Vous êtes sur la page 1sur 11

Concurso Pblico Municipal para provimento de pessoal para atuao Programa ESF Edital 001/2013

Cargo de MDICO

INSTRUES
- Verifique se este caderno: a) Corresponde a sua opo de cargo. b) Contm 30 questes, numeradas de 1 a 30 nas reas de Portugus, Matemtica e Conhecimentos Especficos para Mdicos. - Caso o caderno esteja incompleto, tenha qualquer defeito ou apresente divergncia quanto aos dados identificadores de seu cargo, solicite ao fiscal de sala mais prximo um novo caderno. - No sero aceitas reclamaes posteriores. - Para cada questo existe apenas UMA resposta certa. O valor de cada questo ser de 1 ponto. - Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. - Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu.

O QUE FAZER
- Procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - Verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. - Marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A B D E

ATENO
- Marque as respostas no caderno e depois transcreva as respostas na Folha de Respostas com caneta esferogrfica de tinta preta ou azul. A Folha de Respostas ou qualquer questo respondida a lpis ser anulada. - Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao da questo. - Responda a todas as questes. - No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem a utilizao de livros, cdigos, manuais, impressos ou quaisquer anotaes, assim como nenhuma comunicao entre os candidatos. - A durao da prova de 3 horas e 30 minutos para responder a todas as questes objetivas e inclusive preencher a Folha de Respostas. - Ao terminar a prova, entregue ao fiscal da sala todo o material recebido. - Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

PMPC Concurso Pblico Municipal para provimento de pessoal para atuao Programa ESF Edital 001/2013

PORTUGUS QUESTES DE 1 A 5
MDICO

Questo 01
Nos perodos I. Raul reclamou muito da demora na fila e foi atendido pelo funcionrio do banco. II. Raul reclamou muito da demora na fila e foi esquecido pelo funcionrio do banco. a conjuno e tem, respectivamente em I e II, valor de: (A) soma e concluso. (B) oposio e explicao. (C) soma e soma. (D) soma e oposio. (E) oposio e soma.

Questo 02
Marque a alternativa que preenche adequadamente as sentenas abaixo, na sequncia de palavras. I. Foi ............. a armao que o colega de trabalho fez para prejudic-lo. II. A .............. estava cheia de mantimentos para eventuais visitas. III. Dizem que muita coisa pode mudar no prximo .............. eleitoral. IV. Parecia ............. o retorno do jogador ao clube de origem depois de anos fora do pas. V. No entendendo os termos do contrato, procurou logo ................ o acordo para a compra do imvel. (A) flagrante, dispensa, preito, eminente, destratar. (B) fragrante, despensa, pleito, eminente, distratar. (C) flagrante, despensa, pleito, iminente, distratar. (D) flagrante, despensa, preito, iminente, distratar. (E) fragrante, dispensa, pleito, eminente, destratar.

Questo 03
Assinale a alternativa correta com relao concordncia verbal. (A) Fazem vrios anos que sa da casa de meus pais para estudar e trabalhar. (B) Devem haver muitos motivos para voc no voltar mais para casa. (C) Quando deram dez horas no relgio da praa, as luzes da cidade apagaram-se. (D) Houveram manifestaes populares por todos os lugares. (E) No se poupou esforos para protestar por mudanas.

PMPC Concurso Pblico Municipal para provimento de pessoal para atuao Programa ESF Edital 001/2013

Questo 04
A frase que no apresenta problema(s) de regncia, levando-se em considerao a lngua escrita, : (A) Preferiu viajar para casa do que ficar esperando notcias dos pais. (B) O cargo a que todos visavam ainda no havia sido preenchido. (C) Lembrou de que precisava de mais dinheiro para saldar a dvida. (D) Os dados que dispomos no so suficientes fechar a pesquisa. (E) No teve dvidas que ele logo apareceria com as informaes.

Questo 05
Faa a leitura do texto abaixo para responder a questo 5:

http://josevaillant.blogspot.com.br/2013/06/mais-algumas-charges-retratando-as.html (acesso em 10-07-2013)

Da charge acima, pode-se depreender que: (A) A Histria do Brasil escrita, geralmente, pela caneta dos polticos poderosos. (B) A caneta representa o poder do presidente do pas em assinar os atos necessrios para o bem da populao. (C) O povo quem conduz a histria do seu pas quando se manifesta coletivamente para o bem-estar de todos. (D) A Histria do Brasil ser apagada pela fora do povo que insiste em conduzir os rumos do pas. (E) A mo que conduz a Histria do Brasil est encontrando dificuldades diante do peso representado pela fora do povo.

