Vous êtes sur la page 1sur 16

FACULDADE CATLICA DO CEAR CURSO DE EDUCAO FSICA

EDUCAO INFANTIL E QUALIDADE DO ENSINO PBLICO

ALINE NUNES CAROLINA DE MIRANDA JOS CARLOS TATIANA VASCONCELOS

ORIENTADOR: KET

FORTALEZA 2010

ALINE NUNES CAROLINA DE MIRANDA JOS CARLOS TATIANA VASCONCELOS

EDUCAO INFANTIL E QUALIDADE DO ENSINO PBLICO

Trabalho apresentado ao curso de Graduao em Educao Fsica a Faculdade Catlica do Cear para obteno da nota dois na disciplina Estrutura Bsica, sobre a orientao do Professor Ket

FORTALEZA 2010

SUMRIO 1. INTRODUO........................................................................................................ 2. OBGETIVOS........................................................................................................... 2.1. Geral..................................................................................................................... 2.2. Especifico............................................................................................................. 3. DESENVOLVIMENTO............................................................................................ 4. METODOLOGIA...................................................................................................... 5. DISCUSSES......................................................................................................... 6. CONCLUSO.......................................................................................................... 7. REFERNCIA BIBLIOGRFICA............................................................................

1. INTRODUO Neste trabalho consiste na observao e a anlise da educao infantil e a qualidade do ensino nas escolas pblicas, atuao do Poder Pblico (nas esferas da Unio, Estadual e Municipal) no cumprimento do preceito constitucional da descentralizao administrativa com a educao infantil na formulao das polticas pblicas voltadas para as crianas de 0 a 6 anos, baseados nos fundamentos legais do atendimento criana pequena - h uma relao de fontes legais para atendimento da criana pequena - a Constituio Federal/88, o Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA - Lei n. 8.069/1990) - a Lei Orgnica da Assistncia Social (LOAS) - a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional - LDB . (Lei n. 9.394/1996) [Plano Nacional de Educao - PNE (Lei n. 10.172/2001). Nas escolas publicas de Fortaleza foi feita para responder alguns problemas comuns, e que os autores estavam com curiosidade, como por exemplo: Como anda o estudo de uma escola Publica de Fortaleza? Ser que as crianas esto tendo aulas de educao fsica? Como anda a qualidade de ensino das escolas? Essas so algumas das perguntas que os autores acharam mais significativas para se informarem e fazerem essa pesquisa. Segundo os Parmetros Curriculares Nacionais (PCN), (Vol.7, 1997, p.29), o lazer e a disponibilidade de espaos para atividades ldicas e esportivas so necessidades bsicas e, por isso, direitos do cidado. Vrios estudos tm mostrado a importncia dos primeiros anos de vida no desenvolvimento humano e os impactos positivos do acesso a uma instituio educacional de qualidade nesse perodo. Esses impactos so especialmente importantes para as crianas de famlias mais pobres, No Brasil, historicamente, a assistncia social desempenhou importante papel no atendimento populao de 0 a 6 anos. As creches originaram-se principalmente pela ao da rea de assistncia social e no da educao, diferentemente das pr-escolas que majoritariamente nasceram integradas aos sistemas de ensino.

No mbito federal, a extinta Legio Brasileira de Assistncia - LBA , a partir de 1977 quando foi criado o Projeto Casulo, expandiu o atendimento ao estimular a criao e apoiar financeiramente um conjunto de creches e pr-escolas em todo pas, constitudo principalmente por instituies privadas sem fins lucrativos. Para tanto, foram firmados convnios diretamente com tais instituies ou com Prefeituras. Com a extino da LBA, a partir de 1995, esse apoio foi incorporado pelo rgo federal responsvel pela rea da assistncia social. A Constituio de 1988 inseriu o atendimento em creches e pr-escolas como um dever do Estado no mbito da educao . A Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB) regulamentou esse atendimento, denominando-o de educao infantil, primeira etapa da educao bsica. Por outro lado, o ritmo de expanso da rede de atendimento educao infantil tem se mostrado insuficiente para atender sequer a demanda oficial. Alm disso, quando atendidas, em muitos casos as crianas so submetidas a condies precrias de funcionamento das instituies, fruto do baixo investimento pblico, da desvalorizao dos trabalhadores de creches e pr-escolas e da superlotao da rede. Nesse contexto que buscamos neste trabalho ampliar a percepo social do direito educao infantil, por meio da organizao da demanda por vagas em creches e pr-escolas. Busca tambm o controle social do planejamento das polticas de atendimento a essa demanda, da produo e difuso de informaes a partir dos bancos de dados pblicos sobre a situao da infncia e da exigncia de que sejam cumpridos os direitos inscritos na Constituio e nas leis. A pesquisa foi realizada em duas escolas publicas de Fortaleza em bairros diferentes por pessoas diferentes com o intuito de responder os problemas propostos pelos autores. Os autores analisaram o tema, e a hiptese que a qualidade do sistema escolar muda de acordo com a geografia, mas o ensino em si, no muda. O que realmente pode mudar so a capacidade e tica de alguns professores para resolver alguns assuntos (assuntos relacionados com alunos que se comportam mal, de capacidades diferentes, de nveis de sociedade diferentes, etc.). E que tambm pode ser a falta de preparo dos professores com as diferenas sociais, econmicas

