Vous êtes sur la page 1sur 13

Frente fria

A frente fria se d quando ocorre a passagem do ar frio por um determinado local da superfcie terrestre, substituindo o ar quente que existia antes no local. Dizemos que a massa de ar pr-frontal (antes da passagem da frente) quente e a massa de ar ps-frontal (aps a passagem da frente) fria.

ComoTudoFunciona / Alexandre Fukuda

Caracterstica de uma superfcie frontal fria associada com os tipos de nuvens

Nas frentes frias, em geral a inclinao bem acentuada em relao frente quente. medida que o ar frio avana e vai substituindo o ar quente e mido, a formao de nuvens vai aumentando e a precipitao mais intensa. A frente fria pode vir acompanhada de rajada de ventos. Durante a passagem de uma frente fria, a mudana e as condies de tempo associadas so:
Parmetros Meteorolgicos Presso atmosfrica Antes da passagem Diminui Muda de direo (ex: leste para NW). O vento aumenta sua intensidade Estvel comea a diminuir Ligeiro aumento Aumenta no decorrer da chuva Cirrus, alto-cmulus, altoestratus e cmulo-nimbus Chuva e, por vezes, granizo Fraca Durante a passagem Aumenta considervelmente Muda bruscamente de direo para NW. Ventos fortes com rajadas Diminui bruscamente Diminui bruscamente Mantm-se elevada Cmulo-nimbus, alto-estratus Pancada de chuva forte, granizo, aguaceiro, trovoada, descarga atmosfrica. Muito fraca a reduzida Aps a passagem Aumenta lentamente Vento de intensidade moderada diminui. Ventos de sudeste a leste Sofre pouca variao com a chuva Pouca variao Diminui bruscamente aps a chuva Cmulus Chuva, s vezes nevoeiro Fraca a boa

Direo e velocidade do vento

Temperatura do ar Temperatura do ponto de orvalho Umidade relativa do ar Tipos de nuvens

Fenmeno Meteorolgico Visibilidade

Abaixo, a imagem do satlite GOES-10, do dia 11 de fevereiro de 2009, s 15h45min do horrio de Braslia, mostra uma situao real na atmosfera de uma frente fria ativa, com a faixa de nuvens que vai do Paraguai at os estados de Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul, indo pelo Oceano Atlntico. A frente sistema frontal mostra uma grande rea da massa de ar quente (So Paulo, Gois, Mato Grosso do sul, parte do Paran e sul de Minas Gerais), com manchas brancas de nuvens esparsas, enquanto ao sul da frente fria, tem-se uma grande rea escura entre o Rio Grande do Sul, Argentina e Uruguai, que o domnio da massa de ar fria e seca, de origem subantrtica.
Reproduo / INMET

Imagem de Satlite GOES-10, no canal Infravermelho, no dia 11 de fevereiro de 2009, s 15h45min do horrio de Braslia. reas brancas so de nuvens e reas escuras so de ausncia de nuvens

Na imagem de satlite GOES-12 do dia 06 de janeiro de 2009, s 19h15min do horrio de Braslia, tem-se outra situao real, em que h uma frente fria ativa no Nordeste, com bandas de nuvens desde o sul do Piau, Bahia, norte de Minas Gerais e Esprito Santo.
Reproduo / INMET

Imagem de Satlite GOES-12, no canal Infravermelho, no dia 06 de janeiro de 2009, s 19h15min do horrio de Braslia

Previso e deslocamento de uma frente fria


A configurao e representao de uma frente fria, bem como a previso de seu deslocamento, so observadas na atmosfera em tempo real, de acordo com os mapas de previso do tempo do campo de presso atmosfrica ao Nvel Mdio do Mar (NMM) gerados pelo Modelo Brasileiro de Alta Resoluo (MBAR), do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nos mapas de presso atmosfrica ao NMM (linhas de presso, isbaras) com o vento em setas, as reas de baixa presso, representadas em vermelho e pela letra B, so regies de ar mais quente e mido. Enquanto as reas de alta presso, representadas em azul e pela letra A, so regies de ar mais frio. A unidade de presso atmosfrica utilizada na meteorologia hectoPascal (hPa). Um hectoPascal equivale a um milibar (mb). O mapa de anlise da presso ao NMM (abaixo) mostra a frente fria ativa na Argentina prximo Bacia do Prata, representada com as setas em azul. H uma baixa presso frontal na Bacia do Prata com o Uruguai (centro de 1003 hPa), representado pela letra B. Tambm h um centro de alta presso (1021 hPa) localizado no Oceano Atlntico, bem a leste do sul do Rio Grande do Sul, representado pela letra A.
Reproduo / INMET

