Vous êtes sur la page 1sur 40

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

AULA 6 PRISO
Caros, alunos. Hoje trataremos de um assunto importantssimo e objeto de praticamente todos os concursos que exigem o Direito Processual Penal: A priso. Na aula demonstrativa, j vimos parte deste tpico quando estudamos a priso em flagrante. Hoje, complementaremos o tema tratando dos aspectos fundamentais, conceituais e das restantes espcies de privao de liberdade. Dito isto, ateno total para garantir mais uns preciosos pontos na sua prova e dar mais um importante passo rumo to sonhada aprovao. Vamos comear! Bons estudos!!! ********************************************************************** 6.1 PRISO REGRAS GERAIS Do latim prehensio, de prehendere (prender, segurar, agarrar), priso o vocbulo tomado para exprimir o ato pelo qual se priva a pessoa de sua liberdade de locomoo, isto , da liberdade de ir e vir, recolhendo-a a um lugar seguro e fechado de onde no poder sair. A pena de priso, dada a sua severidade, deve ser utilizada como ltimo recurso para a punio do condenado. o que preconiza a teoria do Direito Penal Mnimo, tambm denominada de Teoria da Interveno Mnima, a qual substitui a priso por penas alternativas ou administrativas em crimes tidos como de menor ofensividade, reservando-se o crcere somente aos indivduos de alta periculosidade e que representam uma ameaa paz pblica e integridade fsica dos cidados. 6.1.1 CONCEITO Nos dizeres de Mirabete, a priso, em sentido jurdico, a privao da liberdade de locomoo, ou seja, do direito de ir e vir, por motivo ilcito ou por ordem legal. Ensina o Prof. Fernando Capez, com muita propriedade, que priso a privao da liberdade de locomoo determinada por ordem escrita da autoridade judiciria competente, ou em caso de flagrante delito.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO Complementando o conceito, dispe o art. 5., inc. LXI, da Constituio Federal: Art. 5. [...] LXI ningum ser preso seno em flagrante delito, ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciria competente, salvo nos casos de transgresso militar ou crime propriamente militar, definidos em lei. Resumindo, a priso a privao de liberdade de locomoo determinada por ordem escrita da autoridade judiciria. Entretanto, esta necessidade de existncia de um mandado do Magistrado pode ser atenuada nos casos de priso em flagrante, transgresso militar, durante estado de stio e no caso de recaptura do evadido. 6.1.2 ESPCIES DE PRISO Segundo ensinamento do Prof. Renato Brasileiro, o ordenamento processual penal possui trs espcies de priso, so elas: 1 EXTRAPENAL; 2 PENAL; 3 PROVISRIA, SEM PENA OU PRISO PROCESSUAL. Vamos analis-las: 6.1.2.1 EXTRAPENAL A priso extrapenal assim denominada por no possuir natureza de pena, imposta em conseqncia de prtica de ilcito penal. Divide-se em: 1Priso Civil Ocorre nos casos do devedor de alimentos e do depositrio infiel, lembrando que a priso do depositrio infiel na hiptese da alienao fiduciria j foi retirada do ordenamento jurdico (RE 466.343 STF). O Pacto de So Jos da Costa Rica, em seu art. 7, no permite tal hiptese.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

STF, RE 272.955/RS, DJ 23.10.2009 ilcita a priso civil de depositrio infiel, qualquer que seja a modalidade do depsito.

2Priso Administrativa Ensina o mestre Magalhes Noronha, que esta espcie de priso um meio coativo para compelir algum ao cumprimento de certa obrigao. Tal hiptese de priso no encontra guarida constitucional, tendo sido praticamente abolida do ordenamento jurdico ptrio por no ter sido mencionada na Constituio Federal. Os Tribunais vem aceitando a existncia desta modalidade de priso no caso de procedimento administrativo de extradio, desde que a priso seja determinada por um juiz.

TRF 1 Regio, HC 65.665/MT, DJ 13.02.2009 A atual ordem constitucional no revogou a priso administrativa para fins de deportao, devendo, no entanto, sua necessidade, como medida excepcional de restrio da liberdade e acautelatria do procedimento de deportao, ser plenamente demonstrada e fundamentada mediante deciso da autoridade judiciria, e no mais da autoridade administrativa, apontando fatos concretos hbeis a justific-la.

3Priso Disciplinar admissvel nos casos de crime propriamente militar ou transgresso disciplinar militar (art. 5, LXI, CF). Essa espcie de priso no depende de autorizao judicial, entretanto, segundo entendimento jurisprudencial, est condicionada a prvia instaurao de procedimento administrativo. Afirma ainda o Prof. Renato Brasileiro que, com relao s punies disciplinares militares, no cabe Habeas Corpus quanto ao mrito da punio, o que, no entanto, no impede a impetrao do remdio, questionando aspectos relacionados legalidade da priso. 6.1.2.2 PENAL, PRISO-PENAL aquela decretada como decorrncia natural da sentena condenatria transitada em julgado. a priso sano-definitiva (tambm chamada de priso penal), que pode ser de recluso, deteno e priso simples. Atualmente, predomina na doutrina a tese de que a priso como pena tem uma finalidade retributiva e utilitria, j que ao mesmo tempo a aplicao da punio

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO castiga o delito e serve tambm para preveni-lo ( a chamada teoria da unio ecltica ou mista). Assim, segundo os adeptos dessa teoria, como forma de preveno geral, a pena tem por finalidade intimidar e promover a integrao do ordenamento jurdico e, como forma de preveno especial, promover a ressocializao do indivduo. A priso-pena , portanto, a restrio da liberdade individual em razo da aplicao de uma pena ou sano definitiva ao infrator da lei penal, decorrente do legtimo exerccio do direito punitivo do Estado e que tem como premissa maior a proteo da sociedade, livrando-a dos maus cidados transgressores da norma penal e, num segundo plano, sempre que possvel, tentar a reintegrao desses cidados vida social. 6.1.2.3 SEM PENA, PRISO PROCESSUAL OU PRISO PROVISRIA aquela decretada para assegurar a eficcia do processo principal, sem que se tenha ainda sentena condenatria com trnsito em julgado. Temos trs espcies de priso processual, vejamos: 1 PRISO EM FLAGRANTE DELITO; 2 PRIS SO PRE EVENTI IVA; ; 3 PRIS SO TE EMPORRI IA; ; Mesmo sabendo-se que uma constante preocupao da sociedade moderna adotar meios mais eficazes e rigorosos para reprimir delitos de maior gravidade e que causam repugnao a todos, no menos correto afirmarmos que num autntico Estado de Direito, a despeito de ter praticado um delito, o indivduo possui direitos e garantias consagrados pela Constituio Federal, que o Direito no admite sejam restringidos desnecessariamente. Nessa perspectiva, para evitar abusos e arbitrariedades, a doutrina reconhece princpios informadores concernentes s medidas de cautela adotadas no processo penal que devem ser observados pelos operadores do Direito, principalmente para aferir a necessidade de restrio da liberdade de locomoo por meio da priso provisria. Esses princpios so: 1. Princpio da legalidade Caro aluno, este eu nem preciso falar nada, pois voc j conhece. Maaasss... Relembrando, s podem ser aplicadas as medidas restritivas previstas em lei e que cumpram todos os requisitos preceituados sua aplicao.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO 2. Princpio da adequao e proporcionalidade A penalizao a ser aplicada durante um processo a um ladro de galinhas, deve ser a mesma da que deve ser aplicada a um indivduo que joga a filha pela janela? No preciso falar mais nada, pois acho que voc j entendeu que este princpio nada mais do que a exposio de que a restrio de liberdade a ser imposta deve ser analisada caso a caso. 3. Princpio da precariedade A priso processual sempre precria em razo do princpio da presuno de inocncia, que no admite a antecipao do cumprimento de pena privativa de liberdade antes do trnsito em julgado de sentena penal condenatria, pois tal antecipao representaria uma inverso de valores. 4. Princpio da subsidiariedade A priso processual deve ter carter subsidirio em relao s outras medidas que no restrinjam a liberdade, ou seja, s deve ser utilizada em ltimo caso. Do exposto, podemos esquematizar:

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO 6.1.3 MOMENTO DA PRISO Sobre o tema, dispe o Art. 283 do CPP: Art. 283. A priso poder ser efetuada em qualquer dia e a qualquer hora, respeitadas as restries relativas inviolabilidade do domiclio. Perceba que o supracitado artigo trata das restries inviolabilidade de domiclio que possuem base constitucional. Observe: Art. 5 [...] XI - a casa asilo inviolvel do indivduo, ningum nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinao judicial; Sendo assim, podemos resumir que o agente que praticou uma infrao penal poder ser preso dentro de casa, desde que se encontre numas das seguintes situaes:
EM FLAGRANTE DELITO; DURANTE O DIA COM ORDEM JUDICIAL (PODENDO AT OCORRER O ARROMBAMENTO DAS PORTAS DA CASA);

Assim, caro concurseiro, se na sua prova aparecer que, salvo flagrante delito, o indivduo nunca poder ser preso em sua casa durante a noite, est correto? claro que NO, pois temos uma terceira situao que completa as citadas acima:
DURANTE A NOITE, DESDE QUE COM ORDEM JUDICIAL E CONSENTIMENTO DO MORADOR.

