Vous êtes sur la page 1sur 141

ATUALIDADES

PROF. ALEX MENDES

Instituies Financeiras Bancrias


Bancos Comerciais:
Constitudas em forma de S.A. Executam operaes de crdito de curto prazo Capacidade de criar moeda Tendncia a concentrao via fuses Prestao de servios, pagamento de cheques, cobranas, transferncias, ordens de pagamentos, aluguel de cofres, custdia de valores, operaes de cmbio Classificao:
Bancos de varejo: trabalham com muitos clientes Bancos de negcios: voltados a grandes operaes Private bank: atende pessoas fsicas de renda/patrimnio elevado Personal bank: atende pessoas fsicas de renda elevada e pequenas e mdias empresas Corporate bank: atende pessoas jurdicas de grande porte
2

5/29/2013

Instituies Financeiras Bancrias


Bancos Mltiplos: formados com base nas atividades (carteiras) de quatro instituies: banco comercial, banco de investimento e desenvolvimento, sociedade de crdito, financiamento e investimento e sociedade de crdito imobilirio. Para ser configurada como Banco Mltiplo, uma instituio deve operar pelo menos duas das carteiras mencionadas, sendo uma delas a de Banco Comercial ou Banco de Investimento. Sua criao foi uma evoluo do mercado, que mostrava que a segregao de operaes impunha restries ao setor financeiro com grandes disponibilidades em algumas IF e dficits em outras.
5/29/2013 4

Instituies Financeiras no Bancrias


No tm capacidade de criao de moeda. Bancos de Investimento: grandes fornecedores de crditos de mdio e longo prazo, suprindo os agentes carentes de recursos com fundos para capital de giro e capital fixo. Realizam operaes de maior escala como repasse de recursos oficiais e recursos do exterior. Avais, fianas, custdias, administrao de carteiras de ttulos e valores mobilirios, etc. Usam recursos de terceiros provenientes da colocao de CDB, vendas de cotas de fundos de investimento, emprstimos contratados no pas e no exterior.
5/29/2013 5

Instituies Financeiras no Bancrias


Bancos de Desenvolvimento: instituies pblicas estaduais que visam promover o desenvolvimento econmico e social da regio de atuao. Apoiam o setor privado da economia por meio de emprstimos, financiamentos e arrendamento mercantil. Sua constituio e funcionamento dependem de autorizao do Banco Central.

5/29/2013

Instituies Financeiras no Bancrias


Sociedades de Crdito, Financiamento e Investimento: conhecidas como financeiras, dedicam-se a financiar bens durveis s pessoas fsicas por meio do mecanismo de crdito direto ao consumidor (CDC). Alm dos recursos prprios, a fonte de recursos destas IF, consiste no aceite e colocao de LC no mercado. As LC so emitidas pelo devedor e aceitas pela IF. Crdito com intervenincia: a IF compra os crditos comerciais de uma loja. A empresa comercial emite as LC e a financeira as aceita.
5/29/2013 7

Instituies Financeiras no Bancrias


Sociedades de Arrendamento Mercantil: realizam operaes de leasing de bens nacionais, adquiridos de terceiros e destinados ao uso dos arrendatrios. Os recursos so levantados pela emisso de debntures e emprstimos no pas e no exterior. Os principais tipos de leasing so:
Operacional: similar a um aluguel, realizado pelas empresas fabricantes dos bens. Financeiro: realizado por bancos mltiplos e sociedades de arrendamento mercantil. No final do prazo pode ser exercido o direito de compra pelo valor residual. Lease - back: venda e aluguel automtico de um bem.

5/29/2013

Instituies Financeiras no Bancrias


Cooperativas de Crdito: voltadas a viabilizar crditos a seus associados, alm de prestar determinados servios. Sociedades de Crdito Imobilirio: voltam-se ao financiamento de operaes imobilirias, que envolvem compra e venda de imveis. Prestam apoio a outras operaes do setor imobilirio como loteamentos, incorporaes, etc. Os recursos so levantados por meio de letras imobilirias e cadernetas de poupana. Associaes de Poupana e Emprstimo: IF que atuam tambm na rea habitacional, por meio de financiamentos imobilirios.

5/29/2013

INSTITUIES AUXILIARES

Bolsas de Valores

Sociedades Corretoras de Valores Mobilirios

Sociedades Distribuidoras de Valores Mobilirios

Agentes Autnomos de Investimento

5/29/2013

10

Mercados financeiros
Mercado Financeiro Prazo Objetivo Financiamento do consumo e capital de giro das empresas Financiamento de capital de giro, capital fixo e habitao Controle da liquidez monetria da economia e suprimentos de desencaixes Transformao de valores em moeda estrangeira em nacional e viceversa Intermediao financeira Mercado de Crdito Curto, Mdio e Aleatrio Bancrio e no-Bancrio

Mercado de Capitais

Mdio, Longo e Indeterminado

No-Bancrio

Mercado Monetrio

Curto e Curtssimo

Bancrio e no-Bancrio

Mercado Cambial

Curto e Vista

Bancrio e Auxiliares (Corretoras)

Anbid
Principais atribuies: auto-regulao de Fundos de Investimento; auto-regulao das ofertas pblicas de ttulos e valores mobilirios e auto-regulao do Programa de Certificao Continuada.

OUTROS PARTICIPANTES VINCULADOS AO SFN

Agncias de Fomento Comercial (Factoring)


So empresas comerciais(no financeiras) regulamentadas pelo BC, que operam por meio de aquisies de duplicatas e cheques, de forma similar a uma operao de desconto bancrio. Para isto, cobram juros e repassam para os clientes o resultado lquido da operao.

Sociedades de Arrendamento Mercantil (Leasing)


Leasing, assemelha-se a locao de um bem, tendo o cliente ao final do contrato, as opes de renov-la, de adquirir o equipamento pelo valor residual fixado em contrato ou devolve-lo a Empresa.

