Vous êtes sur la page 1sur 2

tica e Comunicao Empresarial

No mundo globalizado da Internet, percebemos nitidamente a carncia de dilogo, negociao e entendimento entre capital e trabalho, governos e cidados, empresas e clientes, instituies de ensino e estudantes, polticos e eleitores, mdia e opinio pblica, poderes constitudos e populaes de excludos. Falta flexibilidade e abertura para o dilogo, para se estabelecer canais abertos de comunicao.

A comunicao tem o poder de impor o medo e disseminar a paz. A comunicao tanto pode construir como destruir. Por isso, comunicao tem estreita relao com tica e responsabilidade social. Todo indivduo, famlia, organizao ou sociedade que reprima o dilogo, a conversao e a liberdade de expresso, estar conspirando contra a saudvel formao das personalidades e o pleno desenvolvimento de competncias e talentos humanos.

O mundo contemporneo exige cada vez mais a adoo de padres de conduta tica que valorizem o ser humano e o meio-ambiente. As Organizaes socialmente responsveis esto melhor preparadas para assegurar a sustentabilidade dos seus negcios, por estarem sintonizadas com as novas dinmicas que afetam a sociedade e o mundo empresarial. Empresa socialmente responsvel a que vai alm das obrigaes legais e estatutrias. a empresa aberta comunicao, ao dilogo e busca de solues para os problemas que afetam toda a sociedade.

Costuma-se falar que vivemos na era das comunicaes. Porm, diante dos diversos problemas organizacionais, gerenciais e pessoais, ligados incomunicabilidade, o mais correto seria dizer que vivemos na era dos instrumentos de comunicao. O problema da falta de comunicao e da solido humana no instrumental, mas, essencialmente, comportamental. A comunicao virtual da Internet e Intranets no tem a mesma fora que o dilogo real do contato direto pessoa a pessoa. No so computadores e celulares que favorecero a melhoria da comunicao na sociedade e nas empresas, mas o incentivo consolidao dos valores humanos. A comunicao humanizadora, principalmente quando valorizada na dimenso pessoa a pessoa, face a face, olho no olho. Dentro dessa perspectiva, a comunicao corporativa deve pautar-se pelo compromisso tico de construir canais de dilogo e pelo exerccio pleno da responsabilidade social e ambiental da empresa. A comunicao deve caracterizar-se pela verdade, pelo respeito diversidade dos pblicos internos e externos, pela eliminao do preconceito de qualquer ordem e pela manuteno de um clima favorvel ao compartilhamento de informaes, idias e conhecimentos.

As empresas que melhor se espelham na tica so aquelas que se

comunicam e promovem a comunicao interna e externa como uma extenso dos seus princpios e valores. So as empresas que reconhecem a funo estratgica da comunicao para o estabelecimento de uma gesto empresarial socialmente responsvel. Apesar de intangvel, a comunicao uma das bases concretas que expressa a maneira de ser da empresa e, por isso, tem muito a ver com a sua cultura.

Fala-se muito em empresa cidad. E cidadania na empresa comea por dentro, com uma poltica efetiva de abertura para o dilogo e de incentivo comunicao. Significa o funcionrio sentir-se respeitado, reconhecido, valorizado e motivado a contribuir criativamente para o sucesso da empresa e, ao mesmo tempo, para o seu progresso profissional e social. Significa um ambiente de trabalho propcio ao intercmbio de idias e ao compartilhamento de informaes, opinies e sentimentos.

A empresa tem influncia direta na qualidade de vida e na formao de comportamentos e atitudes dos seus funcionrios, da mesma forma que os seus funcionrios tm influncia efetiva na formao da cultura da empresa e na qualidade dos produtos e servios que atendero s necessidades dos clientes.

Ser uma Empresa Cidad significa desenvolver a tica da comunicao plena e integral, que no se limita aos personagens diretamente envolvidos nos seus negcios (comunicao interna), mas com a sociedade como um todo (comunicao externa e institucional). A informao um direito de todo cidado e o ato de se comunicar dever de toda pessoa ou empresa que vive e se relaciona numa sociedade. dentro dessa perspectiva que se consolida o conceito de Empresa tica e Cidad, ou seja, a organizao que promove a democratizao da informao e a abertura para a comunicao com os seus pblicos interno (funcionrios e colaboradores) e externo (clientes, fornecedores, sociedade, sindicatos e governo).

No incio do sculo XXI, o empresrio Ben Van Schaik, ex-presidente da Daimler-Chrysler/Mercedes-Benz do Brasil, disse que "O futuro ser das empresas que pensarem mais nas pessoas do que em si mesmas". Na grande aldeia global do mundo digital, ns cidados do Planeta Terra devemos intensificar o debate sobre comunicao, tica e responsabilidade social, buscando a consolidao dos valores humanos nas relaes empresariais e de trabalho.

Gustavo Gomes de Matos professor, consultor de comunicao empresarial e autor dos livros Comunicao Sem Complicao e A Cultura do Dilogo (Editora Campus / Elsevier).

Vous aimerez peut-être aussi