Vous êtes sur la page 1sur 92

ORIENTE MDIO

CONFLITOS RABES x ISRAELENSES e QUESTO PALESTINA

PALESTINA

Motivao
O estudo dos conflitos entre a Palestina e Israel se justifica por diversas razes, entre elas, a constante divulgao pela mdia, o que feito, de maneira geral, sem a preocupao de tornar as motivaes dos conflitos mais compreensveis. O tema possibilita desenvolver debates sobre o respeito s diferenas, ou seja, sobre a necessidade de se perceber as diferenas entre as religies e como elas interferem na organizao dos estados.

Conceitos: Estado, nao, territrio (estado) e estado laico. Inicie a aula com as definies de Estado, nao, territrio (estado) e estado laico. Voc pode expor as definies presentes nos dicionrios, usando pequenos cartazes.

A palavra Estado, grafada com inicial maiscula, uma forma organizacional cujo significado de natureza poltica. uma entidade com poder soberano para governar um povo dentro de uma rea territorial delimitada. No existe Estado sem territrio A Nao, por outro lado, tem seu conceito ligado identidade, cultura e aos aspectos histricos. Por nao entende-se um agrupamento ou organizao de uma sociedade que partilha dos mesmos costumes, caractersticas, idioma, cultura e que j possuem uma determinada tradio histrica

Estado laico significa um pas ou nao com uma posio neutra no campo religioso. Tambm conhecido como Estado secular, o Estado laico tem como princpio a imparcialidade em assuntos religiosos, no apoiando ou discriminando nenhuma religio. Um Estado laico defende a liberdade religiosa a todos os seus cidados e no permite a interferncia de correntes religiosas em matrias sociopolticas e culturais.

A concepo mais comum de territrio (na cincia geogrfica) a de uma diviso administrativa. Atravs de relaes de poder, so criadas fronteiras entre pases, regies, estados, municpios, bairros e at mesmo reas de influncia de um determinado grupo. Para Friedrich Ratzel, o territrio representa uma poro do espao terrestre identificada pela posse, sendo uma rea de domnio de uma comunidade ou Estado

Breve Histrico
2126 a.C. - Abro vai para a terra de Cana. 1446 a.C. - O xodo do Egito (x 14). 1406 a.C. - Incio da conquista israelita de Cana. 1050-930 a.C. - O reino unido (Saul, Davi e Salomo). Em 1000 a.C., Davi conquista Jerusalm e a torna a capital de Israel. 930-732 a.C. - O reino dividido (Norte = Israel; Sul = Jud). Jerusalm a capital de Jud.

722 a.C. - A Assria conquista o Reino do Norte (Israel). 605-586 a.C. - A Babilnia conquista o Reino do Sul (Jud) e destri o Templo de Salomo. Incio do cativeiro babilnico. 537 a.C. - Judeus retornam a Jerusalm sob Zorobabel. 516 a.C. - A reconstruo do Segundo Templo concluda. 458 a.C. - Nova leva de judeus retorna a Israel sob Esdras.

333 a.C. - Alexandre, o Grande, conquista a Prsia, iniciando o perodo helenstico (grego). 165 a.C. - Judas Macabeu lidera a revolta contra Antoco, purifica o Templo e restabelece a independncia sob a dinastia hasmoneana. 63 a.C. - O general romano Pompeu entra em Jerusalm, pondo fim independncia judaica; Jlio Csar assassinado.

Massada 66-73 d.C. - Primeira insurreio judaica. Os romanos destrem Jerusalm e o Templo (70 d.C.), e atacam Massada, onde 960 judeus preferem cometer suicdio a se renderem (73 d.C.). 132-135 d.C. - Segunda insurreio judaica. O imperador Adriano reconstri Jerusalm como uma cidade pag e a denomina Aelia Capitolina. Rabbi Akiva lidera a rebelio e proclama como messias o lder militar Simon Bar Kochba. O povo judeu, que no tinha acesso apenas a Jerusalm, disperso por toda a terra. Roma renomeia Jud, Samaria e Galilia de Siria Palaestina, conhecida mais tarde como Palestina.

639-661 - Governo rabe muulmano. Apenas neste perodo de 22 anos a Terra Santa foi governada pelos rabes mesmo ento, como parte de um grande imprio. 661-1099 - Muulmanos governam a Palestina. No entanto, no se trata de rabes, e sim dos abssidas, vindos de Bagd, dos fatmidas, procedentes do Cairo, e dos seljcidas, da Turquia. Cruzadas 1099-1187 - As cruzadas catlicas, sob o papa Urbano II, conquistam Jerusalm e massacram judeus e muulmanos. 1187 - Saladino, um muulmano curdo de Damasco, recaptura Jerusalm e grande parte da Palestina. 1513-1517 - Os muulmanos turco-otomanos conquistam a Palestina.

