Vous êtes sur la page 1sur 16

1.

INTRODUO

1.1.

DEFINIES

Ponte uma construo destinada a estabelecer a continuidade de uma via de qualquer natureza. Nos casos mais comuns, e que sero tratados na disciplina, a via uma rodovia, uma ferrovia, ou uma passagem para pedestres. O obstculo a ser transposto pode ser de natureza diversa, e em funo dessa natureza so associadas as seguintes denominaes: Ponte (propriamente dita) - quando o obstculo constitudo de curso de gua ou outra superfcie lquida como por exemplo um lago ou brao de mar (Fig. 1.1); Viaduto - quando o obstculo um vale ou uma via (Fig. 1.2).

N.A.

Fig. 1.1 - Esquema ilustrativo de ponte

Fig. 1.2 - Esquema ilustrativo de viaduto

1-2 Os viadutos podem receber, em funo de suas particularidades as seguintes denominaes: Viaduto de acesso - viaduto que serve para dar acesso a uma ponte (Fig. 1.3); Viaduto de meia encosta - viaduto empregado em encostas (Fig. 1.14-a) com o objetivo de minimizar a movimentao de solo em encostas ngremes, ou como alternativa ao emprego de muro de arrimo ou similar (Fig. 1.14-b).

N.A.

Viaduto de acesso

Ponte

Viaduto de acesso

Fig. 1.3 - Esquema ilustrativo de viaduto de acesso


Encosta Viaduto Muro de arrimo Encosta Estrada

Pilar

(a) Alternativa em viaduto

(b) Alternativa em aterro

Fig. 1.4 - Esquema ilustrativo de viaduto de meia encosta Existe ainda um tipo de construo que, em determinadas situaes, pode ser enquadrado na categoria de pontes que so as galerias. As galerias, tambm denominadas de bueiros, so obras completamente ou parcialmente enterradas que fazem parte do sistema de drenagem, permanente ou no, das vias ou so obras destinadas a passagens inferiores. Na Fig. 1.5 ilustrada uma situao em que a galeria apresenta as caractersticas das pontes e uma outra situao em que as caractersticas fogem muito daquelas apresentadas pelas pontes. Evidentemente, existem situaes intermedirias, para as quais, o porte e a altura de terra sobre a galeria conferem a este tipo de obra caractersticas que as aproximam mais ou menos das pontes.
Trfego Trfego

(a) Com caractersticas das pontes

(b) Com caractersticas distintas das pontes

Fig. 1.5 - Esquema ilustrativo de galeria

1-3

1.2.

ACENO HISTRICO

Um histrico das pontes, pode ser visto, de forma resumida, a partir dos materiais empregados na sua construo. Desta forma tem-se, na ordem cronolgica, segundo LEONHARDT (1979), os seguintes tipos de pontes: Pontes de madeira - a madeira tem sido empregada desde a antiguidade na construo de pontes, inicialmente com arranjos estruturais bastante simples. Destaca-se que com este material chegou-se a construir pontes com vos considerveis, como o de uma ponte construda em 1758, sobre o rio Reno, com 118 metros de vo. Pontes de pedra - a pedra, assim como a madeira, era empregada desde a antiguidade, na construo de pontes. Os romanos e os chineses j construam abbadas em pedra antes de Cristo. Os romanos chegaram a construir pontes, em forma de arco semicircular com at 30 metros de vo. Foi grande o nmero de pontes em pedra construdas pelos romanos; a maior parte destas desabaram, principalmente por problemas de fundao ou ento foram demolidas por questes blicas, mas existem algumas que permanecem at os dias de hoje. Na idade mdia as abbadas ficaram mais abatidas, chegando a atingir vos da ordem de 50 metros. Pontes metlicas - embora as primeiras pontes metlicas tenham surgido no fim do sculo XVIII, em ferro fundido, foi a partir da metade do sculo seguinte, com o desenvolvimento das ferrovias - que produziam cargas bem mais elevadas que as que ocorriam at ento - que floresceu o emprego do ao na construo das pontes. Cabe destacar que j a partir de 1850 construam-se pontes em trelia com 124 metros de vo. Pontes de concreto armado - as primeiras pontes em concreto apareceram no incio deste sculo. Eram pontes de concreto simples em arco triarticulado, com o material substituindo a pedra. Embora j se empregasse o concreto armado na execuo do tabuleiro das pontes de concreto simples, foi a partir de 1912 que comearam a ser construdas as pontes de viga e de prtico em concreto armado, com vos de at 30 metros. Pontes de concreto protendido 1 - embora as primeiras pontes em concreto protendido tenham sido feitas a partir de 1938, foi aps a Segunda Guerra Mundial que o concreto protendido comeou a ser empregado com grande freqncia, por causa da necessidade de se reconstruir rapidamente um grande nmero de pontes destrudas durante a guerra. A partir de ento, o desenvolvimento da construo das pontes se concentrou nos processos construtivos. Para um aprofundamento neste assunto recomenda-se a leitura de WITTFOHT, H. - Puentes. Ejemplos Internacionales.

