Vous êtes sur la page 1sur 51

WP 114 / 2012

ECONOMIA MOAMBICANA 2001-2010: UM MIX DE POPULISMO ECONMICO E MERCADO SELVAGEM


Joo Mosca

WP 114 / 2012

WORKING PAPER / DOCUMENTOS DE TRABALHO


O CEsA no confirma nem infirma quaisquer opinies expressas pelos autores nos documentos que edita. O CEsA um dos Centros de Estudo do Instituto Superior de Economia e Gesto da Universidade Tcnica de Lisboa, tendo sido criado em 1982. Reunindo cerca de vinte investigadores, todos docentes do ISEG, certamente um dos maiores, seno o maior, Centro de Estudos especializado nas problemticas do desenvolvimento econmico e social existente em Portugal. Nos seus membros, na maioria doutorados, incluem-se economistas (a especialidade mais representada), socilogos e licenciados em direito. As reas principais de investigao so a economia do desenvolvimento, a economia internacional, a sociologia do desenvolvimento, a histria africana e as questes sociais do desenvolvimento; sob o ponto de vista geogrfico, so objecto de estudo a frica Subsariana, a Amrica Latina, a sia Oriental, do Sul e do Sudeste e o processo de transio sistmica dos pases da Europa de Leste. Vrios membros do CEsA so docentes do Mestrado em Desenvolvimento e Cooperao Internacional leccionado no ISEG/Econmicas. Muitos deles tm tambm experincia de trabalho, docente e no-docente, em frica e na Amrica Latina.

OS AUTORES
JOO MOSCA Economista e Doutor em Economia Agrria e Sociologia Rural. Professor Catedrtico na Universidade Politcnica de Moambique e investigador no CEsA/ISEG. E-mail: joao.mosca1953@gmail.com

Mais Working Papers CEsA disponveis em http://pascal.iseg.utl.pt/~cesa/index.php/menupublicacoes/working-papers

WP 114 / 2012

1. INTRODUO
Este texto realiza uma anlise geral da evoluo econmica para o perodo entre 2001 e 2010, procurando identificar os principais rasgos caracterizadores luz de uma abordagem de economia poltica e de poltica econmica assente em paradigmas da interdisciplinaridade. O autor tem como hiptese verificar se durante a primeira dcada de sculo XXI existiram polticas e medidas econmicas que se podem designar por um modelo de crescimento onde se mesclam elementos da economia liberal a nvel micro com um sector pblico empresarial (capitalismo de Estado) utilizado, por um lado, para a captura de rendimentos para o Estado e partido no poder com financiamentos of budget (fora do oramento), para a elite poltica, e, por outro, para a aplicao de medidas redistributivas fundamentalmente dirigidas aos citadinos para assegurar as alianas de reproduo do poder e consolidao de um padro de acumulao internamente concentrado, embora centrado no exterior do pas. Em resumo, pretende verificar-se a existncia de uma poltica designada na literatura por populismo econmico e de um mercado selvagem, que se reforam mutuamente, tendo como questo central a reproduo do poder e a consolidao dos interesses econmicos das elites. As hipteses deste trabalho so as seguintes: Observar se a poltica econmica e respectivas medidas aplicadas permitem confirmar a existncia do populismo econmico. Confirmar a configurao de um mercado selvagem. Verificar as alianas do poder que suportam o modelo de populismo econmico e de mercado selvagem.

Alm da introduo, este texto compreende cinco seces: a segunda define os conceitos utilizados no ttulo e que constituem as palavras-chave do texto e da hiptese de trabalho. A terceira refere-se metodologia. A quarta seco apresenta as principais medidas de poltica econmica aplicadas ao longo da dcada. A seco cinco analisa essas medidas, fundamenta a configurao de um mercado selvagem e apresenta as alianas de poder associadas prtica da poltica econmica. Finalmente faz-se uma breve concluso onde se procura verificar as hipteses de trabalho. Para determinados aspectos, o perodo de anlise pode sofrer ligeiras variaes resultantes da disponibilidade de fontes de informao.

Mais Working Papers CEsA disponveis em http://pascal.iseg.utl.pt/~cesa/index.php/menupublicacoes/working-papers

WP 114 / 2012

2. CONCEITOS
2.1. Populismo econmico Populismo econmico uma corrente muito debatida na Amrica do Sul e Central para a anlise de alguns regimes. Entende-se por populismo econmico a aplicao de polticas e medidas econmicas que tm uma forte componente expansiva (polticas monetrias, oramentais e outras) e selectivamente (ou discriminatoriamente) redistributivas em funo das alianas do poder, sem que a economia gere esses recursos. Pretende-se com isso captar apoios sociais para a defesa/reproduo do poder e de regimes, sejam estes de corte autoritrio como democrticos. Neste caso, as medidas populistas acompanham os ciclos polticos para fins eleitoralistas e criao de fidelidades partidrias. Regra geral, os objectivos do populismo so realizados atravs de medidas econmicas expansivas, sobretudo: (1) polticas cambiais de valorizao da moeda local para controlar a inflao, principalmente em economias dependentes de importaes de bens de consumo e aquecimento da demanda interna atravs da gesto da taxa de cmbio; (2) expanso monetria (crdito e financiamento desajustado dos dfices macroeconmicos); (3) incremento dos gastos pblicos, tanto correntes como de investimento; e, (4) aumentos salariais acima do crescimento da produo e da produtividade. Estas polticas e medidas provocam uma expanso econmica de curto prazo, com possibilidade de agravamentos dos desequilbrios macroeconmicos e crise a mdio ou longo prazo em consequncia da maior rigidez do tecido produtivo. O populismo econmico pode assim ser, a longo prazo, recessivo e possibilitar a desarticulao e destruio do tecido produtivo nacional para o caso de no existirem medidas proteccionistas. Segundo Loureiro (2008:3), Como elemento chave dessas polticas, destacar-se-ia o impulso dado por esses governantes s medidas fomentadoras do crescimento econmico imediato e da distribuio de renda, sem que fosse concedida a ateno necessria aos impactos dessas aces em termos de riscos inflacionrios, desequilbrios internos e externos (dfices pblico e da balana de pagamentos) e reaco dos agentes econmicos diante de aces que fossem por eles consideradas agressivas s liberdades de mercado. As diferenas principais entre o populismo de esquerda e o de corte autoritrio assente na liberalizao econmica so as seguintes: no primeiro caso, recusa-se a liberalizao econmica, aplicam-se medidas redistributivas directas (por exemplo aumentos salariais) e evita-se o ajustamento estrutural para equilbrio das contas macroeconmicas. No segundo caso, o populismo de direita criticado por no considerar os efeitos da liberalizao, particularmente a destruio do tecido produtivo em consequncia da abertura externa e da baixa competitividade interna, e pela priorizao dos sectores de bens comercializveis (exportveis).
Mais Working Papers CEsA disponveis em http://pascal.iseg.utl.pt/~cesa/index.php/menupublicacoes/working-papers

WP 114 / 2012

Em resumo, o populismo econmico tem por objectivo criar expanso econmica, geralmente de curto prazo, atravs da gesto de instrumentos macroeconmicos simultaneamente que se aliceram alianas polticas e econmicas, seja com as elites, seja com grupos populacionais que suportem o poder em momento de crise. As polticas expansivas so tambm aplicadas para surtirem efeitos de contraciclo em perodos de recesso ou crise econmica. o Estado que possui, segundo a teoria dos ciclos econmicos, a responsabilidade de aplicar medidas que reanimem a economia. Greenspan aplicou na crise dos anos 90 nos Estados Unidos, outra receita que no a da tradicional contraciclo que resume-se no seguinte: em tempos de crise, baixa-se a taxa de juro interbancria (atravs da qual os bancos emprestam uns aos outros) e, portanto, quando os bancos concedem emprstimos aos particulares podem faz-lo a taxas de juro muito baixas. Ou seja, mesmo em tempos de crise existem boas razes para continuar o endividamento, j que "dinheiro barato". Do mesmo modo, aos bancos e instituies que tenham problemas de liquidez -lhes injectado dinheiro, para que possam manter as suas operaes, sem dar azo a que se instale um pnico generalizado, Fontiveros (2008). Stiglitz contrape que a taxa de juros baixa, no lugar de resolver a bolha, pode provocar uma segunda bolha (o que pode equivaler recuperao de curto prazo da crise, isto o ciclo em forma de W). Voltando ao populismo econmico e s prticas econmicas expansivas, geralmente so tomadas as seguintes medidas: Investimento em obras pblicas e eventualmente aumento de gastos do funcionamento sobretudo em sectores prestadores de servios em bens pblicos como forma redistributiva do rendimento nacional. Aumento da oferta monetria e/ou reduo da taxa de juros com maior acessibilidade ao crdito a pequenas e mdias empresas, preferentemente em actividades de resposta rpida e com maior gerao de emprego. Embora no seja comum devido aos efeitos negativos sobre a inflao e outros indicadores, pode haver subida de salrios acima da inflao.

Estas medidas podem introduzir massa monetria (M1) sem contrapartida do lado da oferta (produo). Regra geral as medidas descritas produzem efeitos mais rpidos sobre a economia (desequilbrios macroeconmicos como por exemplo a inflao e o dfice pblico), comparativamente com a recuperao da economia real (produo e emprego). As diferenas temporais podem gerar novos ciclos de desequilbrio, por exemplo aumento do dfice pblico como consequncia do incremento do oramento do Estado e de polticas monetrias expansivas.

Mais Working Papers CEsA disponveis em http://pascal.iseg.utl.pt/~cesa/index.php/menupublicacoes/working-papers

WP 114 / 2012

O grande debate da recuperao das fases de crise reside, em resumo, aos dilemas entre estabilizar primeiro para criao de condies de crescimento estvel e mais duradouro (neoclssicos), ou, estabilizar simultaneamente que se tomam medidas de crescimento para evitar grandes sacrifcios da populao e estabilizaes em nveos baixos de riqueza gerada pela economia (neokeynesianos e estruturalistas, sntese neoclssica e outros).

2.2. Mercado selvagem Neste texto entende-se por selvagem os mercados cujos funcionamentos esto desregulados e sem fiscalizao do Estado enquanto defensor do interesse pblico. O mercado selvagem tem como teorias de suporte as mais liberais do pensamento neoclssico que, sem qualquer interveno exgena, geralmente do poder poltico/Estado e de lobbies diversos que mesclam poltica, negcios, poderes e influncia, conduzem atravs de mecanismos prprios ao equilbrio, supondo a maximizao da eficincia econmica e da satisfao dos consumidores. O pensamento neoliberal considera as variveis internas como as determinantes dos resultados, sendo que, qualquer interveno exgena aos modelos econmicos1 provoca distores, desequilbrios, ineficincias e reduo das utilidades com efeitos negativos sobre a eficincia, a produtividade, o crescimento e o rendimento dos agentes econmicos. Este pressuposto alimenta ideologicamente os liberais mais ortodoxos que advogam uma completa no interveno nos mercados, supondo que este o alocador mais eficiente dos recursos, a existncia de mecanismos de equilbrio automtico do mercado, bem como o individualismo ou os interesses individuais acima do paradigma colectivista representado pelo Estado ou por outras formas de organizao das sociedades. As principais crticas ao neoliberalismo puro e duro2 baseia-se na inexistncia de mercados perfeitos dado que3: (1) predomnio de desigualdades de acesso informao; (2) desigualdade do conhecimento dos mercados; (3) heterogeneidade dos agentes
1

Os modelos econmicos consideram que os factores exgenos no influenciam os resultados e que estes so determinados pelas variveis includas (internas) no modelo e nos paradigmas racionalidadeindividuo-equilbrio. 2 Esta expresso utiliza-se para designar as aplicaes abstractas tal como as apresentadas na teoria, sem considerao pelas realidades, de forma rpida e com grande amplitude em busca dos equilbrios nominais da economia. Considera-se rpida quando as medidas so aplicadas sem considerao pelas reaces da economia para ponderao dos ritmos no tempo. So de grande amplitude quando implicam mudanas amplas dos instrumentos de gesto macroeconmica (como por exemplo as taxas de juro e de cmbio, os salrios e as despesas pblicas). A questo principal conhecer, para cada realidade, qual o ritmo e amplitude para que as medidas possam ser consideradas adequadas s transformaes desejadas em ambiente socialmente aceite e de legitimao poltica. 3 As crticas provm das mais diversas teorias do pensamento econmico que assentam a teoria no nexo instituies-histria-estrutura social. Marx e neo-marxistas e keynesianos, a nova economia neoclssica e, mais recentemente, os regulacionistas, institucionalistas, a economia ecolgica, entre outros. De todas, apenas Marx e de certo modo os institucionalistas fazem a ruptura com os mercados como a instituio que mais eficientemente afecta os recursos. Mais Working Papers CEsA disponveis em http://pascal.iseg.utl.pt/~cesa/index.php/menupublicacoes/working-papers

WP 114 / 2012

econmicos e consequentes diferentes capacidades concorrncias; (4) dificuldades de mobilidade de bens e pessoas (comunicaes e transportes); (5) persistncia de monoplios e oligoplios do lado da oferta e da procura (monopsnios e oligopsnios); e, (6) quadros institucionais que distorcem a concorrncia e a livre circulao de bens e servios (legislao, ambiente de negcios, procedimentos administrativos, lobbies, corrupo, tica, etc.). Estas distores dificultam ou no permitem a alocao eficiente dos recursos e produzem fluxos que geralmente conduzem ao aumento das desigualdades de rendimento e consequente agravamento das diferenas sociais e espaciais4. A principal crtica que se faz aos modelos importados bem sintetizada no texto de Brando (s/data) que afirma: Assim, o que se tem uma elaborao abstracta, assentada em viso impregnada de grande linearidade, automatismo e previsibilidade de dada trajectria unidireccional rumo a um ideal positivista de progresso. Para se buscar uma situao ou estgio de desenvolvimento seria bastante responder a algumas condicionalidades, cumprindo requisitos, superando bloqueios, gargalos e entraves, o que romperia a etapa de atraso, deflagrando um processo de expanso econmica contnua. Na verdade, a viso recentemente hegemnica sobre planos estratgicos de desenvolvimento retornam a esta viso. O capital aplicado nos sectores/actividades e territrios com maior produtividade marginal provocando alocaes eficientes. Esta suposio pode implicar crescimento com mais desigualdades5. Para Perroux (1977), O crescimento econmico surge de forma concentrada em algumas partes do territrio nacional, para depois se difundir a todo o conjunto da economia. Nesse sentido, quando se inicia o desenvolvimento numa certa regio, desencadeia-se uma srie de foras de atraco a quase todos os tipos de actividades econmicas de outras regies, ocasionando desigualdades regionais no interior de um pas, em Oliveira (s/data). So as chamadas falhas do mercado, como a conhecida assimetria de informao, Stiglitz (2000), que fazem com que os agentes econmicos tenham diferentes opes e oportunidades concorrenciais, assim como custos de transaco e outras. A nvel das regies, as desigualdades surgem ainda devido a outras condies naturais e histricas de atractividade dos investidores e a competitividade. O mercado selvagem tem como suporte filosfico/ideolgico o neoliberalismo e aplicado como dogma na crena de que o mercado livre encontrar os equilbrios econmicos e que qualquer interveno externa destorcedora com efeitos sobre a eficincia. O selvagismo ainda caracterizado pela ausncia ou lacunas legislativas,
4

