Vous êtes sur la page 1sur 9

CIME PATOLGICO

Introduo
Em questes de cime, a linha divisria entre imaginao, fantasia, crena e certeza freqentemente se torna vaga e imprecisa. No cime as dvidas podem se transformar em idias supervalorizadas ou francamente delirantes. Depois das idias de cime, a pessoa compelida verificao compulsria de suas dvidas. O(a) ciumento(a) verifica se a pessoa est onde e com quem disse que estaria, abre correspondncias, ouve telefonemas, examina bolsos, bolsas, carteiras, recibos, roupas ntimas, segue o companheiro(a), contrata detetives particulares, etc. Toda essa tentativa de aliviar sentimentos, alm de reconhecidamente ridcula at pelo prprio ciumento, no ameniza o mal estar da dvida.

Entre absurdos e ridculos, h o caso de uma paciente portadora de Cime Patolgico que marcava o pnis do marido assinando-o no incio do dia com uma caneta e verificava a marca desse sinal no final do dia (Wright, 1994). Mais absurda ainda a histria de outro paciente, com cime obsessivo, que chegava a examinar as fezes da namorada, procurando possveis restos de bilhetes engolidos (Torres, 1999).

Os ciumentos esto em constante busca de evidncias e confisses que confirmem suas suspeitas mas, ainda que confirmada pelo(a) companheiro(a), essa inquisio permanente traz mais dvidas ainda ao invs de paz. Depois da capitulao, a confisso do companheiro(a) nunca suficientemente detalhada ou fidedigna e tudo volta torturante inquisio anterior.

Os portadores de Cime Patolgico comumente realizam visitas ou telefonemas de surpresa em casa ou no trabalho para confirmar suas suspeitas. Os companheiros(as) desses pacientes vivem dissimulando elogios e presentes recebidos ou omitindo fatos e informaes na tentativa de minimizar os graves problemas de cime, mas geralmente agravam ainda mais.

O que aparece no Cime Patolgico um grande desejo de controle total sobre os sentimentos e comportamentos do companheiro(a). H ainda preocupaes excessivas sobre relacionamentos anteriores, as quais podem ocorrer como pensamentos repetitivos, imagens intrusivas e ruminaes sem fim sobre fatos passados e seus detalhes.

O Cime Patolgico um problema importante para a psiquiatria, que envolve riscos e sofrimentos, podendo ocorrer em diversos transtornos mentais. Na psicopatologia o cime pode se apresentar de formas distintas, tais como idias obsessivas, idias prevalentes ou idias delirantes sobre a infidelidade. No Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), o cime surge como uma obsesso, normalmente associada a rituais de verificao.

1. Cime - conceito
O cime uma emoo humana extremamente comum, seno universal, podendo ser difcil a distino entre cime normal e patolgico(1). Na verdade, pouco se sabe sobre experincias e comportamentos associados ao cime na populao geral, mas num estudo populacional, todos os entrevistados (100%) responderam positivamente a uma pergunta indicativa de cime, embora menos de 10% reconheceu que este sentimento acarretava problemas no relacionamento (Mullen, 1994).

Cime seria um conjunto de emoes desencadeadas por sentimentos de alguma ameaa estabilidade ou qualidade de um relacionamento ntimo valorizado. As definies de cime so muitas, tendo em comum trs elementos:

1) ser uma reao frente a uma ameaa percebida; 2) haver um rival real ou imaginrio e; 3) a reao visa eliminar os riscos da perda do objeto amado.

A maneira como o cime visto tem variaes importantes nas diferentes culturas e pocas. Assim, no sculo XIV relacionava-se paixo, devoo e zelo, necessidade de preservar algo importante, sem conotaes pejorativas de possessividade e desconfiana.

Nas sociedades monogmicas o cime se associa honra e moral, sendo at um instrumento de proteo da famlia, talvez um imperativo biolgico ou uma adaptao necessidade de cincia da paternidade. At bem pouco tempo atrs, dava-se grande nfase fidelidade feminina, enquanto a infidelidade masculina era mais bem aceita. Mesmo em tempos modernos, atribui-se um papel positivo a alguma manifestao cime, considerando-o um sinal de amor e cuidado.