O concreto armado e o concreto protendido no devem ser vistos como materiais diferentes. A distino feita aqui visa realar um avano tecnolgico importante na construo das pontes.

1-4

1.3.

CARACTERSTICAS PARTICULARES

Ao se comparar as pontes com os edifcios, pode-se estabelecer certas particularidades das pontes em relao aos edifcios. As principais particularidades, que fundamentalmente se constituem no objetivo da disciplina, podem ser agrupadas da seguinte forma: Aes - devido ao carter da carga de utilizao das pontes, torna-se necessrio considerar alguns aspectos que normalmente no so considerados nos edifcios. Nas pontes, em geral, deve-se considerar o efeito dinmico das cargas, e devido ao fato das cargas serem mveis, torna-se necessrio determinar a envoltria dos esforos solicitantes e a verificao da possibilidade de fadiga dos materiais. Processos construtivos - em razo da adversidade do local de implantao, que comum na construo das pontes, existem processos de construo que, em geral, so especficos para a construo de pontes. Composio estrutural - a composio estrutural utilizada nas pontes difere da empregada em edifcios, em razo da carga de utilizao, dos vos a serem vencidos, e do processo de construo. Anlise estrutural - na anlise estrutural existem simplificaes e recomendaes em funo da composio estrutural, como por exemplo, o clculo da estrutura em grelha considerando elementos indeformveis numa direo. Nas construes, de uma maneira geral deve-se atender os seguintes quesitos: segurana, economia, funcionalidade e esttica. No caso das pontes, dois destes quesitos merecem ser destacados: a esttica e a funcionalidade. Para determinadas pontes, nas quais o impacto visual no ambiente importante, a esttica assume um papel de grande destaque, justificando inclusive, em determinados casos um aumento do custo. Reforando ainda este aspecto, salienta-se que na construo de uma rodovia, as pontes e os viadutos so denominados de obras de arte. Sobre este assunto pode-se consultar LEONHARDT, F. - Bridges: aesthetics and design e WATSON & HURD Esthetics in concrete bridge design. No projeto das pontes deve-se visar o atendimento das condies de uso, com um mnimo de manuteno, buscando assim evitar transtornos de uma interrupo do trfego, que em determinadas situaes pode-se tornar calamitosa.

1.4.

NOMENCLATURA

Tendo em vista os aspectos estruturais, as pontes podem ser subdivididas nos seguintes elementos, como mostra a Fig. 1.6:

1-5
Superestrutura

Aparelho de apoio Encontro Pilar

Fundao

Fig. 1.6 - Esquema ilustrativo da composio das pontes Estrutura principal SUPERESTRU TURA Estrutura secundria APARELHO DE APOIO Suporte INFRAESTRUTURA Fundao A superestrutura a parte da ponte destinada a vencer o obstculo. A superestrutura pode ser subdividida em duas partes: Estrutura principal (ou sistema estrutural principal ou simplesmente sistema estrutural) que tem a funo de vencer o vo livre; Estrutura secundria (ou tabuleiro ou estrado) - que recebe a ao direta das cargas e a transmite para a estrutura principal. O aparelho de apoio o elemento colocado entre a infraestrutura e a superestrutura, destinado a transmitir as reaes de apoio e permitir determinados movimentos da superestrutura. A infraestrutura a parte da ponte que recebe as cargas da superestrutura atravs dos aparelhos de apoio e as transmite ao solo. A infraestrutura pode ser subdividida em suportes e fundaes. Os suportes podem ser subdivididos em: Encontro - elemento situado nas extremidades da ponte, na transio de ponte com o aterro da via, e que tem a dupla funo, de suporte, e de arrimo do solo; Pilar - elemento de suporte, normalmente situado na regio intermediria, e que no tem a finalidade de arrimar o solo. Cabe destacar que alm da subdiviso aqui apresentada, encontra-se na literatura nacional, outra subdiviso que a seguinte: SUPERESTRUTURA MESOESTRUTURA (aparelho de apoio, pilar e encontro) INFRAESTRUTURA (fundao). Salienta-se que determinados tipos de pontes no apresentam separao ntida entre os elementos, o que torna a aplicao da nomenclatura, para ambas as subdivises apresentadas, no muito clara.

