Vous êtes sur la page 1sur 36

O ORGULHO

DEFINIO ORGULHO O SUPREMO PECADO. O MAIS COMPLETO ESTADO DE ALMA ANTI DEUS.

ORGEM:
TRATA-SE DE UM PECADO LUCIFERIANO (POIS FOI LCIFER QUE O ENSINOU RAA HUMANA)

Aonde foi parar a sua vaidade? Onde est agora a msica das suas harpas? Elas esto aqui no mundo dos mortos, onde voc vai se deitar em cima de vermes e vai se cobrir com bichos. Rei da Babilnia, brilhante estrela da manh, voc caiu l do cu! Voc, que dominava as naes, foi derrubado no cho! Antigamente voc pensava assim: Subirei at o cu e me sentarei no meu trono, acima das estrelas de Deus. Reinarei l longe, no Norte, no monte onde os deuses se renem. Subirei acima das nuvens mais altas e serei como o Deus Altssimo. Mas voc foi jogado no mundo dos mortos, no abismo mais profundo. (Isaias 14: 11 a 15)

Quando Lcifer desejou ser igual a Deus tornou-se o Diabo Diabo um ser tomado de ORGULHO que se tornou um EGO ABSOLUTO. Pretendeu existir em si mesmo, para sempre.

Rei de Tiro Arqutipo de Satans


O SENHOR falou comigo outra vez. Ele disse: Homem mortal, cante uma cano de tristeza por causa do fim que o rei de Tiro vai ter. Diga-lhe que eu, o SENHOR Deus, digo isto: Voc era um exemplo de perfeio. Como era sbio e simptico! Voc vivia no den, o jardim de Deus, e usava pedras preciosas de todo tipo: rubis e diamantes; topzio, berilo, nix e jaspe; safiras, esmeraldas e granadas. Voc tinha jias de ouro que foram feitas para voc no dia em que foi criado. Eu fiz de voc um anjo protetor, com as asas abertas. Voc vivia no meu monte santo e andava pelo meio de pedras brilhantes. A sua conduta foi perfeita desde o dia em que foi criado, at que voc comeou a fazer o mal. Voc ficou ocupado, comprando e vendendo, e isso o levou violncia e ao pecado. Por isso, anjo protetor, eu o humilhei e expulsei do monte de Deus, do meio das pedras brilhantes. Voc ficou orgulhoso por causa da sua beleza, e a sua fama o fez perder o juzo. Ento eu o joguei no cho a fim de servir de aviso para outros reis.
(Ezequiel 28:11a17)

MANIFESTAES:

Toda vez que voc se considera bom, virtuoso, melhor ou mais do que os outros, tenha a certeza de que no o Esprito Santo que est agindo em voc. Toda vez que olha para algum de cima para baixo o pecado de Lcifer est agindo em voc. Quem vive olhando para baixo no consegue enxergar quem est acima.

O EGO ORGULHOSO no consegue ver DEUS. Olhamos para cima para reclamar com DEUS por que ELE no satisfez o nosso EGO ABSOLUTO Olhamos com orgulho para cima com MURMURAO, INGRATIDO, REIVINDICAO DE NOSSOS DIREITOS

O orgulho faz mal porque nos mantm sempre DESCONTENTES E FRUSTRADOS. No possvel vivermos sem CONTRARIEDADES, FRUSTRAES e sem PEDIRMOS PERDO Meu filho, meu cnjuge, minha vida no tudo o que eu gostaria que fosse. Quem disse que ns deveramos estar sempre satisfeitos? Isto seria querer encontrar no FINITO a SATISFAO ETERNA

CARACTERSTICAS DO ORGULHO:
1. COMPETIDOR

Altamente competitivo. No sente prazer em apenas possuir algo, mas possuir mais do que os outros mais rico, mais inteligente, mais bonito... (C.S.Lewis)

2. AUTOCRTICO Desejo de estar por cima dos outros. Por sua sede de poder busca sobrepujar os outros numa relao de DOMINAO/ PASSIVIDADE. Todos os outros pecados podem ser SOLIDRIOS, mas o orgulho um pecado SOLITRIO Exemplo: a partir de amanh estacionem seus crebros e coraes l fora, antes de entrar para o servio, pois aqui s eu sou pago para pensar e vocs so pagos para obedecer, na condio de mo-de-obra.