Agncia de Classificao de Risco Empresa de avaliao e classificao de risco (rating ) O rating se define como: - Capacidade do emitente de pagar o principal e os juros de um ttulo emitido. - Classificao de riscos de um banco, de um pais ou de um ativo; - A classificao expressa em termos de qualidade ( excelente a pssima ) ou nvel de risco ( investiment grade/ inadimplente )

OUTROS PARTICIPANTES VINCULADOS AO SFN


Estas so as formas de classificao das principais agncias internacionais e nacionais de rating.

Moody`s Aaa Aa A Baa Ba B Caa C

Fitch AAA AA A BBB BB B CCC C DDD DD D

S&P AAA AA A BBB BB B CCC C DDD DD D

Significado Mais Alta Qualidade Alta Qualidade Qualidade Mdia/Alta Qualidade Mdia Predominantemente Especulativo Especulativo, baixa classificao Inadimplemento Prximo Mais baixa qualidade, sem interesse Inadimplente, em atraso, valor questionvel Inadimplente, em atraso, valor questionvel Inadimplente, em atraso, valor questionvel

Frana legaliza unio entre casais do mesmo sexo


A Frana tornou-se o 14o. pas (o nono europeu) a legalizar o casamento gay, aprovado na Assembleia Nacional em 23 de abril por 331 votos favorveis e 225 contrrios. A nova legislao prev tambm a adoo de crianas por casais gays. Foram cinco meses de discusso entre os apoiadores da proposta do presidente Franois Hollande e crticos de partidos de direita e de religiosos. Houve tambm violentos protestos contra a medida.

Desde 2000, 14 pases do mundo aprovaram mudanas na legislao para permitir o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo: frica do Sul, Argentina, Blgica, Canad, Espanha, Frana, Holanda, Islndia, Noruega, Nova Zelndia, Portugal, Sucia, Portugal e Uruguai. Nos Estados Unidos, o casamento gay j permitido em nove Estados e proibido em 38. Na Amrica do Sul, regio que concentra a maior parte dos catlicos do mundo, os parlamentos da Argentina e do Uruguai aprovaram o casamento e a adoo.

No Brasil, o Supremo Tribunal Federal reconheceu, em maio de 2011, unio afetiva homoestvel, abrindo caminho para uma legislao especfica sobre o tema. Desde ento mais de 400 casais gay oficializaram a unio, que hoje, na falta de legislao especfica sobre o tema, depende da aprovao em tribunais.

Atentado em Boston
Antecedentes 11/09/2001 Doutrina Bush Ocupao do Afeganisto e Iraque Atentados na Espanha e Inglaterra Captura e morte de Bin Laden

Trs pessoas morreram, entre elas um menino de 8 anos, e mais de 170 ficaram feridas na exploso de duas bombas na maratona de Boston, uma das mais tradicionais do mundo. O ataque foi o mais grave cometido em territrio americano desde os atentados de 11 de setembro de 2001 e envolve questes como o preconceito tnico e religioso, a reforma da imigrao nos Estados Unidos e a relao do pas com o mundo muulmano. Os irmos Dzhokhar e Tamerlan Tsarnaev, imigrantes da Tchetchnia, foram apontados como os responsveis pelas exploses. Tamerlan, 26, morreu em um tiroteio com a polcia, enquanto Dzhokhar, 19, foi ferido e preso.

O atentado, segundo a polcia, teria motivao religiosa. Os irmos so imigrantes da regio do Cucaso do Norte, onde pases de maioria islmica lutam desde os anos 1990 para se tornarem independentes da Rssia Crimes dessa natureza, nos Estados Unidos, prejudicam a imagem dos imigrantes e das minorias religiosas. O ataque aconteceu em meio a um debate sobre a reforma das leis de imigrao, que objetiva regularizar a situao dos imigrantes ilegais no pas. No Brasil, os atentados terroristas deixaram as autoridades em alerta para a preparao de eventos como a visita do Papa Francisco, a Copa do Mundo (2014) e os Jogos Olmpicos (2016).

Imigrao no Brasil
Antecedentes: Recuperao economica aps plano real Incluso nos Brics Crise nos pases vizinhos Crise economica mundial Situao: O Brasil sempre foi conhecido por ser um pas aberto aos demais povos, no impondo restries em suas fronteiras.

Nos ltimos anos, porm, o crescimento da economia, em meio crise financeira que atingiu a Europa e os Estados Unidos, tornou o pas atrativo para uma massa de imigrantes vindos de pases pobres. A questo que muitos Estados, principalmente da regio Norte, no possuem estrutura de apoio para receber esses imigrantes, a maioria ilegais. E a poltica da nao acolhedora acaba gerando uma crise social. A situao mais grave acontece no Acre, onde cerca de 1,3 mil refugiados vivem em condies precrias, em abrigos improvisados, sem assistncia mdica ou alimentao adequada.

O Acre decretou situao de emergncia humanitria no Estado. A rota imigratria comeou em 2010, quando um terremoto devastou o Haiti, matando cerca de 200 mil habitantes. Aps a tragdia, muitos haitianos deixaram a ilha e vieram para o Brasil em busca de emprego. A rota aberta pelos haitianos tambm atraiu imigrantes de outras nacionalidades, como senegaleses, nigerianos, dominicanos e indianos. No caso de estrangeiros vindos de pases africanos em guerra, a documentao diferente, pois eles devem requerer a condio de refugiados.

Tal migrao provoca uma sobrecarga nos servios, como rede bancria, restaurantes e transporte pblico. Os haitianos e africanos somam, estima-se, 10% da populao de Brasileia.

Coiotes Outro problema trazido pela rota haitiana so as redes clandestinas de imigrao, nas quais intermedirios conhecidos como coiotes atuam em pases vizinhos, como Equador, Peru e Bolvia, para trazer os estrangeiros para o Brasil. Neste caso, o governo brasileiro pediu para que as autoridades desses pases intensifiquem a fiscalizao em suas fronteiras.

Poltica Migratria A crise envolvendo os haitianos no Acre mostrou a necessidade de discutir polticas de imigrao, para evitar os impactos negativos sobre a economia e sociedade em Estados que no esto preparados para uma chegada em massa de estrangeiros. Dcadas atrs, brasileiros buscavam melhores condies de vida em pases da Europa, Estados Unidos e Japo, onde enfrentavam restries e preconceitos de rgidas leis imigratrias.