1-6 Com relao seo transversal, conforme mostrado na Fig. 1.7, podem aparecer os seguintes elementos: Pista de rolamento - largura disponvel para o trfego normal dos veculos, que pode ser subdividida em faixas; Acostamento - largura adicional pista de rolamento destinada utilizao em casos de emergncia, pelos veculos; Defensa - elemento de proteo aos veculos, colocado lateralmente ao acostamento; Passeio - largura adicional destinada exclusivamente ao trfego de pedestres; Guarda-roda - elemento destinado a impedir a invaso dos passeios pelos veculos; Guarda corpo - elemento de proteo aos pedestres.
Pista de rolamento 0,40 a 0,50 Acostamento 2,50 a 3,00 Faixa 3,50 a 4,00 7,00 a 8,00 Faixa 3,50 a 4,00 0,40 a 0,50 Defensa Acostamento 2,50 a 3,00 0,80 a 0,90

Guarda-corpo Passeio Guarda-rodas

Pavimentao
0,25 a 0,30

Fig. 1.7 - Denominaes dos elementos relativos seo transversal Com relao seo longitudinal, mostrada na Fig. 1.8, tem-se as seguintes denominaes: Comprimento da ponte (tambm denominado de vo total) - distncia, medida horizontalmente segundo o eixo longitudinal, entre as sees extremas da ponte; Vo (tambm denominado de vo terico e de tramo) - distncia, medida horizontalmente, entre os eixos de dois suportes consecutivos; Vo livre - distncia entre as faces de dois suportes consecutivos; Altura de construo - distncia entre o ponto mais baixo e o mais alto da superestrutura; Altura livre - distncia entre o ponto mais baixo da superestrutura e o ponto mais alto do obstculo.

1-7
Comprimento da ponte Vo 1 Vo 2 Altura de construo Vo livre Altura livre N.A.

Fig. 1.8 - Denominaes dos elementos relativos seo longitudinal

1.5.

CLASSIFICAO

As pontes podem ser classificadas segundo vrios critrios; os mais importantes so os seguintes: material da superestrutura; comprimento; natureza do trfego; desenvolvimento planimtrico; desenvolvimento altimtrico; sistema estrutural da superestrutura; seo transversal; posio do tabuleiro; processo de execuo.

Apresenta-se a seguir a classificao das pontes segundo cada um dos critrios relacionados. Destaca-se que com esta apresentao visa-se tambm ampliar a relao dos termos tcnicos empregados no projeto e na construo das pontes.

1.5.1. Material da superestrutura


Em termos de aplicaes prticas atuais, as pontes se classificam segundo o material da superestrutura em:

1-8

de madeira; de concreto (concreto armado e concreto protendido); de ao; mistas (concreto e ao).

Na infraestrutura das pontes emprega-se normalmente o concreto armado, portanto no ser feita a classificao segundo o material da infraestrutura.

1.5.2. Comprimento
Segundo o seu comprimento, as pontes podem ser classificadas em: galerias (bueiros) - de 2 a 3 metros; pontilhes - de 3 a l0 metros; pontes - acima de l0 metros. Esta classificao tem importncia apenas para apresentar as denominaes que as pontes recebem em funo do seu comprimento ou porte, embora no exista consenso - e nem grande importncia - sobre as faixas de valores aqui indicadas. Existe ainda uma diviso para pontes de concreto, tambm de contornos no muito definidos, que : pontes de pequenos vos at 30 metros pontes de mdios vos de 30 a 60 a 80 metros pontes de grandes vos acima de 60 a 80 metros

1.5.3. Natureza do trfego


Segundo a natureza do trfego, as pontes podem ser classificadas em: rodovirias; ferrovirias; passarelas (pontes para pedestres); aerovirias; mistas.

Estas denominaes so associadas ao tipo de trfego principal. As pontes mistas so aquelas destinadas a mais de um tipo de trfego, por exemplo ponte rodo-ferroviria que serve para estabelecer a continuidade de uma rodovia e de uma ferrovia.