Para um estudo terico sobre equidade e desenvolvimento veja Jones (2009). Para estudo de casos veja Curbelo (1990) e Mosca (1997). 5 Kuznets (1955), desenvolveu a tese do crescimento em U invertido, isto , nas primeiras fases o crescimento acompanhado de maiores desigualdades at atingir o ponto de inflexo a partir do qual as desigualdades estabilizam para um posterior perodo de crescimento com maior equidade. Existem estudos empricos que confirmam e no confirmam o U invertido. Mais Working Papers CEsA disponveis em http://pascal.iseg.utl.pt/~cesa/index.php/menupublicacoes/working-papers

WP 114 / 2012

sistemas judicirios ineficazes, morosos e politizados com dificuldades de interveno sobre os crimes econmicos e sobre as conflitualidades entre agentes econmicos fazendo com que o crime compense, ausncia de transparncia governativa e no clarificao dos conflitos de interesses gerando promiscuidades entre poltica e negcios (Estado neopatrimonialista6), dfices de tica poltica e econmica/comercial e de cidadania, de regras escritas e no escritas, resoluo de conflitos pelas prprias mos, etc. O mercado selvagem assenta ou promove um Estado incapacitado de exercer as suas funes para que mais facilmente a economia funcione sem regras e fiscalizao, incluindo para que os crimes sejam dificilmente detectados e punidos, prospere a economia criminosa (ilcita, ilegal, mercado negro, etc.), no apenas devido incapacidade das instituies pblicas como ainda articulao de interesses de agentes privados com servidores pblicos em negcios fora da lei. Outra corrente que ganhou alguma presena no debate econmico, sobretudo aps a crise financeira e que depois se estendeu para a economia real atravs de diversos mecanismos, o da regulao econmica7 cujo objectivo a reduo das distores dos mercados em defesa dos consumidores e a utilizao eficiente dos recursos. Para evitar/reduzir essas distores criam-se rgos reguladores que se situam entre o Estado, os agentes econmicos e os mercados. Estes rgos especializados tm como funes principais a defesa do consumidor e a aplicao de medidas anti-monopolistas atravs de legislao adequada e de mecanismos de fiscalizao. Criam-se leis e normas que permitam a interveno do regulador, incentiva-se a emergncia de organizaes da sociedade civil para a defesa dos interesses dos associados, entre outras aces. Bangura (1992), estuda o papel do Estado em frica em outras perspectivas e revela a importncia dos bens pblicos, como a sade, educao, correios, etc., na formao das naes recentemente independentes, em tanto que servios pblicos universais
6

Numa gesto do tipo patrimonialista o quadro administrativo constitudo de dependentes pessoais do gestor (familiares ou funcionrios pessoais) ou de parentes, amigos (favoritos), ou ainda por pessoas que lhe estejam ligadas por um vnculo de fidelidade (troca de favores). As relaes que dominam o quadro administrativo no so as do dever ou a disciplina objectivamente ligada ao cargo, mas fidelidade pessoal do servidor ao gestor (Idem, p. 131) referindo-se a Weber (1989). Neste modelo de gesto, a separao entre assuntos pblicos e privados, entre patrimnio pblico e privado desaparecem com a difuso do sistema de prebendas e apropriaes, Batista (s/data, pp. 3). Actualmente existem muitos estudos sobre os estados com caracterstica semelhantes (veja por exemplo Bach e Gazibo (2012), o que designado de neopatrimonialismo. 7 Teve como ponto de partida uma crtica severa economia neoclssica, a qual procurou ultrapassar atravs de uma sntese eclctica entre keynesianismo, marxismo, institucionalismo americano, historicismo alemo e a Escola dos Annales. A obra de Michel Aglietta, Rgulation et crises du capitalisme (1997) considerado como fundadora desta corrente. Segundo a abordagem regulacionista, o capitalismo um sistema naturalmente instvel e sujeito a crises cclicas. Porm, ele consegue reproduzir-se durante um determinado perodo, atravs da criao de um aparato regulatrio que, uma vez aceite pelos agentes econmicos, tende a agir de forma anti-cclica. Desta forma, a abordagem regulacionista uma crtica ao marxismo ortodoxo, uma vez que, segundo os tericos da regulao, as crises do capitalismo no redundam em sua superao, retirado de http://pt.wikipedia.org, a 19 de Julho de 2012. Mais Working Papers CEsA disponveis em http://pascal.iseg.utl.pt/~cesa/index.php/menupublicacoes/working-papers

WP 114 / 2012

facilitadores da criao de elementos de identidade de todos os cidados pertencentes a um Estado. Mosca (2002), acrescenta a importncia da equidade espacial em pases com vrias etnias e as possibilidades de conflito quando as desigualdades territoriais coincidem com a ocupao desses territrios por grupos tnicos diferentes. As instituies de Bretton Woods reviram as posies mais ortodoxas sobre o primado da eficincia econmica e da competitividade em sociedades de elevado risco de conflito devido ao avano da pobreza, das desigualdades sociais e da justia, sugerindo polticas de maior equidade social (polticas pr-pobres), Stiglitz (2011) e FMI (2011a e 2011b). As crticas centram-se sobre a eficcia destes rgos de regulao, porque administrativos, com elevados riscos de captura pelo regulado, pelo poder, pelos lobbies polticos e econmicos e pela morosidade que padecem os sistemas judiciais na resoluo de conflitos. Referem-se ainda os elevados riscos de corrupo e dos nveis de compromisso no mbito do que se chama a porta giratria entre dois sales 8, o regulado e o regulador. Finalmente, indaga-se sobre quais seriam os mecanismos capazes de conter o poder coercivo de um Estado intervencionista e como deveriam ser as relaes entre esse Estado e a sociedade civil, http://pt.wikipedia.org/wiki/Joseph_Stiglitz.

3. METODOLOGIA
O desenvolvimento do texto assenta principalmente na constatao dos seguintes elementos: Se as medidas econmicas se aproximam s prticas do populismo econmico, sobretudo as seguintes: (1) polticas fiscais (oramento de funcionamento e de investimento); (2) polticas monetrias (crdito, taxa de cmbio e taxas de juro); (3) polticas salariais (designado por populismo salarial); (4) poltica de investimento; e, (5) cooperao externa. Se existe um perodo de expanso econmica e quais as consequncias da aplicao de polticas expansivas (dfices oramentais, dfice da balana comercial, inflao, entre outros).

Entende-se, de forma figurativa, a imagem de porta giratrio entre dois sales (uma do regulador e a outra do regulado), em que os tcnicos movem-se entre ambas. O regulador recruta tcnicos no regulado, geralmente um monoplio natural, que aps a comisso de servio regressa ao seu empregador de sempre, (o regulado). Actuaes de regulao mais rgidas enquanto regulador, podem comprometer posies e a carreira profissional na empresa. Esta uma das razes que fundamentam os crticos ou contrrios regulao, isto , o regulado, atravs dos seus tcnicos em comisso de servio e de outros mtodos (corrupo, trfego de influncia, conhecimento privilegiado de informao, etc.), acaba por capturar o regulador, tornando-o ineficaz e burocrtico. Mais Working Papers CEsA disponveis em http://pascal.iseg.utl.pt/~cesa/index.php/menupublicacoes/working-papers

WP 114 / 2012

Se o populismo possui mecanismos de reforo mtuo com um eventual mercado selvagem. Quais as alianas de poder do populismo em Moambique, ao mesmo tempo que se satisfazem grupos populacionais para a sustentao do rendimento de forma subsidiada.

Toda a base estatstica substanciada em outros trabalhos parciais de um grupo de investigao da Universidade Politcnica sobre a economia de Moambique. Fazem-se anlises de poltica econmica ex post (depois do facto). As principais fontes estatsticas so internas (sobretudo do Instituto Nacional de Estatstica e do Banco de Moambique) e, no caso de lacunas de informao destas fontes, socorreu-se ao Fundo Monetrio Internacional e ao Banco Mundial.

4. POLTICAS POPULISTAS
4.1. Poltica fiscal
Grfico 1 Alguns indicadores das despesas pblicas
70 60 Percentagem 50 40 30 20 10 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 41,37 125,22 140 100 80 60 40 20 Mil milhes de MT 120

Despesas totais/PIB

Recursos externos/despesas totais

Despesas totais (preos constantes de 2011)

Fonte: Oramento Geral do Estado (OGE).

Do grfico anterior constata-se: Um aumento importante das despesas pblicas, tanto em valor absoluto como em relao ao PIB. O elevado peso dos recursos externos na sustentao das despesas do Estado, com tendncia decrescente.

Mais Working Papers CEsA disponveis em http://pascal.iseg.utl.pt/~cesa/index.php/menupublicacoes/working-papers

10

WP 114 / 2012

Um aumento da expanso das despesas totais e da relao destas com o PIB a partir de 2005.

As despesas que mais subiram nos ltimos anos so as da presidncia, gabinete de governadores e assembleias provinciais e os valores destinados aos subsdios (combustvel e alimentos bsicos). Deve-se considerar o baixo peso destas rubricas no oramento do Estado: 1,7% para a presidncia; 4% de subsdios; 1,1% para os gabinetes dos governadores; e, 0,7% para as assembleias provinciais.

Grficos 2 e 3 Despesas pblicas de funcionamento central (grfico da esquerda) e provincial (grfico da direita)
3.500 3.000 Milhes de MT 2.500 2.000 1.500 1.000 500 281 780

2.965

Presidncia da Repblica

Subsdios

400,000 350,000 300,000 250,000 200,000 150,000 100,000 50,000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 Gabinete do Governador Assembleia Provincial

Milhares de MT

Fonte: Oramento Geral do Estado.

Mais Working Papers CEsA disponveis em http://pascal.iseg.utl.pt/~cesa/index.php/menupublicacoes/working-papers

11

WP 114 / 2012

Grficos 4 e 5 Percentagem do oramento alocado a nvel central, provincial e distrital e oramento provincial per capita, total de 2001 a 2012
7% 21%

73%

mbito central

mbito provincial

mbito distrital

16

14
Milahres de MT

12
10

8 6
4

2 0 Niassa Cabo Nampula Zambzia Tete Delgado Manica Sofala Inhambane Gaza Maputo Cidade de Maputo

Nota: O oramento per capita de cada provncia constitui o somatrio de 2001 a 2012. Este foi dividido pela populao por provncia referente ao ano de 2007 (ltimo censo realizado). Fonte: OGE para os oramentos provinciais e INE para a populao.

Observa-se nos dois grficos anteriores uma elevada concentrao dos gastos pblicos nos rgos centrais (mesmo que algumas despesas alocadas aos rgos centrais sejam realizadas nas provncias, devido baixa descentralizao oramental). As despesas provinciais (apenas oramentos provinciais) evidenciam as alocaes de dinheiros pblicos por habitante, destacando-se pela negativa as provncias da Zambzia e Nampula e pela positiva a cidade de Maputo e as provncias de Sofala, Cabo Delgado e Niassa. A partir de 2006 iniciou-se o processo de descentralizao oramental que abrange ainda um limitado nmero de distritos (embora em nmero crescente) e apenas em algumas rubricas do oramento. Neste contexto enquadra-se o que se designa pelos fundos 7 milhes. Existe controvrsia acerca da eficincia e eficcia desta medida. As posies favorveis afirmam: (1) permite o acesso ao crdito a nvel distrital onde no existem agncias bancrias; (2) os procedimentos de acesso desta linha de crdito so mais leves (em termos de procedimentos e de garantias); e, (3) so possveis
Mais Working Papers CEsA disponveis em http://pascal.iseg.utl.pt/~cesa/index.php/menupublicacoes/working-papers

12

WP 114 / 2012

financiamentos a micro-iniciativas de actividades produtivas geradoras de emprego, o que seria difcil no sistema financeiro comercial. Os posicionamentos crticos referem: (1) o baixo nvel de reembolso dos emprstimos (cerca de 5% a nvel do pas); (2) ausncia de critrios econmicos na concesso dos financiamentos duvidando-se dos resultados acerca do emprego e da produo gerada referidos nos relatrios oficiais; (3) excessiva pulverizao dos recursos em actividades de pouco impacto local (devido escala) e, sobretudo, sem capacidade de criao de sinergias e relaes intersectoriais no territrio; (4) existncia de critrios pouco transparentes e partidrios na atribuio dos financiamentos, pretendendo-se reforar as elites locais e criar clientelismo polticos/eleitorais; e, (5) no compete ao Estado desenvolver actividades de crdito. A poltica oramental revela expanso dos gastos pblicos acima da capacidade da economia gerar recursos, a eficcia da administrao duvidosa e uma concentrao dos recursos em Maputo (por via do oramento dos rgos centrais e pelo volume das despesas por habitante).

4.2. Poltica monetria

a) Taxa de cmbio e inflao A sobrevalorizao da taxa de cmbio, implica necessria e directamente um incentivo s importaes e um desincentivo s exportaes9. No caso de Moambique, existe a percepo de que a gesto deste instrumento tem sido no sentido da sobrevalorizao10. As injeces de divisas que o banco central realizou em alguns momentos tiveram esse propsito. Nos finais da dcada em anlise e em 2011 e 2012, a entrada significativa de capital em consequncia do investimento directo estrangeiro (IDE), assegurou a valorizao da moeda nacional. A taxa de cmbio desvalorizada favorvel ao consumo (sempre que os bens sejam importados) e sustm o rendimento das famlias11. Se a percepo da valorizao artificial do metical for real, os efeitos (alcanar os objectivos) so necessariamente de curto prazo12.
9

A taxa de cmbio um dos instrumentos mais potentes na gesto macroeconmica pois um meio de transmisso das medidas econmicas sobre diferentes magnitudes da economia a nvel macro e micro e a curto e longo prazo. Para o caso de Moambique veja o estudo de Biggs (2011). 10 Biggs (2011) confirma a sobrevalorizao do metical durante as ltimas duas dcadas. 11 A valorizao do metical implica preos mais baixos no mercado interno dos bens importados devido ao efeito do cmbio sobre os preos na fronteira. 12 Valorizao artificial por no corresponder com a capacidade competitiva da economia nem com os interesses combinados dos exportadores e das importaes, do equilbrio da conta corrente externa entre Mais Working Papers CEsA disponveis em http://pascal.iseg.utl.pt/~cesa/index.php/menupublicacoes/working-papers

13

WP 114 / 2012

A taxa de cmbio da moeda local em relao ao dlar americano foi a seguinte:

Grfico 6 Evoluo da inflao mensal e da taxa de cmbio mensal


40 35 30 MT/USD 25 20 15 10 5 2009 2010 Cmbio 2011 Inflao 2012 -1 -2 2 1 0 Percentagem 4 3

Fonte: Banco de Moambique para a taxa de cmbio e INE para inflao.