3. AUTO-REFERENTE ou ENSIMESMADO Pretende ser absoluto, saber mais que os outros. Fica muito contrariado quando recebe uma crtica. Exemplo: aps falar duas horas a respeito de si mesmo, vira-se para seu interlocutor e diz: Cansei de falar de mim. Fala voc um pouco agora. O que voc acha de mim?

4. EGLATRA Coloca-se no centro de sua prpria vida Exemplo: aquela pessoa que resolveu escrever um livro ao qual deu o seguinte ttulo: "AS DEZ PESSOAS MAIS HUMILDES DO MUNDO E COMO QUE EU FIZ PARA ENCONTRAR AS OUTRAS NOVE". Racionaliza a respeito de suas falhas dizendo: Falem mal, mas falem de mim.

5. DOGMTICO No apenas possui opinio, mas a pretensa verdade absoluta sobre todo e qualquer assunto. Inflexvel em suas posturas, tem argumento na ponta da lngua para todos os problemas. Exemplo: Procrusteu (rei da mitologia grega)

6. BULLY

Termo atribudo a pessoas que pretendem intimidar seus circunstantes atravs do uso da fora fsica, agressividade, atos de violncia ou provocao, (bulling) todos enquadrados como manifestaes de assdio moral e/ou sexual.

7. MANIPULADOR

Pessoa que se utiliza de chantagens visando a incutir medo, culpa ou suborno a fim de obter em troca, tempo, afeto, bens materiais ou informao. Ao faz-lo, reduz seus interlocutores a meros objetos de sua vontade utilitarista e pragmtica.

8. RGIDO Que adota julgamentos dicotmicos do tipo CERTO ou ERRADO; PRETO ou BRANCO, e ainda, variaes maniquestas como BOM ou MAU; BONITO ou FEIO. Por falta de flexibilidade, tenta impor s demais pessoas sua viso reducionista do mundo, esquecendo-se de que entre os extremos de um continuum. existem muitas possveis alternativas.

ORGULHO E SEUS CORRELATOS:

VAIDADE E VANGLRIA

DEFINIES SOBRE VAIDADE


Mostrar-se sempre belo, atraente, desejvel, admirvel, impecvel aos olhos dos outros. Estima exagerada de si mesmo Afirmao esnobe da prpria identidade, associada ao orgulho excessivo. Desejo imoderado de atrair admirao. Presuno

TIPOS DE VAIDADE

1.Vaidade tica
Exemplo Fariseus julgavam-se superiores, confiavam em sua prpria justia e desprezavam as pessoas a seu redor. Dois homens subiram ao templo com o propsito de orar: um, fariseu, e o outro, publicano. O fariseu, posto em p, orava de si para si mesmo, desta forma: Deus, graas te dou porque no sou como os demais homens, roubadores, injustos e adlteros, nem ainda como este publicano; Jejuo duas vezes por semana e dou o dzimo de tudo quanto ganho. O publicano, estando em p, longe, no ousava nem ainda levantar os olhos ao cu, mas batia no peito, dizendo: Deus, s propcio a mim, pecador. Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e no aquele; porque todo o que se exalta ser humilhado; mas o que se humilha ser exaltado.
(Lucas 18: 10 a 14)

2. Vaidade Esttica Sndrome de Narciso- embriagado de si mesmo, morreu de fome e de frio. Caracterstico de pessoas que necessitam confirmar sua suposta superioridade frente a seus concorrentes, como se estivessem perguntando a todo instante: "espelho, espelho meu, h algum mais belo (forte, inteligente, etc.) do que eu?

3. Vaidade Artstica
Quando algum que possui talento incomum ou diferenciado necessita compulsivamente de aplauso.

4. Vaidade Poltica
No querer abrir mo de decidir e determinar. Senso exagerado de autoridade e autoconfiana. Desenvolve um sentimento de impunidade.

CARACTERSTICAS DOS VAIDOSOS Sente orgulho de sua prpria vaidade, chegando a acreditar que a vaidade uma virtude. No lidam bem com sua prpria fragilidade. Trabalham com uma imagem projetada de si mesmos. Rejeita sempre a tentao de confessar a Deus e s pessoas seus prprios erros. A vaidade coloca o homem no centro de sua prpria vida para experimentar as alegrias da vida.

Mas ns nascemos para satisfazer os desejos de Nosso Deus e no para sermos o centro de nossa prpria vida.
Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abenoado com toda sorte de bno espiritual nas regies celestiais em Cristo, assim como nos escolheu nele antes da fundao do mundo, para sermos santos e irrepreensveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoo de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplcito de sua vontade, para louvor da glria de sua graa, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado (Efsios 1: 3 a 6)

O Vaidoso inverte esta ordem, tirando Deus do centro e se colocando como o centro de tudo.