1-9

1.5.4. Desenvolvimento planimtrico


Segundo o desenvolvimento em planta do traado, as pontes podem ser classificadas em: ortogonais Retas esconsas Curvas As pontes retas, como o prprio nome diz, so aquelas que apresentam eixo reto. Em funo do ngulo que o eixo da ponte forma com a linha de apoio da superestrutura, estas pontes podem ser divididas em ortogonais (quando este ngulo de 90), e esconsas (quando este ngulo diferente de 90). As Fig. 1.9-a e Fig. 1.9-b ilustram estas situaes. As pontes curvas so aquelas que apresentam o eixo, em planta, curvo, conforme ilustra a Fig. 1.9-c.

1.5.5. Desenvolvimento altimtrico


As pontes se classificam segundo o seu desenvolvimento altimtrico em: horizontal Retas em rampa tabuleiro convexo Curvas tabuleiro cncavo As Fig. 1.10-a, b, c, e d ilustram estas situaes.

1.5.6. Sistema estrutural da superestrutura


As pontes podem ser classificadas, quanto ao sistema estrutural da superestrutura em: ponte em viga; ponte em prtico; ponte em arco; ponte estaiada; ponte pnsil.

Estes tipos de pontes podem apresentar subdivises, em funo dos tipos de vinculao dos elementos, como por exemplo, ponte em viga simplesmente apoiada, ponte em arco biarticulado, etc. Estas subdivises sero tratadas posteriormente. A Fig. 1.11 ilustra estes tipos de pontes.

1-10

(a) Ponte reta ortogonal

(b) Ponte reta esconsa

90

Eixo da ponte
Eixo da ponte

= / 90

Linhas de apoio da superestrutura

Linhas de apoio da superestrutura

(c) Ponte curva

Eixo da ponte

Linhas de apoio da superestrutura

Fig. 1.9 - Classificao das pontes segundo o desenvolvimento em planta

(a) Horizontal

(b) Em rampa

(c) Tabuleiro convexo

(d) Tabuleiro cncavo

Fig. 1.10 - Classificao das pontes segundo o desenvolvimento altimtrico

1-11 (a) Ponte em viga

(b) Ponte em prtico

(c) Ponte em arco

(d) Ponte pnsil

(e) Ponte estaiada

Fig. 1.11 - Esquemas dos sistemas estruturais da superestrutura

1.5.7. Seo transversal


Quanto seo transversal s pontes de concreto se classificam em: macia ponte de laje vazada seo T ponte de viga seo celular

1-12 Existe ainda um tipo de ponte de viga a viga em forma de trelia. No entanto, este tipo de seo transversal muito pouco utilizado nas pontes de concreto, o que justifica a no incluso nesta classificao. As figuras Fig. 1.12-a e Fig. 1.12-b ilustram os casos em questo. (a) Pontes de laje

Macia (b) Pontes de viga

Vazada

Seo T

Seo celular

Fig. 1.12 - Sees transversais das pontes de concreto Observe-se que est sendo feita uma distino na classificao das pontes quanto ao sistema estrutural da superestrutura e quanto seo transversal, atravs da preposio que segue a palavra ponte. Assim, ponte em viga refere-se ao sistema estrutural da superestrutura em viga qualquer que seja a seo transversal, e ponte de viga refere-se seo transversal em viga, independente do sistema estrutural da superestrutura. Salienta-se ainda que estas denominaes no so de uso comum nem na literatura nacional nem na prtica da Engenharia Civil no pas, mas foram julgadas adequadas para evitar que haja confuso na hora de classificar as pontes.

1.5.8. Posio do tabuleiro


Quanto posio do tabuleiro as pontes se classificam em: ponte com tabuleiro superior; ponte com tabuleiro intermedirio; ponte com tabuleiro inferior. As pontes com tabuleiro superior recebem tambm a denominao de pontes com tabuleiro normal, e as pontes com tabuleiro intermedirio e inferior so tambm chamadas de pontes com tabuleiro rebaixado. A Fig. 1.13 ilustra estas situaes. Salienta-se que para as pontes pnseis e para as pontes estaiadas o tabuleiro sempre inferior.