Hoje, o Brasil uma potncia emergente e uma vitrine para o restante do mundo, por conta da descoberta do pr-sal e da realizao de eventos mundiais, como as Olimpadas e a Copa do Mundo. Para lidar com essa situao indita, o governo enfrenta dilemas parecidos ainda que em menor escala dos enfrentados pelos americanos, na fronteira com o Mxico, e pelos europeus, com imigrantes africanos e rabes.

Margaret Thatcher (1925-2013)


Antecedentes: Crise do Petrleo Crise do Estado de bem-estar social Crise do Keynesianismo Volta do pensamento liberal (neoliberal) Situao: Margaret Thatcher morreu em 8 de abril, aos 87 anos, aps sofrer um derrame.

Ela foi a primeira e at hoje nica mulher a chefiar o governo no Reino Unido, reeleita primeiraministra em trs mandatos consecutivos. Nesse perodo de onze anos (1979-1990), tornou-se tambm uma das lderes polticas mais influentes do sculo 20. O apelido de Dama de Ferro foi dado pela imprensa sovitica nos anos 1970, para caracterizar sua forte oposio aos regimes comunistas. Na esfera internacional, Thatcher contribuiu para mudar a relao entre o mercado financeiro e o Estado.

Nos anos 1980, ela foi a expoente da doutrina neoliberal, que defendia a desregulamentao da economia e a diminuio do papel do Estado. Esse modelo de poltica econmica se tornaria hegemnico no mundo capitalista, sendo adotado no Brasil durante o governo de Fernando Collor de Melo (1990-1992). Outra caracterstica de seu governo foi a aliana com o presidente americano Ronald Reagan (1981-1989). Juntos, foram os principais opositores da ex-Unio Sovitica, no auge da Guerra Fria (1945-1991).

No final dos anos 1980, a premi foi a primeira chefe de Estado ocidental a endossar as reformas polticas e econmicas no regime sovitico, promovidas por Mikhail Gorbatchev. Essas reformas levariam ao fim da Guerra Fria e a queda do comunismo na Europa. Mais polmicos foram os apoios ao apartheid, regime de segregao racial em vigor na frica do Sul (1948-1994), e ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990) no Chile, uma das mais violentas na Amrica Latina.

Zona do euro Em 1987, quando foi reeleita pela segunda vez, o Reino Unido j registrava um crescimento de 5%. Mas a aprovao da primeira-ministra continuava baixa, sobretudo aps a adoo, em 1990, do poll tax, uma espcie de imposto regressivo em que os mais pobres pagam proporcionalmente mais do que os ricos. Outro motivo de discrdia foi a recusa em aceitar a incluso do Reino Unido na zona do euro. Thatcher renunciou ao cargo em 22 de novembro de 1990. Ela retirou-se da vida pblica em 2002, depois de sofrer uma srie de pequenos derrames

Tenso nuclear na pennsula coreana


Antecedentes Diviso da pennsula coreana no ps-guerra Guerra da Coria (1950-53) Armisticio Apoio da URSS e China a CN Crise na CN aps fim da bipolaridade Armas nucleares

Situao Novas ameaas da Coreia do Norte contra a vizinha do Sul e os Estados Unidos aumentaram a tenso na pennsula coreana. Para especialistas, contudo, o governo norte-coreano no pretende comear uma guerra (o que seria suicdio), mas apenas romper o isolamento, forando um canal de negociaes com o Ocidente, e consolidar o regime comunista com demonstraes de poder. Nos ltimos meses, o regime de Pyongyang fez testes com armas nucleares e mssil de longo alcance, contrariando a ONU.

Os discursos tornaram-se mais agressivos, com a declarao de estado de guerra com a Coreia do Sul e, por fim, o comunicado oficial de que o Exrcito norte-coreano estava pronto para atacar os Estados Unidos. Em resposta, os Estados Unidos e a Coreia do Sul iniciaram exerccios militares em conjunto. Desde 2006, o governo norte-coreano sofre presso internacional para que desista de seu programa nuclear. O pas governado h mais de meio sculo pela famlia de Kim Jong-un, que em 2011 substituiu o pai, Kim Jong-il, na ditadura.

O jovem repete agora a mesma estratgia empregada pelo pai h quatro anos, usando armamentos nucleares para chamar a ateno de Washington e negociar o fim das sanes contra o regime comunista.

Inflao faz Copom elevar Selic a 7,5%, primeira alta desde 2011
Para tentar conter a inflao elevada, o Comit de Poltica Monetria (Copom) do Banco Central decidiu nesta quarta-feira (17) elevar a taxa de juros de 7,25% para 7,5% ao ano. Trata-se da primeira elevao da Selic desde julho de 2011 quando a taxa subiu de 12,25% para 12,5%. A deciso, j esperada por parte dos analistas de mercado, interrompe o perodo de juros na mnima histrica, que nos ltimos meses havia levado ao barateamento do crdito, com consequente aumento do consumo pelas famlias brasileiras

A taxa de 7,25% era o menor patamar histrico da Selic e vigorava desde outubro de 2012. O Comit avalia que o nvel elevado da inflao e a disperso de aumentos de preos, entre outros fatores, contribuem para que a inflao mostre resistncia e ensejam uma resposta poltica monetria, diz nota divulgada pelo Banco Central na, aps o fim da reunio do Copom, e que justifica a elevao da Selic. Por outro lado, o Copom pondera que incertezas internas e, principalmente, externas cercam o cenrio prospectivo para a inflao e recomendam que a poltica monetria seja administrada com cautela, completa a nota, indicando a explicao para a alta de apenas 0,25 ponto percentual, a menor praticada pelo Banco Central.

Inflao O aumento da Selic ocorre num momento em que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE) divulgou que o IPCA acumula alta de 6,59% em 12 meses at maro, acima do teto da meta de inflao estabelecida pelo BC para o ano. Com a alta dos juros, o Banco Central mira justamente a inflao. A deciso deve levar a um encarecimento do crdito, o que deve levar as famlias a frearem o consumo. Com menos compras, a tendncia que o preo dos produtos caia.

