Vous êtes sur la page 1sur 14

FOLHA DE RASCUNHO

PROVA OBJETIVA PRIMEIRA ETAPA


Texto 1 para as questes 1 e 2 Texto 2 para as questes 3 e 4

O que o que ?
1

Cano do Ver (fragmento)


1

Se recebo um presente dado com carinho por pessoa de quem no gosto como se chama o que sinto? Uma pessoa de quem no se gosta mais e que no gosta mais da gente como se chama essa mgoa e esse rancor? Estar ocupado, e de repente parar por ter sido tomado por uma desocupao beata, milagrosa, sorridente e idiota como se chama o que se sentiu? O nico modo de chamar perguntar: como se chama? At hoje s consegui nomear com a prpria pergunta. Qual o nome? e este o nome.
Clarice Lispector. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999, p. 199.

10

13

QUESTO 1

Com relao a aspectos gramaticais do texto acima, julgue (C ou E) os itens a seguir.

16

19

( ) Em Se recebo um presente (R.1), a substituio do conectivo por Caso seria sintaticamente correta e dispensaria alteraes formais. ( ) Nos trechos como se chama o que sinto? (R.2) e como se chama essa mgoa e esse rancor? (R.4), o emprego do travesso equivale gramaticalmente ao de vrgula. ( ) Nos segmentos como se chama o que sinto? (R.2) e e que no gosta mais da gente (R.3-4), os pronomes relativos exercem a mesma funo sinttica. ( ) O referente dos pronomes demonstrativos essa e esse, em como se chama essa mgoa e esse rancor? (R.4) Uma pessoa (R.2-3).
QUESTO 2

Por viver muitos anos dentro do mato Moda ave O menino pegou um olhar de pssaro Contraiu viso fontana. Por forma que ele enxergava as coisas Por igual como os pssaros enxergam. As coisas todas inominadas. gua no era ainda a palavra gua. Pedra no era ainda a palavra pedra. E tal. As palavras eram livres de gramticas e Podiam ficar em qualquer posio. Por forma que o menino podia inaugurar. Podia dar s pedras costumes de flor. Podia dar ao canto formato de sol. E, se quisesse caber em uma abelha, era s abrir a [palavra abelha e entrar dentro dela. Como se fosse infncia da lngua.
Manoel de Barros. Poemas rupestres. Rio de Janeiro: Record, 2004.

QUESTO 3

A respeito do vocabulrio do texto acima, assinale a opo incorreta.

B C

D Com relao a aspectos gramaticais e aos sentidos do texto, julgue (C ou E) os itens subsequentes. E

Moda (v.3) significa conjunto de opinies, gostos e apreciaes crticas, assim como modos de agir, viver e sentir coletivos, aceitos por determinado grupo humano em um dado momento histrico. O sentido do vocbulo Contraiu (v.6) restringe as possibilidades semnticas de pegou (v.4). Na expresso viso fontana (v.6), o vocbulo sublinhado, adjetivo derivado de fonte, foi metaforicamente empregado com sentido de originrio, gerador, causal, seminal. Em As palavras eram livres de gramticas (v.14), o vocbulo sublinhado alude a regras gramaticais. O vocbulo posio (v.15) refere-se sintaxe, entendida como disposio harmoniosa de partes ou elementos da frase.

( ) gramaticalmente correto flexionar no plural a forma verbal em como se chama essa mgoa e esse rancor? (R.4), tendo como resultado como se chamam (...). ( ) Em de repente parar por ter sido tomado por uma desocupao (R.5-6), a preposio por introduz termo com valor causal, na primeira ocorrncia, e o agente da passiva, na segunda. ( ) No ttulo do texto, as duas ocorrncias da forma verbal so sintaticamente equivalentes. ( ) O trecho final Qual o nome? e este o nome. (R.9) resume a tese de que a propriedade da linguagem de denominar limitada.
UnB / CESPE IRBr

QUESTO 4

Com base no texto, julgue (C ou E) os itens seguintes.

( ) Em Por viver muitos anos/dentro do mato (v.1-2) e ele enxergava/as coisas/Por igual (v.7-9), a preposio Por, nas duas ocorrncias, introduz uma circunstncia de modo nos perodos em que se insere. ( ) No trecho era s abrir a palavra abelha e entrar dentro dela (v.19-20), verifica-se redundncia de efeito estilstico. ( ) As ideias expressas nos versos de 17 a 19 ilustram o sentido de inaugurar (v.16). ( ) O verso final Como se fosse infncia da lngua equivale semanticamente a: Como se fosse reinveno da lngua.
Caderno BRANCO

PRIMEIRA ETAPA

Admisso Carreira de Diplomata

Texto 3 para as questes de 5 a 7

QUESTO 7

A diferena na linguagem
1

Com relao s ideias e aos aspectos gramaticais do texto, assinale a opo correta. A O uso recorrente de vocbulos pertencentes aos campos semnticos da viso e da audio prejudica a coerncia e a coeso do texto. Em suas duas ocorrncias, a forma verbal fazem (R.2 e R.3) concorda com sujeitos distintos. Os operadores no apenas (R.13) e mas tambm (R.1415) possibilitam ao autor a apresentao de dois argumentos mutuamente excludentes. Na linha 16, a expresso que expletiva. a mesma a justificativa para o uso de inicial maiscula em Gramtico (R.9) e em Gramtica (R.21).

10

13

16

19

22

Para os gramticos, a arte da palavra quase se esgota na arte da escrita, o que se v ainda pelo uso que fazem dos acentos, muitos dos quais fazem alguma distino ou evitam algum equvoco para os olhos mas no para os ouvidos. Neste texto Rousseau nos sugere que, para ler bem, preciso prestar ouvidos voz original, adivinhar as diferenas de acento que a articulam e que se tornaram imperceptveis no espao homogneo da escrita. Na leitura, o olho treinado do Gramtico ou do Lgico deve subordinar-se a um ouvido atento melodia que d vida aos signos: estar surdo modulao da voz significa estar cego s modalidades do sentido. Na oposio que o texto faz entre a arte de falar e a arte de escrever, podemos encontrar no apenas as razes da desqualificao da concepo gramatical da linguagem, mas tambm a indicao do estatuto que Rousseau confere linguagem. O que importante notar aqui que a oposio entre falar e escrever no se funda mais na oposio entre presena e ausncia: no a ausncia do sujeito falante que desqualifica a escrita, mas a atonia ou a homogeneidade dos signos visuais. Se a essncia da linguagem escapa Gramtica, porque esta desdobra a linguagem num elemento essencialmente homogneo.
Bento Prado Jr. A retrica de Rousseau. So Paulo: Cosac Naify, 2008, p. 129-130.