Pode verificar-se no grfico anterior que uma taxa de cmbio entre os cerca de 25 e os 27MT/USD em 2009 coincide com uma subida da inflao o que provocou a desvalorizao do metical a partir de Abril de 2010 para travar o consumo interno e fazer baixar a inflao13. Nesse perodo houve tambm um aumento das taxas de juro de referncia para reduzir a procura de dinheiro no mercado interno e reforar o efeito transmissor da taxa de cmbio. Assiste-se a uma nova subida da inflao no obstante o metical continuar desvalorizado (relativamente a 2009), o que pode ser justificado pela primeira onda de choque da crise internacional (subida dos preos do petrleo e dos transportes que coincidiu com um aumento de alguns bens alimentares importados e com peso na balana comercial). Seguiu-se um perodo de injeco de divisas no mercado pelo banco central seguido do influxo de capitais externos associados ao IDE que fez valorizar o metical e baixar a inflao. Numa primeira fase, a baixa da inflao foi reforada pelo efeito desacelerador no crescimento econmico provocado pela reduo da demanda interna, diminuio da produo em alguns sectores e queda das principais exportaes (por exemplo alumnio) Mosca et al (2012).
outros agregados e variveis macroeconmicas. fundamentalmente artificial devido ao desequilbrio do mercado interno, onde existem elevados dfices de oferta, sobretudo em bens consumveis pela maioria da populao (alimentos, txteis, materiais de construo civil, energia, etc.). 13 A inflao durante a dcada 2001-2010,variou entre os 4% e os 16%, com alteraes elevadas interanuais, Mosca et al (2012). A economia neoclssica defende que a inflao deve ser a mais baixa possvel, com tendncia para zero. Porm, o FMI que tem sido um dos defensores do controlo da inflao, tem-se mostrado mais flexvel, sobretudo em polticas de contra ciclo recessivas de forma a evitar-se a preferncia pela liquidez e criar investimento, emprego e oferta como meios de recuperao econmica. Mais Working Papers CEsA disponveis em http://pascal.iseg.utl.pt/~cesa/index.php/menupublicacoes/working-papers

14

WP 114 / 2012

b) Oferta monetria e taxas de juro


Grfico 7 Taxas de juro e notas e moedas em circulao, a preos de 2010
18.000 16.000 14.000 12.000 10.000 8.000 6.000 4.000 2.000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 40 35 30 25 20 15 10 5 -

Milhes de MT

Notas e moedas em circulao (preos constantes de 2010)

Taxas de juro

Nota: Escala da direita para taxas de juro. Fonte: Banco de Moambique.

O volume e moeda em circulao14, coerente pelo menos parcialmente com o que se pode observar nos grficos seguintes: (1) incremento dos salrios acima da inflao; (2) aumento do crdito; (3) reduo das taxas de juro; (4) aumento do PIB; e, (5) incremento de notas e moeda em circulao. O volume de moeda em circulao (oferta monetria) aumentou ao longo de toda a dcada com particular incidncia depois de 2003 e de 2008 (verifique as mudanas dos ngulos da curva), podendo confirmar-se a prtica de polticas monetrias expansivas. Que razes podem justificar a poltica cambial reflectida no primeiro grfico? Apresentam-se algumas explicaes: Manter as importaes, sobretudo de alimentos consumidos nos centros urbanos em particular em Maputo a preos baixos, o que reforado pelo desarmamento alfandegrio no mbito da Southern African Development Community (SADC) de onde provm a maioria dos bens alimentares (frica do Sul)15.

14

Notas e moedas em circulao (M1): moeda em poder do pblico (papel moeda e moeda metlica) + depsitos ordem nos bancos comerciais. Meios de pagamento de liquidez, http://pt.wikipedia.org, retirado a 6 de Julho de 2012. 15 O desarmamento alfandegrio foi realizado em muitos bens, como por exemplo nos alimentares. O esperado aumento da arrecadao de impostos atravs do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) e do Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Colectivas (IRPC) em consequncia do aumento do comrcio e de actividades produtivas, no compensou a perda de receitas dos impostos alfandegrios, mesmo que as importaes tenham aumentado. Vrias razes o podem justificar: (1) o volume das variaes em sentido contrrio (mais e menos) da cobrana de impostos e do volume de importaes foi negativo; (2) Mais Working Papers CEsA disponveis em http://pascal.iseg.utl.pt/~cesa/index.php/menupublicacoes/working-papers

15

Percentagem

WP 114 / 2012

A valorizao do metical no afecta as receitas das exportaes das empresas multinacionais de recursos naturais (alumnio, carvo e gs) e das grandes empresas exportadoras por possurem contas em divisas no sistema financeiro nacional, fazendo a gesto da moeda externa em funo das flutuaes do cmbio e das despesas locais. Estas empresas realizam grande parte dos seus pagamentos e recebimentos em territrio extra nacional16 e possuem excepcionalidades alfandegrias.

Pode sugerir-se que a gesto da taxa de cmbio tem por objectivo principal o controlo da inflao interna em particular dos bens alimentares consumidos principalmente nas cidades. Esta preocupao assume maior relevncia aps as manifestaes da populao de Maputo e Matola a 1 e 2 de Setembro de 2010. Mesmo que no tivesse havido reduo dos preos alimentares em consequncia da estrutura e diversas distores dos mercados e, pode admitir-se que a valorizao conteve de algum modo a inflao, ou, no a fez subir sem esta medida. Verifica-se que a taxa de cmbio ao longo da dcada manteve-se em mdia em redor dos 28 meticais por dlar, supondo que se pretendeu, com este instrumento, contra balanar os possveis efeitos inflacionrios provocados pela persistente expanso do gasto pblico. Nota-se ainda a permisso do FMI na tolerncia a taxas de inflao acima das que so recomendveis. Este facto pode dever-se a trs factores essenciais: (1) maior flexibilidade do Fundo relativamente ortodoxia anti-inflacionista (obsesso pela
corrupo das alfndegas e nos postos fronteirios (veja mais adiante, no p de pgina 29); e, (3) circuito informal (e portanto sem pagamento de impostos) por onde circula parte significativa dos bens importados. No existe consenso sobre os efeitos das polticas de abertura de fronteiras econmicas para as economias menos desenvolvidas e de menor dimenso e, sobretudo, quando existem vizinhos com economias muito mais desenvolvidas como o caso da frica do Sul. Os efeitos com sentidos diferentes, por um lado, a possvel queda dos preos internos e de matrias-primas beneficiando principalmente os consumidores, e, por ouro lado, a baixa competitividade da economia e a concorrncia dos bens importados, pode desestruturar os sectores produtivos internos, com efeitos sobre o emprego e o rendimento das famlias e configurar a longo prazo processos desiguais de desenvolvimento e mecanismos de transferncia de recursos entre as economias. Uma perspectiva de longo prazo indica que os pases hoje desenvolvidos, utilizaram fortes mecanismos de proteco ao longo da histria. Mantm esses mecanismos para os sectores no competitivos atravs de restries s importaes e subsdios internos. Sobre este assunto veja a obra de Ha-Joon Chang (2003). O autor escreve nas pginas 106-121: quase todos os pases bem sucedidos valeram-se da proteco indstria nascente e de outras polticas ICT (polticas industrial, comercial e tecnolgica) activistas quando eram economias em catching-up (em recuperao, em convergncia real ...). Desmistifica ainda o mito da Gr-Bretanha como economia livre-cambista do laisser faire ou que a Sucia nem sempre foi a pequena economia aberta que mais tarde veio a representar. Chang afirma que a promoo da indstria nascente no beneficiou apenas de proteco nem esta foi a mais importante das polticas de promoo econmica. 16 Na maioria dos investimentos externos, grande parte do investimento, dos custos operacionais e dos recebimentos das exportaes das multinacionais so realizados fora de Moambique. No pas entram ou ficam apenas os valores destinados ao pagamento dos custos internos (salrios dos trabalhadores localmente recrutados, servios diversos, royalties, impostos, etc.). Mais Working Papers CEsA disponveis em http://pascal.iseg.utl.pt/~cesa/index.php/menupublicacoes/working-papers

16

WP 114 / 2012

inflao); (2) aceitao das preocupaes da governao relativamente ao custo de vida nas cidades com receio por tumultos; e, (3) garantiadas contra partidas em moeda externa dos projectos de cooperao e do crdito aos grandes projectos.

c) Crdito economia O crdito economia, as taxas de juro e a inflao so elementos centrais da poltica monetria.

Grfico 8 Inflao, taxas de juros e crdito total economia


100000000 Milhares de MT 80000000 60000000 40000000 20000000 0 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 Inflao 2011 Crdito total Taxa de juros 40 35 25 20 15 10 5 Percentagem 30

Nota: O valor do crdito a preos constantes de 2011. Escala da direita para inflao e taxa de juros. Fonte: Banco de Moambique para o crdito e taxa de juros e INE para a inflao.

Grfico 9 Evoluo do crdito, 2000=1


25 20 15 10 5 0 2000 2001 2002 Sector agrrio Turismo Outros sectores 2003 2004 2005 Indstria Comrcio 2006 2007 2008 2009 2010 Construo Transportes e comunicaes

Fonte: Banco de Moambique.

Mais Working Papers CEsA disponveis em http://pascal.iseg.utl.pt/~cesa/index.php/menupublicacoes/working-papers

17

WP 114 / 2012

Os dois grficos acima revelam: O crdito economia cresceu rapidamente a partir de 2005 e particularmente depois de 2008, o que possivelmente contribuiu para o crescimento da inflao dos anos seguintes17. Os sectores que mais cresceram foram os servios de Transportes e Comunicaes, Outros sectores e Construo. Outros sectores refere-se principalmente ao crdito s famlias em habitao, veculos e outros bens. A esta rubrica foi destinado 33,7% do total do crdito concedido economia entre 2001 e 2010, seguido do comrcio com 22%. Segundo Mosca et al (2011) com base nos dados do Banco de Moambique, o valor das importaes de veculos ocupa a 4 posio depois do petrleo (veja mais adiante). O crdito aumentou menos e absorveu menos recursos que os demais sectores, na agricultura e na indstria (os dois principais sectores produtores de bens materiais direccionados para o mercado interno). A taxa de juros de referncia bastante superior inflao o que pode justificarse, em parte, pelo elevado risco dos emprstimos. Em 2009 e 2010 verificou-se uma tendncia de aproximao seguindo-se de um novo aumento do diferencial em 2011. Este comportamento deve-se principalmente a um ajustamento tardio dos bancos comerciais. O decrscimo da inflao em 2009 foi provocado principalmente pelos seguintes factores: (1) crise internacional e a consequente desacelerao do crescimento econmico (efeito recessivo, momento em que o PIB desacelerou para um crescimento de 6,8%); (2) injeces de divisas pelo banco central, principalmente em 2009 e 2010, Banco de Moambique (relatrios anuais), com o objectivo de suster a desvalorizao do metical e consequente sustentao dos bens importados; e, (3) subsdios aos combustveis, transportes pblicos e a alguns alimentos bsicos.

Pode concluir-se sobre a prtica de polticas monetrias expansivas, que os sectores tercirios e de consumo das famlias foram privilegiados. As famlias com acesso ao crdito so as que possuem garantias bancrias, portanto os empregados formais e os que possuem negcios por conta prpria. Se assim for assumido, este grupo

17

Considera-se que o factor mais importante da inflao de 2010 (cerca de 17,4%) foi derivado dos efeitos da crise internacional, como por exemplo os preos dos combustveis, a queda das exportaes e a consequente desvalorizao do metical com efeitos sobre os preos internos dos bens importados e a subida dos salrios verificada. Mais Working Papers CEsA disponveis em http://pascal.iseg.utl.pt/~cesa/index.php/menupublicacoes/working-papers

18

WP 114 / 2012

populacional no representa mais que 10% da populao activa18. Induz-se assim que o crdito beneficia principalmente as elites ligadas administrao pblica (dirigentes e tcnicos) e as empresas (empresrios e tcnicos).

Grfico 10 Relao entre instrumentos de poltica monetria e crescimento econmico

Fonte: BdeM para crdito e notas e moedas em circulao e INE para inflao e crescimento econmico.

Segundo Mosca et al (2012)e Sonne-Schmidt, Channing e Mnica (2009)19,ocrescimento econmico est bastante influenciado por recursos externos e, devido a estes pelo Estado. Considera-se ainda que o crescimento econmico deve ser analisado num contexto de ponto de partida do PIB muito baixo o que facilita as taxas elevadas de crescimento a mdio prazo. O grfico acima revela no existirem relaes entre crescimento e inflao (se retirada a inflao do anos de 2001 e de 2009, neste caso devido crise internacional e o efeito recessivo com contraco da demanda interna). Se retirados os dois anos, as variaes da inflao no se relacionam com alteraes nos ritmos de crescimento. A evoluo do PIB nem sempre coerente com o aumento do crdito e da massa monetria o que pode revelar: (1) comportamentos atpicos dos mecanismos de transmisso das polticas sobre a economia real ou, desconhecimento das reaces da economia face gesto
18

Estima-se que possam existir menos de um milho de assalariados (emprego formal) numa populao activa (15 e mais anos e menos de 65 anos) superior a 12 milhes de pessoas (um pouco acima de 50% da populao activa), segundo estimativas com base nas projeces demogrficas do INE. A mesma fonte indica que 75% da populao activa tem uma ocupao informal, 8% so empregados e 17% so desempregados. De forma simples pode calcular-se uma populao activa assalariada (empregados) de menos de um milho de pessoas (12 milhes em idade activa x 8% = 960 mil). 19 Estes autores indicam que os grandes projectos contriburam entre 1996 e 2006 com cerca de 12% da taxa de crescimento econmico. Mais Working Papers CEsA disponveis em http://pascal.iseg.utl.pt/~cesa/index.php/menupublicacoes/working-papers

19

WP 114 / 2012

macroeconmica; (2) polticas no coerentes entre si, utilizando conjunturalmente umas para contra balanar os efeitos de outras, como por exemplo entre a poltica fiscal e monetria; e, (3) motivaes polticas que justificam polticas expansivas que constitui um dos argumentos deste texto. Repete-se o anteriormente escrito, que o objectivo central do metical valorizado, incluindo com a injeco de divisas das reservas do banco central o de sustentar uma inflao relativamente baixa de bens de consumo bsico da populao, sobre da cidade de Maputo. As importaes provm principalmente da frica do Sul (produtos frescos hortcolas, batata e da indstria alimentar), e de outras origens (trigo, arroz, carne, etc.). Para alm do desarmamento alfandegrio no mbito da SADC, existem facilidades para os importadores e a percepo de grande corrupo nas fronteiras20. Antes das pocas festivas, os organismos pblicos relacionados com o abastecimento de Maputo desmultiplicam-se em reunies com os importadores e vendedores com o objectivo de programar as festas. Nestes momentos existem discursos persuasivos para que os comerciantes no aumentem os preos dos bens essenciais e existe um reforo da actividade fiscal contra o aambarcamento. No se realizaram reunies com os produtores nacionais. O grfico que segue revela que os combustveis, automveis e os cereais pertencem ao grupo dos cinco produtos com maior peso nas importaes. Os combustveis e parte dos cereais so subsidiados no mercado interno.
Grfico 11 Principais importaes moambicanas, em % do total
100 Percentagem

50

0 2006 Outros

2007 Importaes dos grandes projectos

2008 Bens de capital

2009 Combustveis Automveis

Cereais

2010

Fonte: Banco de Moambique

20

Pode-se ler no documento de Marcelo Mosse e Edson Cortez (2006: 16): ...a corrupo nas Alfndegas era caracterizada pela facilitao do contrabando, pela m classificao das mercadorias e pela sua subvalorizao. Por outro lado, prticas de extorso tambm foram e tm sido relatadas nos meios de comunicao social ligando-as a funcionrios que conseguem estar na posse de informao delicada sobre um caso de contrabando. Aps as reformas verificadas a partir de 2006 a corrupo baixou e as receitas aumentaram. No entanto persistem. O caso de Orlando Jos paradigmtico: O assassinato de Orlando Jos, que dirigia o gabinete de Auditoria, Investigao e Informao nas Alfndegas de Moambique, constitui, por si s, um grande revs na luta contra a corrupo, fuga ao fisco e branqueamento de capitais em Moambique e mostra, de forma clara e inequvoca, o quo esto infiltradas as diferentes instituies do Estado pelo crime organizado, partindo das prprias Alfndegas e passando pela PRM, muito em especial o sector de Investigao Criminal. O Pas, 05 de Maio de 2010. Mais Working Papers CEsA disponveis em http://pascal.iseg.utl.pt/~cesa/index.php/menupublicacoes/working-papers

20

WP 114 / 2012

Grfico 12 Evoluo da taxa de cmbio e das importaes de alimentos, 2001 2010


700.000 Milhares de USD 600.000 500.000 400.000 300.000 200.000 100.000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 Cmbio 2008 2009 30 25 MT/USD 20 15 10 5 -

Total de importaes alimentares

Fonte: Banco de Moambique para taxa de cmbio e FAO para importaes de alimentos.

