Vous êtes sur la page 1sur 15

neydecastello@uol.com.

br

Walcyr Carrasco

CLICAR

neydecastello@uol.com.br

Sempre estive dividido entre a volpia de comer bem e a necessidade de me alimentar com sade. A gula venceu boa parte das batalhas.

neydecastello@uol.com.br

Nunca hesitei entre um camaro no alho e leo e um chuchu refogado. Mas a idade aumenta e o desejo de cuidar da sade cresce.

neydecastello@uol.com.br

Aboli a carne de porco h anos, depois de ter lido que era a mais prejudicial. Se algum cientista dizia, devia estar certo.. Abandonei os torresminhos, as lingias , os pernis!

neydecastello@uol.com.br

Em minha recente viagem ao Japo, soube que pesquisadores do mundo todo esto estudando a dieta de Okinawa. o lugar onde mais se vive no mundo. H gente com mais de 100 anos andando de bicicleta na rua. O que eles comem rotineiramente ? Carne de porco! Quase chorei de tristeza pelo tempo perdido! Lamentei-me por todos os lombos assados que desdenhei!

neydecastello@uol.com.br

E os ovos? Garantiam que a gema era um veneno para o colesterol. Eu adoro ovo. Mas passei a evitar. Com a maior cara de pau, o mundo cientifico, faz algum tempo, anunciou o contrrio: o ovo faz bem! Quem me devolve as omeletes no comidas?

neydecastello@uol.com.br

Durante algum tempo, para melhorar o colesterol,eu tomava gua de berinjela. Deixa-se a berinjela na gua durante a noite e bebe-se em jejum. No h maneira mais horrenda de comear o dia. No exame seguinte, meu colesterol continuava igual.

neydecastello@uol.com.br

bvio, o culpado era eu: -Voc deve ter exagerado em outras coisas. Se no fosse a berinjela, teria piorado ! acusou-me o mdico alternativo. -Voc no um bezerro! explicou delicadamente o tal mdico Pare com o leite de vaca! Depois soube que o clcio do leite animal importante para os ossos! Em quem acredito?

neydecastello@uol.com.br

J cultivei uma coisa no aqurio,at hoje no sei se vegetal ou animal ! Era um espcime redondo que se reproduzia em placas que se colavam umas s outras. O segredo era beber daquela gua todo dia, para garantir uma vida longa, sade perfeita e inteligncia aguada. Foi moda numa certa poca. Quando penso que bebia aquilo e ainda elogiava, no entendo por que no me botaram num hospcio!

neydecastello@uol.com.br

E a histria dos radicais livres? Partem do pressuposto de que cada clula uma fbrica cujo funcionamento deixa resduos.
preciso elimina-los com uma boa alimentao . A tese tima. A vil sempre a carne vermelha. Aconselha-se a substituio pela soja ! Assim, tentei viver base de carne de soja! Era to gostosa como mastigar isopor! Tambm incorporei leite de soja.

neydecastello@uol.com.br

A ltima moda em alimentao a quinoa. Provm dos Andes e considerada completa em termos nutricionais. Tem sabor de nada. Achava impossvel algo ter sabor de coisa nenhuma... Dia desses, estava com um amigo em uma lanchonete. Ele vive de regime. Viu no menu: Sanduche de quinoa. Aconselhei : - um alimento maravilhoso que no engorda. Agi com boa inteno. Talvez ele gostasse. Veio um hambrguer de quinoa frita. Duas desvantagens de uma vez: engordava por causa da fritura e s tinha gosto do leo em que fora mergulhado! Quase perdi o amigo!

neydecastello@uol.com.br

Tudo que delicioso parece fazer mal: batatas fritas, hambrgueres, refrigerantes, hot-dogs, bacon ! E, claro, qualquer delicia feita de acar !

neydecastello@uol.com.br

Penso em minha av que cozinhava com banha de porco e quase chegou aos noventa. E em outros velhos que conheci. Talvez o povo do passado soubesse algo sobre alimentao que o tempo esqueceu.

neydecastello@uol.com.br

No mnimo, eles no viviam estressados com tantas dietas e informaes. Sentiam-se felizes por desfrutar a comida. Dietas so boas. Mas acredito que o principal ingrediente para a boa sade a paz de esprito!

neydecastello@uol.com.br

Texto de Walcyr Carrasco p/ Veja So Paulo,5 de maio de 2010 e.mail : walcyr@abril.com.br

Formatao : NC 15/08/2010

Vous aimerez peut-être aussi