Vous êtes sur la page 1sur 17

OS DIREITOS SOCIAIS NOS PRINCIPAIS DOCUMENTOS INTERNACIONAIS DE PROTEO AOS DIREITOS HUMANOS E SUA EFICCIA NO BRASIL

Professora Doutora Patrcia Tuma Martins Bertolin1 Professor da Faculdade de Direito - UPM

1. A Declarao Universal dos Direitos Humanos, de 1948, e os Pactos da ONU, de 1966; 2. O tratamento em separado conferido aos direitos econmicos, sociais e culturais; 3. Os direitos sociais e sua eficcia no Brasil; 4. A Constituio Federal de 1988 e o Neoliberalismo; 5. Breves Concluses.

1. A DECLARAO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS, DE 1948, E OS PACTOS DA ONU, DE 1966


A Declarao Universal dos Direitos do Homem, de 1948, e os Pactos Internacionais de Direitos Civis e Polticos e Econmicos, Sociais e Culturais, da Organizao das Naes Unidas (ONU), de 1966, oferecem sustentao a todo o sistema internacional de proteo aos direitos humanos. Na sua primeira sesso, realizada em Londres, em Janeiro de 1946, a Assemblia Geral das Naes Unidas analisou um projeto de Declarao dos Direitos do Homem e Liberdades Fundamentais e o transmitiu ao Conselho Econmico e Social, como ponto de

Mestre e Doutora em Direito do Trabalho pela USP; Professora dos Cursos de Graduao em Direito e de Ps-Graduao (Stricto Sensu) em Direito Poltico e Econmico da Universidade Mackenzie SP.

referncia para a Comisso dos Direitos Humanos para a elaborao de uma carta internacional. No ano seguinte, a Comisso autorizou os seus funcionrios a elaborarem um projeto preliminar de uma carta internacional de direitos do homem. Em um primeiro momento, no houve consenso acerca da forma que teria a referida Carta, o que levou elaborao de dois documentos: um, sob a forma de uma declarao, dispondo sobre os princpios gerais ou normas de direitos humanos, e o outro, sob a forma de um acordo, que definiria direitos especficos e as suas limitaes. A Comisso decidiu, no final de 1947, denominar de Carta Internacional dos Direitos Humanos ao conjunto de documentos em preparao e, nesse sentido, formou trs grupos de trabalho: um, para a declarao, outro, para o acordo e um terceiro, para a entrada em vigor. A Comisso reviu o projeto da declarao, mas no disps de tempo para se dedicar ao pacto nem questo da entrada em vigor. Assim, a declarao foi apresentada, em Paris, em 10 de Dezembro de 1948, quando a Assemblia Geral aprovou a Declarao Universal dos Direitos do Homem. Ainda em 1948, a Assemblia Geral pediu Comisso que preparasse um projeto de pacto sobre direitos humanos e um projeto de medidas de aplicao. A Comisso estudou o texto do projeto de pacto em 1949 e, em 1950, reviu os primeiros dezoito artigos, tendo em vista os comentrios dos Governos. No mesmo ano, a Assemblia Geral votou uma resoluo declarando que o gozo das liberdades civil e poltica e dos direitos econmicos, sociais e culturais esto interligados e so interdependentes, decidindo incluir, no pacto sobre os direitos humanos, os direitos econmicos, sociais e culturais.