Mas e se os policiais chegarem no perodo noturno e no tiverem esse consentimento, o que fazer? Deve-se aguardar at o dia amanhecer, cuidando o executor da priso de determinar o cerco da casa para que, de posse da ordem judicial, possa ingressar na casa (art. 293, CPP).

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO Art. 293. Se o executor do mandado verificar, com segurana, que o ru entrou ou se encontra em alguma casa, o morador ser intimado a entreg-lo, vista da ordem de priso. Se no for obedecido imediatamente, o executor convocar duas testemunhas e, sendo dia, entrar fora na casa, arrombando as portas, se preciso; sendo noite, o executor, depois da intimao ao morador, se no for atendido, far guardar todas as sadas, tornando a casa incomunicvel, e, logo que amanhea, arrombar as portas e efetuar a priso.
OBSERVAO: O Cdigo Eleitoral determina outro momento da priso do eleitor e do candidato. O eleitor possui alguns benefcios, a saber: desde os cinco dias antes da eleio e at 48 horas depois, no poder ser preso, salvo em caso de flagrante, sentena condenatria por crime inafianvel e desrespeito a salvo conduto (art. 236, CE). Por sua vez, os candidatos, nos 15 dias anteriores eleio, s podero ser presos em caso de flagrante delito.

6.1.4 EMPREGO DE FORA E USO DAS ALGEMAS Sobre o tema, o CPP preceitua: Art. 284. No ser permitido o emprego de fora, salvo a indispensvel no caso de resistncia ou de tentativa de fuga do preso. . Sendo assim, futuro policial, o emprego de fora medida de carter excepcional, devendo ser limitada quilo que for indispensvel para vencer a resistncia ativa do preso ou sua tentativa de fuga, conforme dispe o CPP. Apesar de o texto legal silenciar, admite-se o emprego de fora, ainda, para impedir a ao de terceiros que tentem impedir a priso do agente, desde que no haja abuso. Art. 292. Se houver, ainda que por parte de terceiros, resistncia priso em flagrante ou determinada por autoridade competente, o executor e as pessoas que o auxiliarem podero usar dos meios necessrios para defender-se ou para vencer a resistncia, do que tudo se lavrar auto subscrito tambm por duas testemunhas.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO Tema que tem gerado muita discusso com relao ao uso de algemas. Depois de anular um julgamento do Tribunal do Jri da Comarca de Laranjal Paulista (SP), por ter havido abuso na utilizao de algemas (HC 91.952-SP, rel. Min. Marco Aurlio, j. 07.08.08), o STF editou a Smula Vinculante 11, com o seguinte teor: "S lcito o uso de algemas em caso de resistncia e de fundado receio de fuga ou de perigo integridade fsica prpria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros, justificada a excepcionalidade por escrito, sob pena de responsabilidade disciplinar, civil e penal do agente ou da autoridade e de nulidade da priso ou do ato processual a que se refere, sem prejuzo da responsabilidade civil do Estado". Diante do exposto, podemos resumir que o uso das algemas s pode ocorrer em carter excepcional e devidamente fundamentado, conforme discorre a smula 11. O citado texto do STF elenca as seguintes hipteses:
RESISTNCIA DO PRESO; FUNDADO RECEIO DE FUGA; FUNDADO RECEIO DE PERIGO INTEGRIDADE FSICA PRPRIA OU ALHEIA.

6.1.5 MANDADO DE PRISO O CPP, nos artigos 285 e seguintes, trata do mandado de priso. Observe o texto legal: Art. 285. A autoridade que ordenar a priso far expedir o respectivo mandado. Pargrafo nico. O mandado de priso: a) ser lavrado pelo escrivo e assinado pela autoridade; b) designar a pessoa, que tiver de ser presa, por seu nome, alcunha ou sinais caractersticos; c) mencionar a infrao penal que motivar a priso; d) declarar o valor da fiana arbitrada, quando afianvel a infrao; e) ser dirigido a quem tiver qualidade para dar-lhe execuo. Art. 286. O mandado ser passado em duplicata, e o executor entregar ao preso, logo depois da priso, um dos exemplares com declarao do dia, hora e lugar da diligncia. Da entrega dever o

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO preso passar recibo no outro exemplar; se recusar, no souber ou no puder escrever, o fato ser mencionado em declarao, assinada por duas testemunhas. Se a infrao for inafianvel, a falta de exibio do mandado no obstar a priso, e o preso, em tal caso, ser imediatamente apresentado ao juiz que tiver expedido o mandado (art. 287). Podemos esquematizar:

TIPIFICAO ESCRIVO

JUIZ IDENTIFICAO DO PRESO

UMA VIA ENTREGUE AO PRESO

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO Assim, podemos dizer que, como regra, toda priso necessita de ordem judicial por escrito, salvo algumas excees: 1 - INFRAES INAFIANVEIS O artigo 287 do CPP ensina que: Art. 287. Se a infrao for inafianvel, a falta de exibio do mandado no obstar priso, e o preso, em tal caso, ser imediatamente apresentado ao juiz que tiver expedido o mandado. No caso em tela, existe a ordem, mas quem executa a priso no possui o documento em mos. 2 - RECAPTURA DE RU EVADIDO Situao prevista no artigo 684 do CPP: Art. 684. A recaptura do ru evadido no depende de prvia ordem judicial e poder ser efetuada por qualquer pessoa. 3 - PRISO EM FLAGRANTE Situao que tratamos em nossa aula demonstrativa. Encontra base no comando 301 do CPP. OBSERVAES:

1 - A chamada priso para averiguao, que j ocorreu em nosso pas, ilegal, ningum podendo ser recolhido ao crcere para ter sua situao esclarecida. 2 - A priso do brio (pessoa alcolatra) no est inserida em nenhum comando legal, entretanto, pode ser admitida, desde que comprovada que era a nica forma de preservar a sade do prprio brio e de terceiros. 3 - Importante mencionar que se o sujeito resiste priso antes da apresentao do mandado de priso, comete crime de resistncia; j se resiste aps a apresentao da ordem, comete o crime de desobedincia.

www.pontodosconcursos.com.br

10

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO 6.1.6 PRISO ESPECIAL Apesar do art. 5 da Constituio da Repblica consagrar o princpio da igualdade, estabelecendo que "todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza", o Cdigo de Processo Penal e a legislao extravagante conferem a certas pessoas o direito priso especial, ou seja, o "privilgio" de ficar preso em cela ou estabelecimento penal ou no, diverso do crcere comum, at o julgamento final ou o trnsito em julgado da deciso penal condenatria. A priso especial concedida s pessoas que, pela relevncia do cargo, funo, emprego ou atividade desempenhada na sociedade nacional, regional ou local, ou pelo grau de instruo, esto sujeitas priso cautelar, decorrente de infrao penal. Abrange autoridades civis e militares dos trs poderes da Repblica. Pode ser relacionada com a natureza do crime, a qualidade da pessoa e a fase do processo. A Lei n. 5.256/67, diante da realidade nacional, determina que o juiz, considerando a gravidade das circunstncias do crime e ouvido o representante do Ministrio Pblico, autorize a priso domiciliar do ru ou indiciado (acusado) nas localidades em que no houver estabelecimento prisional adequado ao recolhimento dos beneficirios da priso especial. O benefcio penal visa oferecer um tratamento mais humano ao indiciado ou ru que, pelas "qualidades morais e sociais", merece melhor tratamento e, tambm, pelas conseqncias graves e irreparveis que a convivncia desordenada com presos perigosos poderia lhe causar. Sobre o tema, trata o CPP: Art. 295 - Sero recolhidos a quartis ou a priso especial, disposio da autoridade competente, quando sujeitos a priso antes de condenao definitiva: I - os ministros de Estado; II - os governadores ou interventores de Estados ou Territrios, o prefeito do Distrito Federal, seus respectivos secretrios, os prefeitos municipais, os vereadores e os chefes de Polcia; III - os membros do Parlamento Nacional, do Conselho de Economia Nacional e das Assemblias Legislativas dos Estados; IV - os cidados inscritos no "Livro de Mrito"; V - os oficiais das Foras Armadas e os militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territrios; V - os oficiais das Foras Armadas e do Corpo de Bombeiros; VI - os magistrados; VII - os diplomados por qualquer das faculdades superiores da Repblica; VIII - os ministros de confisso religiosa; www.pontodosconcursos.com.br 11

