Vous êtes sur la page 1sur 6

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: SIQUEIRA, Sonia. O PODER DA INQUISIO E A INQUISIO COMO PODER. Disponvel em http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/pdf/09%20Sonia%20Siqueira.pdf. Acesso 14 ago. 2013.

RESUMO DO TEXTO: O texto de Siqueira (2008) faz uma reflexo sobre a Inquisio. Dessa maneira, a autora se props encarar a Inquisio sob o ngulo do Poder: aquele que lhe deu nascimento e legitimidade, portanto o poder potencial, bem como o exerccio desse poder na sociedade. Foram utilizados como foco central do artigo dois nveis de reflexes: o primeiro, ligado gnese do Santo Ofcio, numa especfica atmosfera cultural que lhe d a base terico-jurdica do poder e da autoridade. O segundo, refere-se ao poder em ato e ao poder coercitivo, exercido em diferentes tempos espaciais. Inicialmente, ao abordar O poder. A gnese do poder inquisitorial Siqueira (2008) nos mostra que o Tribunal da Inquisio tornou-se um eficaz instrumento que, nas mos da Igreja e do aparelho Estatal, potencializou o controle ideolgico e poltico das sociedades s quais estavam sob a sua jurisdio, com o intuito de eliminar as heresias que despontavam no mundo cristo, como pode ser visto no seguinte fragmento de seu texto:
Instalou-se o Tribunal no sculo XVI, quando vigia uma conjuntura de crise das conscincias alarmadas pela instilao das dvidas geradas pela crtica renascentista, e no seu desenvolvimento acabou por definir-se uma instituio barroca, afeioada, portanto, ao novo complexo cultural que se comps e que perduraria at o meado do sculo XVIII. Combinou a experincia institucional da Inquisio da Idade Mdia e os imperativos do momento histrico. Uma resposta permanente ao desafio que para todos constitua a tenso dos espritos desassossegados pelas ameaas das heresias a que se sentiam expostos. Uma frmula de superao do temor coletivo de perder a crena e com ela a proteo divina. O Tribunal foi criado por Paulo III o papa de Trento movido pelas solicitaes de reformas para manter a Cristandade e para satisfazer a vontade do rei absoluto de Portugal, D. Joo III, o Rei Pio, cuja fidelidade o papa precisava conciliar. O rei queria preservar o seu reino, realizando a unificao poltica alicerada na homogeneidade das conscincias.

Dessa maneira, podemos dizer que para legitimar seu poder, a

Inquisio definiu e propagou um extenso cdigo moral, que inclua a perseguio aos cristos novos, sodomitas, bgamos, feiticeiros... ou seja, todos aqueles que desviassem do caminho imposto pela Igreja. possvel perceber no texto de Siqueira (2008) que a Inquisio medieval, possua como objetivo maior o combate s heresias, a Inquisio portuguesa era comandada pelo rei que centralizava, fortificava e solidificava seu poder atravs do confisco dos bens. Afinal algum teria que manter to complexa estrutura:
O Santo Ofcio nasceu da necessidade de reformas, por in iciativa do rei com anuncia do papa, num momento de agravamento da intolerncia em relao alteridade. Nasceu para a satisfao do povo assustado com o problema da salvao e inconformado com a reduo dos judeus a cristos novos, carreando implicaes sociais, polticas e econmicas. preciso pensar-se na fora da crena, das convices profundas, para entender-se o poder da Inquisio num clima no qual os homens criam, queriam crer, como uma adeso total do ser (SIQUEIRA, 2008, p. 2)

