Vous êtes sur la page 1sur 6

JESUS, O BOM PASTOR Jo 9:35-41; Jo 10:1-16 Em certa ocasio Homero disso aos seus ouvintes Todos os Reis e Governantes

so Pastores de seu povo E nesta mensagem que o Senhor Jesus Cristo ministrou ao povo que esta registrada no capitulo 10 do Evangelho de Joo, o Senhor Jesus se apresenta no como um pastor, mas como O BOM PASTOR. Esta mensagem surgiu de uma conversa entre Jesus e os lideres do povo de Deus, os fariseus, este texto esta em Jo 9:35-41
Jesus ouviu que o haviam expulsado, e, ao encontr-lo, disse: Voc cr no Filho do homem? Perguntou o homem: Quem ele, Senhor, para que eu nele creia? Disse Jesus: Voc j o tem visto. aquele que est falando com voc Ento o homem disse: Senhor, eu creio , E o adorou, Disse Jesus: Eu vim a este mundo para julgamento, a fim de que os cegos vejam e os que vem se tornem cegos, Alguns fariseus que estavam com ele ouviram-no dizer isso e perguntaram: Acaso ns tambm somos cegos? Disse Jesus: Se vocs fossem cegos, no seriam culpados de pecado; mas agora que dizem que podem ver, a culpa de vocs permanece, Jo 9:35-41

Nesta ocasio Jesus chama os fariseus, que eram os lideres do povo de Deus naquela poca de:Cegos, Falsos Pastores, Mercenrios. Neste sermo o Senhor Jesus Cristo se apresenta como um verdadeiro Pastor e Governante para o povo de Deus, para Seu povo e este sermo confronta com os falsos pastores, falsos mestres, pois o Senhor condena as suas atitudes, veja o texto em Jr 23:1-4; Ez 34:1-31 e Is 56:9-12. Nesta metfora como o Bom Pastor Jesus ilustra o cuidado que Ele tem para com seu povo, como se dissesse o seguinte: Eu vou cuidar de vocs e de todos que confiarem suas vidas a mim, vou ser para vocs o que um pastor para com as suas ovelhas, vou ser: Cuidadoso, Amoroso e Vigilante. O Ministro do Evangelho e todos os que esto a frente do povo de Deus com a motivao de apenas de uma profisso, como um meio de ganhar a vida ou por status, pela honra que a funo oferece, estes so chamados de mercenrios citados por Jesus em Jo 10:12-13.

Mas o que mercenrio, e no pastor, de quem no so as ovelhas, vendo vir o lobo, deixa as ovelhas e foge; e o lobo as arrebata e dispersa, Ora, o mercenrio foge porque mercenrio, e no se importa com as ovelhas Joo 10:12-13. Jesus esta nos ensinando que o verdadeiro pastor cuida das ovelhas, j o mercenrio, o falso pastor pensa primeiro em si mesmo, nos benefcios de estar a frente do povo ou em uma posio de destaque. A definio para mercenrio : Aquele que somente trabalha por interesse prprio, somente trabalha por dinheiro, tudo o que ele faz tem que ter um retorno pessoal, material. Enquanto o verdadeiro pastor cuida por amor, o mercenrio cuida por interesse financeiro, material, por status. O Senhor Jesus Cristo o Pastor e dono das ovelhas, ele esta comprometido em am-las, pois ele deu a sua vida para salva-las, j os falsos mestres, os mercenrios no tem nenhum compromisso, eles no buscam as perdidas, no visita as doentes, apenas tem interesse por aquelas que podem ajud-los. CARACTERISTICAS DO BOM PASTOR O PASTOR BOM O termo Bom aqui no significa apenas possuir bondade, ou ser Bom em um sentido fsico, mas o que Moralmente Bom, que Nobre, Verdadeiro, Sincero. Como Ele mesmo afirmou Eu sou a Verdade; Conhecereis a Verdade e a Verdade te Libertar. Ele tambm Perfeito em todos os sentidos, alis a perfeio imerge dele, temos em Jesus Cristo a imagem do verdadeiro e perfeito Governante. E em Cristo como A Porta possvel reunir em um s corpo todos os filhos de Deus que andavam desgarrados, dispersos, perdidos. Como disse Homero Todos os reis e governantes so pastores de seu povo Como seria bom viver em uma sociedade onde os governantes fossem verdadeiros pastores do seu povo. bom lembrar que no povo de Israel muitos Reis e Profetas comearam como pastores.

O BOM PASTOR FOI ENVIADO DO CU PELO PAI O Senhor Jesus veio em carne e ele mesmo afirmou que foi enviado pelo Pai, e Ele mediador entre Deus e os homens, e que sua funo e misso foram recebidas diretamente do Pai. O Senhor Jesus foi enviado do cu pelo Pai, mas veio de modo voluntario, por amor. O Pai, o Filho e o Espirito Santo esto unidos em amor pelas almas dos homens e desejam salva-las. O BOM PASTOR CONHECE SUAS OVELHAS Jesus disse que esse conhecimento mutuo, ou seja, Eu conheo minhas ovelhas e as minhas ovelhas me conhecem. O Senhor repete por diversas vezes esta frase, sinal que importante, Ele as conhecem e elas O conhecem, isto muito mais do conhecer de ouvir falar, ouvir a palavra, este termo significa conhecer no sentido de ser participante da Natureza do Senhor, mesma Natureza Divina. Se somos ovelhas dele temos um novo comportamento, veja o texto em 2 Pe 1:4-9 Por intermdio destas ele nos deu as suas grandiosas e preciosas promessas, para que por elas vocs se tornassem participantes da natureza divina e fugissem da corrupo que h no mundo, causada pela cobia, Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar sua f a virtude; virtude o conhecimento; ao conhecimento o domnio prprio; ao domnio prprio a perseverana; perseverana a piedade; piedade a fraternidade; e fraternidade o amor, Porque, se essas qualidades existirem e estiverem crescendo em suas vidas, elas impediro que vocs, no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo, sejam inoperantes e improdutivos 2 Pedro 1:4-8. Assim quando Jesus disse que Eu e o Pai somos um, agora somos um com Cristo, Ele nos uniu ao Pai, nos Reconciliou com o Pai. O pastor de ovelhas no Oriente Antigo conhece todas as suas ovelhas, ele conhece: A particularidade de cada uma, a sua histria, os defeitos, o temperamento, os gostos, as fraquezas, alm disso, ele sabia que algumas destas qualidades faziam parte do carter e personalidade de cada uma.