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO IX - os ministros do Tribunal de Contas; X - os cidados que j tiverem exercido efetivamente a funo de jurado, salvo quando excludos da lista por motivo de incapacidade para o exerccio daquela funo; XI - os delegados de polcia e os guardas-civis dos Estados e Territrios, ativos e inativos. 1o A priso especial, prevista neste Cdigo ou em outras leis, consiste exclusivamente no recolhimento em local distinto da priso comum. 2o No havendo estabelecimento especfico para o preso especial, este ser recolhido em cela distinta do mesmo estabelecimento. 3o A cela especial poder consistir em alojamento coletivo, atendidos os requisitos de salubridade do ambiente, pela concorrncia dos fatores de aerao, insolao e condicionamento trmico adequados existncia humana. 4o O preso especial no ser transportado juntamente com o preso comum. 5o Os demais direitos e deveres do preso especial sero os mesmos do preso comum Art. 296. Os inferiores e praas de pr, onde for possvel, sero recolhidos priso, em estabelecimentos militares, de acordo com os respectivos regulamentos. Resumindo, percebe-se que as pessoas elencadas nos artigos 295 e 296 do CPP tm direito priso especial. No se trata de uma lista TAXATIVA, pois outras normas podem definir o cabimento da priso especial em outros casos. o que ocorre, por exemplo, com os advogados e membros do Ministrio Pblico. Mas professor...quer dizer que eu tenho que decorar todos os indivduos sujeitos priso especial? Em minha opinio, no h essa necessidade. No tpico do CESPE exigir esse tipo de conhecimento. Assim, basta uma leitura atenta a fim de que voc ao menos tenha uma noo de quem est sujeito a esta regra. A priso especial consiste no recolhimento do preso em quartis (se houver local apropriado para este fim), em cela especial ou em cela comum, separada daqueles presos que no tm esse privilgio. Nos locais onde no houver cela separada ou especial, o preso poder solicitar a priso domiciliar, conforme reza o artigo 1 da lei 5.256/67.

www.pontodosconcursos.com.br

12

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO STF, Rcl 7.872/RJ, DJ 18.02.2009 Considerando a gravidade das circunstncias do crime e ouvido o representante do Ministrio Pblico, possvel que o juiz autorize a priso domiciliar do ru ou indiciado (acusado) nas localidades em que no haja estabelecimento prisional adequado ao recolhimento dos beneficirios da priso especial.

H ainda que se destacar que, conforme demonstra o artigo 295, 4, do CPP, o preso especial no ser transportado juntamente com o preso comum. Os demais direitos do preso especial sero iguais ao do preso comum. Para finalizar, caro aluno, e o coitado do Presidente? No vai ter priso especial??? Claro que sim. A prpria Carta Federal beneficia o Presidente da Repblica. Este, quando submetido a julgamento por prtica de infrao penal comum, no estar sujeito priso, sendo preso apenas aps a sentena penal condenatria proferida pelo Supremo Tribunal Federal (art. 85, 3.). Ao Chefe da Nao no se aplicam as prises cautelares, devido ao alto cargo que ocupa; sua liberdade fsica restringida aps sentena penal condenatria. 6.2 PRISO PROVISRIA 6.2.1 PRISO EM FLAGRANTE J vimos esta forma de priso na AULA DEMONSTRATIVA. (CONCURSEIRO, PEGUE O SEU MATERIAL E RELEMBRE OS CONCEITOS ....VAMOS, L!!! IMPORTANTE!!!). Para facilitar AOS QUE J FIZERAM a importante reviso sobre este tema, segue um pequeno resumo: ***Conceito: uma constrio da liberdade, independente de ordem judicial, possuindo natureza cautelar, aplicada ao cidado que, em conflito com a lei, apresente-se em estado flagrancial. A expresso flagrante vem da expresso flagare, que significa queimar, arder. Refere-se ao fato que est acontecendo ou que acabou de acontecer. Qualquer do povo poder e as autoridades policiais e seus agentes devero prender quem quer que seja encontrado em flagrante delito (art. 301). ****Espcies de flagrante:

www.pontodosconcursos.com.br

13

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO a) Flagrante prprio (art. 302, I e II): tambm chamado de verdadeiro, real ou flagrante propriamente dito. Ocorre quando o agente est cometendo a infrao ou acaba de comet-la. b) Flagrante imprprio (art. 302, III): tambm chamado de irreal ou quase flagrante. Ocorre quando o agente comete o ato ilcito e perseguido, logo aps. Obs. 1: a expresso logo aps compreende todo o espao de tempo necessrio para a polcia chegar ao local, colher as provas elucidativas da ocorrncia do delito e dar incio perseguio do autor. No tem qualquer fundamento a regra popular de vinte e quatro horas de prazo entre a hora do crime e a priso em flagrante, pois, no caso do flagrante imprprio, a perseguio pode levar at dias, desde que ininterrupta. Obs. 2: no se exige que a perseguio esteja ocorrendo com a percepo visual do agente. Por perseguio ininterrupta entendem-se as constantes diligncias, sem longos intervalos, realizadas pela autoridade competente a fim de localizar e prender o criminoso. c) Flagrante presumido (art. 302, IV): tambm chamado de ficto ou assimilado. Ocorre quando o agente preso com objetos que faam presumir ser ele o autor da infrao. d) Flagrante compulsrio: aquele que deve ser realizado pelas autoridades policiais, sob pena de sano disciplinar e, conforme o caso, responsabilidade penal. e) Flagrante facultativo: aquele que pode ser realizado por qualquer do povo (art. 301). f) Flagrante esperado: aquele em que a autoridade policial, sabendo por fontes confiveis que um ilcito ser praticado, desloca-se para determinado local e fica aguardando o incio da execuo do delito, ou mesmo sua consumao, para efetuar o flagrante. g) Flagrante preparado ou provocado: aquele em que o agente instigado a praticar determinado delito. No h crime quando a preparao do flagrante pela polcia torna impossvel a consumao (STF, smula 145). h) Flagrante forjado: aquele em que uma situao forjada com o objetivo de incriminar algum. No h ocorrncia do fato tpico e a autoridade responsvel poder responder por abuso de autoridade ou denunciao caluniosa. i) Flagrante retardado (ao controlada): consiste na possibilidade de a polcia no efetuar a priso logo que verifica o delito, mas aguardar aes posteriores visando obter maiores informaes sobre a ao dos criminosos e prend-los em maior quantidade ou de maneira mais efetiva. Tal tipo de flagrante s aceito nas situaes expressamente previstas em nosso ordenamento jurdico, tais como: I) Crimes cometidos por organizaes criminosas, desde que mantida sob observao e acompanhamento para que a medida legal seja aplicada no instante mais eficaz (Lei n. 9.034/95, art. 2). Obs.: o artigo 2, inciso II, da Lei n. 9.034/95 no exige a prvia autorizao judicial para a realizao da chamada "ao policial controlada" (STJ, HC 119.205/MS, DJ 29/11/2009).

www.pontodosconcursos.com.br

14

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO II) Crimes relacionados com o trfico de drogas, desde que a ao seja precedida de autorizao judicial (Lei n. 11.343/06, art. 53, 2). ***Crimes permanentes: entende-se o agente em flagrante delito enquanto no cessar a permanncia (art. 303). ***Crimes habituais: cabvel a priso em flagrante, desde que recolhidas provas da habitualidade. ***Crimes de ao penal privada: no h impedimento para a priso em flagrante nos crimes de ao penal privada. Todavia, caso o executor da priso no seja o prprio ofendido, deve este ratific-la dentro do prazo de 24 horas. ***Auto de priso em flagrante: o documento que formaliza a priso em flagrante. Etapas para a elaborao do auto: a) Ouvir o condutor, confeccionar o termo com o que foi dito, colher a assinatura (do termo pelo condutor) e entregar cpia do termo ao condutor. b) Fornecer o recibo de entrega do preso ao condutor. c) Ouvir as testemunhas, reduzir o que foi dito a termo e colher as assinaturas. d) Interrogar o acusado, alertando-o de seu direito ao silncio e observando-se, no que couber, os dispositivos do interrogatrio judicial. Reduzir a termo o exposto e colher a assinatura. e) Lavrar o auto de priso em flagrante (APF), que dever ser assinado pelo acusado. Obs.: quando o fato for praticado em presena da autoridade, ou contra esta, no exerccio de suas funes, constaro no auto a narrao deste fato, a voz de priso, as declaraes que fizer o preso e os depoimentos das testemunhas, sendo tudo assinado pela autoridade, pelo preso e pelas testemunhas e remetido imediatamente ao juiz a quem couber tomar conhecimento do fato delituoso, se no o for a autoridade que houver presidido o auto (art. 307). Resultando da lavratura do auto a suspeita contra o conduzido, a autoridade mandar recolh-lo priso, exceto no caso de livrar-se solto ou de prestar fiana, e prosseguir nos atos do inqurito ou processo, se para isso for competente; se no o for, enviar os autos autoridade que o seja. ***Ausncia de testemunhas: no impedir a lavratura do auto de priso em flagrante. Todavia, nesse caso, com o condutor, devero assin-lo pelo menos duas pessoas que tenham testemunhado a apresentao do preso autoridade.