PMPC Concurso Pblico Municipal para provimento de pessoal para atuao Programa ESF Edital 001/2013

MATEMTICA QUESTES DE 6 A 10
MDICO
Questo 06
A taxa aproximada de juros simples mensal que devemos aplicar um capital de R$ 1 200,00 para que em um ano produza R$ 200,00 de juros : (A) 2% ao ms. (B) 1,59% ao ms. (C) 1,38% ao ms. (D) 2,05% ao ms. (E) 1,5% ao ms.

Questo 07
Um posto de sade possui remdios de uso contnuo para atender 60 pacientes durante 50 dias. Se mais 15 pacientes necessitarem desses remdios, quantos dias vo durar o estoque desses medicamentos no posto? (A) 45 dias. (B) 60 dias. (C) 62 dias. (D) 40 dias. (E) 30 dias.

Questo 08
Na cidade de Campo Mouro a populao cresce cerca de 2,5% ao ano. Se para 2013 a populao estimada fosse 90 200 habitantes, qual seria a populao estimada em 2012? (A) 90 000 habitantes. (B) 92 455 habitantes. (C) 89 300 habitantes. (D) 87 500 habitantes. (E) 88 000 habitantes.

Questo 09
Um cardiologista recomenda a um de seus pacientes que faa caminhadas numa pista circular cujo raio 50 m. Considerando que esse paciente d 8 voltas dirias, quantos km ele percorrer em 30 dias de caminhadas?(Use = 3,14 ). (A) 75,36 km. (B) 76,53 km. (C) 85,50 km. (D) 31,40 km. (E) 62,80 km.

PMPC Concurso Pblico Municipal para provimento de pessoal para atuao Programa ESF Edital 001/2013

5 No programa Estratgia Sade da Famlia, 8 dos pacientes dirios de um mdico so mulheres. Sabendo que nesse dia ele atendeu a 6 pacientes do sexo masculino, qual o total de pacientes atendidos no dia?
(A) 20 pacientes. (B) 16 pacientes. (C) 18 pacientes. (D) 14 pacientes. (E) 22 pacientes.

Questo 10

CONHECIMENTOS ESPECFICOS QUESTES 11 A 30


MDICO
Questo 11
Assinale a alternativa INCORRETA. (A) O acesso universal aos cuidados bsicos de sade, a equidade na distribuio desses cuidados e a resolubilidade dos servios so metas buscadas para a prtica mdica no Brasil. (B) O paradigma da medicina baseada em evidencias, se desenvolvido sob um plano poltico (e cientfico) adequado, pode auxiliar nessa busca, viabilizando uma prtica mdica efetiva e equnime. (C) O papel institucional, conduto, vai alm de organizar e disseminar revises sistemticas, diretrizes e protocolos assistenciais. (D) cada vez mais comum servios adotarem mecanismos que estimulam ativamente a prtica da medicina baseada em evidencias, pois a simples disponibilidade de sumrios das evidencias garantem sua incorporao adequada. (E) As anlises econmicas so fundamentais para a prtica institucional da medicina baseada em evidencias.

Questo 12
O acesso universal aos servios de sade, alm de ser uma garantia constitucional, uma bandeira de luta dos movimentos sociais, nos quais essa reivindicao passou a ser um dos elementos fundamentais dos direitos de cidadania. E, nesse caso, o exerccio da cidadania tem um grande potencial de produzir resultados concretos, tendo em vista as reais possibilidades de mudana e melhora no atendimento aos problemas de sade da populao. O texto se refere a: (A) Equidade. (B) Universalidade. (C) Integralidade. (D) Hierarquizao. (E) Descentralizao.

PMPC Concurso Pblico Municipal para provimento de pessoal para atuao Programa ESF Edital 001/2013

Questo 13
Como sero alocados os recursos do Fundo Nacional de Sade FNS informe (V) para as questes verdadeiras e (F) para as falsas e assinale a alternativa que contem a sequencia correta. ( ) Despesas de custeio e de capital do Ministrio da Sade, seus rgos e entidades, da administrao direta e indireta. ( ) Investimentos previstos em Lei oramentria, de iniciativa do Poder Legislativo e aprovados pelo Congresso Nacional. ( ) Investimentos previstos no Plano Quinquenal do Ministrio da Sade. ( ) Cobertura da aes e servios de sade a serem implementados pelos Municpios, Estados e Distrito Federal. (A) (B) (C) (D) (E) F V F V. V V V V. F F V V. V F F V. V V F V.

Questo 14
Assinale a alternativa incorreta, de acordo com a Constituio Brasileira de 1988: (A) A assistncia sade livre iniciativa privada. (B) As instituies privadas podero participar de forma complementar do sistema nico de sade, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito pblico ou convnio, tendo preferncia as entidades filantrpicas e as sem fins lucrativos. (C) vedada a destinao de recursos pblicos para auxlios ou subvenes s instituies privadas sem fins lucrativos. (D) vedada a participao direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistncia sade no pas, salvo nos casos previstos em lei. (E) A lei dispor sobre as condies e os requisitos que facilitem a remoo de rgos, tecidos e substncias humanas para fins de transplante, pesquisa e tratamento, bem como a coleta, processamento e transfuso de sangue e seus derivados, sendo vedado todo tipo de comercializao.