Em

1951,

Comisso

redigiu

artigos

sobre

direitos

econmicos, sociais e culturais, a partir de propostas apresentadas pelos Governos e pelas agncias especializadas, alm de artigos sobre medidas de aplicao desses direitos, com base nas quais os Estados-Partes no Pacto enviariam relatrios peridicos. Depois de um longo debate, a Assemblia Geral pediu Comisso que elaborasse dois pactos sobre direitos humanos: um relativo aos direitos civis e polticos e o outro, aos direitos econmicos, sociais e culturais. A Assemblia especificou que os dois pactos deveriam incluir o maior nmero possvel de clusulas similares e que deveriam conter um artigo que garantisse que todos os povos teriam direito autodeterminao.2 A Comisso terminou a elaborao dos dois projetos em 1953 e em 1954, respectivamente. A Assemblia Geral reviu esses projetos de pactos, em 1954, e decidiu dar a eles a maior publicidade possvel. Contudo, a preparao dos pactos s foi concluda em 1966. Assim, em 1966, os dois Pactos Internacionais sobre os Direitos do Homem foram concludos: o Pacto Internacional sobre os Direitos Econmicos, Sociais e Culturais e o Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Polticos. Alm disso, o Protocolo Facultativo Referente ao Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Polticos criou uma estrutura internacional para se ocupar das comunicaes de indivduos que se considerassem vtimas de violaes de quaisquer dos direitos previstos nesse Pacto. Podemos observar, ento, que, enquanto a Declarao levou pouco mais de um ano entre ser redigida e aprovada, os Pactos tiveram processos de elaborao e aprovao bastante demorados.
2

Esta ressalva garantiria a soberania dos Estados, no sistema internacional de proteo aos direitos humanos.

Demoraram ainda dez anos para conseguir o nmero mnimo de ratificaes para a sua entrada em vigor, que s se deu em 1976. Segundo JOS AUGUSTO LINDGREN ALVES, a Declarao Universal de 1948 e os dois Pactos Internacionais, de 1966, so os trs principais elementos que do sustentao a toda a arquitetura internacional de normas e mecanismos de proteo aos direitos humanos.
3

A Declarao Universal dos Direitos do Homem foi proclamada pela Assemblia Geral das Naes Unidas, reunida em Paris, em 10 de Dezembro de 1948. Quarenta e oito Estados votaram a favor da Declarao, nenhum votou contra e houve oito abstenes. Foi a primeira vez que a comunidade organizada das naes produziu uma Declarao de direitos humanos e liberdades fundamentais. A Declarao formada por um prembulo e por 30 artigos que enumeram os direitos humanos e liberdades fundamentais de que so titulares todos os homens e mulheres, de todo o mundo, sem qualquer discriminao. Dispe, em seu art. 1: todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. Dotados de razo e de conscincia, devem agir uns para com os outros em esprito de fraternidade. Seu art. 2 assegura o princpio da igualdade e da nodiscriminao no que se refere ao gozo de direitos humanos e liberdades fundamentais, proibindo qualquer distino,

nomeadamente de raa, de cor, de sexo, de lngua, de religio, de opinio poltica ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou de qualquer outra situao.

ALVES, Jos Augusto Lindgren. A Arquitetura Internacional dos Direitos Humanos. S.P: FTD, 1997, p. 24.

Seu art. 3 reconhece o direito vida, liberdade e segurana pessoal. Seus arts. 4 a 21 proclamam outros direitos civis e polticos, tais como a proibio da escravatura e da servido; a proibio da tortura e das penas ou tratamentos cruis, desumanos ou degradantes; o direito ao reconhecimento da personalidade jurdica; o direito a uma proteo judicial eficaz; a proibio de priso, deteno ou exlio arbitrrio; o direito a um julgamento eqitativo e audincia pblica por um tribunal independente e imparcial; o direito presuno de inocncia at que a culpabilidade seja provada; a proibio de intromisses arbitrrias na vida privada, na famlia, no domiclio ou na correspondncia; liberdade de circulao e de residncia; o direito de asilo; o direito a ter uma nacionalidade; o direito de se casar e de constituir famlia; o direito propriedade; o direito de pensamento, de conscincia e de religio; liberdade de opinio de expresso, o direito de reunio e associao pacficas; o direito de tomar parte na direo dos negcios pblicos do seu pas e do pas de acesso, em condies de igualdade. Reconhece que os direitos econmicos, sociais e culturais so indispensveis dignidade humana e ao desenvolvimento livre da personalidade e menciona que devem ser realizados graas ao esforo nacional e cooperao internacional, observando que as limitaes da realizao dependem dos recursos de cada Estado. Os direitos econmicos, sociais e culturais contemplados nos arts. 22 a 27 da Declarao incluem o direito segurana social, o direito ao trabalho, o direito ao salrio igual por trabalho igual, o direito ao repouso e ao lazer, o direito a um nvel de vida suficiente para assegurar a sade e o bem-estar, o direito educao e o direito de tomar parte na vida cultural da comunidade.

