Vous êtes sur la page 1sur 31

Unidade 12 - Capacitores

Capacidade Eletrosttica Condutor Esfrico Energia Armazenada em um capacitor Capacitor Plano Associao de Capacitores Circuitos com capacitores

Introduo
Os primeiros dispositivos de controle existentes nos aparelhos eltricos eram praticamente mecnicos. Rels que se abriam ou fechavam de acordo com a temperatura atingida, interruptores, vlvulas com grades metlicas e emissores trmicos que necessitavam de aquecimento, alm das chaves de acionamento magntico. Usando resistores, podemos controlar a intensidade de corrente eltrica, mas a inconvenincia desse controle a perda de energia. Na verdade, com os resistores, controlarmos a frao dissipada a fim de obter a potncia til conveniente.

Introduo
Talvez os chamados reostatos tenham sido os primeiros controles eltricos. Os avanos da Cincia e da tecnologia nos possibilitaram: Armazenar energia com capacitores; Permitir ou impedir a circulao de corrente eltrica com diodos; Controlar eletronicamente a intensidade de das correntes com perdas muito pequenas, pelo uso de transistores.

Introduo
Ocorreu tambm a miniaturizao desses componentes, permitindo engenhosas combinaes em elementos muito pequenos os circuitos integrados e as maravilhas da eletrnica que hoje desfrutamos.

Capacidade Eletrosttica
Ao ser eletrizado, um condutor adquire carga eltrica. Dependendo de seu formato geomtrico, de suas dimenses e do meio em que est inserido, um condutor apresenta maior ou menor capacidade de armazenamento de carga eltrica.

Capacidade Eletrosttica
Capacidade eletrosttica de um condutor eltrico uma constante associada sua capacidade de armazenar energia potencial eltrica. Sendo C a capacidade eletrosttica de um capacitor, Q a carga eltrica que se armazena e V seu potencial eltrico, temos que: Q

C=

Capacidade Eletrosttica
Assim, para um condutor eltrico, a carga que ele capaz de armazenar e seu potencial eltrico so grandezas diretamente proporcionais. Essa relao matemtica mostra que a capacidade de um condutor uma constante que o caracteriza. As grandezas envolvidas na equao anterior possuem as seguintes unidades no SI: Carga eltrica: C (coulomb) Potencial eltrico: V (volt) Capacidade eletrosttica: F (farad)

Condutor esfrico
Esta figura representa um condutor esfrico de raio R, eletrizado com uma quantidade de carga Q:
Substituindo-se essa equao naquela que calcula a capacidade de um condutor, temos:

Como sabemos, o potencial eltrico desse condutor dado pela expresso

Q C= K.Q R O que podemos concluir que, no caso de condutores esfricos, a capacidade eletrosttica depende apenas de seu raio e do meio em que est imerso.

R C= K

K.Q V= R

Energia armazenada em um condutor


Vimos que um condutor isolado possui certa capacidade de armazenamento de carga. Falaremos agora dos capacitores : Conjunto de dois condutores prximos um do outro; Isolados eletricamente; Eletrizados com carga de mesmo mdulo e sinais contrrios. Esse tipo de dispositivo possui maior capacidade de armazenamento de carga do que um condutor isolado devido atrao existente entre as cargas prximas e de sinais opostos. Visto que so descarregados lentamente, pilhas e baterias podem alimentar um circuito por muito tempo.

Energia armazenada em um condutor


Os capacitores, por no realizarem transformaes energticas, apresentam um processo de carga e descarga muito rpido. Dependendo da necessidade em dada situao, optamos por um ou outro tipo de dispositivo. Esta figura mostra a representao de um capacitor: Se conectarmos um capacitor em uma fonte de tenso, ele se carrega como mostra esta ilustrao:

Energia armazenada em um condutor


Por definio, a capacidade eletrosttica de um capacitor dada pela razo entre o mdulo da carga eltrica (Q) armazenada em uma das placas do capacitor e a tenso (U) aplicada nos seus extremos (terminais).