Questo 15
No Pacto pela Sade 2006, foram definidas prioridades em um conjunto de compromissos denominados Pacto pela Vida. Qual das alternativas abaixo NO contm uma medida definida como prioridade por este pacto? (A) Reduo da mortalidade por cncer de prstata. (B) Ateno integral sade do idoso. (C) Reduo da mortalidade infantil e materna. (D) Implantao da Poltica Nacional de Promoo de Sade. (E) Consolidao da estratgia de Sade da Famlia como modelo de ateno bsica sade.

PMPC Concurso Pblico Municipal para provimento de pessoal para atuao Programa ESF Edital 001/2013

Questo 16
O Pacto em Defesa do SUS, no Pacto pela Sade 2006, definiu como prioridade: (A) Ser contrria a regulamentao da Emenda Constitucional n 29, pelo Congresso Nacional, por colocar em risco a autonomia do SUS. (B) Unificar e centralizar o oramento das 3 esferas do SUS no oramento federal, a fim de facilitar a sua aprovao. (C) Elaborar e divulgar uma carta dos direitos dos usurios do SUS. (D) Excluir do atendimento no SUS os pacientes portadores de planos de sade privados. (E) Garantir o incremento dos recursos oramentrios para a sade, atravs da criao de um novo imposto sobre movimentao financeira.

Questo 17
Segundo o Cdigo de tica Mdica, quando um paciente, em internao hospitalar, ao qual era prestada assistncia evolui para bito, sem indcios de morte violenta, o mdico deve: (A) Atestar o bito. (B) No atestar o bito. (C) Enviar sempre o paciente para necropsia. (D) Atestar bito mediante honorrios correspondentes ao valor de uma consulta mdica. (E) Solicitar que o mdico plantonista do hospital ateste o bito.

Questo 18
Em relao endometriose plvica, correto afirmar que: (A) contraindicado o uso de anticoncepcionais combinados orais. (B) O uso de laser de CO deve se restringir s leses pigmentadas. (C) O danazol no deve ser utilizado em razo de seus efeitos colaterais. (D) Pode ser causa de infertilidade, mesmo nos estgios iniciais da doena. (E) Trata-se de doena autoimune e no se aceita mais a teoria de refluxo menstrual para a pelve.

Questo 19
A hipertenso durante a gravidez est associada com as seguintes complicaes, EXCETO: (A) Pequeno peso do nascituro. (B) Um aumento da incidncia da morte intrauterina. (C) Prematuridade. (D) Hidropsia fetal. (E) Desenvolvimento de eclampsia.

PMPC Concurso Pblico Municipal para provimento de pessoal para atuao Programa ESF Edital 001/2013

Questo 20
10. L.L., masculino, solteiro, procura atendimento mdico. Ao exame clnico evidenciou-se corrimento uretral verificado com o prepcio retrado e pela compresso da base do pnis em direo a lande. A bacterioscopia mostrou a presena de Diplococos Gran-negativos Intracelulares presentes. Nesse caso voc deve pensar em: (A) Cndida e gonorria. (B) Clamdea e gonorria. (C) Cndida e clamdea. (D) Cndida e tricomona. (E) Clamdia e sfilis.

Questo 21
Em relao a contra-indicao da Terapia de Reposio Hormonal, informe (V) para as questes verdadeiras e (F) para as falsas, e assinale a alternativa correta: ( ( ( ( ( ( ( ( ) Cncer de mama ou leso suspeita ainda sem diagnstico. ) Hiperplasia ductal atpica na mama. ) Doena isqumica cerebral/cardaca recente. ) Doena tromboemblica recente. ) Hepatopatia grave ou recente. ) Hipertenso arterial grave, sem controle. ) Sangramento vaginal de causa no estabelecida. ) Cncer de endomtrio.

Resposta: (A) V V V V V V V V. (B) V V V F F V F V. (C) F F V V V F F V. (D) V F F F V V V V. (E) V V V V V V F V.

Questo 22
A isquemia intestinal crnica caracterizada por: (A) Dor ps-prandial, alterao do ritmo intestinal, perda de peso. (B) Dor abdominal sem relao com a alimentao, ritmo intestinal normal, perda de peso. (C) Dor ps-prandial na ingesto de carboidratos, diarria e glicemia elevada. (D) Dor aps o almoo, constipao intestinal, hiperglicemia. (E) Dor peri-umbilical aps ingesto de glten, diarria e vmito.