Por fim, seus arts. 28 a 30 reconhecem que todos tm direito a uma ordem social e internacional capaz de tornar plenamente efetivos os direitos humanos e liberdades fundamentais enunciados na Declarao e realam os deveres e responsabilidades que cada indivduo tem para com a sua comunidade. O art. 29 dispe que no exerccio dos seus direitos e no gozo das suas liberdades, ningum est sujeito seno s limitaes estabelecidas pela lei, tendo em vista promover o reconhecimento e o respeito dos direitos e liberdades dos outros, a fim de satisfazer as justas exigncias da moral, da ordem pblica e do bem-estar numa sociedade democrtica, sublinhando que, em caso algum, os direitos humanos e liberdades fundamentais podero ser exercidos contrariamente aos objetivos e aos princpios das Naes Unidas. A Declarao Universal dos Direitos do Homem tem sido, desde ento, o mais importante documento internacional sobre direitos humanos. No obstante tratar-se de uma declarao, tem inspirado os esforos nacionais e internacionais na promoo dos direitos humanos e das liberdades fundamentais, orientando a elaborao dos documentos internacionais vinculativos posteriores. A grande contribuio da Declarao Universal dos Direitos do Homem foi ter tratado os direitos humanos como uma unidade indivisvel, interdependente, em que os direitos civis e polticos esto necessariamente vinculados aos direitos econmicos, sociais e culturais. No que tange aos dois Pactos da ONU, de 1966, recordam a obrigao dos Estados de promoverem os direitos humanos, realando a responsabilidade dos indivduos de se empenharem na luta pela promoo e cumprimento desses direitos, reconhecendo que o ideal do ser humano livre no gozo das liberdades civil e poltica

e liberto do terror e da misria s pode ser alcanado quando estiverem criadas as condies que permitam a cada um desfrutar dos seus direitos civis e polticos, bem como dos seus direitos econmicos, sociais e culturais. Ambos os Pactos reconhecem o direito autodeterminao como universal e o dever dos Estados de promover a realizao e o respeito por esse direito. Estabelecem que todos os povos tm o direito de dispor deles mesmos, observando que, em virtude deste direito, eles determinam livremente o seu estatuto poltico e dedicam-se livremente ao seu desenvolvimento econmico, social e cultural, estabelecendo garantias contra a destruio ou limitao indevidas de qualquer direito humano ou liberdade fundamental e contra a interpretao errnea de qualquer disposio dos Pactos como forma de justificar a derrogao de um direito ou liberdade ou a sua restrio para alm dos limites por eles reconhecidos. Voltase, tambm, a coibir a limitao desses direitos j em vigor nos respectivos pases, sob o pretexto desses direitos no serem reconhecidos pelos Pactos ou serem reconhecidos em menor grau. Os arts. 6 a 15 do Pacto Internacional Sobre os Direitos Econmicos, Sociais e Culturais reconhecem o direito ao trabalho (art. 6), o direito de todas as pessoas disporem de condies de trabalho justas e favorveis (art. 7), de constiturem e de se filiarem a sindicatos (art. 8), o direito segurana social, incluindo os seguros sociais (art. 9), o direito proteo e assistncia famlia, s mes, s crianas e aos jovens (art. 10), a um nvel de vida condigno (art. 11), a gozarem o melhor estado de sade fsica e mental possvel (art. 12), o direito educao (arts. 13 e 14) e participao na vida cultural (art. 15).

