Vous êtes sur la page 1sur 12

LAR CECLIA FERRAZ DE ANDRADE - CASA DO VOV

SGAN 603 - Conjunto A - L2 Norte - Braslia - DF


CNPJ: 00.719.500/0001-88
Registro no Servio Social do GDF n 143 de 13/01/1988.

FONE: (61) 3223-6610 ou (61) 3226-2002 E-mail: casadovovo@casadovovo.org.br


Declarada de Utilidade Pblica Federal pelo Decreto n 50.517 Publicado no D.O.U. dia 05/07/1991.

Observao: A ao de verificar com ateno processos que esto vinculados ao mbito empresarial que possam estar defasados, procurando constatar defeitos na estrutura da instituio. Objetivo: Otimizar os processos externos e internos da organizao. Razo social: Lar Ceclia Ferraz de Andrade casa do vov Logo: Casa do vov CNPJ: 00.719.500/0001-88 Endereo: http://www.casadovovo.org.br/ e-mail: casadovovo@casadovovo.org.br sugestoesereclamacoes@casadovovo.org.bnr Negocio: complementao familiar Misso: Amor, moradia, dignidade, lazer assistncia medica. Amparar pessoas idosas, carentes ou no, esta a misso do lar Ceclia Ferraz, a casa do vov. Viso: Aumentar o porte para melhor atendimento da populao da terceira idade de Braslia. Valores: Carinho, amor, ateno, cordialidade, cuidado, preocupao. Histrico: Para entender a Histria empresarial da Casa do vov, deve-se ter conhecimento de sua trajetria. Sua historia comea em 1970, com uma mulher que no passado foi pobre. Depois de muita batalha comemorou-se sua fundao, podendo agora colher os processos de capitalizao. Para entender o que h por trs do nome Casa do vov, passamos pelo nome da instituio como pessoa Jurdica Lar Ceclia Ferraz de Andrade. A falecida Ceclia a me da ento presidente da instituio Dona Irani. Com mos firmes Dona Irani realizou o sonho de sua vida, homenageando seus pais com um belo Lar. Podendo levar o exemplo de sua vida aos outros em forma de cuidados familiares e conforto. Hoje a casa do vov procura ser vista como uma espcie de casa de repouso. Trabalhando com uma dieta bem regrada e os melhores medicamentos, transparece-se na sade dos vs e vs hospedados. A casa do vov sinnimo de respeito e qualidade. Em Braslia, oferecendo assistncia e abrigo a idosos, tida como referencia na cidade e j faz a parte de sua historia. Recebeu personalidades ilustres, foi cenrio de festas, eventos e mantem as portas abertas para voc. No demonstrando dificuldade de expandir suas fronteiras, a casa do vov possui uma filial Lar Duarte Ferreira- Casa do vov 2, Vicente Pires- Taguatinga.

Atividade: Auxilio administrativo, planejamento, oramento, organizao, soluo de problemas, controle, manuteno da ordem, desenvolvimento de estratgias e manuseio de software financeiro. Forma de ingresso: Negocio Familiar.