www.pontodosconcursos.com.br

15

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

***Recusa do acusado em assinar o APF: a falta poder ser suprida pela assinatura de duas testemunhas que tenham ouvido a leitura na presena do conduzido. ***Garantias do preso: a priso de qualquer pessoa e o local onde se encontre sero comunicados imediatamente ao juiz competente e famlia do preso ou a pessoa por ele indicada (art. 306). Buscando dar mxima aplicabilidade garantia acima apresentada, imps a Lei n. 11.449/2007 que a autoridade policial, dentro de 24 horas aps a priso, encaminhe ao juiz competente o auto de priso em flagrante, acompanhado de todas as oitivas colhidas (art. 306, 1, 1 parte). Tambm dentro do prazo de 24 horas, caso o autuado no informe o nome de seu advogado, dever ser enviada cpia integral do auto de priso em flagrante para a Defensoria Pblica (art. 306, 1, 2 parte). No constitui irregularidade apta a anular o auto de priso a comunicao tardia feita famlia do paciente quando de sua priso em flagrante (STJ, RHC 10.520/SP, DJ 23.04.2001). A ausncia de comunicao da priso em flagrante ao juiz competente no ocasiona nulidade (STJ, HC 28.575/BA, DJ 28.10.2003). ***Nota de culpa: dever ser entregue ao preso no prazo de 24 horas. O atraso na entrega da nota de culpa ao investigado preso em flagrante, embora constitua irregularidade, no determina a nulidade do ato processual regularmente vlido. princpio basilar do processo penal a assertiva de que no se declara nulidade de ato, se dele no resultar prejuzo comprovado para o ru, nos termos do art. 563 (STJ, HC 108.821/PR, DJ. 15.06.2009). Na nota de culpa, a autoridade policial dar cincia ao preso dos motivos pelos quais foi realizada a priso, do nome do condutor que o trouxe delegacia, bem como do nome das testemunhas. Entregue a nota de culpa, dever o preso passar um recibo para a autoridade policial. Caso o indiciado no queira, no possa ou no saiba assinar, a autoridade policial providenciar para que duas testemunhas assinem em seu lugar. ***Impossibilidade de flagrante: a) Apresentao espontnea: quando o prprio agente se apresente autoridade policial, no possvel a ocorrncia da priso em flagrante (art. 317, a contrario sensu). b) Prestao de socorro em acidentes de trnsito: quando o condutor do veculo prestar pronto e integral socorro vtima, no caso de acidentes de trnsito, no poder ser preso em flagrante (Lei n. 9.503/97, art. 301). www.pontodosconcursos.com.br 16

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO c) Infrao de menor potencial ofensivo: no ser cabvel a priso em flagrante ao autor de infrao de menor potencial ofensivo que, aps a lavratura do termo circunstanciado, se dirigir imediatamente ao Juizado Especial Criminal ou assumir o compromisso de nele comparecer quando intimado (Lei n. 9.099/95, art. 69, pargrafo nico). 6.2.2 PRISO PREVENTIVA O ilustre Fernando Capez conceitua priso preventiva como a Priso cautelar de natureza processual decretada pelo juiz durante o inqurito policial ou processo criminal, antes do trnsito em julgado, sempre que estiverem preenchidos os requisitos legais e ocorrerem os motivos autorizadores. O CPP no define um prazo exato para a priso preventiva, todavia os Tribunais tem interpretado o tema da seguinte forma: STF, HC 86.104/SE, DJ 23.03.2007 A excepcionalidade maior da priso preventiva direciona observao rgida dos prazos processuais. Extravasados, impe reconhecer a ilicitude da custdia, afastando-a.

A priso preventiva pode ser decretada tanto durante o inqurito quanto j na fase judicial, conforme trata o CPP: Art. 311. Em qualquer fase do inqurito policial ou da instruo criminal, caber a priso preventiva decretada pelo juiz, de ofcio, a requerimento do Ministrio Pblico, ou do querelante, ou mediante representao da autoridade policial. Entretanto, por se tratar de uma medida excepcional, o CPP, visando dar garantias sociedade, definiu no Art. 312 as hipteses em que este tipo de priso poder ser decretada. Observe: Art. 312. A priso preventiva poder ser decretada como garantia da ordem pblica, da ordem econmica, por convenincia da instruo criminal, ou para assegurar a aplicao da lei penal, quando houver prova da existncia do crime e indcio suficiente de autoria. Visto o art. 312, pela sua importncia vamos esquematizar as hipteses para facilitar a sua memorizao:

www.pontodosconcursos.com.br

17

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

HIPTESES DE DECRETAO DA PRISO PREVENTIVA


01 GARANTIA DA ORDEM PBLICA
GRAVIDADE DA INFRAO + REPERCUSSO SOCIAL

(Permanncia do acusado em liberdade, pela sua alta periculosidade, gera uma intranqilidade social em razo do receio que ele volte a cometer crimes)

02

GARANTIA DA ORDEM ECONMICA


CRIMES DO COLARINHO BRANCO

03

CONVENINCIA DA INSTRUO CRIMINAL (Visa impedir que o indivduo destrua provas, alicie testemunhas, enfim, cometa atos que possam prejudicar as investigaes)

04

ASSEGURAR APLICAO DA LEI PENAL (Neste item estamos tratando da possibilidade de fuga do agente. Quanto a este item, ser verificado se o indivduo tem residncia fixa, trabalho ou qualquer outro aspecto que possa presumir que este no se evadir)

Visando restringir mais ainda as supracitadas hipteses, o legislador acrescentou: Art. 313. Em qualquer das circunstncias, previstas no artigo anterior, ser admitida a decretao da priso preventiva nos crimes dolosos:

www.pontodosconcursos.com.br

18

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO I - punidos com recluso; II - punidos com deteno, quando se apurar que o indiciado vadio ou, havendo dvida sobre a sua identidade, no fornecer ou no indicar elementos para esclarec-la; III - se o ru tiver sido condenado por outro crime doloso, em sentena transitada em julgado, ressalvado o disposto no pargrafo nico do art. 46 do Cdigo Penal. IV - se o crime envolver violncia domstica e familiar contra a mulher, nos termos da lei especfica, para garantir a execuo das medidas protetivas de urgncia. Com isso, podemos acrescentar um esquema complementar dizendo que, alm de ter que se enquadrar em uma das quatro situaes apresentadas na tabela acima, ter que cumprir mais uma das seguintes possibilidades:

QUADRO COMPLEMENTAR

C R I M E S D O

PUNIDOS COM RECLUSO

PUNIDOS COM DETENAO: 1-FOR VADIO (Segundo entendimento jurisprudencial, praticamente no mais encontra aplicao diante da quantidade de desempregados no Pas); 2-HOUVER DVIDA DA IDENTIDADE E O AGENTE NO INDICAR ELEMENTOS PARA ESCLARECIMENTO.

RU CONDENADO POR OUTRO CRIME DOLOSO (Ressalvado o atual art. 64, I do CP, antigo art. 46, que estabelece que no constitui reincidncia se entre a ocorrncia de um delito e a extino ou cumprimento da pena anterior houver decorrido prazo superior a cinco anos)

SE O CRIME ENVOLVE VIOLNCIA DOMSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER, para garantir as medidas protetivas (Preceito

www.pontodosconcursos.com.br

19

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

L O S O S

introduzido no CPP pela Lei Maria da Penha 11.340/2006). Mas e se a mulher bater no homem? Azar o dele... (Calma, pessoal! Existem tambm medidas de proteo para o homem, mas no com o cabimento da priso preventiva).

