Vous êtes sur la page 1sur 24

Universidade Federal de Minas Gerais Curso de Graduao em Engenharia Eltrica

ELE034 Converso de Energia


Problemas e Exerccios de Aplicao 1o. Semestre de 2010

Mquinas Sncronas
1. Um turbogerador sncrono trifsico, ligado em estrela, 1500kVA, 2300V, 2 plos, conectado a uma rede eltrica de alta potncia e tem sua excitao ajustada para operar com potncia nominal a fator de potncia unitrio. Considerando que a reatncia sncrona do gerador vale 2,65 /fase, calcule: A. Qual a corrente que o gerador fornece a rede? B. Qual o valor da tenso interna de excitao do gerador? C. Com esta excitao, qual a mxima potncia que o gerador pode fornecer? D. Se a excitao for reduzida metade qual a corrente que circula na mquina e qual fator de potncia? (Escreva fornece potncia reativa ou consome potncia reativa, como forma de qualificar este fator de potncia).

Mquinas Sncronas
2. Um estudante de engenharia eltrica est fazendo um experimento com um motor sncrono trifsico no laboratrio de converso da energia. Entretanto, existem vrios pontos obscuros que ele decide perguntar ao monitor de planto (voc). Responda s perguntas do estudante: A. Quais so os enrolamentos que compe a mquina sncrona e onde estes esto localizados? B. A que tipo de fonte de potncia devem ser ligados estes enrolamentos? C. Ao ligar o motor direto fonte de potncia, este no gira, ficando apenas vibrando. O que est acontecendo? O que preciso fazer para que o motor funcione? D. Com a motor em funcionamento, o aluno desconecta por engano uma das fontes que alimentam o motor. Para sua surpresa, o motor continua girando. Qual foi o circuito desconectado e porque o motor continua girando? E. Que tipo de motor sncrono est sendo testado?

Mquinas Sncronas
3. Um motor sncrono de plos lisos possui os seguintes parmetros: rs = 0,02 pu e xs = 0,9 pu para ws = 1,0 pu. A. Encontre os valores para Ef e para Is operando a potncia nominal (Psada = 1,0 pu;Vs = 1,0 pu e ws = 1,0 pu) e com fator de potncia 0,9 indutivo. Trace o diagrama fasorial. B. Com tenso e corrente mantidos em 1,0 pu, encontre o mximo valor disponvel de conjugado e o valor da excitao de campo (em porcentagem da excitao calculada em (A)) para o motor operando na frequncia de 2,0 pu se a corrente de campo ajustada para maximizar o conjugado. Trace o diagrama fasorial.

Mquinas Sncronas
4. Um turbo-motor com reatncia sncrona igual a 10 excitado com corrente de campo igual a 150% de seu valor a vazio. Responda: A. Determine o fator de potncia e a corrente de armadura quando o motor absorve 750 W em 6,6 kV. B. Determine a mxima potncia de carga que este motor pode acionar. 5. Um turbo-alternador trifsico com reatncia igual a 8 fornece 200 A a fator de potncia unitrio em 11 kV. Aumentando a excitao do gerador em 30% e sem modificar a abertura do distribuidor da turbina, responda: A. Determine os novos valores de corrente de armadura e de fator de potncia. B. Caso a excitao fosse reduzida de 30% de seu valor inicial, qual seriam os novos valores de corrente e de fator de potncia.

Mquinas Sncronas
6. Uma mquina sncrona de plos lisos de 1000 hp, 2300 V, conectada em estrela, 60 Hz, 20 plos possui uma reatncia sncrona de 5 . Responda: A. A mquina est operando como motor conectada ao barramento infinito, com a excitao de campo ajustada para operar com fator de potncia unitrio e com potncia de entrada de 750 kW. Trace o diagrama fasorial para este caso e calcule o valor do fasor Ef. B. Calcule qual o mximo conjugado que este motor pode entregar mantendo fixa a excitao de campo. Quais so os novos valores da corrente de armadura e de fator de potncia? Trace o diagrama fasorial para este caso.

Mquinas Sncronas
7. Um motor sncrono sobrexcitado adquirido para compensao de reativos de uma carga indutiva de 150kVA a fator de potncia 0,7 indutivo. O motor dever acionar uma carga mecnica de 100hp a uma eficincia de 90%. Calcule o kVA nominal do motor se desejada a compensao para fator de potncia unitrio.