ANTI-SEMITISMO- (anti-judasmo) Causas na Antiguidade -crena em um s Deus. -valores diferentes dos gregos e romanos. -Rebeldia em no aceitar a imposio dos valores dos dominadores. Na Idade Mdia Culpados pela morte de Cristo-Agostinho Poder econmico. .

1210(Joo sem-terra)1290-expulsos da Inglaterramaiores credores dos nobres. A situao na Espanha a partir de meados do sculo XIV j prenunciava o destino que esperava os judeus portugueses. Em Toledo, em 1355, 12 mil judeus morreram vtimas de perseguio religiosa; o nmero atingiu 50 mil em Palma de Mallorca, em 1391. Com o incio das operaes da Inquisio, ou Santa Inquisio, em 1478, o temor se espalhou entre os judeus da Espanha. Temendo pela prpria sorte, milhares se converteram ao catolicismo, enquanto outro tanto buscou refgio em Portugal-1492-expulsos da Espanha Fogem para Portugal.-(93 mil)

1497- Batismo ou expulso. Portugal Como judeus faziam parte da elite econmica rei obrigou batismo. Crianas com menos de 14 anos foram tiradas das famlias para serem criadas por cristos. A culpa da peste de 1506, levou muitos a buscarem o oriente, sendo bem recebidos pelos turcos.

1822 - Judeus fazem aliyah (imigrao) da Romnia para a Palestina. 1890-1891 - Uma grande massa de judeus proveniente da Rssia desembarca em Israel. 1894-1895 - Na Frana, o capito Alfred Dreyfus condenado por espionagem, em meio a um feroz anti-semitismo. 1896 - Theodor Herzl escreve Der Judenstaat ("O Estado Judeu").

Sculo XIX Incio do Movimento Sionista (movimento internacional dos judeus de retorno patria) Ptria = Cana = Palestina

Theodor Herzl Lder do Movimento Sionista

Palestina sob domnio Turco. 1517-1917

1901 - O Congresso Sionista criou o Fundo Nacional Judaico (FNJ), destinado a levantar recursos para a aquisio de terras em Eretz Israel. O FNJ o maior proprietrio de terras em Israel (12,5% do territrio), tendo adquirido mais da metade dessa extenso antes do estabelecimento da nao.

PALESTINA

Primeiros Kibutz judaicos.

PS 1 GUERRA MUNDIAL

PALESTINA SOB DOMNIO BRITNICO

1917 - O general britnico Edmund Allenby conquista a Palestina, a leste e a oeste do Jordo, pondo fim ao domnio otomano. Em novembro, os britnicos publicam a Declarao Balfour, apoiando o estabelecimento de "uma ptria para os judeus". 1920 - A Liga das Naes d aos britnicos um mandato sobre a Palestina, com ordens de implementao da Declarao Balfour

DECLARAO BALFOUR (1918)


"O Governo de Sua Majestade v com simpatia o estabelecimento na Palestina de um lar nacional para o povo judeu e envidar seus melhores esforos para facilitar a conquista desse objetivos, ficando claramente entendido que nada ser feito que possa prejudicar os direitos religiosos e civis das comunidades no judaicas existentes na Palestina ou os direitos e condies polticas usufrudas pelos judeus em qualquer outro pas." Agradeceria que o senhor levasse essa declarao ao conhecimento da Federao Sionista. Atenciosamente, Arthur James Balfour

DECLARAO BALFOUR (1918) Ministro do Exterior do Reino Unido

GRANDE AUMENTO DO MOVIMENTO SIONISTA

INICIAM-SE OS CONFLITOS
JUDEUS ALEGAM DIREITOS HISTRICOS SOBRE A PALESTINA

PALESTINOS ALEGAM DIREITOS ADQUIRIDOS, POIS NUNCA SARAM DA PALESTINA

Jaffa, 1933 policiais ingleses reprimem manifestaes de nacionalistas rabes contra presena de judeus na Palestina

1936- Maior rebelio. Greve geral e ataque a bairros judeus. Tropas britanicas reprimiram movimento e judeus organizaram grupos armados para enfrentar revoltas. 1938-proposta britnica em dividir a terra, nenhuma parte aceita.