Grfico 13 Evoluo do dfice da balana comercial total e da balana comercial alimentar


(200.000,00) Milhares de USD (400.000,00) (600.000,00) (800.000,00) (1.000.000,00) (1.200.000,00) (1.400.000,00) Dfice da BC Dfice da BC alimentar 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009

Fonte: FAO.

Os grficos anteriores revelam uma das consequncias de uma poltica expansiva e populista: agravamento do dfice externo, que tem sido compensado com vrias fontes, como por exemplo, perdo da dvida e financiamento externo da balana de pagamentos (financiamento, donativos e cooperao), Banco de Moambique (vrios anos). A partir de 2007 o dfice da balana corrente e de capitais comea a ser coberta pela entrada de capitais relacionados com os grandes investimentos. A importao de viaturas possui semelhante comportamento: aumento rpido a partir de 2006. O trnsito nas cidades exerce uma forte presso sobre as infra-estruturas, poluio e trfego catico. A importao de alimentos no tem qualquer relao com a taxa de cmbio, pois existem perodos em que a desvalorizao afecta as importaes (reduo) e em outros casos coincide com aumentos de importao. Significa que perante a
Mais Working Papers CEsA disponveis em http://pascal.iseg.utl.pt/~cesa/index.php/menupublicacoes/working-papers

21

WP 114 / 2012

escassez da oferta interna no existe alternativa s importaes cujos preos so em casos subsidiados.

Grfico 14 Valores despendidos na importao de viaturas


350 300 Milhes de USD 250 200 150 100 50 2005 2006 2007 2008 2009 2010 136,60 301,30 248,80

Fonte: Banco de Moambique.

4.3. Poltica salarial

Grfico 15 Salrios a preos de 2011 e inflao


3000 2500 2000 MT 1500 1000 500 0 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 Inflaco 2009 2010 2011 10 5 0 25 20 15 Percentagem

Agricultura

Funo pblica

Fonte: Diplomas ministeriais publicados no Boletim da Repblica para salrios referentes agricultura, Ministrio do Trabalho para os da funo pblica e INE para a inflao.

Do grfico anterior pode observar-se:

Mais Working Papers CEsA disponveis em http://pascal.iseg.utl.pt/~cesa/index.php/menupublicacoes/working-papers

22

WP 114 / 2012

Os salrios dos empregados da funo pblica so sempre superiores aos dos trabalhadores rurais. Os diferenciais podem ser justificados, entre outras razes, por diferenas de produtividade entre sectores, o que no se sugere relativamente aos trabalhadores da funo pblica nem existem avaliaes de desempenho destas variveis. O argumento da qualificao no parece ser real pois o salrio mnimo na funo pblica auferido por trabalhadores no qualificados. O incremento da inflao entre 2000 e 2011 , com excepo de dois anos (2001 e 2010), superior ao aumento do salrio real nestes dois sectores. O custo de vida nas cidades mais elevado e as menores oportunidades de rendimentos no monetrios no meio urbano (alimentos, casa, lenha e carvo, etc.). Nos restantes anos, o aumento salarial foi superior inflao, fazendo aumentar o poder de compra dos assalariados dos dois sectores.

O aumento sistemtico do salrio real faz crescer a procura interna de bens essenciais, geralmente importados, fazendo que a balana comercial global e a alimentar tenham um dfice crescente. Nada indica que o diferencial entre as duas variveis seja resultante de aumentos de produtividade o que poderia equilibrar a oferta e a procura agregadas. Consequentemente, a poltica salarial pode ser uma das determinantes da inflao. As polticas salariais anti-inflacionistas, quando tomadas de forma rpida e com grande amplitude, fazem decrescer o salrio real (observe-se no grfico relativamente ao ano de 2010) o que, no caso moambicano, esteve na origem dos tumultos de 1 e 2 de Setembro do mesmo ano. Com excepo do ano de 2010, a evoluo dos salrios confirma o populismo econmico e a poltica de urban bias (favoritismo urbano ou politicas pro-urbanas21) referida ao longo do texto, bem como a aliana com os servidores do Estado (veja mais adiante no ponto 5.3).

21

So polticas que beneficiam os citadinos devido capacidade de presso e reivindicao dos grupos sociais urbanos. Caracteriza-se pela concentrao dos benefcios das polticas nos centros urbanos. Regra geral, distorcem o desenvolvimento econmico e social aumentando as desigualdades sociais e espaciais, criam descontinuidades entre o urbano e o rural, fluxos migratrios (xodo rural), marginalizam os residentes no meio rural, entre outros aspectos. Pode questionar-se se os subsdios aos citadinos so socialmente justos, na medida em que a pobreza mais profunda encontra-se no meio rural. No contexto citadino os que mais beneficiam dos subsdios de combustvel so os assalariados (geralmente os menos pobres dos pobres) que tm necessidade de transportes dirios. Os subsdios aos bens alimentares importados so principalmente consumidos no meio urbano (trigo e arroz). Mais Working Papers CEsA disponveis em http://pascal.iseg.utl.pt/~cesa/index.php/menupublicacoes/working-papers

23

WP 114 / 2012

4.4. Poltica de investimento Apresenta-se primeiramente a balana de acumulao interna que revela a capacidade de investimento com financiamento em recursos domsticos (poupana). Seguidamente observa-se o volume do investimento aprovado no Centro de Promoo do Investimento (CIP) e finalmente a evoluo do investimento pblico.

Grfico 16 Crescimento anual do PIB e do consumo final


1,8 1,6 1,4 1,2 1 0,8 0,6 0,4 0,2 0 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010

PIB, 2003= 1

Consumo privado, 2003=1

Fonte: Banco de Moambique.

Grfico 17 Percentagem do consumo final sobre o PIB


120 100 Percentagem 80 60 40 20 0 2000 2001 2002 2003 2004 PIB 2005 2006 2007 2008 2009 2010

Consumo final

Fonte: Banco de Moambique.

Dos grficos anteriores observa-se: O crescimento do PIB quase que totalmente absorvido por incrementos semelhantes no consumo.

Mais Working Papers CEsA disponveis em http://pascal.iseg.utl.pt/~cesa/index.php/menupublicacoes/working-papers

24

WP 114 / 2012

A poupana interna representa em mdia menos de 5% do PIB. Existe um elevado dfice da balana de acumulao (poupana investimento), que tem de ser financiado externamente (investimento directo estrangeiro, emprstimos e cooperao externa).

Estas observaes justificam-se pelo baixo rendimento per capita verificando-se a lei de Engel. Podem ser acrescentadas outras razes, tais com os aspectos de natureza cultural, a cobertura territorial das instituies financeiras, as garantias e os procedimentos bancrios e a literacia da maioria da populao.

Grfico 18 Balana de acumulao


35 30 Percentagem 25 20 15 10 5 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010

Poupana interna (bruta)/PIB

Investimento total realizado/PIB

Fonte: FMI.

Grfico 19 Investimentos aprovados pelo Centro de Promoo do Investimento (CPI)


9.000 8.000 7.000 6.000 5.000 4.000 3.000 2.000 1.000 2001 2002 IDE 2003 2004 IDN 2005 2006 2007 2008 2009 2010

Milhes de USD

Emprstimos

Investimento total

Fonte: CPI.

Mais Working Papers CEsA disponveis em http://pascal.iseg.utl.pt/~cesa/index.php/menupublicacoes/working-papers

25

WP 114 / 2012

Grfico 20 Evoluo das despesas de investimento pblico a preos constantes de 2011


60.000.000 50.000.000 Milhares de MT 40.000.000 30.000.000 20.000.000 5% 10.000.000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 0% 10% Percentagem 15% 20%

Despesas de investimento

Despesas de investimento/PIB

Nota: Escala da direita para despesas de investimento/PIB. Fonte: OGE (vrios anos).

Os grficos acima revelam: Desequilbrio da balana de acumulao destacando-se a baixa poupana nacional e o investimento representando entre duas e cinco vezes mais a poupana (respectivamente nos anos de 2010 e 2009). O dfice da balana de acumulao coberto pelo IDE e emprstimos externos conforme se pode depreender dos grficos 18 e 19. Embora os momentos de aprovao dos projectos sejam diferentes da execuo dos mesmos ou no se concretizam, pode considerar-se que a mdio e longo prazo exista um deslizamento da entrada de capitais (IDE e emprstimos), deduzindo-se que a partir de 2006 existiu um volume de investimentos mais elevado, o que confirmado pelo influxo de capitais22. O investimento pblico possui um comportamento semelhante: crescimento ao longo do perodo analisado com acelerao a partir de 2005-2006.

Os volumes de investimento revelam uma grande injeco de recursos, sobretudo externos e em grandes investimentos. Mesmo que os efeitos multiplicadores 23a nvel
22

A entrada de capitais, sobretudo do IDE, a partir de 2006 tem sido em volume suficiente para cobrir o tradicional dfice da balana comercial e de capitais. 23 Existe a frase quando os EUA espirram, o resto do mundo constipa -se, para representar como pequenos fenmenos numa economia potente e influente em contextos de sistemas abertos, pode provocar consequncias na economia mundial atravs dos efeitos multiplicadores (neste caso com sinal negativo) e pelos nveis de assimetrias nas relaes externas atravs do movimento de capitais, das flutuaes bolsistas, do comrcio internacional, do domnio tecnolgico e das influncias nas polticas econmicas de terceiros pases. O livro Economia Borboleta de Ormerod (2005), utilizou-se metaforicamente a expresso o abanar de uma asa de uma borboleta na China um furaco assola o Caribe, que explica como a propagao Mais Working Papers CEsA disponveis em http://pascal.iseg.utl.pt/~cesa/index.php/menupublicacoes/working-papers

26

WP 114 / 2012

local e na economia internacional no sejam elevados, existem sectores que beneficiam mais, sobretudo nos transportes, comunicaes, energia, hotelaria e restaurao, imobiliria e construo civil24. O investimento estrangeiro produz expanso econmica no apenas pelo incremento das exportaes como ainda pelo incremento de actividades internas e aumento do emprego directo e indirecto, mesmo considerando que os grandes projectos sejam pouco geradores de emprego (tecnologias extensivas em trabalho ou, dito de outra forma, intensivas em capital ou pouco intensiva em trabalho)25. Sobre o investimento estrangeiro h um velho mas actual debate que se sumariza nas seguintes transcries: Nurkse (1951) afirmava: O capital do tipo que se dirigiu para pases subdesenvolvidos nos anos vinte, sob a forma de investimentos directos, foi aplicado principalmente na produo destinada exportao. Muito pouco do mesmo foi empregue em manufacturas para o mercado interno dos pases subdesenvolvidos. Mais adiante, acrescenta: Os investimentos estrangeiros, em vez de desenvolverem as economias de pases agrcolas, serviram para enrijecer e fortalecer o sistema sob o qual esses pases se especializaram na produo de matrias-primas e gneros alimentcios para exportao. Os investimentos estrangeiros, de acordo com este ponto de vista, tm tendido a promover um padro de especializao baseado num esquema esttico de vantagens comparativas no comrcio internacional. E acrescenta: O capital estrangeiro, apenas pela razo de trabalhar para o mercado de exportao, no deve ser desprezado. No s aumenta a capacidade de importao e exportao do pas, mas tambm, contribui para o aparecimento, embora talvez apenas um aparecimento lento de vrios tipos de economias externas tcnicas de trabalho e obras pblicas que mais cedo ou mais tarde no podem deixar de beneficiar o mercado interno. Economistas como Nurkse (1951) e Lewis (1954), advogavam que nos pases em desenvolvimento a formao de capital deve assentar na transformao do desemprego

climtica catica e influenciadas por mltiplas variveis e por isso imprevisvel por maior que seja a capacidade de complexos modelos de previso matemtica. Passando para a economia, significa que a economia mundial de tal forma complexa com muitas variveis de diversas naturezas que se interinfluenciam em mltiplas combinaes, fazendo com que pequenas causas possam provocar importantes crises na economia mundial, que se propagam de forma imprevisvel quanto sua amplitude e dimenso dos efeitos. 24 Mosca e Selemane (2011), revelam o crescimento de algumas actividades econmicas em Tete e Moatize em consequncia dos investimentos que se realizam no carvo em Moatize e no norte da provncia na cultura do tabaco. No primeiro caso, a procura , sobretudo, de servios de hotelaria e restaurao, consultorias, transporte de passageiros de curta distncia, camionagem, oficinas e manuteno, servios bancrios, trabalhadores especializados, comrcio informal de produtos de origem local, sobretudo gado bovino, caprino e batata, etc. No segundo caso, a actividade econmica dinamizada pelo aumento do rendimento dos pequenos produtores de tabaco, cujos reflexos na cidade de Tete no so to fortes, na medida em que o principal efeito se produz nos distritos e localidades onde os pequenos produtores produzem esta cultura. 25 Os grandes investimentos realizados em Moambique, so intensivos em capital. Por exemplo, no sector mineiro, em mdia, o valor do investimento por emprego gerado de 4,6 milhes de dlares americanos, cerca de 200 mil nas telecomunicaes, entre 80 e 120 mil USD nos sectores da agricultura, indstria, turismo e hotelaria, e construo civil Mais Working Papers CEsA disponveis em http://pascal.iseg.utl.pt/~cesa/index.php/menupublicacoes/working-papers

27

WP 114 / 2012

disfarado26 nas actividades primrias em poupana potencial atravs do aumento da produtividade na agricultura e libertao de mo-de-obra para investimento na formao de capital. Em economias no densamente povoadas, seria necessrio um equilbrio entre as actividades de capital e trabalho intensivo de forma que os excedentes provocados pelo aumento da produtividade no se convertam principalmente em mais consumo mas, sobretudo, em mais capital. Pode verificar-se, tal como para o conjunto do oramento, um incremento acentuado do investimento (sobretudo estrangeiro) ao longo de toda a dcada e em particular depois de 2005 e 2006. O primeiro enunciado acima transcrito de Nurkse, h mais de 60 anos, possui grande relevncia e actualidade em Moambique.

