temperatura do ar influencia os fluxos energia radiante e de calor latente de e para os organismos, o armazenamento de calor e a resistncia ao fluxo de calor sensvel entre o organismo e a sua vizinhana; influencia a incidncia estacional e regional de doenas e pragas. A temperatura do solo influencia a formao e o desenvolvimento do perfil do solo, o crescimento, o desenvolvimento e a produo das comunidades vegetais (germinao e emergncia, crescimento e actividade funcional das razes, produo de matria seca), a dinmica das populaes da fauna do solo

TEMPERATURA
TERMMETROS
PROPRIEDADE FSICA TIPOS DE TERMMETROS
Termmetros de lquidos de leitura directa de mxima Expanso trmica em invlucro de vidro Termmetros de deformao Efeitos termoelctricos Resistncia elctrica Velocidade de propagao do som no ar Termopares Termistores Termmetros de resistncia de platina (PRT) Termmetros snicos
Adaptveis a registo elctrico

ALGUMAS CARACTERSTICAS
Instr. Indicadores no adaptveis

de mnima de mxima e mnima Termmetros bimetlicos Tubo de Bourdon

a registo elctrico Instr.registadores no adaptveis a registo elctrico

TERMMETROS de lquidos em invlucro de vidro

TERMISTOR

IMPORTNCIA DA

HUMIDADE ATMOSFRICA

a origem de todos os hidrometeoros Desempenha um papel importante nas transformaes energticas da atmosfera pelo efeito que tem na absoro de radiao u.v. Reservatrio atmosfrico de energia latente e potencial Mantm o equilbrio hdrico interno dos sistemas biolgicos Influencia a taxa de transpirao das plantas e dos animais Influencia o transporte energia entre os organismos e a vizinhana Afecta o conforto humano e animal Afecta o desenvolvimento de muitos patognicos (especialmente fungos) Influencia na formao de orvalho (principal fonte de gua em certas regies ridas) e geada

HUMIDADE ATMOSFRICA
HIGRMETROS
Princpio de funcionamento

TIPOS DE HIGRMETROS

Parmetros medidos

ALGUMAS CARACTERSTICAS
O comprimento do cabelo humano varia com a

alterao de dimenses fsicas

Absoro

Higrmetros

dos materiais (por ex., de cabelo) alterao de propriedades qumicas e elctricas de materiais (por ex., de absoro elctrica)

Ta

humidade do ar (hig. de cabelo); inrcia aprecivel; adaptveis a aparelhos registadores (higrgrafos) A condutividade de solues aquosas de electrolitos ou a resistncia do sensor (xidos, partculas de carbono, ...) so parmetros que variam com a humidade do ar; elementos de resistncia so comuns em est. automticas Absoro de radiao funo da humidade do ar

de de vapor de gua

absoro

HR
energia radiante (pticos)

Condensao de vapor de gua Evaporao

Higrmetros de condensao ou de ponto de orvalho

condensao em superfcies arrefecidas (por ex., espelhos) com ventilao forada (tipo Assman)

Ta
e

Fotoclulas detectam a presena de orvalho e diferentes tipos de termmetros medem a temperatura a que o orvalho se comea a formar; com registo manual e/ou automtico So constitudos por dois termmetros: um seco (mede Ta) e outro permanentemente humedecido (mede Tw ); diferentes tipos de termmetros (de vidro, de resistncia, termopares) medem Ta

To Ta
e

Psicrmetros
com ventilao

de gua

natural

Tw

e Tw ; comuns em abrigos meteorolgicos; com registo manual e/ou automtico

PSICRMETRO

HIGRMETRO DE ABSORO

IMPORTNCIA DO

VENTO

A velocidade do vento na proximidade das folhas e dos animais determina a taxa de calor convectivo e o transporte de massa entre organismos e o seu ambiente A velocidade do vento acima de uma cultura (ou da superfcie do solo) determina o transporte turbulento entre esta(s) superfcie(s) e a atmosfera O vento exerce presso mecnica nas plantas e nos animais, modelando a prpria vegetao O vento responsvel pela disperso de plen, sementes e poluentes e pelo transporte de sprays e qumicos agrcolas.