Dessa maneira, infere-se que o poder foi uma constante em qualquer sociedade. Ele permeou as relaes econmicas, polticas e sociais da poca. O poder no um objeto natural e sim uma prtica social, logo constitudo historicamente, por meio da Inquisio, por exemplo. Siqueira (2008) nos mostra que a Inquisio trouxe as punies bem mais pesadas, o confisco de bens, que transformou a Inquisio numa atividade altamente rentvel para os cofres da Igreja. Ao discutir o poder em ato e o poder coercitivo Siqueira (2008) nos mostra que a Inquisio tornou-se um organismo com muitos poderes, que abrangia todos os setores da sociedade, laicos ou religiosos. O seu poder era tanto que a Inquisio, embora instituda como um instrumento do poder rgio, podia discutir com o rei e com o prprio Papa:
A Inquisio exerceu o poder em ato, isto , o poder de modificar os comportamentos daqueles que convertidos f crist e que desde o prazo de tolerncia concedido pelo rei aps a converso forada dos israelenses voltaram aos ritos judicos; aqueles que so natos de pais cristos mas observam ritos judaicos, os sectrios luteranos e de outras heresias, aqueles que cometem sortilgios que manifestamente cheiram a

heresia, e seus discpulos assduos; aqueles que direta ou indiretamente, publicamente ou secretamente prestam ajuda, conselhos ou favores aos supra mencionados de uma forma que no seja a de advogar ou patrocina-los ou ajuda-los...

A autora nos remete a ideia de que o exerccio do poder o exerccio do poder intencional. H uma relao entre o poder institudo e a causalidade social, portanto, um nexo causal entre os comportamentos. O que significa dizer que a Inquisio foi caracterizada pela conjugao e por disputas internas com relao s jurisdies que iriam caber a cada um dos poderes nela envolvidos. O poder temporal, representado pelos Reis, e o espiritual, representado pelo Papa, estavam reunidos em uma instituio que, consequentemente possua objetivos tanto temporais quanto espirituais. possvel encontrar aqui relaes de poder que no eram ditadas pela deciso vida ou morte. Ao falar do poder coercitivo Siqueira (2008) nos mostra que a Inquisio trouxe tona a violncia:
O poder coercitivo, com o fim de modificar as condutas, mobiliza, fere, aprisiona, mata. Usa a fora e a violncia. O Santo Ofcio privava os homens da liberdade de pensar, de crer, de agir. Configurao perfeita da intolerncia daqueles que se julgavam donos da Verdade absoluta e a impunham com as justificativas religiosas de zelo pela salvao das almas, e cultural da ordem na vida scio-econmica do reino. Essa duplicidade de fins explica o encaixe do Santo Ofcio no poder universalista do papado reafirmado pela atmosfera tridentina e a criao de um novo poder local, quando o absolutismo reduzia o poder das ordens, submetendo-as aos desgnios do trono.

Infere-se aqui que o poder da Inquisio ganhou notoriedade ao permitir que a represso inquisitorial se intensificasse, j que a Igreja, a suposta representante de Deus na Terra, havia se encarregado de salvar as almas da humanidade e, em especial, as de seus fiis que, porventura, haviam sido tentados pelo prncipe das trevas. Ao abordar a Inquisio como poder, Siqueira (2008) nos mostra que a Inquisio trata-se do exerccio do poder, pelo Santo Ofcio, poder estabilizado por se assentar numa relao de comando e obedincia e possuir um aparato administrativo profundamente hierarquizado, com esferas restritas de autoridade delegadas pela cpula inquisitorial. Cada cargo ou funo tinha seu regimento prprio, a determinar a esfera de competncia e atuao.

Dessa maneira, podemos afirmar que possvel encontrar relaes de poder, onde no necessariamente identificamos quem detm o poder, mas sim quem no o possui, como pode ser visto no seguinte fragmento:
O poder da Inquisio estendia-se a todos os cristos batizados, velhos ou novos, quaisquer fossem as posies ocupadas nos estamentos sociais. Alargado, teve papel poltico importante. notrio, por exemplo, o choque do Santo Ofcio com D. Joo IV, na poca da Restaurao Portuguesa. Por gozar de maior liberdade durante o domnio espanhol, a Inquisio era adversa s pretenses de um rei portugus, principalmente pelo apoio que o Duque de Bragana teve dos cristos novos e pela poltica de aproximao com os negociantes e mercadores, tidos como judaizantes. Ento o Santo Ofcio prendeu importantes banqueiros como Duarte Silva, Rodrigo Aires Brando e Jorge Dias Brando, alem de Francisco Gomes Henriques, protegidos do rei e sustentculos da economia nas lutas da Restaurao. Mais: partidrio da permanncia da monarquia dual o Inquisidor D. Francisco de Castro participou, em 1641, de uma conjura para matar o rei portugus. Posteriormente, por motivos dos bens confiscados pela Inquisio foi D. Joo IV excomungado e depois de morto submetido a um Auto de f.