DESENVOLVIMENTO O estudo das escolas clssicas e seus modelos tm por objetivo propor um modelo que garanta a concorrncia, de forma que se recapitulem os primrdios da administrao. Englobando a empresa em um contexto histrico, entendendo os processos de capitalizao que se encontra inserida. Fazer uma retomada dos pontos fortes e fracos da empresa imprescindvel nesta analise, sendo que os principais mtodos cientficos aplicveis aos problemas da administrao so a observao e a mensurao. Com o passar dos anos o mercado vem se aprimorando, e essencial o seu acompanhamento e supervisionar essas praticas. Visando assegurar o mximo de prosperidade ao patro, e ao mesmo tempo ao empregado. A diviso de trabalho e a especializao do empregado em executar tarefas ficam definidas, dando nfase para que o funcionrio consiga se organizar e obedecer aos prazos estabelecidos. A teoria administrativa observado nesse projeto a contingencial, que d nfase na tecnologia e no ambiente. A ideia principal a introduo da viso relativista e contingencial das organizaes. A no existncia de um modelo organizacional comum a todas as empresas e a todos os momentos, e a influencia do ambiente externo. Tendo em mente que essa teoria refere-se a uma proposio cuja verdade ou falsidade somente pode ser conhecida pela experincia e pela evidencia, e no pela razo. Em busca de um modelo universal que se explica e enquadram-se todos os tipos de empresas, foi constatado que no possvel tal modelo. Porem h modelos criados para determinados tipos de segmentos empresariais, que permitem ter controle das principais atividades de cada setor. A singularidade das empresas necessita um modelo apropriado para cada situao. O fator ambiente e o fator tecnologia se interagem diretamente determinando a ponderao dentro da organizao, podendo tais aspectos atuar como oportunidade ou restries. Costumam afetar na estrutura e nos processos internos da organizao, por tanto devem ser constantemente identificados, especificados e reformulados para se ter equilbrio e alcanar o objetivo. De fato as organizaes bem sucedidas buscam se adaptarem e se ajustarem continuamente as demandas ambientais com mais desenvoltura e agilidade.

Mapa conceitual

Trabalho

Ambiente

Hierarquia

Gesto

Marketing

Recursos Humanos

Salario

Identifica Planejamento e superviso

Necessidades dos clientes

Contratar pessoal qualificado

Produo Servio

com

Eficincia Qualidade

Analise de resultados Transparncia Obtido Com dados estatsticos e software

QUESTES NORTEADORAS: NOME DO/A ENTREVISTADO/A: ANDRE LUIZ ARAJO DE CASTRO FUNO: GERENTE

Planejamento 1. Sua organizao possui algum tipo de planejamento? Como ele conduzido (formal ou informalmente)? Explique. R: ATUALMENTE NO H UM PLANEJAMENTO DE MDIO A LONGO PRAZO, POIS A INSTITUIO EST PASSANDO POR UM PROCESSO DE RESTRUTURAO. A: O planejamento existe para dar mais confiana ao administrador na tomada de deciso, diminuindo sua margem de erro. 2. Existe na organizao formulao de planos e programas, em termos numricos, para exerccios futuros, em especial na rea financeira / oramentria? R: NO A: A formulao de planos e programas importante para administrar recursos e que fins podem ser dados a esses, a inteno ter processos mais transparentes. 3. Os resultados do planejamento so avaliados permanentemente? E, em caso de anomalias (distores), como so ajustados os resultados? R: NO A: importante ter um acompanhamento do planejamento trimestralmente, para que em caso de distores oramentarias sejam identificados e feitos os reajustes necessrios. Organizao 4. Sua organizao possui algum tipo de representao grfica da estrutura organizacional (cargos e funes)? R: SIM A: 5. Como os recursos humanos, materiais e tecnolgicos so integrados em sua organizao a fim de alcanar os seus objetivos estratgicos? R: A:

Liderana 6. Voc se julga um lder? Por qu? R: SIM, POIS SOU O ELO ENTRE A DIREO E OS FUNCIONRIOS, TENHO QUE LIDERA-LOS PARA QUE CONSIGUAM O MELHOR RESULTADO PARA A EMPRESA, PARA ISSO TENHO QUE AGIR DE FORMA CONCILIADORA, VISTO QUE A EMPRESSA POSSUI VRIAS REAS E QUE POR MAIS DIFERENTES QUE SO TEM DE TRABALHAR EM CONJUNTO. A: O gerente Andr tem as caractersticas de um lder e um prazer trabalhar com um chefe respeitoso e dedicado.