Mquinas Sncronas
8. Seja uma mquina sncrona trifsica, 440V (Y), 10kVA, 60Hz, 1200rpm cuja reatncia sncrona vale Xs = 50,8W sendo a resistncia de estator desprezvel. Se esta mquina usada como um motor, sabendo que uma corrente de campo igual a 6A necessria para gerar a tenso nominal na operao vazio, e desprezando-se todas as perdas e efeitos de saturao, responda: A. Se a potncia mecnica na sada do motor 10kW, qual corrente de campo necessria para que o motor opere com fator de potncia unitrio? B. Se a carga mecnica retirada do eixo do motor, mas a corrente de campo mantida no valor do tem anterior, qual a corrente de estator e o fator de potncia do motor? C. Qual o torque mximo que o motor pode fornecer com a corrente de campo do tem (a)? D. Qual a corrente de armadura para a condio (c)? Dados:

P=

Vs E f Xs

sin( )

Q=

Vs E f cos( ) Vs2 Xs

Mquinas Sncronas
9. Dois geradores sncronos idnticos repartem igualmente a potncia ativa de 2500 kW em um sistema de 33 kV. Se o fator de potncia total do sistema de 0,9 adiantado e cada mquina possui reatncia sncrona de 5 , para a condio de uma das mquinas est fornecendo uma corrente de 75 A com fator de potncia atrasado, calcule: A. Correntes e fator de potncia de ambas as mquinas; B. Tenses de excitao; C. ngulos de carga

Mquinas Sncronas
10. Dois geradores sncronos trifsicos idnticos em paralelo, conectados em estrela, dividem igualmente a carga de 10MW em 34,5kV e com fator de potncia 0.8 atrasado. As reatncias sncronas dos geradores valem 6 e a resistncia pode ser considerada desprezvel. A. Calcule a corrente de armadura, o ngulo de carga e a excitao (tenso interna) em cada mquina. B. Se em uma das mquinas a excitao ajustada para que a corrente fornecida pelo estator seja de 125 A, calcule a corrente, o fator de potncia, ngulo de carga e a tenso interna de cada uma das mquinas. C. Se o fator de potncia da primeira mquina ajustado para 0.9 atrasado (considerando a condio do caput da questo) e a potncia ativa dividida igualmente entre as duas mquinas, calcule a corrente na segunda mquina. D. Descreva e explique as operaes que devem ser executadas nos rgos primrios e sistemas de excitao das duas mquinas, para fazer a primeira mquina gerar toda a potncia ativa para a carga e a segunda mquina ficar s responsvel pelo fluxo de reativos. Quais so os limites operacionais que devem ser considerados para execuo desta operao?

Mquinas Sncronas
11. Dois geradores sncronos idnticos de 30 MVA, 13,2 kV, 50 Hz so acoplados em paralelo e fornecem rede uma potncia total de 40 MW com fator de potncia 0,8 indutivo. Suas reatncias sncronas valem 0,975 pu e a resistncia de armadura desprezvel. Determine a potncia aparente, corrente, tenso interna, fator de potncia e ngulo de carga de cada mquina se a potncia ativa repartida igualmente entre os geradores e uma das mquinas est excitada a 1,5 pu.

Mquinas CC
1. Um gerador de corrente contnua, cujos dados e parmetros encontram-se na tabela abaixo, opera a velocidade constante nominal alimentando carga nominal. GERADOR CC Excitao Independente Dados nominais e parmetros P (kW) Va(V) Ifd(A) RPM Ra() 2145 750 56 340 0,005 A. Calcule a corrente nominal de armadura. B. Calcule o conjugado mecnico exigido no eixo do gerador na condio nominal. C. Considerando a caracterstica de magnetizao linear, e que um regulador de tenso empregado para gerar tenso nominal em ampla faixa de velocidades (50% a 100%): D. Calcule a corrente de campo necessria para o gerador operar a tenso nominal com 50% da velocidade e 50% da carga nominal; E. Calcule o conjugado exigido na situao indicada em c. F. Avalie quais as conseqncias no projeto da mquina para que esta possa operar com regulao de tenso nesta faixa de variao de velocidade.