Anlise do campo de presso ao NMM, gerado em 11/02/2009 pelo modelo MBAR/INMET

O mapa de presso ao NMM, do dia 12 de fevereiro de 2009 (aps um dia), mostra a frente fria prognosticada com seu deslocamento sobre o Estado de Santa Catarina, representada pela linha azul com as setas. No prosseguimento dessa frente pelo Oceano Atlntico, tem a baixa presso da ocluso, centro de 884 hPa, bem a leste da Bacia do Prata. Na Argentina e no Uruguai, tem-se uma alta presso (ar mais frio), de 1016 hPa, centrado no leste da Argentina, que, por sua vez, invadiu a rea onde se encontrava a frente fria no dia anterior.

Reproduo / INMET

Campo de presso ao NMM, vlido para o dia 12/02/2009, gerado pelo modelo MBAR/INMET

O mapa de presso ao NMM, do dia 13 de fevereiro de 2009 (aps dois dias), mostra a evoluo da frente fria no Estado do Rio de Janeiro com uma baixa presso (letra B) de 1006 hPa. A alta presso do ar frio apresenta uma expanso em sua evoluo, centrada a leste do Uruguai com 1018 hPa, no Oceano Atlntico (letra A). Ela se expande desde a Regio Sul, Uruguai, com a crista da alta presso de 1012 hPa em sua isbara, atingindo o Estado de So Paulo.
Reproduo / INMET

Campo de presso ao NMM, vlido para o dia 13/02/2009, gerado pelo modelo MBAR/INMET

O mapa de presso ao NMM, do dia 14 de fevereiro de 2009 (aps trs dias), mostra que a frente fria praticamente permaneceu no Rio de Janeiro, e a ocluso, no Oceano Atlntico, prximo ao litoral de So Paulo, com centro de baixa presso, de 1004 hPa (letra B), considerada de intensidade moderada para esta latitude. Outro centro de baixa presso, de 1004 hPa (letra B) observado sobre o Paraguai. O centro de alta presso de ar frio deslocou-se para o Oceano Atlntico e no aparece mais no mapa -somente a crista da alta presso que se estende com as isbaras de 1018, 1016 e 1014 hPa, do Oceano at o litoral do Uruguai com o Rio Grande do Sul.
Reproduo / INMET

Campo de presso ao NMM, vlido para o dia 14/02/2008, gerado pelo modelo MBAR/INMET

Frente quente
Uma frente denominada quente quando ocorre a invaso ou a passagem de uma massa de ar quente, que substitui o ar relativamente frio existente em uma determinado regio da superfcie da terra. Neste caso, a superfcie frontal quente se estende na mesma direo da massa de ar quente, por cima do ar pr-frontal. Esta situao das massas de ar justaposto superfcie da terra tendendo estabilidade provoca um deslocamento mais lento do sistema, menor velocidade da frente quente em relao frente fria. medida que a frente se aproxima, o ar quente se concentra mais prximo da superfcie, e nuvens mdias Alto-estratos e Alto-cmulos so formadas. O processo da chuva ou neve ocorre quando as nuvens Altoestratos atingem sua maior densidade. A intensificao da precipitao pode ocorrer com a formao das nuvens nimbos-estratos.

ComoTudoFunciona / Alexandre Fukuda

Caracterstica tpica de uma frente quente associadas com os tipos de nuvens

Durante a passagem de uma frente quente, as mudanas e condies de tempo associadas so:
Parmetros meteorolgicos Presso atmosfrica Direo e velocidade do vento Temperatura do ar Temperatura do ponto de orvalho Antes da passagem Diminui Quadrante norte moderados Aumenta lentamente Aumenta Durante a passagem Mantm-se estvel Gira no sentido anti-horrio moderados Diminui Diminui Ligeiro aumento Estratus, Nimbo-estratus Chuva intermitente, chuva contnua ou chuva esparsa Fraca Aps a passagem Estvel Gira para o quadrante sul Fica estvel Estvel Pouca variao Estratus, Estrato-cmulus

Umidade relativa do ar Aumenta com a chuva Tipos de nuvens Fenmeno meteorolgico Visibilidade Cirrus, Cirro-estratus, Nimbo-estratus, Altoestratus Chuva fraca, chuvisco Boa a fraca

Chuva fraca e chuvisco Fraca

Frente Oclusa
Tambm conhecida como ocluso, um sistema que se forma quando uma frente fria encontra ou avana uma frente quente.