7. Qual o papel do lder na sua organizao? Quem so eles (cite cargos ou nomes)? R: So os responsveis pelo andamento da Instituio como um todo. Os lideres so o gerente e os responsveis por cada rea. A: O lder deve ser reconhecido pelos funcionrios, no apenas por seu cargo mas por suas atitudes. 8. Voc estimula novas idias, ouve e aceita as mudanas propostas pelos colaboradores e incentiva a criatividade dentro de sua organizao? Como faz isso? R: Novas ideias so sempre bem vindas mesmo que no sejam aceitas por vrios motivos, mas o mais importante que os funcionrios agreguem valor ao seu servio. A: Por o ambiente ser propicio a competividade, de pratica aproveitar o que cada um tem a acrescentar. 9. Como voc motiva os colaboradores a produzir mais e melhor? R: Incentivando e elogiando seu trabalho, alm de mostrar nossa preocupao com eles. A: importante ter um ambiente saudvel para que todos trabalhem com vontade. 10. O sistema de comunicao, ou seja, a transmisso de informaes dentro da organizao realizada de forma eficaz e eficiente? Quais os principais problemas de comunicao existentes? R: Sim, so feitas vrias reunies, onde so debatidos problemas e solues. A: Por o trabalho ter certo risco envolvendo vidas, no se pode ter espao para falhas nesse segmento. 11. Voc consegue processar a sinergia organizacional de tal forma que todos colaboradores trabalhem para um mesmo objetivo, em ltima instncia, buscando a satisfao de seus clientes internos e externos? R: Nem sempre conseguimos que todos trabalhem em conjunto.

A: O trabalho deve ser voltado a satisfao geral. 12. Existe programa de treinamento em sua empresa? Se no existe pretende implantar? R: Sim Cada responsvel tem que realizar a educao continuada. A: O programa de treinamento importante para manter o funcionrio atualizado e motivado. 13. Voc consegue conjugar todos os atos e esforos de sua equipe de trabalho? R: A: Controle 14. Existem instrumentos, os quais demonstram a exposio escrita sobre os diversos aspectos das operaes da empresa, como por exemplo, relatrios gerenciais, no trmino de cada exerccio? R: No, s o balano contbil feito pelo contador. A: Tais relatrios ajudam na transparncia. 15. Quais instrumentos de controle, que voc utiliza para checar seu sistema de gesto? R: No temos um instrumento de controle eficiente. O que geralmente ocorre e a percepo diria do que est acontecendo. A: Instrumentos de controle poderiam ajudar a ter um planejamento de mdio a longo prazo. 16. Existe, na organizao, algum sistema de gerenciamento pela Qualidade Total, Meio Ambiente, Responsabilidade Social e de Segurana e Higiene no Ambiente de Trabalho? Se no existir, pretende implantar? Qual? Quando? R: Somente no que diz respeito na segurana e higiene no trabalho A: De acordo como foi colocado pelo gestor a organizao possui sistema de gerenciamento somente no que diz respeito a segurana e higiene no ambiente de trabalho. Misso 17. A organizao possui uma misso? Qual ? R: Sim A: Amor, moradia, dignidade, lazer assistncia medica. Amparar pessoas idosas, carentes ou no, esta a misso do lar Ceclia Ferraz, a casa do vov.

Negcio 18. Como voc considera seu o negcio? R: Altamente lucrativo se bem gerenciado, pois a populao est ficando idosa e esse ramo de atividade sem dvida um servio que ser cada vez mais necessrio. A: De acordo como foi colocado pelo gestor o negocio altamente lucrativo. 19. O que voc pretende conquistar neste negcio? R: Excelncia no atendimento. A: De acordo como foi explicado pelo gestor se busca a excelncia no atendimento. 20. Qual a viso que voc tem de seu negcio hoje? E qual a perspectiva para os prximos anos? R: Hoje a instituio estabelecida e com boa reputao, sendo possvel ampliar com novas unidades. A: O negocio tem a estrutura completa para receber pacientes idosos na situao que for, no caso de faltar algum equipamento feito o possvel para suprir tal necessidade. Para sempre buscar a excelncia nos servios e expandir a estrutura. Isso aliado a profissionais qualificados e nova gesto a perspectiva de ampliar com novas filiais. Objetivos 21. Quais os principais objetivos da sua organizao? R: A: 22. Quando voc determina suas metas organizacionais, como mensurado o tempo para realizao do cumprimento dessas metas? R: Depende do que ficou acertado nas reunies, como so mensais cada responsvel tem em mdia um ms. A: O cumprimento das metas no prazo certo relevante para todos os departamentos se interagirem. 23. Quando os objetivos organizacionais so atingidos, qual o prximo passo a ser seguido? E o que ocorre quando no so atingidos? R: Quando so atingidos avaliamos se foi bom, quando no so atingidos procuramos explicaes para os erros e solues para conseguirmos as mudanas. A: De acordo com o explicado os objetivos organizacionais nem sempre so atingidos, porem so procuradas solues para os objetivos serem alcanados.