4.5 Recursos externos e cooperao Os grficos a seguir representam: (1) o peso dos recursos externos em algumas contas macroeconmicas; e, (2) a distribuio desses recursos pelos diferentes sectores da administrao pblica.

Grfico 21 Peso dos recursos externos nas principais contas macroeconmicas (em percentagem)
150 100 50 0 56 52,6 139,0

44,7 17,2 2005

44,1 14,4 2010

2006 2007 2008 2009 Financiamento do oramento por recursos externos Taxa de cobertura do total da c.corrente e de capitais pelo IDE

Fonte: OGE para financiamento do oramento por recursos externos, Banco de Moambique para taxa de cobertura, ODAmoz Mozambique Donor Atlas 2008 para o volume de cooperao e INE para o PIB.

26

Lauro Monteclaro (http://lauromonteclaro.sites.uol.com.br/Meus_Artigos/Desemprego_Estr_Disfar.htm), retirado a 3 de Agosto de 2012, define como desemprego disfarado quando o indivduo no est formalmente desempregado, mas a sua renda e a de outros que fazem o mesmo trabalho, no cessa de cair. Isso ocorre porque o seu mercado se estreita de forma dramtica. H duas formas bsicas de desemprego disfarado: a do empregado que recebe por produo e a do empresrio sem lucro, ou na expresso de Robert Kurz os Eu, S.A. ou patres de empresas de misria. Na literatura especializada sobre a agricultura, comum tratar-se este conceito como o dos tempos ociosos para significar os perodos em que o trabalho agrcola se reduz devido sazonabilidade da produo ou em consequncia da diviso do trabalho no seio da famlia, onde alguns membros (geralmente o homem), possuem poucas funes no trabalho dos campos, ou melhor, existe uma diviso sexual do trabalho. Mais Working Papers CEsA disponveis em http://pascal.iseg.utl.pt/~cesa/index.php/menupublicacoes/working-papers

28

WP 114 / 2012

Observa-se um importante peso da cooperao que tem baixado depois de 2008 e um aumento rpido da entrada de capitas externos associados aos grandes investimentos. A entrada de capitais externos associados ao IDE cobre a conta corrente e de capitais tornando positivos os saldos dessas mesmas contas. H reduo e mudanas na natureza da cooperao pelas seguintes razes principais: Crise nos pases com maiores prestaes financeiras para a cooperao. Alterao poltica nos pases desenvolvidos. Cansao/saturao dos doadores que cooperam h mais de trs dcadas. Dvidas acerca da eficcia da cooperao, Plataforma Portuguesa das ONGD (2011)27. Questionamento acerca de irregularidades eleitorais28. Corrupo persistente no Estado. A no existncia de consenso sobre as polticas governamentais no que respeita ao desenvolvimento inclusivo, reduo da pobreza e das desigualdades sociais e, consequentemente, com um padro de acumulao concentrada. Recursos da cooperao beneficiam principalmente a formao de elites burocrticas e rendeiras associadas e aliadas do poder.

27

Veja a Declarao de Paris (publicao do Instituto Portugus de Apoio ao Desenvolvimento - IPAD). No caso de Moambique, o exemplo do Programa Nacional do Desenvolvimento Agrcola (PROAGRI) paradigmtico. Sobre este particular veja os documentos do Grupo Moambicano da Dvida (2004), do Ministrio da Agricultura (2004) e de Cabral (2009). 28 Existem muitas irregularidades nos processos eleitorais que em alguns casos incomodam os doadores. As eleies de 2009 revelaram esse facto que levou a algumas declaraes rgidas de alguns embaixadores. Mais Working Papers CEsA disponveis em http://pascal.iseg.utl.pt/~cesa/index.php/menupublicacoes/working-papers

29

WP 114 / 2012

Grfico 22 Distribuio da cooperao por sector (total entre 2005 e 2010)

Apoio oramental geral Educao gua e saneamento

Sade Governo e sociedade civil Populao

Transportes Cooperao agricultura, silvicultura e pesca Outros

Fonte: Calculado a partir de informao retirada de ODAmoz (2008).

Do grfico anterior pode observar-se: O oramento do Estado o principal beneficirio, representando 22% do total da cooperao entre 2005 e 2011. O caso do PROAGRI I paradigmtico29. A educao e sade incluem pagamento de docentes e de funcionamento das escolas e dos centros de sade do Estado. O mesmo pode afirmar-se relativamente rubrica Governo e sociedade civil.

Segundo a mesma fonte, entre 2005 e 2011, cerca de 66% (em 2005) e 75% (em 2010) dos recursos da cooperao ficaram concentrados nos rgos centrais do Estado. No total dos 7 anos estudados, 72% desses recursos tiveram o mesmo destino. Em termos de volume da cooperao por habitante, a provncia de Sofala, seguida de Niassa, Cabo Delgado e da cidade de Maputo foram as que mais receberam. As que menos beneficiaram foram as provncias de Nampula e da Zambzia. A entrada de grande volume de recursos externos, o peso de um ou poucos bens exportados e a entrada massiva de capital do IDE acarreta o risco da dutch disease (doena holandesa). Um leve sintoma semelhante aconteceu aquando da crise do 2009 com a descida das exportaes e dos preos do alumnio que contribuem com mais de 60% das exportaes moambicanas. A partir de 2007, a entrada massiva de investimentos e de emprstimos externos dirigidos aos recursos naturais (principalmente
29

O PROAGRI I esteve em execuo entre 1999 e 2005. As principais componentes dos gastos foram as seguintes: desenvolvimento institucional, com 66,4 milhes de USD (43,5%) do total; produo agrcola 40,7 milhes de USD (26,7%); a investigao gastou 18 milhes de USD, 11,8% do total. As outras componentes menos beneficiadas foram: extenso rural (5%), gesto de terras agrcolas (4,6%), floresta e fauna bravia (3,8%), pecuria (2,9%) e irrigao (1,8%). Os rgos centrais do MINAG utilizaram 56% dos fundos do PROAGRI I. Com base em documentos oficiais e estudos de avaliao ao programa (veja os textos anteriormente referenciados sobre o PROAGRI). Mais Working Papers CEsA disponveis em http://pascal.iseg.utl.pt/~cesa/index.php/menupublicacoes/working-papers

30

WP 114 / 2012

carvo, gs, areias pesadas, prospeco petrolfera e florestas) e infra-estruturas associadas ao escoamento dos minerais, tem permitido a valorizao da moeda nacional. So riscos em relao aos quais no existem sinais do estabelecimento de sistemas de segurana por parte do Banco Central. Franco (2011), sugere, tal como em muitos pases, a constituio de um fundo soberano de riqueza que constitui, essencialmente, em reservas de divisas para assegurar uma maior estabilidade da moeda nacional e da capacidade de importaes (poupana em divisas) para fazer face volatilidade cambial e a momentos de menores entradas de moeda externa30.

5.1. Populismo econmico Os grficos abaixo sintetizam e fundamentam uma das hipteses deste texto. Na primeira dcada do sculo XXI foram praticadas polticas econmicas populistas que se caracterizam pela gesto macroeconmica que visa criar ciclos de crescimento (fase de expanso com medidas pro-cclicas) dificilmente sustentveis a longo prazo (ou com elevado risco). Segundo a teoria, os grficos abaixo no deixam dvidas sobre a natureza expansiva das polticas monetrias e fiscal aplicadas principalmente depois de 2005.

Grfico 23 Crdito agrrio, notas e moedas em circulao e despesas totais (do oramento)
26.000 Milhes de MT 21.000 16.000 11.000 6.000 1.000 (4.000) 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 140.000 120.000 100.000 80.000 60.000 40.000 20.000 Milhes de MT

Crdito agrrio

Notas e moedas em circulao (preos constantes de 2010)

Despesas totais

Fonte: Banco de Moambique para crdito e notas e moedas em circulao e OGE para despesas totais.

30

Franco sugere a constituio de um fundo no momento em que esto a entrar elevados valores em divisas provenientes do IDE, dos emprstimos, da cooperao e ajuda internacional. Mais Working Papers CEsA disponveis em http://pascal.iseg.utl.pt/~cesa/index.php/menupublicacoes/working-papers

31

WP 114 / 2012

Grfico 24 Investimento pblico e total do investimento aprovado


250.000 Milhes de MT 200.000 150.000 100.000 50.000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010

Total das despesas de investimento

Investimento total aprovado

Fonte: OGE para o total das despesas de investimento e CPI para o investimento total aprovado.

Alm do populismo e de modo articulado, existe a gesto econmica como forma de defesa e reproduo do poder. Mosca (2012:118) afirma: Os casos apresentados so apenas dois exemplos de uma grande lista ao longo de vrias dcadas 31. A lgica da maximizao da defesa e reproduo do poder feita sistematicamente custa da menor eficincia econmica. No se pretende defender o economicismo puro e duro. Nem to pouco a descontextualizao da poltica econmica com a sociedade e os interesses polticos, internos e externos. Mas quando a economia sistematicamente esquecida ou secundarizada, o resultado est vista: crise econmica de longa durao, pobreza e desigualdades sociais, dependncia e subservincia, m governao e corrupo. O populismo econmico selectivo porque os recursos so escassos e uma parte significativa da acumulao centra-se no exterior com limitados benefcios internos. O aumento da pobreza32, o agravamento do ndice de Gini, a fraca capacidade de gerao de emprego dos investimentos intensivos em capital, as polticas de urban bias e a natural maior capacidade de atraco de investimento e de actividades econmicas com maior produtividade dos centros urbanos, fazem que haja uma maior percentagem de populao pobre no meio rural, para alm das menores oportunidades de negcio33.

31

No texto referenciado so apontados como exemplos os 7 milhes e a valorizao artificial do metical em 2009 e 2010. Outros exemplos do passado s o mencionados, como a construo da barragem de Cahora Bassa e dos regadios no vale do Limpopo, os arruamentos nas periferias das cidades ou, mais remotamente, a mudana da capital da Ilha de Moambique para a ento Loureno Marques. Mais recentemente, por exemplo, o encerramento da fronteira com e ex-Rodsia do Sul, o papel das empresas estatais e as polticas de urban bias, Mosca (2012: 116). 32 comum dizer-se que estatisticamente a pobreza estabilizou entre 2005 e 2008 a uma taxa de 54,1 e 54,7% respectivamente. Porm, se for introduzido o efeito do crescimento demogrfico, pode estimar-se um aumento da pobreza em cerca de 2,8 milhes de pessoas, Mosca et al (2012). Isto , o crescimento econmico de entre 6 e 8% durante o mesmo perodo gerador de mais pobreza. 33 Os dados da 3 Avaliao Nacional da Pobreza, Governo de Moambique (2010), indicam uma taxa de pobreza rural maior que nas cidades (56,9% e 49,6% respectivamente), menores desigualdades sociais (0,367 e 0,581 do coeficiente de Gini), um agravamento da pobreza no meio rural (passou de 55,3% em Mais Working Papers CEsA disponveis em http://pascal.iseg.utl.pt/~cesa/index.php/menupublicacoes/working-papers

32

WP 114 / 2012

Os dados estatsticos revelam claramente a concentrao de recursos e de servios nas empresas e nos cidados nos centros urbanos, certamente de uma constante presena de mecanismos de transferncia de recursos do campo para a cidade e para o exterior. A longo prazo, estes fenmenos justificam as desigualdades de desenvolvimento entre os espaos rural e o urbano. Conforme se verifica na seco 5.3, o populismo beneficia, sobretudo, os grupos sociais que constituem o suporte do poder poltico e econmico. Ao contrrio do que refere a literatura econmica, Moambique tem adoptado polticas pr-cclicas (fiscais e monetrias expansivas) em perodo de crescimento econmico com forte interveno do Estado. Esta realidade pode ser justificada, porque: O tecido econmico empresarial dbil e insuficiente para ser o motor do crescimento econmico34. O dfice pblico interno coberto por recursos externos, no produzindo os efeitos negativos associados a situaes deficitrias prolongadas, embora seja necessrio considerar os riscos do financiamento do Estado por donativos. Importncia do investimento que compete principalmente ao Estado, como a construo de infra-estruturas, a prestao de servios pblicos bsicos e outros que se constituem em monoplios naturais.

A literatura refere a importncia dos investimentos pblicos na criao do capital fixo produtivo e da injeco de recursos externos (IDE, ajuda para o desenvolvimento e tecnologia), na formao de capital humano35 e na sade36. Outras abordagens tericas entram as questes do subdesenvolvimento nos factores externos de natureza poltica, social, da democracia, do legado colonial (dependncia da trajectria - path dependence-, segundo os institucionalistas) e das relaes de troca internacionais 37. Existe o enfoque principalmente das organizaes financeiras internacionais, sobre o ambiente de negcios, das polticas internas desajustadas e as formas de resistncia
2002-03 para 56,9% em 2008-09) enquanto, no mesmo perodo, uma reduo de 51,5% para 49,6% no meio urbano. 34 Veja o Censo s Empresas em Moambique, (INE, 2002) 35 Acrescenta-se formao do capital humano, que este seja de qualidade e, portanto, competitivo, para alm do capital de conhecimento resultante da investigao das sociedades, da investigao adaptativa (aquela que ajusta tecnologias j existentes e importadas) e aquela que valoriza o patrimnio de conhecimento e de recursos locais. 36 No ser por acaso que estas so as alocaes mais volumosas do oramento do Estado em Moambique onde pode sugerir-se a influncia das instituies de Bretton Woods e dos parceiros internacionais. Uma obra que pode ser considerada uma sntese destas perspectivas do desenvolvimento, pode ser O Fim da Pobreza de Jeffray Sachs, tambm conhecida como a economia clnica onde se sugerem terapias de choque, isto , a aplicao rigorosa (rgida), rpida e com alter aes de grande amplitude de polticas de ajustamento estrutural. 37 Sobre a teoria da dependncia veja por exemplo alguns dos autores mais representativos como Arrighi Emmanuel (1969), Celso Furtado (1961 e 1964), Gunder Frank (1975 e 1979), Immanuel Wallrestein (1975 e 1989), Paul Baran (1957), Samir Amin (1975 e 1989) e Theotnio dos Santos (1970 e 2000). Mais Working Papers CEsA disponveis em http://pascal.iseg.utl.pt/~cesa/index.php/menupublicacoes/working-papers

33

WP 114 / 2012

aos choques da economia internacional e da volatilidade dos preos nos mercados internacionais e a corrupo. Questes como a liberdade econmica, Sen (2000 e 2011) e as polticas pro-pobres, Yunus (2006), so outras formas de abordar o desenvolvimento dos pases em desenvolvimento.