Protegem a liberdade de pensamento, de conscincia e de religio (art. 18) e a liberdade de opinio e de expresso (art. 19). Estabelecem a proibio por lei de toda a propaganda a favor da guerra e de qualquer apelo ao dio nacional, racial e religioso, que constituam um incitamento discriminao, hostilidade ou violncia (art. 20). Asseguram o direito de reunio pacfica (art. 21) e a liberdade de associao (art. 22). Reconhecem tambm o direito do homem e da mulher em idade nbil de se casarem e constiturem famlia e o princpio da igualdade de direitos e responsabilidades dos cnjuges em relao ao casamento, durante a constncia do matrimnio e por ocasio da sua dissoluo (art. 23). Ditam medidas tendentes a proteger os direitos da criana (art. 24) e reconhecem o direito de todo o cidado a tomar parte na direo dos negcios pblicos, de votar e ser eleito e de ter acesso, em condies gerais de igualdade, s funes pblicas do seu pas (art. 25). Reconhecem ainda que todas as pessoas so iguais perante a lei e tm direito a igual proteo da lei (art. 26), estabelecendo medidas que visam a proteo das minorias tnicas, religiosas ou lingsticas que existam eventualmente nos Estados Partes (art. 27). Importa, ainda, considerar que, tanto o Pacto Internacional de Direitos Civis e Polticos, quanto o Pacto Internacional de Direitos Econmicos, Sociais e Culturais, foram omissos acerca do direito de propriedade. A ento diviso bipolar do mundo, que conhecemos por guerra Fria ficou muito evidente na questo da aceitao dos Pactos de 1966: enquanto os Estados Unidos aceitaram o Pacto de Direitos Civis e Polticos, que contempla os chamados direitos de liberdade ou direitos de primeira gerao, a ento Unio Sovitica acatou o Pacto de Direitos Econmicos, Sociais e Culturais, e temos o que

JOS AUGUSTO LINDGREN ALVES chama de herana socialista na elaborao dos direitos de 2 gerao.4 2. O TRATAMENTO EM SEPARADO CONFERIDO AOS DIREITOS ECONMICOS, SOCIAIS E CULTURAIS Os dois Pactos deveriam inicialmente ser um s e a

argumentao doutrinria para que houvesse o desdobramento, em 1952, quando a Assemblia Geral das Naes Unidas assim decidiu, foi basicamente a seguinte: -enquanto os direitos civis e polticos seriam positivados nacionalmente e, portanto, exigveis em juzo, os direitos

econmicos, sociais e culturais no poderiam ser objeto de ao judicial; -os direitos civis e polticos seriam de realizao imediata, o que dependeria apenas da absteno do Estado, enquanto os direitos econmicos, sociais e culturais seriam realizados de forma progressiva e dependeriam de prestao positiva pelo Estado (de polticas pblicas, estabelecidas na medida da disponibilidade de recursos pelo Estado); -enquanto os direitos civis e polticos seriam passveis de monitoramento, os direitos econmicos, sociais e culturais seriam de difcil monitoramento, principalmente em sua dimenso individual; -os direitos civis e polticos seriam realizados contra o Estado, enquanto os direitos econmicos, sociais e culturais seriam realizados pelo Estado. Esses Pactos s foram aprovados, como vimos, em 1966 e, somente dez anos mais tarde, se verificou o nmero mnimo de ratificaes para que entrassem em vigor. Essa demora, tanto na
4

Idem. ibidem.

elaborao, quanto na aprovao dos Pactos, deveu-se dificuldade de se chegar a um consenso sobre os mecanismos de monitoramento de sua implementao, o que decorreu da recusa de muitos governos em aceitar qualquer tipo de interveno externa, entendida como atentatria sua soberania. Observa CANADO TRINDADE que o Direito Internacional dos Direitos Humanos no rege as relaes entre iguais; opera precisamente em defesa dos ostensivamente mais fracos...5 Assim, enquanto os demais tratados so regidos pelo tradicional Princpio da Reciprocidade entre as Partes Contratantes, o Direito