O conceito de Cime Mrbido ou Patolgico compreende vrios sentimentos perturbadores, desproporcionais e absurdos, os quais determinam comportamentos inaceitveis ou bizarros. Esses sentimentos envolveriam um medo desproporcional de perder o parceiro(a) para um(a) rival, desconfiana excessiva e infundada, gerando significativo prejuzo no relacionamento interpessoal.

Alguns autores no consideram fundamental para o diagnstico a crena superestimada da

infidelidade, sendo mais importante o medo da perda do outro, ou do espao afetivo ocupado na vida deste, para outros a base do Cime Patolgico estaria em seu aspecto absurdo, na sua irracionalidade, e no em seu carter excessivo (Mooney, 1965).

Em psiquiatria o Cime Patolgico aparece como sintoma de diversos quadros, desde nos Transtornos de Personalidade at em doenas francas. Enquanto o cime normal seria transitrio, especfico e baseado em fatos reais, o Cime Patolgico seria uma preocupao infundada, absurda e emancipada do contexto. Enquanto no cime no-patolgico o maior desejo preservar o relacionamento, no Cime Patolgico haveria o desejo inconsciente da ameaa de um rival (Kast, 1991).

No Cime Patolgico vrias emoes so experimentadas, tais como a ansiedade, depresso, raiva, vergonha, insegurana, humilhao, perplexidade, culpa, aumento do desejo sexual e desejo de vingana. Haveria, clara correlao entre auto-estima rebaixada, conseqentemente a sensao de insegurana e, finalmente o cime.

O portador de Cime Patolgico um vulco emocional sempre prestes erupo e apresenta um modo distorcido de vivenciar o amor, para ele um sentimento depreciativo e doentio. Esse paciente com Cime Patolgico seria extremamente sensvel, vulnervel e muito desconfiado, portador de auto-estima muito rebaixada, tendo como defesa um comportamento impulsivo, egosta e agressivo.

O potencial para atitudes violentas destacado no Cime Patolgico, despertando importante interesse na psiquiatria forense.

As estatsticas policiais sobre as vtimas do Cime Patolgico normalmente esto distorcidas, tendo em vista o fato das mulheres raramente darem queixa das agresses que sofrem por esse motivo. O Cime Patolgico pode at motivar homicdios, e muitas dessas pessoas sequer chegam aos servios mdicos. Para Palermo, a maioria dos homicdios seguidos de suicdio so crimes de paixo, ou seja, relacionados idias delirantes de Cime Patolgico (Palermo, 1997). So, geralmente, crimes cometidos por homens com algum problema psicoemocional, desde transtornos de personalidade, alcoolismo, drogas, depresso, obsesso, at a franca esquizofrenia.

2. Cime e Doena Mental


Na prtica clnica, o primeiro ponto importante quando diante de um indivduo com preocupaes de cime seria avaliar a racionalidade ou no dessas preocupaes, assim como o grau de limitao ou prejuzo que acarretam. O grau de prejuzo costuma ser diretamente

o grau de limitao ou prejuzo que acarretam. O grau de prejuzo costuma ser diretamente proporcional ao carter patolgico. No raro, atualmente, as preocupaes com fidelidade no chegam a ser absurdas e muitas vezes so bastante compreensveis.

A seguir, deve-se buscar um entendimento psicopatolgico do sintoma, diferenciar se o fenmeno se trata de uma idia obsessiva, prevalente ou delirante. Nesse sentido, fundamental avaliar o grau de crtica do indivduo em relao a essas preocupaes. Como se sabe, uma pessoa pode estar delirante, ainda que o cnjuge de fato o(a) esteja traindo. Isso ocorre quando a crena na infidelidade for baseada em fatos ou atitudes que em nada a justifiquem, e se for inabalvel e irremovvel pela crtica racional.