5.2. Mercado selvagem Aps a experincia socialista com a aplicao do Programa de Reabilitao Econmica (PRE) a partir de incios de 1987, adoptaram-se medidas de liberalizao que representaram mudanas rpidas e de grande amplitude38. Os mercados interno e externo liberalizaram-se, os processos de privatizao aconteceram de forma catica e sem estratgias alternativas, a criao do empresariado nacional teve as mesmas caractersticas acrescidas da politizao atravs da promiscuidade da poltica, dos negcios e da corrupo. Existiram importantes alteraes nas funes do Estado. Transitou-se de um Estado de planificao central, com forte interveno no mercado e sobre os agentes econmicos (lado da oferta), sobre a distribuio (procura), o controlo na alocao dos recursos (mercado de factores), dos processos de acumulao e sobre as relaes externas. A partir de 1987, configurou-se um Estado constitudo por tcnicos e funcionrios sem formao e experincia para a gesto econmica de mercado e com elevadas inabilidades para o exerccio das novas funes. A transio entre os dois sistemas econmicos foi rpido e anacrnico (selvagem). Os exemplos mais evidentes associam-se com as privatizaes e a no emergncia de uma classe empresarial de mrito, no protegida (proteco econmica e politizao), empreendedora e que aprecie ambientes concorrenciais. As reformas legislativas e a adaptao do sistema judicirio no acompanharam a necessidade de regulao e sancionamento das ilicitudes que tiveram incio (ou continuidade com maior frequncia e gravidade). So os casos mais mediticos do assassinato de Carlos Cardoso que investigava situaes de alta corrupo, de Siba-Siba Macuacua que tinha sido colocado no Banco Austral pelo Banco de Moambique aps os escndalos financeiros e o assassinato de um alto funcionrio da Autoridade Tributria. Em 2011 e 2012 comearam a ser frequentes assassinatos de rua e raptos de empresrios cujas liberdades tm como contra partida avultados valores de resgate a serem depositados no estrangeiro e cujo desfecho policial no geralmente conhecido39.

38

Para um estudo sobre a aplicao, modelo e primeiros resultados do PRE, veja Abrahamsson e Nilsson (1994), Mosca (1999 e 2005), Pitcher (2002 e 2003) e Tarp (1994 e 2000) e Wuyts (1991). 39 O relatrio da Open Society Initiative for Southern Africa apresentado em Maputo em Julho de 2012, revela que Moambique encontra-se em 27 lugar de entre os pases avaliados com mais assassinatos do mundo e a12 em frica, retirado de Canalmoz n 760 de 27 de Julho de 2012. A mesma fonte diz que Mais Working Papers CEsA disponveis em http://pascal.iseg.utl.pt/~cesa/index.php/menupublicacoes/working-papers

34

WP 114 / 2012

As lacunas legislativas abrangem ainda a no previso de taxas tributrias sobre as mais-valias obtidas (ou se prevem no so aplicadas), por exemplo, nas transaces de concesses de exploraes mineiras como aconteceu entre a Rio Tinto e a Riversdale, empresas ligadas extraco de carvo em Tete, entre outros casos. Ou ainda o incumprimento do princpio da no-transacionalidade do Direito de Uso e Aproveitamento da Terra (DUAT) camuflado como pagamento de infra-estruturas ou benfeitorias investidas pelos concessionados que trespassam o DUAT, Hanlon (2002) e Serra (2012). Ou, apenas para no enumerar muitos casos, as omisses legais para sancionamento de crimes contra a natureza e exportao ilcita e trfego de madeira, como foi o caso do escndalo dos contentores no porto de Nacala em 2012. A promiscuidade entre poltica e negcios reflecte-se na inexistncia de uma legislao sobre conflito de interesses entre funes pblicas e privadas40 ou da no declarao do patrimnio e dos rendimentos de pessoas que exercem altos cargos do Estado41. So conhecidos muitos casos de acumulao de funes parlamentares com o desempenho de cargos de delegados do governo em empresas pblicas ou com participao do Estado. Frequentemente so conhecidos casos de corrupo de funcionrios pblicos ou de abuso do poder e peculato sem que, na maioria dos casos, existam processos judiciais e respectivos resultados nem consequncias polticas. O Estado possui grandes dificuldades de fiscalizao da actividade econmica facilitando comportamentos econmicos ilcitos. O caso da explorao madeireira est suficientemente documentado e conhecido, Mackienzy e Ribeiro (2009), Justia Ambiental e Unio Nacional de Camponeses (2011) e German e Wertz-Kanounnikoff (2012)42, entre muitos. A quase completa dizimao da fauna bravia foi assistida sem aces governativas43. Est confirmada a incapacidade fiscalizadora do aparelho de
Maputo a quarta cidade mais violenta de entre as 91 avaliadas pela mesma organizao, (depois de Kampala, Beirute e Tirana). 40 Mosca (2012: 59), afirma: Apresento um caso interessante de como se podem formar grupos de interesse com relaes perversas entre poltica e negcios atravs de uma empresa pblica. Um determinado sector dominado por uma EP monopolista, privatizou algumas actividades e foi constituda uma empresa com interesses de algum(s) alto(s) dirigente(s). O gestor ou director da empresa privada constituda um familiar prximo de um membro do actual Conselho de Administrao (CA) da tal empresa pblica. Esse sector possui interesses de um determinado pais A. O dirigente da empresa privada, irmo do membro do actual CA, possui responsabilidades diplomticas desse pas A em Moambique. O(s) alto(s) dirigente(s) conhece(m) bem o sector e tm interesses nesse pas A 41 Responsveis ao mais alto nvel desprezam e no cumprem consciente e abusivamente a lei 6/2004 que no seu artigo 4 define a declarao de bens e valores que exige s pessoas na posse e exerccio de funes pblicas com competncias decisrias no aparelho de Estado, nas empresas e instituies pblicas, assim como a posse dos representantes do Estado nas empresas privadas participadas pelo Estado, Mosca (2012: 69). 42 O trabalho de German e Wertz-Kanounnikoff (2012) apresenta grandes diferenas entre o volume de exportao de madeira para a China declarado pelas autoridades moambicanas e o volume importado de Moambique constante nas estatsticas oficiais da China. 43 A Gorongosa, foi ento um dos parques de caa mais famosos do mundo, um dos cones de Moambique, uma fonte de receitas em divisas e um importante empregador na regio. Em 2006, os efectivos representavam as seguintes perdas em relao existncia em 1972: elefantes, 89%; hipoptamos, 97%; bfalos, 100%; zebras, mais de 99%; lees, 90%; elandes, 90%; impalas, 50% e Mais Working Papers CEsA disponveis em http://pascal.iseg.utl.pt/~cesa/index.php/menupublicacoes/working-papers

35

WP 114 / 2012

Estado associado s minas com a inexistncia de laboratrios e tcnicos especializados, Mosca e Selemane (2011). j conhecida a falta de fiscalizao da actividade pesqueira industrial que resultou numa reduo do stock da fauna martima (principalmente de crustceos)44. So muitas as manifestaes da riqueza de funcionrios pblicos e dirigentes do Estado sem que existam instrumentos jurdicos que permitam iniciar de processos de averiguao da origem dos patrimnios. No poucas vezes so detectados e conhecidos casos de trfego de pessoas e de droga, Unesco (2006)45. O governo dos Estados Unidos da Amrica identificou e revelou a identidade de um moambicano como baro da droga sem que iniciativas de averiguao tivessem tido lugar pelas autoridades locais alegando no haver qualquer denncia ou situao que permita a abertura de processos correspondentes. A Wikileaks revela telegramas confidenciais da embaixada norte-americana em Maputo, que envolvem altos dirigentes do Estado no trfego de droga. Igualmente as suspeitas sobre a recepo de milhes de dlares aquando do negcio de Cahora Bassa46. Os contratos entre o governo de Moambique e as multinacionais para a explorao de recursos naturais so secretos, no obstante a presso de organizaes internacionais e da sociedade civil moambicana47. Os pargrafos acima so elucidativos sobre as lacunas legislativas e a morosidade do aparelho judicial, sobre a pouca transparncia na gesto de contratos com as multinacionais, a existncia de vrios tipos de trfego pouco averiguados e na maioria dos casos sem julgamento, a existncia de situaes graves de conflito de interesses entre cargos pblicos e privados, a resoluo de contendas comerciais mo armada e a existncia de crimes por motivaes econmicas sem resultados policiais. A quantidade e frequncia destas situaes fazem perguntar se prevalece uma situao de corrupo endmica ao sistema de poder e econmico e/ou incapacidade e incompetncia na resoluo dos problemas.

kudus, 50%, em Mosca (2010), com base em dados de dados apresentados na conferncia proferida por Joo Viseu no Seminrio sobre a Economia de Sofala realizada na Universidade Jean Piaget, na Beira, a 23 e 24 de Setembro de 2008. 44 As licenas hoje para a pesca de crustceos so inferiores aos da dcada dos anos 80 e 90, sendo isso justificado pela perda do stock devido ao excesso de captura durante esse perodo. Por exemplo, a quantidade capturada de crustceos cresceu entre 2000 e 2004 em 2,3% e entre 2005 e 2008 decresceu em mdia -7,6% (Ministry of Agriculture and SAKSS (2011: 63). 45 Outros relatrios mais recentes reafirmam esta situao. 46 O jornal portugus o Dirio de Notcias de 9 de Dezembro de 2010 escreve que o Presidente da Repblica de Moambique ter recebido uma comisso entre 35 e 50 milhes de dlares no negcio da compra da Hidroelctrica Cahora Bassa a Portugal, revelou o portal WikiLeaks, citando telegramas da embaixada dos EUA em Maputo, indicando quais os bancos e pessoa(s) envolvidas nas transaces financeiras. 47 Moambique tem sido reprovado nas tentativas de validao dos relatrios para inscrio como membro do ITIE (Iniciativa de Transparncia na Indstria Extractiva), em 2011. Sobre este assunto veja Selemane e Nombora (2011). Mais Working Papers CEsA disponveis em http://pascal.iseg.utl.pt/~cesa/index.php/menupublicacoes/working-papers

36

WP 114 / 2012

Alguns dos aspectos institucionais referidos podem ser ou no agravados em funo da democraticidade dos centros de deciso poltica e econmica. Os nveis de autismo e arrogncia podem constituir simultaneamente um mecanismo auto protector perante os segmentos de populao ou da intelectualidade que no possuem posicionamentos coincidentes. Estes comportamentos esto ainda associados a atitudes autoritrias e de excluso camufladas em discursos depreciativos com designao de apstolos da desgraa, saudosistas, antipatriotas e outros semelhantes. No menos importante a deteriorao da tica. Os comportamentos econmicos e sociais como o no cumprimento de contratos, dar o dito por no dito, o significado das expresses deixa l, est a desenrascar, o tempo dele ou o cabrito come onde est amarrado (ou onde o amarram), so reveladores de sociedades em reconfigurao de valores estando-se possivelmente num perodo de transio desequilibrado onde tudo vale. O exposto nesta seco parece ser coincidente com a definio de uma economia selvagem. Pode mesmo questionar-se se a articulao entre a economia (agentes econmicos e mercados) e o Estado na configurao de uma economia selvagem, ou no favorvel aos objectivos do reforo do poder assente em bases econmicas que articula interesses econmicos e elites polticas em fase inicial de acumulao sobretudo com base na busca de renda (rent-seeking ), fazendo que se esteja a formar uma economia moambicana baseada na renda, Brito (2009). O Estado utiliza as empresas pblicas para a aplicao da poltica econmica, neste caso para a poltica populista em contexto de mercado selvagem. As empresas e instituies pblicas secundarizam muitas vezes a racionalidade empresarial em favor da prestao de favores polticos ao governo como , por exemplo, a influncia sobre os preos de mercado para a manuteno do custo de vida baixo nas cidades (caso dos TPM aquando dos tumultos de 1 e 2 de Setembro de 2010), a prtica de preos abaixo dos custos dos transportes ferrovirios de passageiros48, a poltica monetria praticada em algumas ocasies pelo Banco de Moambique para a sustentao da moeda nacional, os mecanismos de distribuio dos 7 milhes, entre outros exemplos. A partidarizao das instituies pblicas (incluindo das universidades49) uma realidade e uma forma de criar mecanismos de fidelidade, com implantao de relaes assentes no medo social e na chantagem poltica (presso para que os funcionrios, sobretudos os dos

48

Declarao do ex-Presidente do Conselho de Administrao da Empresa Caminhos de Ferro de Moambique em entrevista televisiva aquando das comemoraes do 100 aniversrio da estao ferroviria de Maputo. 49 Existe partidarizao nas IES com a presena de clulas de partidos e univ ersidades de natureza religiosa. Os reitores das universidades pblicas, alm de serem nomeados pelo Presidente da Repblica, possuem estatuto de ministro com semelhantes mordomias. Quando existem cerimnias com as universidades dado lugar protocolar diferenciado aos reitores das universidades pblicas em particular ao da UEM, numa clara mensagem de representao hierrquica, o mais prximo, ou sentido de posse, Mosca (2012c). Mais Working Papers CEsA disponveis em http://pascal.iseg.utl.pt/~cesa/index.php/menupublicacoes/working-papers

37

WP 114 / 2012

escales mdios e altos sejam membros do partido no poder). Estes aspectos revelam que se est em presena de um Estado neo-patrimonialista.

5.3. Alianas do poder Ao longo do texto pretendeu-se demonstrar como as polticas econmicas beneficiaram grupos populacionais especficos: a elite no poder ou com ela relacionada (empresrios do ou associado ao poder poltico) e os funcionrios pblicos. Os citadinos, sem pertencerem ao quadro de alianas, surgem como objecto de polticas assistencialistas para evitar-se situaes graves de instabilidade social mantendo uma crise de baixa intensidade e que seja funcional com o capital50. No final da dcada est a configurar-se uma nova arquitectura das relaes externas. A cooperao externa assistencialista e veiculado principalmente com o apoio directo ao oramento do Estado, est a ser substituda por uma cooperao econmica entre pases e pelo capital internacional atravs dos grandes investimentos. So sinais desta percepo os seguintes: Os benefcios fiscais e as excepcionalidades legais (por exemplo na lei do trabalho) concedidas s multinacionais. A no interveno do Estado em situaes de conflito entre as multinacionais e as populaes, como so os exemplos amplamente reportados e j estudados dos reassentamentos e a ocupao de terras nas zonas de explorao mineral e de plantio de florestas. A no transparncia dos contratos entre o governo e as multinacionais. Os rumores de corrupo.