Mquinas CC
2. Um gerador c.c. excitao separada de 500V, 450rpm, 750kW opera a condies nominais com perdas rotacionais de 12180W. Considere a reao de armadura desprezvel, Ra=0.007 e Rfd=35. Para condies nominais de operao calcule: A. Fora eletromotriz interna; B. Conjugado no eixo; C. Rendimento, se a corrente de campo If=14 A. D. Se a velocidade for modificada para 225 rpm, sem ajuste da corrente de campo, calcule: E. Mxima potncia de sada.

Mquinas CC
3. Dois geradores derivao funcionam em paralelo e fornecem 3000A a uma carga. Cada mquina tem uma resistncia de armadura de 0,5 e uma resistncia de campo de 100. Calcule a tenso na carga e as correntes no campo e armadura de cada mquina se as tenses internas nas armaduras das duas mquinas valem 200V e 210 V. 4. Um gerador c.c. derivao possui a seguinte caracterstica de magnetizao:

E a = 200

I fd K + I fd

Sendo K uma constante, para a situao a vazio a tenso terminal de 140V corresponde a corrente de campo de 1,4 A e para Ra = 0,5, calcule: A. A resistncia crtica de campo; B. A tenso terminal e as correntes de armadura e de campo, quando a resistncia de campo vale 100 e a resistncia de carga vale 10.

Mquinas CC
5. Um motor de corrente contnua excitao independente de 25hp e 230V possui resistncia de armadura igual a 0,20 e resistncia de campo igual a 216. Se a corrente de armadura vale 60A e a velocidade vale 1500rpm, calcule: A fora eletromotriz interna O conjugado eletromagntico Se a tenso terminal for reduzida para 50% mantendo-se o mesmo conjugado de carga e a mesma corrente de excitao, calcule: A velocidade A corrente de armadura Se a corrente de campo reduzida para 50% (considere relaaolineaar entre fluxo de campo e corrente de campo), mantendo-se o mesmo conjugado anterior e com tenso nominal na armadura, calcule: A velocidade A corrente

Mquinas CC
5. Um motor c.c. derivao de 230 V tem resistncia de armadura de 0.05 e resistnciaa de campo de 75 . O motor consome 7 A de corrente de linha quando girando a vazio a 1120rpm. A corrente de linha a plena carga vale 46A. Qual a velocidade do motor a plena carga? Se nesta carga a resistncia de campo aumentada para 100 , qual a nova velocidade do motor? (considere que o conjugado de carga ficou constante) Se uma resistncia de 0.1 inserida na armadura, quais a velocidade do motor e a potncia dissipada na resistncia? Se este motor alimentado por um gerador c.c. excitao independente, discuta os efeitos da variao na resistncia no campo do motor e do gerador sobre a velocidade do motor.

Mquina de Induo
1. Um motor de induo trifsico, categoria B, conexo estrela, 25hp, 575V, 60 Hz, 1730 rpm opera a condies nominais consumindo uma corrente de 27 A. Os dados dos ensaios de rotor bloqueado (a 15 Hz), ensaio a vazio (a 60 Hz) e teste em corrente contnua so:
Ensaio de Rotor Bloqueado (15Hz) Tenso de linha: 54,7V Corrente: 27,0 A Potncia trifsica: 1653 W Ensaio a Vazio (60 Hz) Tenso de linha: 575 V Corrente: 11,8 A Potncia trifsica: 1264,5 W Ensaio em corrente contnua Tenso entre fases: 20 V Corrente: 27 A

a.) Determine os parmetros do circuito equivalente (Rs, R'r, Lls, L'lr, M) e as perdas rotacionais a vazio ( no ferro, atrito e ventilao). b.) Calcule a corrente de estator e o fator de potncia durante partida. Obs.: A norma IEEE sugere a seguinte partio de reatncias de disperso:

Categoria do Motor A, D e rotor bobinado B

Xls/X'lr 1,0 0,67

Mquina de Induo
2. Os resultados de ensaios em uma mquina de induo de rotor em gaiola, 6 polos, 60 Hz so: Ensaio a Vazio: Tenso aplicada: 440 V, 60 Hz Corrente medida: 10 A Potncia medida: 7600 W Ensaio com rotor bloqueado: Tenso aplicada: 180 V, 60 Hz Corrente medida: 40 A Potncia medida: 6240 W A resistncia medida entre dois terminais de estator vale: 0.8 e as perdas por atrito e ventilao vale 420 W. Determine: Parmetros do circuito equivalente (considere Xls=Xlr) Conjugado e corrente de partida. Como poderamos determinar o escorregamento nominal desta mquina? Quais as recomendaes que deveriam ter sido observadas nos ensaios acima indicados para uma melhor determinao dos parmetros de rotor?