e estruturais encontradas nas escolas que interfere na qualidade de vida dos alunos e deles prprios. A justificativa dada para essa pesquisa que as pessoas precisam saber como anda a qualidade de ensino infantil publico e se tem aulas de educao fsica para essas crianas. E a Constituio Federal de 1988 previu o direito educao infantil para todas as crianas, o que deveria ser assegurado com prioridade absoluta. No entanto, passados 20 anos, o acesso s creches e pr-escolas est longe de se tornar realidade para grande parte da populao, principalmente a parcela mais carente. No Brasil, somente 15,5% das crianas at 3 (trs) anos freqentam creches. Tambm estamos longe de universalizar o acesso educao para as crianas de 4 a 5 anos.

2. OBJETIVOS 2.1. GERAL Analisar a qualidade de ensino da educao infantil Publica 2.2. ESPECIFICO Observar e Analisar os mtodos de ensino dos professores. Analisar a estrutura de ensino das escolas Publica Identificar o material de ensino usado nas atividades escolares.

3. DESENVOLVIMENTO Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender. (Freire, 1996, p.23) Qualidade de ensino se conceitua a partir de tudo aquilo que vivenciamos e aprendemos. importante permitir e garantir que a criana tenha oportunidade de aplicar tudo aquilo que ela vivencia, interessante deixar o aluno aplicar o que aprende: seja por observao, por leitura, qualquer das alternativas que o leve a um nvel a mais de conhecimento. Infelizmente ns temos vivido uma poca muito difcil para a nossa educao, no existe mais preocupao com a autonomia do aprendizado, chegamos ao absurdo de encontrar por a alunos do 8 ano do ensino fundamental que no sabem ler, isso resultado de uma escola abandonada pelo poder pblico que no d capacitao aos professores e em outros casos no d autonomia ao mesmo para subsidiar conseqncias a todo aquele aluno que no aprendeu o necessrio para subir de etapa reprovao. isso que tem acontecido, ns professores somos proibidos de reprovar um aluno, nem podemos reprovar e nem temos condio muitas vezes de dar uma boa aula, devido a muitas escolas da cidade no nos proporcionar condies para isso. No h capacitao para os professores, no h material adequado, no h espao fsico adequado, temos escolas com cadeiras quebradas, sem material didtico, com banheiros sujos e sem porta, escolas que no tm espao para atividade fsica, no tem quadra, outras tm mais no so cobertas inviabilizando uma aula em dia de chuva, piso inadequado (aulas que acontecem em terrenos de areia ou terra batida), no tm recursos e nem incentivo, em muitos casos a nica coisa que se encontra uma bola velha e ou furada. Da nasce o desestmulo, tem surgido no mercado uma nova safra de professores, novos, cheios de vigor para o ensino, e quando se lanam no mercado de trabalho e encontram essa situao, se desestimulam e desistem da prtica do ensino, toda a educao que poderia ser melhorada vai ficando cada vez mais difcil e distante de ser solucionada. A restaurao da educao tem se tornado um processo cada vez mais lento e demorado.

A palavra criana origina-se do latim creantia, particpio presente neutro plural de creare, ou seja, criar, fazer crescer. Esse conceito tem se perdido, a escola precisa voltar a ser um lugar de interao do conhecimento, precisa dar liberdade as crianas para criar, criar seus prprios jogos e brincadeiras, suas regras, suas artes, sua imaginao atravs da leitura, e etc., e o papel do professor ser instrumento para essa construo do saber.
preciso, sobretudo, e a vai um destes saberes indispensveis, que o formando, desde o princpio mesmo de sua experincia formadora, assumindo-se como sujeito tambm da produo do saber, se convena definitivamente de que ensinar no transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produo ou a sua construo. (Freire, 1996, p.22)

necessrio construir saber atravs desse conceito, ns professores temos que aprender a pr em prtica o respeito por todo conhecimento adquirido pelos nossos alunos (seja ele advindo de qualquer meio e ou sociedade), para proporcionar-lhes questionamentos, discusses a nvel social, produo de artes a partir das problemticas, dando-lhes sempre condies de formar conceitos, s assim exerceremos nosso real papel de formadores de opinio.