1-13 a) Tabuleiro superior (Normal)

b) Tabuleiro intermedirio (Rebaixado)

c) Tabuleiro inferior (Rebaixado)

Fig. 1.13 - Esquema de sees transversais ilustrando a posio do tabuleiro

1.5.9. Processo de execuo


Os processos de execuo a serem apresentados referem-se s pontes de concreto. O assunto aqui tratado de forma bastante sucinta, com um carter introdutrio e ser desenvolvido, de forma mais completa, oportunamente. Assim, tendo em vista o processo de execuo, as pontes so aqui classificadas em: construo com concreto moldado no local; construo com elementos pr-moldados; construo com balanos sucessivos; construo com deslocamentos progressivos.

A construo com concreto moldado no local a denominao aqui apresentada para o tipo tradicional de execuo de concreto armado, e que consiste na concretagem da superestrutura no local, com o emprego de frmas apoiadas em cimbramento fixo. A construo com o emprego de elementos pr-moldados, na sua forma mais comum, consiste no lanamento de vigas pr-moldadas por meio de dispositivo adequado, seguido da aplicao de parcela adicional de concreto moldado no local, em frmas que se apoiam nas vigas pr-moldadas, eliminando - ou reduzindo drasticamente - o cimbramento (Fig. 1.14). Em linhas gerais, a construo das pontes em balanos sucessivos feita a partir dos lados dos pilares, em segmentos; a frma para a moldagem de cada segmento sustentada pelo segmento anterior, sendo portanto necessrio que o concreto desse segmento anterior esteja com a resistncia adequada. Tambm, neste caso, elimina-se - ou reduz-se drasticamente - o cimbramento (Fig. 1.15). Existe tambm a alternativa de se fazer estes segmentos pr-moldados.

1-14

(a) Esquema de colocao dos elementos pr-moldados


trelia de lanamento

(b) Seo transversal final

Fig. 1.14 - Ilustrao da construo de pontes com o emprego de elementos pr-moldados

Fig. 1.15 - Esquema ilustrativo de construo de pontes em balanos sucessivos A construo com deslocamentos progressivos consiste na execuo da ponte em segmentos, em local apropriado junto cabeceira da ponte; medida que o concreto de cada segmento vai adquirindo a resistncia adequada, a ponte progressivamente deslocada para o local definitivo, tambm eliminando - ou reduzindo drasticamente - o cimbramento (Fig. 1.16).

1-15

Fig. 1.16 - Esquema ilustrativo de construo de pontes com deslocamentos progressivos [LEONHARDT (1979)]

1.6.

CONSIDERAES ECONMICAS PRELIMINARES

Nas pontes, como em qualquer tipo de construo, deve-se procurar minimizar o custo, que a soma dos custos da infraestrutura, dos aparelhos de apoio e da superestrutura. Diversos fatores influem no custo de uma ponte, alguns de ordem tcnica e outros no, sendo portanto difcil estabelecer regras gerais para consider-los. Para uma ponte de determinado comprimento, um dos fatores mais importantes que influem no custo so os vos. Quanto maior o vo, maior o custo da superestrutura e menor a soma dos custos da infraestrutura e dos aparelhos de apoio, e vice-versa, quanto menor o vo, menor o custo da superestrutura e maior a soma dos custos da infraestrutura e dos aparelhos de apoio, conforme mostra o diagrama da Fig. 1.17, para uma situao genrica. Numa primeira aproximao, o vo indicado aquele em que o custo da superestrutura resulta aproximadamente igual ao custo da infraestrutura.

1-16
Superestrutura
25

Infraestrutura + aparelhos de apoio

Custo total

20

15

Custo
10 5 0 0.0 0.5 1.0 1.5 2.0 2.5 3.0

Faixa de vo recomendado

Vo

Fig. 1.17 - Ilustrao da composio dos custos em funo do vo

BIBLIOGRAFIA
ACI 343R-77. Analysis and design of reinforced concrete bridge structures. Detroit, 1981. FREITAS, M. Pontes: introduo geral - definies. So Paulo, EPUSP, 1981. LEONHARDT, F. Construes de concreto, vol. 6: Princpios bsicos da construo de pontes de concreto. Rio de Janeiro, Editora Intercincia, 1979. LEONHARDT, F. Bridges: aesthetics and design. London. The Architectural Press, 1982. PFEIL, W. Pontes em concreto armado. Rio de Janeiro, Livros Tcnicos e Cientficos Editora, 1979. WITTFOHT, H. Puentes: ejemplos internacionales. Barcelona, Editorial Gustavo Gili, 1975. WATSON, S.C. & HURD, M.K. Esthetics in concrete bridge design. Detroit, American Concrete Institute, 1990.

Vous aimerez peut-être aussi