B C

D E

Texto 4 para as questes 8 e 9


1

10

QUESTO 5

Com relao s ideias do texto 3, julgue (C ou E) os itens a seguir.

13

( ) O autor do texto afirma que Rousseau valoriza o carter meldico da palavra falada, mas considera que a palavra escrita mais apta a desvendar as sutilezas do sentido. ( ) A palavra acentos (R.3) refere-se a sinais grficos, ao passo que acento (R.7) designa qualidades como inflexo ou modulao. ( ) Segundo o texto, na fala, a altura e a intensidade da voz contribuem, no entender de Rousseau, para as possibilidades de sentido. ( ) Ao caracterizar como treinado ( R .8) o olho do Gramtico ou do Lgico, o autor d a entender que estes consideram a leitura como decodificao mecnica.
QUESTO 6

16

19

22

25

Em Emlio, Rousseau constri a temporalidade da vida de Emlio como uma fico, jamais se teria proposto a aplicla. O menino Emlio no existe, no existiu e no foi pensado para existir. Trata-se de um artifcio lgico-dedutivo para meditar sobre a educao e as orientaes do ensino. Emlio alegoria para reflexo sobre o ato de educar as crianas. Emlio, que no filho, tampouco aluno... um construto terico e um suporte operatrio para a anlise conceitual do ato educativo. Se o discpulo no se separa do mestre desde o nascimento at a maturidade, pode-se supor que o criador do Emlio tenha pretendido que o relato da trajetria de vida do ser individual correspondesse a uma reconstituio das etapas trilhadas pela espcie humana em direo civilizao. Emlio, ao nascer, o homem do estado de natureza; o Emlio bem educado que, aos 25 anos, se despede de seu educador o homem civil, que vive em uma sociedade corrompida, mas que, a despeito disso, pode ser considerado apto para fundar o legtimo contrato social. O traado de educao de Emlio prope-se ao educador como metfora para reflexo, uma meditao sobre a arte de formar os homens. Com a mesma estrutura hipottico-dedutiva que orientara seus escritos polticos, Rousseau constri seu educando um discpulo que no e que no pretende ser emprico, mas que tem sua prpria temporalidade inscrita na narrativa dos seus primeiros 25 anos de vida em educao.
Carlota Boto. O Emlio como categoria operatria do pensamento rousseauniano. In: Jos Oscar de Almeida Marques (Org.). Verdades e mentiras. 30 ensaios em torno de Jean-Jacques Rousseau. IjuRS: Uniju, 2005, p. 379-84 (com adaptaes).

Com relao s ideias e aos aspectos gramaticais do texto, extrado da obra A retrica de Rousseau, julgue (C ou E) os prximos itens.

QUESTO 8

Com relao s ideias do texto e aos seus aspectos textuais, julgue (C ou E) os seguintes itens.

( ) O emprego das aspas, no trecho inicial do texto, indica a voz do autor de A retrica de Rousseau. ( ) Seria correto empregar, no texto, vrgula antes da conjuno mas (R.4) e depois da locuo adverbial Neste texto (R.5). ( ) No trecho e que se tornaram imperceptveis no espao homogneo da escrita (R.7-8), seria admissvel, de acordo com o padro escrito da lngua portuguesa, a colocao do pronome se aps a forma verbal tornaram. ( ) No perodo inicial do texto, h trs oraes subordinadas adjetivas com sentido restritivo.
UnB / CESPE IRBr

( ) Existe consenso a respeito da ideia de que o menino Emlio (R.3) foi construdo pelo filsofo francs, na obra Emlio, com propsito de orientao psicolgica. ( ) Ao analisar a narrativa de Rousseau, a autora emprega, reiteradas vezes, o presente histrico em vez dos tempos verbais pretritos , para imprimir assertividade sua argumentao. ( ) A repetio de palavras e o uso de parfrases contribuem para estabelecer a coeso do texto. ( ) A diversidade de temas no trecho Trata-se ... ato educativo. (R.4-9) compromete a coerncia do texto.
Caderno BRANCO

PRIMEIRA ETAPA

Admisso Carreira de Diplomata

QUESTO 9

Texto 6

Impostos inconstitucionais...
Com relao aos aspectos morfossintticos e semnticos do texto, julgue (C ou E) os itens a seguir.
1

( ) Haveria prejuzo para o sentido original do texto se,


no trecho O menino Emlio no existe, no existiu e no foi pensado para existir (R.3-4), os termos grifados fossem substitudos pela conjuno coordenativa nem.

10

( ) Caso o trecho Emlio, que no filho, tampouco


aluno... (R.7) fosse alterado para: Emlio no filho nem aluno, o perodo ganharia em conciso, estaria coerente com a informao original do texto, mas teria diminudo seu efeito retrico.

13

16

19

( ) Se fossem retirados os travesses do trecho o Emlio


bem educado que, aos 25 anos, se despede de seu educador o homem civil (R.15-17), deveria ser empregada uma vrgula antes do pronome que e outra aps educador, para que o sentido original do texto no fosse prejudicado.
28 25 22

( ) O

enunciado

que vive em uma sociedade


31

corrompida (R.17) tem, no perodo em que se insere, sentido explicativo. Textos 5 e 6 para as questes de 10 a 15

34

37

Texto 5
40 1

Em sucessivos relatrios do ministro da Fazenda em meados da dcada de 1880, aludia-se ao fato de vrias assembleias provinciais estabelecerem impostos sobre a exportao, uma parte da receita dos quais podiam reter, e tambm sobre a importao, o que era expressamente vedado pela Constituio. Sob presso de associaes
43

