Vous êtes sur la page 1sur 2

Apologia de Scrates

Acusado por corromper a juventude e desrespeitar as leis atenienses, Scrates foi levado a julgamento porque assumiu a responsabilidade pelo que fez defendendo a sua liberdade de pensamento e o direito de morrer dignamente. Para Scrates o maior bem de um homem falar e questionar as coisas, no existindo nada, nem mesmo a morte, que o faa mudar sua conduta e seu modo de pensar. Scrates achava indigno de um homem livre tentar se absolver atravs de palavras bonitas, pois em sua concepo e convices todos que o julgaram e o condenaram morte um dia sero julgados pela verdade e condenados pela injustia e falta de carter. Para Scrates todos ns, at mesmo os falsos juzes, devemos encarar a morte com esperana, pois nenhum mal pode atingir um homem bom, seja em vida ou aps a morte, afinal Deus no nos abandona. O que o levou a acreditar que seu julgamento teve um aspecto positivo, pois considerava mais vlido uma morte na verdade do que uma vida na mentira, afinal a morte no poderia ser uma coisa to ruim, se a morte for inconscincia para ele seria lucro, assim, a morte no passaria de uma boa noite de sonos. Ou se a mote for migrar daqui para outro lugar, deixando para trs os que se dizem juzes, e encontrar os verdadeiros juzes, outros homens que morreram e foram justos em vida, para ele seria uma bno. J para os juzes a condenao de Scrates exerceu funo de punio, pois consideravam Scrates culpado por intransies na sociedade. E antes de chegar o momento de partir, Scrates fez uma petio: Punam meus filhos quando eles crescerem, senhores, perturbando-os como eu perturbei vocs, caso lhes parea que eles se preocupam menos com a virtude do que com o dinheiro ou outra coisa qualquer e pensam ser mais do que so, repreendam-nos como eu repreendi vocs por se preocuparem com o que no deveriam e acharem que significam alguma coisa quando no valem nada. Se fizerem isso, tanto eu quanto meus filhos teremos recebido o justo tratamento. O que Scrates quis dizer que s vezes necessrio escutarmos um no, e aprender que determinadas coisas so fteis, e que no nos trazem conteda algum. E que dessa forma seus filhos estariam sendo educados segundo a verdade, a qual, Scrates ensinou e praticou esse ideal de vida at o momento de sua morte. ...No passar muito tempo, atenienses, e sero conhecidos e acusados pelos detratores do Estado como assassinos de Scrates, um sbio... Comentrio: Scrates tinha conscincia de que estava sendo acusado injustamente e tinha certeza que se um justo estava sendo incriminando os injustos tambm seriam. ...Porque fazem isso comigo na esperana de no ter que prestar contas de suas vidas, mas lhes digo que o resultado ser bem diferente. Aqueles que iro

fora-los a prestar contas sero em nmero bem maior do que o foram at aqui... Comentrio: Eles o julgaram esquecendo que um dia tambm seriam, pois na realidade eles que estavam errados, julgando um homem justo. ...Se a morte , por assim dizer, uma mudana de casa daqui para algum outro lugar e se, como afirmam, todos os mortos esto l, que beno maior poderia existir, juzes? Pois se ao chegar no outro mundo, deixando para trs os que se disseram juzes, o homem vai encontrar os verdadeiros juzes que ali se reuniram em julgamento... Comentrio: Scrates no tinha medo da morte porque sabia que o verdadeiro julgamento estaria por vir, seria julgado por juzes corretos aps a morte.

Reflexo sobre a Apologia . Scrates at o ultimo momento de sua vida julgou ser a verdade um dos melhores bens de um homem livre. Atualmente, apesar da grande evoluo e capacidade de conhecimento as pessoas no tm se esforado para conhecer a verdade. Tomando como exemplo a gravidez na juventude, chegamos a concluso de que muitos jovens no tm conscincia de qual ser a consequncia desses seus atos incalculveis. Muitas jovens deixam-se levar pelo prazer e s vezes at por presso do namorado, e no param para pensar que na verdade elas no esto preparadas. Isso acaba gerando uma srie de consequncias, pois uma jovem dessas talvez fique com medo dos pais e o namorado no aceite, e aborte. Ou at mesmo jogar o filho na lixeira. Por isso que existem coisas que tem que ter seu momento certo. Mas o que isso teria a ver com o que Scrates disse? Eu acho que ter filho no pode ser consequncia e sim escolha. E quando se escolhe algo a pessoa tem que ter responsabilidade e firmeza, assim como Scrates teve quando disse que prefere uma morte na verdade do que uma vida na mentira Scrates nem mesmo perante a morte teve medo, e talvez por esse medo os jovens ajam de forma errada, no pensando nas consequncias, das quais Scrates provou no ter medo.

Vous aimerez peut-être aussi