A figura abaixo revela o tringulo de alianas triangular: poder e burocracia (funcionrios), cooperao e capital externo, sendo os citadinos beneficirios dos diferentes tipos de subsdios e da concentrao de servios pblicos, mas no aliados. Alm destes, configuram a poltica de urban bias, a concentrao dos servios prestados por empresas pblicas monopolistas que oferecem servios subsidiados aos

50

Mosca (2009) define crise de baixa intensidade: Uma crise que mantenha alguma estabilidade poltica que permita a extraco desses recursos e que, simultaneamente, corrompa as elites locais com o objectivo de evitar iniciativas nacionalistas e patriticas que reivindiquem que esses recursos devam beneficiar em primeiro lugar os respectivos povos. Mais adiante acrescenta: Face ao exposto, pode sugerir-se que a estratgia para grande parte do continente africano reduzir a pobreza com o mnimo de recursos, sem que, no entanto, exista a emergncia de economias desenvolvidas que alterem as agendas econmicas e polticas, tanto internas aos pases desenvolvidos como no quadro das actuais reconfiguraes da diviso internacional do trabalho e dos (des)equilbrios da natureza e da extraco e utilizao dos recursos naturais no renovveis e mesmo alguns renovveis (terra e gua). Mais Working Papers CEsA disponveis em http://pascal.iseg.utl.pt/~cesa/index.php/menupublicacoes/working-papers

38

WP 114 / 2012

consumidores, como o caso da energia e da gua canalizada e dos transportes pblicos, alm de outros anteriormente mencionados. Em relao aos funcionrios pblicos e aos empregados no sector formal da economia, predomina ainda o que se designa por relaes de trabalho paternalistas Hernandez (1998; 2000) caracterizadas pelo modelo de gesto ...que emana deste contexto da economia informal. O termo paternalismo utilizado como metfora para compreender as relaes entre empregadores e empregados atravs das relaes entre pais e filhos. ... Trata-se de uma prtica que consistia na disponibilizao aos trabalhadores de um conjunto de benefcios sociais (relacionados por exemplo com a alimentao, com a habitao, com a sade ou at com a escolarizao), em troca de reduzidos ndices salariais e que perpetuassem a sua dependncia em relao empresa, Feij (2008:5). Ainda na mesma pgina, o autor adianta: Por seu turno, no contexto econmico africano, encontra-se um terreno profcuo para a manuteno do sistema paternalista. Por um lado, trata-se de um modelo que se adapta com maior facilidade a contextos sociais de cariz colectivista, marcados pela maior importncia da famlia e do grupo. Por outro lado, num sistema marcado pela debilidade ou ausncia do Estado Providncia, a empresa emerge como um espao protector dos cidados, capaz de proporcionar o mnimo de segurana e de compensar um contexto socialmente precrio.

Figura 1 Alianas do poder

Fonte: Elaborao prpria.

Nos ltimos anos (sobretudo depois de 2007) verifica-se um incremento da entrada de capital do IDE e de emprstimos relacionados com os grandes investimentos. Por outro lado, aps 2009, assiste-se a uma reduo da entrada de recursos da cooperao. Isto , est-se em presena de uma mudana qualitativa nas relaes econmicas internacionais
Mais Working Papers CEsA disponveis em http://pascal.iseg.utl.pt/~cesa/index.php/menupublicacoes/working-papers

39

WP 114 / 2012

o que modificar as relaes de fora das alianas externas: a principal dependncia econmica e poltica governamental poder ser substituda pela primazia da dependncia em relao s multinacionais. No pertencem a este jogo de alianas os pequenos produtores agrrios (camponeses), a economia informal e os pequenos e mdios empresrios sem ou com poucas ligaes ao poder. Pode-se considerar alianas polticas e econmicas com as elites locais (no meio rural), o que fundamentado pela forma de alocao dos fundos conhecidos como 7 milhes, electrificao de distritos (isto das vilas e das capitais) sem consumo nem projectos previstos que compensem o investimento realizado com a electrificao51. Outras alternativas energticas mais baratas poderiam ser encontradas, como pequenas barragens, energia solar (para consumo caseiro de pequena escala) e energia de centrais de gasleo. A incluso das alianas econmicas internas fundamental para a estabilidade poltica e a endogeneizao do desenvolvimento. Isso possvel com polticas de desenvolvimento rural que aumentem o rendimento das famlias onde a produo alimentar importante no combate pobreza que tem como pilar principal a desnutrio. Mais de 70% populao tem como principal fonte de rendimento a agricultura que produzem em parcelas de pequena dimenso. O aumento de rendimento deste grupo populacional implica a melhoria de vida dos mais pobres e mais equidade social e territorial. Esta estratgia possvel com a alocao de mais recursos agricultura, com polticas onde o Estado surge como influenciador e at agente econmico sobretudo na prestao de servios s empresas e s famlias (alargamento da prestao de bens pblicos sade, educao e informao - com aumento de qualidade), investimentos pblicos em infra-estruturas produtivas e de comunicaes, na reduo das distores dos mercados (melhoria do ambiente dos mercados) e em aces que assegurem a utilizao sustentvel dos recursos, neste caso da terra, gua, floresta, fauna bravia e pescas52. O crescimento endgeno introduz uma abordagem diferente sobre a interveno do Estado atravs do modelo AK de Romer (1986) e posteriormente desenvolvido por Rebelo e por Ramsey-Cass-Koopmans (modelo RCK), que o do crescimento

51

O estudo de Mulder e Tembe (2007), para o caso do distrito de Ribu revela que o investimento possui um retorno econmico positivo quando existe alguma unidade que consuma elevadas potncias de energia, como o caso da fbrica de algodo. Os autores concluem ainda que existe um limitado impacto sobre as pequenas actividades privadas informais e sobre o consumo domstico. Para que existam efeitos positivos sobre estes consumos e sobre a actividade econmica de pequena escala so necessrios investimentos complementares. 52 conhecido que o desenvolvimento do meio rural e da agricultura nos pases desenvolvidos foi muito suportado com recursos do Estado para investimentos em infra-estruturas, subsdios de diferentes tipos, polticas de crdito, proteco aduaneira, suporte do rendimento das famlias e empresas pblicas na prestao de alguns servios, como por exemplo na comercializao, constituio de stocks de segurana alimentar e estabilizao de preos, entre outras. Existem muitas obras acerca deste tema. Para um resumo, veja por exemplo Comissin Europea (2010) e Vicente (2012). Mais Working Papers CEsA disponveis em http://pascal.iseg.utl.pt/~cesa/index.php/menupublicacoes/working-papers

40

WP 114 / 2012

endgeno isto , um modelo onde o crescimento explicado pelo prprio modelo, ao contrrio do modelo neoclssico, onde o crescimento um dado exgeno53. Para o efeito, alm da alocao de recursos pblicos, so necessrias polticas econmicas no adversas ao sector agrrio e ao meio rural, como por exemplo, a taxa de cmbio sobrevalorizada, o rpido desarmamento alfandegrio, concentrao dos gastos pblicos nos meios urbanos e em particular nos rgos centrais, entre outras 54. Considera-se rpido pelo tempo de aplicao e amplitude da medida e, principalmente, em relao capacidade temporal de ajustamento da economia e dos sectores abrangidos s novas condies de mercado e da concorrncia. A indstria necessita ser reactivada atravs de pequenas e mdias empresas geradoras de emprego, sem secundarizao dos sectores que produzem bens para o mercado interno (indstria alimentar e de bebidas, txteis e confeces, materiais de construo civil, fertilizantes, embalagens). A industrializao de substituio de importaes exige polticas especficas semelhantes s referidas para o sector agrrio. Para que a industrializao se localize nos locais que permitam maior economicidade55, onde seja possvel criar mais relaes intersectoriais e multiplicadores na economia, importa criar factores de atractividade para o investimento, como a reduo dos custos de transporte e de transaco, a melhoria do ambiente de negcios da economia 56 e dos mercados, a descentralizao administrativa, entre outras reformas econmicas a administrativas.

6. CONCLUSO
A prtica de polticas do que se designa por populismo econmico fica demonstrada atravs de polticas monetrias e oramentais expansivas, ajustamentos salariais acima da inflao e taxas elevadas de investimento, sobretudo quando includo o IDE. A natureza populista refora-se se for considerado que as polticas expansivas so
53

Este salto dado com uma alterao de perspectiva sobre o capital. Com o modelo AK, Rebelo assume que o capital da funo produo do pas a soma do capital fsico e do capital humano, havendo assim rendimentos constantes escala, e, por consequncia, crescimento econmico. Para uma breve consulta sobre o modelo AK, veja Filho e Carvalho (2001). 54 No existe consenso sobre a prioridade da agricultura. Os processos histricos indicam que a industrializao substituiu o peso e importncia econmica e poltica da agricultura. A criao de excedentes econmicos permitiu a mudana de fase (Marx, Rostow e Lewis) em processos naturais ao mesmo tempo que a urbanizao e a indstria absorvem o excedente de mo-de-obra gerado pelo aumento da produtividade agrcola. Para um debate sobre a importncia da agricultura, as polticas adversas ao sector as razes da no priorizao da agricultura e do meio rural em Moambique, veja Mosca (2012a). 55 Recordem-se as economias de escala e de aglomerao associada estratgia dos plos de desenvolvimento de Perroux e da estratgia de substituio de importaes. 56 Para um resumo sobre o ambiente de negcios em Moambique e evoluo nos ltimos anos, veja Mosca et al (2012). Mais Working Papers CEsA disponveis em http://pascal.iseg.utl.pt/~cesa/index.php/menupublicacoes/working-papers

41

WP 114 / 2012

sustentadas por recursos externos (ao oramento do Estado, no investimento e no financiamento da balana de pagamentos) e no atravs da riqueza gerada pela economia nem em receitas pblicas. O populismo econmico tambm aplicado atravs da instrumentalizao de empresas pblicas com decises econmicas politizadas. As consequncias destas opes foram verificadas ao longo da dcada: aumento do dfice da balana comercial com crescentes importaes, agravamento da dependncia, variabilidades conjunturais elevadas na taxa de cmbio, incremento do dfice pblico (sem incluir os recursos externos que financiam o oramento geral do Estado), secundarizao dos sectores produtivos que produzem para o mercado interno e consequente priorizao das exportaes dos grandes projectos com marginalizao do tecido produtivo tradicional e externalizao do padro de acumulao. Existem claros sinais do aprofundamento da estrutura dual da economia. O modelo de crescimento no endgeno. O mercado selvagem est presente devido s dificuldades do Estado regular e fiscalizar a economia. Pode considerar-se que o mercado selvagem resulta da adopo de polticas neoliberais na verso mais pura e dura de forma mesclada com a interveno do Estado na economia atravs de empresas pblicas com o objectivo de assegurar servios aos cidados de forma subsidiada e em sectores no rentveis ou com ineficincias que exigem por um lado, dfices e subsdios de e para as empresas e, por outro, o financiamento de actividades do Estado e partidrias fora do oramento, principalmente com base nos recursos da cooperao. O mercado selvagem resultante da aplicao mecanicista de polticas neoliberais possui suporte ideolgico dominante na governao manifestada, por exemplo no discurso sobre a sada da pobreza57 responsabilizando o indivduo e consequente desresponsabilizao do Estado das suas polticas. Neste contexto, pode-se sugerir que a debilidade do Estado para exercer as suas funes de regulao e fiscalizao tambm um propsito. As polticas populistas configuram alianas econmicas e polticas com a cooperao e, recentemente, com o capital multinacional, verificando-se uma mudana na dependncia e nas estratgias da cooperao por parte dos parceiros externos. As alianas internas esto associadas com as numenklaturas e com alguns sectores empresariais com ligaes dos aparelhos do partido no poder e do Estado e com os citadinos atravs de subsdios e concentrao recursos nas cidades (principalmente na capital do pas), como forma de defesa e reproduo do poder. Est emergindo, ou em processo de reforo, a constituio de uma elite rendeira (rent-seeking) e predadora. Os camponeses e trabalhadores rurais, os pequenos e micro empresrios formais e informais no constituem bases de alianas do poder. Esto, na sua grande maioria, excludos do modelo de crescimento e do padro de acumulao, o que se reflecte na

57

Sobre este assunto veja Brito (2009a).

Mais Working Papers CEsA disponveis em http://pascal.iseg.utl.pt/~cesa/index.php/menupublicacoes/working-papers

42

WP 114 / 2012

evoluo da pobreza e das desigualdades sociais no meio rural, comparado com os centros urbanos entre 2003 e 2008. Finalmente, todos os indicadores utilizados revelam que as polticas expansivas tiveram maior incidncia depois de 2005 e 2006, o que coincide com um ciclo poltico.

7. BIBLIOGRAFIA
ABRAHAMSSON, Hans e NILSSON Anders (1994): Moambique em transio. Um estudo da histria de desenvolvimento durante o perodo 1974-1992. Traduo de Dulce Leiria. Maputo, impresso por CEGRAFE. AGLIETTA Michel (1997): Rgulation et crises du capitalisme. Odile Jacob. ALEGRE, Eladio Arnalte (2012): Polticas agrcolas da Unio Europeia: lies para Moambique. Em Contributos para o Debate da Agricultura e do Desenvolvimento Rural. Coordenao de Joo Mosca. Maputo, Escolar Editora. AMIN, Samir (1975):La acumulacinaescala mundial. Buenos Aires Siglo XXI. AMIN,Samir (1989): La Desconexin. Buenos Aires, Editorial: Colihue BACH, Daniel e GAZIBO, Mamoudou (2012): Neopatrimonialism in Africa and Beyond. Taylor & Francis. BANCO DE MOAMBIQUE (vrios anos): Relatrio Anual. Maputo, Banco de Moambique. BANCO DE MOAMBIQUE: http://www.bancomoc.mz BANGURA, Yssuf (1992): "Authoritarian Rule and Democrcy in africa. A Theoretical Discourse".Em Autoritarianism, Democracy and Adjustment. The Politics of Economic Reforme in Africa, editado por Peter Gibbon, Yusuf Bangura e Arve Ofstat. Uppsala, The Scandinavian Institute of African Studies. BARAN Paul A. (1957): The Political Economy of Growth. Monthly Review Press, New York. BATISTA Neusa Chaves (s/data): O Estado moderno: da gesto patrimonialista gesto democrtica. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS).
Mais Working Papers CEsA disponveis em http://pascal.iseg.utl.pt/~cesa/index.php/menupublicacoes/working-papers

43

WP 114 / 2012

Retirado em 21 de Julho de 2012 de http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo5/organizacao_escola/modulo1/estado _moderno_gd_gp.pdf BIGGS Tyler (2011): Impact of Exchange Rate Fluctuations on the Economy of Mozambique. USAID, SPEED Reports/2010/010. Maputo BRANDO, Carlos (s/data): A impossibilidade de uma teoria geral e abstracta do desenvolvimento.http://www.ufpa.br/epdir/images/docs/paper36.pdf. BRITO, Lus de (2009): Moambique: de uma economia de servios a uma economia de renda. IESE, IDEIAS, Boletim N 13. BRITO, Lus de (2009a): Discurso poltico e pobreza em Moambique: anlise de trs discursos presidenciais.IESE, II Conferncia do IESE. CABRAL Ldia (2009): LAppui Budgtaire Sectoriel dans la Pratique tude documentaire. Le secteur de lagriculture au Mozambique. Rsum Executive. London, Overseas Development Institute CHANG, Ha-Joon (2003): Chutando a Escada. A estratgia do desenvolvimento em perspectiva histrica. So Paulo, Editora da UNESP. CENTRO DE ESTUDOS E DE PESQUISA MARXISTAS (1974): O modo de produo asitico. Lisboa, Seara Nova. COMISSIN EUROPEA (2010): La PAC en el horizonte 2020. Bruselas, Comissin Europea. CURBELO, Jos L. (1990): Andaluca: Crecimiento y Equidad. Economa poltica del desarrollo equilibrado en las regiones perifricas. Cuadernos del I.D.R., n 29. Sevilla: Instituto de Desarrollo Regional. CRAMER Christopher (2001): Privatization and adjustment in Mozambique: a "hospital pass"? Journal of Southern African Studies, Vol. 27, n 1, pp. 79-104. DOS SANTOS, THEOTNIO (1970): The Structure of Dependence. The American Economic Review, Vol. 60, N 20, pp. 231-236. DOS SANTOS, THEOTNIO (2000): A Teoria da Dependncia: Balano e Perspectivas. Rio de Janeiro, Ed. Civilizao Brasileira.