Efeito no PIB No ano passado, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,9%. Com a alta dos juros nesse momento, a previso de que a retomada do crescimento da economia brasileira fique mais difcil com impacto na criao de empregos e no salrio dos trabalhadores. Sistema de metas de inflao Pelo sistema de metas que vigora no Brasil, o BC tem de calibrar os juros para atingir as metas prestabelecidas, tendo por base o ndice Nacional de Preos ao Consumidor Amplo (IPCA).

Ao subir os juros, o BC atua para controlar a inflao e, ao baix-los, julga, teoricamente, que a inflao est compatvel com a meta. Para 2013 e 2014, a meta central de inflao de 4,5%, com um intervalo de tolerncia de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Deste modo, o IPCA pode ficar entre 2,5% e 6,5% sem que a meta seja formalmente descumprida.

Rendimento da poupana A elevao dos juros bsicos aumenta a rentabilidade da caderneta de poupana. Pelas regras definidas pelo governo, a poupana passou a ser atrelada aos juros bsicos da economia, rendendo 70% da aplicao, mais a Taxa Referencial, quando a taxa bsica estiver abaixo de 8,5% ao ano. Com juros em 7,5% ao ano, a remunerao da poupana sobe de 5,07% para 5,25% ao ano mais TR. Antes da mudana das regras, a poupana rendia, pelo menos, 6,17% ao ano, mais TR. Na poupana, porm, no cobrada taxa de administrao e nem Imposto de Renda (IR) - ao contrrio dos investimentos em fundos.

Chechnia
A caa pelos terroristas responsveis pelo atentado em Boston colocou os Estados Unidos e o mundo diante de uma intricada parte da histria mundial, na instvel regio do Cucaso, que envolve questes tnicas, lingusticas, religiosas e polticas. A origem exata dos irmos Dzhokhar e Tamerlan Tsarnaev, ainda no est clara. Autoridades do Quirguisto (localizado na sia Central, ex-Repblica Sovitica) sugerem que ambos nasceram no pas e so de etnia chechena, enquanto familiares afirmam que Tamerlan na verdade nasceu no Daguesto, territrio russo vizinho da Chechnia.

Seus pais teriam vivido no Daguesto, no Quirguisto e no Casaquisto, antes de se mudar para os Estados Unidos, aps receberem asilo poltico do governo americano. A Chechnia, parte do territrio russo, possui 1,3 milho de habitantes e est localizada no norte do Cucaso, entre o mar Negro e o mar Cspio. Ao contrrio dos pases localizados no sul do Cucaso, como Gergia, Armnia e Azerbaijo, o norte do Cucaso continua pertencendo Rssia aps o colapso da Unio Sovitica e enfrenta uma instabilidade perene. Atos violentos so comuns.

Seu terreno acidentado abre espao para divises tnicas e lingusticas - s no Daguesto, h 40 grupos diferentes. Manter controle sobre a regio tem sido um imperativo geopoltico para Moscou. Disputas O Cucaso um ponto estratgico de defesa para a Rssia, pois ao Sul se encontram duas grandes naes muulmanas, a Turquia e o Ir. No final da dcada de 1980, vrias repblicas iniciaram seu movimento emancipacionista o que no foi concedido aChechnia.

Religio Embora os conflitos com a Rssia tenham comeado a partir da aspirao separatista dos diferentes grupos caucasianos, aos poucos a religio se tornou um ponto importante de disputa. A Chechnia, assim como os vizinhos Daguesto e Inguchtia, tem uma populao de maioria muulmana. As guerras contra os russos ganharam conotao de jihad para certos grupos chechenos, que conseguiram atrair combatentes islmicos de outros pases e apoio material e ideolgico de governos como o da Arbia Saudita.

Explorando as divises internas entre nacionalistas e islamitas chechenos, a Rssia conseguiu reprimir os separatistas, mas no eliminar os conflitos na regio. Os grupos extremistas islmicos continuaram tentando reunir recursos para estabelecer um califado em todo o norte do Cucaso, muitas vezes lanando mo de tticas terroristas.

Guerra do Iraque, dez anos depois Dez anos atrs, foras dos Estados Unidos e do Reino Unido lanaram uma ofensiva militar contra o Iraque, para derrubar o regime de Saddam Hussein e tirar suas armas de destruio em massa que, na verdade, no existiam, como j afirmara o regime do ditador iraquiano. Em 21 dias, Bagd sucumbiu aos americanos, que comemoraram o que parecia uma fcil vitria contra um opressor e moribundo regime.

Uma nova guerra dentro da guerra, porm, comearia pouco depois, com uma poderosa insurgncia sunita, seguida de um sangrento conflito civil entre sunitas e xiitas, no qual as foras dos Estados Unidos fizeram o papel de algozes e alvos. Depois de uma dcada e pouco mais de um ano aps a sada das tropas americanas do pas , quem afinal foram os principais vencedores e perdedores?

VENCEDORES Ir At 2001, o regime dos aiatols no Ir estava pressionado por dois grandes inimigos, um de cada lado. A leste, o Taleb governava o Afeganisto com sua peculiar verso fundamentalista sunita do Isl, cujo maior inimigo eram exatamente os xiitas iranianos. Teer financiava os rebeldes que enfrentavam o Taleb, alm de lidar com a entrada de dezenas de milhares de refugiados afegos em seu territrio. A oeste, o Ir tinha Saddam Hussein, que invadiu o territrio iraniano em 1980, dando incio a oito anos de uma sangrenta guerra na qual Saddam usou inclusive armas qumicas contra os iranianos.

Num curto espao de dois anos, os Estados Unidos deram um grande presente ao Ir: livrou-se dos seus dois grandes inimigos. Sem disparar um tiro, os aiatols viram a expulso do Taleb e de Saddam Hussein das vizinhanas e avanaram em seu papel de potncia regional. Alm disso, o Iraque passou a ser comandado pelos xiitas locais, antes reprimidos por Saddam e hoje responsveis pela aproximao do pas com Teer.