Mercado 24. Em termos especficos, como voc faz para sobreviver no mercado competitivo? Em relao ao mercado competitivo, quais so suas estratgias para realizar estes objetivos? R: Nesse ramo a mais demanda do que ofertas, Como somos uma Instituio com boa reputao, temos muita demanda, o que a longo prazo pode ser um estimulo a abrir novas unidades. A: Manter a qualidade e satisfao geral. Parceiros 25. Quais so seus parceiros atuais e futuros? Como eles contribuem e/ou podero contribuir para o seu negcio? R: Nossas parcerias dizem respeito ao atendimento ao idoso. Temos parcerias com faculdades e escolas tcnicas que preparam profissionais qualificados. No que diz respeito ao futuro pretendemos continuar com essas parcerias. A: Como foi colocado a instituio conta com parceiros que contribuem e agregam valor, e devem ser mantidos esses laos. 26. Defina seus clientes potenciais e quais sero seus futuros clientes-alvo. R: Todas as famlias que tem uma pessoa idosa que necessita de cuidados especiais. A: De acordo com a gerencia os clientes alvo continuaro sendo pessoas idosas que necessitam de cuidados. Concorrentes 27. Quais so seus principais concorrentes diretos e indiretos? R: Clinicas e hospitais que tem atendimento para pessoas da terceira idade. A: De acordo com o gerente os principais concorrentes so clinicas e hospitais. Diferencial de competitividade 28. O que torna sua organizao diferente da de seus concorrentes? R: A experincia no atendimento e uma reputao que a torna a primeira opo de procura pela populao. No geral todos os concorrentes realizam os mesmos servios. Algo novo nesse ramos so pequenas mudanas no que diz respeito as famlias, pois tudo que pode ser feito atualmente a uma pessoa idosa j feita. A: De acordo com o gerente Andr a experincia no atendimento e a reputao o diferencial que faz a populao procurar primeiramente os servios da casa do vov. Planejamento estratgico Ambiente Interno - Para os itens abaixo, levantar ao menos cinco quesitos para cada um dos itens (foras e fraquezas). Fatores a serem considerados: sistema de