O direito educao infantil, assim, inclui no s o acesso, mas tambm a qualidade da educao oferecida. Mais ainda, enquanto primeira etapa da educao bsica seria preciso questionar qual a educao que se almeja para a construo de uma sociedade mais democrtica e solidria e at que ponto a educao infantil que chega at os diversos segmentos sociais responde s exigncias contemporneas de aprendizagem e respeita o direito de crianas e profissionais de se desenvolverem enquanto seres humanos (Campos, 1998)

Vejamos relatrios realizados atravs da observao de trs escolas de diferentes nveis scias na cidade de Fortaleza:

ESCOLA PBLICA ESTADUAL EM PERIFERIA DA CIDADE A escola Clodomiro Tefilo Giro foi visitada para acompanharmos a aula de Educao Fsica no dia 11/11/2010 durante o turno da tarde. A escola dispe de uma quadra, ptio e espaos como laboratrio de informtica e sala de vdeo que tambm pode ser aproveitados pelo professor como espao para estudo da Educao Fsica. A escola atende a alunos do Ensino Infantil Fundamental I e II, cada turma tem duas aulas de Educao Fsica por semana, e o professor Teodorico Jnior mescla aulas tericas e prticas, utilizando-se tambm do recurso de vdeo (filmes sobre atividade fsica) e laboratrio de informtica (pesquisa sobre atividade fsica e sade). A educao infantil publica e a qualidade do ensino da Educao Fsica, tema da pesquisa, pode comear a ser discutida pela estrutura fsica e o material esportivo da escola. As dificuldades so enormes: Buraco no teto da quadra (que inviabiliza aulas nos dias de chuva) Buracos nos alambrados (que facilitam a sada da bola do espao da escola e por conseqncia a perca da mesma) Escassez de bolas (as poucas bolas que existem foram doadas por outra escola e trazidas pelo professor) Espaos inutilizados (as cestas de basquete esto quebradas) Todos esses fatores diminuem a qualidade do ensino da Educao Fsica, pois alm de diminuir as alternativas de atividades que podem ser abordadas na aula, acabam desmotivando o professor. O planejamento feito de forma anual com todos os professores reunidos, e de forma bimestral cada professor realizando da sua respectiva disciplina. Segundo o professor de Educao Fsica, ele adota um planejamento no especfico que aborda o foco da aula e no discrimina exatamente como ser a aula com seus objetivos e metodologia. Este fator tambm influencia na qualidade do ensino, pois deixa a aula muito solta facilitando assim que as atividades sejam repetidas e impossibilitando processo de criao de novas atividades. Assim, a aula acaba sendo planejada durante a mesma, pois no papel, s existem os focos que o professor quer abordar. Incidentes que acontecem na escola tambm desmotivam o professor e acabam influenciando diretamente no processo de ensino.

ESCOLA PBLICA MUNICIPAL NO CENTRO DA CIDADE Desenvolvemos a pesquisa de campo deste trabalho em uma escola pblica no bairro centro de fortaleza no dia 17/11/2010. A escola Alba frota, que funcionava no parque das crianas como modelo de escola infantil, uma escola pequena e antiga, cujo os alunos se compem de diversos bairros da cidade; nela o ensino funciona no perodo da manh e da tarde com o ensino Fundamental I e II, tambm no perodo integral como creche. A escola atua em dois turnos, com um total de 14 turmas pela manh e 14 turmas pela tarde, onde os alunos tm aulas de Ed. Fsica duas vezes por semana com um professor formado e concursado em cada turno. Os alunos tm a total participao dos professores que so motivados e preparados na educao participao infantil, de facilitando eventos a que

acontecem anualmente na escola. A escola oferece alimentao, e em cada sala tem um banheiro para evitar que as crianas se desloquem sozinhas na escola. A professora comenta que os alunos no ficam sem aula, pois quando um professor falta, eles no so liberados para irem pra casa, logo encaminhada uma nova atividade: Aula de informtica, Ed. Fsica ou dividido em outras turmas. Quando se fala em qualidade de ensino da Educao fsica, essa escola tem muito a oferecer, mas na pesquisa, pudemos perceber que a mesma no tem um bom espao fsico como uma quadra, ou um lugar mais adequado para a realizao das atividades. Assim os alunos ficam limitados num ptio, onde o nico lugar coberto e que podem ser realizadas as aulas, evitando o sol da tarde.

