Vous êtes sur la page 1sur 32

Cadernos BC

Srie Educativa

O fantasma da inflao

Cadernos BC
Srie Educativa

O fantasma da inflao

Banco Central do Brasil


Editada em dezembro de 2002.

m fantasma ronda o reino de Rochalndia disse Dom Becevrio, olhando fixamente para a pequena Isabela. Ela no deu a menor ateno. Contudo, da a pouco perguntou, curiosa: Um... fantasma? Sim, o fantasma da inflao respondeu Dom Becevrio. Ah! sorriu aliviada a menina Mas no um fantasma de verdade. Nunca o vi. O mais assustador desse fantasma disse Dom Becevrio que ele envolve todos ns, at mesmo o mais esperto, sem ser visto.

Os sditos do reino no se assustavam com o fantasma do qual falava Dom Becevrio.


Todos viviam muito ocupados, gastando o dinheiro que recebiam, porque Rochalndia era um reino muito rico, graas s rochas das minas rochosas conhecidas como rochas rochosas que eram vendidas ao estrangeiro. Essas belas pedras eram muito necessrias para construir mquinas, edifcios, artefatos. Tudo, at as esculturas que enfeitavam as praas dos povoados, era feito de rochas rochosas. No mundo inteiro, todos utilizavam as rochas rochosas e pensavam que Rochalndia era o nico reino que as possua. Por isso, para compr-las, os outros reinos deviam negociar com Rocha, o rei de Rochalndia.

Em troca dessas valiosas rochas, Rochalndia recebia em pagamento muitas cdulas


verdes, que eram as cdulas mais utilizadas no mundo inteiro para fazer compras e negcios. Os habitantes de Rochalndia, sem trabalhar demais, tinham tudo o que se podia comprar: frutas de qualquer parte do mundo, lindos tapetes da sia e da frica, canela e outras especiarias do Ceilo, os mais belos vestidos e carros, as mais caras jias, os brinquedos mais modernos.

Dom Becevrio, fiel conselheiro do reino, estava muito preocupado com o fato de o
povo de Rochalndia depender tanto das cdulas verdes que vinham do estrangeiro, e dizia ao rei: Sua Majestade, chegar o dia em que gastaremos mais do que recebemos. Ou algo pior: algum dia se acabaro nossas rochas rochosas e a situao ser assustadora: nossa riqueza se transformar em pobreza. Mas, o que podemos fazer? perguntou o rei. Sermos mais prudentes ao gastar o dinheiro que temos agora. Investi-lo em mais sade, mais segurana e mais educao para nosso povo. Isso melhor do que gast-lo sem nenhum cuidado. Para que tanto esforo? perguntou, de novo, o rei Se agora temos abundncia, que a desfrutemos. Eu quero a felicidade de todo o meu povo.

Um dia, o rei Rocha quis que Rochalndia tivesse suas prprias cdulas. Ento,
para cada cdula verde que entrava, mandava imprimir uma cdula azul. Assim, quando uma cdula verde chegava, era trocada por uma cdula azul, operao essa denominada cmbio, que significa troca. A cdula verde ficava no cofre do reino, compondo as reservas internacionais, e a cdula azul que a substitua, entrava em circulao, ou seja, passava a ser utilizada em pagamentos de bens e servios dentro do reino. Inversamente, quando os Supermercados Trazdetudo importavam produtos de outros reinos, trocavam suas cdulas azuis por cdulas verdes, que eram ento enviadas aos vendedores no estrangeiro.

