Vous êtes sur la page 1sur 16

COMANDO LGICO PROGRAMVEL CLP Compilao.

CONTROLADOR LGICO PROGRAMVEL (CLP)

01. CONCEITO 02. CONSTRUO 03. OPERAO DO CLP 04. VARREDURA DO CLP 05. CAPACIDADE DO CLP 06. CONFIGURAO DE CLP 07. EQUIPAMENTOS ASSOCIADOS 08. DIMENSIONAMENTO DO CLP 09. COMUNICAO DE DADOS 10. TERMINAL DE PROGRAMAO 11. SISTEMA DE COMUNICAO

2 3 4 5 6 7 9 10 10 10 11

CTEAD Centro de Tecnologia e Educao a Distncia.

COMANDO LGICO PROGRAMVEL CLP Compilao. 2

1. Conceito

O controlador lgico programvel (CLP) um equipamento eletrnico, digital, baseado em microprocessador, que pode: 1. Controlar um processo ou uma mquina; 2. Ser programado e reprogramado rapidamente; 3. Ter memria para guardar o programa. O programa do usurio inserido no CLP atravs de microcomputador, teclado numrico porttil ou programador dedicado. Depois de carregado o programa, o programador desconectado do CLP. Como o CLP fcil de projetar e instalar e relativamente barato, quando comparado a um SDCD, ele o sistema digital default para coletar dados de processo. O CLP foi projetado para uso em automao de fabrica, quando a operao requeria tarefas muito rpidas, repetitivas, como em linhas de montagem. Estas exigncias no so tpicas de uma planta de processo, mas h algumas operaes que podem usar as capacidades poderosas de um CLP, principalmente as de alarme e intertravamento. O CLP de hoje pode ser muito mais eficiente para executar sequenciamento, operaes de alarme e de intertravamento. O controle em tempo real para intertravar motores e equipamentos relativos se tornou muito prtico dentro do CLP usado no mundo do controle de processo. Um bom exemplo disto o controle de processo de batelada com funes de gerenciamento do processo configurado atravs de um computador pessoal ou estao de trabalho de operao do tipo PC. O controlador lgico programvel varia na complexidade da operao que ele pode controlar, mas ele pode ser integrado em redes de comunicao digital com outros CLPs, computadores pessoais, sistemas de analise, sistemas de monitorao de maquinas rotativas e SDCDs, Geralmente, mas nem sempre, estas redes so ponto a ponto, significando que um CLP pode falar com outro diretamente sem ir atravs de outro equipamento intermedirio. O CLP pode ser uma alternativa, econmica, do SDCD, onde no so envolvidas estratgias de controle de malha de processo sofisticadas. As aplicaes tpicas de CLP so: 1. 2. 3. 4. 5. Parada e partida de equipamentos; Alarme e intertravamento de segurana; Movimentao de leo e gs; Engarrafamento e empacotamento; Processo de batelada simples.
CTEAD Centro de Tecnologia e Educao a Distncia.

COMANDO LGICO PROGRAMVEL CLP Compilao. 3

As vantagens do CLP so: 1. 2. 3. 4. 5. Excelente capacidade de manipular lgica, sequencial e intertravamento; Programao ladder de fcil entendimento; Custo baixo, permitindo a personalizao das funes do produto; Pode operar em ambiente hostil; Altssima confiabilidade, sendo um produto comprovadamente fcil de se manter; 6. Oferece alto nvel de flexibilidade e escalabilidade; 7. Possui tamanho compacto e requer pouco espao. As desvantagens do CLP no controle de processo so: 1. no determinstico, ou seja, sem habilidade de prever o tempo de resposta, que desastroso para o controle PID. O CLP determinstico somente se a interrupo de tempo real for disponvel e usada para PID; 2. Limitado em sua capacidade de fazer controle PID contnuo, principalmente em controle multivarivel; 3. Dificuldade de implantar tcnicas de otimizao de controle, tipicamente disponveis nos SDCDs; 4. Necessidade de computador pessoal para interfacear com os controles de processo e outras operaes mais complexas; 5. No possui interface homem-mquina, requerendo uso de um computador pessoal, quando for necessria esta interface; 6. Necessidade de configurar o CLP em separado da configurao do PC e do SDCD, em sistemas combinados; 7. Geralmente o fabricante de CLP no possui especialistas em controle de processo.

