Vous êtes sur la page 1sur 10

Teste Schiller

O que :
O teste de Schiller um exame de diagnstico que consiste em colorir a regio interna da vagina e do colo do tero com uma soluo iodada a fim de observar a integridade das clulas desta regio. Ele geralmente feito durante a colposcopia, quando o exame papanicolau mostra alguma alterao. Quando o teste de Schiller der positivo significa que a soluo no conseguiu cobrir toda a rea e h alguma alterao, dando um resultado patolgico. E quando o teste de Schiller der negativo, significa que a soluo foi capaz de cobrir toda a rea sem mostrar alteraes, dando um resultado normal.

Quando fazer o teste de Schiller


O teste de Schiller deve ser feito quando o ginecologista suspeita de alguma doena ginecolgica como Sfilis e HPV, por exemplo, ou como forma de deteco precoce de cncer do colo do tero em mulheres sexualmente ativas. Este teste serve tambm para detectar alguma inflamao vaginal.

Resultado do teste de Schiller


Os possveis resultados do teste de Schiller so Positivo ou Negativo. O teste de Schiller positivo significa que h alterao nas clulas e para esclarecer o diagnstico pode ter que se coletar uma amostra do material que no foi coberto pela soluo iodada para um estudo mais aprofundado, por meio de uma bipsia. Neste caso existe a hiptese da mulher ter clulas cancergenas, mas nem sempre o resultado positivo indica cncer. Outras situaes que podem gerar um teste de Schiller positivo so o DIU mal colocado e uma inflamao vaginal, por exemplo. J o teste de Schiller negativo significa que no h alteraes.

Schiller Positivo
O teste de Schiller positivo significa que foram encontradas alteraes celulares na regio interna da vagina, podendo sugerir a presena de um cncer. Mas nem sempre o resultado significa que a paciente tem um cncer. Outras leses que podem gerar um teste de Schiller positivo so alteraes bengnas como um DIU mal colocado ou alguma inflamao, por exemplo. Com o resultado positivo em mos, o mdico dever solicitar outros exames complementares como o papanicolau, colposcopia e bipsia das clulas no coradas a fim de determinar com exatido qual a leso e qual a sua gravidade.

O teste de Schiller consiste na aplicao de uma soluo iodada (Lugol) em toda a regio interna da vagina. Essa soluo reage com as clulas da regio e quando estas mostram-se todas coloridas aps a aplicao, diz-se que o resultado est normal. Mas nos casos em que a soluo no consegue colorir algumas reas especficas, significa que h alguma alterao nvel celular nestas reas. Este exame deve ser realizado em todas as mulheres sexualmente ativas que apresentem algum sintoma como dor, corrimento ou sangramento aps as relaes sexuais e nas que tenham alteraes patolgicas no papanicolau.

Schiller Negativo
O teste de Sciller negativo significa que a soluo iodada cobriu toda a rea esperada e que no h alteraes patolgicas na regio. O teste de Schiller um exame diagnstico utilizado para verificar a presena de alteraes celulares na regio da vagina e do colo do tero quando h suspeita de leses nestas reas. Ele realizado no consultrio ginecolgico em alguns minutos e o resultado visto na hora. O ginecologista pode achar necessrio realizar o teste se houver alguma alterao no papanicolau ou devido aos sintomas apresentados pela paciente como dor na relao sexual, corrimento, coceira ou ardncia na vagina, ou algum sangramento fora do perodo menstrual.

Papanicolau
O Papanicolaou um exame ginecolgico. Neste exame, as clulas do tero so coletadas atravs da raspagem superficial do colo do tero, com a ajuda de uma espcie de cotonete, para serem analisadas. Alm de detectar o cncer do colo do tero, o Papanicolau tambm indica a presena de infeces vaginais. Caso haja alguma anormalidade no exame, o ginecologista ir marcar nova consulta para falar sobre os resultados e patologias apresentadas. recomendvel que este exame seja realizado anualmente, a partir da primeira relao sexual ou aps os 18 anos. Se, aps 3 anos consecutivos, os resultados dos exames forem normais, a mulher pode realizar o exame a cada 3 anos. O exame de Papanicolau um procedimento indolor e seguro. realizado em alguns minutos no consultrio, numa consulta de rotina e deve ser realizado, preferencialmente, 1 semana antes da menstruao. Nesta semana recomenda-se no usar duchas vaginais, nem colocar nenhum creme no interior da vagina. Alm de no ter relaes sexuais, nem mesmo com camisinha, nos trs dias que antecedem o exame.