Curdos iraquianos Presentes no norte do pas, os 5 milhes de curdos iraquianos j desfrutavam de significativa autonomia desde 1991, quando uma zona de excluso area estabelecida pelos Estados Unidos e pelo Reino Unido para proteger a populao local de ataques de Saddam Hussein. Ajudados pela produo de petrleo local, os curdos tm hoje a melhor qualidade de vida do pas e esto protegidos pela Constitiuio de 2005. Turquia A queda de Saddam Hussein ressaltou a importncia geopoltica da Turquia.

Os Estados Unidos rapidamente descobriram que precisavam dos turcos para manter a estabilidade no Curdisto, ao norte, e hoje so obrigados a reconhecer a fora e influncia do pas em toda a regio. Nos ltimos anos, o governo islmico de uma Turquia secular adotou uma diplomacia mais agressiva, inclusive enfrentando Israel, seu antigo aliado. Apoiou os movimentos por democracia da Primavera rabe e abandonou o governo de Bashar Assad ainda no incio da rebelio na Sria. Com isso aproximou-se do grupo palestino Hamas, que governa a Faixa de Gaza.

Fundamentalistas sunitas A invaso do Iraque criou um campo frtil para os extremistas da Al-Qaeda, que expandiram sua atuao com a criao da filial Al-Qaeda no Iraque. . Democracia Apesar de falha e imposta por foras estrangeiras, por meio de uma invaso polmica e mal planejada, a atual democracia iraquiana fortaleceu a ideia de que dspotas no so a nica soluo poltica para o Mundo rabe. A partir do final de 2010, a partir da Tunsia, diversos movimentos rebeldes surgiram na regio. Os regimes tunisiano, egpcio e lbio foram derrubados, e uma guerra civil segue devastando a Sria.

PERDEDORES Saddam Hussein Por mais que Saddam acreditasse em uma ressurreio poltica tardia que o salvasse da morte e o reabilitasse, a invaso americana e britnica no lhe deu chance. Seu regime caiu em 9 de abril de 2003, e sua fuga durou poucos meses. Preso e condenado pela nova ordem, formada por aqueles que ele prendeu e torturou durante dcadas, Saddam foi executado na forca em 30 de dezembro de 2006.

Republicanos O governo de George W. Bush comeou a desabar em 2006, quando o eleitorado deu o comando do Senado aos democratas, aps o aumento da violncia no Iraque, a descoberta de que Saddam no tinha armas de destruio em massa e escndalos como o da priso de Abu Ghraib imagens de iraquianos sendo torturados por tropas americanas. Bush, entretanto, no conseguiu se redimir. A crise econmica que estourou em 2008 empurrou desfiladeiro abaixo um governo j pessimamente avaliado, e seu partido, o Republicano, nunca conseguiu se recuperar.

Israel A retirada de Saddam Hussein do poder fortaleceu o Ir, hoje a maior preocupao do governo de Israel. Alm disso, com o avano do conceito de democracia entre os rabes, a ocupao israelense de territrios palestinos torna-se incongruente com a realidade e cada vez mais impopular na comunidade internacional. Israel ainda no fez nada a respeito, mas a presso aumenta. Iraquianos A populao do Iraque livrou-se de seu ditador sanguinrio e tem hoje um regime relativamente democrtico.

Noruega a primeira colocada no IDH pelo quarto ano consecutivo Pela quarta vez consecutiva, a Noruega ocupa o primeiro lugar entre os pases com maior IDH (ndice de Desenvolvimento Humano), de acordo com relatrio divulgado pelo Pnud (Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento), com os dados referentes a 2012. O que coloca a Noruega em vantagem em relao aos outros nove pases que compem a lista dos dez melhores a renda nacional bruta per capita: US$ 48.688.

Noruega a primeira colocada no IDH pelo quarto ano consecutivo Pela quarta vez consecutiva, a Noruega ocupa o primeiro lugar entre os pases com maior IDH (ndice de Desenvolvimento Humano), de acordo com relatrio divulgado pelo Pnud (Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento), com os dados referentes a 2012. O que coloca a Noruega em vantagem em relao aos outros nove pases que compem a lista dos dez melhores a renda nacional bruta per capita: US$ 48.688.

1. Prova: VUNESP - 2013 - TJ-SP - Escrevente Tcnico Judicirio

O texto, publicado em 17 de dezembro de 2012 no portal de notcias da EBC (Empresa Brasil de Comunicao), refere- se luta:

a) contra a aprovao do Cdigo Florestal, que determina o isolamento das comunidades indgenas em reas que no servem para o plantio. b) contra a expulso dos ndios Guarani-Kaiow, no Mato Grosso do Sul, depois da deciso judicial favorvel aos fazendeiros. c) da sociedade civil, a favor do resgate da memria das comunidades indgenas que perderam suas terras na poca da ditadura. d) de setores distintos da sociedade, favorveis aprovao da Lei de Cotas no Brasil, que amplia o acesso das minorias universidade pblica. e) pela integrao das comunidades indgenas da regio amaznica aos projetos de proteo do meio ambiente.

2. Prova: VUNESP - 2013 - TJ-SP - Escrevente Tcnico

Segundo a grande imprensa, Joaquim Barbosa, de origem humilde, foi responsvel por mudar o Brasil, pois a) liderou as principais manifestaes sociais contra a corrupo. b) tornou-se um dos maiores esportistas brasileiros do ltimo sculo. c) adotou poltica para promover melhor distribuio de renda. d) relatou o processo conhecido por mensalo. e) denunciou, no Congresso Nacional, os esquemas de corrupo no pas.

Em outubro de 2012, a imprensa destacou amplamente o processo eleitoral. Com acusaes de ambos os lados, as eleies foram acompanhadas por observadores internacionais, dentre eles, o ex-presidente dos EUA, Jimmy Carter, que garantiu a legitimidade do processo. O pas envolto na polmica foi:
a) a Colmbia, por conta da ameaa dos grupos guerrilheiros. b) a Argentina, devido s acusaes da grande imprensa. c) a Bolvia, devido aos conflitos entre proprietrios rurais e povos indgenas. d) a Venezuela, devido disputa entre Hugo Chvez e os grupos de oposio. e) a Nicargua, com a tentativa sandinista de voltar ao poder.