ComoTudoFunciona / Alexandre Fukuda

Esquema de uma frente oclusa com sua cunha

Na atmosfera podem ocorrer dois tipos de ocluso de frente: 1. Ocluso de frente fria: sistema que se forma quando o ar que se encontra na frente da frente quente menos frio do que o ar que vem por trs da frente fria. O ar que est por trs da frente fria mais denso e faz com que a cunha se levante primeiro.

ComoTudoFunciona / Alexandre Fukuda

Processo de ocluso do tipo frente fria

2. Ocluso de uma frente quente: sistema que se forma quando o ar que se encontra adiante da frente quente mais frio que o ar por trs da frente fria. Por ser mais leve, o ar que est por trs da frente subir primeiro.

ComoTudoFunciona / Alexandre Fukuda

Processo de ocluso do tipo frente quente

Uma situao real na atmosfera de uma frente oclusa do tipo frente fria ocorreu no dia 03 de maio de 2008, sobre o Rio Grande do Sul, com vendavais, chuvas e ventos fortes, conforme imagem de satlite GOES-12 de topos de nuvens, do mesmo dia, s 06h45min de Braslia (figura 10). O Centro da ocluso est na divisa de Santa Catarina com o nordeste do Rio Grande do Sul. As reas em vermelho so de temperaturas abaixo de - 55 C, e as reas em verde, por vezes, esto associadas com chuvas.

Reproduo / INMET

Imagem de satlite GOES-12, topo de nuvens, no dia 03 de maio de 2008, s 06h45min de Braslia

Frente estacionria e frente polar


Frente estacionria Uma frente estacionria aquela em que ar se move muito pouco ou no h nenhum deslocamento observado desde a sua ltima posio do registro sintico. tambm conhecida como frente semiestacionria, conforme mostra a imagem abaixo:

2009 ComoTudoFunciona

Esquema de uma frente estacionria

Frente polar Na Amrica do Sul, o ar quente que fica ao norte da frente polar chamado massa de ar tropical e inclui as regies tropical e subtropical. O ar frio que est ao sul da frente polar chamado de massa de ar polar, de origem das regies Antrtica e subantrtica. Entre as massas de ar polar e de ar tropical h uma fronteira semicontnua e semipermanente. Ela parte integrante de uma antiga teoria meteorolgica conhecida como Teoria da frente polar. No perodo de inverno as frentes polares, vindas da Regio Antrtica, avanam com as massas de ar frio para latitudes mais baixas que no vero, quando avanam mais para a Regio Equatorial. Os avanos e retrocessos das frentes polares so as caractersticas fundamentais das latitudes mdias, que por sua vez, causam a variao no tempo e no clima na regio tropical. Na frente polar o forte gradiente de temperatura (trmico) causa um forte gradiente de presso horizontal. Ao longo da frente polar forma-se a corrente de jato da frente polar, em torno dos 12 km de altitude.

Zona de Convergncia do Atlntico Sul


A Zona de Convergncia do Atlntico Sul (ZCAS) uma regio com uma extensa faixa e bandas de nuvens formadas desde a Amaznia, Brasil Central e Sudeste at o Oceano Atlntico. Essas nuvens esto associadas com chuvas ora fortes, ora moderadas, ora intermitentes, que persistem por no mnimo quatro dias e podem causar grandes transtornos, tais como alagamentos, inundaes, desabamentos e transbordamentos. Climatologicamente, este sistema meteorolgico da ZCAS responsvel pela grande quantidade de chuva de vero entre as Regies Centro-Oeste, Sudeste, partes da Norte e do Nordeste. A ausncia desse sistema causa forte reduo nas chuvas nessas regies, prejuzo financeiro aos tomadores de deciso, com perdas na produo agrcola considervel, e alto risco de racionamento de gua e de energia.