As mulheres virgens tambm podem realizar o exame, sem medo de perder a virgindade, pois existe um aparelho para ser introduzido na vagina com um tamanho especial. Os resultados do Papanicolau podem ser: Normal: Classificao I, ou Dentro dos limites normais; Inflamao: Classificao II ou Alterao celular benigna; Displasia Leve: Classificao III, NIC 1, 2 ou 3 ou SIL de baixo ou alto grau; Carcinoma In Situ: Classificao IV, NIC 3 ou SIL de alto grau; Carcinoma Invasor: Classificao V. De acordo com o resultado do exame, o ginecologista dir quais sero as abordagens necessrias para o tratamento. Se o resultado for a classificao 4 ou 5 poder indicar uma consulta com um oncologista.

Cncer do colo do tero


O que :
O cncer do colo do tero mundialmente conhecido como o segundo tipo de cncer mais comum entre as mulheres com menos de 45 anos de idade. Ele perde somente para o cncer de mama. O cncer do colo do tero causado por algumas variaes do Vrus do Papiloma Humano (HPV), que degeneram e modificam as clulas do colo do tero.

Sintomas de cncer do colo do tero


O cncer do colo do tero uma doena silenciosa e raramente apresenta sintomas. Mas quando os sintomas surgem, so:

Corrimento vaginal marrom, plido, aquoso, rosa, sangrento ou ftido, Dor nas relaes sexuais, Sangramento aps as relaes sexuais, Sangramento aps menopausa.

Diagnstico do cncer do colo do tero


O exame de Papanicolau o exame mais indicado para detectar precocemente o cncer do colo do tero e, caso haja alguma alterao neste, recomenda-se realizar um outro exame ginecolgico chamado curetagem endocervical, a fim de confirmar o diagnstico da doena.

Os valores de referncia do papanicolau que indicam a suspeita de cncer do colo do tero so: Classificao III, IV, V, NIC 3 ou SIL de alto grau. Alm destes exames, a colposcopia e o teste de Schiller tambm podem ser realizados para melhor observar as alteraes celulares no colo do tero e reas vizinhas.

Tratamento para o cncer do colo do tero


O tratamento para o cncer do colo do tero realizado com radioterapia, quimioterapia e, se necessria, pode ser realizada uma cirurgia para retirar o tero ou os locais contaminados com a doena, como as trompas e os linfonodos plvicos. De acordo com dados do Instituto Nacional do Cncer (INCA) as mulheres que tratam precocemente um cncer do colo do tero inicial e localizado numa pequena rea possuem 100% de chances de cura da doena. Tomar a vacina do HPV uma forma eficaz para proteger as mulheres do cncer no tero, devido ao fato de que 70% deste tipo de cncer est relacionado com o HPV. As meninas com mais de 9 anos de idade j podem tomar a vacina. Embora no esteja no plano nacional de vacinao, a famlia que desejar dar a vacina menor poder comprar a vacina particularmente numa farmcia.

DENGUE
O que ? A Dengue uma doena infecciosa ( uma virose). Tem como etiologia (causa) qualquer uma das quatro variedades (sorotipos), do vrus da dengue. Os sorotipos (variedades) so identificadas pelas siglas DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Trata-se de um arbovrus (vrus da famlia do vrus da febre amarela) que s pode ser transmitido ao homem por um vetor (transmissor) um artrpodo hematfago (animal que tem os membros articulados e alimenta-se com sangue - o mosquito Aedes aegypti). No h transmisso homem-homem, sem a ao do vetor. Cada um dos virus pode causar enfermidade grave e mortal. Cada sorotipo proporciona imunidade (defesa organizada) especfica para toda a vida. A imunidade cruzada (de um para o outro sorotipo) de curta durao (meses), como so quatro variedades, uma pessoa pode ter dengue quatro vezes. Dentro de um mesmo sorotipo parece existir capacidade varivel de disseminar uma epidemia com diferentes nveis de gravidade. Como se manifesta? Existem quatro sndromes clnicas da dengue: 1. Febre indiferenciada; 2. Febre de dengue (Dengue Clssica); 3. Dengue hemorrgica, o DH; 4. Sndrome do choque da dengue.