3. Prova: VUNESP - 2013 - TJ-SP - Escrevente Tcnico

Taxa de desemprego na zona do euro chega a nvel recorde

4. Prova: VUNESP - 2013 - TJ-SP - Escrevente Tcnico

Essa foi a manchete do portal de notcias da BBC Brasil, em 30 de novembro de 2012. A situao mais grave em a) Alemanha e Irlanda. b) Blgica e Holanda. c) Portugal e Inglaterra. d) Frana e ustria. e) Espanha e Grcia.

5. Prova: CESPE - 2013 - IBAMA - Analista Ambiental

No que se refere Conferncia Rio+20 e suas implicaes para o meio ambiente, julgue os seguintes itens. Uma das conquistas da Rio+20 foi o estabelecimento de um processo intergovernamental sobre os objetivos do desenvolvimento sustentvel global, a ser acordado pela Assembleia Geral das Naes Unidas. Certo Errado

6. Prova: CESPE - 2013 - IBAMA - Analista Ambiental

No que se refere Conferncia Rio+20 e suas implicaes para o meio ambiente, julgue os seguintes itens. Essa conferncia foi marcada pela assinatura da Agenda 21, em que vinte e sete princpios relativos ao desenvolvimento sustentvel foram assumidos por todos os Estados-membro presentes. Certo Errado

7. Prova: CESPE - 2013 - IBAMA - Analista Ambiental

No que se refere Conferncia Rio+20 e suas implicaes para o meio ambiente, julgue os seguintes itens. O governo brasileiro, sob o influxo da Rio+20, instituiu, por lei, a Poltica Nacional de Mudanas Climticas, que estabelece para o pas metas de reduo de suas emisses de CO2 at o ano de 2020. Certo Errado

8. Prova: CESPE - 2013 - MME - Assistente Administrativo Em 2012, o prmio Nobel da Paz foi conferido a) a Albert Arnold (Al) Gore Jr., poltico estadunidense, por lutar pela preservao do meio ambiente. b) ao presidente da Libria, Ellen Johnson Sirleaf, militante Leymah Gbowee, tambm liberiana, e jornalista e ativista iemenita Tawakkul Karman. c) ao presidente dos Estados Unidos da Amrica, Barack Obama, pelo esforo realizado para reduzir o estoque mundial de armas nucleares. d) Unio Europeia, pelo papel que o bloco europeu exerceu na promoo da unio do continente. e) a Marine Le Pen, ex-candidata presidncia da Frana, pelo trabalho na elaborao de normas jurdicas que promoveram a integrao dos imigrantes estrangeiros ao pas.

9. Prova: CESPE - 2013 - MME - Assistente Administrativo Considerando o atual estgio de desenvolvimento da economia brasileira e a participao do Brasil no mercado internacional, assinale a opo correta. a) Nos ltimos anos, o Brasil se consolidou como um dos maiores produtores e exportadores mundiais de alimentos e fibras, exportando para mais de 180 pases, entre eles a China e os Estados Unidos da Amrica (EUA), alm de pases do MERCOSUL e da Unio Europeia. b) A concesso iniciativa privada de doze trechos de rodovias no pas inclui-se entre as metas do governo federal para alavancar o setor econmico brasileiro em 2013.

c) Figura entre as metas do governo federal a privatizao de todos os aeroportos do pas, com o objetivo de torn-los mais eficientes, j que eventos importantes acontecero no pas, como a Copa do Mundo de futebol e os Jogos Olmpicos. d) A partir do resultado do PIB (produto interno bruto) do ano de 2012, pode-se dizer que o Brasil cresceu 4,3%, ndice que comprova a posio de sexta economia do mundo. e) O Canad , atualmente, o maior importador mundial de soja. Seus investimentos realizados na soja brasileira, com vistas a garantir o fornecimento adequado, incluem a aplicao de recursos em indstrias e portos no Brasil.

10. Prova: CESPE - 2013 - MME - Assistente AdministrativoDisciplina: Atualidades Em relao ao movimento denominado Primavera rabe, assinale a opo correta. a) O no cumprimento de reformas democrticas na Sria exacerbou os nimos de opositores ao regime do presidente Bashar al-Assad, o que originou uma srie de protestos com o objetivo de derrubar o governo do presidente. b) O presidente do Egito, Muammar Kadafi, um dos ditadores que ainda resiste onda de revolues da Primavera rabe. c) O prolongado episdio de guerra na Lbia provocou mudanas histricas e culminou com a queda do ditador Hosni Mubarak.

d) Israel um dos protagonistas das tenses no Oriente Mdio. A deposio do presidente Benjamin Netanyahu, realizada por seus opositores, deu incio a uma guerra civil no pas. e) A Primavera rabe provocou mudanas histricas surpreendentes. Nesse momento histrico, o primeiro ditador deposto foi o presidente do Ir, Mahmoud Ahmadinejad.

Presos de Guantnamo chegam aos 100 dias de greve de fome Antecedentes Ataque 11/09 Doutrina Bush Ocupao do Afeganistao e Iraque Presos em Guantnamo

Quase 130 dos 166 detentos (78,3%) da Priso de Guantnamo, na Base Naval dos Estados Unidos em Cuba, chegaram aos 100 dias sem ingerir alimentos. Os presos acusam os funcionrios do presdio americano de abusos e maus-tratos, o que teria motivado a greve de fome. Segundo os defensores dos presos, pelo menos 30 vm sendo alimentados fora h algumas semanas e cinco estariam hospitalizados dentro da Base Naval. Os presos denunciam que so alimentados sob tortura, em procedimento doloroso, e que tambm recebem castigos por se negar a comer.