Enquanto isso na Europa


- 15 de Stetembro de 1935- Leis de Nuremberg -Noite dos Cristais (alemo Reichskristallnacht ou simplesmente Kristallnacht) o nome popularmente dado aos atos de violncia que ocorreram na noite de 9 de novembro de 1938 em diversos locais da Alemanha e da ustria, ento sob o domnio Nazi ou Terceiro Reich. O atentado ao Secretrio da Embaixada Alem em Paris, Von Rath, por um refugiado judeu polons foi a justificativa dada. Numa nica noite, 91 judeus foram mortos e cerca de 25.000 a 30.000 foram presos e levados para campos de concentrao. 7500 lojas judaicas e 267 sinagogas foram reduzidas a escombros

A alta autoridade nazista cobrou uma multa aos judeus de um bilho de marcos pelas desordens e prejuzos dos quais eles foram as vtimas. O nome Kristallnacht deriva dos cacos de vidro (vitrinas das lojas, vitrais das sinagogas, entre outros) resultantes deste episdio de violncia. Os judeus foram desarmados, o que facilitou as prximas aes contra eles.

II Grande Guerra Britanicos precisavam do apoio rabe que garantisse a passagem de petrleo pelo canal de Suez. 1939-governo ingls aceitou a entrada de apenas 75000 judeus migrando para Palestina nos prximos 5 anos. A no ser que rabes palestinos aceitassem maior nmero. A perseguio nazista levou judeus a questionarem essa deciso. Alguns iniciaram a luta armada contra o domnio britanico.

Runas do hotel King David em Jerusalm, onde funcionava o QG dos britnicos.(91 mortos) O edifcio foi destrudo por um atentado terrorista de sionistas radicais em 1946. (Lder Menachem Beginchegou a ser duas vezes Primeiro Ministro de Israel.)

1947 ONU APROVA A PARTILHA DA PALESTINA


Estado Judeu (Israel) 56,7% da reas

Estado Palestino 42,6% da rea Jerusalm rea Internacional sob administrao da ONU Judeus aceitaram, mas rabes no. Judeus tiveram apoio dos EUA e URSS 1948- Primeiro ministro David Ben Gurion proclamou a criao do estado de Israel.

1 CONFLITO GUERRA DE INDEPENDNCIA DE ISRAEL (1948-49)


Horas depois da declarao de Israel, pases rabes (Egito, Sria, Jordnia, Lbano e Iraque) e povo palestino atacam Israel. Objetivos Impedir a formao do Estado de Israel e expulsar os judeus da Palestina. Cada grupo lutava dividido o que permitiu com que Israel se defendesse. Medidador da ONU, conseguiu negociar a trgua num momento em que Israel estava quese sem munio.

RESULTADO DO 1 CONFLITO

Israel vence e ocupa parte do territrio dos Palestinos

Egito ocupa a Faixa de Gaza Jordnia ocupa a Cisjordnia Jerusalm dividida: Parte Ocidental (domnio dos Judeus) e Parte Oriental (ocupao da Jordnia) PALESTINOS FICAM SEM TERRITRIO (sem seu prprio Estado) 650 mil foram expulsos de suas casas.

Nenhum pas poderia vender armas para Israel e estados rabes. Israel enviou uma diplomata conhecida Genda Meier para os EUA, recolher fundos junto a comunidade judaica local. Em 4 semanas recolheu mais de 50 milhes de dolares. Com esses recursos compraram armas da URSS, enquanto os rabes no poderam mais comprar de seu fornecedor os Britanicos. A guerra reiniciou em outubro, mas com vantagem para os judeus, graas as armas compradas.

Egito- Gamal Abdel Nasser Iniciou um programa de desenvolvimento do Egito. Com apoio dos EUA e Gra-Bretanha para construir uma gigantesca represa e Assu, no rio Nilo. Franceses e ingleses ficaram com medo do nacionalismo egipcio e se retiraram dessa empreitada. Nasser reagiu e passou a nacionalizar o canal de Suez admiistrado pro ingleses e franceses. Franca e Inglaterra proporam secretamente um ataque a Egito juntamente com Israel.

2 A GUERRA DE SUEZ-1956

Israel atacou primeiro e Franceses e Ingleses ocuparam o Canal de Suez. EUA e RUSSIA no queriam que Ingleses e Franceses tivessem sua influncia aumentada na regio e esses pases tiveram que devolver o canal para o Egito.