Finalizando o rol de garantias trazidas pelo Cdigo, a fim de impedir a aplicao desarrazoada (fora do conceito de razoabilidade) da priso preventiva, o legislador exige que a deciso do Juiz quanto decretao ou denegao da priso seja sempre motivada. Deixa claro tambm que a qualquer momento o Magistrado poder revogar a priso se verificar a falta do motivo ou decret-la caso surjam situaes que autorizem. Observe: Art. 315. O despacho que decretar ou denegar a priso preventiva ser sempre fundamentado. Art. 316. O juiz poder revogar a priso preventiva se, no correr do processo, verificar a falta de motivo para que subsista, bem como de novo decret-la, se sobrevierem razes que a justifiquem. Faz-se necessrio ressaltar tambm que, diferentemente do que ocorre na priso em flagrante, CABE PRISO PREVENTIVA no caso de APRESENTAO ESPONTNEA. Art. 317. A apresentao espontnea do acusado autoridade no impedir a decretao da priso preventiva nos casos em que a lei a autoriza. OBS: H divergncia jurisprudencial quanto possibilidade de a repercusso social intensa ensejar a decretao de priso preventiva. Fora qualquer discusso, o que importa para a sua PROVA que o STF e o STJ entendem pela IMPOSSIBILIDADE da priso preventiva neste caso. Observe interessantes julgados

www.pontodosconcursos.com.br

20

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

Ilegal a priso mantida por fora de deciso que se funda apenas na necessidade da medida para conter o clamor social. Referncia, no mais, gravidade abstrata do delito e na presena dos requisitos legais, sem indicar elementos concretos a justificar a medida. (STJ, HC 73.449/PE, 08.10.2007) HABEAS CORPUS. Processual penal. Homicdio qualificado. Priso preventiva. Decreto prisional fundamentado na no apresentao espontnea do ru, na gravidade genrica do delito e na comoo social. Inviabilidade de manuteno. Necessidade de elementos concretos que a justifiquem. Ordem concedida. I - O decreto de priso cautelar h que se fundamentar em elementos fticos concretos suficientes a demonstrar a necessidade da medida constritiva. Precedentes. II - A mera afirmao de suposta periculosidade, de gravidade em abstrato do crime e de clamor social, por si s, no so suficientes para fundamentar a constrio cautelar, sob pena de transformar o acusado em instrumento para a satisfao do anseio coletivo pela resposta penal.

1.

III - Habeas Corpus conhecido, para conceder-se a ordem. (STF, HC 94.554/BA, DJ 26.06.2008) e (STF, HC 93.971/SP, DJ 20.03.2009).

6.2.3 PRISO TEMPORRIA Esta priso encontra base na Lei n. 7.960/89 e definida por Fernando Capez como a priso cautelar de natureza processual destinada a possibilitar as investigaes a respeito dos crimes graves, durante o inqurito policial. Trata a lei das seguintes hipteses de decretao da priso temporria: Artigo 1 - Caber priso temporria: I - quando imprescindvel para as investigaes do inqurito policial;

www.pontodosconcursos.com.br

21

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO II - quando o indicado no tiver residncia fixa ou no fornecer elementos necessrios ao esclarecimento de sua identidade; III - quando houver fundadas razes, de acordo com qualquer prova admitida na legislao penal, de autoria ou participao do indiciado nos seguintes crimes: a) homicdio doloso b) seqestro ou crcere privado c) roubo d) extorso e) extorso mediante seqestro f) estupro g) atentado violento ao pudor
UMA PEQUENA PAUSA PARA UMA RELEVANTE OBSERVAO:

Foi publicada a Lei n 12.015, que alterou sensivelmente a disciplina dos crimes sexuais no Cdigo Penal, criando novas figuras, modificando outras e, por fim, extinguindo algumas. At ento, tnhamos dois crimes bem distintos no CP: estupro e atentado violento ao pudor. O primeiro consistia em constranger mulher conjuno carnal, mediante violncia ou grave ameaa, ao passo que no segundo descrevia a conduta de constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, a praticar ou permitir que com ele se pratique ato libidinoso diverso da conjuno carnal. No estupro, portanto, a conduta era a prtica de conjuno carnal (coito vaginal) e a consequncia lgica disso que somente mulheres poderiam ser vtimas desse delito. No atentado violento ao pudor, ao reverso, previa-se o cometimento de qualquer ato libidinoso que no se enquadrasse na hiptese de conjuno carnal (sexo oral e anal, por exemplo). A partir da Lei n 12.015/2009, as duas descries tpicas foram fundidas na previso do art. 213, que manteve o nomem iuris de estupro. Eis a nova conduta delituosa: Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, a ter conjuno carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso. Houve fuso de dois crimes que em muito se assimilavam e tinham as mesmas penas, ampliando-se o espectro de incidncia da norma do art. 213, de modo que, a partir de agora, homem tambm pode ser vtima do crime de estupro, que engloba no mais apenas a conjuno carnal, mas outros atos libidinosos. Assim, quem constrange algum a praticar sexo oral, pratica, doravante, estupro, e no mais atentado violento ao pudor.

h) rapto violento i) epidemia com resultado de morte j) envenenamento de gua potvel ou substncia alimentcia ou medicinal qualificado pela morte l) quadrilha ou bando; m) genocdio em qualquer de sua formas tpicas; www.pontodosconcursos.com.br 22

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO n) trfico de drogas; o) crimes contra o sistema financeiro. Em uma primeira e desatenta leitura, parece ser bem objetiva a lei, entretanto ela alvo de inmeras discusses doutrinrias e jurisprudenciais. Uns dizem ser necessrio o cumprimento dos incisos I, II e III cumulativamente. Outros, que pode ser efetivada quando cumprir qualquer dos trs incisos. E A DOUTRINA E JURISPRUDNCIA MAJORITRIA, QUE O QUE IMPORTA PARA SUA PROVA, ENTENDEM QUE:

A PRISO TEMPORRIA CABVEL APENAS QUANDO SE TRATAR DE UM DOS CRIMES DO ART. 1, III, E DESDE QUE CONCORRA PE ELO MENOS UMA A DAS S HIP PTES SES CIT TADAS S NOS IN NCIS SOS I E II I.

6.2.3.1 LEGITIMIDADE E PRAZO Segundo a Lei n. 7.960/89: Art. 2 A priso temporria ser decretada pelo Juiz, em face da representao da autoridade policial ou de requerimento do Ministrio Pblico [...] 1 - Na hiptese de representao da autoridade policial, o Juiz, antes de decidir, ouvir o Ministrio Pblico. 2 - O despacho que decretar a priso temporria dever ser fundamentado e prolatado dentro do prazo de 24 (vinte e quatro) horas, contadas a partir do recebimento da representao ou do requerimento. Sendo assim, podemos dizer que a legitimidade da decretao da priso temporria do Juiz, que dever prolat-la e fundament-la em um prazo de 24 horas aps representao da autoridade policial (ouvido o Ministrio Pblico) ou requerimento do MP. STJ, RHC 20.410/RJ, DJ 09.11.2009 evidente o constrangimento ilegal se a priso temporria for determinada to somente para uma melhor apurao do delito, sem a demonstrao concreta da imprescindibilidade da medida, ressaltando-se que o despacho que decretar a priso temporria dever ser fundamentado

www.pontodosconcursos.com.br

23

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO H divergncia jurisprudencial quanto possibilidade de o magistrado poder decret-la de ofcio, entendendo a doutrina majoritria no ser possvel. Com relao ao prazo, a lei discorre que ser, regra geral, de 05 dias prorrogvel por igual perodo em caso de EXTREMA e COMPROVADA necessidade. Artigo 2 - A priso temporria [...] ter o prazo de 5 (cinco) dias, prorrogvel por igual perodo em caso de extrema e comprovada necessidade. 6.2.3.2 PROCEDIMENTOS Caro aluno, neste ponto a lei extremamente clara quanto aos procedimentos que devem ser adotados. Observe: Art. 2 [...] 4 - Decretada a priso temporria, expedir-se- mandado de priso, em duas vias, uma das quais ser entregue ao indiciado e servir como nota de culpa. 5 - A priso somente poder ser executada depois da expedio de mandado judicial. 6 - Efetuada a priso, a autoridade policial informar o preso dos direitos previstos no artigo 5 da Constituio Federal. 7 - Decorrido o prazo de cinco dias de deteno, o preso dever ser posto imediatamente em liberdade, salvo se j tiver sido decretada sua priso preventiva. Artigo 3 - Os presos temporrios devero obrigatoriamente, separados dos demais detentos. permanecer,

Assim, aps decretada a priso ser expedido mandado de priso em duas vias. Uma via ser entregue ao preso e servir como nota de culpa. importante citar que com relao priso temporria, SEMPRE SER NECESSRIO O MANDADO JUDICIAL, sendo este condio objetiva de procedibilidade da priso. Aps a priso, como manda a Carta Magna, o preso ser informado de seus direitos e, aps passados

05 dias de deteno

ser imediatamente libertado,

SALVO SE J TIVER SIDO DECRETADA A PRISO PREVENTIVA. Finalizando, os presos temporrios no devero ficar com os demais detentos, ou seja, sero colocados em celas separadas a fim de cumprir o mandamento legal.