Ontem, ao voltar uma esquina, dei com os impostos inconstitucionais de Pernambuco. Conheceram-me logo, eu que, ou por falta de vista, ou porque realmente eles estejam mais gordos, no os conheci imediatamente. Conheci-os pela voz, vox clamantis in deserto. Disseram-me que tinham chegado no ltimo paquete. O mais velho acrescentou at que agora ho de repetir com regularidade estas viagens corte. A gente, por mais inconstitucional que seja, concluiu ele, no h de morrer de aborrecimento na cela das probabilidades. Uma chegadinha corte, de quando em quando, no faz mal a ningum, exceto... Exceto...? Isso agora querer perscrutar os nossos pensamentos ntimos. Exceto o diabo que o carregue, est satisfeito? No h coisa nenhuma que no possa fazer mal a algum, seja quem for. Falei de um modo geral e abstrato. (...) So todos inconstitucionais? Todos. Vamos aqui para calada. E agora, que tencionam fazer? Agora temos de ir ao imperador, mas confesso, meu amigo, receamos perder tempo. Voc conhece a velha mxima que diz que a histria no se repete? Creio que sim. Ora bem, o nosso caso. Receamos que o imperador, ao dar conosco, fique aborrecido de ver as mesmas caras e, por outro lado, como a histria no se repete... Voc, se fosse imperador, que que faria? Eu, se fosse imperador? Isso agora mais complicado. Eu, se fosse imperador, a primeira coisa que faria era ser o primeiro ctico do meu tempo. Quanto ao caso de que se trata, faria uma coisa singular, mas til: suprimiria os adjetivos. Os adjetivos? Vocs no calculam como os adjetivos corrompem tudo, ou quase tudo; e, quando no corrompem, aborrecem a gente, pela repetio que fazemos da mais nfima galanteria. Adjetivo que nos agrada est na boca do mundo. Mas que temos ns outros com isso? Tudo; vocs como simples impostos so excelentes, gorduchos e corados, cheios de vida. O que os corrompe e faz definhar o epteto de inconstitucionais. Eu, abolindo por um decreto todos os adjetivos de Estado, resolvia de golpe esta velha questo, e cumpria esta mxima que tudo o que tenho colhido da histria e da poltica, que a dou por dois vintns a todos os que governam o mundo: os adjetivos passam, e os substantivos ficam.
Machado de Assis. In: Gazeta de notcias (18811900). Balas de Estalo. Rio de Janeiro, 16/5/1885.

QUESTO 10

comerciais e dos delegados regionais da Fazenda, diversas assembleias foram foradas a votar a supresso desses impostos. O Visconde Paranagu, em seu relatrio para 1883, informava que apenas Pernambuco, Bahia e Maranho ainda resistiam. A questo da repartio dos impostos e das competncias de cada ente federativo parece, portanto, mais antiga que a prpria Repblica.
Gustavo H. B. Franco (organizao, introduo e comentrios). A economia em Machado de Assis: o olhar oblquo do acionista. Rio de Janeiro: Zahar, 2007, p. 59 (com adaptaes).

Com relao ao texto 5 e ao texto 6, julgue (C ou E) os itens a seguir.

10

13

( ) No texto 5, narrativa de cunho histrico acerca de tema da economia brasileira, o autor emprega predominantemente linguagem referencial e objetiva. ( ) O emprego de portanto, na linha 13 do texto 5, permite que se afirme que os fatos narrados acerca dos impostos fundamentam a concluso do autor de que os problemas relativos a esse assunto precederam o regime republicano. ( ) Caso, no texto 5, o pronome prpria (R.13) fosse substitudo por mesma, seria mantido o sentido da frase, embora se prejudicasse a nfase dada, no texto, ao termo Repblica (R.13). ( ) Embora pertenam a diferentes gneros e adotem registros distintos, os textos 5 e 6 versam sobre temtica comum.
Caderno BRANCO

UnB / CESPE IRBr

PRIMEIRA ETAPA

Admisso Carreira de Diplomata

QUESTO 11

QUESTO 15

Acerca das ideias e dos sentidos do texto 6, assim como de suas estruturas lingusticas e organizao textual, julgue (C ou E) os itens subsequentes.

Acerca das ideias dos textos 1, 2, 3, 4, 5 e 6, julgue (C ou E ) os itens seguintes.

( ) O narrador recorreu funo metalingustica da linguagem para formular, ao final da crnica, sua mxima, carregada de arbitrariedade. ( ) O autor valeu-se do discurso indireto livre, que consiste em dar voz e atribuir caractersticas e sentimentos humanos a seres inanimados. ( ) O trecho Eu, se fosse imperador, a primeira coisa que faria era ser o primeiro ctico do meu tempo. (R.30-31) produz efeito humorstico, por sua incongruncia interna e por desviar-se do caso de que se trata (R.31). ( ) A frase vox clamantis in deserto (R.4-5) est em itlico, porque remete o interlocutor ao respectivo texto-fonte e faz parte da memria coletiva nacional.
QUESTO 12

( ) Nos textos 1, 2 e 6, evidencia-se, de formas diferentes, a plena capacidade da linguagem de refletir a realidade, por meio da denominao. ( ) Os textos 2 e 3 apresentam pontos de vista coincidentes com relao gramtica da lngua. ( ) O tema dos textos 2 e 4 o mesmo: a linguagem infantil. ( ) O texto 5 ensejou a elaborao do texto 6.
QUESTO 16

O Conselho da Repblica, previsto como rgo superior de consulta do Presidente da Repblica, nos termos da Constituio Federal, cuida de relevantes assuntos da vida do Estado. Acerca da atuao desse Conselho, assinale a opo correta. A O Ministro de Estado das Relaes Exteriores dele participa como membro nato e, portanto, est dispensado de convocao para as reunies. B O Conselho da Repblica decide, em ltima instncia, sobre questes relevantes para a estabilidade e a continuidade das instituies democrticas. C Algumas atribuies do Conselho da Repblica so compartilhadas com o Conselho de Defesa Nacional, com o qual, no entanto, o primeiro no se confunde. D O Conselho da Repblica composto por membros do Poder Executivo, do Poder Legislativo, do Poder Judicirio e da sociedade civil. E Havendo composio plena, o Conselho da Repblica atua de forma conjunta com o Conselho Nacional de Justia.
QUESTO 17

Assinale a opo que apresenta a correta equivalncia de sentido entre o vocbulo ou o segmento sublinhado, empregado no texto 6, e a acepo que o segue. A ao voltar uma esquina (R.1) prosseguir por um novo rumo ou direo B no ltimo paquete (R.5-6) conjunto de medidas relacionadas a um tema C querer perscrutar (R.13) dar ateno a D ao dar conosco (R.26) presentear-nos E resolvia de golpe (R.42) violentamente
QUESTO 13

Com base no texto 6, assinale a opo em que a supresso da palavra ou expresso sublinhada provoca erro gramatical. A eu que, ou por falta de vista, ou porque realmente eles estejam mais gordos, no os conheci (R.2-4). B No h coisa nenhuma que no possa fazer mal a algum, seja quem for. (R.14-15). C Voc, se fosse imperador, que que faria? (R.27-28). D Quanto ao caso de que se trata, faria uma coisa singular (R.31-32). E Mas que temos ns outros com isso? (R.38).
QUESTO 14