Q C= U

Q = C.U

Energia armazenada em um condutor


Durante o processo de carga e descarga do capacitor, passa pelo circuito uma corrente eltrica quase instantnea. Aps esses processos, no ocorre mais passagem de corrente. Sabemos da Eletrosttica que o = q.U, ou seja, o produto da tenso pela carga eltrica fornece trabalho realizado pela fora eltrica sobre essa carga. Como o trabalho de uma fora conservativa coincide com a respectiva energia potencial, podemos dizer que a energia potencial eltrica armazenada por um capacitor pode ser obtido pela rea sob o grfico:

Energia armazenada em um condutor


Como a capacidade eletrosttica de um capacitor constante, medida que se aumenta a diferena de potencial U aplica em suas placas, aumenta-se proporcionalmente tambm a carga eltrica Q nelas armazenada. Visto que Q e U so diretamente proporcionais, o grfico que relaciona essas grandezas uma semirreta que passa origem:

Podemos obter a energia potencial (Ep) armazenada em um capacitor:


E p = rea Q.U 2 Como Q = C . U C.U .U Ep = 2 Ep =
N

C.U 2 Ep = 2

Capacitor Plano
O capacitor plano um bipolo constitudo por duas placas planas, paralelas e de mesma rea. Entre elas, deve existir um meio isolante (ar, vcuo, borracha, etc.). A constante que aparece nessa equao denominada constante de permissividade eltrica do material isolante colocado entre as placas do capacitor. No vcuo (o) e no ar, essa constante praticamente a mesma e tem o seguinte valor:

ar o = 8,85.10 12 F / m
Sendo A a rea de cada placa e d a distncia de separao entre elas, podemos escrever: Para outros meio, a constante apresenta valores maiores do que no vcuo.

C=

.A
d

Associao de Capacitores
Da mesma maneira que associamos resistores e geradores em srie ou em paralelo, tambm podemos faz-lo com capacitores. Nem sempre possvel encontrar para compra um capacitor que tenha exatamente a capacidade eletrosttica necessria para determinado fim. Para sanar esse tipo de problema, costumamos fazer associaes de capacitores, pois com elas podemos obter o que denominamos capacidade equivalente.

Associao em srie
Em uma associao de capacitores em srie, temos as seguintes caractersticas: Todos os capacitores devem estar ligados em um nico ramo do circuito e sem ramificao entre eles. A diferena de potencial eltrico dessa associao se divide entre os capacitores que a constituem. Devido induo eletrosttica, as cargas nas placas so todas iguais em mdulo.

a)

b)

c)

Associao em srie
Assim sendo, vamos supor trs capacitores com capacidades eletrosttica C1, C2 e C3, associados em srie e submetidos a uma tenso U:

Associao em srie
Desejamos agora determinar o capacitor equivalente dessa associao. Encontrar um capacitor capaz de armazenar a mesma carga eltrica armazenada pela associao, quando submetido mesma tenso a que ela est.

Associao em srie
Conforme o item b, mencionado anteriormente, U = U1 + U 2 + U 3

Q Como Q = C . U , ento U = C
Assim, podemos escrever U = Q Q Q Q = + + CS C1 C 2 C 3

Para dois capacitores : C1 . C 2 CS = C1 + C 2


Para n capacitores iguais : CS = C n

Simplificando essa expresso, obtemos : 1 1 1 1 = + + CS C1 C 2 C3

Associao em paralelo
Em uma associao de capacitores em paralelo, temos as seguintes caractersticas:
a)

b)

c)

Os capacitores devem estar ligados de maneira que haja um nico capacitor em cada ramo, estando os terminais de todos os capacitores ligados aos mesmos dois ns. Todos os capacitores esto submetidos mesma diferena de potencial. Cada capacitor armazena as prpria carga eltrica, e a carga total da associao dada pela soma das cargas armazenadas em cada capacitor.

Associao em paralelo
Assim sendo, vamos supor trs capacitores com capacidades eletrostticas C1, C2 e C3, associados em paralelo e submetidos a uma tenso U: Desejamos, agora determinar o capacitor equivalente (Ce) dessa associao.

Associao em paralelo
Conforme o item b, mencionado anteriormente, Q = Q1 + Q 2 + Q3
Como Q = C . U C P . U = C1 . U + C 2 . U + C3 . U

Simplificando essa expresso, obtemos : C P = C1 + C 2 + C3 . ...

Para n capacitores iguais : CS = n.C

Circuitos com capacitores


Vamos analisar um circuito eltrico constitudo de um gerador, um capacitor e alguns resistores:

Inicialmente, uma rpida corrente eltrica passa pelo circuito, at que o capacitor esteja carregado. Depois disso, pelo ramo em que est o capacitor no circula mais corrente eltrica e, consequentemente, R2 deixa de funcionar. Assim, a partir desse instante, toda corrente eltrica fornecida pelo gerador passa somente em R1. Nesse caso, a diferena de potencial no capacitor passa a coincidir com a do gerador.

Exerccios Resolvidos

1.

Carrega-se um capacitor de capacidade eletrosttica 5 F com carga eltrica de 20 C. Calcule a energia potencial eltrica armazenada no capacitor.