O terceiro aspecto seria a busca do diagnstico responsvel pelo sintoma, o qual, como dissemos, pode se tratar de uma obsesso, idia prevalente ou delrio. Nunca demais ressaltar que, da mesma forma que a ocorrncia de delrios no implica nenhum diagnstico especfico, obsesses e compulses no so sintomas caractersticos e exclusivos do Transtorno Obsessivo-Compulsivo.

As obsesses podem acompanhar outros quadros psiquitricos como, principalmente as depresses, demncias e esquizofrenias. Sintomas depressivos podem ainda ser co-mrbidos e secundrios ao Transtorno Obsessivo-Compulsivo, o que ocorre com muita freqncia, dificultando o diagnstico diferencial.

Alm da anlise dos sintomas, investigando a natureza da preocupao de cime e a fora da crena, fundamental avaliar tambm se o sofrimento gerado tanto para o indivduo quanto para o cnjuge, o grau de incapacitao no trabalho, na vida conjugal, no laser e na sociabilidade, ver ainda o risco de atos violentos e a qualidade global do relacionamento.

Deve-se ainda considerar os fatores de predisposio emocional, como por exemplo, os sentimentos de inferioridade e insegurana, os transtornos psicolgicos atuais ou anteriores, as experincias passadas de separao ou traio, traumas de relacionamento dos pais. Os fatores precipitantes tambm merecem ateno, como o caso do estresse atual, das perdas, mudanas e comportamentos provocativos do cnjuge. sempre necessria uma avaliao cuidadosa e global em cada caso em particular.

O Cime Patolgico pode coexistir com qualquer diagnstico psiquitrico. Entre pacientes internados os delrios de cime foram encontrados em 1,1 % deles. As prevalncias diagnsticas foram as seguintes: psicoses orgnicas em 7%, distrbios paranides em 6,7%, psicoses alcolicas em 5,6% e esquizofrenias em 2,5% (Soyka, 1995). Em pacientes ambulatoriais o Cime Patolgico relaciona-se em grande parte a quadros depressivos, ansiosos e obsessivos. A macia maioria dos portadores de Cime Patolgico, entretanto, no est dentro dos hospitais e nem nos ambulatrios (Shepherd, 1961).

So bastante conhecidos os delrios de cime de alcoolistas, ao ponto desse sintoma ser

considerado, durante algum tempo e por alguns autores, caracterstico do alcoolismo. Destacava-se a impotncia sexual proveniente do alcoolismo como importante fator no desenvolvimento de idias de infidelidade, relacionadas a sentimentos de inferioridade e rejeio.

Nas mulheres, fases de menor interesse sexual ou atratividade fsica, como ocorre na gravidez e menopausa, produziriam reduo da auto-estima, aumentando a insegurana e a ocorrncia do Cime Patolgico.

A prevalncia do Cime Patolgico no Alcoolismo gira em torno de 34% (Michael, 1995). A evoluo comum do Cime Patolgico como sintoma do alcoolismo, pode ser, inicialmente, apenas durante a intoxicao alcolica e, posteriormente, tambm nos perodos de sobriedade.

Na Esquizofrenia, a prevalncia do Cime Patolgico com caractersticas delirantes em pacientes internados costuma ser de apenas 1 a 2,5%. Seria bem mais freqente em transtornos demenciais e em quadros depressivos do que na esquizofrenia (Soyka, 1995). No Transtorno Paranide, os delrios de cime costumam aparecer em 16% deles (Shaji, 1991).

Pode-se ainda ter o delrio de cime bem sistematizado em sua forma pura, sem alucinaes ou deteriorao da personalidade, numa apresentao monossintomtica. Este quadro atualmente denominado Transtorno Delirante de Cime, seria bem mais raro. No DSM.IV os Critrios Diagnsticos para Transtorno Delirante (F22.0 - 297.1), onde se inclui o Transtorno Delirante de Cime seriam:

A. Delrios no-bizarros que envolvem situaes da vida real, tais como ser seguido, envenenado, infectado, amado a distncia, trado por cnjuge ou parceiro romntico ou ter uma doena com durao mnima de 1 ms.

