Vous êtes sur la page 1sur 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARAN SETOR DE CINCIAS JURDICAS FACULDADE DE DIREITO DISCPLINA TPICA EXECUO PENAL Prof.

. Andr Ribeiro Giamberardino

Referncia Bibliogrfica: FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Petrpolis: Vozes, 2004. 29 Ed. p. 143-160. Aluna: Isabela Augusta Ramos GRR 20102485

Terceira Parte DISCIPLINA Captulo II Os recursos para o bom adestramento

Nesse captulo o autor discute a respeito das prticas avaliativas e a forma como estas foram tomadas como dispositivos de vigilncia permanente e de bom adestramento docilizando corpos e mentes. H, nesse contexto de avaliao, um jogo evidenciado no que se refere ao poder e ao saber, inicialmente na obedincia dos alunos s normas escolares, firmadas no mbito desta, bem como no que imposto por parte da sociedade como sendo saber escolarizvel. Ainda, a respeito das prticas avaliativas, verifica-se como estas podem gerar efeitos no tocante ao controle e disciplinamento, mediante exerccios de sujeio e de resistncia operadas pelo cruzamento de tecnologias de si e relaes de poder, intervindo na composio de subjetividades. i. A vigilncia hierrquica.

A utpica perfeio da sociedade conferida aos filsofos e juristas iluministas. Entretanto, Foucault, em relao as suas intenes, as quais no acreditava ser boas, afirmou que havia, principalmente, o sonho de militarizar a sociedade, cujas referncias tomariam forma por meio de engrenagens mecnicas, as constantes coeres, os exerccios progressivos infinidade, e a submisso espontnea. Portanto, uma disciplinarizao da sociedade nacional, culminando, como formas de adestramento s mentes e corpos, a vigilncia hierrquica, a sano normalizadora e o exame. O autor descreveu ainda, acerca do incremento de formas de vigilncia, que estas acompanharam, no classicismo, as grandes descobertas cientficas. Estas formas manifestam-se atravs de observaes annimas, as quais analisavam

a pluralidade humana que almejava um novo conhecimento acerca do homem, por meio de artifcios e de mtodos que o subjugasse e permitisse o seu uso. O modelo utilizado para exemplificar esses observatrios seria o acampamento militar, com a sua geometria, as suas filas, as suas colunas, a distribuio espacial das tendas. ii. A sano normalizadora.

Torna-se generalizada a ideia da priso como meio de cumprimento das mais diversas penas e castigos, no contexto histrico de suavizao das penas, que no era aceito pelos reformadores, visto que tal forma de punio era assinalada pelo abuso do poder desptico exercido pelo soberano, motivo pelo qual chegam ao ponto exigir a sua eliminao. Apesar disso, em pouco menos de duas dcadas houve a mudana de estatuto da priso. Houve, por parte do imprio, a aceitao da priso como sendo uma excelente medida, acarretando na elaborao do plano de uma grande edificao que comportasse tal estrutura prisional, o qual compreenderia uma arquitetura hierarquizada e complexa, integralizada ao corpo estatal. As formas de execuo, outrora exercidas, so substitudas por novas formas de utilizar o corpo humano. Foram construdos nessa poca alguns dos grandes modelos de encarceramento punitivo, tomando como novo objetivo da sano o corpo e a alma do sujeito, no mais as representaes. Os instrumentos outrora utilizados, como os discursos e as mensagens implcitas, so inutilizados em detrimento de novos instrumentos: como formas de coero, de limitao e a repetio de exerccios. No havia mais a finalidade de reestruturar o sujeito de direito, mas novamente o indivduo submisso, sujeito a hbitos, regras e ordens, e que interiorizaria uma autoridade que lhe era exterior. iii. O exame.

O exame, em Foucault, ampliado validade para todas as cincias humanas, a ponto de ser considerado por ele como uma das condies essenciais para a libertao epistemolgica da medicina, ao trmino do sculo XVIII, atravs do hospital como aparelho de exames, substituindo as visitas mdicas, outrora breves e incontnuas, transformando-se na observao regular, que colocava o enfermo em situao de exame quase permanente. Esse avano, por meio do exame, culminou no hospital como sendo centro de formao e aperfeioamento cientfico da disciplina mdica. Nos mesmos moldes, a escola passa a ser um meio de exame ininterrupto, cuja finalidade, alm de medir, classificar e sancionar, impe uma comparao constante entre todos. Nesse ambiente, por meio da troca de conhecimento do professor ao aluno, h o nascimento da cincia pedaggica. No tempo em que exrcito, por

sua vez, desenvolveu o conhecimento ttico, atravs das inspees constantes e repetidas manobras. Foucault, no entanto, elege, no campo da individualidade do sujeito, a consequncia mais ressaltante. Houve o desenvolvimento, no exrcito, hospitais e escolas, de tcnicas e inovaes relativas identificao, como os registros e anotaes escritas da evoluo corporal e mental, na forma de cdigos homogeneizantes: cdigo fsico, cdigo mdico, cdigo escolar, cdigo militar que marcam o perodo de uma primria formalizao do individuo dentro das relaes do poder. iv. Anlise crtica.

A tentativa de subjugao, em suas mais diversas pocas e formas de poder, utilizou tticas, estratgias e tcnicas violentas, na forma de suplcios, "viris", na forma de encarceramento, e refinadas, na separao e isolamento. O objetivo de todas era o de castigar ou, numa forma mais humana, tratar o dessemelhante a fim de submet-lo a se tornar um igual. A uniformizao, a homogeneizao, utopias das mais diversas formas de poder, atravs da perseguio ao corpo e alma ss, objetivo j perseguido na Antiguidade Clssica, demonstraram o objetivo realmente pretendido: controlar a mente atravs do controle do corpo, por meio de disciplina e subjugao.

Vous aimerez peut-être aussi