VENTO (velocidade)
ANEMMETROS
Propriedade fsica medida
Presso dinmica

TIPOS DE ANEMMETROS

ALGUMAS CARACTERSTICAS
Diferena de presso entre 2 bocas de um manmetro colocado em posies diferentes em relao ao vento; muito rigoroso; calibra outros sensores Medem a componente

tubo de Presso (Tubo de Pitot)

prato de presso ou de veleta Fora dinmica mecnicos ou de rotao Calor perdido por um elemento aquecido Velocidade ou frequncia de um impulso snicos ou acsticos trmicos
de conchas de hlice filamento corrente const. quente temperatura const. termistores termopares aquecidos medidor de fase Doppler acstico

A presso exercida pelo vento funo da sua velocidade A velocidade de rotao uma funo quadrtica da velocidade do vento A velocidade de rotao em torno do eixo uma funo linear da vel. do vento Perdas de energia de um sensor aquecido e exposto ao ar depende da vel. do vento A variao da resistncia (por arrefec.) depende da velocidade do vento

horizontal

do vento Medem

as 3 componentes

ortogonais do vento grande sensibilidade

A diferena de voltagem entre as extremidades depende da vel. do vento Velocidade do vento funo da veocidade do som Velocidade do vento funo da disperso do som (culturas) Medem as 3 componentes ortogonais do vento; grande rigor e preciso

ANEMMETRO (de conchas)

CATAVENTO

A importncia da EVAPORAO e da EVAPOTRANSPIRAO


A evaporao/evapotranspirao (ET) um ramo do ciclo hidrolgico, influencia e energtica da atmosfera e dos ecossistemas (redistribuio) e altera as caractersticas das massas de ar; Estimativas da ET so importantes em modelos climticos (larga escala); A ET um parmetro central no balano hdrico do solo, sendo por isso usado na programao de rega para culturas agrcolas; A ET uma componente do balano de energia superfcie do solo e das folhas das plantas; Estimativas da ET so importantes em modelos de desenvolvimento vegetal e produo de matria seca; O conceito de evapotranspirao usado igualmente, na planificao de recursos hdricos e usos do territrio, na regulao de albufeiras, etc

EVAPORAO E EVAPOTRANSPIRAO
Propriedade fsica medida
Nvel de gua na Tina (variaes) Peso do conjunto tina/gua (variaes)

Tipos de evapormetros
Evapormetro de Piche Tina de Classe A Evapormetro de 250 cm2 de boca

ALGUMAS CARACTERSTICAS
Tubo de vidro (invertido) com cerca de 1 cm de dimetro; instalado em abrigos meteorolgicos (padro) Evapormetro (dimetro interno de 120 cm e altura de 25,5 cm); assente sobre estrado de madeira Tina de 250 cm de boca; assente sobre o prato de uma balana
2

Lismetros (Evapotranspirao)
Propriedade fsica medida
Tipos de lismetros
Evapotranspirmetros ou

ALGUMAS CARACTERSTICAS
A gua adicionada ao sistema para que o teor de gua no solo permanea constante; ET a diferena entre a gua aplicada e a soma da gua drenada com a precipitao entretanto cada O contentor com o solo pesado periodicamente Medem a ETP (Evapotranspirao potencial) Medem

gua drenada e precipitao


lismetros de drenagem

Peso do conjunto solo/gua


Lismetros de peso

(a pesagem pode implicar remoo do contentor ou o uso de sensores elctricos); o peso convertido em valores de ETR Flutuam sobre lquidos como a gua, leo ou lquidos pesados (por ex., cloreto de zinco);

(variaes) Altura (nvel) do fluido


Lismetros flutuantes

a ETR

(Evapotranspirao

o deslocamento do fluido devido ao lismetro medido com um manmetro e o seu peso determinado usando o princpio de Arquimedes real)

onde assenta o lismetro

Tina evaporimtrica (Classe A)

LISMETROS

A importncia da RADIAO
A Radiao Solar o factor fundamental do clima, determinando a Circulao Geral da Atmosfera, sendo a causa dos processos fsicos, qumicos e biolgicos que ocorrem Superfcie da Terra. A Radiao Solar influencia as plantas atravs da sua intensidade, durao e qualidade: - fornece a energia para as plantas, que convertida em calor e que dirige outras trocas energticas e outros processos metablicos (efeito trmico); - permite a sntese de substncias orgnicas (fotossntese, vitamina D, antocianinas); - tem efeitos bactericidas; - determina o fotoperiodismo e o fototropismo; - influencia a germinao; - afecta a estrutura do material gentico (mutagnese); - tem um papel importante na regulao do crescimento e do desenvolvimento vegetal (fotomorfognese) A Radiao Solar factor fundamental na variao de calor corporal nos animais e na regulao da sua actividade.