Portanto, pode-se a Inquisio como poder, em seu seio existem, portanto, relaes de poder onde de um lado encontram-se os interesses temporais e do outro os interesses espirituais. Ambos se alternam e ressignificam de tal forma que a identificao dessa instituio como representante de somente um tipo de poder se torna impossvel de no haver conflitos, como pode ser visto no seguinte fragmento:
Apesar de toda coero, no foram homogneas as dimenses do comportamento dos indivduos e dos grupos. No se h de negar ter havido uma submisso verdadeira, alimentada pelo medo que se instalara na mentalidade coletiva: medo do aqui e do alm. Medo cristalizado no imaginrio, a partir de um conceito pejorativo sobre o judeu criado na Metrpole,14 e depois projetado para os novos convertidos. Mas houve tambm significativos mecanismos de defesa dos que eram visados. Provas: a sada para o cripto-judaismo que juntava procedimentos da religio imposta, com o culto privado do Judasmo, mantidas as prescries rituais sumrias mas imprescindveis para conservar a religio e a coeso do grupo. A literatura cripto-judica tem emblemticos exemplos nos escritos de Bento Teixeira enquanto preso e no seu poema a Prosopopia.15 Significativo, tambm, o teatro de fantoches de Antonio Jos da Silva, o Judeu, que em meio s cenas cmicas inclua mensagens de afirmao doutrinria do Judasmo. Teatro que continuou a deliciar o povo assistente, liberado que estava com todas as licenas civs, eclesisticas e inquisitoriais, enquanto seu autor estava detido e foi executado nas mesma cidade de Lisboa.

Dessa maneira, podemos dizer que alm de punir tambm vigiava, ou seja, a Inquisio se fundou em meio um clima instvel vivido pelas sociedades com a idia de um Deus vingativo e humanizado, acrescida da lgica ditada pela

vingana, onde o mal se pagava com o mal - que configurada no conceito de heresia. Instala-se a idia da intolerncia divina, onde a qualquer momento os direitos civis poderiam ser retirados diante de suspeitas, muitas vezes sem possibilidades de comprovao, pois as provas no existiam e se existissem no eram significantes. Os hereges, ou seja, aqueles que iam contra as regras do poder impostas sociedade, eram perseguidos, inquiridos e punidos. Esse sistema de poder e perseguio contava, alm dos prprios inquisidores e da persuaso de seus sermes, tambm com a prpria sociedade, que se preocupava em vigiar o outro e o denunciar. Assim, a Inquisio se torna um meio propcio s disputas de prestgio e poder e demonstra que a lgica do poder no pode ser ditada, nessa poca, somente pela legitimao do poder do rei pela Igreja e sociedade. Todos estavam envolvidos em uma teia de relaes de poder com interesses contraditrios indo e vindo ao mesmo tempo. METODOLOGIA DOS AUTORES Os autores mostram como o poder foi exercitado de diferentes formas pela inquisio no combate heresia e como adquiriu sua forma, o autor do presente texto utiliza-se de uma abordagem reflexiva de modo inteligente, trazendo uma contextualizao histrica rica em detalhes. CRTICA DA RESENHISTAS Dessa maneira, pode-se dizer que a Inquisio pode, e deve ser vista, no apenas como o tribunal religioso que calou e encaminhou diversos cristos fogueira, mas tambm como uma instituio que deteve um destacado poder poltico, como formadora de opinies e definidora de identidades. Assim, a discusso sobre a Inquisio deve ir alm das paredes das universidades, servindo de exemplo para que a importncia das alteridades seja discutida em outras instncias da sociedade, pois as chamas que esses tribunais ajudaram a acender ainda demoraro muito tempo para se apagar na Histria. INDICAES DA RESENHISTA

Todos os cursos de graduao que tratam do catolicismo e da Igreja. A obra indicada para professores dos nveis superior; estudantes do superior; em especial candidatos pesquisadores da Religio

Vous aimerez peut-être aussi