B. O critrio A para Esquizofrenia no satisfeito.

Nota: alucinaes tteis e olfativas podem estar presentes no Transtorno Delirante, se relacionadas ao tema dos delrios.

C. Exceto pelo impacto do(s) delrio(s) ou de suas ramificaes, o funcionamento scioocupacional no est acentuadamente prejudicado, e o comportamento no visivelmente esquisito ou bizarro.

D. Se episdios de humor ocorreram durante os delrios, sua durao total foi breve

relativamente durao dos perodos delirantes.

E. A perturbao no se deve aos efeitos fisiolgicos diretos de uma substncia, como por exemplo, uma droga de abuso, um medicamento ou no se deve uma condio mdica geral (onde se exclui o cime do alcoolista).

Especificar tipo (os tipos seguintes so atribudos com base no tema predominante do(s) delrio(s):

Tipo Erotomanaco: delrios de que outra pessoa, geralmente de situao mais elevada, est apaixonada pelo indivduo.

Tipo Grandioso: delrios de grande valor, poder, conhecimento, identidade ou de relao especial com uma divindade ou pessoa famosa.

Tipo Ciumento: delrios de que o parceiro sexual do indivduo infiel.

Tipo Persecutrio: delrios de que o indivduo ou algum chegado a ele est sendo, de algum modo, maldosamente tratado (grifo meu).

Tipo Somtico: delrios de que a pessoa tem algum defeito fsico ou condio mdica geral.

Tipo Misto: delrios caractersticos de mais de um dos tipos acima, sem predomnio de nenhum deles.

Tipo Inespecfico.

H vrios anos suspeita-se que o Transtorno Obsessivo-Compulsivo poderia se manifestar como Cime Patolgico. Nesse caso os pensamentos atrelados ao Cime Patolgico seriam indistinguveis dos pensamentos obsessivos. Os pensamentos de cime seriam ruminaes e as buscas por evidncias da infidelidade, rituais compulsivos de verificao. Muitos pacientes teriam crtica e constrangimento por esses pensamentos e se esforariam para afast-los. Albina torres et al citam a famosa frase de Barthes em Fragmentos de um discurso amoroso: "Como homem ciumento eu sofro quatro vezes: por ser ciumento, por me culpar por ser assim, por temer que meu cime prejudique o outro, por me deixar levar por uma banalidade; eu sofro por ser excludo, por ser agressivo, por ser louco e por ser comum"(Torres, 1999).

De algum tempo para c, vrios autores tm sugerido a relao entre Cime Patolgico e Transtornos Obsessivo-Compulsivos (Shepherd, 1961). Desta forma, pensamentos de cime podem ser vivenciados como excessivos, irracionais ou intrusivos e podem levar a comportamentos compulsivos, tais como os de verificao compulsiva. Ao se considerar os tipos Cime Patolgico, podemos observar que, enquanto no Cime Delirante o paciente est solidamente convencido da traio, no Cime Obsessivo ele sentir dvidas e ruminaes sobre provas inconclusivas, em que certeza e incerteza, raiva e remorso alternam-se a cada momento.

importante ressaltar que em estudos sobre TOC, o tema do Cime Patolgico pouco abordado, possivelmente por no ser um sintoma muito tpico, e em trabalhos que estudam o Cime Patolgico em geral, sua apresentao como uma manifestao sintomatolgica do TOC tambm pouco enfatizada, talvez por no estar entre os sintomas mais freqentes.

Sob vrios aspectos constata-se que os pensamentos de cime partilham vrias caractersticas com os pensamentos das obsesses: so freqentemente intrusivos, indesejados, desagradveis e por vezes considerados irracionais, em geral acompanhados de atos de verificao ou busca de reasseguramento. Os indivduos que avaliam suas atitudes como inadequadas ou injustificadas teriam mais sentimentos de culpa e depresso, enquanto os demais apresentariam mais raiva e comportamentos violentos.