ORGANIZAO DOS PALESTINOS


1959 Criao da Al Fatah 1964 Criao da OLP (Organizao para Libertao da Palestina) Unificando vrios grupos guerrilheiros. Em 1993 Yasser Arafat, lder da OLP, reconheceu o Estado de Israel em uma carta ofcial ao primeiro Ministro de Israel,Yitzhak Rabin. Em troca Israel reconheceu a Olp como representante oficial dos palestinos.
Posio Histrica => CONTRA A EXISTNCIA DO ESTADO DE ISRAEL

3 CONFLITO GUERRA DOS SEIS DIAS1967


Egito, Jordnia e Sria preparam um novo ataque a

Israel Israel antecipa o ataque dos rabes e ataca primeiro. Mais de 400 avies rabes destrudos ainda no solo. Seis dias defesas egipcias estavam destrudas.

RESULTADO DO 3 CONFLITO
Israel em apenas seis dias conquista: Toda Faixa de Gaza (antes sob domnio egpcio) Toda Pennsula do Sinai (Territrio do Egito) Toda a Cisjordnia (antes sob domnio da Jordnia) Colinas de Golan (Territrio da Sria) Toda cidade de Jerusalm

IMPORTNCIA DE CADA REA CONQUISTADA NA GUERRA DOS SEIS DIAS Faixa de Gaza e Cisjordnia

Controle total sob a Palestina (sionismo) Pennsula do Sinai Segurana Nacional (Proteo de suas fronteiras com o Egito) Colinas de Golan rea de Nascentes (Recursos Hdricos)

Egito passou a reconstruir seu exrcito, com apoio da URSS. EUA apoiam Israel, com medo da influncia da URSS na regio. Milhares de palestinos se converteram ao socialsmo e passaram a se opor aos governos conservadores rabes. Qualquer ataque da guerrilha palestina era respondido com violncia por Israel, contra os pases rabes. Em 1970,Rei Hussein da Jordania tentou desarmar guerrilheiros palestinos, dando inicio a uma guerra civl. OLP foi para o Libano.

PS GUERRA DOS SEIS DIAS: AUMENTO DO SIONISMO (ISRAEL INCENTIVA A CRIAO DE ASSENTAMENTOS JUDAICOS NA FAIXA DE GAZA E NA CISJORDNIA

Outubro de 1973

3 CONFLITO GUERRA DO YOM KIPPURDia do Perdo

Pases rabes realizam um ataque surpresa. Resultado Mais uma vitria de Israel, mas perdeu vantagem. Foi um dos conflitos mais importantes do ps-guerra. Possibilitou uma enorme venda de armas-(EUA-URSS)

Crise do Petrleo
Pases rabes uniram-se e determinaram aumentos no preo do petrleo. Gerando uma crise financeira internacional.

1975 Israel expulsa militantes da OLP da Cisjordnia e da Faixa de Gaza Novo QG da OLP: Beirute - Lbano

1979 ACORDO DE CAMP DAVID


Israel devolve a Pennsula do Sinai para o Egito. Em troca o Egito se compromete nunca mais atacar Israel

Anuar Sadat (Egito) => Passa a ser considerado traidor pelos defensores da causa Palestina.

Anuar Sadat (ao centro), presidindo um desfile militar, instantes antes de ser vitimado pelo atentado que lhe tiraria a vida.

1982 OPERAO PAZ NA GALILIA


Israel invade o sul do Lbano (ocupao com objetivo de proteger o norte de Israel Galilia) Tropas especiais de Israel avanam at a capital do Lbano (Beirute) para atacar e expulsar a OLP. Nos arredores de Beirute dois assentamentos de palestinos Sabra e Chatila (sob controle de Israel) so atacados e massacrados por milcias Crists. Israel v tudo, mas no protege os palestinos. Obs. General Israelense responsvel ARIEL SHARON

ATAQUE A BEIRUTE

FUGA DA OLP

MASSACRE DE SABRA E CHATILA Ateno: Estudantes que no gostam de cenas fortes

FECHEM OS OLHOS

NOVO QG DA OLP TUNSIA


Nova postura de Arafat Menos radical (CRIAO DE UM ESTADO PALESTINO QUE NO EXCLUA ISRAEL) ONU reconhece a OLP como legtima representante do povo palestino Mais radicais consideram Arafat e a OLP como traidores Crescem grupos terroristas radicais

PALESTINA HEZBOLLAH

HAMAS

JIHAD

HAMAS

HEZBOLLAH

JIHAD

1987 INCIO DA INTIFADA

Intifada Guerra das Pedras


Revolta popular palestina contra a ocupao

israelense na Faixa de Gaza e na Cisjordnia (Organizada pelo Hamas)

ACORDO DE OSLO (1993)

Local EUA Intermediao Diplomatas da Noruega Partes OLP (Yasser Arafat) e Israel (Ytizak Rabin) Acordo Autonomia para os Palestinos por 5 anos na Faixa de Gaza e na cidade de Jeric (Cisjordnia). Aps 5 anos forma-se o Estado Independente da Palestina.