2. Construo

O CLP fica condicionado em gabinetes com dimenses adequadas para alojar os seus componentes. O arranjo interno deve permitir o acesso livre aos componentes substituveis (tipo plug in) para facilitar a manuteno e expanso. Cada gabinete deve ter uma placa de identificao de acrlico com o nmero do CLP e do gabinete, fixado por rebites ou parafusos em local visvel. Cada mdulo I/O e a fiao interna de todos os mdulos do sistema devem ser identificados pelo mtodo padronizado. A identificao pode fixada com arame, fitas adesivas ou qualquer outro modo aceitvel. Os gabinetes devem ser resistentes corroso. Eles devem ser tratados contra corroso com pintura ou revestimento externo por um processo eletrosttico. A cor de acabamento dos gabinetes geralmente cinza claro (Munsell 065).
CTEAD Centro de Tecnologia e Educao a Distncia.

COMANDO LGICO PROGRAMVEL CLP Compilao. 4

Blocos terminais com fusveis devem ser usados para sinais analgicos e solenides. A fita terminal deve ser separada de acordo com o tipo de sinal (4 a 20mA, sensores de temperatura a resistncia, termopares, sinais discretos de chaves). Os condutores com a alimentao de 127 V ca devem ser igualmente segregados. A fita terminal deve ter classe de isolao adequada, tpica de 750 V. Os cabos internos devem ser do tipo prova de chama e de acordo com as cores padronizadas.

3. Operao do CLP

Como todo sistema digital, o CLP opera de modo descontnuo, por ciclos de varredura. O CLP recebe sinais do processo atravs de seus mdulos de entrada e atua nos elementos finais de controle atravs de seus mdulos de sada. Esta atuao vai depender do status dos sinais de entrada, do programa (ladder) que o CLP executa e do status dos sinais de sada.

Fig. Esquema de funcionamento do CLP

CTEAD Centro de Tecnologia e Educao a Distncia.

COMANDO LGICO PROGRAMVEL CLP Compilao. 5

4. Varredura do CLP

Embora possa haver pequenas diferenas entre CLPs, especialmente o que eles fazem durante a inicializao, o ciclo de varredura de trs passos sempre o mesmo: 1. Passo de inicializao preprogramado, que executado uma vez, sempre que o CLP colocado em modo de operao (RUN), antes que os trs passos do ciclo de varredura sejam executados pela primeira vez. 2. Os ciclos de varredura de trs passos consistem de: a) Uma varredura de entrada. O CLP l os dados de todos os mdulos de entrada (adquirindo dados de sensores ligados aos mdulos de entrada). Este dado de entrada colocado em uma rea da memria do mdulo da CPU reservado para imagens dos dados de entrada; b) Varredura do programa do usurio. O programa de controle escrito pelo usurio rodado uma vez, do inicio at o fim. O programa contm instrues para examinar dados da imagem de entrada e para determinar que valores o CLP devam colocar nas sadas que vo para os atuadores. O CLP no escreve os dados de sada nos mdulos de sada ainda, mas a salva em uma rea da memria RAM da CPU reservada para imagens dos dados de sada. O programa do usurio pode examinar e alterar todas as reas endereveis da memria RAM. (Isto significa que os dados de imagem da entrada podem ser alterados pelo programa do usurio e os dados de sada podem ser examinados). Alguma memria RAM no enderevel, de modo que ela no pode ser alterada pelo programa do usurio. O programa do usurio, por exemplo, no est em uma memria enderevel. c) Uma varredura de sada. Durante este passo, o CLP copia todos os dados da rea da imagem de sada da CPU para os mdulos de sada. Cada vez que o CLP termina um ciclo de varredura e comea outro, o sistema operacional tambm roda um timer watchdog. O timer watchdog roda enquanto executado o ciclo de varredura. Se o timer watchdog atinge seu valor pr-ajustado antes de ser reiniciado (se um ciclo de varredura leva um tempo anormalmente grande para terminar), o CLP vai imediatamente para o modo de falha (fault) e para de operar.
CTEAD Centro de Tecnologia e Educao a Distncia.