RADIAO
RADIMETROS
SENSIBILIDADE ESPECTRAL

TIPOS DE RADIMETROS (exemplos)


Pirrelim. de Abbot

ALGUMAS CARACTERSTICAS
Instrumento-padro absoluto Sensores termoeltricos Instrumentos-padro usado em Laboratrio Sensores termoelctricos (termopares ligados em srie) Inst. Registador El. Sensvel: fita metlica Sensores termoelctricos (termopares ligados em srie) Totalizadores de destilao El. Sensvel: fita metlica; inst. Registador O anel ajustvel conforme a altura do sol Sensores fotomtricos (silcio, selnio,cdmio...); medem bandas especficas do espectro solar Adaptado a partir do Pirrelimetro de Angstrom; mede a quantidade de radiao efectiva mede a radiao em dias nublados mede a radiao na presena de luz solar Sensores termoelctricos

Pequeno

Pirrelimetros

Pirrelim. de compensao de Angstrom Pirrelim.de disco de prata de Abbot Pirrelim.de incidncia normal de Eppley Pirrelim.de Moll-Gorczynski Pirreligrafo de Moll-Gorczynski Actinmetro bimetlico de Michelson Piranm. (de preciso) de Eppley Piranm. (solarmetro) de Moll-Gorczynski

comprimento

(rad. directa)

de onda Piranmetros

Piranm.de Bellani Pirangrafo bimetlico de Robitzsch Piranmetros com anel pra-sol Sensores UV Sensores Quantum (PAR) Sensores IVP Pirgemetro de compensao de Angstrom Termmetros infravermelhos Radimetro i.v. (de preciso) de Eppley Radimetros hemisfricos totais Radimetros de balano de Schulze de Gier e Dunkle de Funk de Schulze

(0,3 a 3,0m)

(rad. global) (rad. difusa) (rad. reflectida) Pirgemetros (rad. terreste) (rad atmosfrica) Pirradimetros (rad. atm+global) (rad. refl+terr) (rad. lquida)

Grande comprimento de onda (3m a 100m) Pequeno e grande comprimento de onda (0,3m a 100m)

(termopares ligados em srie)

PIRANMETRO

PIRRADIMETRO

A importncia da PRECIPITAO
UM RAMO DO CICLO HIDROLGICO UM ELEMENTO CLIMTICO CENTRAL DETERMINANTE FUNDAMENTAL DA VARIAO DO TEOR DE GUA NOS SOLOS INFLUENCIA A EROSO DOS SOLOS INTENSIDADE, DURAO E FREQUNCIA PELA SUA

PRECIPITAO
UDMETROS OU PLUVIMETROS

TIPOS
Hellman Ordinrios Babinet Vectopluvimetro

ALGUMAS CARACTERSTICAS
Medem a componente vertical da chuva para um perodo entre duas leituras consecutivas (normalmente dirias) Udmetro de boca horizontal e udmetros de boca vertical; fornecem vrias componentes da chuva (vertical e horizontal) O ponteiro registador prende-se (atravs de uma haste) a uma bia instalada no recolector de chuva Assenta no princpio dos vases basculantes O recolector assenta sobre uma balana que regista em contnuo as diferenas de peso ocorridas; medir-se todo o tipo de precipitao
adaptveis a registo automtico

Registadores

de flutuador

(udgrafos

basculantes

mediante fornecimento

ou pluvigrafos)

de pesagem

de impulsos elctricos

nivmetros radar

Medem a neve cada (altura equivalente); a sua preciso diminui sensivelmente com ventos fortes (> 5 m s-1) Baseia-se na disperso da radiao em funo da precipitao; fornece uma detalhada distribuio da precipitao numa rea mais ou menos extensa

PLUVIMETRO basculante

UDGRAFO

PLUVIMETRO ordinrio

OUTROS ELEMENTOS METEOROLGICOS


Presso atmosfrica - Barmetros Insolao - Heligrafos

BARMETROS

HELIGRAFO

ESTAO AUTOMTICAS (mveis ou fixas)

ESTAO CONVENCIONAL

NORMAL CLIMATOLGICA (vora, 1951-1980)

NORMAL CLIMATOLGICA (Vila Real, 1931-1960)

Vous aimerez peut-être aussi