ACORDO DE OSLO II (1995)


Local EUA Partes ANP (Yasser Arafat) e Israel (Ytizak Rabin) Acordo Aumenta as reas sob controle dos Palestinos: Seis cidades (Jenin, Naplouse, Tulkaren, Kalkiya, Rammallah e Belm; Nablus controle parcial 1995 Assassinato de Rabin - Responsvel Radical Judeu

1995 1996 => Ondas de atentados terroristas em Israel

ELEIES EM ISRAEL
VITRIA DO LIKUD (DIREITA) 1996 1 Ministro => Binyamin Netaneahu FIM DAS NEGOCIAES

NOVAS ELEIES EM 1999


VITRIA DO PARTIDO TRABALHISTA (ESQUERDA) 1 Ministro => Ehud Barak RETOMADA DAS NEGOCIAES (Devoluo do Sul do Lbano)

LEVANTE DE JERUSALM OU NOVA INTIFADA - 2000


A crise comeou no dia 28 de setembro, quando o poltico israelense Ariel Sharon visitou um local sagrado para os muulmanos (Esplanada das Mesquitas). Os palestinos ficaram irados com a visita, e responderam com a destruio de um local sagrado judeu. Nas trs semanas de conflito que se seguiram, mais de 100 pessoas foram mortas -a grande maioria palestinas.

A CRUEL FACE DA VIOLNCIA

2000 Novo 1 ministro em Israel Ariel Sharon

Aes de Sharon:
Separao do territrio de Israel das reas habitadas

pelos palestinos MURO DA VERGONHA

Invaso de cidades palestinas => represso ao terrorismo Guerra Contra o Terror

Retirada das colnias judaicas da Faixa de Gaza e da

Cisjordnia

2004 Morre Yasser Arafat

FATOS RECENTES
Atual

liderana da ANP Grupo Hamas

2006 Ataque israelense a bases militares dos grupos: Hezbollah Sul do Lbano e Beirut Hamas Faixa de Gaza
Atual Primeiro Ministro de Israel => Binyamin

Netaneahu

ENTRAVES AO PROCESSO DE PAZ


Destino de Jerusalm: Judeus consideram Jerusalm sua capital eterna e indivisvel; Palestinos querem a parte oriental de Jerusalm como a capital de um futuro Estado Palestino. Grupos radicais (rabes e judeus); Refugiados Palestinos => Israel se recusa a aceitar o retorno de 3 milhes de palestinos refugiados; gua => Palestinos querem uma diviso eqitativa dos lenis freticos; Israel quer ter controle sobre 80% dos lenis freticos.

ENTRAVES AO PROCESSO DE PAZ


Destino de Jerusalm: Judeus consideram Jerusalm sua capital eterna e indivisvel; Palestinos querem a parte oriental de Jerusalm como a capital de um futuro Estado Palestino. Grupos radicais (rabes e judeus); Refugiados Palestinos => Israel se recusa a aceitar o retorno de 3 milhes de palestinos refugiados; gua => Palestinos querem uma diviso eqitativa dos lenis freticos; Israel quer ter controle sobre 80% dos lenis freticos.

1) Traga duas reportagens sobre o tema e entregue cpias a todos os alunos. Escolha a mais simples e leia com eles, discutindo sobre os fatos relatados e retomando os conceitos e dados histricos analisados at aquele momento. Faa esse trabalho demonstrando como fazer um exerccio de leitura que seja, ao mesmo tempo, uma anlise crtica. 2) Depois de formar duplas, entregue aos alunos a reportagem mais complexa e pea que faam um exerccio semelhante ao desenvolvido anteriormente. Solicite que eles anotem as principais observaes e, posteriormente, realize um debate, de maneira a aprofundar as descobertas dos alunos.

Exiba o documentrio "Criao do Estado de Israel", presente no terceiro DVD da coleo Dias que abalaram o mundo, produzida pela BBC. O filme tornar a questo dos conflitos entre palestinos e israelenses mais evidente, sendo que os alunos podero perceber toda as tenses presentes no processo de criao do Estado de Israel.

Vous aimerez peut-être aussi