A sndrome de choque na realidade a forma mais grave de Dengue Hemorrgica (DH) Caractersticas clnicas da febre indiferenciada. Febre indiferenciada. A febre indiferenciada a manifestao mais comum e frequente da dengue. Uma pesquisa de DS Burke, et al. A prospective study of dengue infections in Bangkok publicada no Am J Trop Med Hyg 1988; 38:172-80 demonstrou que a maioria (87%) dos estudantes; de 4 a 16 anos de idade; infectados pelo virus da dengue permaneceu sem sintomas ou com to poucos que faltaram s aulas somente um dia. A infecco da dengue, em sua forma de febre indiferenciada, no difere das viroses habituais. Caractersticas clnicas da febre da dengue. A febre da dengue uma enfermidade viral aguda que pode ser diferenciada por: 1. Febre, de incio sbito; 2. Dor atrs do olho (retro-ocular) e forte dor de cabea (cefalia) s vezes muito intensa. 3. Dores nos msculos (mialgias) e nas juntas (artralgias) que podem ser relatadas como muito intensas. 4. Vmitos de difcil controle e/ou nuseas ; 5. Erupo cutnea (exantema) que pode surgir em diferentes momentos da doena, tem aspecto varivel, desde predominncia de petquias (pontos de sangue) at somente eritematosa (avermelhada). Em pessoas de pele mais clara se notam mais as petquias e o eritema, nas de pele mais escura chama ateno o aspecto maculopapular (manchas com alguma elevao) . Manifestaes hemorrgicas da dengue. At 33% dos infectados podem desenvolver manifestaes hemorrgicas. Estas hemorragias como regra so de mnima gravidade. So mais caractersticas as seguintes: Hemorragias cutneas: petequia,prpura,equimose, Gengivorragia,(sangramento gengival). Sangramento nasal (epistaxe) Sangramento gastrointestinal: hematemesis (vmito com sangue; melena (evacuao de sangue digerido, fezes pretas) e hematoquezia ( sangue misturado com fezes) Hematria (sangue na urina) Aumento do fluxo menstrual. Estas hemorragias variam largamente desde leves at intensas e graves podendo desencadear choque por perda de sangue. Os critrios Critrios para definio clnica de Dengue Hemorrgica-DH- Segundo a OMS (Organizao Mundial da Sade).

A- Histria recente de doena febril aguda ou atual. B- Hemorragias na doena atual. C- Contagem baixa de plaquetas (plaquetopenia) nmero inferior a 100.000/mm3 D- Evidncia objetiva de aumento da permeabilidade capilar: hematcrito elevado (20% a mais do usual) baixa da albumina do sangue (albuminemia baixa) baixa da protena do sangue ( proteinemia baixa) derrame pleural ou outras efuses (derrames) A diferena bsica entre a febre da Dengue Dengue Clssica e a Dengue Hemorrgica o extravasamento de plasma na DH, podendo-se induzir que a correo efetiva da desidratao pode ser a diferena entre a vida e a morte. Conceituao da sndrome do choque da dengue So exigidos: Presena dos criterios de dengue hemorrgica Insuficincia circulatria manifestada pelos sintomas seguintes: Pulso fraco (amplitude diminuda) Aumento da freqncia cardaca Diminuio da presso do sangue em relao idade referida, reduo das diferenas da tenso entre presso Mxima e Mnima igual ou menor a 20 mm Hg. Modificao do estado mental, pele mida e fria O choque franco evidencia por si a insuficiencia circulatria. Sinais de choque iminente. Embora a maioria dos pacientes com DH no desenvolva choque, a presena de certos sinais alertam para a provvel instalao da insuficincia circulatria (choque). Os sinais de alerta para instalao de choque iminente: 1. Dor abdominal persistente e muito forte; 2. Vmitos incoercveis ; 3. Repentina mudana da temperatura do corpo, acompanhada de sudorese; 4. Alterao do comportamento, variando de sonolncia agitao. Nveis da Dengue Hemorrgica. I- Nvel Sintomas constitucionais inespecficos e febre A prova do torniquete positiva a nica manifestao hemorrgica II- Nvel Manifestaciones do nvel I + hemorragia espontnea

III- Nvel Sinais de insuficincia circulatria (taquicardia, pulso fraco, reduo da tenso diferencial, hipotenso para a idade determinada, pele fria e mida) IV- Nvel Choque profundo (pulso e presso arterial indetectveis) Fatores de risco para desenvolver DH Cepa do virus: ocorre em infeco primria na dependcia das cepas do vrus. Infeces secundrias (repetidas) apresentam um maior risco de DH com as cepas, (em ordem decrescente): DEN 2; DEN 3; DEN 4 e DEN1. Transmisso hiperendmica (dois ou mais serotipos circulando simultaneamente). Estimulao dependente de anticorpos que facilitando o ingresso de vrus, em maior nmero, nos mononucleares (alguns dos glbulos brancos) proporcionam infeces macias. Mononucleares infectados, liberam substncias que produzem aumento da permeabilidad vascular, induzindo manifestaes hemorrgicas e sndrome de choque. Anticorpos anti-dengue preexistentes, tanto por infeco prvia como por anticorpos maternos transmitidos aos lactentes. Gentica do hospedeiro (os brancos e crianas) parecem ter um maior risco. Diagnstico So fundamentais os dados de anamnese e exame fsico. importante analisar a histria de viagem para lugares com dengue endmico, bem como o tempo entre o aparecimento dos sintomas e o retorno da viagem, a incubao da dengue varia de 3 a 15 dias. Avaliao clnica do paciente com febre da dengue. Ademais do exame clnico completo necessita ateno especial: Prova de torniquete Determinao de Presso arterial Procura por sangramentos Observao da hidratao Pesquisa de derrames Diagnstico diferencial da dengue