COMANDO LGICO PROGRAMVEL CLP Compilao. 6

Depois de falhar, o CLP geralmente requer a interveno do operador para voltar a operar. A maioria dos CLPs possui programa operacional com diagnstico de falhas.

Fig. Ciclos da varredura do CLP

Fig. Varredura e interrupo

5. Capacidade do CLP

Cada CLP deve apresentar a seguinte capacidade bsica: a. b. c. d. e. Coleta de sinais analgicos e discretos; Sadas de sinais analgicos e discretos; Execuo de sequencias e controle PID; Interfacear outros equipamentos digitais; Capacidade de comunicao com a Estao de Operao, quando houver SCADA.

CTEAD Centro de Tecnologia e Educao a Distncia.

COMANDO LGICO PROGRAMVEL CLP Compilao. 7

6. Configurao de CLP

A configurao das seguintes funes mnimas deve ser possvel: a. Rel bsico; b. Temporizao no ligamento, desligamento, retentivo ou no, com base e tempo de 1 e 0,1 s; c. Contador crescente ou decrescente; d. Transferncia de blocos; e. Transmisso por exceo de mudana de status; f. Lgica booleana (AND, OR, NO); g. Operaes matemticas (soma, subtrao, multiplicao, diviso, raiz); h. Sequenciadores; i. Comparadores (maior, menor, maior ou igual, menor ou igual, igual, no igual); j. Linearizadores; k. Controle PID; l. Calculo matemtico de ponto flutuante para a correo da vazo devida presso e temperatura; m. Integrao de vazo instantnea durante intervalo de tempo; n. Filtro de sinais analgicos; Todo CLP deve ter um cdigo de identificao alfanumrico que deve registrar em sua memria e ser acessvel tanto localmente pelo terminal de programao como remotamente pela Centro de Superviso e Controle. Os programas de operao devem ser armazenados em memria EPROM. As memrias RAM de armazenamento devem ser protegidas por baterias. Valores referentes composio do gs devem ser localmente (manual ou por entrada analgica) ou remotamente carregados pelo Centro de Superviso e Controle. Todos os dados, parmetros e verses de programa devem ser acessveis do terminal de programao. O CLP deve totalizar a medio de transferncia de custdia. Esta totalizao se refere soma das vazes parciais em cada seo de medio e deve ter de 1 a 4 canais de medio. Os controladores PID devem permitir, localmente, do terminal de programao ou, remotamente, pelo Centro de Superviso e Controle, a determinao, entre outras coisas, do valor do ponto de ajuste, o modo de operao (automtico ou manual), os parmetros de ganho, os fatores derivativo e integral. O controlador deve tambm permitir o ajuste da banda morta do erro. O CLP deve remotamente soar o alarme no Centro de Superviso e Controle em cada ocorrncia de falha.

CTEAD Centro de Tecnologia e Educao a Distncia.