informao, recursos humanos, materiais, financeiros e tecnolgicos, os controles internos, a filosofia, a cultura, a estrutura organizacional, e a estrutura fsica, a imagem institucional, o estilo gerencial, a qualidade dos produtos e servios, etc. - Foras (Pontos fortes): Estrutura fsica; Imagem; Qualidade dos servios - Fraquezas (Pontos fracos): Recursos humanos, gesto; Ambiente Externo - Para os itens abaixo, levantar ao menos cinco quesitos para cada um dos itens (Ameaas e oportunidades). Cenrios a serem considerados: poltico-legal, tecnolgico, scio-cultural, econmico, demogrfico, empresarial e outros j citados para avaliao do ambiente externo. - Ameaas: Concorrncia futura, falta de planejamento - Oportunidades: Demanda crescente, pouca concorrncia atual. A: De acordo com o gerente na questo de planejamento estratgico, o ambiente interno conta como pontos fortes a estrutura fsica, a imagem e a qualidade nos servios. As fraquezas do ambiente interno esto relacionadas gesto e aos recursos humanos. No ambiente externo a falta de planejamento e a concorrncia futura entram como ameaas, porem esse quadro pode ser revertido devido as oportunidades de demanda crescente e pouca concorrncia atual. Problemas 29. Em sua percepo de gestor, enfoque quais os principais problemas vivenciados pela sua organizao? Quais as reais possibilidades de soluo para cada um deles? R: O principal problema e a falta de uma gesto mais eficiente, com mais delegao de poderes. Onde seria possvel realizar um planejamento mais dinmico. A falta de planejamento deixa a Instituio atrasada em relao a concorrncia. Essa falta de planejamento muitas vezes gera prejuzos a mdio e curto prazo. A: De acordo com o gerente para uma gesto mais eficiente deve se ter mais delegao de poderes, o que em sua opinio tornar o planejamento mais dinmico. 30. Cite outras consideraes que julgar relevantes para o melhor desenvolvimento deste projeto de Estgio Supervisionado. R: Por se tratar de uma empresa familiar, sua gesto tem muitas peculiaridades, que muitas vezes podem interferir negativamente na Instituio. Mesmo a Instituio tendo um servio de tima qualidade, e est num ramo de atividade com poucos concorrentes essa gesto pode atrasar por exemplo numa futura ampliao no atendimento. Visto que a demanda por esse tipo de servios s tende a aumentar e percebe-se esto surgindo novos concorrentes. A: Como foi colocado pelo gerente h problemas de gesto solucionveis e preocupao com novos concorrentes.

Concluso O trabalho teve a importncia de fazer a descrio da observao da organizao, identificando falhas e problemas. Para solucionar as dificuldades encontradas junto a gesto para melhor administrar a organizao. A importncia desse questionrio foi alcanada, os problemas foram identificados e relatados formalmente a vice-presidente. Que tomou nota e segue os esforos para melhorar o planejamento estratgico da instituio. Com o aval da presidente o questionrio foi aplicado ao gerente Andr, que respondeu as questes com sinceridade. A fim de dar embasamento cientifico as pesquisas e trabalhos que esto sendo descritos. Tendo conhecimento que tiveram reunies informais em que foram debatidas as mesmas questes, ficou estabelecido que se devesse dar mais ateno na questo do planejamento da instituio. Sendo o departamento que mais requer ateno no momento, tambm o que mais estamos trabalhando. necessrio ressaltar que a empresa por ser uma organizao particular e filantrpica em fase de restruturao possui um planejamento em longo prazo, que esta sendo repensado. Nas questes de liderana o gerente e a vice-presidente quando questionados se eram lideres responderam que sim, e que todos com competncia em suas reas tinham o papel de exercer a liderana. J a presidente quando questionada a mesma pergunta respondeu convicta que no e humildemente falou ser abenoada por Deus. As questes de controle fogem do controle do gerente, porem medidas j foram tomadas para soluciona-los. Como a implementao de ferramentas de controle, que prometem sanar os problemas. Abrindo espao para outras atividades, a organizao poder se reestruturar para ampliar seus horizontes. Nas questes dos problemas fica evidente que a empresa vem passando por duras cobranas, principalmente na rea da gesto. Tentam saber administrar o peso que depositado sobre a casa do vov, entendem que a medida que crescem so mais cobrados. Por ser uma das pioneiras nesse segmento, normal tal cobrana tanto da vigilncia sanitria como da comunidade do Distrito Federal. Em defesa faltam dados suficientes para saber o patamar de servios que esto oferecendo aos clientes e em relao a possveis ameaas externas (como o exemplo de servio que o ministrio do turismo faz para classificao dos hotis). Para os problemas relatados buscar a soluo mais eficiente, para assim poder continuar atendendo com a mesma excelncia os idosos e aprimorando seus servios, para que possa continuar servindo de modelo a ser seguido pelos demais asilos de Braslia.

Vous aimerez peut-être aussi