Mais Working Papers CEsA disponveis em http://pascal.iseg.utl.pt/~cesa/index.php/menupublicacoes/working-papers

44

WP 114 / 2012

EMMANUEL, Arrighi (1969): Lchange ingal.Paris, Maspero. FEIJ, Joo (2008): A problemtica de um modelo paternalista na gesto de recursos Humanos em empresas africanas o caso concreto de Moambique. VI Congresso Portugus de Sociologia, Lisboa, Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Cincias Sociais e Humanas. FILHO Guerino Edcio da Silva e CARVALHO Eveline Barbosa Silva (2001) : Teoria do Crescimento Endgeno e o Desenvolvimento Endgeno Regional:Investigao das Convergncias em um Cenrio Ps-Cepalino. Revista Econmica do Nordeste, Fortaleza, Volume 32, nmero Especial pp. 467-482. FONSECA Pedro Cezar Dutra (2011): O mito do populismo econmico de Vargas. Revista de Economia Poltica, Vol. 31, N 1, So Paulo. http://dx.doi.org. FONTIVEROS Santiago E. (2008): Apogeu e Queda do Capitalismo Selvagem. Publicado em www.analitica.com. Retirado em 20 de Setembro de 2008. FRANCO, Antnio S. (2011): Fundos Soberanos de Riqueza: Uma Necessidade para Moambique? USAID, SPEED Notes/2011/014. Maputo. FRANK, Andre Gunder (1966): The development of underdevelopment - Monthly Review, Volume 18. FRANK, A. G. (1975): The modern world system revisited-rereading Braudel and Wallerstein in SANDERSON, S. et alCivilizations and World System. London: Altamira Pres. FRANK, Andre Gunder (1979): A acumulao mundial 1492 1789. Lisboa, Editorial Estampa. FUNDO MONETRIO INTERNACIONAL (2011a): Recovery and New Risks. Regional Economic Outlook.Sub-Saharan Africa. Washington, D.C. FUNDO MONETRIO INTERNACIONAL (2011b): Recovery and New Risks. Regional Economic Outlook.Sub-Saharan Africa.Washington, D.C.Sustaining the Expansion FURTADO, Celso (1961): Desenvolvimento e subdesenvolvimento. Rio de janeiro, Fundo de Cultura.

Mais Working Papers CEsA disponveis em http://pascal.iseg.utl.pt/~cesa/index.php/menupublicacoes/working-papers

45

WP 114 / 2012

FURTADO, Celso (1964): Dialctica do desenvolvimento. Rio de Janeiro, Fundo de Cultura GERMAN Laura A. e WERTZ-KANOUNNIKOFF, Sheila (2012): SinoMozambican relations and their. implications for forests. A preliminary assessment for the case of Mozambique.Center for International Forestry Research.Working Paper 93. GOVERNO DE MOAMBIQUE (2010): 3 Avaliao Nacional da Pobreza. Resultados Principais. Maputo, MPD, apresentao em power point. GRUPO MOAMBICANO DA DVIDA (2004): Uma Viso sobre o Proagri. Por Ira Baptista Lundin Chagas Levene Marlene Germano. Maputo GMD HERNANDEZ, mile-Michel (1998): La gestion des ressources humaines dans lentreprise informelle africaine in Revue franaise de gestion, n 119, Fondation Nationale pour lenseignement de la gestion des entreprises, pp. 49-57. HANLON Joseph (2002): Debate sobre a Terra em Moambique: Ir o desenvolvimento rural ser movido pelos investidores estrangeiros, pela elite urbana, pelos camponeses mais avanados ou pelos agricultores familiares? Oxfam GB Regional Management Center for Southern Africa HERNANDEZ, mile-Michel (2000): Afrique: Lactualit du modle paternaliste in Revue franaise de gestion, n 128, Fondation Nationale pour lenseignement de la gestion des entreprises, pp. 98-106. INSTITUTO NACIONAL DE ESTATSTICA: http://www.inegov.moz JONES, Harry (2009): Equity in development. Why it is important and how to achieve it. Working Paper 311. England, ODI. JUSTIA AMBIENTAL E UNIO NACIONAL DE CAMPONESES (2011): OS SENHORES DA TERRA Anlise Preliminar do Fenmeno de Usurpa o de terras em Moambique. Casos de Estudo. JA e UNAC. Maputo. KRUGMAN, Paul (2012): Acabem com esta crise, j! Lisboa, Editorial Presena. KUZNETS, S. (1955): Economic growth and income inequality. American Economic Review, Volumen.45, p.1-28. LEONTIEF Wassily W. (1941): Structure of the American Economy, 19191929.Cambridge: Harvard University Press.
Mais Working Papers CEsA disponveis em http://pascal.iseg.utl.pt/~cesa/index.php/menupublicacoes/working-papers

46

WP 114 / 2012

LEONTIEF, Wassily (1986): Input-Output Economics. Second Edition. Oxford University Press. LEWIS, W. Arthur (1954): Economic Development with Unlimited Supplies of Labor. Manchester School 22 pp. 139191. LOUREIRO Felipe Pereira (2008): Consideraes sobre o populismo econmico: explicao ou distoro histrica?Anais Electrnicos do VIII Encontro Internacional da ANPHLAC. LUCAS, Robert E. Jr. (1988): On the Mechanics of Development Planning. Journal of Monetary Economics, New York, Volume 22, N 1, P. 3-42. MACKIENZY, Catherine e RIBEIRO, Daniel (2009): Tristezas Tropicais: Mais Histrias Tristes das Florestas da Zambzia. Maputo, JA e & ORAM. MARX, Karl (2006): O Dezoito Brumrio de Louis Bonaparte. So Paulo: Centauro. MINISTRIO DA AGRICULTURA (2004): Avaliao Final da Primeira Fase do Programa Nacional do Desenvolvimento Agrcola, PROAGRI (1999 - 2005). Volume I: Relatrio Principal. Maputo, Ministrio da Agricultura. MINISTRY OF AGRICULTURE (Economics Directorate) Mozambique SAKSS (2011): Monitoring Agricultural Sector Performance, Growth and Poverty Trends in Mozambique.Final Draft Report. Maputo. MOSCA, Joo (1997): Alentejo: os Recentes Processos de Concentrao e Especializao Produtiva. Perspectivas. Documento de Trabalho N 11, Outubro. Lisboa, Instituto Superior de Agronomia. MOSCA, Joo (1999): Experincia socialista de Moambique 1975-1986. Lisboa, Editora Instituto Piaget. MOSCA, Joo (1999a): Economia: Anlise input-output. Em Anlise Matricial. Vol. III, Captulo 3, pp.85-110. Lisboa: Editora Instituto Piaget. MOSCA, Joo (2002): Encruzilhadas de frica. Lisboa, Editora Instituto Piaget. MOSCA, Joo (2005): Economia de Moambique, Sculo XX. Lisboa, Editora Instituto Piaget.

Mais Working Papers CEsA disponveis em http://pascal.iseg.utl.pt/~cesa/index.php/menupublicacoes/working-papers

47

WP 114 / 2012

MOSCA, Joo (2009): Economicando. Maputo, Alcance Editora. MOSCA, Joo (2010): Polticas Agrrias de(em) Moambique, 1975-2009. Lisboa, Editora Escolar. MOSCA, Joo (2012): O longo caminho da cidadania. Maputo, Alcance Editores. MOSCA, Joo (2012a): Porque que a agricultura, os pequenos produtores e a produo alimentar no so prioritrios? novos contextos em Moambique, comunicao apresentada em Luanda no dia 23 de Maro, num seminrio organizado pelo Instituto do Desenvolvimento Agrrio (IDA) do Ministrio da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MINADER) de Angola, Instituto Portugus de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD) e pelo Centro de Estudos Tropicais para o Desenvolvimento (CENTROP), ISA, Lisboa. MOSCA, Joo (2012c): Instituies de ensino superior: aspectos institucionais. SAVANA, N 969. Maputo. MOSCA, Joo, ABBAS, Mriam e BRUNA, Natacha (2011): Tendncias recentes da economia moambicana. DEABTES, N 6. Maputo, Universidade Politcnica. MOSCA, Joo, BARRETO, Gizelda, ABBAS, Mriam e BRUA, Natacha (2012): Competitividade da Economia Moambicana. Maputo, Escolar Editora. MOSCA, Joo e SELEMANE, Toms (2011): EL DORADO TETE. Os mega projectos de minerao. Maputo, CIP. MOSSE Marcelo e CORTEZ Edson 2006): Corrupo e Integridade nas Alfndegas de Moambique. Maputo, CIP. MULDER, Peter e TEMBE, Jonas (2007): Electrificao rural em Moambique. Valer a pena o investimento? Maputo, Conferencia inaugural do IESE, Conference Paper n 26. NURKSE RAGNAR (1951): Problemas da Formao de Capitais em Pases Subdesenvolvidos. Revista Brasileira de Economia, N 5, Ano 5, pp. 115-140. Rio de Janeiro, Fundao Getulio Vargas. Retirado de http://www.centrocelsofurtado.org.br. OCDE (2006): Declarao de Paris sobre a Eficcia da Ajuda ao Desenvolvimento. Apropriao, Harmonizao, Alinhamento, Resultados e Responsabilidade Mtua. Lisboa, Instituto Portugs de Apoio ao Desenvolvimento.

Mais Working Papers CEsA disponveis em http://pascal.iseg.utl.pt/~cesa/index.php/menupublicacoes/working-papers

48

WP 114 / 2012

ODAMoz (2008): Mozambique Donor Atlas 2008. Prepared by Cora Ziegler-Bohr and ODAdata Economista, Dezembro. Maputo. OLIVEIRA Jlio Csar de (s/data): Anlise do crescimento econmico e das desigualdades regionais no Brasil.UFRGS. http://online.unisc.br. ORMEROD, Paul (2005): A Economia Borboleta. Lisboa, Publicaes EuropaAmrica. PERROUX, Franois (1977): O conceito de plos de crescimento. Em:, Jacques Schartzman. Economia regional: textos escolhidos. Belo Horizonte: Cedeplar, p. 145156. PINHO, Ivo e DIONSIO, Vtor (s/data): A substituio de importaes e o desenvolvimento industrial - reflexes sobre o caso portugus. http://www.25abril.org. PITCHER, M. Anne (2002): Transforming Mozambique: The Politics of privatization, 1975-2000. Cambridge, University Press. PITCHER, M. Anne (2003): Sobreviver transio: o legado das antigas empresas coloniais em Moambique. Anlise Social, vol. XXVIII (168), pp. 169-212. PLATAFORMA PORTUGUESA DAS ONGD (2011): A Eficcia da Ajuda e do Desenvolvimento. Lisboa, Plataforma Portuguesa das ONGD. ROMER, Paul (1990): Endogenous technological change. Journal of Political Economy, Volume 98, N 5, pp. S71-S102. ROSTOW W.W. (1991): The Stages of Economic Growth: A Non-Communist Manifesto. 3th edition. Cambridge University Press. SACHS, Jeffrey D. (2006): O FIM DA POBREZA - Como acabar com a misria mundial nos prximos vinte anos. Lisboa, Casa das Letras. SANTOS Milton (1974): Sous-dveloppement et ples de croissance conomique et sociale. Em Tiers-Monde. tome 15 n58. pp. 271-286. SELEMANE Toms e NOMBORA Dionsio (2011): Iniciativa de Transparncia na Indstria Extractiva. Reprovao da Candidatura de Moambique: notas para debate.SAVANA, Maputo. SEN, Amartya (2000): Desenvolvimento Como Liberdade. Companhia das Letras.
Mais Working Papers CEsA disponveis em http://pascal.iseg.utl.pt/~cesa/index.php/menupublicacoes/working-papers

49

WP 114 / 2012

SEN, Amartya (2011): A Ideia de Justia. Lisboa, Almedina. SERRA, Carlos (2011): Explorao de recursos naturais em Moambique constrangimentos e desafios. Em Contributos para o estudo do meio rural em Moambique.Observatrio do Meio Rural.Maputo, Escolar Editora. SONNE-SCHMIDT Christoffer, CHANNING Arndt e MNICA Magaua (2009): Contribution of Mega-Projects to GPD in Mozambique. II Conference of IESE Dinmicas da Pobreza e Padres de Acumulao Econmica em Moambique. Maputo, 22 and 23 of April 2009 STIGLITZ, Joseph E. (1985):Economics of Information and the Theory of Economic Development". Revista de Econometria, 5(1), April 1985: pp. 532. STIGLITZ, Joseph E. (2000): The Contributions of the Economics of Information to Twentieth Century Economics.Quaterly Journal of Economics, Volume 463, pp. 144179. STIGLITZ, Joseph E. (2001a): Principles of Financial Regulation: A Dynamic Portfolio Approach. The World Bank Research Observer, 16 (1), pp. 1-18. STIGLITZ Joseph E (2011): The IMF's change of heart. The International Monetary Fund has realised that a nation's economic well-being depends on social equality and justice. Washington DC. IMF. TARP, Finn (1994): Stabilization and Structural Adjustment: Macroeconomic Frameworks for Analyzing the Crisis in Sub-Saharan Africa. Routledge. TARP, Finn (2000): Stabilization and structural adjustment in Mozambique: an appraisal. Journal of International Development. Volume 12, Issue 3, pages 299-323. UNESCO (2006): Trfico de Pessoas, em Moambique: Causas Principais e Recomendaes. Policy Paper, No 14.1(P).Bruxelas. WALLERSTEIN, I. (1975): The modern world system: capitalist agriculture and the origins of the European world economy in the sixteenth century. New York: Academic Press, 1974. WALLERSTEIN, I. (1989): The Modern World-System. New York, Academic Press.

Mais Working Papers CEsA disponveis em http://pascal.iseg.utl.pt/~cesa/index.php/menupublicacoes/working-papers

50

WP 114 / 2012

WEBER Max (1985): A tica Protestante e o Esprito Capitalista. 4 Edio. So Paulo, Livraria Pioneira. WEBER, Max (1989): Os trs tipos puros de dominao legtima. Em COHN, Gabriel (org.). Max Weber. So Paulo: tica (Coleco Grandes Cientistas Sociais). WILTGEN Roberto da Silva (1991): Notas sobre polarizao e desigualdades regionais. Ensaios FEE, Porto Alegre. Volume 12, Nmero 2, pp.532-539. WUYTS, Marc (1991): Mozambique: Economic Management and Adjustment Policies. The IMF and the South.The Social Impact of Crisis and Adjustment. Editado por Dharamb Ghai.London, Zed Books Ltd. YUNUS Muhammad (2006): O Banqueiro dos Pobres: a revoluo do microcrdito que ajudou os pobres de dezenas de pases. So Paulo, Editora tica.

Mais Working Papers CEsA disponveis em http://pascal.iseg.utl.pt/~cesa/index.php/menupublicacoes/working-papers

51

Vous aimerez peut-être aussi