Vous êtes sur la page 1sur 3

Atividade de Fixao Ariana Cronemberger de Negreiros Barjud Disciplina Direito Penal II

1. Quais as finalidades da pena? 2. ALBERTO ROBERTO foi condenado, com sentena transitada em julgado, a cumprir pena de deteno de dois anos, pela prtica de uma conduta delitiva que lei posterior descriminalizou. Poder ele beneficiar-se dessa lei? a) a lei penal no retroage para sentenas transitadas em julgado; b) no se admite analogia em direito penal; c) a lei retroage in bonam partem, para beneficiar o ru e porisso ALBERTO ROBERTO pode ser beneficiado; d) n.d.a 3. Eduardo foi condenado a 25 anos de recluso, em regime inicialmente fechado, pela prtica do crime de homicdio qualificado (crime hediondo). Transitado em julgado a condenao, o sentenciado foi recolhido a estabelecimento prisional em Vitria, no Esprito Santo. A partir dessa situao hipottica e com base na legislao aplicvel s execues penais, analise os itens a seguir: a) Para orientar a individualizao da execuo penal, Eduardo deve ser submetido classificao a cargo da Comisso Tcnica de Classificao, presidida pelo diretor do estabelecimento, responsvel por elaborar o programa individualizador da pena privativa de liberdade adequada ao condenado? b) Cumprido um sexto da pena e preenchido os demais requisitos legais, a execuo da pelo delito cometido por Eduardo no incompatvel com o trabalho externo, sendo certo que o trabalho do preso no se sujeita a CLT e pode ser remunerado em valores inferiores ao do salrio mnimo? c) Caso seja primrio e preencha os demais requisitos objetivos e subjetivos exigidos pela legislao poder progredir ao regime semiaberto aps o cumprimento de dez anos de pena no regime fechado. De acordo com entendimento sumulado do STF, nesse caso, deve haver a realizao automtica de exame criminolgico no condenado, independentemente de justificativa judicial prvia? 4. Ocorrer a regresso de regime se o sentenciado cumpre pena em regime aberto e pratica falta grave, independentemente de sua oitiva prvia pelo juzo da execuo? Fundamente. 5. Sobre os regimes de cumprimento de pena, assinale a alternativa INCORRETA: a) Quando houver condenao por mais de um crime, no mesmo processo ou em processos distintos, a determinao do regime de cumprimento ser feita pelo resultado da soma ou unificao das penas, observada, quando for o caso, a detrao ou remio. b) A pena privativa de liberdade ser executada em forma progressiva com a transferncia para regime menos rigoroso, a ser determinada pelo juiz, quando o preso tiver cumprido ao menos um sexto da pena no regime anterior e ostentar bom comportamento carcerrio.

Atividade de Fixao Ariana Cronemberger de Negreiros Barjud Disciplina Direito Penal II

c) A legislao local poder estabelecer normas complementares para o cumprimento da pena privativa de liberdade em regime aberto. d) O Juiz, na sentena, estabelecer o regime no qual o condenado iniciar o cumprimento da pena privativa de liberdade, observado o disposto no artigo 33 e seus pargrafos do Cdigo Penal. e) O Juiz no poder modificar as condies estabelecidas para o cumprimento de pena em regime aberto de ofcio, apenas a requerimento do Ministrio Pblico, da autoridade administrativa ou do condenado e desde que as circunstncias assim o recomendem. 6. Destaque o item que no representa entendimento jurisprudencial consolidado pelo Supremo Tribunal Federal ou pelo Superior Tribunal de Justia acerca da aplicao e execuo da pena: A) admissvel a adoo do regime prisional semiaberto aos reincidentes condenados a pena igual ou inferior a quatro anos se favorveis as circunstncias judiciais. B) Para obteno dos benefcios de sada temporria e trabalho externo, considera-se o tempo de cumprimento da pena no regime fechado. C) Caracteriza violao de direito adquirido do condenado, a perda de parte do tempo remido em face de prtica de falta grave. D) A pena unificada para atender ao limite de trinta anos de cumprimento, determinado pelo artigo 75 do Cdigo Penal, no considerada para a concesso de outros benefcios, como o livramento condicional ou regime mais favorvel de execuo. E) Admite-se a progresso de regime de cumprimento de pena ou a aplicao de regime menos severo nela determinada, antes do trnsito em julgado da deciso condenatria. 7. Pedro, primrio, condenado a dez anos de recluso por homicdio qualificado (crime hediondo) praticado em 10/04/2006, e tendo iniciado o cumprimento da pena em 10/04/2012. Quando (dia/ms/ano) poder requerer progresso de regime? Fundamente 8. possvel a fixao do regime semiaberto para o cumprimento de pena, a partir da unificao de vrias e sucessivas condenaes em regime aberto? Fundamente. 9. Qual o regime inicial de cumprimento de pena: a) Condenados por trfico de drogas. b) Condenado a pena de 06 anos recluso no reincidente.

Atividade de Fixao Ariana Cronemberger de Negreiros Barjud Disciplina Direito Penal II

c) Condenado a pena de 08 anos e 6 meses recluso reincidente. d) Condenado a pena de 03 anos deteno reincidente. e) Condenado a pena de 02 anos recluso reincidente. f) Condenado a pena de 5 anos deteno no reincidente. g) Condenado a pena de 6 anos recluso reincidente. h) Condenado a pena de 7 anos recluso no reincidente. 10. A regra geral a de que o sentenciado pode progredir de regime de pena quando o seu mrito o recomende e tenha cumprido no regime anterior pelo menos a) um tero da pena. b) um sexto da pena. c) metade da pena. d) dois teros da pena.

Vous aimerez peut-être aussi