COMANDO LGICO PROGRAMVEL CLP Compilao. 8

O CLP deve permitir a programao atravs de programa configurvel de alto nvel. O CLP deve ser capaz de executar a repartida automtica na volta da falha de alimentao. O CLP foi criado para substituir rels eletromecnicos e por isso programado usando lgica de rels. Quando o CLP comeou a ser aplicado em controle PID de processo mais complexo, foi necessrio criar linguagem de programao mais poderosa, como a de Blocos de Funo. Cada CLP deve ser configurado separadamente. requerida disciplina para evitar duplicao de tags de processo. Estratgias complexas so geralmente confinadas a CLPs individuais. PC deve ser configurado para se comunicar com cada CLP para achar as variveis especficas, depois configurado para telas e depois para histrico e depois para tendncias. Sistemas com CLP usualmente possuem bases de dados mltiplas para configurar e se manter casadas.

Fig. Armrio de um CLP

Fig. Diagrama de blocos do CLP

CTEAD Centro de Tecnologia e Educao a Distncia.

COMANDO LGICO PROGRAMVEL CLP Compilao. 9

7. Equipamentos associados

A instrumentao de campo (transmissores, chaves) ligada ao CLP deve ser alimentada pelo CLP. 1. Atravs dos mdulos de entrada e sada 2. Atravs de fonte externa de 24 V cc, mas disponvel no CLP. O CLP deve ter LEDs, na parte frontal dos mdulos, fonte e CPU, para indicar suas condies de operao. Todas as conexes do CLP (cada porta de comunicao I/O e conexo de fonte de alimentao) devem ter proteo contra transientes. Cada CLP deve ter um clock interno permitindo o registro de ocorrncias de alarme e de evento com tempo estampado. O equipamento no deve gerar interferncia que possa atrapalhar a operao de outros equipamentos eletrnicos, nem ter sua operao afetadas por estes equipamentos. Todos os mdulos de entrada e sada (I/O) devem trabalhar permanentemente energizados, nas condies normais de operao. Cada mdulo I/O deve ter um fusvel de proteo individual. Cada mdulo de entrada deve ter, no mnimo, as seguintes caractersticas: 1. Isolador ptico para os sinais de campo e circuitos internos lgicos (mnimo de isolao de 1500 V). Esta isolao deve ser independente para cada mdulo I/O. 2. Proteo contra transientes de tenso, picos de corrente, transitrios e interferncia de 60Hz, interferncia de rdio freqncia e descarga atmosfrica. 3. Proteo contra inverso de polaridade. Os mdulos de entradas discretas devem ter filtros e LEDs para indicar status da entrada (ligada ou desligada). Os mdulos de entradas analgicas devem ser capazes de operar com os sinais padro de 4 a 20 mA, para transmissores de 2 ou 4 fios. O CLP tambm deve ter mdulos de entrada para receber sinais de RTD (PT 100) e termopares (com juntas de compensao). As sadas discretas devem ter as seguintes caractersticas: 1. Contatos secos normalmente abertos; 2. Capacidade de contato de 2 A, a 24 V cc, 1 A a 125 V cc ou 2 A a 127 V Ca; 3. Tipo rel. Quando a fonte de alimentao no for interna ao CLP, este rel deve ser externo ao mdulo de sada discreto; 4. Cada sada analgica deve ter as seguintes caractersticas;
CTEAD Centro de Tecnologia e Educao a Distncia.

COMANDO LGICO PROGRAMVEL CLP Compilao. 10

5. Alimentar cargas com impedncia de at 1000 W; 6. Ajuste independente de zero e de amplitude de faixa, para cada canal.

8. Dimensionamento do CLP

Cada CLP deve ser dimensionado (mdulos eletrnicos, gabinetes de ligao, fiao, terminais) para o nmero total de entradas e sadas, especificadas na documentao. O CLP e gabinete devem ser fornecidos com todo equipamento necessrio para uma expanso futura de 15 % dos pontos totais, simplesmente pela insero de novos mdulos de I/O e cabos de instrumentos de campo, sem a necessidade de qualquer outro material. A fonte de alimentao deve ser capaz de suportar transiente de at 30% das variaes na tenso de entrada para um perodo de 10 segundos sem perturbar seu trabalho. A fonte de alimentao deve ter suas sadas protegidas contra sobre tenso, sobtenso e sobre corrente e em qualquer um destes eventos, deve desligar automaticamente e se manter em seu estado at que o defeito seja corrigido.