Os pensamentos ou ruminaes obsessivas de cime diferem das suspeitas de cime na medida em que so facilmente reconhecidos pelo paciente como ego distnicos, ou seja, irracionais e associados resistncia e culpa, enquanto as preocupaes mrbidas so sintnicas, consistentes com o estilo de vida e centradas em problemas realsticos do indivduo, raramente resistidas e s algumas vezes associadas culpa.

Assim, nos pacientes obsessivos as preocupaes de cime tipicamente envolvem maior preservao da crtica, mais vergonha, culpa e sintomas depressivos, menor agressividade expressa e muitas ruminaes e rituais de verificao sobre acontecimentos passados. De fato, h casos em que predominam comportamentos relacionados depresso, tais como: retraimento, dependncia e maior demanda por demonstraes afetivas, por vezes alternados com raiva, ameaas e agresses.

O cime considerado normal d-se num contexto interpessoal, entre o sujeito e o objeto, enquanto o cime no Transtorno Obsessivo-Compulsivo seria intrapessoal, s dentro do sujeito. O cime normal envolveria sempre duas pessoas, e os pacientes melhorariam quando sem relacionamentos amorosos (Parker e Barret, 1997).

No Cime Patolgico o amor do outro sempre questionado e o medo da perda continuado, enquanto no amor normal (ou ideal) o medo no prevalente e o amor no questionado. No

Transtorno Obsessivo-Compulsivo h sempre dvida patolgica com verificaes repetidas, mesmo fenmeno que se observa no Cime Patolgico. O medo da perda tambm um sintoma proeminente no TOC, tanto quanto no Cime Patolgico. Neste, a perda do ser amado no diz respeito perda pela morte, como ocorre num relacionamento normal, mas o temor maior, o sofrimento mais assustador a perda para outro(a).

Segundo o DSM.IV, as Obsesses, seriam definidas por:

(1) pensamentos, impulsos ou imagens recorrentes e persistentes que, em algum momento durante a perturbao, so experimentados como intrusivos e inadequados e causam acentuada ansiedade ou sofrimento. (2) os pensamentos, impulsos ou imagens no so meras preocupaes excessivas com problemas da vida real. (3) a pessoa tenta ignorar ou suprimir tais pensamentos, impulsos ou imagens, ou neutraliz-los com algum outro pensamento ou ao. (4) a pessoa reconhece que os pensamentos, impulsos ou imagens obsessivas so produto de sua prpria mente (no impostos a partir de fora, como na insero de pensamentos).

A ausncia do termo cime nesses critrios seria o maior responsvel pela relutncia de muitos autores em diagnosticar o TOC em casos cuja apresentao centrada em preocupaes de infidelidade. Apesar de haver temas de idias obsessivas mais freqentes no TOC, as possibilidades de contedos obsessivos e rituais compulsivos so infindveis. No h tambm nenhuma regra proibindo as idias obsessivas de envolverem o tema cime com a mesma fora que envolve a contaminao, sujeira, doena, etc. Devido a essa resistncia em se considerar o Cime Patolgico como um Transtorno Obsessivo-Compulsivo normal com a diferena nica no tema da idia obsessiva, existem termos variantes do TOC, tais como Cime Obsessivo, Cime Obsessivo-Suspeitoso, forma Obsessivo-Compulsiva de Cime Patolgico ou Cime com Caractersticas Obsessivas, evitando-se falar diretamente em Transtorno ObsessivoCompulsivo. Talvez pelo tema cime ter forte natureza paranide, a aproximao mais natural do transtorno seria com idias delirantes e quadros tradicionalmente psicticos.

Fonte
Ballone GJ - Cime Patolgico - in. PsiqWeb, Internet, disponvel em: www.psiqweb.med.br , revisto em 2005

http://virtualpsy.locaweb.com.br/index.php?art=246&sec=14

Vous aimerez peut-être aussi