Internacional dos Direitos Humanos o superou, criando uma arquitetura protetora de direitos que se afirmam erga omnes, perante o interesse de toda a comunidade internacional,

aproximando-se do ideal da Paz Perptua, de Kant. LINDGREN ALVES acrescenta que, enquanto se encara com bastante naturalidade a imiso de entidades econmicas

internacionais na conduo de polticas nacionais em qualquer pas, o monitoramento internacional dos direitos humanos por qualquer entidade pode produzir reaes exacerbadas de nacionalismo, em defesa da soberania nacional, ainda que esse monitoramento seja feito por rgos e mecanismos constitudos pelos prprios Estados, nas organizaes internacionais que integram por deciso

soberana.6 No mesmo sentido, LINDGREN ALVES acrescenta: (...) no h noo mais alheia proteo internacional dos direitos humanos que a da soberania. No h, a meu ver, como partir da noo de soberania para examinar a
5

TRINDADE, Antnio Augusto Canado. Apresentao a FLVIA PIOVESAN, Direitos Humanos e o Direito Constitucional Internacional. So Paulo, Max Limonad, p. 20. 6 ALVES, Jos Augusto Lindgren. A Arquitetura Internacional dos Direitos Humanos. S.P: FTD, 1997, p. 17.

10

proteo internacional dos direitos humanos. Tal proteo implica necessariamente o abandono ou
7

abdicao

daquela noo, em benefcio do ser humano.

3. OS DIREITOS SOCIAIS E SUA EFICCIA NO BRASIL


NORBERTO BOBBIO, em A Era dos Direitos, observa que o problema grave de nosso tempo, com relao aos direitos do homem, no mais o de fundament-los, e sim o de proteg-los.
8

Afirma

que a questo no se saber quais e quantos so os direitos do homem, qual a sua natureza, o seu fundamento, se so direitos naturais ou histricos, absolutos ou relativos, mas qual o modo mais seguro para garanti-los, impedindo que, apesar das solenes declaraes que os consagram, sejam constantemente violados. Os direitos sociais, includos no objeto do Pacto Internacional de Direitos Econmicos, Sociais e Culturais, da ONU, de 1966, e objeto do presente ensaio tm sido relegados a um segundo plano, em termos de concretizao, nos Estados que aderiram ao Pacto, dentre os quais o Brasil. Importa observar que, no Brasil, vrios dispositivos constitucionais reconhecem direitos sociais, com destaque ao valor social do trabalho e dignidade da pessoa humana, erigidos a princpios fundamentais da Repblica, por fora do art. 1, incisos III e V, da CF/88. Ademais, os direitos sociais foram inseridos, no texto constitucional de 1988, no ttulo destinado aos Direitos e Garantias Fundamentais. Contudo, a mera leitura dos direitos sociais previstos na

Constituio Federal Brasileira de 1988, em vigor h quase duas


ALVES, Jos Augusto Lindgren. Os Direitos Humanos como Tema Global. S.P.: Perspectiva, 2003, apresentao, p. XXVIII. 8 BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos. RJ: Campus, 1992, p. 25.
7

11

dcadas, nos permite a verificao da distncia que ainda existe entre a declarao de tais direitos e a sua eficcia social. Mais recentemente, em contrapartida, vemos crescer uma nova construo doutrinria voltada ao fortalecimento dos direitos econmicos, sociais e culturais e sensibilizao dos estudiosos do Direito, no sentido de que os argumentos expostos acerca da sua implementao progressiva tm servido historicamente apenas como justificativa para a ineficcia de tais direitos. Tais autores contestam aqueles argumentos, mostrando seu carter ideolgico. Alegam, por exemplo, que nem sempre os direitos civis e polticos dependem de mera absteno do Estado (prestaes negativas) e exemplificam isso com o direito a voto, que implica a criao e manuteno de todo um aparato eleitoral por parte do Poder Pblico, mobilizando gastos pblicos de vulto e que, nem por isso, resulta abalada a convico de que deva ele ser imediatamente reconhecido.9 Por outro lado, nem todos os direitos econmicos, sociais e culturais implicam uma prestao positiva do Estado, envolvendo gastos pblicos substantivos, com que ele eventualmente no poderia arcar em carter imediato. o caso do direito de greve. A prpria classificao dos direitos humanos em geraes j seria um indicativo desse tratamento desrespeitoso com relao aos direitos econmicos, sociais e culturais (de 2 gerao), que s viriam a ser efetivados depois dos direitos civis e polticos (de 1 gerao) e, assim mesmo, na medida da disponibilidade dos Estados. Da a preferncia, hoje, pela utilizao da expresso dimenses de direitos humanos, em substituio a geraes.
PIOVESAN; Flvia; GOTTI, Alessandra Passos; MARTINS, Janana Senne. A Proteo Internacional dos Direitos Econmicos, Sociais e Culturais. In LIMA JR., Jayme Benvenuto. Direitos Econmicos, Sociais e Culturais Humanos. Recife: Plataforma Interamericana de Direitos Humanos, Democracia e Desenvolvimento, 2004.
9