www.pontodosconcursos.com.br

24

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

isso ai pessoal. Mais um passo dado rumo a to sonhada aprovao. Agora hora de consolidar os conceitos com os exerccios e seguir em frente com fora total. Reveja toda a matria, pois na nossa prxima aula sero mais de 100 exerccios para que voc pratique, teste seu conhecimento e reveja os pontos principais da matria segundo o enfoque do CESPE. Relembro que na ltima PROVA da Polcia Federal 100% das questes estavam nesta lista. Algumas eram idnticas (CTRL-C + CTRL-V) e outras bem parecidas. Desta forma, MOTIVE-SE!!! Por j ter sido um concurseiro de carteirinha (embora ainda me considere um), sei que muitas vezes, durante os estudos,sentimos um misto de nervosismo, receio, ansiedade e convivemos com aquela pergunta que no sai da cabea: Ser que tudo isso vai valer a pena?. Isso completamente normal, mas eu buscava sempre responder a esse questionamento com a certeza de que estava dando o meu melhor e fazendo a minha parte. Sendo assim, sem se preocupar com outros candidatos, FAA A SUA PARTE E BUSQUE O SEU MELHOR pois se h vagas, s depende de voc. Abraos e bons estudos, Pedro Ivo "No so os grandes planos que do certo; so os pequenos detalhes." Stephen Kanit

www.pontodosconcursos.com.br

25

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

PRINCIPAIS ARTIGOS TRATADOS NA AULA


DA PRISO Art. 282. exceo do flagrante delito, a priso no poder efetuar-se seno em virtude de pronncia ou nos casos determinados em lei, e mediante ordem escrita da autoridade competente. Art. 283. A priso poder ser efetuada em qualquer dia e a qualquer hora, respeitadas as restries relativas inviolabilidade do domiclio. Art. 284. No ser permitido o emprego de fora, salvo a indispensvel no caso de resistncia ou de tentativa de fuga do preso. Art. 285. A autoridade que ordenar a priso far expedir o respectivo mandado. Pargrafo nico. O mandado de priso: a) ser lavrado pelo escrivo e assinado pela autoridade; b) designar a pessoa, que tiver de ser presa, por seu nome, alcunha ou sinais caractersticos; c) mencionar a infrao penal que motivar a priso; d) declarar o valor da fiana arbitrada, quando afianvel a infrao; e) ser dirigido a quem tiver qualidade para dar-lhe execuo. Art. 286. O mandado ser passado em duplicata, e o executor entregar ao preso, logo depois da priso, um dos exemplares com declarao do dia, hora e lugar da diligncia. Da entrega dever o preso passar recibo no outro exemplar; se recusar, no souber ou no puder escrever, o fato ser mencionado em declarao, assinada por duas testemunhas. Art. 287. Se a infrao for inafianvel, a falta de exibio do mandado no obstar priso, e o preso, em tal caso, ser imediatamente apresentado ao juiz que tiver expedido o mandado. Art. 295. Sero recolhidos a quartis ou a priso especial, disposio da autoridade competente, quando sujeitos a priso antes de condenao definitiva: I - os ministros de Estado; II - os governadores ou interventores de Estados ou Territrios, o prefeito do Distrito Federal, seus respectivos secretrios, os prefeitos municipais, os vereadores e os chefes de Polcia; III - os membros do Parlamento Nacional, do Conselho de Economia Nacional e das Assemblias Legislativas dos Estados; IV - os cidados inscritos no "Livro de Mrito"; V os oficiais das Foras Armadas e os militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territrios; VI - os magistrados; VII - os diplomados por qualquer das faculdades superiores da Repblica;

www.pontodosconcursos.com.br

26

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO VIII - os ministros de confisso religiosa; IX - os ministros do Tribunal de Contas; X - os cidados que j tiverem exercido efetivamente a funo de jurado, salvo quando excludos da lista por motivo de incapacidade para o exerccio daquela funo; XI - os delegados de polcia e os guardas-civis dos Estados e Territrios, ativos e inativos. 1o A priso especial, prevista neste Cdigo ou em outras leis, consiste exclusivamente no recolhimento em local distinto da priso comum. 2o No havendo estabelecimento especfico para o preso especial, este ser recolhido em cela distinta do mesmo estabelecimento. 3o A cela especial poder consistir em alojamento coletivo, atendidos os requisitos de salubridade do ambiente, pela concorrncia dos fatores de aerao, insolao e condicionamento trmico adequados existncia humana. 4o O preso especial no ser transportado juntamente com o preso comum. 5o Os demais direitos e deveres do preso especial sero os mesmos do preso comum. Art. 296. Os inferiores e praas de pr, onde for possvel, sero recolhidos priso, em estabelecimentos militares, de acordo com os respectivos regulamentos. Art. 297. Para o cumprimento de mandado expedido pela autoridade judiciria, a autoridade policial poder expedir tantos outros quantos necessrios s diligncias, devendo neles ser fielmente reproduzido o teor do mandado original. DA PRISO PREVENTIVA Art. 311. Em qualquer fase do inqurito policial ou da instruo criminal, caber a priso preventiva decretada pelo juiz, de ofcio, a requerimento do Ministrio Pblico, ou do querelante, ou mediante representao da autoridade policial. Art. 312. A priso preventiva poder ser decretada como garantia da ordem pblica, da ordem econmica, por convenincia da instruo criminal, ou para assegurar a aplicao da lei penal, quando houver prova da existncia do crime e indcio suficiente de autoria. Art. 313. Em qualquer das circunstncias, previstas no artigo anterior, ser admitida a decretao da priso preventiva nos crimes dolosos: I - punidos com recluso; II - punidos com deteno, quando se apurar que o indiciado vadio ou, havendo dvida sobre a sua identidade, no fornecer ou no indicar elementos para esclarec-la; III - se o ru tiver sido condenado por outro crime doloso, em sentena transitada em julgado, ressalvado o disposto no pargrafo nico do art. 46 do Cdigo Penal. IV - se o crime envolver violncia domstica e familiar contra a mulher, nos termos da lei especfica, para garantir a execuo das medidas protetivas de urgncia.

www.pontodosconcursos.com.br

27

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO Art. 314. A priso preventiva em nenhum caso ser decretada se o juiz verificar pelas provas constantes dos autos ter o agente praticado o fato nas condies do art. 19, I, II ou III, do Cdigo Penal. Art. 315. O despacho que decretar ou denegar a priso preventiva ser sempre fundamentado. Art. 316. O juiz poder revogar a priso preventiva se, no correr do processo, verificar a falta de motivo para que subsista, bem como de novo decret-la, se sobrevierem razes que a justifiquem. DA APRESENTAO ESPONTNEA DO ACUSADO Art. 317. A apresentao espontnea do acusado autoridade no impedir a decretao da priso preventiva nos casos em que a lei a autoriza. Art. 318. Em relao quele que se tiver apresentado espontaneamente priso, confessando crime de autoria ignorada ou imputada a outrem, no ter efeito suspensivo a apelao interposta da sentena absolutria, ainda nos casos em que este Cdigo Ihe atribuir tal efeito. LEI N 7.960, DE 21 DE DEZEMBRO DE 1989 Art. 1 Caber priso temporria: I - quando imprescindvel para as investigaes do inqurito policial; II - quando o indicado no tiver residncia fixa ou no fornecer elementos necessrios ao esclarecimento de sua identidade; III - quando houver fundadas razes, de acordo com qualquer prova admitida na legislao penal, de autoria ou participao do indiciado nos seguintes crimes: a) homicdio doloso (art. 121, caput, e seu 2); b) seqestro ou crcere privado (art. 148, caput, e seus 1 e 2); c) roubo (art. 157, caput, e seus 1, 2 e 3); d) extorso (art. 158, caput, e seus 1 e 2); e) extorso mediante seqestro (art. 159, caput, e seus 1, 2 e 3); f) estupro (art. 213, caput, e sua combinao com o art. 223, caput, e pargrafo nico); h) rapto violento (art. 219, e sua combinao com o art. 223 caput, e pargrafo nico); i) epidemia com resultado de morte (art. 267, 1); j) envenenamento de gua potvel ou substncia alimentcia ou medicinal qualificado pela morte (art. 270, caput, combinado com art. 285); l) quadrilha ou bando (art. 288), todos do Cdigo Penal; m) genocdio (arts. 1, 2 e 3 da Lei n 2.889, de 1 de outubro de 1956), em qualquer de sua formas tpicas;

www.pontodosconcursos.com.br

28

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO n) trfico de drogas (art. 12 da Lei n 6.368, de 21 de outubro de 1976); o) crimes contra o sistema financeiro (Lei n 7.492, de 16 de junho de 1986). Art. 2 A priso temporria ser decretada pelo Juiz, em face da representao da autoridade policial ou de requerimento do Ministrio Pblico, e ter o prazo de 5 (cinco) dias, prorrogvel por igual perodo em caso de extrema e comprovada necessidade. 1 Na hiptese de representao da autoridade policial, o Juiz, antes de decidir, ouvir o Ministrio Pblico. 2 O despacho que decretar a priso temporria dever ser fundamentado e prolatado dentro do prazo de 24 (vinte e quatro) horas, contadas a partir do recebimento da representao ou do requerimento. 3 O Juiz poder, de ofcio, ou a requerimento do Ministrio Pblico e do Advogado, determinar que o preso lhe seja apresentado, solicitar informaes e esclarecimentos da autoridade policial e submet-lo a exame de corpo de delito. 4 Decretada a priso temporria, expedir-se- mandado de priso, em duas vias, uma das quais ser entregue ao indiciado e servir como nota de culpa. 5 A priso somente poder ser executada depois da expedio de mandado judicial. 6 Efetuada a priso, a autoridade policial informar o preso dos direitos previstos no art. 5 da Constituio Federal. 7 Decorrido o prazo de cinco dias de deteno, o preso dever ser posto imediatamente em liberdade, salvo se j tiver sido decretada sua priso preventiva. Art. 3 Os presos temporrios devero permanecer, obrigatoriamente, separados dos demais detentos.