Resoluo Calculando a ddp U nos terminais do capacitor: Q Q 20C 20.10-6C C= U= U= = = 4V -6 U C 5F 5.10 F Weltrica Q.U (20.10-6 C).(4V) = = = 4.10-5 J 2 2

Exerccios Resolvidos
2. Um capacitor armazena 8.106 J de energia quando submetido ddp U. Dobrando-se a ddp nos seus terminais, a energia armazenada passa a ser:

Resoluo W'eltrica Weltrica CU'2 2 2 U' 2U -6 = 2 2 = = W' = 4W = 32.10 J eltrica eltrica CU U U 2

Exerccios Resolvidos
Um capacitor plano conectado a uma pilha de fora eletromotriz constante, como mostra a figura, adquirindo carga eltrica Q. Mantendo-o conectado pilha, afastam-se as placas at que a distncia entre as mesmas seja o triplo da inicial. Ao trmino do processo, sua carga eltrica ser:

Re soluo : .A .A C0 = eC= onde d = 3d 0 C 0 = 3C d0 d A ddp nos terminais do capacitor no mudou. Q Q Q Q Q U0 = U 0 = 0 = Q = 0 C0 C 3C C 3

Exerccios Resolvidos
Na questo anterior, desliga-se o capacitor da pilha antes de afastar as placas e em seguida dobra-se a distncia entre as mesmas. A nova ddp nos seus terminais passa a ser:

Resoluo Como o campo eltrico entre as placas do capacitor : Q E = = constante, pois no houve variao na densidade superficial de cargas eltricas( = ) A das placas, j que a carga eltrica Q e a rea A permaneceram constantes, temos: U' U U' U = = E = C te. = U' = 2U d' d 2d d

Exerccios Resolvidos
Dois capacitores de capacidades eletrostticas C1 = 2F e C2 = 6F esto associados em srie e ligados a uma fonte que fornece uma ddp constante de 20 V. Determinar: a) a capacidade eletrosttica do capacitor equivalente; b) a carga eltrica de cada capacitor; c) a ddp nas armaduras de cada capacitor.

a) Calculo da capacidade equivalente: CS = C1.C2 2.6 = = 1,5F C1 + C2 2 + 6

c) Como U = U2 =

Q Q 30C , temos:U1 = = U1 = 15V e C C1 2F

Q 30C = U1 = 5V C2 6F

b) A carga do capacitor equivalente igual carga de cada capacitor: Q1 = Q 2 = Q Q = CS .U Q = 1,5F.20V Q = 30C

Exerccios Resolvidos
02. Dois capacitores de capacidades eletrostticas C1 = 2F e C2 = 6F esto associados em paralelo e ligados a uma fonte que fornece uma ddp constante de 30 V. Determinar: a) a capacidade eletrosttica da associao; b) a carga eltrica de cada capacitor; c) a energia eltrica armazenada na associao.
R e s o lu o a ) C a lc u la n d o a c a p a c id a d e e q u iv a le n te : C
p

b) Sendo Q = CU e como U a mesma para todos, temos:


2

= C1+C

= 2F + 6F = 8F

Q1 = C1.U = 2F.30V Q1 = 60C Q2 = C 2 .U = 6F.30V Q 2 = 180C

c ) S e n d o a e n e r g ia e l tr ic a d a d a p o r : W = W1 = W
2

Q .U 2

Q 1 .U 6 0 C .3 0 V = W1 = 900J 2 2 Q 2 .U 1 8 0 C .3 0 V = = W1 = 2700J 2 2

Exerccios Resolvidos
03. Dado o circuito, o valor da fora eletromotriz E do gerador, estando o capacitor carregado com uma carga eltrica de 10C, vale:

Resoluo Sendo um circuito RC-srie, a ddp nos terminais do capacitor igual fora eletromotriz do gerador, assim: E=U= Q 10C = E = 50V C 0,2F

Exerccios Resolvidos
04. A carga e a energia eltrica armazenada no capacitor do circuito abaixo valem, respectivamente:

Resoluo Trata-se de um circuito RC-paralelo e, para calcular a ddp U nos terminais do resistor, devemos primeiro calcular a corrente no circuito. Sendo i =

r+Req

i =

120V

4+ 20

i = 5A

A ddp U nos terminais do capacitor e nos terminais do resistor so iguais: U=R.i U=20V.5A U=100V A carga eltrica no capacitor,: Q=C.U Q = 0,2F.100V Q = 20C A energia armazenada pelo capacitor dada por: Q.U 20C.100V WELTRICA = WELTRICA = WELTRICA = 1000J 2 2

Vous aimerez peut-être aussi