12

Esse carter de implementao progressiva dos direitos econmicos, sociais e culturais tem sido a justificativa para que eles nunca sejam concretizados, no mbito dos Estados que aderiram ao Pacto respectivo. Na realizao progressiva de tais direitos, essencial a clusula de proibio do retrocesso social, sendo vedado aos Estados retroceder ou reduzir polticas voltadas a garanti-los. Assim, a sua concretizao em nvel infraconstitucional, os direitos fundamentais sociais assumem a dupla e simultnea condio de direitos subjetivos a determinadas prestaes estatais e de garantias institucionais, de modo que deixam de estar na esfera de disponibilidade do legislador.

4.

CONSTITUIO

FEDERAL

DE

1988

NEOLIBERALISMO
No Brasil, a dcada de 80 foi marcada por uma crise econmica aguda, geradora de uma inflao recorrente, e tambm por um processo de redemocratizao, no plano poltico, que ocasionou o fortalecimento do sindicalismo. A estagnao econmica agravou o problema do emprego e o processo inflacionrio corroeu o poder de compra dos salrios. Durante o perodo, no se observou crescimento dos nveis de emprego nas atividades industriais, mas no comrcio e nos servios, setores que absorveram parte daquela mo-de-obra. O fraco crescimento do emprego na indstria fez-se acompanhar de uma sensvel reduo de investimentos e de uma estagnao da produo industrial. A Amrica Latina como um todo vivia uma intensa crise econmica, durante a dcada de 80, que, por esse motivo, tem sido denominada pelos economistas de dcada perdida, o que fez com

13

que muitas dessas naes, incluindo o Brasil, declarassem a moratria, vindo a ser socorridas pelos organismos financeiros internacionais.10 Encerrava-se uma era de crescimento econmico - o Milagre Brasileiro-, baseada na represso poltica e sindical, no arrocho salarial, juntamente com a credibilidade dos militares e as bases de sustentao da ditadura que marcou nosso pas por mais de duas dcadas. Com relao ao sindicalismo, o quadro de apatia que o marcara durante o regime militar at 1978 modificou-se sensivelmente com o surgimento de novas lideranas sindicais e o afrouxamento do controle estatal sobre os dirigentes das associaes. Teve incio, assim, um perodo de renovao sindical, marcado pela ocorrncia de grandes greves operrias na regio do ABC paulista, a poltica liberalizante iniciada pelo ento Ministro Almir Pazzianotto, que aboliu o estatuto padro, suspendeu o controle estatal sobre as eleies sindicais e abandonou a prtica de depor as diretorias que se opusessem poltica econmica. Surgiram as Centrais Sindicais, ainda que margem do modelo estatal de representao sindical. Assim, o que, para os economistas, foi uma dcada perdida, sob outra perspectiva significou uma fase de florescimento de novos movimentos, com preocupaes sindicais, ambientais e tambm voltadas para a defesa dos direitos humanos. Nesse contexto, foi elaborada a Constituio Brasileira de 1988.

Segundo anlise de JOS EDUARDO FARIA, a Constituinte trabalhou sem um diagnstico das crises econmica, social e poltica

A contrapartida dos emprstimos internacionais s economias emergentes se consubstanciaram em diretrizes poltico-econmicas que estas se dispuseram a acatar: privatizaes, flexibilizao e desregulamentao do Direito do Trabalho so apenas alguns exemplos.