Assim Jesus nosso Bom Pastor, ele nos conhece, no h nada oculto diante dele, no podemos nos esconder, mentir, fingir. Ele penetra Seus olhos em sua ovelha e diz: Eu te conheo, conheo tua vida, suas obras O BOM PASTOR CONDUZ SUAS OVELHAS Os pastores orientais tm como pratica conduzir suas ovelhas indo a frente delas, de igual modo o Senhor Jesus nos ensina em Jo 10:4 O Bom Pastor vai adiante das ovelhas e elas o seguem, por que conhecem sua voz, sua palavra O Senhor o meu pastor; de nada terei falta, Em verdes pastagens me faz repousar e me conduz a guas tranqilas; restaura-me o vigor, Guia-me nas veredas da justia por amor do seu nome. Salmos 23:1-3 O Senhor guia, ele vai na frente de seu povo, o verdadeiro lder aquele que vai na frente do povo, abrindo caminho, tirando os perigos para seu povo passar em Paz. O Senhor Jesus chamou os fariseus de falsos pastores, falsos lideres, imitadores de pastor. H muitos imitadores de pastor no meio do povo de Deus, atuam mais como animadores de platia, seu trabalho consiste em manter o povo animado do que alimentado com Palavra de Deus. As ovelhas do Senhor inteligentes ao perceberem que esto sendo enganadas, ficam receosas, perdem a confiana e partem para procurar pastos verdejantes e ficam atentas a voz do Bom Pastor e de sua Palavra. O BOM PASTOR PROTEGE SUAS OVELHAS O Senhor Jesus nos advertiu que o mercenrio que trabalha para garantir a segurana das ovelhas no tem amor por elas, pois interesseiro, pois quando o perigo se aproxima do rebanho ele foge, ningum o encontra para socorre-las. Outro perigo o Ladro, que vem para Roubar, Matar e Destruir, quando o ladro invade o rebanho o mercenrio no o expulsa, mas foge do perigo, no defende as ovelhas. Estamos vendo o ladro invadir o rebanho, destruindo vidas, famlias, ministrios, sade, semeando contendas.

Estamos precisando de pastores verdadeiros, que ame as ovelhas e as defenda que cuide do rebanho, no suficiente ter o titulo de pastor, preciso ser um verdadeiro pastor, pois satans ao ver um obreiro ele sabe se Jesus esta com ele ou no, se tem ou no o Espirito Santo. O problema que os falsos mestres que Jesus se refere esto espalhados no meio do povo, ele se interessam pelo seu bem estar e no do rebanho, pelas suas famlias e no do rebanho, pela sua sade, etc Jesus ressaltou que o interesse dos fariseus era pelo dinheiro das ovelhas, e hoje no diferente. Diante dessas acusaes os lideres dentre os fariseus planejam mata-lo, silencia-lo, pois os falsos mestres no suportam a verdadeira Palavra de Deus, no desejam ouvi-la e nem que o povo conhea. Veja o que o Ap Paulo escreveu: Conjuro-te diante de Deus e de Cristo Jesus, que h de julgar os vivos e os mortos, pela sua vinda e pelo seu reino; prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino, Porque vir tempo em que no suportaro a s doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradveis, ajuntaro para si mestres segundo os seus prprios desejos, e no s desviaro os ouvidos da verdade, mas se voltaro s fbulas, 2 Timteo 4:1-4. O Senhor Jesus nos advertiu contra os Lobos. Quem so estes Lobos? So todos os inimigos espirituais e fsicos que tentam impedir ou destruir a obra de Deus e da igreja de Jesus Cristo. Veja os textos:
Guardai-vos dos falsos profetas, que vm a vs disfarados em ovelhas, mas interiormente so lobos devoradores, Mateus 7:15. Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas, Mateus 10:16. Ide; eis que vos envio como cordeiros ao meio de lobos, Lucas 10:3. Eu sei que depois da minha partida entraro no meio de vs lobos cruis que no pouparo rebanho, Atos 20:29 Mas o Senhor Jesus Cristo o Todo Poderoso, Ele protege o seu rebanho, Ele venceu todos os inimigos no Calvrio.

A nossa segurana esta na Cruz de Cristo, com a cruz de Jesus Cristo nenhum inimigo pode nos destruir, ningum pode nos tirar das mos de Jesus, pois Ele o Vencedor. Se formos obedientes, fieis, pois o Senhor nos chamou para sermos servos fiis. AQUELE QUE FOR FL AT O FIM, SER SALVO

Vous aimerez peut-être aussi