Destinatria de minucioso artigo na Constituio Federal, a administrao pblica brasileira regida por princpios que fundamentam a atuao dos agentes do Estado. Nesse sentido, com base nos princpios A da moralidade e da eficincia, vedada a acumulao de cargos em qualquer hiptese. B da impessoalidade e da nacionalidade, vedada a investidura, em cargo pblico, de estrangeiros, salvo os naturalizados. C da impessoalidade e da nacionalidade, vedada, em qualquer hiptese, a investidura, em cargo pblico, de estrangeiros. D da discricionariedade e da soberania, apenas brasileiros natos ou naturalizados podem ser admitidos na carreira diplomtica, mediante concurso pblico de provas ou de provas e ttulos. E da isonomia e das liberdades fundamentais, facultada a sindicalizao e o exerccio de greve, nos termos da lei.
Caderno BRANCO

Em cada uma das opes abaixo reproduz-se um trecho dos textos 5 ou 6, com mudana na colocao de uma palavra, que aparece sublinhada. Assinale a opo em que a mudana no altera o sentido do trecho original. A O Visconde Paranagu, em seu relatrio para 1883, informava que Pernambuco, Bahia e Maranho apenas ainda resistiam. (texto 5, R.9-11) B A questo da repartio dos impostos e das competncias de cada ente federativo, portanto, parece mais antiga que a prpria Repblica. (texto 5, R.11-13) C At o mais velho acrescentou que agora ho de repetir com regularidade estas viagens corte. (texto 6, R.6-7) D Temos de ir ao imperador, mas confesso agora, meu amigo, receamos perder tempo. (texto 6, R.21-22) E (...) que dou por dois vintns a todos os que a governam o mundo: (texto 6, R.44-45)
UnB / CESPE IRBr

PRIMEIRA ETAPA

Admisso Carreira de Diplomata

QUESTO 18

QUESTO 21

Objeto de constantes disputas entre os Poderes, a medida provisria tem sido importante instrumento de governo disposio do Presidente da Repblica. No entanto, h limitaes constitucionais que vedam sua edio em relao a matrias expressamente definidas. Acerca de medidas provisrias, julgue (C ou E) os itens a seguir.

Julgue (C ou E) os itens a seguir, relativos ao processo legislativo brasileiro.

( ) O poder investigatrio do Ministrio Pblico e sua ingerncia no inqurito policial, objeto de veemente debate nacional, foram motivados por edio de medida provisria. ( ) Os ativos financeiros, como, por exemplo, poupanas privadas, podem ser objeto de medida provisria que determine deteno temporria ou sequestro de bens. ( ) vedada a edio de medidas provisrias em matria eleitoral, ainda que aprovadas antes do incio do ano das eleies de que cuida a norma. ( ) A instituio ou majorao de impostos podem ser objeto de edio de medida provisria.
QUESTO 19

No que concerne smula com efeito vinculante, introduzida na Constituio Federal pela Emenda Constitucional n. 45 de 2004, julgue (C ou E) os itens subsequentes.

( ) Editada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em se tratando de matria constitucional, ou pelo Superior Tribunal de Justia (STJ), em caso de matria infraconstitucional, a smula com efeito vinculante amplia o poder decisrio dos juzes singulares. ( ) A smula com efeito vinculante, que deve ser editada pelo Conselho Nacional de Justia (CNJ) ou pelos tribunais superiores, confirma ou modifica o poder decisrio dos juzes singulares. ( ) A smula com efeito vinculante, que deve ser editada pelo Supremo Tribunal Federal, restringe o poder decisrio dos juzes singulares. ( ) A smula com efeito vinculante, que deve ser editada com exclusividade por tribunais superiores, consolida a atividade judicante de primeiro grau, sem qualquer exceo.
QUESTO 20

( ) A iniciativa de projetos de leis complementares e ordinrias cabe, na forma e nos casos previstos na Constituio, a qualquer membro ou comisso da Cmara dos Deputados, do Senado Federal ou do Congresso Nacional, ao Presidente da Repblica, ao Supremo Tribunal Federal, aos tribunais superiores, ao ProcuradorGeral da Repblica e aos cidados. ( ) Aps ser aprovada por ambas as casas do Congresso Nacional, a emenda constitucional no encaminhada para sano presidencial, devendo ser promulgada, com o respectivo nmero de ordem, pelas mesas da Cmara dos Deputados e do Senado Federal. ( ) Compete ao Presidente da Repblica, entre outras atribuies, sancionar, promulgar e fazer publicar as leis e enviar ao Congresso Nacional o plano plurianual, o projeto de lei de diretrizes oramentrias e as propostas de oramento previstas na Constituio. ( ) No exerccio de sua autonomia poltica e legislativa, os estados no esto obrigados a seguir compulsoriamente as regras do processo legislativo federal. Por essa razo, pode o constituinte estadual adotar normas acerca da formao das espcies normativas que no guardem simetria com o modelo bsico previsto na Constituio Federal.
QUESTO 22

Acerca do Estado federal brasileiro e do sistema de repartio de competncias entre os entes federativos, julgue (C ou E) os prximos itens.

Nascida na ambincia poltico-jurdica da Amrica Latina do sculo XIX, a possibilidade de concesso de asilo poltico comumente acolhida como garantia facultada pelo Estado Democrtico de Direito. Acerca dessa garantia no ordenamento jurdico brasileiro, julgue (C ou E) os itens seguintes.