Outra fontes que geram vaidade na experincia de Salomo Sucesso: Salomo fez grandes projetos de construo civil (casas, vinhas, jardins, pomares, e reservatrios) Prosperidade financeira (possuiu muitos escravos, bois ovelhas, negcios diversos, tesouros, etc.) Prazeres de sua carne (jantares, cantores, harm com mais de 1000 mulheres) Fama e popularidade (no apenas no meio de seu povo, mas em terras longnquas) Imprio do desejo: No me recusei... me alegrei em todo o meu trabalho (tornou-se refm de seus prprios desejos,no resistindo a nenhum prazer que seu corao solicitava).

Nada disso foi capaz de satisfaz-lo, gerando dois problemas:


a) satisfao com efeitos passageiros (sucesso, prosperidade financeira, prazeres da carne, popularidade, etc.) b) Conseqncias nem sempre positivas (ex. prazeres fora do casamento gerando conflitos, separaes, trauma na vida dos filhos) Cuidado com a vaidade ao ouvir elogios fora de casa (o mito da grama mais verde pode acarretar profundas desgraas). Na experincia de Salomo tudo se resumiu a CORRER ATRS DO VENTO , ou seja, foi INTIL, no teve proveito algum, foi LOUCURA.

Contraste de Salomo com as palavras de Jesus: Ento, disse Jesus a seus discpulos: Se algum quer vir aps mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perd-la-; e quem perder a vida por minha causa ach-la-. Pois que aproveitar o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dar o homem em troca da sua alma?
(Mateus 16: 24 a 26)

Profeta Jeremias
O meu povo cometeu dois pecados: Eles abandonaram a mim, a fonte de gua fresca, e cavaram cisternas, cisternas rachadas que deixam vazar a gua da chuva.
(Jeremias 2:13)

De onde vem a tua plenitude? Salomo tentou diversos caminhos e percebeu que tudo era vaidade.

VANGLRIA
Glria v Glria em vo glria no que vo = vazio No tem substncia/ falso/mentiroso No tem consistncia No capaz de realizar o que promete

Eu me glorio em mim mesmo, mas eu no tenho mritos em mim mesmo. Tudo o que o Ser humano tem veio de algum Ser Humano efmero e transitrio Quem que fez voc superior aos outros? Por acaso no foi Deus quem lhe deu tudo o que voc tem? Ento por que que voc fica todo orgulhoso como se o que voc tem no fosse dado por Deus?
(1. Cor. 4:7)

Agora escutem, vocs que dizem: Hoje ou amanh iremos a tal cidade e ali ficaremos um ano fazendo negcios e ganhando muito dinheiro! Vocs no sabem como ser a sua vida amanh, pois vocs so como uma neblina passageira, que aparece por algum tempo e logo depois desaparece. O que vocs deveriam dizer isto: Se Deus quiser, estaremos vivos e faremos isto ou aquilo. Porm vocs so orgulhosos e vivem se gabando. Todo esse orgulho mau. (Tiago 4: 13 A 16)

QUERER PODER versus QUERER TOMAR CONSCINCIA DE NOSSA FALTA DE CONSISTNCIA

Sabemos que a lei divina; mas eu sou humano e fraco e fui vendido ao pecado para ser seu escravo. Eu no entendo o que fao, pois no fao o que gostaria de fazer. Pelo contrrio, fao justamente aquilo que odeio. Se fao o que no quero, isso prova que reconheo que a lei diz o que certo. E isso mostra que, de fato, j no sou eu quem faz isso, mas o pecado que vive em mim que faz. Pois eu sei que aquilo que bom no vive em mim, isto , na minha natureza humana. Porque, mesmo tendo dentro de mim a vontade de fazer o bem, eu no consigo faz-lo. Pois no fao o bem que quero, mas justamente o mal que no quero fazer que eu fao. (Rom. 7: 14 A 19)

ESTUDO ELABORADO COM BASE NO SEGUINTE MATERIAL:


BBLIA NA LINGUAGEM DE HOJE MENSAGEM DO PASTOR ED REN KIVITS MENSAGEM DO PASTOR RENATO CAMARGO LIVRO OS SETE PECADOS CAPITAIS

PRXIMO DOMINGO:

HUMILDADE
VERSUS

ORGULHO

Vous aimerez peut-être aussi