10

14

para sustentar suas estratgias de negociao e os constituintes atuaram conforme as presses contraditrias dos lobbies, das corporaes e dos movimentos organizados. Essa a razo pela qual os constituintes, apesar de terem fortalecido o Estado, aumentando seus servios, alargando sua burocracia, multiplicando seus instrumentos e

cobrindo amplos domnios da vida social com uma espessa malha regulamentar, no puderam evitar nem o risco da fragmentao conceitual e ideolgica da nova Carta nem a iluso de que, a partir dela, a justia social poderia ser assegurada pela simples produo de novas leis e novos cdigos.11 Assim, sob a aparncia de instituio jurdico-poltico formais, ocorreu a consolidao de processos corporativos de negociao e composio dos interesses das classes dominantes e dos grupos e classes emergentes.
12

Isso se deu mediante a utilizao desmedida

de normas programticas, cuja principal finalidade apenas produzir um consenso ilusrio em torno de princpios bastante gerais.13 Para que tais normas produzam resultados concretos, necessitam de uma determinao de sentido por parte da lei complementar e/ou ordinria. Grande parte dos dispositivos constitucionais voltados aos direitos sociais constou de norma de natureza programtica e este um grande problema para a concretizao de tais direitos. Outro

bice foi a crise do Estado Social, que marcou a dcada de 90 e na qual o Brasil tambm mergulhou, apesar de no ter tido

propriamente um Welfare State..


11 12

FARIA, Jos Eduardo. O Brasil Ps-Constituinte. R. J.: Graal, 1989, p. 18. Idem. ibidem. p. 36. 13 Idem. ibidem. p. 36.

15

A Constituio Federal Brasileira, editada nos ltimos anos da dcada perdida e espelhando um aparente consenso acerca da necessidade de solucionar os problemas sociais, teve sua

implementao afetada pela crise do Estado de Bem-Estar Social e pelas polticas neoliberais impostas a partir do Consenso de Washington, de 1989. O Brasil ingressou, assim, em uma fase que significou o abandono do projeto de desenvolvimento anteriormente acalentado e, de forma mais evidente a partir do xito do Plano Real, a questo da redistribuio de renda foi deixada de lado, em prol da conteno do processo inflacionrio. Resulta da construo neoliberal a inaptido para se utilizar os recursos para a melhoria da qualidade de vida da sociedade como um todo, com escasso investimento administrativo em setores prioritrios como educao, sade e seguridade social, assim como a retrao do Estado como promotor de atividades produtivas. Foram tomadas medidas voltadas ao enfraquecimento do sindicato e do direito de organizao; reduo significativa da presena estatal na economia e na sociedade (desregulao, privatizaes e abertura dos mercados). Adotou-se uma poltica fiscal dura e flexibilizou-se o mercado de trabalho, para possibilitar que o capital possa contratar trabalho de acordo com as exigncias do mercado global.

5. BREVES CONCLUSES

16

Nos pases desenvolvidos, a estratgia neoliberal implicou o desmanche do Estado Social, com a reduo do trabalho condio de mercadoria, cujo valor deve ser fixado pelas leis do mercado. Nos mercados emergentes, em que nem sequer chegou a haver um Welfare State propriamente dito, a proteo social se tornou, como um todo, ainda mais precria e as relaes de produo cada vez mais desiguais. Criou-se um impasse: nossa Repblica Democrtica e

Pluralista uma democracia formal, sem qualquer sombra de dvida, em que, nas ltimas dcadas, tem havido avanos do ponto de vista civil e poltico, contudo no logrou ainda tornar-se uma democracia material, com polticas voltadas a universalizar o princpio da dignidade da pessoa humana, garantido

constitucionalmente. Diante da crise do Estado Social, imprescindvel se faz redobrar a vigilncia sobre as doutrinas encarregadas de negar juridicidade aos direitos econmicos, sociais e culturais, conflitantes com a concepo de que os A direitos humanos de so indivisveis e

interdependentes.

existncia

normas

meramente

programticas, fadadas a nunca serem concretizadas, precisa ser revista, possibilitando que se faa uma nova hermenutica

constitucional.

17

Vous aimerez peut-être aussi