Vous êtes sur la page 1sur 13

RESUMO DE CIENCIAS

a) BIOMAS

TUNDRA - imensa plancie gelada; - latitudes superiores a 60 N; - durante o inverno a temperatura desce abaixo dos 30C; - no vero (dois meses), os dias so longos; temperatura mdia 5C. FLORESTA DE CONFERAS - constituda por pinheiros e abetos; - regies a sul da tundra; - latitudes entres os 45 N e os 60N; - Inverno muito frio e precipitao (neve) abundante. SAVANA - grandes extenses de plancies com ervas altas, rvores e arbustos; - clima: estao seca (pode durar at 10 meses) seguida de um perodo de chuva abundante. DESERTO - clima baixa pluviosidade; grandes amplitudes trmicas; (em alguns desertos no chove durante anos) FLORESTA TEMPERADA CADUCIFLIA

- so abundantes em regies onde as estaes do ano so bem demarcadas; - clima - vero ameno; temperaturas relativamente baixas; precipitao regular durante todo o ano. CHAPARRAL - regies junto ao mar; - constitudos por florestas e matagais de folha persistente; - clima o inverno suave e o vero quente e seco. FLORESTA TROPICAL - possuem a maior biodiversidade do Planeta; - clima estvel ao longo do ano; temperaturas e pluviosidades elevadas. PRADARIA - vegetao rasteira; - clima - quento e seco no vero e muito frio no inverno. b) INTERAES SERES VIVOS AMBIENTE

Para a sua sobrevivncia, todos os seres vivos necessitam de: - temperatura; - disponibilidade de gua; - salinidade; - existncia de outros seres vivos. A Terra um sistema muito complexo porque a Vida na Terra evolui na dependncia de todos estes fatores.

Nota: os ambientes naturais formam-se sem a interveno humana (Montanha, Oceano, Floresta, Ambiente do rtico).

ECOSSISTEMA BITIPO COMUNIDADE POPULAO ESPCIE ESPCIE todos os seres vivos semelhantes que se reproduzem entre si; POPULAO conjunto de seres vivos da mesma espcie que vivem numa determinada rea e num determinado momento; COMUNIDADE ecossistema; conjunto de seres vivos de um

ECOSSISTEMA conjunto formado pela comunidade, pelo bitopo e pelas interrelaes que se estabelecem entre si. NOTA: O local onde vive uma espcie o seu HABITAT.

c)FATORES DO AMBIENTE - Como interagem os seres vivos com o ambiente? Num ecossistema, os seres vivos estabelecem relaes entre si fatores biticos.

Mas os seres vivos tambm so influenciados pelo meio fatores abiticos.

FATORES ABITICOS Os fatores abiticos com maior influncia nos seres vivos so: - LUZ - TEMPERATURA deslocam - PLUVIOSIDADE - HUMIDADE - SUBSTRATO (sobre o qual se (gua e solo)

1)

LUZ

FOTOTROPISMO movimento que as plantas fazem em direo a uma fonte de luz, ou no sentido contrrio (girassol vai seguindo o sol) O FOTOPERODO o perodo de luz que existe ao longo das 24 horas de um modo geral, os seres vivos so influenciados pelo fototropismo.

INFLUNCIA DA LUZ NAS PLANTAS:

As plantas necessitam de luz para o seu crescimento e desenvolvimento, j que utilizam-na para produzir o seu prprio alimento. H plantas que florescem no inverno altura em que os dias so mais curtos e as noites mais longas; h outras que florescem na primavera, perodo em que os dias so longos e as noites mais curtas.

INFLUNCIA DA LUZ NOS ANIMAIS - ATIVIDADE: H animais que permanecem sempre ativos, independentemente do fator fotoperodo (os lees, desde que queiram caar, so ativos de dia e de noite). Outros animais s se mostram ativos durante a noite (animais noturnos), tal como a coruja. Animais como o morcego ficam ativos ao por do sol.

O fotoperodo tambm influencia os ciclos reprodutivos de muitos animais ( as trutas desovam em novembro dias curtos e noites longas)

A migrao uma reao de certas espcies animais ao fotoperodo (andorinha do mar passa a maior parte da sua vida luz do dia procura locais onde haja longos perodos de dia)

LUCFILOS so seres vivos que se sentem atrados pela luz (borboleta) LUCFUGOS so seres vivos que no suporta a luminosidade (bicho da conta) 2) TEMPERATURA

- Influncia da temperatura nos animais

Para sobreviver, cada organismo tem de ser capaz de resistir s variaes de temperatura que ocorrem no seu habitat.
Algumas aves (pinguim) e mamferos (boi almiscarado) resistem s temperaturas baixas devido ao seu revestimento corporal e camada de gordura que possuem. Aves e mamferos possuem adaptaes que lhe permitem manter a temperatura do corpo constante, independentemente das variaes de temperatura do ambiente. A estes animais chamamos de HOMEOTRMICOS - na maioria dos mamferos, o corpo coberto por pelos. Para alm de outras funes, a pelagem funciona como uma camada isolante para evitar perdas de calor. Os rpteis variam a sua temperatura de acordo com a temperatura ambiental so designados POIQUILOTRMICOS

HIBERNAO uma reao comportamental dos animais a temperaturas muito baixas, fazendo com que os animais entrem numa espcie de sono profundo. (tartaruga, esquilo,) ESTIVAO uma reao comportamental dos animais a temperaturas muito elevadas, reduzindo ao mnimo a atividade do organismo. (caracol, ) MIGRAO movimento que os animais fazem durante o inverno para climas mais quentes , onde h abundncia de alimento para a sua sobrevivncia e reproduo. (cegonha,)

- Influncia da temperatura nas plantas

Tambm as plantas apresentam adaptaes que lhes permite sobreviver e reproduzir onde as temperaturas podem atingir valores muito baixos/elevados:

Algumas plantas esto bem adaptadas a temperaturas elevadas, como o caso do cacto (reduzem as folhas a espinhos) Outras plantas, como o musgo e algumas espcies de pinheiros so mais resistentes a temperaturas baixas. Para resistir a temperaturas baixas, as plantas tm vrias estratgias:

- O milho resiste ao frio passando o Inverno na forma de sementes.