( ) O instituto jurdico do asilo poltico tem natureza infraconstitucional e est positivado, com exclusividade e especialidade, em legislao ordinria. ( ) O instituto jurdico do asilo poltico tem natureza constitucional e est inserido como direito e garantia fundamental, nos termos do art. 5. da Lei Maior. ( ) O instituto jurdico do asilo poltico figura entre os princpios constitucionais que regem as relaes internacionais da Repblica Federativa do Brasil. ( ) Questes pertinentes concesso de asilo poltico no podem ser reguladas em medida provisria.
UnB / CESPE IRBr

( ) O Estado federal brasileiro a Repblica Federativa do Brasil pessoa jurdica de direito pblico internacional, e sua organizao poltico-administrativa compreende a Unio, os estados e o Distrito Federal, mas no, os municpios, pois estes no so entidades federativas, visto que constituem divises polticoadministrativas dos estados. ( ) Competncia concorrente a faculdade que todas as entidades federativas tm de legislar ou praticar certos atos, conjuntamente e em situao de igualdade, em um campo comum de atuao, sem que o exerccio de uma exclua a competncia da outra. ( ) A Constituio Federal adota um sistema de repartio de competncias no qual enumera os poderes da Unio, dos estados e dos municpios, deixando, para o Distrito Federal, poderes remanescentes. ( ) No passvel de deliberao a proposta de emenda constitucional que desvirtue a forma republicana de governo, a qual est prevista como clusula ptrea; no entanto, pode o Congresso Nacional, no exerccio do poder constituinte derivado reformador, promover modificao do modelo federal, de modo a transformar o Brasil em Estado unitrio.
Caderno BRANCO

PRIMEIRA ETAPA

Admisso Carreira de Diplomata

QUESTO 23

QUESTO 25

Com relao responsabilidade civil do Estado no direito brasileiro, julgue (C ou E) os itens a seguir.

( ) A teoria da responsabilidade objetiva aplica-se tanto s pessoas jurdicas de direito pblico quanto s pessoas de direito privado prestadoras de servios pblicos. ( ) A responsabilidade do agente pblico causador de dano em face do Estado subjetiva, sendo cabvel ao de regresso apenas se o agente responsvel tiver agido com culpa ou dolo. ( ) O Estado responde pelo dano causado em virtude de ato praticado com fundamento em lei declarada inconstitucional. Entretanto, o dever de indenizar o lesado por dano oriundo de ato legislativo ou de ato administrativo decorrente de seu estrito cumprimento depende da declarao prvia e judicial da inconstitucionalidade da lei correlata. ( ) Tratando-se de ato omissivo do poder pblico, a responsabilidade civil subjetiva, pelo que exige dolo ou culpa. Assim, somente ser caracterizada a omisso, que gera o dever do Estado de indenizar, se houver, por parte deste, prvio dever legal de agir.
QUESTO 24

Conhecida do judicirio brasileiro desde o Imprio, a cooperao jurdica internacional tem adquirido importncia crescente nos ltimos anos, ao permitir a tutela jurisdicional, mesmo quando elementos indispensveis ao processo se encontrem em jurisdio estrangeira. luz da prtica brasileira de cooperao jurdica internacional, julgue (C ou E) os itens a seguir.

( ) O Estado brasileiro realiza atos de cooperao jurdica internacional em matria tanto cvel quanto penal, desde que haja, no segundo caso, tratado internacional em vigor que a discipline. ( ) A deciso de cooperar com um Estado estrangeiro, prestando-lhe o necessrio auxlio, insere-se no contexto das relaes internacionais que devem ser mantidas pelo Presidente da Repblica, nos termos da Constituio Federal. Portanto, os pedidos de auxlio e as cartas rogatrias devem tramitar pela via diplomtica ou por meio de autoridade central prevista em tratado. ( ) A Conveno de Palermo, ratificada pelo Brasil, tem como objetivo promover a cooperao jurdica e policial no combate e na preveno do crime organizado transnacional. ( ) Mecanismo tradicional de cooperao jurdica em matria penal, a extradio, no Brasil, s se realiza aps ter sido submetida a julgamento no Supremo Tribunal Federal, rgo que tem a competncia originria para tal.
QUESTO 26

Em 2009, comemoram-se 60 anos da assinatura das quatro Convenes de Genebra de 1949, as quais, juntamente com seus dois protocolos adicionais de 1977, so consideradas os principais instrumentos do direito internacional humanitrio. Acerca desse ramo do direito internacional pblico, julgue (C ou E) os seguintes itens.

Em 14/6/2008, o Governo brasileiro respondeu carta do ministro dos Negcios Estrangeiros da Repblica de Montenegro, acusando recebimento de notcia acerca do resultado de referendo favorvel ao status daquele pas como Estado independente, aps desmembramento da Unio de Estados da Srvia e Montenegro. Na carta, o Brasil reconhece, a partir da data de hoje, a independncia da Repblica de Montenegro, pas com o qual o Brasil tenciona, oportunamente, iniciar processo com vistas ao estabelecimento de relaes diplomticas. Acerca desse tema, assinale a opo correta. A A eventual recusa do reconhecimento por parte do Governo brasileiro impediria que Montenegro se constitusse como verdadeiro Estado, sujeito de direito internacional, e que se tornasse membro das Naes Unidas. B O Governo brasileiro poderia ter optado por no reconhecer formalmente a independncia de Montenegro e poderia ter simplesmente estabelecido relaes diplomticas com aquele pas, o que teria produzido o mesmo efeito jurdico do reconhecimento. C costume do Governo brasileiro, alm de reconhecer Estados, proceder igualmente ao reconhecimento formal de novos governos, quando oriundos de revoluo ou golpe de Estado, exprimindo juzo de valor acerca da legitimidade do novo regime. D Antes do reconhecimento de Montenegro, o Governo brasileiro deve ter considerado, em sua avaliao das circunstncias locais, se a nova entidade possua territrio definido, populao permanente, governo soberano e efetivo, e se havia comprometimento de Montenegro em estabelecer misso diplomtica em Braslia. E Ao Governo brasileiro caber a ltima palavra na destinao a ser dada aos bens (embaixada, terrenos) que eram anteriormente pertencentes Unio dos Estados da Srvia e Montenegro e que se encontram em territrio brasileiro.
Caderno BRANCO

( ) A assistncia humanitria, na forma de aes de socorro emergencial de ndole humanitria, imparcial e nodiscriminatria, direito previsto pelo direito internacional humanitrio, que pode ser levado a cabo por Estados, organizaes internacionais e organizaes nogovernamentais. ( ) As Convenes de Genebra de 1949 estabelecem normas de conduta para combatentes em conflitos armados internacionais e, subsidiariamente, em conflitos armados de carter no-internacional. ( ) A reciprocidade um dos mecanismos de implementao de normas humanitrias ao facultar, a uma das partes em combate, a inobservncia das obrigaes assumidas na exata proporo da violao sofrida. ( ) Ao contrrio do direito internacional dos direitos humanos, o direito internacional humanitrio no se vale de tribunais para sua implementao, j que no se espera que partes em conflito aberto submetam-se a decises judiciais.
UnB / CESPE IRBr

PRIMEIRA ETAPA

Admisso Carreira de Diplomata

QUESTO 27

QUESTO 29

O artigo 38 do Estatuto da Corte Internacional de Justia (CIJ) relaciona o que se costuma designar por fontes do direito internacional pblico, a serem aplicadas para a resoluo das controvrsias submetidas quela Corte. Acerca desse tema e da jurisdio da CIJ, julgue (C ou E) os seguintes itens.