Dom Becevrio foi buscar a pequena Isabela e convidou-a para passear pela praa do
mercado. Parou em frente aos Supermercados Trazdetudo e divertiu muito Isabela, contando a ela como tudo que vendiam ali era importado. Aqui, Isabela, quase tudo trazido de fora. O leite de magnsia trazido da Indonsia; os deliciosos perfumes vm da Frana; o sabo vem do Japo; os sapatos so da Venezuela; os livros de contos infantis nos chegam da Itlia e os jogos mais divertidos vm dos Estados Unidos. No local onde vendiam comida, roupas, mveis, jogos e livros havia uma pequena e acolhedora barraquinha. Nela eram vendidos produtos fabricados em Rochalndia: brinquedos, sorvetes, doces, tortas... Tudo era preparado por sua dona, a gordssima senhora Pederneira, que conhecia e respeitava muito a palavra de Dom Becevrio. Mesmo sendo alguns produtos muito bons, a maioria das pessoas preferia fazer suas compras nos supermercados do senhor Trazdetudo, porque vendiam produtos trazidos do estrangeiro.

10

Assim passaram-se os anos no reino de Rochalndia, mas Dom Becevrio continuava


com a idia de que era preciso economizar e produzir mais para evitar a escassez no futuro. Quando as rochas rochosas se acabarem, veremos a situao bem difcil, dizia Dom Becevrio. E esse dia cheio de dificuldades chegou: Sua Majestade disse um mensageiro real tenho o dever de informar... Todos ficaram parados como esttuas ao ver a cara de pavor do mensageiro. ...que encontraram grande quantidade de minas de rochas rochosas nos reinos vizinhos e que j no somos mais o nico reino que vende essas rochas. A partir de agora, receberemos menos cdulas verdes e no poderemos comprar no estrangeiro tudo o que nos falta. Teremos que nos esforar para competir com os produtos do estrangeiro foi s o que conseguiu dizer o rei.

11

O rei observava como o dinheiro no bastava ao reino e ao povo para comprar os


produtos de que precisavam. Rochalndia empobrecia cada vez mais. Apressado em resolver essa grave situao, o rei disse: Se o problema que o reino e as pessoas no tm dinheiro para comprar o indispensvel, mando imprimir mais cdulas azuis para que o reino possa gastar e as pessoas tenham mais dinheiro. Assim encerramos o assunto. Rochalndia se salvou!Viva! Mais uma vez Dom Becevrio deu um conselho muito srio ao rei: Majestade, essa medida no nos ajudar. Os preos subiro. Haver mais dinheiro em circulao, perseguindo os poucos produtos que temos. Logo aumentar a escassez e teremos menos do que agora se v. Mas o rei no deu ouvidos ao conselho to srio de Dom Becevrio, mandou imprimir mais cdulas azuis e comeou a gastar imediatamente.

12

A populao foi aos Supermercados Trazdetudo gastar o dinheiro que agora tinha.
Havia tanta gente querendo comprar e to poucos produtos para vender, que o Sr. Trazdetudo resolveu fazer um leilo: Tenho essa cadeira. Custa 50 cdulas azuis, quem quer? Muitos a queriam e muitos tinham o dinheiro. No briguem! dizia o leiloeiro Vendo a quem me oferecer o preo mais alto. Eu dou 100 gritou um. Outro gritava l de trs: Dou 200 pela cadeira. 300 disse a senhora Parada. Vendida por 300 senhora Parada disse o leiloeiro, enquanto via o que mais podia vender.

15

E assim foi. Cada vez menos reinos compravam rochas rochosas. E era cada vez
menor a quantidade de cdulas verdes nos cofres do reino, de modo que havia mais bilhetes azuis do que verdes. Assim a tristeza chegou a Rochalndia, j que no se podia trazer a mesma quantidade de produtos de fora. As coisas comearam a custar mais dinheiro e a frase "est baratssimo" desapareceu. Parecia que um fantasma aumentava o preo das coisas, com um sopro contnuo que no parava. "Tudo est carssimo, o dinheiro no d para nada", era o que mais se ouvia das pessoas. Nos jornais, os economistas falavam "da perda do poder aquisitivo da moeda", para mostrar que se comprava cada vez menos coisas com a mesma moeda. Estranho, no? Se antes dava para comprar um lpis com uma cdula azul, agora eram necessrias duas cdulas para comprar o mesmo lpis. Os alimentos, os remdios, a roupa e o transporte... tudo subia de preo e no havia como impedir que isso acontecesse. Parece coisa do fantasma pensou Isabela. E por mais que se esforassem em procur-lo, ele no aparecia. Assim so os fantasmas, eles esto diante do nosso nariz e no os vemos.