Na prtica podemos observar uma situao real na formao do sistema da ZCAS, na animao das imagens de satlite GOES-12 (acima), no canal infravermelho, que ocorreu no perodo de 17 a 22 de janeiro de 2009. observado o deslocamento de uma frente fria da Argentina e que passa pelo sul do Brasil at sua chegada no Centro-Oeste e Sudeste, permanecendo de 21 a 25 de janeiro, por mais de quatro dias entre Mato Grosso, Gois, Minas Gerais, Esprito Santo, Tocantins e sul do Par.

Ciclones extratropicais e cavados


Ciclones extratropicais so reas de baixa presso atmosfrica formadas entre a Argentina, o Uruguai, o Sul do Brasil e o Paraguai. Em geral so baixas presses ligadas a frentes frias que resultam em uma ondulao (ocluso) em uma frente j existente. O centro desse sistema o ponto onde a presso mnima, com vrias isbaras fechadas. No Hemisfrio Sul, a circulao dos ventos se d em sentido horrio. A baixa presso est associada ao movimento vertical ascendente do ar, que resulta de uma divergncia nos nveis elevados da atmosfera. Um ciclone extratropical tem as mesmas caractersticas termodinmicas, estrutura e configurao de um ciclone tropical (furaco). O furaco ou ciclone tropical tem uma estrutura prpria, independe da circulao geral e se forma no mar, em guas quentes. Tem uma configurao fechada e um olho em seu centro. Esse sistema ocorre com frequncia no Hemisfrio Norte, e raramente no Hemisfrio Sul.

Furaco raro

Nasa

O furaco Catarina (na foto acima, visto da Estao Espacial Internacional) um exemplo da rara ocorrncia de ciclone tropical no Hemisfrio Sul. Em 27 e 28 de maro de 2004, o Catarina deixou em alerta a populao do sul de Santa Catarina e do nordeste do Rio Grande do Sul, surpreendendo meteorologistas do mundo todo. O Catarina foi o primeiro furaco registrado no Atlntico Sul, com rajadas de vento de 180 km/h.

Ao contrrio do ciclone tropical, o ciclone extratropical tem uma estrutura dependente da circulao geral da atmosfera e da frente fria. Veja na imagem abaixo um exemplo de ciclone extratropical no sul do Brasil.

Reproduo / INMET

Na imagem de satlite observa-se a nebulosidade causada pelo ciclone extratropical sobre o Rio Grande do Sul no dia 24/05/2008 s 18h15

Compare com a imagem abaixo, do Catarina:

CPTEC

Imagem de satlite GOES-12, 28/03/2004, 03:45 UTC mostra


o Furaco Catarina na costa da Regio Sul

Cavado Um cavado uma regio de baixa presso, em que as isbaras esto mais distantes de seu centro. A linha que une os pontos das isbaras mais afastadas do centro do eixo denominado cavado. A imagem abaixo mostra a configurao de um cavado ao longo da frente fria em azul.

Reproduo / INMET

As frentes normalmente esto sempre associadas aos cavados. No entanto, nessas regies a presso atmosfrica relativamente baixa e apresenta convergncia e ascendncia do ar com formao de nuvens, instabilidade e condies de chuvas intensas e vendavais.

Anticiclones e cristas
Anticiclones Uma regio de presses atmosfricas relativamente altas denominada anticiclone. Em seu centro a presso mxima, com as isbaras so fechadas ao seu redor. Os ventos so fracos, e a regio est associada s condies de tempo bom, com ou sem pouca formao de nuvens e sem chuva. A circulao dos ventos em torno do seu centro um movimento de sentido anti-horrio, no Hemisfrio Sul. Exemplo da configurao de um anticiclone verificado no mapa de presso atmosfrica, de centro de 1018 hPa (letra A em azul), prximo ao Uruguai.

Crista Uma regio de presso atmosfrica relativamente alta alongada com altas presses em suas isbaras denominada crista de alta presso. A crista representada pelas isbaras arredondadas que se m para o exterior de um anticiclone. A presso em um ponto da linha da crista mais alta do que nos pontos adjacentes que se encontram ao lado da mesma. A imagem abaixo mostra a crista de alta presso desde o Uruguai e Rio Grande do Sul indo na direo do Oceano Atlntico.

Vous aimerez peut-être aussi