( ) Como o artigo 38 do Estatuto da CIJ lista as fontes em estrito nvel hierrquico, os tratados devem sempre ter precedncia sobre os costumes. ( ) Pacta sunt servandae e res iudicata so princpios gerais de direito aceitos pela CIJ e discutidos em casos a ela submetidos. ( ) Atos unilaterais dos Estados, tais como o protesto e o reconhecimento de Estado, apesar de serem frequentes nas relaes internacionais e de criarem efeitos jurdicos, no so considerados pela CIJ na deciso de controvrsias, j que no constam da lista do artigo 38 do referido estatuto. ( ) Uma vez que a existncia de um costume internacional reconhecida mediante a comprovao de uma prtica geral aceita como sendo o direito, um Estado pode lograr obstar a aplicao de um costume por meio de atos que manifestem sua objeo persistente formao da regra costumeira, a menos que esta tenha carter imperativo (ius cogens).
QUESTO 28

A Organizao das Naes Unidas (ONU) celebrou em 2008 os 60 anos de suas operaes de manuteno de paz, que tiveram incio em 1948, com o envio de observadores militares para a Palestina. Visto que a expresso manuteno da paz no encontrada na Carta das Naes Unidas, Dag Hammarskjld, o segundo Secretrio-Geral da ONU, sugeriu que essas operaes pertenceriam ao Captulo Seis e Meio da Carta. Com relao ONU, a seus rgos e operaes de paz, assinale a opo correta. A Desde sua criao, em 1945, o Conselho de Segurana da ONU composto por 5 membros permanentes e 10 nopermanentes. B Devido ausncia de previso expressa no texto da Carta da ONU, o Brasil tem por princpio no participar de operaes de paz da ONU ou de s faz-lo com autorizao do Congresso Nacional. C As operaes de manuteno de paz, desde sua origem at os dias de hoje, podem ser empregadas apenas em situaes de conflito entre Estados, no sendo autorizada sua adoo, pelo Conselho de Segurana, para situaes de conflitos internos ou guerras civis, o que seria considerado ao intervencionista. D Consenso das partes, imparcialidade e proibio do uso da fora a no ser em legtima defesa e em defesa do mandato so os trs princpios bsicos das operaes de manuteno de paz da ONU. E Devido ao uso recorrente do direito de veto por algum de seus membros, o Conselho de Segurana, com base no Captulo VII da Carta da ONU (Ao relativa a ameaas paz, ruptura da paz e atos de agresso), jamais autorizou o emprego de fora militar contra um pas em nome da segurana coletiva.
QUESTO 30

Entre os princpios que regem as relaes internacionais do Estado brasileiro, esto a prevalncia dos direitos humanos e a soluo pacfica dos conflitos (art. 4. da Constituio Federal). Com relao tendncia contempornea de institucionalizao jurdica internacional, assinale a opo correta. A Todos os Estados-membros da Conveno Interamericana sobre Direitos Humanos esto, ipso facto, sujeitos jurisdio da Corte Interamericana de Direitos Humanos, com sede em So Jos, na Costa Rica. B A Corte Internacional de Justia foi o primeiro tribunal internacional de carter permanente estabelecido por tratado multilateral. C Os tribunais de Nuremberg e de Tquio, institudos ao final da Segunda Guerra Mundial, foram estabelecidos com base em resolues do ento recm-criado Conselho de Segurana das Naes Unidas. D Como mecanismo para a soluo de controvrsias martimas, a Conveno das Naes Unidas sobre o Direito do Mar (tambm conhecida como Conveno de Montego Bay), estabeleceu o Tribunal Internacional do Direito do Mar. E A jurisdio do Tribunal Penal Internacional restringe-se a situaes ocorridas no territrio de um Estado-Parte do Estatuto de Roma.
UnB / CESPE IRBr

Assinale a opo correta, levando em conta a evoluo e a agenda recente das relaes entre Brasil e China. A Apesar do sensvel incremento observado na presente dcada, o relacionamento econmico bilateral enfrenta restries decorrentes de questes polticas, como a da posio brasileira em relao a Taiwan e a do tratamento dos direitos humanos por parte do governo chins. B A despeito das diferentes estaturas demogrficas, econmicas e militares desses pases, a condio comum de grandes potncias emergentes e os interesses convergentes em relao aos principais temas da agenda global facilitam a coordenao de posies do Brasil e da China nos principais fruns multilaterais, como o das Naes Unidas e o da Organizao Mundial do Comrcio. C A cooperao no campo aeroespacial uma das dimenses mais importantes e tradicionais das relaes sino-brasileiras e tem por objetivo o desenvolvimento de tecnologias e de capacidades conjuntas de produo e lanamento de foguetes e de satlites de mltiplas aplicaes. D A partir de 2003, observou-se continuado decrscimo no comrcio entre Brasil e China, mas com saldos favorveis China, o que foi compensado com o massivo ingresso, no Brasil, de investimentos diretos chineses. E Nos ltimos anos, houve mudana do padro de comrcio bilateral, tendo a China obtido saldos positivos em setores mais intensivos em tecnologia, enquanto o Brasil manteve superavit no setor de produtos primrios, como alimentos e recursos minerais.
Caderno BRANCO

PRIMEIRA ETAPA

Admisso Carreira de Diplomata

QUESTO 31

QUESTO 33

Considerando os interesses e as perspectivas brasileiras em relao ao MERCOSUL e a evoluo recente desse bloco, julgue (C ou E) os itens a seguir.

Julgue (C ou E) os itens seguintes, considerando as posies assumidas pelo Governo brasileiro em relao ao desarmamento e no-proliferao de armas.