9. Comunicao de dados

O CLP deve ter o equipamento e programa necessrios para se comunicar com o Centro de Superviso e Controle atravs de meios de comunicao. O CLP deve ter o equipamento e programa necessrios para se comunicar com o computador de vazo e Cromatgrafo, atravs de meios de comunicao serial. Esta comunicao deve ocorrer, preferivelmente, atravs do protocolo Modbus/RTU (da Modicon), embora outros protocolos digitais possam ser usados. O CLP deve se comunicar com os Computadores de vazo e Cromatgrafos, acessando todos os valores coletados e calculados, bem como os valores internos e alarmes do estado da operao.

10. Terminal de programao

O Terminal de Programao adequado deve ser um notebook, compatvel com a norma IBM PC, com as seguintes caractersticas: 1. Pentium IV, mnimo de 1,6 MHz;
CTEAD Centro de Tecnologia e Educao a Distncia.

COMANDO LGICO PROGRAMVEL CLP Compilao. 11

2. 256 MB RAM, expansvel para 512 MB; 3. Bateria de longa durao, com capacidade mnima de 2 horas de operao sem recarga; 4. Display LCD VGA, com tela de matriz ativa e com tela mnima de 10; 5. Drive de disco flexvel de 3 1/2 (1,44 MB); 6. Disco rgido de 10 GB, quando formatado, interface IDE, tempo de acesso mximo de 12 ms; 7. Unidade de leitura de CD-ROM, com uma velocidade de 52X ou maior; 8. TrackBall integrado; 9. Slot de expanso PCM CIA tipo II; 10. Porta paralela padro Centronics, para impressora; 11. Porta serial; 12. Conexes para teclado externo e monitor externo VGA. O notebook deve vir junto com uma fonte de alimentao ac/dc, cabos, maleta e uma srie de manuais do computador e acessrios. Os seguintes programas devem estar instalados: 1. Windows 2000 2. Utilitrios do CLP (para confeco de diagrama ladder ou bloco de funes) 3. Aplicativo para operao e manuteno de equipamentos em uso.

11. Sistema de Comunicao

A comunicao entre o CLP e o VSAT ser feita por meio de um RTUfep, que ter: 1. 2. 3. 4. 5. Computador com um processador 386, RAM de 8 MB; Disco em um chip de 16 MB; 2 portas seriais; Porta Ethernet (10 base T) com conector RJ 45; Tenso de operao 110/220 V Ca.

Para os equipamentos que requeiram comunicao atravs de links seriais, esta comunicao ocorre por meio de uma porta RS 485, usando o protocolo Modbus/RTU, da Modicon (Pimbus 300), com as seguintes caractersticas: 1. Velocidade de transmisso mnima de 9 600 baunds/segundo; 2. Mster de comunicao a ser executado pelo CLP. O sistema de comunicao deve tornar um canal disponvel para ligar o Centro de Superviso e Controle e todas as Estaes Remotas.

CTEAD Centro de Tecnologia e Educao a Distncia.

COMANDO LGICO PROGRAMVEL CLP Compilao. 12

CTEAD Centro de Tecnologia e Educao a Distncia.

COMANDO LGICO PROGRAMVEL CLP Compilao. 13

CTEAD Centro de Tecnologia e Educao a Distncia.

COMANDO LGICO PROGRAMVEL CLP Compilao. 14

CTEAD Centro de Tecnologia e Educao a Distncia.

COMANDO LGICO PROGRAMVEL CLP Compilao. 15

CTEAD Centro de Tecnologia e Educao a Distncia.

COMANDO LGICO PROGRAMVEL CLP Compilao. 16

CTEAD Centro de Tecnologia e Educao a Distncia.

Vous aimerez peut-être aussi