Fatores positivos: A escola oferece bons professores motivados a dar aula e a educar os alunos. A escola atua como creche facilitando a vida dos pais que precisam trabalhar. A escola inclui como fator importante as reunies com os pais. A escola tem bons matrias para a realizao das aulas. A forma de como a escola decorada pelos professores bem infantil e bem alegre. So dois professores de Ed. Fsica formados e concursados. Os alunos so muito participativos e motivados com as aulas.

Fatores no positivos: A escola precisa de uma quadra ou um lugar adequado para a realizao das aulas de Ed. Fsica. Os alunos no estavam bem uniformizados.

4. METODOLOGIA A pesquisa realizada foi direta, de campo que segundo Mattos, ET al. (2004, p.14),
So aquelas em que as condies de controle das variveis modificam com o ambiente e interferem na resposta, ou seja, as condies ambientais no momento de execuo da coleta de dados esto sujeitas a alteraes de temperatura e som, entre outras.

Foi usado o mtodo descritivo que segundo (Mattos, ET AL, 2004, p. 15), tem como caractersticas observar, registrar, analisar, descrever e correlacionar fatos ou fenmenos sem manipul-los,e aplicamos um questionrios aos profissionais ,procurando descobrir com preciso a freqncia em que um fenmeno ocorre e sua relao com outros fatores. Foi realizado o estudo de caso que segundo (Mattos, ET AL, 2004, p.15), sua preocupao estudar um determinado indivduo, famlia ou grupo para investigar aspectos variados ou um evento especifico da amostra. A pesquisa de campo foi realizada em duas escolas de bairros diferentes de Fortaleza, os bairros e escolas escolhidas foram: Escola Pblica Clodomiro Tefilo Giro (localizada na Messejana), Escola Municipal Alba frota (localizada no Centro da cidade) com o mtodo de descrever os aspectos de infra-estrutura, didtico e metodologia de ensino dos professores encontrados nessas escolas para servir como amostra para comparativos.

5. DISCUSSES A pesquisa encontrou algumas discordncias entres as escolas visitadas e observadas, o que deixou os observadores intrigados com a mudana de uma escola para outra. A escola Alba Frota tem uma tima proposta quanto ao ensino, os alunos esto sempre em contato com o conhecimento, muito embora para as aulas de Educao Fsica ela no proporcione a estrutura adequada para a prtica, escola d muita importncia e valor a essas aulas (tanto que possuem duas aulas por semana), mas infelizmente o seu espao fsico para essa aula limitado. Na escola Clodomiro Tefilo a situao ainda mais precria, pois no se tem o apoio, ou incentivo financeiro e at mesmo incentivo moral para a realizada das aulas, o professor no encontra apoio, precisa dispor de seu material e ainda corre risco a prejuzos no ressarcidos que o desestimulam diante da situao, condies fsicas d escola so catastrficas, buracos no teto impossibilitam alunos de terem aulas em um dia de chuva, tornando um prejuzo para o aprendizado desses alunos num longo perodo de inverno, entre outros problemas que inviabilizam as aulas.

6. CONCLUSO Os resultados descritos tiveram certa relevncia com a hiptese mostrada, j que as escolas nos mostraram a realidade da educao que ofertada em nossa cidade, uma educao de um modo geral precria mais inacabada, ainda h esperanas para o crescimento, para o desenvolvimento do ensino, cabe aos nossos governantes olhar com bons olhos, cabe a ns querermos mudar e fazer o que podemos fazer at com o pouco que temos tambm, no podemos perder tempo e esperar por recursos, embora necessrios, temos que seguir em frente e fazer acontecer o melhor na nossa cidade e nosso pas.

7. REFERNCIAS BIBLIOGRAFICOS MATTOS, Mauro G. de; JUNIOR, Adriano J. R.; BLECHER, Shelley; Teoria e Prtica da Metodologia da Pesquisa. So Paulo: Phorte, 2004. PARAMETROS CURRICULARES NACIONAIS; Educao Fsica, Volume 7: MEC/SEF, 1997. FREIRE, Paulo; Pedagogia da autonomia. So Paulo: Paz e Terra, 1996. www.dicionarioinformal.com.br www.artigonal.com/educacao-artigo

Vous aimerez peut-être aussi