( ) As dificuldades polticas e institucionais do MERCOSUL, a fragilidade de seus instrumentos comerciais e o recrudescimento do protecionismo nos pases-membros levaram continuada retrao da corrente de comrcio do Brasil com o bloco nos ltimos cinco anos. ( ) A prioridade brasileira conferida consolidao e expanso do MERCOSUL expressou-se no apoio s iniciativas de aprimoramento institucional do bloco, das quais so exemplos recentes a criao do Fundo de Convergncia Estrutural (FOCEM) e do Parlamento do MERCOSUL. ( ) Com o propsito de agilizar e desburocratizar o intercmbio comercial no mbito do MERCOSUL, o Brasil concebeu e implantou, em conjunto com a Argentina, mecanismo de pagamento em moeda local, o qual pode ser ampliado para os demais pases do bloco. ( ) Com a criao da Unio Sul-Americana de Naes (UNASUL), os instrumentos e as disciplinas comerciais do MERCOSUL devero ser gradativamente transferidos para aquele organismo, a fim de se evitar a duplicidade de regras e facilitar a criao de uma rea de livre comrcio em toda a Amrica do Sul.
QUESTO 32

( ) A preocupao e o interesse com o desenvolvimento


tecnolgico autnomo levaram o Brasil a manter-se, entre os anos sessenta e oitenta do sculo XX, parte dos principais regimes de no-proliferao e de controle de tecnologias sensveis, posio esta revista a partir dos anos noventa do sculo XX, em razo de imperativos polticos e econmicos ditados pela necessidade, de parte do Brasil, de redefinir as bases de sua insero internacional e de garantir acesso a insumos essenciais ao seu desenvolvimento econmico e cientfico-tecnolgico.

( ) Apesar de ter assinado e ratificado o Tratado de NoProliferao Nuclear (TNP) e de submeter-se ao regime de salvaguardas da Agncia Internacional de Energia Nuclear, o Governo brasileiro tem-se revelado

preocupado com o carter discriminatrio do TNP e com eventuais restries ao desenvolvimento autnomo de tecnologia nuclear para fins pacficos, o que justifica a recusa do Brasil em assinar o Protocolo Adicional ao TNP.

Julgue (C ou E) os itens subsequentes, relativos Organizao Mundial do Comrcio (OMC).

( ) A ecloso da crise financeira em setembro de 2008 e o seu aprofundamento, que resultaram no estancamento do comrcio internacional e na suspenso das negociaes da Rodada de Doha, geraram condies para o recrudescimento do protecionismo em escala global. ( ) So desafios centrais para a concluso da Rodada de Doha a definio de modalidades de liberalizao e reduo de subvenes para produtos agrcolas, bem como o fechamento de acordo sobre o acesso a mercados para produtos no-agrcolas. ( ) Os acordos da OMC versam, principalmente, sobre comrcio de bens e de servios e aspectos de direitos de propriedade intelectual relacionados ao comrcio, ficando todos os pases-membros sujeitos s disposies e aos compromissos neles estabelecidos. ( ) A diversificao de agentes, pautas comerciais e modalidades de comrcio bem como a complexidade dos instrumentos e das medidas que conformam as polticas comerciais justificam a necessidade de compromissos e disciplinas multilaterais que orientem as aes dos governos e os agentes comerciais no campo do comrcio internacional.
UnB / CESPE IRBr

( ) As dificuldades e os atrasos no desenvolvimento do


Programa Aeroespacial Brasileiro decorrem do bloqueio ao acesso a tecnologias imposto pelos pases

desenvolvidos e pelos regimes de controle de tecnologias sensveis como o Regime de Controle de Tecnologias de Msseis, no adotado pelo Brasil , o que justifica os esforos do Governo brasileiro de procurar superar tais dificuldades por meio da cooperao sul-sul.

( ) Durante o perodo da Guerra Fria, embora distanciado dos


principais focos de tenso e da corrida armamentista, o Brasil prestou importante contribuio, no plano conceitual, discusso multilateral sobre desarmamento no contexto da Comisso de Desarmamento das Naes Unidas, tendo tambm atuado ativamente em tal matria no contexto do Conselho de Segurana, nas ocasies em que o integrou na condio de membro no-permanente.

PRIMEIRA ETAPA

Caderno BRANCO

Admisso Carreira de Diplomata

QUESTO 34

equitativo para o acesso a mercados para agricultura e produtos industriais.


QUESTO 36

Reformas nas instituies polticas e econmicas internacionais tm sido objeto de debate bem como tm aumentado as articulaes entre diversos grupos de pases. Com relao a esse assunto, assinale a opo correta. A A ampliao do G-8, grupo dos sete pases mais ricos do mundo, aos quais se juntou a Rssia, tem sido cogitada por diversos pases, mas enfrenta a resistncia dos prprios membros do G-8, que no tm aceito manter mecanismos de dilogo com pases em desenvolvimento. B Criado em 1944, na Conferncia de Bretton Woods, o Fundo Monetrio Internacional (FMI) dispe de um processo decisrio concentrado nos pases que detm maior nmero de quotas no Fundo, o que acarreta desequilbrio entre a representao dos interesses desses pases e a dos pases em desenvolvimento. C O G-20 financeiro, que rene as maiores economias industrializadas e emergentes do mundo, totalizando cerca de 85% do PIB mundial, foi criado em 2008 para discutir a crise econmica global. D rgo mximo da ONU responsvel pela manuteno da paz e da segurana internacionais, o Conselho de Segurana tem sido arguido quanto a representatividade e eficcia, situao agravada pelo fato de o Conselho no poder tomar decises nem agir em nome de todos os Estados-membros da Organizao. E O grupo informal de pases denominado BRIC (Brasil, Rssia, ndia e China), embora citado em anlises e estudos econmicos, ainda no props aes conjuntas nem promoveu encontro dos quatro pases integrantes, agrupados sob sigla criada por economistas de um banco de investimentos internacional.
QUESTO 35

A partir de meados da dcada de 90 do sculo passado, a denominada guerra fiscal entre os estados brasileiros intensificou-se. A abertura econmica atraa, ento, novos fluxos externos de investimentos industriais para o pas e estimulava a guerra dos lugares. A respeito desse assunto, julgue (C ou E) os itens que se seguem.

( ) O processo de desconcentrao regional da indstria brasileira favorece o prolongamento da disputa entre as unidades federativas com base na renncia fiscal. ( ) O setor caladista, ameaado pela competio chinesa, reorganizou-se com base nos benefcios da guerra fiscal, privilegiando a relocalizao de plantas industriais nos estados de maior produtividade do Centro-Sul. ( ) O Governo Federal, por meio do Conselho Nacional de Poltica Fazendria, implementou medidas que impediram a queda na arrecadao de impostos estaduais, como o Imposto sobre Circulao de Mercadorias e Prestao de Servios (ICMS). ( ) Segmentos da indstria de avies EMBRAER foram deslocados para estados nordestinos em razo do menor custo da mo de obra, o que garantiu a competitividade internacional dessa indstria.
QUESTO 37

Com relao primeira Cpula da Amrica Latina e do Caribe sobre Integrao e Desenvolvimento (CALC), sediada pelo Brasil, em dezembro de 2008, na Costa do Saupe, na Bahia, julgue (C ou E) os itens seguintes.