O Exrcito americano reconheceu que cerca de 30 grevistas recebem comida fora, mas segundo as denncias dos advogados, para receber a alimentao forada os presos so acorrentados em cadeiras e recebem a comida por um tubo largo que introduzido em suas fossas nasais e que chega ao estmago com nutrientes lquidos. O protesto comeou em fevereiro, quando um grupo pequeno decidiu iniciar a greve de fome. Alm dos maus-tratos, os detentos reclamam que os responsveis pela segurana profanam o Alcoro livro sagrado dos mulumanos - e se apropriam de objetos pessoais dos presos.

Os advogados tm relatado que outra reclamao dos detentos a indefinio sobre os tempos de pena que cumprem em Guantnamo. Recentemente uma Comisso da Cruz Vermelha Internacional visitou a priso para averiguar as instalaes carcerrias e o estado de sade dos presos. De acordo com o organismo, a situao crtica dentro do presdio e h risco de uma crise humanitria. A maioria dos presos de Guantnamo foi detida por foras militares americanas no Afeganisto e Paquisto.

H alguns dias, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, falou sobre o tema e prometeu trabalhar para conseguir transferir os 166 presos. Cuba tambm j se manifestou para que a priso seja retirada de seu territrio. A priso est localizada em uma base militar dos Estados Unidos, na Baa de Guantnamo, parte arrendada da ilha cubana pelo governo americano em 1903.

VISITA DE YOANI SANCHEZ AO BRASIL


A visita da blogueira cubana Yoani Snchez ao Brasil, em fevereiro de 2013, para a divulgao de um documentrio com sua participao causou uma srie de manifestaes e debates nos locais pelos quais ela passou. Criadora do blog Generacin Y, Yoani causa polmica com seus posicionamentos crticos falta de liberdade de expresso e em defesa dos direitos humanos em Cuba.

No Brasil, os grupos polticos simpticos ao regime instaurado em 1959, com a Revoluo Cubana, veem Yoani Snchez como uma pea de marketing poltico, financiada por grupos capitalistas que tm interesse no fim do regime dos irmos Castro na ilha caribenha. J os grupos defensores da blogueira viram em sua visita um meio de criticar o dito socialista regime cubano, defendendo a implantao de um regime liberal e a abertura economia de mercado em Cuba. A notcia da visita de Yoani Snchez ao Brasil tem aspecto importante por ser ponto de partida para se debater a liberdade de expresso e as restries a esta liberdade, alm do momento histrico pelo qual passa Cuba, marcado por um lento processo de mudanas do regime iniciado com a Revoluo de 1959.

Histria de Cuba O primeiro perodo o colonial, cuja metrpole espanhola explorava a ilha com o objetivo de produzir principalmente acar e tabaco, em grandes latifndios monocultores utilizando mo de obra de africanos escravizados. O segundo perodo o da independncia e da aproximao com o extenso vizinho do Norte, os EUA. Essa independncia s foi possvel com o apoio militar e financeiro dos EUA. O resultado foi a dominao estadunidense na ilha at o fim da dcada de 1950. O primeiro momento da dominao se deu com a assinatura da Emenda Platt, em 1901, um dispositivo legislativo que garantiria a interveno poltica e militar dos EUA em Cuba at 1933.

Histria de Cuba
O resultado prtico foi a transformao da ilha em um protetorado estadunidense, onde os capitalistas dos EUA puderam investir na produo agrcola atravs de grandes propriedades e transformar Cuba em rea de atrao turstica e de lazer, ligada a jogos e prostituio. Esses seriam os motivos pelos quais lutaram os guerrilheiros comandados por Fidel Castro a partir de meados da dcada de 1950. Neste momento, temos o terceiro perodo da histria, inaugurado com a Revoluo Cubana de 1959. Inicialmente, o regime tinha um carter nacionalista e efetuou nacionalizaes de empresas, alm de realizar uma reforma agrria que desagradou os investidores dos EUA.

A animosidade dos EUA com a Cuba revolucionria ocorreria a partir da tentativa de invaso na Baa dos Porcos em 1961, que resultou na ruptura diplomtica entre os dois pases. Ao mesmo tempo, Fidel Castro negociou uma aproximao com a URSS, acirrando os nimos durante a Guerra Fria. Em 1962, o envio de msseis soviticos a Cuba (distante 150 km da costa da Flrida) gerou a Crise dos Msseis, que quase ocasionou um conflito nuclear. A partir da, Cuba foi expulsa da Organizao dos Estados Americanos (OEA), distanciou-se dos demais pases americanos e conheceu um embargo econmico dos EUA que se faz sentir at os dias atuais.

Mas a proximidade com a URSS lhe garantiu uma grande fonte de riqueza, atravs da venda aos pases soviticos de seus produtos agrcolas. Com esse dinheiro foi possvel investir em sade e educao, principalmente, erradicando o analfabetismo e criando um dos melhores sistemas de sade do mundo. Mas no mbito poltico, o regime manteve a dominao de um partido nico, o Partido Comunista Cubano, que impedia a participao de opositores. O quarto perodo se iniciou com o fim da URSS e, consequentemente, com o fim dos recursos financeiros que vinham daquele pas.

O resultado foi uma crise econmica na dcada de 1990, que s seria lentamente recuperada atravs da aproximao com a Venezuela comandada por Hugo Chvez, a partir de 1998. Com isso, Cuba conseguiu ter acesso a produtos essenciais sobrevivncia de sua populao, como o petrleo. Outra sada foi a abertura ao investimento estrangeiro no turismo da bela ilha, o que garantiu outra fonte de recursos.

Entretanto, em meados de 2000, a situao mudou novamente. Fidel Castro, j idoso e doente, renunciou ao posto de chefe de Estado, passando a funo a seu irmo, Ral Castro. A funo de Ral Castro seria comandar o processo de transio econmica e poltica de Cuba, com o intuito de romper o embargo econmico e abrir as instituies polticas populao que no se insere no Partido Comunista Cubano. O objetivo encontrar caminho para a resoluo das contradies sociais do pas.

