Vous êtes sur la page 1sur 6

Biologia

17/06/2013

Caractersticas dos Rpteis


1.0 Introduo
1.1 Os rpteis como todas as outras classes possuem algumas caractersticas prprias, se destacando no sistema respiratrio, circular, excretor, digestrio e reprodutor, alm de possurem alguns sentidos mais apurados dos demais animais.

2.0

Crocodilianos
2.1 2.2 2.3 So rpteis sendo eles Crocodilos, Jacars, Aligtores e os Gaviais. Imagem V. Possuem 4 dedos nas patas traseiras. So Animais Vertebrados e se rastejam. Engolem tudo inteiro. Possui cloaca. So animais de sangue frio e a temperatura variando com o tempo.

3.0

Sistema Respiratrio
3.1 3.2 A respirao pulmonar. Os pulmes possuem dois septos internos. Aparelho Respiratrio: O ar entra pelas narinas e passa sobre o palato duro para as coanas situadas atrs do vu e da atravs da glote para a laringe, logo atrs da lngua. A laringe formada por trs cartilagens e contm as cordas vocais pares; liga-se traqueia tubular, reforada por anis cartilagem. A traqueia estende-se at a parte anterior do trax para se dividir em dois curtos brnquios, um para cada pulmo. Os pulmes so divididos por septos internos mais altos que os da r e contm os capilares pulmonares.
Bruno Tonin Claudio Henrique Stempkowski Dagno Maylor Salvador Pacheco Filipe Bohm Souza Sandra Pigatto

4.0

Sistema Circulatrio
4.1 O sistema circulatrio dos rpteis semelhante ao dos anfbios, pois o corao dos rpteis possui 3 cavidades, sendo 2 trios e 1 ventrculo parcialmente dividido, Imagem I. 4.1.1 O sangue venoso vindo dos tecidos do corpo chega ao trio direito do corao atravs da veia cava.

4.2 4.3 4.4

4.1.2 O sangue arterial vindo dos pulmes chega ao trio esquerdo do corao atravs de duas veias pulmonares. Dos trios, o sangue venoso e arterial vo para o ventrculo onde so misturados. O sangue venos : vai para os pulmes para serem oxigenados, atravs da artria pulmonar. O sangue arterial: vai para os tecidos do corpo, atravs de dois troncos articos, que depois se unem em uma artria aorta. Os rpteis crocodilianos, ao contrrio dos outros rpteis, apresentam dois ventrculos, mesmo assim h mistura de sangue arterial e venoso no corao, s que em menor quantidade em relao aos outros rpteis.

5.0

Sistema Excretor
5.1 O seu sistema excretor dos repteis apresenta rins mesonfricos que esto ligados a bexiga, que por sua vez est ligada cloaca onde as fezes e a urina sa liberadas. Uma pequena mudana na acidez faz com que o cido rico se cristalize na cloaca, que faz com que a gua livre pode ser reabsorvida e usada novamente pelo corpo. Isto vlido para a maioria dos rpteis que, vivendo em ambientes secos, que tem que aproveitar toda a gua no corpo disponvel. Isso j no acontece com os repteis aquticos (tartarugas), em que a uria o principal resduo.
Bruno Tonin Claudio Henrique Stempkowski Dagno Maylor Salvador Pacheco Filipe Bohm Souza Sandra Pigatto

5.2

II

5.3

Quando o rptil est no estado larval o produto de sua excreo a amnia, porm no estado adulto a excretam a uria.

6.0

Sistema Digestrio
6.1 6.2 Seu sistema parecido ao dos vertebrados superiores Grande parte dos rpteis carnvoros e possuem aparelho de digesto simples. Por isso sua digesto mais lenta do que a dos mamferos. Os rpteis no tem uma boa capacidade de dividir e mastigar seus alimentos muitas vezes engolidos inteiros. Seis sistema digestrio inicia na boca com glndulas salivares ( algumas espcies possuem gandulas de veneno), o estomago, intestino e por fim na cloaca.

6.3

7.0

Sistema de Reproduo
7.1 7.2 Os rpteis se reproduzem pela fecundao interna. Grande maioria ovpara, a fmea pe ovos. Ovos que possuem casca rgida e se desenvolvem em ambientes de baixa humidade.Imagem II Existem tambm reptis que ficam com ovos retidos no embrio ligado ao corpo da fmea, como no caso das cobras, e quando os ovos saem esto com uma casca fina permitindo a sada do filhote logo aps a postura sendo que j esto pronto para nascerem.

7.3

8.0

Pele dos Rpteis


8.1 Os rpteis possuem uma pela bastante seca e praticamente impermevel. As peles da superficiais so ricas em queratina, que protege contra a desidratao. Algumas peles apresentam escamas como as cobras, outras placas como a dos jacars ou carapaas como a de tartarugas. Com isso os rpteis so animais pecilotrmicos com variao de temperatura conforme o ambiente.
Bruno Tonin Claudio Henrique Stempkowski Dagno Maylor Salvador Pacheco Filipe Bohm Souza Sandra Pigatto

8.2 8.3

III

9.0

Sentidos
9.1 9.2 9.3 9.4 Os rpteis possuem rgos dos sentidos bem apurados. Os olhos possuem plpebras e membrana nictitante. Possuem glndulas lacrimais para manter a superfcie do olho mida. Alguns possuem fosseta loreal que possibilita que perceba a presena de animais atravs do calor. Apesar de no possurem orelhas externa, alguns possuem conduto auditivo externo e curto.

10.0 Concluso
10.1 Conhecendo tais diferenas dos demais animais podemos, entender quanto a importncia no meio ambiente. O quanto eles so adaptados ao local que vivem, o que procuram, do que se alimentam.

11.0 Imagem I

Bruno Tonin Claudio Henrique Stempkowski Dagno Maylor Salvador Pacheco Filipe Bohm Souza Sandra Pigatto

IV

12.0 Imagem II

13.0 Imagem III

14.0 Imagem IV

Bruno Tonin Claudio Henrique Stempkowski Dagno Maylor Salvador Pacheco Filipe Bohm Souza Sandra Pigatto

15.0 Imagem V

16.0 Bibliografia
16.1 http://www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos/23736/osistema-circulatorio-dos-repteis#ixzz2V0ZK32zV 16.2 https://pt.wikipedia.org/wiki/ p / 16.3 www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/Repteis.php 16.4 repteis.servivo.com/ 16.5 www. nfo cola.com Biologia 16.6 www.escolakids.com/repteis.htm 16.7 www.suapesquisa.com/ecologiasaude/repteis/ 16.8 www.zoologico.com.br/classes.php?classe=repteis

Bruno Tonin Claudio Henrique Stempkowski Dagno Maylor Salvador Pacheco Filipe Bohm Souza Sandra Pigatto

VI

Vous aimerez peut-être aussi