www.pontodosconcursos.com.br

29

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

EXERCCIOS
1. (Delegado-PC-PB-2008) No flagrante irreal, o agente perseguido logo aps cometer o ilcito, em situao que faa presumir ser ele o autor da infrao. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: O flagrante irreal nada mais que outra denominao para o flagrante imprprio ou quase flagrante, cujo conceito exatamente o da questo. 2. (Delegado-PC-PB-2008) A priso em flagrante compulsria em relao s autoridades policiais e seus agentes, desde que constatada a presena das hipteses legais, mas possuem eles plena discricionariedade para avaliar o cabimento ou no da medida. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: Como vimos, com relao priso em flagrante quando aplicada por agentes policiais, no h que se falar em discricionariedade, sendo, regra geral, compulsria e vinculada atuao. 3. (Delegado-PC-PB-2008) No flagrante preparado, a consequncia a soltura do indiciado, em nada influindo a preparao do flagrante na conduta tpica praticada pelo agente. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: A caracterstica principal do flagrante preparado que o caracteriza como hiptese de crime impossvel a influncia da preparao na conduta tpica, logo a alternativa est incorreta. 4. (Delegado-PC-PB-2008) A priso preventiva pode ser decretada para garantia de aplicao da lei penal, ou seja, para impedir que o agente, solto, continue a delinquir e, consequentemente, acautelar o meio social. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: Questo fcil, mas que exige ateno, pois a banca tenta confundir os conceitos de garantia da ordem pblica com a garantia da aplicao da lei penal.

www.pontodosconcursos.com.br

30

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO 5. (Delegado-PC-PB-2008) A priso preventiva pode ser decretada em prol da garantia da ordem pblica, havendo, nesse caso, necessidade de comprovao do iminente risco de fuga do agente. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: Mais uma questo, assim como a 04, que tenta inverter o conceito de garantia da ordem pblica com a garantia da aplicao da lei penal. Para a decretao da priso preventiva com base na ordem pblica, basta a comprovao da periculosidade e do temor social. 6. (Delegado-PC-PB-2008) Pode ser decretada a priso temporria em qualquer fase do IP ou da ao penal. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: Ateno!!! Priso temporria s no inqurito. 7. (Delegado-PC-PB-2008) A priso temporria pode ser decretada por intermdio de representao da autoridade policial ou do membro do MP, assim como ser decretada de ofcio pelo juiz competente. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: Segundo a Lei n. 7.960/89: Art. 2 A priso temporria ser decretada pelo Juiz, em face da representao da autoridade policial ou de requerimento do Ministrio Pblico [...]. Assim, segundo a doutrina majoritria, no pode ser decretada de ofcio. 8. (Delegado-PC-PB-2008) O prazo da priso temporria, que em regra de 5 dias, prorrogveis por igual perodo, fatal e peremptrio, de modo que, esgotado, o preso deve ser imediatamente posto em liberdade, no podendo ser a priso convertida em preventiva. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: Como vimos, ele poder permanecer preso se decretada a priso preventiva. 9. (Delegado-PC-PB-2008) Quando a priso temporria for requerida pela autoridade policial, por intermdio de representao, no haver necessidade de prvia oitiva do MP, devendo o juiz decidir o pedido formulado no prazo mximo de 24 horas.

www.pontodosconcursos.com.br

31

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: Dispe o Art. 2, 1 da Lei 7.960/89: Na hiptese de representao da autoridade policial, o Juiz, antes de decidir, ouvir o Ministrio Pblico. 10. (Delegado-PC-PB-2008) No cabe priso temporria nas contravenes nem em crimes culposos. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: Ver quadro de possibilidades da priso temporria. 11. (Agente-PC-TO-2008) A priso preventiva e a priso temporria, exemplos de priso cautelar, antecipam o reconhecimento de culpa com a conseqente privao da liberdade do indivduo, pois o juzo que se faz, ao decret-las, de culpabilidade. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: Completamente errada com base no princpio da presuno da inocncia que persiste at a sentena judicial transitada em julgado. A priso cautelar no pressupe CULPABILIDADE. 12. (Agente-PC-TO-2008) Considere que policiais em servio de ronda noturna perceberam que, em determinada casa, um homem apunhalava uma mulher, a qual, por sua vez, gritava desesperadamente por socorro. Nessa situao, os policiais, mesmo que em horrio noturno, podero adentrar a residncia sem o consentimento dos moradores e realizar a priso do agressor. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: Exceo regra da inviolabilidade de domiclio. No caso de flagrante, mesmo no perodo noturno, possvel. 13. (Papiloscopista PF/1997) A priso em flagrante uma espcie de priso cautelar. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: A priso em flagrante, assim como a preventiva e a temporria, espcie de priso cautelar.

www.pontodosconcursos.com.br

32

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO 14. (Polcia Federal 2004 ) Considera-se em flagrante delito quem encontrado, logo depois da infrao, com instrumentos, armas, objetos ou papis que faam presumir ser ele infrator. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: o flagrante presumido. 15. (Polcia Federal 2004) No cabvel priso preventiva de acusado de prtica de contraveno penal. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: No h priso preventiva para a prtica de contraveno penal. 16. (Polcia Federal 2004) A priso temporria no pode ser decretada de ofcio pelo juiz. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: Mais uma questo que exige o conhecimento do entendimento da jurisprudncia majoritria segundo a qual no possvel a decretao de ofcio da priso temporria. 17. (Escrivo PF/1998) A priso em flagrante pode ser efetuada por qualquer pessoa. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: Segundo o Art. 301 do CPP, qualquer do povo poder e as autoridades policiais e seus agentes devero prender quem quer que seja encontrado em flagrante delito. 18. (Delegado PF/1997) A entrega da nota de culpa ao autuado deve ocorrer no prazo mximo de vinte e quatro horas aps a priso. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: A nota de culpa deve ser entrega no prazo de 24 horas sob pena de macular a priso em flagrante.

www.pontodosconcursos.com.br

33

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO 19. (Agente de Investigao e Escrivo de Polcia - PB 2008) Em respeito ao princpio da presuno de inocncia, a priso preventiva no pode ser decretada durante o inqurito policial, mas s aps a instaurao da ao penal. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: A priso preventiva pode ser decretada tanto no inqurito quanto na ao penal. 20. (Agente de Investigao e Escrivo de Polcia - PB 2008) A priso preventiva pode ser decretada para garantia da ordem pblica somente quando h indcio da existncia de crime e certeza sobre a sua autoria. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: Certeza sobre a autoria??? Ento vamos prend-lo logo! Dispe p Art. 312 do CPP que. A priso preventiva poder ser decretada como garantia da ordem pblica, da ordem econmica, por convenincia da instruo criminal, ou para assegurar a aplicao da lei penal, quando houver prova da existncia do crime e indcio suficiente de autoria. 21. (Agente de Investigao e Escrivo de Polcia - PB 2008) Uma vez revogada a priso preventiva durante o curso da ao penal, defeso ao juiz decret-la novamente antes do trnsito em julgado da sentena penal condenatria. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: Segundo o art. 316. O juiz poder revogar a priso preventiva se, no correr do processo, verificar a falta de motivo para que subsista, bem como de novo decret-la, se sobrevierem razes que a justifiquem. 22. (Delegado PF/1997) Ser invlido o auto de priso em flagrante em que no forem ouvidas, pelo menos, trs testemunhas que presenciaram o crime. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: Conforme estudamos, no h necessidade de testemunhas do crime para a lavratura do auto de priso. 23. (Agente de Investigao e Escrivo de Polcia - PB 2008) O despacho que decreta a priso preventiva deve ser sempre fundamentado; porm, o que a nega prescinde de fundamentao.