Entre outras infeces devemos lembrar: Influenza (gripe), Sarampo, Rubola, Malria, Febre tifide, Leptospirose, Meningococcemia, Sepsis bacteriana. Provas de laboratrio Provas do laboratrio clnico Hemograma com contagem de plaquetas Dosagem de Albumina e Protenas sricas Provas de funo heptica e coagulao Urina procurando hematuria microscpica Provas especficas para dengue Isolamento do vrus (amostra de entre 5-7 dias) Serologa IgG e IgM anticorpos antidengue(12 dias) Tratamento (Objetivos) No existe tratamento curativo entre os objetivos temos: Asseguar a hidratao, aliviar os sintomas como, dor, febre e vmitos, Tranquilizar o paciente, vigiar e prevenir as eventuais complicaes e trata-las precocemente. Hidratao - Estimular o paciente a manter-se hidratado via oral, se indispesvel usar a via endovenosa. Antipirticos e analgsicos evitar o uso de aspirina e frmacos anti-inflamatrios no esteroides, protegendo assim a funo plaquetria. Vigiar a insuficincia circulatria atravs de: presso sangunea, hematcrito, contagem de plaquetas e nvel de conscincia. Repouso, alimentao e tranqilizao. Onde pode ser feito o tratamento (Local) Nem todos os pacientes com diagnstico de dengue necessita tratamento hospitalar 1.- Tratamento no domiclio. Sem manifestaes hemorrgicas. Normotensos (presso normal). Sem necessidade de hidratao endovenosa (pela veia) 2. - Tratamento com recursos intermedirios Manifestaes hemorrgicas discretas Presso arterial moderadamente baixa Necessitando hidratao pela veia 3 .- Tratamento Hospitalar com de UTI Hidratao s controlvel com hidratao venosa Sinais de alerta para choque iminente e sndrome de choque por dengue Preveno

No existe vacina ou medicamento que proteja individualmente contra a dengue. A preveno no permitir a reproduo do Aedes (que em grego significa indesejado), no permitido o nascimento de novos mosquitos.

Educao A medida de preveno mais eficiente o combate ao mosquito que transmite a doena. Medidas educativas de repercusso ambiental e conscientizao da sociedade para diminuir os locais onde as larvas dos mosquitos se criam so decisivas na preveno. Recomendaes da Sade Pblica A nica maneira de evitar a dengue no deixar o mosquito nascer. necessrio acabar com os criadouros (lugares de nascimento e desenvolvimento dele). No deixe a gua, mesmo limpa, ficar parada em qualquer tipo de recipiente como: Garrafas Pneus Pratos de vasos de plantas e xaxim Bacias Copinhos descartveis Tapar: Caixas d'gua Poos Cisternas Outros depsitos de gua. Outras recomendaes: Lave bem os pratos de plantas e xaxins, passando um pano ou uma bucha para eliminar completamente os ovos dos mosquitos. Uma boa soluo trocar a gua por areia molhada nos pratinhos. Limpe as calhas e as lajes das casas. Lave bebedouros de aves e animais com uma escova ou bucha; e troque a gua pelo menos uma vez por semana. Guarde as garrafas vazias de cabea para baixo. Jogue no lixo copos descartveis, tampinhas de garrafas, latas e tudo o que acumula gua. Mas ateno: o lixo deve ficar o tempo todo fechado. Furar as folhas das bromlias para no acumular gua Manter os ralos fechados Os repelentes que contm DEET(dietil-meta-toluamida) no so indicados para menores de 2 meses, crianas com mais idade devem DEET em concentraes inferiores a 30 %. Os produtos que contm DEET podem ter concentraes de at 100 %. (Ver o rtulo antes de usar)inferiores a 30 %. Os produtos que contm DEET podem ter concentraes de at 100 %. (Ver o rtulo antes de usar) Outros repelentes eficazes podem conter: Permefrina (KBR3023) e no se recomenta

para usar diretamente na pele (s em objetos - roupas, mosquiteiros, sapatos,etc), o leo de eucalipto no recomentado para menores e 3 anos. A durao do DEET proporcional sua concentrao. Os repelentes eletrnicos no so indicados para repelir o Aedes bem como o complexo B.

Vous aimerez peut-être aussi