- A tulipa perde a parte area, ficando reduzida a bolbos nos meses frios.

- O pltano perde as folhas, reduzindo a actividade e a energia desperdiada.

3) PLUVIOSIDADE

A pluviosidade a quantidade de chuva que cai numa determinada regio e num determinado perodo de tempo. - A distribuio das plantas depende, em grande parte, deste fator.

4) HUMIDADE A humidade a quantidade de gua que existe na atmosfera ou no solo. Seres vivos:

- hidrfilos seres vivos que vivem permanentemente na gua (nenfar); - higrfilos seres vivos que vivem em locais muito hmidos (r, caranguejo); - mesfilos seres vivos que tm necessidade moderada de gua (carvalho); - xerfilos seres vivos que vivem em locais com pouca gua e baixa humidade atmosfrica (cacto, camelo);

5)

SUBSTRATO

O substrato composto por gua e solo. As caratersticas do substrato, como por exemplo, a salinidade e a disponibilidade em nutrientes, so igualmente importantes para a sobrevivncia dos organismos. 6) GUA

A gua o principal constituinte dos seres vivos. Sem ela no existiria Vida, tal como a conhecemos. - A concentrao de sais na gua salinidade o principal fator qumico que condiciona a existncia dos seres vivos nos meios aquticos. - A luminosidade o principal fator fsico que limita a existncia de seres vivos na gua (algas zonas de guas pouco profundas maior intensidade luminosa; )

7)

SOLO

O solo constitudo por matria mineral, matria orgnica, seres vivos, gua e ar. - matria orgnica (hmus) restos vegetais;

Nota: O solo indispensvel vida das plantas que so consumidas por herbvoros, os quais, por sua vez, alimentam os predadores.

FATORES BITICOS Interaes que os seres vivos de um ecossistema estabelecem entre si que permitem a manuteno de populaes estveis. - RELAES INTERESPECFICAS Estas relaes ocorrem entre seres vivos de espcies diferentes. So, na sua maioria de carter alimentar ou defensivo e classificam-se em funo dos benefcios ou prejuzos que causam nos indivduos implicados. 1) PREDAO uma relao com benefcio para um dos seres vivos (predador) em que o outro (presa) prejudicado - interao (+) / (-). O predador mata a presa para se alimentar. 2) COMPETIO uma relao na qual dois seres vivos competem pelos mesmos recursos (alimentares, territrio,

luz,) (interao (-) / (-). Nesta relao, os organismos intervenientes so designados competidores e prejudicam-se mutuamente. NOTA A predao e a competio as relaes biticas mais importantes como fatores reguladores da densidade populacional. Em conjunto contribuem para evitar a formao de superpopulaes, que comprometam o equilbrio dos ecossistemas. A predao acaba por beneficiar as populaes porque os predadores caam os animais mais frgeis ou doentes. 3) PARASITISMO - o parasitismo uma relao na qual um dos seres vivos beneficiado (parasita) e ou outro prejudicado (hospedeiro) (interao (+) / (-). O parasita, de menor dimenso, alimenta-se custa do hospedeiro. No entanto, da relao de parasitismo no resulta a morte imediata do hospedeiro. (carraa alimenta-se do sangue do co ou gato) 4) COOPERAO uma relao em que ambos os seres vivos intervenientes beneficiam (interao (+) / (+).) 5) MUTUALISMO uma relao em que ambos os seres vivos intervenientes beneficiam e so muito dependentes um do outro, apesar de poderem viver tambm de forma independente (interao (+) / (+).) - quando a associao obrigatria e indissocivel, isto , a sobrevivncia de ambas as espcies s garantida se permanecerem intimamente ligadas, diz-se que as espcies vivem em SIMBIOSE. (interao (+) / (+).) 6) COMENSALISMO uma relao na qual um dos seres vivos intervenientes beneficia (comensal) e o outro no afetado (interao (+) / (0).)

7) AMENSALISMO uma relao na qual um dos seres vivos intervenientes prejudicado e o outro no afetado (interao (-) / (0).)

- RELAES INTRA-ESPECFICAS So as relaes que ocorrem entre seres vivos da mesma espcie. 1) COOPERAO INTRA-ESPECFICA uma relao em que os indivduos contribuem para o benefcio do grupo (os macacos fazem a desparatisao uns dos outros, reforando a unidade do grupo)

COLNIA seres vivos da mesma espcie que vivem intimamente ligados e, em geral, quando se d a separao de um elemento este morre. SOCIEDADE Grupos de indivduos da mesma espcie, em que h uma hierarquia social, em que cada indivduo ocupa um determinado lugar.

Vous aimerez peut-être aussi