Mquina de Induo
3. Um motor de induo trifsico de 12hp, 60Hz, 4 plos, 220V (ligado em estrela) possui os seguintes parmetros, em ohms por fase, referidos ao estator: Rs = 0,30; Xls = 0,50; R'r = 0,10; X'lr = 0,20; Xm = 10,00
Se o motor est operando a tenso e freqncia nominais e aciona uma carga mecnica cujo conjugado varia proporcionalmente com a velocidade, e sabendo que o conjunto encontra-se em equilbrio quando a frequncia de rotor 1,2 Hz:

Calcule a velocidade Calcule a corrente de estator e o fator de potncia Calcule a potncia de sada e o conjugado de sada Calcule o rendimento desse motor (se as perdas rotacionais so estimadas em 400W).
Se a velocidade do conjunto variada para 50% pela incluso de resistncia no circuito do rotor:

Calcule o valor de resistncia adicional no circuito de rotor (referida ao estator) Calcule a corrente e o fator de potncia de estator Calcule o rendimento
Se para atingir a mesma velocidade, nas mesmas condies anteriores, foi adquirido um conversor esttico que opera a V/f constante a freqncia varivel,

Calcule a tenso de estator e a freqncia Calcule a corrente e o fator de potncia Calcule o rendimento

Mquina de Induo
4. Um motor de induo trifsico de 12HP, 60Hz, 4 plos, 220V (ligado em estrela) possui os seguintes parmetros, em ohms por fase, referidos ao estator: Rs = 0,30; Xls = 0,50; Rr = 0,10; Xlr = 0,20; Xm = 10,00 As perdas totais por atrito, ventilao e no ferro podem ser consideradas constantes, independentes da carga e totalizam 400W. Se o motor est operando a tenso e freqncia nominais e com escorregamento de 2%, Calcule a velocidade Calcule o conjugado de sada Calcule a potncia de sada Calcule a corrente de estator Calcule o fator de potncia Calcule o rendimento desse motor

Mquina de Induo
5 Um motor de induo de quatro polos, 60 Hz desenvolve conjugado nominal na velocidade de 1740 rpm. Qual ser sua velocidade para 50% de conjugado? Qual ser sua velocidade para 50% de conjugado e 50% da tenso? Qual ser sua velocidade em conjugado nominal de frequncia de 40Hz?

6. Um motor de induo de dois polos consome 50A de uma rede dee 230V, trifsica, 60Hz, com fator de potncia 0,9. As perdas no cobre do estator e do rotor valem, respectivamente, 1000 W e 580 W. As perdas por atrito e ventilao valem 200 W, as perdas magnticas valem 750 W e as perdas adicionais valem 180 W. Calcule: A eficincia do motor A velocidade do motor O conjugado til A potncia mecnica til

Mquina de Induo
7. Os parmetros do circuito equivalente de um motor de induo trifsico de quatro polos, 220V, 60 Hz, conectado em estrela so Rs=0,2; Rr=0,1; Xls=0.5; Xlr=0,2 e Xm=20. As perdas rotacionais a vazio valem 350W. Se o motor gira a 1755rpm na velocidade nominal calcule: Corrente nominal de estator e fator de potncia nominal Potncia mecnica Conjugado nominal Rendimento nominal

Mquina de Induo
8. Um motor de induo trifsico conectado em delta foi ensaiado e obteve-se os seguintes resultados: Resistncia do estator por fase= 0,1 Ensaio a vazio: 220 V; 6.8 A; 390 W Ensaio em rotor bloqueado: 36V; 30A; 480W Considere Xls=Xlr. Calcule os parmetros do circuito equivalente por fase e determine o conjugado de partida.

Mquina de Induo
9. Um motor de induo de dois polos fornece uma potncia de sada de 25kW em uma dada velocidade. As perdas mecnicas nesta velocidade valem 400W e a potncia transferida pelo entreferro vale 27kW. Calcule o escorregamento e o conjugado no eixo nesta velocidade.

Vous aimerez peut-être aussi