As medidas de abertura se deram no sentido de garantir uma ao econmica que no tenha necessariamente a intermediao do Estado, liberando a venda de veculos e a formao de pequenas empresas comerciais, alm de acesso a meios de comunicao, como a internet e celulares. Outra medida adotada foi a liberao de viagens ao exterior a partir de 14 de janeiro de 2013, o que permitiu a sada de Yoani de Cuba para visitar cerca de 20 pases. Entretanto, vemos no discurso de Yoani e nos dirigentes cubanos um ponto em comum: o pedido do fim do embargo econmico.

O que os diferem nesse ponto so as expectativas com essa liberao econmica: uma aproximao aos EUA ou um novo fortalecimento do regime castrista. Foi esse dilema que permeou os protestos e manifestaes a favor e contra a presena da blogueira cubana ao Brasil.

Reforma porturia
A medida provisria 592/2012, conhecida como MP dos Portos, foi aprovada no dia 16 de maio na Cmara dos Deputados e no Senado Federal, aps uma longa batalha poltica que ameaava enterrar a lei que moderniza os portos brasileiros. O objetivo da MP dos Portos ampliar os investimentos do setor privado nos portos. Assim, seriam reduzidos os custos da logstica de exportaes, possibilitando uma melhora na economia.

Os terminais porturios so essenciais para a economia brasileira, pois por eles passam 95% do volume total de cargas destinadas ao comrcio exterior. Entre 2001 e 2012 houve um aumento de 78% nesse volume, passando de 506 milhes para 904 milhes de toneladas, segundo dados do Governo Federal. A estrutura dos portos, entretanto, permaneceu presa burocracia e falta de investimentos que hoje impedem o desenvolvimento econmico do pas. Um exemplo dessa situao foram as longas filas formadas prximo ao porto de Santos (SP), o mais importante do Brasil, este ano. As safras recordes de soja e milho saturaram os armazns, os acessos ao porto e o transporte rodovirio dos produtos, expondo a ineficincia dos servios porturios.

Um dos principais gargalos a burocracia, que atrasa a liberao de cargas devido exigncia de uma imensa quantidade de documentos. Outros incluem a estrutura deficiente, dificuldades nos acessos rodovirios e ferrovirios e a falta de tecnologia e mo de obra especializada. De acordo com a Unio, seriam necessrios R$ 50 bilhes de investimentos.

Por isso o governo editou a MP dos Portos, que determina novas regras de explorao e arrendamento de terminais porturios por empresas.

Hoje, com base na Lei dos Portos de 1993, os terminais so explorados por empresas que pagam o maior valor pela concesso do governo. Com a mudana, passa a valer o modelo de mxima eficincia e menor preo, ou seja, ganhar a firma que conseguir movimentar o maior nmero de carga com as tarifas mais baratas. A MP tambm amplia a explorao do servio por portos privados. A ideia aumentar a competitividade no setor e, com isso, melhorar os servios.

Dilma amplia e renova Zona Franca de Manaus por 50 anos


A presidente Dilma Rousseff renovou por mais 50 anos a Zona Franca de Manaus --polo industrial para mais de 500 empresas beneficirias de incentivos fiscais. Ela afirmou ainda que vai estender o status para as cidades do entorno da capital amazonense.

O atual modelo envolve uma rea fsica de 10 mil km, tendo como centro a cidade de Manaus e est assentado em incentivos fiscais e extrafiscais. Dilma ressaltou que a ampliao da zona franca funciona como uma proteo para a floresta, na medida em que oferece uma opo de desenvolvimento sem destruio da biodiversidade da Amaznia.

Assassinatos de trabalhadores rurais cresceram 24% em 2012


Foram registrados 36 assassinatos no campo no ano passado, de acordo com dados da Comisso Pastoral da Terra (CPT). A Regio Norte concentra maior nmero de pessoas ameaadas de morte, com 54% dos casos

Compreendida entre os estados da regio Norte do pas, parte do Maranho e do Mato Grosso, a rea contabiliza 21 dos 36 casos de morte decorrentes da violncia no campo. No total de 1.364 episdios de disputa por terras, crises pela falta de gua e ocorrncias de trabalho escravo ou outras formas de violncia, registrados no ano passado pelo relatrio, cerca de 46% ocorreram dentro dos limites amaznicos. O estado que registrou o maior nmero de assassinatos foi Rondnia, com oito mortes. No Par, que foi o recordista no ano anterior (2011) e o segundo com mais homicdios em 2012, a CPT aferiu seis vtimas.

Ao todo foram 17 casos na regio Norte. O modelo de desenvolvimento em vigor, sobretudo na Amaznia, se assenta sobre a violao dos direitos das pessoas e das comunidades, aponta a CPT sobre a conjuntura do meio agrrio brasileiro. A entidade se refere a danos causados a camponeses, indgenas, ribeirinhos e quilombolas por projetos de minerao, extrao vegetal e megaempreendimentos, bem como a concentrao de terras e os escassos avanos da reforma agrria no interior do pas.

Desmatamento da Amaznia tem queda de 27%


BRASLIA, 27 Nov (Reuters) - O desmatamento na Amaznia Legal registrado entre agosto de 2011 e julho de 2012 chegou a 4.656 quilmetros quadrados, menor taxa desde o incio das medies, apesar do crescimento no ritmo de degradao da vegetao em trs Estados, informou o Ministrio do Meio Ambiente . O dado, comemorado pelo governo, foi alvo de ressalvas por parte de ambientalistas, que alertaram que o ndice ainda elevado e que so necessrias medidas para impedir que a rea desmatada volte a crescer.

De acordo com o ministrio, que utiliza dados colhidos por satlites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), houve uma queda de 27 por cento do desmatamento no perodo comparado a um ano antes, menor taxa desde 1988, quando comeou o levantamento do Inpe. "O desmatamento est sendo reduzido", disse a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, a jornalistas. "Essa a nica boa notcia ambiental que o planeta teve este ano", afirmou. No perodo, trs dos nove Estados que compem a Amaznia Legal registraram crescimento do desmatamento: Tocantins (33 por cento), Amazonas (29 por cento) e Acre (10 por cento).

Vous aimerez peut-être aussi