Vous êtes sur la page 1sur 18

AULA 03

SISTEMA E REGIME DE CRIAO

III.1 - Sistema Intensivo de sunos criados em confinamento (SISCON): Este sistema apresenta todas as fases de criao de sunos, sendo feita sobre piso e sob cobertura, onde pode estarem em uma nica edificao, ou mesmo em varias. A necessidade de rea mnima (+-15 a 20 m2/matriz alojada), os investimentos com instalaes so altos. Neste sistema tanto a criao e principalmente a armazenagem dos dejetos devem merecer bastante ateno.

III.1 - Sistema Intensivo de sunos criados em confinamento (SISCON):


INSTALAES INTERNAS

DISPOSIES DE PREDIOS DO SISCON:

Prdios Separados:

Prdio

Continuo:

Stios Separados:

III.2 - Sistema Intensivo de Sunos Criados ao Ar Livre (SISCAL): Neste regime determinadas fases de criao so alojadas em piquetes que seriam os casos das matrizes (gestao, maternidade), dos leites na fase de creche e dos cachaos. As fases de recria e terminao so realizadas em confinamento, sendo que o recomendado seria o sistema de cama sobreposta. Para uma realidade de uma maior difuso deste sistema, considerando principalmente as regies centro-oeste, sudeste e nordeste do Brasil, tem-se a possibilidade de implant-lo como opo em criaes extensivas, onde o criador possui poucos recursos, e necessita manter e aumentar seu desempenho.

III.2 - Sistema Intensivo de Sunos Criados ao Ar Livre (SISCAL): Pontos a favor do SISCAL: Custo de 15 a 20% do capital investido nas instalaes em relao ao SISCON; Eliminao de aproximadamente 70% de uso de medicamentos utilizados no SISCON; Instalaes simples, funcionais, baratas e moveis; Diminuio de aproximadamente 7% na quantidade de trabalho em relao ao SISCON.

III.2 - Sistema Intensivo de Sunos Criados ao Ar Livre (SISCAL): Pontos a serem observados na implantao do SISCAL: Local: Solos com boa drenagem rea por animal: Gestao 50m2/animal; e Reproduo 800 m2/animal; Creche

Tempo de ocupao: Depende da preservao do escore da cobertura vegetal, em media +- 27 dias; Cobertura vegetal: Utilizao de gramneas resistentes ao pisoteio, com produo de massa verde, em geral as gramas do gnero Cynodon;

III.2 - Sistema Intensivo de Sunos Criados ao Ar Livre (SISCAL): Cerca: Utilizao de 2 fios de arame eletrificados, com 35 e 60 cm do solo nos piquetes de gestao, maternidade e cachao, no piquete de creche deve-se utilizar de tela de arame malha 4 ou 5 e tambm cerca eletrificada com 10 cm do solo. Cerca eletrificada utilizada nas fases de reproduo

Cerca com tela utilizada na fase de creche

III.2 - Sistema Intensivo de Sunos Criados ao Ar Livre (SISCAL): Bebedouros: Os mais utilizados so os de vasos comunicantes com bias, canalizao enterrada a +- 35 cm, evitando aquecimento da gua, devem ser limpos diariamente e de preferncia em local sombreado, deve ainda prever uma caixa dgua, como reservatrio, sendo de preferncia no ponto mais alto do terreno.

III.2 - Sistema Intensivo de Sunos Criados ao Ar Livre (SISCAL): Comedouros: Devem ser construdos com materiais leves e serem moveis, podendo ser madeira, metal ou pneu, facilitando seu deslocamento dentro do piquete, com o objetivo principal de evitar a ao constante do pisoteio.

Comedouro mvel utilizado no piquete maternidade

Comedouro mvel utilizado nos piquetes Gestao e Cachaos

III.2 - Sistema Intensivo de Sunos Criados ao Ar Livre (SISCAL): Cabanas: Devem ser resistentes e leves, sendo moveis, podendo ser do tipo galpo, chal ou iglu. rea de sombreamento no piquete maternidade deve ter 9 m2/animal e 4,5 m2/animal na gestao.

Cabana mvel, para a fase de maternidade

rea de sombreamento nos piquetes

III.2 - Sistema Intensivo de Sunos Criados ao Ar Livre (SISCAL): Manejo do Destrompe: Ato de colocar uma argola metlica ou arame de cobre (4,0 mm espessura e 15 cm comprimento), em forma de anel, entre o tecido fibroso, subcutneo e a cartilagem do septo nasal, de maneira que a mesma fique mvel, sendo que o principal objetivo deste manejo evitar que os sunos fucem o solo.

Momento de conteno do animal, para realizao do destrompe

Momento da colocao da argola metlica no septo nasal do suno

III.3 -Tipos de Produo de Sunos:

Produo de Ciclo Completo (criao Independente): Categoria vem perdendo espao para as cooperativas e Integraes. O criador faz todas as etapas de criao O criador pode fazer o planejamento racional da criao Mercado aberto para a comercializao Neste tipo de criao os ganhos e as perdas podem ser altos

III.3 -Tipos de Produo de Sunos:

Produo de Leites Desmamados (UPL): Como funciona para o produtor independente? Como funciona para o produtor Integrado? Como funciona para o produtor Cooperado?

III.3 -Tipos de Produo de Sunos:

Produo de Terminados:

Como funciona para o produtor independente?

Como funciona para o produtor Integrado?

Como funciona para o produtor Cooperado?

III.3 -Tipos de Produo de Sunos:

Produo de Reprodutores (Empresas de gentica): A finalidade desta produo produzir reprodutores machos e fmeas cruzados, que sero utilizados em granjas comerciais.

ESTRUTURA DA PRODUO DE SUNOS GRANJA NUCLEO Raas e linhas puras, Tamanho adequado de planteis, Seleo e transferncia de reprodutores.

GRANJAS MULTIPLICADORAS Cruzamento entre raas diferentes, Produo de machos e fmeas hbridas, Multiplicao e transferncia de reprodutores.

GRANJAS DE PRODUO DE SUNOS PARA O ABATE Granjas de produo de animais comerciais para o abate, utilizao de machos e fmeas hbridas como reprodutores.

ESTRUTURA DA PRODUO DE SUNOS


GRANJA NUCLEO Raas e linhas puras, Tamanho adequado de planteis, Seleo e transferncia de reprodutores. UNIDADE DE ABATE E DE INDUSTRIALIZAO DA CARNE SUNA

GRANJAS MULTIPLICADORAS Cruzamento entre raas diferentes, Produo de machos e fmeas hbridas, Multiplicao e transferncia de reprodutores.

FEIRAS, AOUGUES, SUPERMERCADOS, HIPERMERCADOS, PONTOS DE VENDAS

GRANJAS DE PRODUO DE SUNOS PARA O ABATE Granjas de produo de animais comerciais para o abate, utilizao de machos e fmeas hbridas como reprodutores.

CONSUMIDOR

Vous aimerez peut-être aussi