www.pontodosconcursos.com.br

34

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: Tanto a decretao quanto a no aceitao do pedido dependem de fundamentao. 24. (Agente de Investigao e Escrivo de Polcia - PB 2008) A priso temporria s cabvel durante a fase de inqurito policial, sendo vedada a sua decretao no curso da ao penal. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: Perfeito comentrio sobre a priso temporria. 25. (Agente de Investigao e Escrivo de Polcia - PB 2008) A priso temporria decretada pelo juiz, de ofcio ou em face de representao de autoridade policial ou de requerimento do Ministrio Pblico, e tem prazo de cinco dias, prorrogvel por igual perodo em caso de extrema e comprovada necessidade. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: MAIS UMA!!! Priso temporria no pode ser decretada de ofcio. 26. (Agente de Investigao e Escrivo de Polcia - PB 2008) A priso temporria pode ser decretada quando h fundadas razes de autoria ou participao do indiciado em qualquer crime doloso. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: A lei 7.960/89 lista para quais delitos cabem a temporria, no sendo assim para QUALQUER crime doloso. 27. (Agente de Investigao e Escrivo de Polcia - PB 2008) Aps decretada a priso temporria, decorrido o prazo de cinco dias de deteno, o preso deve ser posto imediatamente em liberdade, ainda que j tenha sido decretada sua priso preventiva. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: Ser posto em liberdade se no tiver sido decretada a priso preventiva.

www.pontodosconcursos.com.br

35

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO 28. (Agente de Investigao e Escrivo de Polcia - PB 2008) Na hiptese de representao da autoridade policial, o juiz, antes de decidir pela priso temporria, deve dispensar a oitiva do MP e proferir sua deciso no prazo de 24 horas. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: Conforme j analisado, o Juiz dever ouvir o Ministrio Pblico. 29. (Polcia Rodoviria Federal 2008) Flagrante retardado aquele no qual a polcia tem a faculdade de retardar a priso em flagrante, visando obter maiores informaes a respeito da ao dos criminosos. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: Perfeita definio do flagrante retardado. 30. (Polcia Rodoviria Federal 2008) Ocorre o chamado quase-flagrante quando, tendo o agente concludo os atos de execuo do crime e se posto em fuga, inicia-se ininterrupta perseguio, at que ocorra a priso. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: Trata do FLAGRANTE IMPRPRIO (TAMBM CHAMADO DE IRREAL OU QUASE FLAGRANTE), no qual o agente comete o ato ilcito e perseguido, logo aps, em situao que faa presumir ser o autor do delito.

www.pontodosconcursos.com.br

36

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

LISTA DE QUESTES APRESENTADAS


1. (Delegado-PC-PB-2008) No flagrante irreal, o agente perseguido logo aps cometer o ilcito, em situao que faa presumir ser ele o autor da infrao. 2. (Delegado-PC-PB-2008) A priso em flagrante compulsria em relao s autoridades policiais e seus agentes, desde que constatada a presena das hipteses legais, mas possuem eles plena discricionariedade para avaliar o cabimento ou no da medida. 3. (Delegado-PC-PB-2008) No flagrante preparado, a consequncia a soltura do indiciado, em nada influindo a preparao do flagrante na conduta tpica praticada pelo agente. 4. (Delegado-PC-PB-2008) A priso preventiva pode ser decretada para garantia de aplicao da lei penal, ou seja, para impedir que o agente, solto, continue a delinquir e, consequentemente, acautelar o meio social. 5. (Delegado-PC-PB-2008) A priso preventiva pode ser decretada em prol da garantia da ordem pblica, havendo, nesse caso, necessidade de comprovao do iminente risco de fuga do agente. 6. (Delegado-PC-PB-2008) Pode ser decretada a priso temporria em qualquer fase do IP ou da ao penal. 7. (Delegado-PC-PB-2008) A priso temporria pode ser decretada por intermdio de representao da autoridade policial ou do membro do MP, assim como ser decretada de ofcio pelo juiz competente. 8. (Delegado-PC-PB-2008) O prazo da priso temporria, que em regra de 5 dias, prorrogveis por igual perodo, fatal e peremptrio, de modo que, esgotado, o preso deve ser imediatamente posto em liberdade, no podendo ser a priso convertida em preventiva. 9. (Delegado-PC-PB-2008) Quando a priso temporria for requerida pela autoridade policial, por intermdio de representao, no haver necessidade de prvia oitiva do MP, devendo o juiz decidir o pedido formulado no prazo mximo de 24 horas.

www.pontodosconcursos.com.br

37

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO 10. (Delegado-PC-PB-2008) No cabe priso temporria nas contravenes nem em crimes culposos. 11. (Agente-PC-TO-2008) A priso preventiva e a priso temporria, exemplos de priso cautelar, antecipam o reconhecimento de culpa com a conseqente privao da liberdade do indivduo, pois o juzo que se faz, ao decret-las, de culpabilidade. 12. (Agente-PC-TO-2008) Considere que policiais em servio de ronda noturna perceberam que, em determinada casa, um homem apunhalava uma mulher, a qual, por sua vez, gritava desesperadamente por socorro. Nessa situao, os policiais, mesmo que em horrio noturno, podero adentrar a residncia sem o consentimento dos moradores e realizar a priso do agressor. 13. (Papiloscopista PF/1997) A priso em flagrante uma espcie de priso cautelar. 14. (Polcia Federal 2004 ) Considera-se em flagrante delito quem encontrado, logo depois da infrao, com instrumentos, armas, objetos ou papis que faam presumir ser ele infrator. 15. (Polcia Federal 2004) No cabvel priso preventiva de acusado de prtica de contraveno penal. 16. (Polcia Federal 2004) A priso temporria no pode ser decretada de ofcio pelo juiz. 17. (Escrivo PF/1998) A priso em flagrante pode ser efetuada por qualquer pessoa. 18. (Delegado PF/1997) A entrega da nota de culpa ao autuado deve ocorrer no prazo mximo de vinte e quatro horas aps a priso. 19. (Agente de Investigao e Escrivo de Polcia - PB 2008) Em respeito ao princpio da presuno de inocncia, a priso preventiva no pode ser decretada durante o inqurito policial, mas s aps a instaurao da ao penal.

www.pontodosconcursos.com.br

38

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO 20. (Agente de Investigao e Escrivo de Polcia - PB 2008) A priso preventiva pode ser decretada para garantia da ordem pblica somente quando h indcio da existncia de crime e certeza sobre a sua autoria. 21. (Agente de Investigao e Escrivo de Polcia - PB 2008) Uma vez revogada a priso preventiva durante o curso da ao penal, defeso ao juiz decret-la novamente antes do trnsito em julgado da sentena penal condenatria. 22. (Delegado PF/1997) Ser invlido o auto de priso em flagrante em que no forem ouvidas, pelo menos, trs testemunhas que presenciaram o crime. 23. (Agente de Investigao e Escrivo de Polcia - PB 2008) O despacho que decreta a priso preventiva deve ser sempre fundamentado; porm, o que a nega prescinde de fundamentao. 24. (Agente de Investigao e Escrivo de Polcia - PB 2008) A priso temporria s cabvel durante a fase de inqurito policial, sendo vedada a sua decretao no curso da ao penal. 25. (Agente de Investigao e Escrivo de Polcia - PB 2008) A priso temporria decretada pelo juiz, de ofcio ou em face de representao de autoridade policial ou de requerimento do Ministrio Pblico, e tem prazo de cinco dias, prorrogvel por igual perodo em caso de extrema e comprovada necessidade. 26. (Agente de Investigao e Escrivo de Polcia - PB 2008) A priso temporria pode ser decretada quando h fundadas razes de autoria ou participao do indiciado em qualquer crime doloso. 27. (Agente de Investigao e Escrivo de Polcia - PB 2008) Aps decretada a priso temporria, decorrido o prazo de cinco dias de deteno, o preso deve ser posto imediatamente em liberdade, ainda que j tenha sido decretada sua priso preventiva. 28. (Agente de Investigao e Escrivo de Polcia - PB 2008) Na hiptese de representao da autoridade policial, o juiz, antes de decidir pela priso temporria, deve dispensar a oitiva do MP e proferir sua deciso no prazo de 24 horas.

www.pontodosconcursos.com.br

39

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO 29. (Polcia Rodoviria Federal 2008) Flagrante retardado aquele no qual a polcia tem a faculdade de retardar a priso em flagrante, visando obter maiores informaes a respeito da ao dos criminosos. 30. (Polcia Rodoviria Federal 2008) Ocorre o chamado quase-flagrante quando, tendo o agente concludo os atos de execuo do crime e se posto em fuga, inicia-se ininterrupta perseguio, at que ocorra a priso.

www.pontodosconcursos.com.br

40

Vous aimerez peut-être aussi