16

Diante do desespero dos sditos, o rei resolveu agir:


Os preos continuam a subir? Proibirei os aumentos e acabarei com a especulao! Mas, Majestade aconselhou Dom Becevrio , uma vez mais os preos sobem por causa da escassez. Congel-lo uma tolice, o senhor no percebe? A emenda ser pior do que o soneto. Os produtos desaparecero e no se conseguir nem um alfinete para costurar. Sinto muito. J tomei a deciso insistiu o rei, com firmeza. No vo querer produzir nada, sabendo que o que ser investido jamais ser recuperado disse Dom Becevrio. No fale mais nada. A partir de hoje fica proibido aumentar os preos de qualquer coisa que se venda em meu reino.

17

Os vendedores perderiam dinheiro se obedecessem ao rei. Por isso, muitos vendiam


seus produtos na calada da noite, quando no havia guardas para vigi-los, a preos mais elevados do que os estabelecidos pelo rei. Os Supermercados Trazdetudo tinham cada vez menos produtos para vender e o que existia era muito caro. Por outro lado, o comrcio da sra. Pederneira tinha suas prateleiras repletas de mercadoria. Da noite para o dia aumentou o nmero de clientes. Agora as pessoas preferiam comprar ali porque as coisas eram mais baratas. A sra. Pederneira, muito esperta, aumentou tambm os preos: calculou o quanto a mais as coisas lhe custavam agora, quanto deveria ganhar, e assim chegou aos novos preos que iria cobrar.

18

O rei estava muito surpreso e assustado com o que estava acontecendo.


Foi procurar Dom Becevrio, que estava conversando com a sra. Pederneira e com a pequena Isabela. Angustiado, o rei interrompeu os trs: Sinto como se uma grande boca estivesse para engolir Rochalndia. Meu povo est cada vez pior e j no sei o que fazer. Ser o fantasma de que o senhor falava, Dom Becevrio? Nem com dinheiro consegui espant-lo. Calma, Majestade. H maneiras de lidar com os fantasmas disse sabiamente Dom Becevrio.

19

om as cdulas azuis que o senhor imprimiu, mais o controle de preos que decretou, a situao piorou enfatizou Dom Becevrio. Como dizia meu av falou Isabela, tentando disfarar o medo nosso corpo precisa de cinco litros de sangue. Se lhe do mais... Ai, no fale em sangue comigo disse a sra. Pederneira porque eu... eu... des...desmaio. E a imensa senhora caiu como uma pedra. Logo trouxeram gua e todos ajudaram-na a se recuperar. J um pouco melhor, disse, enquanto se levantava emocionada: Entendi tudo... O qu? perguntou Isabela ainda com medo. Se, por algum motivo, meu corpo recebesse oito litros de sangue a mais, todos os meus rgos se alterariam e... E no pde terminar de falar porque voltou a cair desmaiada.

A situao era terrvel, mas bastante engraada, porque cada vez que a sra.
Pederneira desmaiava, acordava entendendo algo que antes no entendera. Corrija-me se eu estiver errada, Dom Becevrio. A primeira apario do fantasma aconteceu quando houve escassez de produtos em Rochalndia. No podamos trazer a mesma quantidade de coisas do estrangeiro porque tnhamos menos cdulas verdes e os produtos tiveram que ser vendidos a preos cada vez mais altos. Apesar de l fora as coisas continuarem custando o mesmo, no reino de Rochalndia custavam muito mais, porque agora para cada cdula verde precisvamos dar vrias cdulas azuis. Dom Becevrio disse "certo" e todos aplaudiram, emocionados. Continuando: no h um equilbrio entre o que se pode comprar e a quantia de dinheiro em circulao. Como h mais cdulas azuis do que produtos para comprar, sobem os preos. Parabns! Sua explicao est bastante clara disse Dom Becevrio. Mas cabe lembrar que em Rochalndia essas foram as causas da inflao, porm, em outros reinos, dependendo das suas caractersticas, alm desses motivos, podem existir outros.