PMPC Concurso Pblico Municipal para provimento de pessoal para atuao Programa ESF Edital 001/2013

Questo 23
Tipicamente, o quadro de apendicite aguda comea com: (A) Dor na FID, nuseas, vmitos e diarria inicial. (B) Dor na FID, nuseas, vmitos e Blumberg positivo. (C) Dor epigstrica com irradiao para a FID, nuseas, diarria e posterior obstipao. (D) Dor muito intensa em epigstrio e FID, nuseas tardias e Blumberg positivo. (E) Vago desconforto mdio abdominal, seguido por nuseas, anorexia, dor no severa persistente e continua.

Questo 24
No uso de anestsicos locais para a sutura de ferimentos na emergncia, correto afirmar que: A dose mxima de bupivacana de 300 mg. Podemos utilizar bupivacana com adrenalina em qualquer ferida. O volume mximo de lidocana 1% sem adrenalina de 50 ml. Devemos usar anestsicos com adrenalina em todas as feridas para evitar sangramento. (E) A dose mxima de lidocana com adrenalina de 500 mg. (A) (B) (C) (D)

Questo 25
Em 2012, o Ministrio da Sade modificou a vacinao contra poliomielite para lactentes que iniciam o calendrio vacinal. Qual foi a mudana realizada? (A) Total substituio da vacina oral pela vacina injetvel inativada. (B) Uso da vacina injetvel inativada apenas em pacientes imunossuprimidos, e manuteno da vacina oral em pacientes hgidos. (C) Uso da vacina injetvel inativada apenas em pacientes que apresentaram eventos adversos associados vacina oral. (D) Uso da vacina oral no primeiro ano de vida, seguido de doses da vacina injetvel inativada em esquema de reforo e campanhas. (E) Introduo da vacina injetvel inativada contra poliomielite, seguida de doses da vacina oral em esquema de reforo e campanhas.

Questo 26
So causas associadas hipoglicemia neonatal, EXCETO: (A) (B) (C) (D) (E) Prematuridade. Pequeno para idade gestacional. Insuficincia pancrettica. Recm-nascido de me diabtica. Eritroblastose fetal.

PMPC Concurso Pblico Municipal para provimento de pessoal para atuao Programa ESF Edital 001/2013

Questo 27
Com relao dermatite atpica, assinale a alternativa correta. (A) As leses tpicas so liquenificadas e no pruriginosas. (B) Acomete as regies articulares flexoras, poupando sempre as regies extensoras. (C) Em crianas, no acomete a regio da face, apenas em adultos. (D) Em geral, comea de 2 a 3 meses de vida. (E) Os pacientes, em geral, apresentam piora do quadro entre 3 e 5 anos de idade.

Questo 28
Com relao ao quadro de coqueluche, assinale a alternativa INCORRETA: (A) causada pela bactria Bordetella pertussis. (B) Em geral, todos os pacientes abaixo de 2 anos apresentam tosse paroxstica e, na maioria das vezes, com presena de guinchos. (C) extremamente contagiosa, sendo o homem o nico hospedeiro conhecido. (D) O hemograma apresenta-se com leucopenia acompanhado de linfocitose. (E) Os pacientes em tratamento com eritromicina eliminam as bactrias por um perodo de 3 a 4 dias, encurtando o perodo de contagiosidade.

Questo 29
Relacione os principais mecanismos de ao das seguintes drogas anti-hipertensivas. I) Hidroclorotiazida II) Propanalol III) Metildopa IV) Hidralazina A) Inibio da liberao de renina B) Natriurese C) Reduo do dbito cardaco D) Reduo da atividade simptica pela ao central E) Vasodilatao F) Bloqueio dos alfa-receptores ps-Ganglionares pela ao central Resposta: (A) IB, IIC, IIID, IVE. (B) IA, IID, IIIE, IVF. (C) IIC, IIID, IVE, IVF. (D) IIIA, IB, IVF, IIE. (E) IC, IID, IIIE, IVF.

PMPC Concurso Pblico Municipal para provimento de pessoal para atuao Programa ESF Edital 001/2013

Questo 30
Qual das seguintes alternativas descreve melhor a sequncia de alteraes observadas quando surge deficincia de ferro? (A) Menor concentrao plasmtica de ferro, mobilizao e depleo das reservas medulares de ferro, anemia e hipocromia. (B) Menor concentrao plasmtica de ferro, anemia, mobilizao e depleo das reservas medulares de ferro e hipocromia. (C) Mobilizao e depleo das reservas medulares de ferro, anemia, hipocromia e menor concentrao plasmtica de ferro. (D) Mobilizao e depleo das reservas medulares de ferro, menor concentrao plasmtica de ferro, anemia e hipocromia. (E) Mobilizao e depleo das reservas medulares de ferro, menor concentrao plasmtica de ferro, hipocromia e anemia.

Vous aimerez peut-être aussi