Vous êtes sur la page 1sur 3

Pesquisadores automatizam tcnica para diagnstico parasitolgico.

Novidade poder permitir diagnstico a distncia e aumentar a eficcia dos testes (divulgao)

URL: agencia.fapesp.br/12405

Diagnstico automatizado
01/07/2010 Por Alex Sander Alcntara Agncia FAPESP Aps desenvolver um mtodo considerado mais sensvel em relao aos convencionais para o diagnstico parasitolgico das fezes, um grupo de pesquisadores comea a testar a automatizao do sistema. De acordo com Jancarlo Ferreira Gomes, pesquisador dos Institutos de Biologia (IB) e de Computao (IC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a proposta da Tcnica Coproparasitolgica de TF-Test (Three Fecal Test) garantir diagnsticos de alta eficcia com baixo percentual de erro. Com a automatizao, pretendemos ampliar a modalidade do diagnstico parasitolgico das fezes, disse Agncia FAPESP . A automatizao envolveu duas etapas. A primeira se referiu anlise de imagens e regulagem e aquisio de imagem e deteco de estruturas parasitrias (em lmina de microscopia) por computador. A segunda foi justamente promover a interao do equipamento que contm cmera digital, platina motorizada e microscpio com o computador, para a realizao dos procedimentos de forma automtica, explicou Gomes. O processo automatizado ainda est em fase de testes, mas os resultados obtidos at agora so promissores. Nossa inteno que em mais um ano a automatizao esteja concluda e pr onta para ser industrializada e comercializada, disse. O TF-Test foi criado em 2004 por pesquisadores da Unicamp, em colaborao com colegas da Universidade de So Paulo (USP), da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Universidade Taubat (Unitau), e em parceria com a empresa Immunoassay.

Desde 2005, o kit comercializado para testes manuais. Atualmente, so vendidos cerca de 45 mil kits por ms a laboratrios de anlises clnicas. Gomes e colegas concluram a tcnica a partir do projeto Desenvolvimento de novos kits destinados ao diagnstico de parasitoses intestinais em amostras fecais, coordenado por Sumie Hoshino Shimizu, professora da Faculdade de Cincias Farmacuticas da USP, e apoiado pelo Programa FAPESP na modalidade Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE). Fizemos melhorias no TF-Test e obtivemos imagens de maior qualidade para deteco de estruturas parasitrias. A sensibilidade da tcnica est acima de 90%, afirmou. Segundo ele, a maior parte dos mtodos convencionais empregados nos exames de fezes para detectar parasitos apresenta diagnstico com sensibilidade entre 48% e 76%. Para aprimorar o diagnstico laboratorial das enteroparasitoses e a tcnica de TF-Test, o grupo finalizou em 2008 um projeto para anlises de imagens de parasitos intestinais, apoiado pela FAPESP por meio de um Auxlio Pesquisa Regular. Na atual etapa, que envolve o melhoramento da imagem, foram obtidas lminas mais limpas de impurezas fecais, comuns nos testes convencionais, e com maior concentrao de parasitos que as convencionais, segundo Gomes. Esse novo desdobramento da tcnica foi denominado de TF-Test Modified. Nas duas etapas finais, o projeto est sob a coordenao do professor Alexandre Xavier Falco, do IC da Unicamp. Atualmente, Gomes desenvolve o projeto de ps-doutorado Anlise automatizada de enteroparasitos para finalidade diagnstica, com Bolsa da FAPESP. Patentes O TF-Test Modified consiste na anlise a partir da coleta de trs amostras, realizadas em dias alternados. Cada coletor contm um lquido conservante base de soluo neutra de formalina, que conserva as estruturas coletadas por at 30 dias sem necessidade de refrigerao. Alm disso, usamos alguns reagentes para eliminao de impurezas fecais, explicou. Com as melhorias da tcnica foi possvel, segundo Gomes, detectar com maior exatido as estruturas de parasitos como a girdia, que de difcil diagnstico por meio de exames convencionais devido a seu complexo ciclo vital. A tcnica concentra as amostras, fazendo o diagnstico mesmo em casos mais difceis, em que o indivduo apresenta baixa e moderada intensidade de infeco. Nos testes tradicionais, muitos casos do como resultados falsos negativos, disse. Gomes afirma que a tcnica abrangente e permite detectar a maioria das espcies parasitrias. Ao fazer um levantamento epidemiolgico com o TF-Test convencional, concludo no incio de 2010, com 737 alunos da Escola Municipal Professor Jos Jurandyr Piva, no municpio de Pedreira (SP), os pesquisadores registraram alta positividade de enteroparasitos. Os resultados apontaram que 342 crianas estavam com enteropasitoses, sendo que 194 apresentavam parasitismo simples e 148 poliparasitismo. Atualmente trabalhamos com a validao das 16 espcies

de helmintos e protozorios mais prevalentes no Brasil. Nos estudos que realizamos, procuramos trabalhar a prevalncia e no a patogenicidade, pois nosso interesse foi validar a tecnologia, disse. O TF-Test resultou em duas patentes solicitadas pela empresa Immunoassay junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e outra solicitada World Intellectual Property Organization (WIPO). As duas fases posteriores que incluem a anlises de imagens e a atual fase de automatizao geraram mais quatro solicitaes de patentes, trs nacionais e uma internacional, solicitadas pela Agncia de Inovao da Unicamp (Inova).

Vous aimerez peut-être aussi