22

as quando o fantasma vai desaparecer? perguntou Isabela. O fantasma no ir embora to rpido quanto queremos disse o rei. Precisaremos cortar gastos, j que no posso, nem mesmo sendo o rei, imprimir dinheiro quando no h mais produo ou coisas teis para vender. O dinheiro no s papel impresso, precisa de uma boa administrao, porque em excesso pode gerar danos gravssimos economia e s pessoas. Aprendi a lio: no se d um passo maior do que a perna. Sim, mas no isso que eu estou perguntando. O fantasma, o fantasma, quando vai desaparecer?

Isabela estava apavorada e ainda no entendia o que estavam falando:


Mas, meu Deus, vocs no me ouvem? Pergunto pela terceira vez: quando o fantasma vai embora? Dom Becevrio sorriu, afagou Isabela e lhe disse: O fantasma desaparecer quando colocarmos na cabea que a nossa principal riqueza no est nas minas de rochas rochosas, mas em nosso trabalho e em nossa inteligncia para construir o reino que queremos. Assim veremos cada vez menos o fantasma. A riqueza, minha querida Isabela sussurrou ao ouvido da menina , somos ns mesmos, nosso trabalho e nossa dedicao. Continuemos, logo as coisas vo melhorar falou o rei, otimista. Mesmo que nos custe sangue, suor e lgrimas disse a sra. Pederneira, antes de cair no cho desmaiada novamente.

Curiosidades...
Produo: a ao de gerar coisas que
podem ser vendidas. qualidade igual dos outros produtores.

Mercado: o lugar onde se encontram Inflao: o aumento contnuo e


generalizado dos preos dos bens e servios negociados em um pas. compradores e vendedores. Nessa relao se formam os preos, de acordo com a concorrncia.

Preo: o acordo a que chegam um


comprador e um vendedor sobre o valor em dinheiro de um produto. Quando h pouco para vender e muito dinheiro para comprar, as coisas aumentam de preo.

Importar: comprar produtos de outro


pas.

Exportar: vender produtos a outro pas.

Competir: a capacidade que tem uma


pessoa, uma empresa ou um pas para produzir as coisas a preos mais baixos e de

Agradecemos a autorizao para reproduo e adaptao concedida pelo Banco Central da Venezuela. Gerncia de Comunicaes Institucionais: Mary Batista Lorenzo

Crditos da publicao original Investigacin y textos: Jos Luis Blondet y Vctor Fajardo Cortez Ilustracin del personaje Don Beceverio: Rosana Fara Ilustraciones: Luis Guillermo Vsquez F. Diagramacin y arte final: Estela Aganchul ISBN 980-6395-48-4 Impreso en Venezuela por: Anauco Ediciones, C.A. Textos e ilustraes adaptados pelo Banco Central do Brasil Secretaria Executiva da Diretoria Secretaria de Relaes Institucionais.

A palavra economia vem do grego oikos (casa) e nmein (administrar). Desse significado de cuidar e lidar com os bens de uma casa, a palavra tomou o sentido que tem agora de administrar a riqueza pblica de uma comunidade, regio ou pas. Da tambm vem o nome da cincia que estuda os processos econmicos. Com esta srie de cadernos, o Banco Central do Brasil acredita estar oferecendo s crianas brasileiras, por meio de textos simples e ilustraes divertidas, alguns temas e conceitos bsicos de economia que permitiro a elas compreender a complexidade do mundo econmico de hoje.

Vous aimerez peut-être aussi