Uma das reservas da biosfera existentes no Brasil, reconhecida pela UNESCO em 1991, a da Mata Atlntica, cuja rea de 350 mil km2. Acerca das caractersticas desse bioma e da utilizao de reservas da biosfera, julgue (C ou E) os itens subsequentes.

( ) Os chefes de Estado e de Governo integrantes da Cpula decidiram intensificar o dilogo, a interao e a sinergia entre os mecanismos regionais e sub-regionais de integrao na regio, por meio de projetos comuns e temas prioritrios para os pases envolvidos. ( ) Houve, na conferncia, amplo apoio proposta de reingresso de Cuba no sistema interamericano, alm de manifestaes de condenao do embargo comercial dos Estados Unidos, incluindo-se pedidos para o fim da aplicao de medidas restritivas como a Lei HelmsBurton, que impe sanes a empresas e pases que fizerem negcios com Cuba. ( ) A CALC decidiu, nessa reunio, estabelecer formalmente uma Organizao dos Estados da Amrica Latina e do Caribe, denominada OEALC. ( ) Durante a reunio da CALC, os lderes ressaltaram a urgncia de se promover uma concluso exitosa da Rodada Doha da Organizao Mundial do Comrcio, como garantia da realizao dos objetivos de desenvolvimento, mediante um acordo equilibrado e

( ) O conceito de reserva tem sido internacionalmente adotado, como forma de se destacar a necessidade de conservao, recuperao, desenvolvimento sustentvel e, consequentemente, melhoria da qualidade de vida. ( ) Embora apresentem caractersticas comuns como a densidade da cobertura vegetal e a grande biodiversidade o bioma amaznico e a Mata Atlntica distinguem-se quanto pluviosidade, uma vez que os ndices pluviomtricos daquele so muito superiores aos desta. ( ) O grau de devastao sofrido pela Mata Atlntica explicase, em parte, pela sua localizao, que favoreceu o desenvolvimento dos ciclos econmicos e, mais recentemente, a indstria madeireira. ( ) No Brasil, a poltica ambiental est voltada para a proteo legal de florestas tropicais e de outros biomas, incluindo-se reas de grande interesse ecolgico, como as

UnB / CESPE IRBr

PRIMEIRA ETAPA

Caderno BRANCO

Admisso Carreira de Diplomata

chamadas paisagens de exceo, de que o Pantanal exemplo.

QUESTO 38

Em todos os pases da Amrica Latina, a partir de meados da dcada de 70 do sculo passado, retoma-se a tendncia de queda da mortalidade, tanto a geral como a infantil. No caso do Brasil, como consequncia da generalizao dos servios de sade e do aumento da escolarizao, comea a observar-se uma reduo significativa nos padres histricos da desigualdade regional relativa mortalidade no pas. Alm desses fatores, a ampliao dos servios de saneamento bsico a reas at ento excludas, os programas de sade materno-infantil sobretudo os voltados para o pr-natal , a ampliao da oferta de servios mdico-hospitalares, as campanhas de vacinao, entre outras medidas, em muito colaboraram para a continuidade da reduo dos nveis de mortalidade infantil e infanto-juvenil, principalmente a partir dos anos 80 do sculo XX.
Oliveira Simes, 1997 (com adaptaes).

O grfico a seguir apresenta a evoluo da populao brasileira de acordo com os censos demogrficos, alm de uma projeo dessa evoluo at o ano de 2050.
Evoluo da populao total, segundo os censos demogrficos e projeo Brasil 1950/2050
250 000 000 225 000 000 200 000 000 175 000 000 150 000 000 125 000 000 100 000 000 75 000 000 50 000 000 25 000 000 0 1950 1960 1970 1980 1990 2000 2010 2020 2030 2040 2050 t=0

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenao de Populao e Indicadores Sociais, Projeo da Populao do Brasil por Sexo e Idade para o Perodo de 1980-2050 Reviso 2008.

Tendo as informaes apresentadas acima como referncia, julgue (C ou E) os itens a seguir, relativos evoluo da populao brasileira.

( ) Considerando-se o quadro de altas taxas de mortalidade infantil no Brasil no perodo compreendido entre 1950 e 1970, concluise que o crescimento populacional registrado no grfico para esse perodo deveu-se principalmente aos grandes fluxos imigratrios. ( ) Verifica-se, com base no grfico, que, no Brasil, haver aumento da mortalidade geral a partir de 2040, razo pela qual a populao entrar em processo de decrescimento. ( ) A projeo de desacelerao da taxa de crescimento da populao brasileira evidenciada no grfico tem como um de seus fatores a queda da fecundidade. ( ) No momento histrico correspondente ao ponto mais alto da curva correspondente ao grfico mostrado, a mdia etria do conjunto da populao brasileira ser inferior atual.
QUESTO 39

Rede urbana pode ser definida como um conjunto funcionalmente articulado que reflete e refora as caractersticas sociais e econmicas de um territrio. Em cada regio do mundo, a configurao da rede urbana apresenta especificidades. Com relao a redes urbanas no Brasil, julgue (C ou E) os itens subsequentes.

( ) O avano das fronteiras econmicas, como a agropecuria na regio Centro-Oeste e a mineral na regio Norte, contribuiu para a expanso do sistema de cidades.

UnB / CESPE IRBr

PRIMEIRA ETAPA

Caderno BRANCO

Admisso Carreira de Diplomata

10

( ) Ainda hoje, verifica-se a polarizao exercida pelas metrpoles Rio de Janeiro e So Paulo, por meio da concentrao de indstrias e de servios. ( ) Tal como ocorre com pases desenvolvidos e altamente industrializados, no espao urbano brasileiro predominam as atividades do setor tercirio, que emprega a maior a parte da populao ativa. ( ) No sculo XXI, tem-se observado crescente fluxo migratrio das cidades mdias para as grandes metrpoles nacionais, que ainda se mantm como os maiores plos de atrao populacional do pas.

UnB / CESPE IRBr

PRIMEIRA ETAPA

Caderno BRANCO

Admisso Carreira de Diplomata

11

Vous aimerez peut-être aussi